Caso Santiago: a vítima não foi a mídia, foi o jornalismo

Desde o início, tinham-se todos os elementos para não se dar credibilidade ao advogado Jonas Tadeu nas acusações de que o PSOL e o deputado Marcelo Freixo estariam por trás do suposto financiamento aos vândalos das manifestações.

Tadeu não apresentou uma prova, apenas sua palavra, e de maneira cautelosa para se prevenir de futuros processos.

Bastava a informação de que foi advogado de Natalino Guimarães – o chefe de milícia alvo de uma CPI da Assembleia Legislativa do Rio, cujo principal nome foi o próprio Freixo – para, no mínimo, não se endossar de pronto as declarações.. Nem seria necessário a informação adicional, de que durante a CPI Tadeu e Freixo se desentenderam várias vezes.

A manobra do advogado era óbvia ao se constatar que as falsas denúncias não obedeciam a uma tática de defesa. Pelo contrário, agravavam mais a situação dos rapazes, que de jovens tresloucados se transformavam em milicianos pagos para fazer baderna.

De Tadeu, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro, se incumbirá. Depois de rifar o destino de seus clientes, para fazer o jogo dos seus financiadores, muito provavelmente será cassado seu direito de continuar advogando.

De qualquer modo, a maneira como se instrumentalizou a tragédia da morte do cinegrafista Santiago Andrade é um sinal eloquente de como se comportará a mídia durante a campanha eleitoral.

Transformaram Santiago em mártir da imprensa. Não é. Ele foi alvo de um rojão disparado a esmo, que poderia ter vitimado um PM ou um manifestante. Ele é um mártir pessoa física dessa imprudência em se dar corda a vândalos. E nem se debite exclusivamente ao PSOL o estímulo às manifestações (não à violência) porque elas interessavam diretamente à velha mídia, em sua cruzada diária a favor da exacerbação da opinião pública.

A exploração política do episódio foi tão vergonhosa quanto a falsa acusação de financiamento dos manifestantes pelo PSOL. A culpa seria de Lula, que recebeu o MST; dos blogs que acirram a animosidade contra a mídia. E, agora, seria uma tática do governo para desmoralizar as manifestações contra a Copa.

Nenhuma responsabilidade à campanha de ódio que tem marcado a velha mídia desde 2006.

Com o fim do pluralismo na mídia, restaram duas vozes isoladas fazendo o contraponto: o colunista Jânio de Freitas e a ombudsman Suzana Singer,  da Folha.

Mas, a exemplo de 2006, ambos estão desde já submetidos ao mesmo jogo de desgaste que, naquele período, vitimou jornalistas independentes. Na época, a tática foi concentrada em um colunista da Veja que, com seus ataques, fornecia o álibi para os jornais se desfazerem dos colunistas incômodos.

Agora, a tática consiste em trazer novos colunistas para dentro do próprio jornal, com a incumbência objetiva de conduzir uma guerra de desgaste contra os recalcitrantes. Para o público, passa a ideia de independência editorial e pluralismo. Quem conhece as engrenagens sabe que há uma tática perversa atrás dessa autorização para atacar colegas.

O fantasma de 2006 e 2010 está de volta
 

Luis Nassif

74 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Depende

      Se o grupo da imprensa ganhar, provavelmente não haverá razão para otimismo. Nem em relação aos caminhos do país nem em relação ao comportamento da imprensa.

       

      Se mais uma vez a imprensa falhar em seus intentos, ainda haverá algum otimismo de que  ela se esfarele de vez e  abra caminho para algo novo.

       

      Mas isso você já sabia, não?

  1. Nassif,
     
    Será que esta

    Nassif,

     

    Será que esta dicotomia “velha mídia” vs “nova mídia” está ficando ultrapassada?

    Tenho notado que a situação tem ficado mais complexa. Cada vez mais vejo a propagação de blogs e sites que seguem as mesmas premissas da “antiga mídia”.

    Um certo jornalista da Veja reverbara na opinião pública mais através do blog que possui do que por meio das colunas que publica na Folha de SP.

     

    1. Seria aquele que se proclamou

      Seria aquele que se proclamou o tea party no BR? Ou que disse que já foi da “esquerda” até conhecer Jesus? Já viu os posts dos leitores dele no blog? São lamentáveis. 

  2. Nem 0,2% dos leitores lêem a

    Nem 0,2% dos leitores lêem a Veja. Não sei por que vocês dão tanto valor ao que eles publicam. Com o Jornal Nacional é a mesma coisa, é entre duas novelas e é hora de ir ao banheiro, jantar e outras coisitas. Se esta mídia tivessem alguma influênci, o Lula nunca teria sido eleito. Tá na hora dos blogs pararem de fazer prooagando da Veja/Folha/Globo/Estadão.

    1. Não é bem assim

      A mídia ainda tem poder o bastante para encher um saco vazio como Marina Silva, levar eleições para o segundo turno, condenar préviamente e pressionar o juldiciário a fazer o que deseja, esconder malfeitos de seus protegidos e amplificar acusações contra seus desafetos, fabricar crises diversas e outras cositas mais, o mais lamentavel é que Lula em seus 8 anos e Dilma em seus até agora 4 fizeram muito pouco para confrontar esse poder sem voto, ao contrário a nulidade chamada Paulo Bernardo só o fez fortalecer mas óbviamente o fez com anuencia da chefe que se prestou ao rídiculo de fazer omelete na Globo, de certa forma merecem o que estão para enfrentar.

       

  3. Sempre a mídia.

    Quando será que a “velha mídia” deixará de ser atriz principal nos acontecimentos do cotidiano político, e funcionará apenas como divulgadora dos fatos, omitindo-se de querer conduzir o processo sucessório, atropelando os verdadeiros e eleitos atores deste teatro ?

    Quanto ao citado advogado, todos sabemosa serviço de quem, ele está.

  4. Burrice

    Será possível que Otávio Frias Filho e Sérgio D’Ávila sejam tão imbecis a ponto de atiçar o rotweiller Azevedo contra a história de Janio de Freitas? Só muita grana, que é o que pauta o Poder na Federação de Corporações, justificaria o fato. No mais, é incompetência estrondosa. 

  5. Lei anti terrorismo da midia, isso sim!

    Eu fico abismada, vendo a mídia “acender uma vela pra Deus e outra pro Diabo” . Ganham bastante dinheiro com seus acordos de transmissão e com seus patrocinadores e investem num jornalixo de incitação a violência , de linchamento e de justiça em praça pública.

    O primeiro culpado se o Brasil perder com a copa, seja o título, seja o dinheiro investido deverá ser debitado da mídia e quem vai cobrar a conta?

    O dinheiro deles, o faturamente deles já esta garantido, e o do Brasil?Em 2007 todos foram pra rua comemorar, com apoio da midia que pensava que as elites estariam de volta no Planalto em 2010.

    Agora um adendo, sobre o tal advogado das milicias, o Psol, a violência e as drogas, em conversas com amigos do Rio, que acompanharam as manifestações de longe, mas acompanharam, é que além de milicianos da PM, os blak blocs e o psol , as manifestações contaram com novos tipos de milicianos, os traficantes, e aqueles que querem a liberação da maconha ( não tenho nada contra cada um que faça da sua vida o que quiser) mas as UPPs parecem ter atraplhado a vida dos consumidores, aqueles que iam nos morros agora ocupados pelas UPPs pra consumir droga. Tem muita coisa podre entre os morros, o povo e o Leblon , e o engraçado é que tudo isso PASSA pela globo, só não vê quem não quer.

    1. Sobre a media brasileira

      “O dinheiro deles, o faturamente deles já esta garantido, e o do Brasil?”:

      Dinheiro fala, e a rede Globo tem 60 por cento do dinheiro publico de publicidade do governo.

      So que dessa vez a media em peso notou que eh cidadao de segunda classe.  Nao da pra nao notar que todo mundo eh cidadao de segunda classe na media, e nao da pra deixar de notar tampouco que eh por causa do dinheiro publico.

      Veja ja nao pauta conversa nenhuma -de fato, deve ter uns 3 meses que nada dela aparece por aqui como post:  acabou.  Se a falha de SP ainda consegue pautas aqui, nao eh pela qualidade jornalistica, universalmente criticada, nem pela verossimilitude de seus “colunistas”, que igualmente nao aparecem por aqui muito frequentemente.  Eh por ser um diario.  Mesma coisa com o Estadao, que infelizmente nao tem um unico colunista pauteiro de primeira.

      O PIG notou, dessa vez.  TODO o PIG notou que o governo os esta destruindo colocando dinheiro nas maos da rede golpe, que por sua vez ja se auto destroi ha tempos.

      Nao da pra nao notar.

      Esperando vinganca da Band a qualquer minuto agora.

  6. Copa pra que te quero.

    Em 1998 aconteceu algo inédito. Na hora do jogo fiquei sabendo o que houvera com Ronaldinho Fenônemno, à época. Ele entrou muito esquisito, não jogava nada, Zidane fez um gol de cabeça proveniente de um escanteio, onde subiu sem marcação. Final do primeiro tempo, eu torcendo para o jogo acabar 0x1, para o Zagalo acertar o time e talvez, substituir Ronaldinho Fenômeno, nosso maior craque e o maior jogador do mundo, naquele momento. Infelizmente o Brasil dormiu de touca. Novo escanteio, desta vez, Dunga vai marcar Zidane. Alguém joga Dunga no chão e Zidane sobe sozinho para marcar o segundo de cabeça.

    A TV francesa não mostrou a falta no Dunga. Tudo isso, não foi nada. Aquela foi uma das piores apresentações do Brasil em Copas do mundo. O mais bizarro veio depois. A imprensa fez a maior campanha para comemorarmos o vice-campeonato mundial. Achei que não ia pegar. Afinal, ser vice para o brasileiro é pior do que ser eliminado nas quartas de final. E não foi que o povo foi para as ruas comemorar um vice-campeonato, um país que era tetracampeão mundial de futebol? Podem acreditar, a imprensa faz milagres. Até mesmo castrar torcedores para comemorarem um vice-campeonato, como se fossem um bando de eunucos.

  7. Perfeito o que Nassif

    Perfeito o que Nassif escreveu em relação as “engranagens” e as “taticas perversas” para desgastar e desautorizar jornalistas que teimam em ser jornalistas e não jagunços. Todavia a “nova midia” so tem de novo o suporte, ou seja, em  meio eletronico. As opiniões, a ideologia, as manobras são as mesmas da velha midia. O que se escreve no  impresso, ta lá no Facebook, nos sites e nos blogs. Se a ordem é mentir e desinformar, o suporte é o que menos importa. O pior é que com  a velocidade da internet mentiras são criadas e desfeitas no mesmo dia. É mais facil mentir e desmentir. De qualquer forma, o jornalismo  esta visivelmente abalado em sua credibilidade.

  8. Saudade da bolinha de papel assassina

    Saudade da bolinha de papel assassina, do bispo de Guarulhos e da mulher do Çerra. O Çerra? merecia ser beatificado em vida. 

  9. Como consolo, caro Nassif o

    Como consolo, caro Nassif o fato de que ele eles falam para um público cada vez menor… A cada novo factóide, perdem um pouco mais da credibilidade que já é rala. É certo que a partir de agosto aparecerão ex-presidiários logrados pelo BNDS, filhos de funcionários da Casa Civil loteando a casa, tentativas de quebra de sigilo do IR da filha do Serra e outros demotucanos e, claro, a bolinha de papel será substituída pela picareta de algum black bloc. O problema para eles é que, como dito, falam para quem não precisa de novos factóides para votar contra o PT. E quem poderia mudar o voto, acredita cada vz menos neles… Catch 22 na veia. 

  10. Maquiavelismo de todas as mídias

    Uma empresa jornalística do porte da Folha insuflar a discórdia entre seus colaboradores? Há controvérsias…A propósito, LN supostamente classificicou todos os jornalistas (salvo as duas exceções) do jornal como manada.

    “Agora, a tática consiste em trazer novos colunistas para dentro do próprio jornal, com a incumbência objetiva de conduzir uma guerra de desgaste contra os recalcitrantes. Para o público, passa a ideia de independência editorial e pluralismo. Quem conhece as engrenagens sabe que há uma tática perversa atrás dessa autorização para atacar colegas.

  11. Certo, Nassif, mas que o Psol

    Certo, Nassif, mas que o Psol tem ligações com os black blocs, isso tem. Assim como o pessoal da Marina. Não acredito que os psolistas financiemm com o intuito específico de promover violência (a  Rede não sei não, já teve um cara do diretório, ele mesmo depredando o Itamaraty!)

    Mas tem gente financiando com esse objetivo sim. Desconfio, além da Rede, do tráfico, de grupos internacionais ligados ao Anonymous Brazil e até do Garotinho. O PSTU não, que não é de seu feitio.

    De qualquer forma, tem gente ligado ao Psol que sabe que isso existe e dá corda a espera de faturar eleitoralmente com o desgaste do Cabral, da Dilma e do Paes, nessa ordem.

    Agurademos as investigações a cargo da policia civil. Mas com ceteza o mais nojento de tudo é o pig dizer que a “imprensa foi atacada”. O Santiago não é a imprensa, era um trabalhador. E a intenção dos rapazes era atingir os policiais

    1. Juliano,
      “E a intenção dos

      Juliano,

      “E a intenção dos rapazes era atingir os policiais”

      acho que ainda não pode ser descartada a linha de investigação no sentido dos autores do disparo terem direcionado o artefato para o jornalista, para que a culpa fosse da PM e, assim, se agravasse a situação institucional. Como, de fato, foi a primeira tese de alguns ‘militantes’ desses tipos de protesto.

      De todo modo, ainda assim a liberdade de expressão não poderia se dizer ‘vítima’, já que a intenção, nesse caso, seria de desastabilização política, e não de inconformismo com o jornalismo corporativo, até pq esses protestos flertaram desde junho/13 com esse tipo de mídia.

       

        1. Foi só burrice

           Reação normal, momentanea, pois na idéia deste “comunicador social” (vulgo: jornalista), quem tem “bomba” é a Policia, portanto, se foi uma “bomba”, por deduçao idiota: foi a policia que matou.

           

      1. ” A intenção era atingir, a algum policial”

        Se o morteiro assasino, que atingiu e matou o cinegrafista da Band, tivesse atingido a um policial, a serviço, toda esta barulheira, estaria sendo “calada” pela mídia, e pelos interessados, no “quanto pior, melhor”.

        Digo isto, neste dia posterior, ao resultado da perícia, que provou que quem estava verdadeiramente por tráz daqueles tristes fatos ocorridos em 1981, no Riocentro, são exatamente os mesmos tipos, que estão por tráz, deste assassinanto no Rio, que vitimou a quem não tinha nada a ver com isso. 

    2. Qual a base p/ vc dizer isso? Olhe a calúnia…

      Vc está fazendo o que sempre censuramos ao Psol: se aproveitar de qualquer coisa para desmoralizar o partido adversário. Isso é triste. 

      1. Menina. O proprio PSOL

        Menina. O proprio PSOL confessou a ligação. Não queira tapar o PSOL com a peneira … Ninguem esta acusando o Freixo de pregar a violencia. Só esta sendo dito que os garotos do rojão tinham ligação  com o PSOL. Até as pedras  do calçadão de Copacabana sabem disso.

          1. Fonte

            Fonte: “Tática Black Bloc. Condenar, conviver ou se aliar?” Autor: Edilson Silva, Secretário do PSOL:

            “Para quem pretende mudar o mundo de verdade, não deve parecer utópico ou ingênuo demais querer ver os movimentos e partidos da esquerda coerentes, como o PSOL, dialogando com a tática Black Bloc”.

            “Não parece que o conceito da tática Black Bloc seja algo retrógrado ou mesmo indesejável em essência e propósitos originais. É algo progressivo, politicamente moderno, trazido pelas mãos da dialética na história”.

            E o resto é ligar os pontos. O que a polícia sabe fazer. Você não vai ganhar no grito, Analu.

            O texto foi publicado no site do PSOL, não está mais lá, eles covardemente retiraram. Segue abaixo na íntegra:

            Tática Black Bloc. Condenar, conviver ou se aliar? 

            Por Edilson Silva, Secretário do PSOL

            Um espectro ronda as maiores metrópoles brasileiras: a tática ou ação Black Bloc. “Decifra-me ou te devoro!”, parecem gritar blocos pretos, humanos, sem rosto, anônimos, que se lançam às ruas em ações diretas, radicalizadas. Fetiches se espalham sobre a tática: dizem que é incorreto escrever com B maiúsculo! Muitos se esforçam em tornar a compreensão da tática algo indecifrável, algo tão sofisticado que o pensamento político tradicional não pode alcançar. Puro exagero, mas que faz parte do inegável charme político da tática.

            Em tese, as táticas Black Bloc dispõe-se a proteger manifestações da sociedade civil contra ações truculentas das forças do Estado. Dispõe-se a gerar prejuízo material a quem causa prejuízo ao bem público mais precioso – as pessoas – e é fácil perceber um forte conteúdo anticapitalista nos seus alvos. Seu diferencial mais saliente, e porque não dizer sedutor, é a coragem e o desprendimento com que se lançam diante da repressão estatal.

            Na prática, infelizmente, muitas ações têm se confundido com iniciativas pouco politizadas, de mera depredação ou de descarga de adrenalina, quando não utilizadas mesmo pelas forças policiais para dispersar geral algumas manifestações, quando estas ações misturam-se com outras que se pretendem pacíficas. Para quem atua nos movimentos, não é incomum achar militantes de partidos da ordem misturados na tática, como se estivessem num playground, ou como se aquilo fosse o seu lado B, sem trocadilho.

            O “Decifra-me ou te devoro!” vem impondo às forças de esquerda, de partidos e movimentos sociais “tradicionais”, a demanda por respostas concretas. Os conservadores, as forças de direita, já deram a sua resposta: criminalização pura e simples. Chama a polícia, bate, processa e enjaula. A tarefa não tem sido fácil porque a tática reage. E bate também.

            Criminalizar, portanto, é diferente de condenação política, de reprovação do método ou da tática. Assim, as esquerdas estão se debatendo entre a reprovação política, a simples convivência ou tolerância e a aliança entusiasmada com a tática Black Bloc. De onde vejo, percebo argumentos esforçados nas três “grandes” posições. Mas nenhuma dessas posições, vistas assim panoramicamente e da forma simplista como estabeleço aqui, para facilitar a visualização da fronteira entre uma e outra posição, parece dar conta sozinha de uma resposta mais satisfatória numa perspectiva de reorganização de uma movimentação política pela esquerda e anticapitalista no Brasil.

            Creio que uma questão preliminar é estabelecer que esta tática não é uma novidade em si. A novidade está nas condições objetivas encontradas no presente momento histórico e que permitem que esta tática ganhe uma força inédita. É fácil perceber quais são estas condições nos próprios posts de ativistas que reivindicam a tática Black Bloc.

            A primeira é a revolta contra as condições de vida, no transporte, na saúde, na educação, na segurança, em contraste com os gastos absurdos e desnecessários com a Copa, por exemplo. Isto é um escárnio e revolta qualquer um. A segunda condição é uma sensação generalizada de impotência das ações políticas tradicionais na busca pela melhoria da situação, com a sociedade vendo a cooptação fácil de movimentos sociais vendidos, políticos e partidos se acomodando deliciosamente no poder e a situação social se deteriorando. A terceira condição – talvez a que permita o salto de qualidade no sentido de transformar esta indignação em ação -, é a existência de uma plataforma de comunicação (internet) que permite o somatório político das indignações individuais em um processo acelerado de desalienação política e a visualização de formas autônomas e acessíveis de se fazer algo no concreto e – muito importante – coletivamente, mesmo sem estar organizado em qualquer agrupamento estável e tendo seu anonimato preservado.

            Feita esta preliminar, não nos parece que o conceito da tática Black Bloc seja algo retrógrado ou mesmo indesejável em essência e propósitos originais. É algo progressivo, politicamente moderno, trazido pelas mãos da dialética na história. Se este fenômeno é mesmo a síntese de um processo histórico e do desenvolvimento das forças produtivas, creio estar descartada a hipótese da não convivência com ele.

            A tática existe e veio pra ficar, gostem ou não a direita, a esquerda e quem mais quiser dar palpites. “Nada mais forte que uma ideia cujo tempo chegou”, com afirmava Victor Hugo. É tempo de democracia participativa, de ação direta, de transparência, de atritos diretos entre o poder real e os despossuídos, sem as escaramuças de falsos representantes em uma esfarelada democracia de faz de conta. Quem mais deve estar preocupado com isto são os governos que já estavam acostumados com conflitos de resultados previsíveis.

            Esta nova situação política, com novas condições objetivas e subjetivas, desafia os que militam, na esquerda socialista, com esquemas tradicionais e congelados – para não dizer antidialéticos. A reação diante da tática Black Bloc não pode ser a mesma do movimento socialista mais ortodoxo frente ao Maio Francês de 1968, por exemplo, como se a classe operária e seus sindicatos tivessem o monopólio do protagonismo na luta contra o regime do Capital e as demais manifestações devessem se sujeitar a um papel auxiliar, subalterno.

            Por outro lado, não parece o mais correto o aplauso fácil e irresponsável à tática, tratando as suas fragilidades e portas abertas a todo tipo de oportunismo e infiltrações fascistas e policiais como um mero efeito colateral. Não perceber e não buscar evitar estas fragilidades é permitir que um fenômeno progressivo seja capturado pelo regime político que em essência busca combater, dando matéria-prima para justificar a ampliação da repressão estatal ao conjunto das forças e movimentos que questionam a ordem.

            Para quem pretende mudar o mundo de verdade, não deve parecer utópico ou ingênuo demais querer ver os movimentos e partidos da esquerda coerentes, como o PSOL, dialogando com a tática Black Bloc, respeitando todas as táticas e o máximo possível as sensibilidades mais positivas da opinião pública e da consciência das massas, respeitando-a e sem capitular a ela, como defendia Lênin; ou disputando a hegemonia, como teorizava Gramsci, fazendo desta consciência social mais um aliado na construção de uma sociedade mais próxima da que precisamos. Talvez esteja aí o nosso desafio nesta questão da tática Black Bloc.

          2. Ou seja, um texto de ANÁLISE

            E depois vc diz que eu tenho pensamento binário… 

            E vê se entende Português: PASSE BEM! 

          3. Não seja DESONESTA

            Não é uma mera análise teórica, trata-se de um partido político defendendo o diálogo com a tática black bloc. Tanto o texto é comprometedor que o PSOL o retirou do ar. Ou você quer que desenhe? E agora você vem querer dar uma de professorinha de Português? Vá se catar.

          4. É, dei uma de professora de Portug. E depois me chama d desonest

            CHEGA, sujeito. Quer ser leviano e caluniador, seja, mas nao me aborreça. PASSE BEM! VÁ CATAR COQUINHO! 

          5. Sujeita é você, sua arrogante

            Sujeita é você, sua arrogante. A Madre Superiora entra num espaço público para acusar moralmente as pessoas e não quer ter resposta à altura? VÁ SE LASCAR! Problema seu que você tenha ligações com gente do PSOL. Ninguém tem de aceitar a sua a arrogância. No mais, o espaço é público, se você quer vir a público falar merda aguente as consequências. Não queria perder o respeito por você, mas você não deixa alternativa.

          6. É. Todo mundo aqui no Blog sabe como eu sou psolista

            Mas você nao dá mesmo a mínima para a verdade dos fatos, né? Entao tá, sou psol de carteirinha. Cada maluco que aparece! 

            Nao sou você que frequenta aqui há menos de um ano, sujeito. Todo mundo aqui me conhece. Deixa de ser infantil. 

            E PASSE BEM! 

             

          7. Não se faça de besta

            Você está claramente tentando livrar a cara do PSOL. Em momento algum eu disse que você é Psolista, não se faça de besta. Tampouco estou afirmando que o PSOL armou esse rojão que matou o cinegrafista. O PSOL se complica ao apoiar black blocs, porque é muito complicado para um partido político que tem existência legal defender publicamente “diálogo” com tática subversiva. O que só você, no seu delírio e na sua imensa arrogância, se recusa a reconhecer. 

            O Edilson Silva é bem conhecido em Pernambuco, onde foi candidato a vários cargos. Pessoalmente não tenho nada contra o cara. Mas politicamente eles respondem pelas escolhas que fazem, lamento.

            E você pensa que é o que, dona do blog? Vai tentar passar na minha cara “tempo de casa”, não seja patética! Acompanho este blog há muito mais tempo do que você pensa. É notória a maneira como você tenta ganhar discussões aqui no grito, tentando intimidar os participantes com a sua pretensão de superioridade moral. Comigo você se lasca, não tenho nenhum problema em mandar você à merda.

          8. Você simplesmente não tem argumentos

            Isso, só lhe resta acusar os participantes, já que argumentos você não tem. 

            O MESMO PRA VOCÊ.

          9. Trollagem tem limite

            Argumentos eu tenho, mas você ou nao considera ou deturpa. Há uns 5 ou 6 comentários que tento encerrar essa troca inútil de comentários, mas você insiste. Engrossa, xinga, me atribui posiçoes que nao tenho. Vá ver se estou na esquina. 

             

          10. Eu não preciso lhe pedir permissão para comentar

            Qualquer um que posta está sujeito a ser retrucado, Analu. Logo você, que patrulha moralmente as pessoas aqui? Que corre a imputar às pessoas deslealdade, só porque elas não concordam com você? Pare pra pensar um pouco antes de postar, vai lhe fazer bem e ao espaço. 

            Eu não lhe vejo como inimiga, nem sou contra o PSOL. O PSOL é um partido legitimamente constituído e tem direito à sua voz no debate público. Acho importante ter opções viáveis de oposição à esquerda, e mesmo à centro-direita. Adversários não são necessariamente inimigos. O problema parece ser exatamente este: porque não se viabilizam como oposição, apelam para melar o processo democrático! Você não é uma pessoa ignorante, sabe muito bem o que significa tática black bloc nesse contexto atual. É óbvio que tem setores alimentando esses vandalismos por debaixo dos panos como arma política, e é óbvio que o PSOL, ou no mínimo setores ali dentro, achou que poderia se beneficiar da violência espetacularizada. E nesse ponto estão quebrando a cara, o que é ótimo para a democracia. Teorizar sobre tática da violência é uma coisa, na prática o sangue é de verdade.

            No mais, eu não desejo mal a ninguém, e espero sinceramente que a coisa não venha a engrossar mais nas ruas. Não estou defendendo Lei de Segurança Nacional, mas o dispositivo continua vigente sob o regime democrático. Espero sinceramente que a situação não chegue ao ponto de ser preciso usá-lo.

          11. Vá se tratar

            Tá vendo como você não é capaz de argumentar? Isso mostra qual é a sua verdadeira noção de democracia.

            Vá se tratar. Se bem que no seu caso duvido que tenha conserto.

            PASSE MAL.

          12. Já chega, né?

            Analu, se você não tem o que argumentar e vai ficar aí xingando, suas postagens vão passar a ser denunciadas. O blog não é lugar para mera troca de ofensas. Lamentável como você tenta desqualificar quem não segue a sua pauta, e se arvora a julgar moralmente pessoas que você nem conhece. Isso diz muito sobre você. É por essas e outras que o Nassif lhe adora. Se você não tem mais o que fazer, eu tenho. Boa noite.

          13. Tomara q já chegue mesmo

            Estou querendo parar há uns 6 ou 7 comentários! E deixe de piada, quem xingou foi você. Mais uma vez, PASSE BEM. 

      2. Anarquista, parece que é

        Anarquista, parece que é inegável que o Psol flertou com os black blocs. Há sinais evidentes de diálogo e parcerias com pessoas e grupos que se articulam com os black blocs. 

        Mas veja que eu não afirmei, porque prefiro acreditar que o Psol não chegue ao ponto de pagar manifestantes para promover violência. Citei como suspeitos dessa prática o anonymous, traficantes e até o Garotnho. Mas sim, aguardemos as investigações

        1. Vários psolistas (o q é diferente do PSOL…) flertaram sim

          Nao vi nenhuma manifestaçao oficial do Psol sobre os BBs. Vi do PSTu, criticando politicametne mas defendendo como se fossem militantes de esquerda, mas equivocados. E vi alguns PSOLISTAS fazerem o mesmo, ou até análises simpáticas aos BBs, EM NOME PRÓPRIO. E sem dúvida apoiaram as manifestaçoes mesmo depois que ficou claro que o teor de violência só aumentava. Mas isso é muito diferente de estar por trás dos BBs, e mais ainda de tê-los financiado, etc. Tentar responsabilizar o partido pela morte do cinegrafista é baixaria da Globo, e dos oportunistas que estao aproveitando qualquer pretexto para atingir o Psol, fazendo o que sempre censuramos o Psol de fazer. 

           

        2. À margem do processo democrático

          Juliano, não há nada, imagina! Há “apenas” um artigo de um membro da direção do PSOL, assinado como tal e postado na página oficial do PSOL, “só” isso… E convenientemente retirado do ar. São os teóricos da violência.

          É importante notar que o PT chegou ao poder jogando dentro das regras democráticas e assumindo uma postura mais moderada. Inclusive ex-guerrilheiros como a Presidente Dilma e o Dirceu, que na verdade é um moderado. Sinal dos tempos, mas tem gente na esquerda que ainda não entendeu, nostálgicos dos anos 60 que acham que podem tutelar a sociedade com suas teorias fracassadas. Não se conformam e ainda acreditam na violência como arma política. O Wanderley está certo, são grupos à margem do processo democrático.

    3. Também não vejo como financiamento da violência

      Também não vejo como financiamento da violência. O que ficou claro é um financiamento para a boa imagem da “tática”.

      Depois de quebrarem tudo, saem às ruas distribuindo cesta básica e fazendo almoço para pessoas carentes como forma de melhorar a imagem. É o tal do assistencialismo tão criticado por eles.

      Penso que todos que contribuiram para o tal “almoço” tenham tido este objetivo.

      É parecido com aquelas empresas que poluem o meio ambiente e promovem uma campanha interna de reciclagem e posam de empresa com responsabilidade social e ambiental.

       

  12. E o Roda Viva?

    Nassif, estranhei não ver até agora nenhuma palavra sobre o Roda Viva de ontem, em que Rubens Valente trucidou, com a força dos fatos e da risada que, em muitos momentos, teve de segurar para não explodir, Augusto Nunes e os outros anjinhos que consideram DD um santo e Protógenes um demônio.

  13. Nassif, não se engane. Sua

    Nassif, não se engane. Sua esperança não pode se transformar em ilusão. A “batalha” de 2014 será muito pior do que a de 2010. Você ainda não entendeu, nem percebeu o quão pesado joga o Aécio Neves e a irmã. Junte-se a Sérgio Cabral (a única solução para a Globo no RJ). Analise o que tem acontecido nos últimos anos a mando da irmã e compare com o estilo Serra. Veja como Serra usou o poder público e como o Aécio usa. Serra tinha um poder limitadíssimo em relação a vigilância e ao uso da polícia e justiça contra os inimigos. O poder de Aécio é muito maior.
    Coloque no papel. Construa uma linha temporal de acontecimentos. Não deixe a falta de informação ou o fato de “não ter informações confiáveis” vindas daqui te cegar. Liste alguns critérios e analise a situação friamente.
    A jogada de Aécio é inteligente e bem articulada. Não teremos aborto, nem “Padim Serra”, porém, teremos a “Dilma mentirosa”, utilizando de falácias de todo tipo. Veja os movimentos de mídia nos últimos 2 anos e compare eles com de 2008 até 2010. O volume e a consistência é muito maior.

    1. Reforçando o que você diz..

      Desde a semana passada Belo Horizonte apareceu infestada de cartazes sem autoria revelada com os seguintes dizeres:

      1. DILMA PARE DE DIZER MENTIRAS

      2. DILMA E O METRÔ DE BH – PORTO ALEGRE JÁ “GANHOU”O SEU.

      Quanto a este último cartaz vale lembrar que o prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda ( do PSB de Eduardo Campos e apoiado por Aécio Neves – que até apareceu no programa eleitoral em pessoa para pedir votos a Lacerda) durante a campanha para prefeitura de BH contratou uma empresa de engenharia para encenar uma suposta sondagem de solo desde a Av Afonso Pena ( a principal avenida do centro de BH) até a Savassi (bairro comercial da zona sul) dizendo que se tratava de uma sondagem para a construção do metrô.

      A cara de pau deles é tão grande que depois de eleitos os mesmos que anunciaram a construção do metrô ( inclusive gastando dinheiro público contratando uma empresa de engenharia para encenar uma sondagem de solo) vem agora encher a cidade de cartazes para dizer que o metrô prometido por eles (Aécio e Lacerda) não existe por culpa de Dilma !!!

      Infelizmente os mineiros andam cegos e embriagados (talvez por conta do Pó Royal – veja http://www.youtube.com/watch?v=UsMMV3VNiDc ) e com memória curta (amnésia é um dos sintomas de consumo de drogas) , completamento drogados por 12 anos de vício nesta desgraça chamada Aécio (Ah é sim !!!)

  14. A grande imprensa mais prejudica do quê ajuda o país

    Acredito que a imprensa, principalmente a imprensa escrita, tem dado espaço a esses colunistas marginais, devido ao desespero frente à queda de prestígio que experimentam desde a popularização da internet. Sim, pois continuar assinando uma revista ou jornal, com tanta informação a nossa disposição, de melhor qualidade e de graça, acessível hoje em dia até por telefone, é no mínimo uma idiotice. A única forma que estão encontrando de manter suas vendas, é através do sensacionalismo e da agressão, afinal é disso que as pessoas gostam, infelizmente. E onde está a Justiça que não condena esses vermes, pelas mentiras e pelas matérias sem fundamentação alguma? Dei uma pesquisada e em raríssimas situações foram devidamente processados. Parece que só o foram quando o alvo foi o judiciário. É preciso rever a questão da liberdade de imprensa com urgência. Essa importante conquista não deveria estar sendo utilizada para proteger essa cambada de parasitas altamente nocivos ao país. 

     

    1. Qual a necessidade de um colunista??

      Pensando bem … Qual a necessidade de um colunista e/ou comentarista em uma notícia.

      Se a notícia é : “Rojão matou um jornalista”. Pronto!! A informação já foi dada e qualquer pessoa pode tirar suas conclusões. Se depois de dada esta notícia aparece alguma pessoa para comentar ou explicar a notícia ( na minha mente vem logo o idiota do Arnaldo Jabor) além de desnecessário este comentário é claramente intencional no sentido de direcionar a mente das pessoas para o que o redator do veículo de comunicação quer que você pense.

      Além de todos os recursos de edição, enquadramento da cena, trilha sonora, e posição no noticiário ( as notícias que vem antes e depois) que já constituem um claro recurso para direcionar a mente de quem assiste, a presença de comentarista reforça ainda mais este direcionamento pretendido pela redação do noticiário.

      O jornalismo de verdade não precisa de comentaristas e colunistas!! A informação honesta e real não precisa de colunistas!!

      Quem precisa são os donos dos veículos de comunicação e os políticos que eles apoiam. Esta mania que tomou conta da TV, rádio e imprensa do Brasil não faz parte do jornalismo de qualidade. Eu defendo o fim de todo tipo de comentarista e colunista em qualquer veículo de imprensa pois eles não servem de nada para a informação das pessoas. Servem somente para fins de controle da mente ao melhor estilo nazista!!

      1. “Se a notícia é : “Rojão

        “Se a notícia é : “Rojão matou um jornalista”. Pronto!! A informação já foi dada e qualquer pessoa pode tirar suas conclusões.”

         

         

        Não é bem assim, não. Na manchete se escondem as intenções. 

        Vejamos  vários títulos:

         

         

        Vândalo mata jornalista

        Manifestante mata jornalista.

        Assassinos do jornalista ainda não foram presos.

        Jornalista que não usava equipamento de proteção individual é atingido em manifestação

        Show pirotécnico em manifestação vitima jornalista.

        Foguete disparado acidentalmente mata jornalista

        Jovens brincam com fogo e acabam atingindo inocentes.

        Acidente grave em manifestação.

        Falha em artefato pirotécnico causa acidente.

        Polícia nega ter atirado em manifestante.

        E por aí vai ao gosto dos donos dos jornais.

         

         

         

  15. Por que?


    Caro Nassif,

    Será que essa mídia só tem como ganhar dinheiro fazendo isso?

    E quem os paga para tanto?

    Poderia dar uma luz? É que parecem cachorros-loucos, mas não acredito que sejam tão loucos ou ingênuos assim.

    O Blog está muito bom, parabéns.

     

  16. Fantasmas

    Acho que o PT enfiou a cumbuca enquanto os protestos eram só em São Paulo e se arrependeu. Quem não se lembra do Cardozo cobrando a atitude da política paulista sobre vandalismo em São Paulo, calando-se no dia seguinte quando tocaram fogo no Itamaraty?

  17. O caso Santiago foi

    O caso Santiago foi extremamente lamentável, fruto da irresponbilidade de quem não sabe que brincar com fogo é proibido. Mas a maior agressão à liberdade de imprensa no Brasil atualmente, que deve ser denunciada aos quatro ventos e que se compara ao que didaturas atrozes de republiquetas faziam outrora, é a prisão do jornalista  de Minas Gerais que denunciava os desmandos do governo e das oligarquias daquele estado. Pelo total silêncio da imprensa  conservadora sobre isso, se vê que esta não está interessada em liberdade de imprensa, nem em liberdade de expressão, e muito menos em defender a classe dos jornalistas de agressões. Está interessada apenas em fazer política da pior espécie contra o governo central do país, mesmo que isso signifique apoiar a prisão arbitrária de seus colegas.

    1. O jornalista continua preso

      Em tempo… O jornalista Marco Aurélio Carone continua preso, mesmo sofrendo do coração. E o canalha do Aecim (Ah é sim!!) continua como o “deus na terra” para a classe média e elite mineira. 

      Eu não sou religioso mas todo dia peço a Deus a graça de nos livrar desse dêmonio chamado Aécio que roubou a mente dos mineiros para completar seu projeto egoísta de ser presidente. Apesar de ser neto do “dedo-duro” canalha do Tancredo Neves ( Vocês já perceberam que Tancredo foi o único político das antigas que sobreviveu a ditadura sem nem ao menos perder seu cargo? Porque será hein??)  o mauricinho cheirador filhinho (ou será netinho) de papai Aécio Neves superou em muito a maldade e a desfatez de seu avô cínico e mentiroso.

      POR FAVOR DEUS NOS LIVRE DESSE DEMÔNIO CHAMADO AÉCIO.

      E por favor Nassif não venha defendê-lo novamente…

  18. Santiago

    Nossa imprensa, principalmente a´quelas do “Show Bussinnes” não tem ética, ideologia ou escrupulo, os mesmos jornalistas que pedem a punição exemplar dos acusados no caso Santigo (eu também peço) são os mesmo que cobravam do governo brasileiro a libertação dos corintinaos presos na Bolivia, olha a ironia! Por terem matado um garoto com um rojão. Estes dias ouvi um comentário do Ricardo Boechat da BAND, que desacreditei, parece que não são são dois seres humanos o garoto boliviano e o Santiago, dada a falta de critério do nosso famoso âncora

    .

  19. De Tadeu, a Ordem dos

    De Tadeu, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro, se incumbirá.  Assim como o CFM de MG se incumbiu de absolver os médicos de Poços de Caldas, condenados pela justiça pelo assassinato do menino Paulinho para vender os seus órgãos!!!!.

  20. Grande Nsssif !

    Eu acrescentaria que o fantasma de 64 também anda rondando. Só discordo de um ponto, pra mim esses garotos são sim pagos, senão todos, os seus líderes o são. Nada indica que este movimento seja espontâneo, pelo contrário há dezenas de razões para se acreditar que é coordenado e pago. 

  21. A vítima foi o jornalismo. Inclusive aqui nesse Blog.

    Como a devida vênia, tenho que dizer sobre esse episódio triste e lamentável da morte do cinegrafista Santiago e tudo o que se seguiu a ele: as vítimas foram várias. A mídia, o jornalismo(inclusive desse Blog aqui), a verdade, a ética, o discurso democrata de muitos petistas e governistas, a esperança que alguns(como eu) tinham de que o PT ainda podia ser diferente dos outros partidos. Como dizem, a esperança é a última que morre. Para mim, foi a gota d’água.

    Foram impressionantes os comentários que eu li  aqui e em outros Blogs “progressistas”, “de esquerda”, “governistas”( definam como queiram) nos dias subsequentes à morte do jornalista cinegrafista. Eram do mesmo estilo, da mesma linha dos comentários feitos nos sites da Veja, do jornal O Globo. Apoiando a criminalização das manifestações e dando total respaldo à caluniosa campanha midiática de destruição da reputação de Marcelo Freixo( um dos únicos políticos aqui do RJ que teve e tem coragem de enfrentar a milícia. Milícia essa infriltada em todas as esferas do poder). Até comentário defendendo que atirassem em manifestantes eu li!  Fiquei enojado! 

    Não é sem tristeza e decepção que constato que o PT no poder do governo federal após todos esses anos tornou-se exatamente igual àquilo que combatia e passou a usar os mesmos métodos dos quais sempre foi (e continua sendo) vítima. Passou a usar dos mesmos artifícios, os mesmo métodos de calúnia, difamação, ataques indiscriminados a quem faça críticas ou atrapalhe seus planos.  Ficou igual (ou muito parecido) a um PSDB, a um DEM, a uma Rede Globo.  Tudo pelo poder. E não é mais um poder para um fim maior, para o bem das pessoas em geral e  pela justiça social. Tornou-se cada vez mais um poder pelo poder.

    Sei que esse é o posicionamento da cúpula do poder do PT e de parte de sua militância (  não de toda, embora pelo o que eu veja, seja da maioria). Sei também que a crítica que estou fazendo é forte, mas como ex-militante e votante do PT, creio que tenho o direito de fazê-la. O que li e ouvi de muitos militantes do PT (e de governistas que nem petistas são) também foi forte.  

    A campanha eleitoral desse ano será pior que as já virulentas campanhas dos outros anos. Será pelas Manifestações que certamente virão, pela péssima resposta e análise que o Governo e seus defensores acríticos dão a elas, e pelo fato de antigos defensores do Governo não terem mais estômago para fazer essa defesa. Nem para votar nesse Governo.

    Saudações,

     

    1. Se eu não tivesse cinquenta

      Se eu não tivesse cinquenta anos a não tivesse participado de muitas jornadas, bem que  eu poderia acreditar na sinceridade de suas palavras e na sua suposta preocupação com os rumos do PT e da democracia neste ano de 2014. O PT esta onde sempre esteve. No campo de batalha de uma guerra já dura mais de 10 anos. E voces pasolistas estão onde sempre estiveram. Atirando contra o PT. Como diz o tabareu. Pimenta no fiofó dos outros é refresco …

    2. Sou petista e saí em defesa

      Sou petista e saí em defesa do assassinato de reputação praticado pela grande mídia em relação ao PSOL. Alguns petistas, realmente, embarcaram nas supostas denúncias, mas acho que como reação, já que o PSOL nunca fez uma única concessão, um gesto, ou alguma ponderação sobre a atuação do PT. Sãocríticas pesadas o tempo todo. Eu, como petista, não quero ter o mesmo comportamente, e reconhecer quando o PSOL está sendo injutiçado.

  22. Precisamos de uma revoluçao democrática
    Nao há saída. Ou aprofundamos a democracia brasileira, democratizando o acesso à propriedade dos meios de comunicaçao (lei de medios), o acesso à propriedade urbana e rural (direito à cidade e reforma agrária) e aos orçamentos públicos (orçamento participativo), reduzindo o papel do rentismo na economia e o poder do dinheiro nas eleições (reforma politica com financiamento publico exclusivo), ou estaremos chegando em breve aos limites da transformação em curso.

  23. Voltar ao poder, não importa a verdade

    As corporações midiáticas cerram fileiras com as demais para recuperar uma posição perdida: o controle do Executivo federal.

    Como se trata de voltar ao poder, não importa a verdade; há apenas acontecimentos que são torcidos e retorcidos para privilegiar a operação de desmonte do Estado, sendo imprescindível, antes, recuperá-lo para as hostes estritamente “liberais”.

    Quanto ao trecho “muito provavelmente será cassado seu direito de continuar advogando”… rapaz, quanta confiança nas instituições, hem?

  24. “Ele é um mártir pessoa

    “Ele é um mártir pessoa física dessa imprudência em se dar corda a vândalos.” 

     

    Exatamente. Estão dando corda aos vândalos, inclusive financiando-os.  A lista apareceu, não havia nomes da propalda extrema direita.  

    Você conhece a expressão, Nassif, dar milho a bode. Resultado: um jornalista morto.

     

     

     

     

    1. Jornalismo-rabanada

      Sim, a lista apareceu, e prova o financiamento de perigosas rabanadas de Natal.

      Depois do jornalismo-tapioca, agora vemos o aparecimento do jornalismo-rabanada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador