Revista GGN

Assine

Chico Caruso e a arte da crueldade nas charges, por Paulo Nogueira

 

Caruso, a cara da nossa imprensa novo
 
As charges de Caruso no Mensalão vistas hoje
 
Por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo
 
 
Leitores chamaram a atenção para o papel no Mensalão do cartunista Chico Caruso, do Globo, ao comentarem o artigo sobre a dupla injustiça de que foi vítima Gushiken, primeiro pela justiça e depois pela mídia, ou vice-versa. Um deles, mais indignado, tratou Caruso como “canalha”. Caruso teria reproduzido, em suas charges, o direitismo histérico de colunistas como Reinaldo Azevedo e Arnaldo Jabor.
 
A presença de Gushiken nos trabalhos de Caruso incomodou particularmente leitores do Diário. Gushiken, como os demais réus, frequentemente apareceu nu diante dos juízes do STF.
 
O detalhe específico de Gushiken é que ele foi inocentado. Para piorar as coisas, o massacre da mídia – e as charges de Caruso se incluem aí – poderia ter contribuído para a aceleração do câncer terminal que ele enfrenta.
 
Quanto é real essa aceleração é difícil aferir, naturalmente.
 
Mas que Caruso julgou, condenou e humilhou os réus em seus desenhos é um fato da vida com o qual ele terá de conviver até o fim de sua carreira.
 
Caruso santificou os juízes e demonizou os réus. Com isso, ajudou a criar uma situação em que os acusados apareciam como, simplesmente, indefensáveis.
 
Com o correr dos dias, emergiram – quase sempre na internet – notícias que mostraram quem eram, na verdade, os ‘santos’ do Supremo. De Joaquim Barbosa a Fux e Gilmar Mendes, três dos mais severos juízes no julgamento, pouco restou da aura heroica.
 
Também foi ficando mais claro o caráter heterodoxo do julgamento – muito mais político que jurídico. O STF esqueceu, aspas, que você precisa de provas para condenar.
 
Também se viu o absurdo que é você ser julgado sem direito a recorrer a uma nova instância, para que o veredito possa ser avaliado. Foi o que ocorreu com os réus do Mensalão.
 
Outras questões apareceram, como o exagero das penas. Como o Diário comparou, o assassino norueguês Anders Breivik, que matou dezenas de jovens, levou metade da pena de Marcos Valério por corrupção. Valério foi condenado a 40 anos de prisão.
 
Em favor de Caruso, pode-se argumentar que, no momento em que ele produziu suas charges que hoje podem ser classificadas tranquilamente como infames, não havia as informações hoje correntes sobre o STF e o julgamento.
 
Ele simplesmente teria, neste caso, agido como numa manada.
 
Talvez seja a essa interpretação que ele se agarre, quando e se refletir sobre o que fez.
 
Ele deveria de alguma forma se desculpar? Ainda que isso lhe passasse pela cabeça, não dá para acreditar que ele pudesse fazer nada nessa direção na Globo.
 
E isso mostra um outro lado nesta discussão: o quanto, a despeito de eventualmente um bom salário, é inóspita a Globo para cartunistas como Caruso.
 
Você não pode contrariar a visão da casa, e isso é uma tragédia para artistas.
 
Compare hoje Caruso com Latuff, por exemplo. Caruso parece ter 1 000 anos. Latuff captou o zeitgeist, o espírito do tempo – algo que é o oposto do que se vê nas arquirreacionárias Organizações Globo.
 
Caruso já foi admirado, sobretudo nos anos 1980. Hoje é abominado por muita gente. Pode a qualquer momento ser vítima de esculachos.
 
Ele pode fazer algumas coisas para lidar com as charges de alguns meses atrás, como atribuí-las às circunstâncias.
 
Só não pode apagá-las.
 
Sêneca escreveu que, ao lembrar certas coisas que dissera, tinha inveja dos mudos. Talvez Caruso inveje, em algum momento,  os que não sabem desenhar.
 
 
 
 
 
 
 

Imagens

Sem votos
38 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Severino Fernandes
Severino Fernandes

Caruso tem livre arbítrio

Caruso tem livre arbítrio para fazer o que bem entender. E ninguém deve condená-lo por suas opções, em especial se forem estiverem de acordo com a sua consciência.

Gostaria de observar que poucos no meio informativo tem a dignidade de um Paulo Moreira Leite que ao perceber que o que escrevia (na revista Época) não agradava aos seus patrões das Organizações Globo e estava na contramão da opinião deles, pediu o boné, saiu das empresas Globo e foi trabalhar pra Isto É.

Continua o mesmo PML. E ainda mais respeitado.

Seu voto: Nenhum

Racismo e homofobia pode?

 "Caruso tem livre arbítrio para fazer o que bem entender. E ninguém deve condená-lo por suas opções, em especial se forem estiverem de acordo com a sua consciência."

E se as charges tivessem cunho racista, homofóbico ou promovessem a pedofilia, a frase acima, ainda assim, valeria?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Ouso pensar porque ouso pensar que ouso pensar.

 

imagem de Marco S
Marco S

eu via as charges no Noblat,

eu via as charges no Noblat, que tem um certo apresso por cartunistas de direita, o caruso se perdeu faz tempo!  mas dizer que essas charge também teriam parcela de culpa no cancer e de uma canalhice atroz por parte do Paulo Nogueira

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

"Para piorar as coisas, o

"Para piorar as coisas, o massacre da mídia – e as charges de Caruso se incluem aí – poderia ter contribuído para a aceleração do câncer terminal que ele enfrenta".

Nao ha nada de errado com a sentenca, Marco.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

O Caruso se superou quando o

O Caruso se superou quando o país inteiro estava debaixo de uma grande comoção pela morte de mais de duzentos jovens na boate Kiss no RS.

O Caruso fez um charge com a Dilma, tentando ser engraçado, mas o momento não era apropiado, e foi criticado até pelos que o admiram.

Quero vê-lo esculhambamdo os tucanos, material ele tem de sobra.

O Caruso, não sei qual dos dois, é o cartunista do Roda Morta ops! Roda viva.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Estou de saco cheio por tudo que vem acontecendo no país, e nós democratas, não fazemos nada.

Eu inclusive. Parece que estamos todos anestesiados, que fomos dopados. Mas essa lombra vai passar e vamos acordar.

Eu creio !!!

gAS

Tem sujeito que é de direita

Tem sujeito que é de direita e fala que é de direita.

Tem sujeito que é de direita e escreve que é de direita.

Tem sujeito que é tão de direita que desenha. Pra não deixar dúvidas

Seu voto: Nenhum (5 votos)

MAF

(Sem título)

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Rocine Castelo
Rocine Castelo

Chico Caruso è um machista de direita

Caro Paulo

sugiro, para vocês que são profissionais do ramo, verificarem as charges  onde aparecem a presidente DIlma e suas ministras.  São charges machistas, difamatórias, sem criatividade e que reforçam o que hà de pior no imaginàrio da direita. A caricatura que sempre serviu às causas progressistas, hoje, nas mãos de uma pessoa sem escrúpulos, serve de instrumento à injustiça e ao reacionarismo.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Pequeno e sórdido e mais não precisa ser dito

"Mas que Caruso julgou, condenou e humilhou os réus em seus desenhos é um fato da vida com o qual ele terá de conviver até o fim de sua carreira." (Paulo Nogueira)

A frase expressa a sentença que expiará pelo resto de sua existência, ser lembrado a todo instante o quanto foi pequeno e sórdido e mais não precisa ser dito. 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Mário Latino
Mário Latino

Caruso não é um pau mandado,

Caruso não é um pau mandado, ele faz isso com convicção, se deleita pois é tucano de corpo e alma. Pode ser um artista mas é um escroque.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Penso que o PIG, se tivesse

Penso que o PIG, se tivesse um mínimo de honradez, faria um mea culpa a respeito dos achincalhos a tantas pessoas, especialmente a Gushiken. Mas é pedir demais. Quem sabe, o espírito do Gushiken ilumine a corte a rever suas atitudes desastrosas e imorais. Mais um guerreiro se vai consumido pela injustiça. Dia muito triste. Estou de luto.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Porque minha foto não aparece

Porque minha foto não aparece nos comentários. Aguém sabe como devo proceder? sou cadastrada.

Seu voto: Nenhum

Aparece sim, Iag!

Se minha foto aparecer, as fotos foram transplantadas do AdVivo/Brasilianas.  Se nao aparecer, nao foram.

No entanto, ao apertar "responder" e fazer log in, sua foto me aparece abracada a um amado/filho/pai/avo (nao da pra ver, eh uma fotinha pikinininha) e ao verificar o link vivo no seu nome, sua foto do seu perfil em provavel zona leste (finalmente sei o que eh "iag") aparece maior e diz que voce eh dos Quintos dos Inf, digo, de BH.

Eh problema interno do blog e nao seu, nao se preocupe:  eventualmente vai voltar ao normal.

Seu voto: Nenhum
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Agora, fora do blog, eu vejo

Agora, fora do blog, eu vejo sua foto "em provavel zona leste"  dos Quint, digo, de BH, mas ja nao vejo a foto que vi da primeira vez, de voce abracada ao seu amado/filho/pai/avo/Richard Nixon.  Essa confusao nao eh sua nem minha.  Eh so esperar mais uns dias.  Se eh cookie recentemente adquirido ou nao eu nao sei.

Abracao.

 

Ah, e em caso eu nao disse hoje ainda, eu ja nao faco log in nem em sites de ciencia mais por causa da espiaozada canalha do governo dos Estados Unidos no meu rabo 24 horas por dia.

Seu voto: Nenhum
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Ok, varios minutos mais

Ok, varios minutos mais tarde:  todas as fotos suas e de outras pessoas desapareceramexceto quando aperto "responder".  Se eh filtro do blog para nao-cadastrados nao passearem de cavalinho na chuva, pra mimta otimo!

Seu voto: Nenhum

Alguem ainda acha esse

Alguem ainda acha esse cartunista engraçado?

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Sem falar que ultimamente a

Sem falar que ultimamente a inspiração dele tem deixado muito a desejar.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Luiz Gonzaga da Silva
Luiz Gonzaga da Silva

Resgatei no google um

Resgatei no google um comentário antigo em que comparo as charges de Caruso sobra a AP-470  com a atitude dos torturadores na ditadura.

 

 

Re: Página 12, o jornal argentino que incomoda muita gente dom, 17/03/2013 - 10:58

Luiz Gonzaga da Silva

"Em sete anos, o aparato militar montou e azeitou uma máquina de torturar, matar e eclipsar corpos que operou de forma infatigável. Nessa moenda 30 mil pessoas foram liquidadas ou desapareceram. Mais de 4 mil e duzentos corpos por ano. "

A nossa noite de treva durou muito mais tempo e produziu menos corpos, mas foi tão cruel quanto...

Costumo pedir aos vizinhos jornais velhos para forrar o "banheirnho" da cadela de estimação. É nessa hora que leio alguma coisa veiculada pela velha mídia impressa. Outro dia, dei de cara com uma charge de Chico Caruso na primeira página de O Globo. Ela retratava, de um lado, os ministros do Supremo com fita métrica na mão. Do outro, Dirceu, Delúbio, Genuino e Valério nus sendo medidos. Fui para a internet e me inteirei que o cartunista, invariavelmente, os retratou despidos em suas charges sobre a Ação 470.

O desenho me fez lembrar que a primeira atitude de qualquer carrasco antes de torturar é despir suas vítimas. Aliás, esse é o primeiro ato de tortura. Para a geração mais nova que não viveu as ditaduras sul americanas, basta olhar as fotos de Abu Ghraib. 

 Analisando a série de charges, acredito que o humorista, consciente ou inconscientemente, assumiu o pensamento básico de todo torturador. É sabido o ódio que o "núcleo duro" de O Globo  nutre por Lula e pelo partido dos Trabalhadores, aí, fico pensando o que essa gente seria capaz de fazer num golpe comandado por eles.

http://oglobo.globo.com/pais/chico-caruso-desenha-julgamento-do-mensalao-6866745

 

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Excepcional!!!!! Gente, vale

Excepcional!!!!!

Gente, vale a pena ver o link dos "rabiscos" (por falta de outra palavra) de Caruso nessa excrementicia masturbacao mental.  Apertem o link!

Uma mendicancia intelectual de dar pena...  e tem copy paste pra todo lado!

ATE EU FACO COISA MAIS CRIATIVA SEM ISSO!  ATE EU TENHO MAIS INTELIGENCIA DIKI CARUSO!

Nao ha ponto nenhum nessa "serie", nem humoristico, nem social, nem psicologico, nem legal, nem juridico, nem artistico, nem textual.  Ela eh so baseada em humiliacao alheia mesmo.

Nao da pra me convencer que esse eh um "chargista" nao.  Esse eh picareta mesmo.  Se isso fosse novela eu nao hesitaria em chamar de novela travesti porque ele esta "escrevendo" a respeito de assuntos dos quais nada entende e sobre pessoas que desconhece pensando que voce esta pensando que ele esta convencendo -pensamento terciarizado, entenderam?

E adicionalmente epela terceira vez, EU NUNCA VI CHARGISTA USANDO COPY PASTE NA MINHA VIDA INTEIRA.

 

 

@quem nao sabe:  favor notar que eu nao sei quem sao os "copiados e colados", nao conheco rostos de politicos brasileiros;  muito menos o assunto me interessa.  Eu NAO estou fazendo "criticas" pessoais, mas tecnicas:  na minha casa esse "chargista" nao serviria pra escovar o vaso, muito menos numa redacao de jornal que me pertencesse!  Francamente, estou indignado.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Eu gostaria muito de saber o

Eu gostaria muito de saber o que esta gente tão acusatória do PT, irão pensar (ou já estariam pensando), quando a verdade s/ o "outro lado" vier à tona. Como se sentirão os Carusos, Caetanos,Jôs, o "famoso" poeta do Maranhão. A tristeza é verificar que aquilo que vem à tona, aliás, nem chega à tona, pois não tem repercussão nenhuma, como as malandragens da TV Globo (que nem sua desculpa pelo famoso edital de apoio à ditadura, teve), o propinoduto (que deixa o mensalão no chinelo e já sumiu de circulação), a compra dos deputados p/ a  reeleição, a Lista de Furnas,  o dinheiro das privatizações (embolsado). Tudo isto é obra da direita, mas nossa imprensa é o que?

Seu voto: Nenhum (3 votos)

lenita

imagem de NALDO
NALDO

Ele é um empregado da midia

Ele é um empregado da midia entreguista e como tal dança conforme a musica, faz o mesmo que os mervaisdorianosreinaldensesaugustinianosda vida, só que com o desenho. .

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de dolago
dolago

Rebelde do a favor...

É fácil fazer o dito humor sem atacar os poderes de verdade...Caruso é um caso desses. Chutar os reús do AP470,réus sem o contraditório na mídia e em boa parte do julgamento(...),isso é fácil...Quero ver esse humor de rebeldia contra os bancos,o monopólio da mídia,as vestais da dita oposição que até ontem eram piada...Isso,não.A isso,silêncio.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Gente, olhem bem pra essas

Gente, olhem bem pra essas "charges":

Tem copy paste entre elas!  O autor faz plagio de si mesmo!

Isso eu nunca vi.

(nao sei quem a maioria dos retratados eh e nao vou comentar por isso, mas se tava suposto a ser engracado...)

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Maria Fulô
Maria Fulô

Caruso, Simão e Tutty, ainda

Caruso, Simão e Tutty, ainda que eventualmente engraçados, fazem parte de uma mesma congregação que visa - inteiramente alinhados com a visão de seus patrões - animar a direita. Representam fielmente os veículos a que servem... 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Durvalino
Durvalino

....  incrivel estas

....  incrivel estas criticas.  mas apenas lembrando suas excelencias, a ARTE nao tem bandeira: ou se gosta ou nao se lê.

toda unanimidade eh burra !  alguem ja falou isso.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de Lenise
Lenise

Incrível mesmo...

Na verdade, a arte NÃO DEVERIA ter bandeira. Aqui no Brasil, tem. Gushiken é um exemplo claro disto.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

"A arte não tem

"A arte não tem bandeira"

Tem, o talento. E o Caruso, é um virtuoso do traço, e só. Não tem a inteligência criativa de um Veríssimo, de um Millor, que tem um traço mil vezes pior. Caruso nasceu com o dom do desenho. Mas não tem a dimensão humana dos verdadeiros chargistas políticos. Ao ver Daumier deve ter admirado o traço, mas não captou a excência.

Não tem a figura do bobo da corte? Caruso é o "desenhador da corte", corte dos Marinho

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Juliano Santos

Arte não tem bandeira? O que

Arte não tem bandeira? O que signfica isso? Inacreditável mesmo é esse teu argumento. 

Pegando carona na frase final do texto: tem gente que devia se arrepender de ter aprendido a escrita. 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Durvalino, não era arte, era

Durvalino,

não era arte, era agressão, era um bom traço usado para humilhar, ofender e constranger os que estavam sendo julgados. E isso não é arte, ainda que se possa usar as técnicas do desenho para tanto.

A arte estava com o poeta Mario Quintana quando este perguntava se uma bofetada era uma forma de contato.

Se você não entender isso é capaz de confundir uma coisa com outra.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Ouso pensar porque ouso pensar que ouso pensar.

 

Não merece resposta

O cidadão em questão não merece resposta, já que não diz nada, ou melhor, nunca disse!

O único que poderia dar uma resposta a altura não está mais entre nós!

Aquele falou, aquele disse, aquele fez diferença!

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de agincourt
agincourt

cabôco mamadô

Tenho pra mim que se Henfil estivesse vivo, o PT, há muito, já teria sido colocado no célebre  Cemitério dos Mortos-Vivos do Cabôco Mamadô , em sepultura coletiva, na alameda pós-ditadura...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de jaime silva
jaime silva

Pessoal,   essa postura

Pessoal,

 

essa postura covarde do Caruso, que, a pretexto de uma boa grana do PIG, está jogando sua carreira no lixo, me fez lembrar de uma frase do padre Vieira: "Quem não pergunta não quer saber, e quem não saber, quer errar". 

Infelizmente, o covardão do Caruso sabia muito bem que Gushiken nada tinha a ver com o "Mensalão", mas, infelizmente, não teve coragem de contrariar seus chefes e poupar um político íntegro de suas maldades. Como diria um amigo, as leis são humanas e não divinas, por isso podem ser mudadas a qualquer momento. No entanto, o julgamento do que cada cidadão faz por aqui é divino e não humano. E aí, graças a Deus, não term como modificá-lo. 

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de ArthurTaguti
ArthurTaguti

Há pessoas que encontram o

Há pessoas que encontram o seu lugar devido a sua genialidade, como Angeli, Ziraldo, Millôr, Laerte, Latuff.

Angeli é notório: passou 8 anos criticando acidamente FHC em suas Charges, mesmo quando empregado de um jornal claramente simpático ao Presidente da época.

Millôr idem, escrevendo, sem abalar-se psicologicamente, naquela revista que dispensa comentários.

Agora há outros que, na falta de talento que o garanta independência editorial/artística, precisam se degradar para alcançar notoriedade. Conseguem fama instantânea, efêmera, em troca de desmoralização eterna. 

Só que neste caso, o escambo é bom na cabeça destes pretensos artistas/articulistas: se eles não seguissem tintim por tintim o que o patrão fala, sabem que não teria espaço algum devido a mediocridade. 

Instantaneamente provocarão sim riso em meia dúzia de hienas, mas logo logo serão esquecidos. Fazem panfletos políticos de ocasião que anos depois não significará nada. É a mesma coisa que comparar Beatles com estas porcarias que surgem e desaparecem, na mesma velocidade, no mercado da música.

Artista sem autonomia poética é um simulacro, nem perco tempo com estas coisas.

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Sempre gostei do Angeli e ria

Sempre gostei do Angeli e ria das charges que ele fazia na Folha na época de FHC. Mas pensando bem, com a distância necessaria, aquelas tirinhas eram acidas so na forma, eram engraçadas, davam à Fernando Henrique uma desculpa para o que ele não fazia, para os problemas, para as denuncias que surgiam em seu governo etc. No fundo, passavam uma imagem de um homem simpatico, cordial, boa gente, como se fosse mesmo um bom presidente. E francamente, FHC é de uma soberba! E um mesquinho e preguiçoso. Nunca foi um homem de Estado, nunca teve projeto de nação, não interesse no povo, coisa nenhuma.. Ele sempre foi um interesseiro e ambicioso. Mas neste mundo de aparências, de fachadas, esta ai, imortal na ABL. Mas é so isso que ele é, como seu colega Merval: um frasco vazio. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Álvaro Noites
Álvaro Noites

Jamais encontrei as charges

Jamais encontrei as charges do Angeli desta epoca. Alguém saberia onde encontrá-las?

Seu voto: Nenhum

O cartunista tem um traço

O cartunista tem um traço muito bom. A serviço do pig, está longe de ter personalidade e intelecto.

Bom é o Bessinha e o Latuff que detonam e apavaoram esse aí.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de josé adailton
josé adailton

A SERVIÇO DO PIG

Desconfio, mas ainda não tenho certeza o que representa ser " a serviço do PIG". Trabalhar em qualquer uma das melhores empresas do país é o sonho de muitos profissionais das diversas áreas da comunicação. É demérito trabalhar para o PIG? Os atuais blogueiros progressistas se projetaram na mídia estando a serviço do PIG?Eles eram independentes lá? Estes jornalistas famosos não tinham alternativas, ou foram enganados todo o tempo que permaneceram "a serviço do PIG"? A nova midia que destruirá o PIG não mudará o fundamento maior da imprensa que é informar e formar opinião, apenas o fará em sentido contrário no que diz respeito ao pensamento ideológico.A isenção, a neutralidade e a imparcialidade passará a ser  a tendência majoritária de todos os veículos de mídia do "novo" que surge? Lembremos o querido Collor: o tempo é o senhor da razão.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

"O cartunista tem um traço

"O cartunista tem um traço muito bom. A serviço do pig, está longe de ter personalidade e intelecto":

Alguem ja ouviu falar de chargista que faz copy-paste no proprio trabalho?

Entao voce ta certo.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.