China anuncia que enorme área de seu território está com solo contaminado

Jornal GGN – Uma enorme área do território da China, que cobre mais de duas vezes o tamanho da Espanha, está com algum tipo de contaminação do solo. A descoberta foi feita e divulgada pelo próprio governo chinês, depois de realizar uma investigação interna, até então secreta.

Os dados mostraram que dos cerca de 6,3 milhões de quilômetros quadrados de solo chinês pesquisados, pelo menos dois terços do total – uma área de 16,1% – está poluído.

O estudo menciona as práticas de mineração e agricultura entre as causas. “A situação nacional de poluição do solo não é positiva”, disse o ministério, acrescentando que mais de 19% das terras agrícolas que foram pesquisados estão contaminadas. O ministério de proteção ambiental do país mantinha tais dados como segredo de Estado, e chegou a se recusar a divulgar os resultados no ano passado – o que enfureceu ativistas ambientais.

O governo chinês está sob pressão cada vez maior para tomar medidas para melhorar o ambiente, com grandes partes do país repetidamente cobertas de fumaça espessa, além de cursos de água e terra poluídas. Em resposta à pressão pública, a China divulgou dados mais precisos sobre a poluição do ar. Mais de 80% da poluição do solo foi causado por “contaminantes não- orgânicos”, disse o ministério em seu relatório. A pesquisa foi realizada ao longo de um período de oito anos (2005-2013).

No ano passado, o ministério reconheceu a existência de “aldeias câncer”, anos depois da mídia chinesa relatar, pela primeira vez, que em mais de 100 áreas rurais poluídas tinham maiores incidência da doença. O premier Li Keqiang anunciou, em março, que Pequim havia declarado guerra contra a poluição. Ele chegou a ouvir preocupações do público sobre questões que vão desde a poluição atmosférica à segurança alimentar.

Com informações do Phys.org

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. são baratos

    O passivo ambiental da China é insanável. Vejo nos nossos mercados produtos alimentícios provenientes de lá e me pergunto são inspecionados, comestíveis etc.? Eu fujo sempre que vejo RDC.

  2. “…, pelo menos dois terços

    “…, pelo menos dois terços do total – uma área de 16,1% – está poluído.” Dois terços do total correspondem a 66,7% e não ao valor indicado. É bom verificar a fonte e a tradução.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador