newsletter

Assinar

Analistas alemães enxergam exageros na Lava Jato

Agentes da Polícia Federal durante operação no Instituto Lula

Jornal GGN - Para observadores alemães, a Operação Lava Jato é importante no combate à corrupção, mas também veem exageros e espetacularização da Justiça, principalmente na ação contra o ex-presidente Lula, na semana passada.

Para Dawid Bartelt, da Fundação Heinrich Böll, a condução coercitiva de Lula fortalece a suspeita de que a Justiça está envolvida em campanha política. Para ele, o Poder Judiciário precisa de cautela em um momento de polarização política e acirramento dos ânimos.

Já Thomas Manz, da Fundação Friedrich Ebert no Brasil, vê indícios de que as investigações sobre o petista estão mais relacionados à destruição de uma reputação política do que a uma apuração séria sobre suspeitas de corrupção.

Enviado por Maria Carvalho

Da Deutsche Welle

 
por Luisa Frey
 
Analistas alemães consultados pela DW Brasil destacam importância da operação no combate à corrupção, mas ressalvam que a Justiça não deve se envolver em disputas políticas nem se concentrar em apenas um partido.
 
O modo como vêm sendo conduzidas as investigações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente a condução coercitiva da semana passada, é alvo de questionamento por parte de observadores alemães no Brasil.
Apesar de reconhecerem a importância da Operação Lava Jato no combate à corrupção, também no caso de pessoas influentes, os analistas consultados pela DW Brasil disseram ver o modus operandi dos investigadores como preocupante.
 
O fato de Lula ter sido levado pela Polícia Federal numa ação com grande aparato policial e presença midiática é visto por Dawid Bartelt, diretor da Fundação Heinrich Böll no Brasil, como uma "espetacularização" da Justiça.
 
"É muito positivo o fato de estar sendo posto em prática o princípio de que todos são iguais perante a lei, mas a ação contra Lula fortalece a suspeita de que a Justiça Federal está envolvida em campanha política", afirma.
 
A Justiça precisa tomar cuidado para não se tornar parte de uma disputa política num momento em que os ânimos da sociedade estão exaltados, com uma polarização entre apoiadores e críticos do PT, considera Bartelt.
 
"Destruição de uma reputação política"
 
Lula afirmou que não havia se negado a depor e que, portanto, a condução coercitiva não seria necessária. O Ministério Público Federal, por sua vez, argumentou que outros 116 mandados do tipo haviam sido cumpridos durante os dois anos de existência da Lava Jato e que não houve tal clamor em nenhum outro caso, apontando que os críticos não são contra a condução coercitiva em si, mas contra a aplicação da medida a um ex-presidente.
 
Para Thomas Manz, diretor da Fundação Friedrich Ebert no Brasil, há indícios de que, nas acusações contra Lula, trata-se menos de uma investigação séria sobre suspeitas de corrupção e mais da destruição de uma reputação política.
 
"A condução coercitiva foi vista por muitos juristas como desproporcional. Os métodos utilizados na Lava Jato estão sendo duramente criticados, assim como o fato de a investigação se focar de maneira unilateral no partido do governo", afirma Manz.
 
Jan Woischnik, diretor da Fundação Konrad Adenauer no Brasil, não vê as investigações da Lava Jato como unilaterais. Ele pondera que a Justiça tem a obrigação de investigar aqueles sobre os quais recaem suspeitas de crimes, incluindo empresários influentes, como Marcelo Odebrecht, por exemplo. No entanto, o analista também afirma que muitas vezes se pode questionar aspectos das investigações.
 
"Comedimento e discrição"
 
No caso específico da condução coercitiva de Lula, Woischnik também a classifica de "midiática" e afirma que seria desejável mais "comedimento e discrição" por parte da Justiça. "Afinal ainda estamos na fase de investigações. Nada foi provado até o momento, e Lula ainda não foi julgado."
 
O analista diz que seria um erro se a Justiça simplesmente ignorasse as acusações levantadas pelo senador Delcídio Amaral, envolvendo Lula e Dilma Rousseff. No entanto, a maneira "espetacular" como o ex-presidente foi conduzido para depor prejudica a própria Justiça, avalia.
 
"Quanto mais profissional for o trabalho da Justiça, mais forte e mais reconhecida ela será pela sociedade. Com ações como a da semana passada contra Lula, a Justiça dá argumentos àqueles que dizem que se trata de um processo com motivação política", afirma.
 
Em nota, a OAB do Rio Janeiro afirmou que o episódio da última semana foi marcado pela "quebra de princípios democráticos e de direito" e destacou o princípio da presunção de inocência.
 
O juiz federal Sérgio Moro, que autorizou o mandado de coerção coercitiva contra Lula, afirmou que a ação não significa uma "antecipação" de culpa do petista e que a medida teve como objetivo evitar possíveis tumultos entre manifestantes favoráveis e contrários ao ex-presidente.
 
Manz destaca a importância de que dúvidas sobre os métodos de investigação adotados na Lava Jato, não apenas no caso de Lula, sejam afastadas, "para que a Lava Jato possa ser realmente um emblema do combate à corrupção e não do revanchismo político".
 
"Não se trata de investigar a oposição ou o partido do governo, mas de que a Lava Jato se concentre em seu objetivo de combater a corrupção", afirma.
 
Danos para Lula e o PT
 
Num momento de crise política e extrema polarização no país, os analistas afirmam que as investigações contra Lula podem abalar ainda mais o governo e a presidente Dilma.
 
"O processo contra Lula já prejudicou substancialmente a imagem dele no país e no exterior. E isso vale também para o PT, associado à figura de Lula", afirma Woischnik, destacando que a possibilidade de um impeachment de Dilma voltou a ser fortemente discutida após os recentes acontecimentos.
 
Bartelt, por sua vez, aponta que, para o PT, suspeitas de corrupção envolvendo o ex-presidente oferecem riscos ainda maiores do que escândalos semelhantes para outros partidos. Isso porque a legenda chegou ao poder justamente com a promessa de acabar com o sistema de "troca de favores" arraigado na política e na sociedade brasileiras, argumenta. "E falhou nesse sentido", afirma.

Imagens

Média: 4.9 (11 votos)
18 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de altamiro souza
altamiro souza

os lemães tb sacaram, mas não

os lemães tb sacaram, mas não disseram com todas as letras - é golpe!!!!!! -

Seu voto: Nenhum

os alemães devem mesmo rir,

se nenhum dos denunciados pela siemens foram processados, e ver o lula sendo achincalhado pela justiça.

tem que rir, pra não chorar!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Brasil, há muito pra temer!

A vida é curta demais para se beber cerveja barata!!

A folha é contra a corrupção no pt, no psdb não!!!

 Frede69

Sempre

Coloque o LINK da fonte!

Seu voto: Nenhum

http://www.dw.com/pt/observad

http://www.dw.com/pt/observadores-veem-espetaculariza%C3%A7%C3%A3o-e-exa...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Jossimar
Jossimar

Com certeza  a Alemanha não

Com certeza  a Alemanha não tem 85% de analfabetos funcionais. Apesar da distância, enxergam o Brasil e a situação atual muito melhor que os brasileiros.

Por isto a Alemanha é a Alemanha e o Brasil é o Brasil.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Não são os analfabetos

Não são os analfabetos funcionais que querem o golpe. São os mau caráter mesmo.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

É fácil livrar-se das responsabilidades. Difícil é escapar das consequências por ter-se livrados delas. (Graciliano Ramos)

imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

  Gostei da foto que ilustra

 

Gostei da foto que ilustra o comentário do José Calos Lima. Muito bom o flagrante dos Marines (USA) da Polícia Federal de Pindorama, no exato momento em que os heroicos miliantes, ops, militares, estavam embarcado na aeronave que os levaria para enfrentar o mais perigoso e bem armado ex-Presidente do Brasil. Lula é suspeito de estar homisiado, aquartelado no seu poderoso Bunker triplex na cidade fortaleza de São Bernado dos Campos.

Parabéns Zé Carlos pelo excelente e histórico flagra.

Orlando

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Amigo Orlando, a coisa é bem impressionante

Amigo Orlando,  a coisa é bem impressionante

Defense.gov News Photo 110109-A-6521C-047 - U.S. Army soldiers Staff Sgt. Chad Kair Sgt. 1st Class Travis Leonhardt and Sgt. 1st Class Charles Houston coordinate security during a meeting to.jpg

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

  Gostei da foto que ilustra

 

Gostei da foto que ilustra o comentário do José Calos Lima. Muito bom o flagrante dos Marines (USA) da Polícia Federal de Pindorama, no exato momento em que os heroicos miliantes, ops, militares, estavam embarcado na aeronável que os levaria para enfrentar o mais perigoso e bem armado ex-Presidente do Brasil. Lula é suspeito de estar homisiado, aquartelado no seu poderoso Bunker triplex na cidade fortaleza de São Bernado dos Campos.

Parabéns Zé Carlos pelo excelente e histórico flagra.

Orlando

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Falando nela...

Cadê a OAB (nacional), hein? Está tão quietinha ultimamente.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

É fácil livrar-se das responsabilidades. Difícil é escapar das consequências por ter-se livrados delas. (Graciliano Ramos)

Suspeita?

Que a justiça virou golpista? Parem com isto. Caiam na real. A justiça é o golpe. Junto com a mídia! Já encheu o saco ler pedido de isonomia em investigar tucanos. Não vão investigar nunca. Agora vão investigar o Pimentel e não o Aécio. Não sei qual a saída para isto, mas não vai passar pela justiça. 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Preciso de uma ajuda dos

Preciso de uma ajuda dos universitários, por favor...olá Wilson Ferreira, kd vc....é que tenho notado muita semelhança entre o ambiente da Lava Jato e o o da invasão ao Iraque, o uniforme, as cores de pele, as armas, os óculos sãos mesmos usados pelos marines sic policias ao invandir a casa do Lula...a movimentação é a mesma...o jogo cênico é o mesmo...a midia é a mesma....ai me lembro que a midia martelava toda hora que haviam armas de destruição em massa no Iraque, até uma fábrica de merenda, de leite em pó, foi mostrada como sendo fábrica de armas químics...alõ universitários..quero saber mais e mais sobre geopolítica americana, parece que o Tio Sam acabou o serviço, se apossou do petróleo e aportou por cá...

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

imagem de Vagalume do Brejo
Vagalume do Brejo

Perceba que a PF esta usando

Perceba que a PF esta usando camuflagem de ambientes áridos em ações urbanas. 

Acho que é sobra do Iraque...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de José Luis Pereiraj
José Luis Pereiraj

Um pouco fora da matéria, mas

Um pouco fora da matéria, mas é impossível deixar de comentar a palhaçada que é esse monte de meganha com farda de Marine. O que é isso? Ninguém da PF tem senso do ridículo? Ou será que a utilização dessa farda idiota destina-se a suprir os desejos íntimos secretos que os gambés mantém pelos milicos estadunidenses? Sei lá, mas acho que Freud explica. Ou melhor, Hegel explica.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de jaime silva
jaime silva

Pessoal, é uma vergonha que

Pessoal,

é uma vergonha que especialistas alemães sejam escalados para denunciar algo tão óbvio. Por outro lado, a OAB Nacional permanece calada, omissa, preocupada apenas em proteger procuradores e juízes que tentam, a qualquer custo, levar a cabo a principal missão da Lava Jato: destitiuir Dilma, acabar com lula e destruir o PT. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Tolinho s

Caso este golpe não de certo, querem a possibilidade de tentar novamente.

É a OAB!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Não precisam ser só alemães.

Não precisam ser só alemães. Qualquer pessoa com um pouco de discernimento vai identificar isso. Só os habitantes de Coxinholândia não enxergam.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Não vem ao caso... São

Não vem ao caso...

São Observadores alemães petistas...

Os petistas se infiltraram em todo mundo...

Seu voto: Nenhum (8 votos)

"As notícias do PIG são cheias de: vírus, malwares, worms e spywares - você tem que ter muito cuidado para NÃO SER CONTAMINADO!"

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.