Os argumentos furados da promotora que parou as ciclovias

Comentário do post “Ciclistas atropelam promotora que interrompeu ciclovias”

Fabio Arantes/SECOM-SP

Nassif, a reivindicação de maior espaço para os ciclistas consta de todos planos diretores municipais e metropolitano de São Paulo, assim como era um benefício indireto do metrô deixar a superfície viária livre para os pedestres e ciclistas, como celebramos à época em que o metrô começou a ser construído.

E desde o início dos anos 70, quando a CET, DTP e DSV passaram a gerir o trânsito e transporte no lugar do Detran, a criação de ciclofaixas foi reivindicada e debatida por todos os setores da sociedade – como reivindica a desinformada promotora e coonesta o desinformado capa preta – no âmbito do atual Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, que reúne mais de 40 representantes do poder público, iniciativa privada e movimentos sociais representando ciclistas, idosos, jovens, trabalhadores, deficientes, estudantes e demais instâncias não governamentais.

Ou seja, maior participação popular lastreando a criação dessas faixas é impossível, razão pela qual o principal argumento do MP é irrazoável, a oitiva popular respalda o burgomestre – só falta ele e seus assessores descobrirem isso; assim como falta à ilustre promotora de Justiça, Habitação e Urbanismo apoiar os interesses difusos e coletivos como o dos ciclistas, pedestres e demais usuários dos transportes alternativos à demanda dos carros próprios.

Em síntese, a simples existência desse colegiado municipal aonde o tema vem sendo debatido nos últimos 40 anos desmente o MP, caindo por terra seu principal argumento, que vem a ser a falta de participação popular na valorização do ciclismo como meio de deslocamento viário na capital.

<--break->

 
Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Direita fascista

    caindo por terra seu principal argumento, que vem a ser a falta de participação popular na valorização do ciclismo como meio de deslocamento viário na capital.

    Essa mesma direita fascista que nestas horas exige paticipação social lutou com unhas e dentes contra o decreti da paeticipação social..vai entender esse MP tucano

    1. Explica ai os componebtes que

      Explica ai os componebtes que o fazem classificar a “direita fascista”, primeiro determine  os agentes de direita, depois o porque que a sua ação se classifica como “fascista”.

  2. ódio

    Argumentos pouco interessam ao MP daqui, do Paraná ou ao de Brasilia que acabou por cancelar a etapa brasileira da Formula INDY. A corrida receberia gente do mundo inteiro e daria LUCRO, já que tinha os ingressos de setores inteiros do autódromo vendidos. A imagem do pais foi esfregada na lama nesse episódio.

    Não. O objetivo desses alto funcionários da República é se irmanar à camada mais privilegiada da sociedade no ódio ao PT.

    E se tornar o Moro da vez.

    1. quase..

      Pô Emerson…Concordo com seus argumentos, mas  com relação a  fórmula indy, F1 e  outras futilidades, eu, em minha insignificância,  dispenso !!!

      Vamos nos ocupar com a próxima corrida de jegues em Timbaúba dos Batistas……É  muito mais a  nossa cara !!!

      1. bolinha de gude

        Mestre,

        Qualquer evento esportivo mundial é importante. E dificílimo de trazer para qualquer pais. Dai a acirrada competição por uma Olimpiada ou Mundial de Futebol.

        O Brasil tem história na Indy. Desde Fitipaldi, Hélio, Toni, e tantos outros heróis. 

        Se assinou o contrato TEM que realizar! Ainda mais, o evento dá LUCRO para o pais. Gera empregos!

        Abraço.

    1. Oneide, o sr (a) tem essa

      Oneide, o sr (a) tem essa mania de fazer seus julgamentos por imagens apenas. O HD do servidor do GGN deve estar lotado de porcarias coladas por você aqui nos comentários. Você  deve ser o(a) usuário(a) mais dispendioso(a) do Nassif.  

        1. Faixas e Calçadas Vazias? Carros Nelas!!!

          Nassif, o “engano” persiste, continuam a confundir bicicleta com carro e a exigir que as ciclovias se congestionem tanto quanto o tráfego de 3,5 milhões de automóveis particulares em um sistema viário básico idealizado para a população paulistana dos séculos 19 e do 20 em seu princípio, sempre em torno de 500 mil pessoas. Esperar engarrafamento cíclico-ciclístico no mar de morros dos antigos campos de Piratininga para justificar ciclovias é um argumento perigoso, em breve chamarão de ociosas as calçadas sem a massa humana de uma rua 25 de Março antes de convertê-las em faixas de rolamento ou estacionamento… Um engano que levou o Judiciário a interditar a expansão de ciclovias, uma sentença no mínimo galhofeira neste mundo cada vez mais preocupado com a dependência do automóvel e com estas mudanças climáticas que, somadas ao desperdício de 40% da água tratada pela própria Sabesp, deixaram São Paulo seca (sem que o mesmo MP tomasse qualquer providência cautelar ou prévia, quando a escassez d’água atual foi prevista e denunciada nos conselhos de que faz parte, como o de Recursos Hídricos e o do Meio Ambiente, no começo deste século 21, em um caso flagrante de omissão criminosa). Se a promotora e o juiz levassem em conta a Lei dos Interesses Difusos, proposta pelo MP em seus áureos tempos, antes de conquistar as regalias dispostas na CF de 88 e sucumbir ao ócio altamente bem remunerado, enxergariam nas ciclovias uma paisagem humana notável de São Paulo e portanto sem necessidade de eia-rima ou estudo prévio, até pelo simples fato de diminuírem a poluição do tráfego motorizado. Querer que vivam ciclo-engarrafadas sob pena de serem dispensáveis é o mesmo que exigir consulta pública para implementar passeios públicos e faixas de pedestres em suas travessias. Resta apenas dar segurança aos ciclistas, para que as bicicletas se multipliquem, sobretudo no chamado trânsito local, uma vez que para os deslocamentos de média e longa distância deveríamos ter os 400 quilômetros de linhas de metrô previstos nos anos 60/70, dos quais só 65 quilômetros foram construídos, sem qualquer reação dos promotores e juízes – agora às voltas com o superfaturamento do pouco que foi implementado.

    2. O ex-“aliança liberal”, atual

      O ex-“aliança liberal”, atual “oneide” faz o tipo de trollagem mais infantil que temos neste espaço.

      Impressionante como pessoas adultas tem a capacidade mental reduzida para a de um pré-adolescente problemático de 11 anos.

      Parece que sentem orgulho disso.

      Freud que se vire com esse aí.

       

      1. Analfabetismo funcional de

        Analfabetismo funcional de nivel superior completo. ANAFUNSCOM, ou melhor, ANAFUNC.

        O cidadão é um ilustre anafunc, só isso.

      2. Olha o cara . . .
        Caramba meu,valeu o toque, eu nao sabia que o Alianca Liberal, um execravel, se travestia de Oneide . . . . Oque nao se faz na vida de coxinha, nao eh mesmo???!!! . . . . .

  3. Para os amigos, tudo……Para os inimigos, a lei !!!

    Tá igual aos boletins de medição de contratos com órgãos públicos e estatais em geral, quando querem te “achacar¨ (não sou friboi, mas tô na moda)  os prepostos  da caneta  simplesmente os rejeitam  e devolvem sem o aceite de pagamento, simplesmente porque faltou  um “chapeuzinho” no “o” !     Agora, se vc aceitar o esquema…boletim?   prá quê boletim?  depois vc envia…. háháhá!

    Se fosse qualquer projeto-aberração de algum dos membros da casagrande,  estes pulhas  não levantariam um  dedo prá achacar a  paciência do alcaide  de plantão…

    Como, o cabra que tá lá  tem um pé na senzala (sic), pau nele !!!

  4. o negocio  da direita  e pig

    o negocio  da direita  e pig  é perseguir  os  trabalhos   de qualquer jeito  dos  prefeitos governadores  senadores,  deputados  e  Presidente da  Republica  do  PT.  nao importa  o que  seja  preciso  fazer.  O  que importa é se  tem algum juizinho  de plantao  para  satisfazer  o seu  ego. ecomo podemos  ver  sempre  tem um prontinho  a   jogar  gasolina  para ver o  circo pegar fogo. 

    INFELIZMENTE  ESSE  É NOSSO  JUDICIARIO. 

     

    [Para  complemente  posso dizer que   por  exemplo  o nosso  STF  foi  responsavel  pela  quebradeira da Petrobras nos tempos de  FHC.  POIS  ELE  quebrou a lei  de licitaçao  atropelou  passou por cima  de normas  e com isso  so numa  tacada so  a petrobras perdfeu  47 bilhoes  e  quando  foi  para o  STF   e como  é de  se esperar  ele  votou  a  favor  de  FHC  fazendol uma ilegalidade  se  tornar  legal.  entao o  STF  É CULPADO TAMBEM. 

  5. A promotora visilmente apenas

    A promotora visilmente apenas fez um “copie e cole” do pig para “fundamentar” sua decisão. Ela diz que não houve planejamento e nem participação porque ouviu e/ou leu isso na mídia, que repete que o PT não sabe “fazer gestão (que é coisa de tucano) e quer impor bolivariamente sua agenta totalitária”.

    Mas no fundo isso é até bom. Com certeza entre muitos dos ciclistas tem coxinhas que inclusive foram ao ato. É bom cair a ficha para estes que em nome de “tirar o PT, não aguento mais”, não estão medindo as consequências. As ciclofaixas são do Haddad? Então não pode. E aí sobra para os ciclistas anti-petistas também. Vão querer que continue essa insanidade? É um mal menor? Convidu-os à reflexão. Antes que seja tarde. O Vovô Metralha que estava se escondendo da comissão da verdade já está aí fazendo bravata em pleno luz do dia

    PS:Outro exemplo é da crise hidríca em SP. Agora parece que a dengue está se alastrando lá porque as pessoas estocam água em tudo que é lugar, com medo do racionamento. Querem aproveitar a chuva com baldes. Ou seja, tudo que o combate à dengue manda não fazer. Só que o mosquito não pica só petista. 

    1. Eh, Juliano, mas a mesma

      Eh, Juliano, mas a mesma campanha busca botar na nas costas do PT e da Dilma a crise hídrrica. Aquele reinaldo azevedo nem dissimula isso.

      E no poonto que acoisa chegou. Acho que mesmo os ciclistas coxinhas encaram a “perda” da ciclovia um “custo” assimilável na campanham de derrubar e destruir o PT.

      Já pasaram do ponto de retorno. Nem rivalidade de futebol dessas “hominideos” de torcidas organizadas é assim O que está a,contecendo é uma espiral fascista mesmo. Há todo uma miríade de elementos da propagados pela publicidade e pelo cinema que ajudam a galvanizar esse processo. Somando isso ao fato de que há quem deliberadamente acende o esttopim….

  6. Não se preocupem. O próximo

    Não se preocupem. O próximo prefeito tucano (ou ex-petista, alô Marta), vai instituir as “suas” ciclovias, pintadas em faixas alternando as cores verde e amarelo e não na cor vermelho-comunista do Haddad, sob a aplauso efusivo do Ministério Público, Judiciário e população em geral.

  7. como disse alguém: pessoal do

    como disse alguém: pessoal do judiciário formado por apostilas, só pra passar nas provas, só pode dar nisso mesmo. Sempre prontos a atender os desejos de seus chefes/donos. Desde que o esseteefe se meteu, indevidamente, na questão do IPTU em SP, nada mais me espanta

  8. Argumento furado

    Argumentafo furado, no meu entender é quando há alguma argumentação, nem isso houve por parte da promotora preguiçosa, o control c , control v é que fundamentou a peça desta senhora, com o respaldo daquelas pessoas que vão a Europa elogiar a mobilidade, mas aqui não pode, faixa exclusiva para ônibus, e  ciclovia os incomoda e é nesta causa que ela advoga, quanto ao  perfume que exala do Rio Tietê, ¨planejado a vinte anos pelos governantes do Estado de São Paulo eles e ministério público do urbanismo não se incomodam, a insensatez chegou a isso, em uma frase: São Paulo, a vanguarda do atraso. 

    1. MUITO BEM LEMBRADO !!!
      Cadê a

      MUITO BEM LEMBRADO !!!

      Cadê a JUSTIÇA de São Paulo e sua santa indignação quando se trata dos ‘rios podres’ de SP, aonde já foram despejados BILHÕES para sua despoluição, e que permanecem ESGOTOS A CÈU ABERTO até hoje !? 

       

      VERGONHA !!!

       

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  9. Quem pagará ao Erário por

    Quem pagará ao Erário por essas palhaçadas da Justica com as obras Publicas? Qualquer coxinha, leitor de Reinaldo Azevedo, óbvio e espumando de raiva, se pertencere a Justiça, produz prejuizos de milhoes ou bilhoes de reais ao Tesouro, paralisando obras publicas, sem necessitar qualquer justificativa plausível

  10. SIm !! Não vamos fazer

    SIm !! Não vamos fazer ciclovias !! Vamos entregar o trÂnsito das grandes cidades aos carros e seus motoristas estressados e hidrofóbicos. Vamos contruir um mundo cada vez mais cheio de ódio e fumaça e cada vez menos HUMANO e GENTIL.

     

    PARABÈNS SENHORA JUÌZA ..

     

    UM BRINDE À NOSSA INSENSATEZ !!

     

    PLIM PLIM !!!, digo, TIM TIM !!!

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  11. SIm !! Não vamos fazer

    SIm !! Não vamos fazer ciclovias !! Vamos entregar o trÂnsito das grandes cidades aos carros e seus motoristas estressados e hidrofóbicos. Vamos contruir um mundo cada vez mais cheio de ódio e fumaça e cada vez menos HUMANO e GENTIL.

     

    PARABÈNS SENHORA JUÌZA ..

     

    UM BRINDE À NOSSA INSENSATEZ !!

     

    PLIM PLIM !!!, digo, TIM TIM !!!

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  12. Projeto básico/executivo

    Pelo que eu vi, o Juiz que analisou o pedido da Promotora está cobrando o Projeto Executivo.

    Caso este projeto realmente não exista (o que eu acharia um erro primitivo e grave), aí sim a Prefeitura pode ser responsabilizada,  pois é proibida a execução de obras públicas sem um Projeto, que pode até ser básico, mas que seja acompanhado de um orçamento, ambos assinados por um arquiteto e urbanista, além da obrigatoriedade de ART de fiscalização. Tudo isso deve vir antes de começar as obras.

    Um projeto de ciclovia é considerado um projeto urbanístico, nesse caso, devendo ser projetado por um arquiteto e urbanista. A Promotoria comete um erro quando busca um “laudo” técnico com um engenheiro, quando este não tem atribuição para avaliar projetos urbanísticos. Nesse caso, a promotora deveria solicitar um laudo de um urbanista, que provavelmente teria uma avaliação mais humana.

    O que eu penso que pode acontecer, na pior das hipóteses, é o Juiz solicitar que se faça esse projeto executivo e que dê um prazo para isso, liberando a execução da ciclovia após a apresentação destes.

    Por outro lado, parece-me que o Juiz não considerou a Ciclovia como uma obra de “engenharia”, o que segundo o Juíz, afastaria a necessidade de licitação. O Juiz foi bastante brando nesse ponto. 
    De fato, é uma obra Urbanística, e não de engenharia. No entanto, é sempre necessário ter projeto e RRT (Responsabilidade de um Técnico) para sua execução. O Juiz pode não exigir, mas o CAU (Conselho de Arquitetura) se quiser, poderá exigir, pois trata-se de uma intervenção urbana. 
    No etanto, o CAU defende a instalação de ciclovias em todos os lugares. e talvez ajude Haddad a mediar tuda essa situação. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador