Após visita de ministro de Temer, Lava Jato trocou delegados da força-tarefa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Montagem: Blog do Esmael
 
Jornal GGN – Uma denúncia divulgada pelo blog de Esmael Morais afirma que logo após a visita de Alexandre de Morais, ministro da Justiça do governo interino de Michel Temer, houve um desmanche de delegados da Polícia Federal que integravam a equipe da força-tarefa do juiz Sergio Moro, do Paraná.
 
O blogueiro alertou que a troca abrupta de delegados ocorre paralelamente a boatos de que uma delação de advogado alvo da Lava Jato estaria mirando em juízes, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
A repercussão do caso já havia sido noticiada pelo jornalista Jorge Moreno, de O Globo. Neste domingo (03), Morais publicou que “não se fala de outra coisa nos bastidores aqui na República de Curitiba e em Brasília”, sobre o possível envolvimento de magistrados na Lava Jato, dentro das informações de um delator.
 
 
Por Esmael Morais
 

Delegados da Operação Lava Jato, da PF, foram substituídos abruptamente. Tal mudança brusca ocorreu alguns dias depois da visita do ministro da Justiça, Alexandre Moraes, ao juiz federal Sérgio Moro.

A informação inicial da PF as trocas na Lava Jato teriam como objetivo ‘oxigenar o grupo, dando a ele um novo fôlego’.

O suposto desmanche da Lava Jato também coincide com boatos de superdelação contra juízes e ministros do Supremo e do STJ.

Em nota, a Polícia Federal jura que tudo continua como dantes e nega que haja pressão externa pelo fim da Lava Jato.

Confira a íntegra da nota:

“Considerando algumas matérias veiculadas recentemente na mídia nacional e o compromisso com a total transparência de todos os procedimentos relacionados à chamada Operação Lava Jato, a Polícia Federal vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

Esclarecemos que em momento algum a equipe de investigação sofreu qualquer tipo de pressão interna ou externa pela substituição desse ou daquele delegado.

De fato dois delegados estão deixando a equipe de investigação da Operação Lava Jato, mas não é verídica a informação de que a equipe dessa força tarefa esteja passando por um “desmanche”.

A PF substitui dois delegados que estavam em missão em Curitiba/PR – Eduardo Mauat da Silva (lotado no Estado do Rio Grande do Sul) e Duílio Mocelin Cardoso (lotado no Estado de Rondônia) – a quem agradece pelo trabalho realizado.

As autoridades acima serão substituídas pelos delegados Rodrigo Sanfurgo, ex-chefe da Delegacia de Combate a Corrupção e Crimes Financeiros de São Paulo, Luciano Menin, que já integrou a equipe Lava Jato em um passado recente, e Roberto Biazolli, autoridade com experiência em investigações internacionais, por ter trabalhado no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI). Quanto ao Delegado Luciano Flores de Lima, sua saída ocorreu a pedido do servidor e é temporária, devendo reintegrar a equipe logo após o término de sua missão junto à Coordenação de Grandes Eventos em Brasília, durante o período dos Jogos Olímpicos 2016.

Essas mudanças são opções estratégicas da coordenação, com apoio irrestrito da equipe de investigação, Administração Regional e Direção Geral da Polícia Federal, visando oxigenar o grupo, dando a ele um novo folego, para que os trabalhos continuem buscando cada vez mais sua superação.

Por fim, para que a sociedade se tranqüilize, tenham certeza de que a Operação Lava Jato não sofrerá qualquer prejuízo em seus trabalhos investigativos e operacionais e, também tenham a idéia de nossa preocupação, a carga principal de inquéritos que estava com o delegado Eduardo Mauat da Silva foi entregue ao delegado Márcio Adriano Anselmo, conhecido por seu inquestionável trabalho junto a Lava Jato e originariamente o responsável por essas investigações”.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DEUS NÃO É GOLPISTA

    Essa “corja” se supera a cada dia, veja esta de O Gobo: 

    Temer diz que visitará vários países por investimento no Brasil

    Viagens devem ocorrer depois de agosto

    Temer diz contar com a ajuda de Deus para governar

     

    Vamos aos fatos concretos Termer não pode sair do país porque seu sucessor é Eduardo Cunha ou Maranhão. E ATÉ ONDE SEI QUE DEUS NÃO AJUDA GOLPISTA, não é da índole transgredir constituição de um  povo.

  2. E tem mais, depois dessa

    E tem mais, depois dessa visita do MJ ao Moro, o Temer fala com convicção que não será atingido pela Lava Jato. Ele já fez pelo menos umas três declarações pública nesse sentido. Não repararam ?

    De onde vem tanta certeza ?

    E garantiu, pelo menos de forma enviesada, que ganha a batalha do impeachment.

    Para tanta certeza assim, só com muita armação nesses encontros noturnos do Conde Drácula, regado à sangue.

    1. A certeza é porque a ORCRIM institucional está com ele

      Caro Gilson,

      michel temer (em minúsculas, como minúsculo – ou melhor, miserável – é o carácter desse traidor-golpista-usurpador) tem certeza de que não será atingido pela farsa ajato porque a ORCRIM institucional (composta pela FT dessa operação que visa aniquilar a Esquerda e as grandes empresas do setor de construção, desmantelar as grandes e estratégicas empresas estatais – como a Petrobrás e a Eletrobrás – e atender aos interesses econômicos e geopolíticos dos EUA, seguindo as ordens do alto comando de lá) está ao lado da outra ORCRIM, a quadrilha composta pelos partidos de direita, tendo à frente o PSDB e o PMDB, da qual o mordomo é o testa de ferro, pensando-se líder. Temer é Cunha, ou seja, temer é suordinado a cunha; basta verificar as ações do (des)governo golpista para constatar isso; ou algum leitor atento pensa que o desmonte da EBC, o desmanche dos programas sociais, da eduação e da saúde foram pensados pelo incompetente michele temer? temer não vale uma pitada de fumo, mas sequer tem criatividade, maldade e ardil, para tramas tão sórdidas; até como corrupto, temer é de segunda classe. o homem que manda no Brasil hoje, mais do que o juizeco provinciano é eduardo cunha; isso na política oficial; na política judiciária cunha tem um concorrente de peso: gilmar mendes, tão canalha quanto ele.

  3. “O blogueiro alertou que a

    “O blogueiro alertou que a troca abrupta de delegados ocorre paralelamente a boatos de que uma delação de advogado alvo da Lava Jato estaria mirando em juízes, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).”:

    De novo e mais uma vez, Nassif:  meus comentarios estao sendo cortados aleatoriamente, o que foi que eu disse NA SEMANA PASSADA MESMO?

    Porque eh que voces acham que Cachoeira passou 3 dias na prisao e Cunha nao passou nenhum mesmo?  Santidade deles, talvez?

    Eh o supremo mesmo.

  4. Gente, eu vi isso de novo e

    Gente, eu vi isso de novo e de novo:  essa suposto advogado alvo da LavaBunda…

    NAO

    TEM

    TESTEMUNHAS

    QUE

    FALEM

    POR

    ELE.  Nem sequer uma, uinha, vai aparecer de dentro do judiciario.  ZERO testemunhas.

    Ou sequer quem saiba que ele existe de verdade.  O que ele tem eh um Estado opressor o gigolando.  E eu vi isso ano apos ano com o governo dos Estados Unidos e todos voces sao testemunhas disso.

    PECO ENCARECIDAMENTE A ESSE CARA QUE FACA SUAS ACUSACOES PUBLICAMENTE IGUAL EU FIZ SOBRE O GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS -pra que ser desgracado e desgracar um monte de gente por causa do complexo de inferioridade de quem nunca falou por voce?

  5. Como nunca fui eleitor de

    Como nunca fui eleitor de Russomano, faço duas indagações :

    Alguém acredita em devolução aos verdadeiros proprietários de bens furtados por delinquentes ?

    Se acreditarem, podem confiar no retorno ao poder em 2018 dos políticos e propostas progressistas furtadas em abril de 2016 .

    Alguem ainda NÃO acredita que no Brasil o combate a corrupção só serve como pretexto para que fascistas golpeiem governos progressistas (tipo Getúlio, João Goulart, Lula e Dilma) ? 

     

  6. Queima de arquivos aa vista:

    SEM sequer uma unica testemunha a seu favor, esse “advogado alvo da LavaBunda” eh candidato a assassinato.

  7. A ORCRIM tem nova composição, sob o chefe nazimoraes.

    Prezados leitores,

     

    Se as FAs brasileiras não fossem corruptas, golpistas e anti-democráticas, comos os fatos históricos comprovam de forma cabal, e fossem leais à presidente  legítima, Dilma Rousseff, deveriam depor o presidente golpista, fazer intervenções na PF, no MP e no STF. Sob o comando de Dilma, as FAs deveriam afastar do serviço público todos os traidores e conspiradres, assim como as autoridades públicas judiciárias (da PF, do MP e do PJ) prendendo-as preventivamente, para que não continuem a praticar crimes (da FT da Lava A Jato não sobra práticamente nenhum). Restabelecida a orde democrática, o combate é corrupção deve ser rtomado, espeitando as leis e a CF.

    Quando o governo golpista disse que não interferiria na Farsa a Jato, eu já sabia que faria o opsto. As provas estão aí. Esse que advogou para o PCC e que dava ordens para a PF espancar professores e estudantes, assim como reprimir movimentos sociais e praticar chacinas contra pobres na RMSP, foi nomeado MJ pelo traidor-golpista-usurpador michel temer. Não se podia esperar coisa melhor desse governo golpista, composto por uma quadrilha dos mais corruptos e nefastos políticos de que se tem notícia.

  8. E não foi só isso!Conversou

    E não foi só isso!

    Conversou com Gilmar mendes, o porta voz do STF, passou a apoiá-lo!

    Jantou com Roberto Marinho, para garantir apoio da mídia!

    Vai chegar numa hora em que o Janot se sentirá SOZINHO, SEM APOIO…

    E para receber apoio de empresários e agricultores, não será como fez o mantega com desoneração da folha!

    Vai mecher nas leis trabalhistas, demitir torna o patrão SENHOR DE TUDO!

    O MALDITO PT, OS PETRALHAS DEIXARAM DINHEIRO EM CAIXA, nas reservas que serão o colchão de travessia…

    Ah! OS PETRALHAS TAMBEM DEIXARAM O PRE-SAL!

    O pré-sal e futuro da escola e saúde – este não ficará para os mais pobres, mas BILHÕES VÃO DESAPARECER como fizeram na Privataria Tucana…

    Aos que acreditam que o Brasil precisa se livrar do PT, aviso que este governo vai gerar um Frankstein.

    Para atender aos amigos e apoiadores VAI DEFORMAR DE TAL FORMA A ECONOMIA QUE SERÃO PRECISO VÁRIOS ANOS PARA QUE TUDO VOLTE AO LUGAR…

    Lembram da hiperinflação?

    Foi o frankstein que ficou depois da politica feita para os amigos e corruptos…

    LULA foi grande por que fez o apenas o necessário, o simples…

  9. A fala de hoje dos delegados

    A fala de hoje dos delegados e procuradores após a operação que prendeu o petista foi um claro recado para o PMDB, quiseram dizer: fiquem tranquilos, não vamos incomodar os Temer nem os pmdebistas, continuaremos perseguindo somente os petistas.

  10. Polícia partidarizada

    Vocês já imaginaram ou tiveram um pesadelo onde um ministro da justiça de Dilma visitava Sergio Moro? Verdade é que o ministro da justiça de Temer o visitou semana passada. Ele, o ministro da justiça, disse que foi uma “visita institucional”. Alguém poderia explicar o que se faz ou conversa em uma visita institucional? Poucas horas se passaram e a residência da senadora do (sic) PT foi invadida e Paulo Bernardo foi preso. Poucos dias depois, surgiram as trocas de delegados. Estão brincando conosco, cidadãos do bem, que trabalham com seriedade, pagam impostos e mantêm os deveres cívicos em dia!

  11. Os petistas e principalmente

    Os petistas e principalmente a dupla dilma/ ze cardoso vão aprender o que é ser republicano de verdade.

    Essa turma que está no poder agora  é  só profissional. Não tem amandor. 

    Falando sério, a esquerda é burra mesmo e não sabe lhe dar com poder. Isso é fato. Nem na cadeia eles aprendem como funciona as engrenagens do sistema…

    Essa operação lava jato vai ficar só com os petistas e aliados presos e o resto vai caindo no esquecimento, se não anularem tudo mais tarde…

  12. PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER
    BRASIL ASSOLADO POR ALGUNS DOS MAIORES CANALHAS DO PAÍS!O TEMERÁRIO PRESIDENTE INTESTINO CHEIO DE BOSTA, O HOMEM QUE VEIO PARA NOS ENTREGAR AOS ESTADUNIDENSES… E COMEÇOU O DESMANCHE! PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER Esta quadrilha NÃO nos representa – É GOLPE! É GOLPE SIM!>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/28/esta-quadrilha-nao-nos-representa-e-golpe-e-golpe-sim/ ”É GOLPE! É GOLPE SIM! É GOLPE! É GOLPE SIM!É GOLPE! É GOLPE SIM!É GOLPE! É GOLPE SIM! Não somos todos GOLPISTAS!Não somos todos SABOTADORES DA NAÇÃO!Não somos todos TRAIDORES!Não somos todos JUDAS, JOAQUIM SILVÉRIO, CALABAR!Não nos aliamos ao CAPETA!Nós somos o povo brasileiro, nós somos 54 milhões de eleitores roubados!Nós somos o pobre e manipulado povo brasileiro!Nós somos a nação brasileira de verdade.Não somos esta elite podre que infelizmente temos!NÓS NÃO SOMOS GOLPISTAS! NÃO NÃO PRECISAMOS DE GOLPE PARA NOS ESCONDER E PARA ESCONDER AS NOSSA SACANAGENS, COMO ALGUMAS QUE LISTAREI ASEGUIR.Tá vendo?Não somos todos Cu-nha!Não somos todos Boçalnaro!Nem somos todos cretinos exploradores escondidos atrás das religiões!Não somos todos corruptos, com diversas – e põe diversas e muitas nisso – denúncias, delações e processos nas mais variadas instâncias jurídicas do país.Não temos o nosso nome nas listas de delação da fantasiosa operação Lava Jato, que somente existiu para a caça aos poderes populares.Não estamos na lista da Oderbrecht. Não estamos em nenhuma lista! …” O que me faz pensar é que, antes das eleições eu comentei com um conhecido paulistano, que hoje vive no RGS, sobre a podridão que esse carinha aspirador de pó representava e como ele era conhecido aqui em Minas Gerais. Ouvi de volta algo assim: “Eu sei disto tudo. Mas eu conheço o PT desde lá de S. Bernardo e qualquer um é melhor do que alguém deste partido”. Um outro conhecido aqui em Minas, colega de anos de trabalho na indústria me disse que “qualquer coisa ele aceitaria para que o PT fosse derrubado do poder”.Pois bem, é assim. Entre um golpe e outro, o povo vai se lascando.Abraço.Amor, compaixão, solidariedade.Felicidade. Sempre.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador