newsletter

Assinar

Com excesso de poder, a Lava Jato pode ter virado o fio


Se havia alguma dúvida sobre o caráter politico da Lava Jato, a Operação Triple X desfaz qualquer dúvida, especialmente após as explicações dadas pelo Instituto Lula. É possível que, com os últimos exageros, a Lava Jato esteja virando o fio.
 
Lá, se mostra que as tais informações novas, que justificaram a autorização do juiz Sérgio Moro para deflagrar a operação, constam pelo menos desde agosto do ano passado na ação do Ministério Público Estadual (MPE) paulista sobre a Bancoop. Não havia novidade. Foram reavivadas pelos procuradores e pelo juiz Sérgio Moro apenas para criar um fato político na véspera da abertura dos trabalhos legislativos.
 
Mais que isso, há uma narrativa lógica – e fundamentada em documentos – para as relações do casal Lula com o tal tríplex. São explicações fornecidas há tempos, desde que o tal tríplex passou a frequentar o noticiário e que vieram agora embasadas em documentos.
 
Ou a Lava Jato desmonta esses argumentos ou não conseguirá uma explicação lógica para sua última ofensiva, a não ser a intenção de influenciar o jogo político. 
 
Nos ambientes democráticos, a maior vulnerabilidade dos poderosos são os exageros cometidos no exercício do poder. De repente coloca-se um poder excessivo nas mãos de um grupo de procuradores, delegados e de um juiz de primeira instância, sem nenhum preparo institucional prévio, fruto apenas de um conjunto de circunstâncias políticas.
 
Pessoas que sabem investigar e prender – e esbarram, muitas vezes, nos obstáculos dos tribunais superiores – ganham o poder de, a partir do Paraná, influenciar o jogo político, abalar estruturas políticas e partidárias, criar comoção social, fazer valer suas preferências políticas. De repente, são bajulados, premiados, vestem-se a rigor para ganhar prêmios. Criam a mística dos heróis sem mácula e, para consumo externo, passam a acreditar nela.
 
A Lava Jato ganhou um poder excessivo. Com suas últimas investidas, a operação perdeu os limites e saiu dos trilhos.
 
A ênfase com que os vazamentos voltaram segue o calendário político. Trata-se de reavivar o tema para entregar o caldeirão fervendo ao Congresso reaberto, preparando o clima para a última investida pró impeachment.
 
O Ministro Jacques Wagner começa a ser bem-sucedido em sua tarefa de conciliação política. É o que basta para um comando de search nos depoimentos da Lava Jato, encontrando qualquer menção ao seu nome para alimentar o noticiário.
 
A bandeira do impeachment perde fôlego após a decisão do STF. Então, tratam de levantar o escândalo do Queen Marize, de 4 mil reais, e a Operação Tríplex para reavivar a fogueira do impeachment.
 
A equipe da Lava Jato já estava no tal sítio de Atibaia no mesmo momento em que chegava nas bancas a edição da Folha, com a tal manchete sobre o barco. Sequer deram um dia de prazo, para apagar as pistas do conluio jornalístico.
 
Hoje, no Estadão, mais vazamentos com a retumbante revelação – em manchete principal! – de que um lobista escreveu ao presidente de uma montadora estrangeira para investir no Brasil, pois ele teria boas relações com o presidente e com Ministros.
 
Como em geral costuma levar em média de 8 a 12 meses para cair a ficha da presidente e de seu Ministro da Justiça, sobre os eventos que afetam seu governo, um breve roteiro de como funciona a Lava Jato.
 
  1. A força-tarefa da Lava Jato é uma organização integrada e disciplinada, que trabalha de forma articulada sob o comando do juiz Sérgio Moro.
  2. Procuradores e delegados têm uma estratégia peculiar para se livrar da responsabilidade por vazamentos: esperam que a notícia vazada esteja em mais de um ponto. Estando, sempre haverá o recurso de atribuir o vazamento à outra parte. 
  3. Na Lava Jato, esse tipo de álibi não funciona. A Lava Jato atua como uma organização disciplinada, na qual todos os membros são solidários entre si. Basta ver a reação dos procuradores contra o delegado que ousou apontar irregularidades cometidas por delegados no episódio das escutas clandestinas na cela do doleiro Alberto Yousseff.
  4. Para aumentar a eficácia dos trabalhos, houve uma espécie de divisão de tarefa. Os delegados da PF se incumbem de atuar nas sombras, providenciando os vazamentos selecionados para os jornais. Já os procuradores representam a imagem pública, atuando como porta-vozes da dignidade, da transparência e da legalidade da Lava Jato. 
  5. A rigor, não existe diferença entre os delegados Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima e o procurador Igor Romário de Paula (sic). Todos têm a mesma natureza e incidem na mesma fraqueza de se lambuzar com o excesso de poder e avançar para além das suas atribuições, interferindo no jogo democrático com operações dessa natureza.
 
Média: 4.6 (64 votos)
141 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Flavor
Flavor

Moro, nosso rambo americaníssimo

FHC e CIA põem Moro na capaÉ um herói americano !    publicado 02/02/2016, no Conversa Afiadarevista eua

O PiG se emociona com a capa da revista americana Americas Quarterly:

Sérgio Moro lidera equipe de ‘caça-corrupção’ em capa de revista americana

Moro é um abatedor de corruptos!

O detrito sólido de maré baixa vai se rasgar de inveja!

Trata-se, na verdade, de uma revista (sic) que se instala e se deixa subvencionar em dois quarteirões da chiquetérrima Park Avenue, em Nova York, onde se abrigam a Americas Society, dos Rockefeller, e o Council of the Americas, think tank também financiado pela família Rockefeller.

As duas organizações são frequentemente associadas às atividades que a CIA desenvolve nas Américas.

E tem entre seus insignes patronos, o inefável Príncipe da Privataria.

A Fundação Ford, também vitrine da CIA, financiou o Cebrap, onde o Príncipe trabalhou (sic) durante o regime militar que o aposentou aos 37 anos.

Precisa desenhar, amigo navegante?

A quem serve o Sistema Moro?


Em desinteressada contribuição à história contemporânea do Brasil e o edificante papel do FHC, republicamos post do ansioso blogueiro de 10 de fevereiro de 2008:

Paulo Henrique Amorim: a CIA pagou a conta de FHC?

O Estadão de hoje, domingo, dia 10 de fevereiro, publica no caderno Cultura dois interessantes artigos sobre o palpitante livro Quem pagou a conta? – A CIA na Guerra Fria da Cultura, de Frances Stonor Saunders, Editora Record. O livro

Permito-me fazer um modesto acréscimo aos dois artigos do Estadão. Saunders dedica uma parte significativa de seu trabalho ao casamento da CIA com a Fundação Ford, “uma vasta massa de dinheiro cercada por pessoas que querem algum”, na opinião de Dwight Macdonald...

Saunders expende 23 páginas do livro para tratar da Fundação Ford. Mostra que, com a chegada de John McCloy à presidência da Fundação Ford, em 1953, montou-se a ligação indissolúvel entre a Ford e a CIA – a ponto de a Ford ter uma “unidade administrativa” para gerir os pedidos e a infiltração da CIA na Fundação. McCloy era o que Saunders chama de “arquétipo do poder e da influência norte-americana no Século 20”.

McCloy foi presidente do Chase Manhattan Bank e, portanto, “empregado dos Rockefeller, assim como, mais tarde, foi Henry Kissinger. Tudo isso para lembrar ao prezado leitor que uma das “ações” mais notórias da Fundação Ford no Brasil foi financiar o Cebrap, por obra e graça de Fernando Henrique Cardoso, aquele que, como o Farol de Alexandria, iluminava a Antiguidade.

O papel da Fundação Ford, segundo Saunders, era precisamente financiar organizações e pesquisas culturais e cientificas, de acordo com a política da CIA de criar um ambiente cultural a favor dos Estados Unidos. A bem da verdade, deve-se registrar que a primeira linha de investigação do Cebrap esteve sob a responsabilidade  da excelente demógrafa Elza Berquò.

Porém, não se deve imaginar que a Fundação Ford fosse composta de um conjunto de néscios. É bom não esquecer que entre as obras — ou seja, entre os best-sellers — de Fernando Henrique Cardoso se inclui Dependência e Desenvolvimento na América Latina — Ensaio de Interpretação Sociológica, com Enzo Falleto, de 1970.

Diz o livro no capitulo da conclusão:

“... a compreensão da situação atual dos países industrializados da América Latina requer a análise dos efeitos do que chamamos de ‘internacionalização do mercado interno’ expressão que caracteriza a situação que responde a um controle crescente do sistema econômico das nações dependentes pelas grandes unidades produtivas monopolisticas internacionais.” (Grifo do PHA.)

“...a situação atual de desenvolvimento dependente não só supera a oposição tradicional entre os termos ‘desenvolvimento’ e ‘dependência’, permitindo incrementar o desenvolvimento e manter, redefinindo-os, os laços de dependência como se apóia politicamente em um sistema de alianças distinto daquele que no passado assegurava a hegemonia externa. Já não são os interesses solidários (???) com o mercado interno nem os interesses rurais que se opõem aos urbanos ...a especificidade da situação atual da dependência está em que ‘interesses externos’ radicam (???) cada vez mais no setor de produção para o mercado interno...”

Se o amigo leitor conseguiu entender alguma coisa, merece uma cocada baiana, daquelas que a “tapioca” do Serra gosta de comprar. Como leio o autor há algum tempo, desde quando meus professores, padres jesuítas da PUC do Rio, indicavam Fernando Henrique Cardoso como exemplo “exuberante” do método marxista de interpretação da realidade, vou tentar uma “tradução”.

É a seguinte:

É melhor o Brasil tirar o cavalo da chuva, porque os Estados Unidos mandam e vão mandar sempre no pedaço. É a “dependência” irrevogável, irreversível, inexorável... Houve duas leituras para a tese da “dependência”. Uma parte da esquerda achou que, de fato, não havia saída e foi para a luta armada. É por isso que muitos estudiosos – sérios – responsabilizam Cardoso e Falleto por jogar alguns jovens na luta armada – aqueles que conseguiram entender o que Cardoso escreveu!

Há também a leitura pela direita. Foi a leitura que o Presidente Fernando Henrique Cardoso fez: não adianta, eles é que mandam mesmo, vamos ao FMI porque lá é que se decidem as coisas. É o que ele diz até hoje: mais cedo ou mais tarde, vem um tsunami lá de fora e “eles” vão voltar a mandar no pedaço ...

Eu trabalhava na Globo quando FHC tomou posse pela primeira vez. O Globo Repórter me encarregou de entrevistar o professor Albert Hirschman, em Princeton, sobre seu ex-aluno. Hirschman disse que a eleição de Fernando Henrique era uma prova de que a tese da “dependência” estava errada...

De qualquer forma, errada ou não a tese da “dependência”, a Fundação Ford aparentemente fez um grande investimento em Fernando Henrique Cardoso. Entre as várias explicações que o Farol de Alexandria (FHC) deve aos brasileiros aparece agora mais essa: ele sabia que o dinheiro para o Cebrap vinha da CIA? Qual o papel da CIA política acadêmica do Cebrap?

Paulo Henrique Amorim OBS: estas fotos de Rambo foram adicionadas por mim, Flavor, para efeito de comparação: Resultado de imagem para ramboResultado de imagem para rambo    

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Maria Silva
Maria Silva

Nunca houve dúvida ...

Esperava o que? O Juiz tem ligações familiares com o PSDB, segundo se comenta na internet. Em 2014, os delegados fizeram campanha escancarada para o PSDB. Um deles chegou a xingar Lula de "anta". O MPF é um ninho de concurseiros cujo conhcimento se restringe as materias que foram necessárias para passar no concurso, mais nada. Depois vem a conivencia da midia ( com raras e honrosas exceções).  Nada disso estaria acontecendo se parte da grande midia não tivesse a serviço do mais violento ataque a Democracia. Uma história já conhecida por quem  conhece a História). Foi assim em 1954 e 1964. Nada de novo. Só os abestados e ignorantes, os cinicos e oportunistas, ou os fascistas mal disfarçados vêm algo de positivo nessa "operação".  

Seu voto: Nenhum

Apito amigo

CLIQUE NA IMAGEM PARA MAIS TIRINHAS!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de JoaoMineirim
JoaoMineirim

O PT demorou demais a agir

O PT demorou demais a agir contra a lavajato. Com um Ministro da Justiça meigo e temeroso, o ovo da serpente chocou.

A impressão que dá é que ninguém quis aparecer nos noticiários com a imagem de quem quer impedir a "ação de combate á corrupção". E a cada dia que passava mais o monstro crescia. Hoje, está como uma hydra. Corta-lhe um cabeça, nascem outras sete no lugar.

Mas esse movimento não começou com a lavajato. Começou bem antes. O Lula tem parcela de culpa nisso. Ele errou. Deixou o Ivo Patarra chamá-lo de  "O Chefe" da corrupção nacional. Depois deixou Diogo Mainard chamá-lo de "Minha anta". Pois bem, os apelidos pegaram e as pessoas começaram a chamá-lo pelos apelidos, pois achavam normal vendo todo mundo o chamar assim.  Devem ter pensado, deve ser mesmo, todo mundo chama e ele não acha ruim. 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Jossimar
Jossimar

Porque será que a lava jato

Porque será que a lava jato só investe contra os pontos de interesse nacional, tais como: indústria de petróleo e gás, programs de defesa nacional, obras de infra-estrutura?

Será que é  por que este foi a caminho escolhido pelos governos petistas para levar o desenvolivmento ao Brasil?

E a perseguição ao Lula? O Lula é como um catrtão de visitas do Brasil no exterior, ou pelo menos era, o seu nome abria portas para investimentos e projetos do interesse do Brasil. Era um patrimônio nacional que também poderia ser utilizado em benefício do nosso desenvolvimento. 

Mas, estes malditos da lava jato insistem em atacar tudo aquilo que poderia nos alçar para a frente. Porquê? Há algum interesse externo nisto? Porque a alinça da lava jato com as organizações globo? O que esta organização sonegadora de impostos e deturpadora da mente dos brasileiros fez de bom para o Brasil até HOje?

E aqueles funcionários públicos do Paraná, o que fizeram de bom para o Brasil além de reivindicar melhores salários?(já são dos mais altos do mundo)

Penso que todos da lava jato, juízes, procuradores, delegados, policiais federais deveriam ser sumariamente demitidos do serviço público, ter suas cidadanias brasileiras caçadas e serem expulsos do país.

Depois, uma nova equipe seria formada para INVESTIGAR DE FATO os desvios alegados a começar pelos quatro ladrões demitidos da petrobrás pela Dilma. Sem vazamentos, em sigilo absoluto, baseada em provas documentais e com o cancelamento de todas as felações premiadas.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de De Paula
De Paula

Apos esses sucessivos

Apos esses sucessivos abalroamentos, tão bem descritos pelo nosso competente escriba Nassif, só resta aos tripulantes da OPERAÇÃO LAVA JATO,  conduzirem ,  laguinho adentro, o barquinho de Da. Mariza.,  ao som daquela musiquinha do TITANIC e aguardarem o naufrágio.   

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  [FORA DE PAUTA] ATENÇÃO

 

[FORA DE PAUTA] ATENÇÃO BRASIL DO BEM CAMPANHA CÍVICA, DEMOCRÁTICA E HUMANITÁRIA - E PELA LEGALIDADE Vamos, legitimamente, resgatar o líder político José Dirceu!O José Dirceu é um preso político!O enunciado acima é um axioma!Tese insofismável!O sofrimento e a desonra impostos a esse homem é sobremaneira desumano!Não podemos mais conviver com esta barbaridade e iniquidade!Ou aumentará o nosso grau de cumplicidade, insensibilidade, falta de gratidão e covardia!Vamos nos organizar, criar abaixo-assinado, mobilizar a sociedade civil, a juventude, as universidades, os intelectuais, a OAB, a CNBB, as instituições vinculadas ao Direito, aos Direitos Humanos, à civilidade e à democracia; vamos levar representantes ao Vaticano, para conversar com o Santo Papa Francisco I;  denunciar a perversidade atroz a todas as agências noticiosas internacionais, a todos os chefes de Estado do mundo...(...)José Dirceu já foi trucidado sob o escandaloso e ILEGAL 'domínio do fato' no julgamento de exceção do Mentirão, cumpriu a pena, estava preso em regime domiciliar, foi preso apesar de preso (sic)...Levar em consideração a idade do apenado; considerar que apesar da idade longeva, o José Dirceu tem uma filha ainda criança - e uma mãe obviamente senil!O que a (IN)Justiça deste país quer mais ainda arrancar desse homem!Gostem dele ou não, o José Dirceu tem serviços prestados à nação!É inequívoco!É um intelectual!Lutou contra a ditadura militar!É um dos fundadores do maior Partido Político da América Latina.Foi o alquimista que possibilitou a ascensão de um operário à Presidência da República!E os avanços e conquistas que decorreram!É um ser humano!Quem viveu e não cometeu erros?E agora -  mais do que nunca - o José Dirceu confessa os seus pecados em juízo!O que não se pode é imputar ao José Dirceu todos os crimes imagináveis, e sobrestá-los aos admitidos!Respeitosa e humildemente, conclamo a todos e a todas brasileiros e brasileiras de coração bom e sentimento de justiça no sentido de fazermos vigílias nas proximidades do local onde o José Dirceu está, indevida e ILEGALMENTE, preso... EM TEMPO:pessoalmente, nunca vi o senhor José Dirceu - nem mesmo a anos-luz de distância! ENTENDA ################ DIRCEU AO MORO: PRA QUE ME PRENDER?O esforço que o Moro faz para enfiar a Petrobras em tudo! publicado 01/02/2016 (...)Disse o condenado:- Dr Moro, independentemente de o senhor me condenar, o que não se justifica é a minha prisão. Eu lutei contra a Ditadura, fui preso, fui condenado pelo domínio do fato no mensalão e fui preso – e sempre cumpri as regras do processo e a disciplina da prisão. Não faz sentido me prender! Não tem razão de ser! E me prender em casa! Por que? Eu poderia estar na minha casa com a minha família e cumprir a minha obrigação.Moro ficou constrangido e acabou com a oitiva.Como se sabe, Moro prendeu Dirceu seis meses atrás.Dirceu estava preso, ainda que em prisão domiciliar, mas preso. Moro levou seis meses para ouvi-lo, como se fosse possível torturar o Dirceu psicologicamente...(...) FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/dirceu-ao-moro-pra-que-me-prender

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de HenriqueBeaga
HenriqueBeaga

Volta pro site da Veja e manda um abraço pro tio Rei

O Dirceu pode até ser um preso político mas vc não deixa de ser Troll

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Amém...

Amém, amém...e...Amém...Sim, é isto que se deve dizer após ouvir uma PRECE...

O post do Nassif me parece exatamente isto: UMA PRECE (mais uma).

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Marco Palmanhani
Marco Palmanhani

Esse texto tem que chegar ao

Esse texto tem que chegar ao STF. Nossa democracia corre risco.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Arlindo
Arlindo

Não adianta... O STF vai

Não adianta... O STF vai dizer que "Não vem ao caso...""

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Eme Gómez
Eme Gómez

Lava-Jato

Diria Uguccione da Pisa, jurista da  Idade Média: “Non lex, sed faex” (Não lei, mas fezes).

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Pedro Augusto
Pedro Augusto

  Paralisa e desintegra Estou

  Paralisa e desintegra Estou tão certo do passado como Eu estou certo sobre o amanhã. Tudo o que sei sobre você é Tudo o que você sabe sobre mim é desinformação. 

http://mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2016/01/paralisa-e-desintegra...

 

 

    

Seu voto: Nenhum (3 votos)

A estratégia Moro de parceria

A estratégia Moro de parceria com o pig para alcançar seu "objetivo", escancarou-se de forma caricatural nessa operação "Queen Mariza". Os meninos da Lava a jato chegaram ao sítio na mesma hora que a Folha chegava as bancas com sua estrondosa manchete.

O problema dessa operação espetecular e espetaculosa é que se tivessem encontrado um Iate ou pelo menos uma portentosa lancha, a tabelinha pig-lava a jato ficaria em segundo plano. Mas sendo um bote de alumínio de 4 pilas talvez comprado nas Casas Bahia, ficou dificil.

O ridículo da coisa abriu uma brecha de fragilidade na imagem dos meninos de Curitiba. Aí é que o governo pode começar a questioná-los, se é que é verdade aquele post que afirma que caiu a ficha do dueto republicano, dona Dilma e sr.Cardozo 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Juliano Santos

imagem de Carlos Alberto Feitas Lima
Carlos Alberto Feitas Lima

TODOS TEM A MESMA IDEIA E O STF O QUE ACHA DISSO?

Qual o papel do STF na estrutura da justiça do Brasil? Todos falam mostram e que está errado. A Operação Lava Jato já causa mais prejuízos do que o que os corruptos causaram isso é visível, que tipo de justiça é essa que desemprega e sabota a estrutura de construção de um país e propria constituição ao dar o antagonismo antes da justiça aos barões da mídia que agora tem o poder de investigar, acusar e condenar pessoas e esses vazamentos, isso é motivo de chacota no meio jurídico internacional, estão levando o país para a idade média.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de luiz ludwig
luiz ludwig

quebra de sigilo fiscal, telefônico e bancário

Sugiro que se quebre o sigilo fical, telefônico e bancário dO engenheiro e funcionário da OAS Igor Pontes, que acompanhou as reformas no tríplex cuja opção de compra pertencia à família de Luiz Inácio Lula da Silva, disse ser possível inferir que a obra estava sendo feita seguindo o gosto do ex-presidente, segundo pessoas que tiveram acesso ao depoimento dele.

Simples assim.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

E daí???

Suponha ainda Luiz Ludwig, que as reformas estivessem sendo feitas para  quem tinha a opção de compra. qual seria o problema? Se Lula ficasse com o apartamento, ele  poderia pagar . Dinheiro para pagar ele tem.  Portanto o que voce esta propondo é gastar dinheiro publico para nada.  Voce só teria alguma coisa se Lula se tornasse proprietário sem pagar pelo acabamento do apartamento.  E provavelmente para o  o dono do empreendimento seria um belo chamariz ter em seu condomínio um ex presidente.   Oferece-lo a Lula seria um ótimo negócio.  Me parece que vocês  acham que só se pode tratar com  deferência  FHC.  

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Tudo isso que está

Tudo isso que está acontecendo ainda é decorrência do republicanismo infantil da dupla dilma/cardoso. Se eles tivessem entendido como funciona o jogo do poder, não estaria nessa enrascada.

Dar poderes excessivos para uma turma descaradamente oposicionista e partidaria é prova de uma inocência sem limites. A conta está chegando. O problema é o preço que pode ser muito alto e será, com certeza.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Luciano Lira
Luciano Lira

É hora do feitiço se virar

É hora do feitiço se virar contra os feiticeiros. Basta de tanta manipulação e invenções por parte da equipe lava jato. Vamos investigar as investigações deles e se não tiverem sentido, divulgar para os quatros cantos do Brasil, não através da grande mídia, pois, essa age em favor do mal...

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

A mídia como participante do

A mídia como participante do processo penal é uma excrescência no mundo do Direito e nas nações civilizadas. No entanto foi exatamente isso que, , em 2004 Moro colocou no papel, link no final do comentário, ele pensou a mídia enquanto parte atuante do processo penal: como espécie de mediadora, criando consenso na opinião pública para que o pais fique imaginando o acusado seja bandido e por isso merece a prisão perpétua, é baseado nisso que acontece essa demonização de Lula, até mesmo uma canoa de lata vira iate, absurdo total, mas os tribunais superiores nada fazem pq se pelam de medo, podem eles também, ministros do STF, STJ e TSE, serem demonizados e até perderem o cargo, sabendo que Carmem Lúcia será tão logo a presidente do STF a Globo já se apressou em lhe dar o famoso premio "Aquele que faz a diferença", pra Globo, claro. E viva o Direito Penal do Inimigo

Como a Lava Jato foi pensada como uma operação de guerra

http://jornalggn.com.br/noticia/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-op...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

Elelê

A mídia como participante do processo penal é uma excrescência no mundo do Direito e nas nações civilizadas.

Não tem mídia participando de processo penal nenhum e isso nunca foi defendido por Moro.

O que o Magistrado defende é que a imprensa seja livre e alimentada com informações para que o povo saiba o que está acontecendo e assim torne-se uma força a favor da continuação das investigaçõs. Uma força contrária a força política que pretende justamente o fim das investigações.

A isso se dá o nome de DEMOCRACIA. E, ao contrário do que você afirma, acontece em todos, e somente em nações civilizdas.

Foi assim em Water Gate. Foi assim no caso Iran-Contras.  Não fosse a imprensa livre do poder político nenhum dos dois casos teria dado em nada.

"Ah, mas a nossa imprensa não é como a americna", dirão os lulopetistas.

Bem, foda-se. O que o temos é o resultado de concessões públicas de rádio e TV, que são concessões dadas pelo poder público e jornais que qualquer um pode editar.

Além do mais, eu não vejo a imprensa ocultando o contraditório. As notas do Instituto Lula, bom como as notas dos advogados de defesa são publicadas em TODAS as mesmas publicações que divulgam as notas da Operação Lava-Jato. Ou não ??? 

Você está se informando onde do contraditório ???

Mas, pelo jeito, você gosta que a imprensa seja tratada a la Erdogan na Turquia,que manda prender quem denuncia corrupção no governo. Ou no estilo da Arábia Saudita ou do Iran. 

Mas na verdade mesmo, acho que você tem saudades da boa e velha imprensa dos milicos.

No mais, estou é ficando com pena da Dona Mariza. Ela, com todo o carinho, presenteou o marido e você ficam chamando o barquinho, até bonito, de canoa de lata. Que falta de educação.

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

"Nascem demasiados homens, para os supérfluos criou-se o Estado"  Zaratustra

imagem de Leonardo Neves
Leonardo Neves

Que ingorância...

O maior problema do ignorante é nunca compreender a própria ignorância. É igual a um bêbado: ele nunca se acha embreagado. O missivista confunde democracia com bla bla bla midiático. Diz que a mídia americana desvendou casos memoráveis. Watergates só deu no que deu porque AFETOU A DEMOCRACIA (coisa que você não entendeu ainda o que é). Nos EUA existe regulação da mídia, como em quase todos os paÍses sérios. Isso faz muita diferença (menos para o ignorante). Lembra do caso Michael Jackson? Antes do julgamento, a justiça americana se emprenhou em buscar jurados que tivessem pouco ou nenhum contato com o caso através da mídia. Conseguiram. Como resultado, Michael Jackson foi ABSOLVIDO da acusação de pedofilia. Tire as suas conclusões sobre a influência da mídia. Das duas, uma: ou você veio de Marte ontem e não sabe nada sobre esse planeta ou você é um cínico sem caráter. Desse modo eu não vou mais gastar o meu latim com vossa senhoria.

Seu voto: Nenhum
imagem de sabra arad
sabra arad

Surdez cegueira e analfabetismo funcional.

Contra surdez cegueira e analfabetismo funcional ( se refere aquele que lê mas não compreende ) pouco podemos fazer. 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Roberto Monteiro
Roberto Monteiro

Escreveste um monte de bobagem

e não disseste o principal: qual o poblema em ter um bote de lata em um sítio de 17 hectares? O bom é ter um ap em Paris e uma fazenda em Buritis? E tu concordas com o doi codi dos anos 2010? A imprensa é seletiva sim. E tu bem sabes disso. O MPF, a PF, a PGR só investigam um lado e arquivam do outro e são seletivas, sim. E tu bem sabes disso.

20 minutos de jornal nacional sobre um assunto desses não é seletividade? Dizer que o instituo lula nega em meros segundos ñão é e nunca foi dar espaço ao contraditório. E tu bem sades disso, também.

Sabendo de tudo isso e se fazendo de tonto, tu és o que?

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Ugo
Ugo

complementando

Roberto, o dito cujo é apenas um testa da cavolo, é a forma politicamente correta usada na bota para definir um testa da cazzo, este termo é politicamente incorreto.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de paulo roberto Marques
paulo roberto Marques

Moro e os 40, ou sei lá quantos, da caverna da Lava a Jato

Excelente este roteiro da Lava a Jato.

Falta as relações externas. Contatos e encontros (os mais frequentes e reincidentes) com a imprensa e  contatos e encontros com estruturas partidárias. Talvez uma página no face voltada a isto possa receber informações em rede de quem se encontra com quem (ou fala com quem) e aonde. Afinal, a "equipe solidária" circula. 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  Arriba militância!E

 

Arriba militância!
E convocar o MST, os estudantes, os intelectuais...

################################

https://www.youtube.com/watch?v=0P8AZjSTjWw

Seu voto: Nenhum (6 votos)

O principal erro de todos estes artigos do Nassif está na origem

O principal erro de todos estes artigos do Nassif está na localização da origem de todas estas ações.

Em todas as análises que Nassif e muitos outros fazem sobre ações que tentam de uma forma e outro desestabilizar o governo brasileiro, caem num erro clássico de procurar a origem e inspiração das mesmas em estruturas endogenas ao país, e simplesmente ignoram os aspectos externos na elaboração de todo este esquema.

Vejamos então os porquês que podem indicar a origem externa de toda estes movimentos.

Primeira razão:

A importância em desmontar de forma organizada todo os governos populares surgidos praticamente na mesma época na América Latina. Argentina, Venezuela e agora o Brasil são chave neste processo de governança mundial. Logo, olhar separadamente o desabastecimento criado na Venezuela, o assassinato misterioso de um procurador na Argentina, e as lambanças internas brasileiras, pode levar a se pensar que são eventos independentes, porém a concomitância de todos estes eventos mostram-se, como o ocorrido nas décadas de 60 e 70, como um evento único e articulado, vivenciando-se uma espécie de “Matrix Reloaded” só que com novos atores e com um enredo modificado, pois saem os perigosos militares e entra o judiciário.

Os que interpretam como sendo a origem de toda a campanha ou PSDB e/ou os barões da imprensa, erram feio, pois não será nem o PSDB que daria as cartas no caso de uma exitosa derrubada do governo atual, nem os baronetes, simplesmente porque não tem capacidade nem articulação para tramar todo este esquema.

Todos sabem que as ligações da polícia federal, por conta do combate ao trafico de narcóticos, tem ligações umbilicais e consentidas pelo próprio governo com agentes de outros países, e como diz o ditado, “onde passa boi, passa boiada”.

Segunda razão:

A retirada da jogada do exército brasileiro do golpe do impeachment através da própria desmobilização de grupos que queriam esta ação, mostra-se uma deliberada estratégia de não envolver as forças armadas nesta tentativa de golpe. A própria figura de Bosonaro como um falso líder das forças armadas, faz parte da desmobilização da mesma como agente golpista, pois devido a sua figura estroina que conquista adeptos numa velocidade menor do que conquista inimigos, o tornam mais um arquétipo de imbecil do que outra coisa.

Apesar de muitos acharem que as forças armadas tem um carácter entreguista, esquecem que por muito tempo as relações entre os governos militares e outros países vinha se deteriorando ao longo do tempo, culminando com o rompimento do acordo militar durante o governo Geisel. Por mais que o espírito anticomunistas, que continua forte nas FA, projetos como o de energia nuclear e outros nas três armas, dão um gostinho de independência que poderia ser reforçado por um novo governo militar. Logo, o importante nos dias atuais não é simplesmente derrubar os governos populares, mas sim inviabilizar qualquer proposta nacionalista de esquerda, centro ou direita.

Terceira razão:

Toda a trama de sucessivos pequenos golpes forjados através de fatos ou factoides que são divulgados na imprensa a partir de diversas ações sucessivas em diversas instâncias do judiciário ou de órgãos que aparentam ser do judiciário, como o TCU, tem quase que um cronograma bem montado, para não deixar morrer a pressão sobre o governo, demonstra uma capacidade de articulação e estratégia que sozinho nenhum grupo de direita nacional poderia montar, principalmente sem a ajuda das forças armadas, que tem uma experiência em montar estratégias de médio e longo prazo que civis brasileiros não têm.

Quarta razão:

Os atores civis que até agora se apresentam como uma opção para suceder o governo são extremamente frágeis, um exemplo é Cunha, que com uma pequena mobilização do judiciário pode simplesmente fazer companhia a várias pessoas que já estão presas. Talvez alguns se espantem porque Aécio Neves simplesmente se esconde das manifestações pelo Impeachment tendo uma ação mais formal do que efetiva, simplesmente porque talvez ele saiba que pode ser considerado como alguém descartável no caso de uma vitória das forças golpistas. No início Aécio se mantinha relativamente ativo, porém neste momento sua ação é extremamente reservada.

Visto tudo isto, podemos pensar que os passos da ação das forças que advém do judiciário, não estão programando algo para serem meros protagonistas do golpe sem levar o quinhão maior do poder. A estratégia toda é exógena, porém quem deve ocupar o poder deve ser alguém nativo, logo não esperem que os partidos tradicionais de direita como PSDB, DEM, e parte do PMDB como quem chegará ao poder no caso de um sucesso não só no impeachment ou no desgaste profundo de das instituições políticas.

Porém, apesar de toda esta bela estratégia, como os fenômenos políticos são extremamente não lineares, não acredito que conseguirão levar o poder, pois como sempre digo, golpe é algo para profissionais, mas o pós-golpe é coisa para estadistas!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Coronel Léo
Coronel Léo

Não que seja a coerência suprema, mas gostei. Manifeste-se mais.

Retromanifesto.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de MARILIA MILLAN
MARILIA MILLAN

PARABÉNS

PARABÉNS !!!!! A sua matéria é um primor, Alguém tinha que falar isso.

Marilia 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Hccoelho
Hccoelho

Na popa do quen marize,

Na popa do quen marize, verifiquem, há um helioporto para transporte de 500 mg de cocaina para um aeroporto em claudio, local em que caiu um jatinho que vinha de santos e não pertencia a ninguem. Mas não digam a ninguem.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de cezar perin
cezar perin

O judiciario brasileiro

O judiciario brasileiro consome tres vezes mais do que a média mundial..Ganha pra fazer essas besteiras...Ganha para destruir a economia que os sustenta...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de cezar perin
cezar perin

Novo Ministro

 

 

Qualquer Governo tem que ter um bom  Ministro da Justiça..Sugiro tarso Genro...Urgente

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de cezar perin
cezar perin

Perseguição

 

 

Não há mais dúvida: Lula  depois de  Getulio e Goulart  foi o cara mais persguido da história....Éa ideologia do trabalhismo que é perseguida, pois distribui renda e  promove o desenvolvimento .

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

    Erratas desprezíveis

 

 

Erratas desprezíveis relacionadas ao comentário 'ainda se reportando ao bordel [pseudo]jurídio-midiático':
bordel (em vez de ‘bodel’;
Escrota ‘veja’ (em vez de ‘escrita’ revista ‘veja’;
… depende de uma acareação (premiada?!)

Responder

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  "O Sérgio Moro não é um

 

"O Sérgio Moro não é um juiz! Ele [o Moro] é um personagem à procura do autor! (...) Alguém teria que fazer o jogo do sistema. Se não fosse o Moro, seria o 'Manoel dos Anzóis' ou o 'Pedro Sei Lá das Quantas'! (...)
Por doutor Paulo Sérgio Leite Fernandes - advogado decano dos criminalistas do Estado de São Paulo

https://www.youtube.com/watch?v=2waWqNhK29s

 

*************************

“Lula é o trofeu de caça de Moro”, diz decano dos criminalistas de SP. Por egrégio e intimorato jornalista Kiko Nogueira

Postado em 31 jan 2016

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-prisao-de-lula-e-o-trofeu-que-moro-deseja-diz-decano-dos-criminalistas-de-sp-por-kiko-nogueira/

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Aparentemente

Aparentemente o autor, convicto de que a operação lava-Jato é apenas uma ferramente política, sequer se dá mais ao trabalho de ouvir o outro lado.

Acredito que se tivesse visto a entrevista coletiva dos procuradores e do delegado logo após a Triplo X, e não apenas olado do Insituto Lula, poderia ter outro convencimento.

Como dizia nosso mestre Voltaire, o grande arauto iluminado da tolerância, a convicção é a genitora da intolerância. A convicção, seja ela religioso, política ou de qualquer natureza interdita a capacidade discernir.

Assim como a convicção criacionista não permite a um religiosos discernir, fazendo-os passar ao largo de evidências científicas da evolução dos seres vivos, alguém convicto de que a Operação Lava-Jato trata-se única e exclusivamente de perseguição a Lula e também convicto do total inocência deste, passará ao largo, evitará simplesmente, as explicações dadas pelos procuradores.

O fato da OAS já ter admitido através de seus executivos participação em cartel é irrelevante.

O fato da OAS, cliente do governo federal, ter "assumido a bronca" da Bancoop, ao invés de uma das milhares de contrutoras totalmente dedicadas  à cosntrução habitacional, é irrelevante.

O fato de o ÚNICO empreendimento assumido pela OAS a partir da Bancoop ter sido levado a cabo ser justamente o Solaris, é irrelevante.

O fato das unidades do Solaris terem sido adquiros por empresas of-shore do Panamá, através da manjadíssima Mossak Fonseca, é irrelevante.

O fato das unidades do Solaris terem ido parar nas mãos do ex-presidente da Bancoop, que depois virou Tesoureiro do Partido e recebeu justamente doações da OAS, vultuosas doações, é irrelevante.

Tudo é irrelevante. 

São todos fatos muito normais, corriqueiros, e que não merecem atenção da Justiça.

Toda a verdade emana das notas do Instituto Lula, apesar deste não conseguir explicar muito bem porque a desistência da "compra" do tal apartamento enrolado só foi decidida depois dele se tornar assunto e nem porque foi feita a desistência se tudo era tão legal e certinho conforme dizem.

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

"Nascem demasiados homens, para os supérfluos criou-se o Estado"  Zaratustra

imagem de sabra arad
sabra arad

Pois é:

Pois é amigo voce faz afirmações duras ,  duvida do Instituto Lula, mas acredita em tudo o que outro lado fala. E ao final disto tudo amigo, que provas voce tem?  Nada.

Voce tem o que a imprensa e o Min, Publico querem passar : suspeições suspeições e suspeiçoes. Pois afinal é disto que  a imprensa precisa para assassinar reputações. E para você basta dar uma de esperto e afirmar se voce for esperto voce tem suspeitar.   

De concreto o que se tem é que o apartamento não pertence ao Lula, ele nunca o usou ,  e até agora não vi nenhum documento provando que é dele. Nenhuma prova de que viria a ser dele.   Foi oferecido a ele, mas quem não desistiria da compra se ao lado  da casa desejada montassem campana.   Quanto a tal reforma meu amigo , se eu fosse o dono de um empreendimento  eu ofereceria para um cliente que pode pagar e mais do que isso,  se ele fosse famoso eu faria a maior força para que viesse morar. A vizinhança de um ex-presidente é  muito  salutar  para as vendas.  Mas tudo isto voce sabe, voce entende mas continua ecoando as bobagens, de sempre. Quanto a Mussak Fonseca, eu pouco sei, espero que investiguem, mas que eu saiba ainda não foi estabelecida , nem provada qualquer ligação destes com Lula.. Portanto o que se tem mais uma vez é ilações , ilações e mais ilações. Resumindo mais uma  tentativa de assassinar uma reputação. 

E mais uma vez voce aqui está para reforçar o que uma certa imprensa faz. Você quer apenas reforçar ilações, ilações, suspeições etc...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Explica essa

"O fato de o ÚNICO empreendimento assumido pela OAS a partir da Bancoop ter sido levado a cabo ser justamente o Solaris, é irrelevante."

De onde tirou essa informação?

O próprio despacho do Moro, quando deflagrou essa nova fase da Vaza-Jato, lista pelo menos quatro empreendimentos que eram da Bancoop e foram assumidos pela OAS.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

No Brasil a única proposta política da oposição é o golpe.

Quando a Justiça só pune de um lado, os bandidos já sabem qual lado escolher.

O importante é mentir!

Na rede há duas estratégias a serem seguidas, perder um longo tempo e desfazer uma por uma todas as mentiras e a outra é sobrepor uma mentira a outra, de forma que seja impossível se desmentir todas, o que o nosso amigo faz é exatamente a segunda, quando se pega uma série de mentiras do mesmo ele renova o estoque.

Deveríamos ter o mentirometro, um acumulador de mentiras de determinados comentaristas, que inclusivem mudam de perfil ao longo do tempo quando seu perfil anterior fica desgastado.

Um local como o GGN deveria ter um filtro que simplesmente desse aos usuários quem foi quem no passado, pois acho injusto que pessoas como eu, que desde o tempo do Fórum uso o mesmo nome e sobrenome (que são meus mesmo) seja contraditado por perfis fakes de criaturas que mudam de denominação assim como se muda de camisa.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de solle
solle

Porque a OAS? Vc acha que vai

Porque a OAS?

Vc acha que vai ser qualquer construtora que vai conseguir fazer um agrado a um ex-presidente?

Muita ingenuidade querer ir nessa linha de raciocínio.....

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Luciano Lira
Luciano Lira

Qual a justiça? aquela que

Qual a justiça? aquela que traz o nome de justiça ou aquela que quer fazer justiça? Eu não acredito que o Moro com sua equipe de procuradores e delegados tenham caídos do céu. Passei a desconfiar por demais da lava jato devido aos seus tantos vazamentos e depois de perceber que as pessoas que só assistem televisão passaram a ver como corruptos apenas  as teclas PT, o Lula e o governo! Quando leio as mídias mais imparciais, vejo que a visão de seus leitores são outras. Pode-se salvar ainda a lava jato nomeando uma junta de juízes, procuradores e delegados desde que aceitem investigar e punir, mais sem se rederem as pressões da grande mídia, pois, essa parece que não gosta de um governo que teve sua origem na classe trabalhadora...

Seu voto: Nenhum
imagem de paulo roberto Marques
paulo roberto Marques

Seu comentário vem

Seu comentário vem travestido: Travestido de seriedade, travestido de honradez, travestido de inteligencia, travestido de posse de carater, e etc. Só pega trouxa.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

A natureza do escorpião

E ai, Brandes? Ainda continua com aquela velha estratégia manjada de postar o último comentário do dia para ficar em evidencia? Sindrome do pavão?

Mudou o Nick porque? medo de levar outra puxada de orelha do Nassif por trollar demais?

Ah, e as suas argumentações sofríveis continuam desanimadoras a qualquer debate...

Seu voto: Nenhum (23 votos)
imagem de Jorge Moraes
Jorge Moraes

Irrelevante

Seu comentário não é irrelevante.

A relevância dele está no apelo "ao outro lado", quase sempre negado quando o denunciado não integra o seleto grupo dos sobre quem nada "vem ao caso".

Também é relevante para demonstrar o esperneio dos neo-aflitos com a moral, bem como o ofídico encantamento com o desencantado operativo MP - PF - Mídia Golpista - República dos que nunca vêm ao caso.

Isso tudo é relevante.

Irrelevantes somos todos nós.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Jaiminho
Jaiminho

Parece que você também já tem

Parece que você também já tem a sua convicção, né? Mas isso é irrelevante. Ou não vem ao caso, né?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Faz-se política nos partidos

Faz-se política nos partidos políticos e nas isntâncias do Poder Legislativo, jamais à frente de uma vara judicial da justiça federal. Ao Poder Judiciário cumpre a aplicação das leis, sobretudo as consolidadas na nossa Constituição Federal. Afastar-se disso, significa desviar um poder autônomo de seus princípios basilares contidos na nossa Lei Maior, impondo-lhe o exercício de práticas completamente diversas daquelas para as quais foi criado. De que serve um juiz que age para privilegiar seu grupo político em detrimento das leis que deveria observar em função de sua investidura? Serve ao seu grupo político e, consequentemente, presta grave desserviço àquela que deveria inspirá-lo: a Justiça.

Todos sabemos, agora de maneira inequívoca, que, com a tal operação triplo X, o juiz Moro tem como atividade principal a perseguição ao ex-presidente Lula. Sem grande esforço de imaginação, podemos inferir que sua atividade persecutória está voltada para investigar, a todo custo, qualquer informação (mesmo sendo mínima e desimportante) acerca da vida do ex-presidente. O desvio de suas funções jurisdicionais está, portanto, escancarado. Não cabe mais dizer que se trata de uma pessoa cumprindo com seus deveres de magistrado. E sim de um alguém em busca de algum ganho político. A rigor, chamá-lo de juiz significa desmerecer os verdadeiros magistrados.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  … Depois de a Operação

 

… Depois de a Operação ‘Lava [Tucano a] Jato’ revelar-se totalmente 'desMOROlizada', o [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a obrigação de exigir da União e da ABIN segurança 24 horas por dia, para ele e todos da família, incluindo parentes de terceiro grau!
Alguém de sã e liberta consciência duvida do que estes facínoras da pior espécie são capazes de fazer?!

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  … Ainda se reportando a

 

… Ainda se reportando a esse bordel (pseudo)jurídico-midiático, afinal, quem pagou a reforma do apartamento que nunca foi do (eterno) presidente Lula?!
A OAS ou a Odebrecht?
Bom, a resposta depende uma acareação (premiada?!) entre a escrita ‘veja’ da Marginal dos marginais Civita e a ‘Foia’ dos Frias da puta, respectivamente!
Que me perdoem os bordéis!

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo

  Erratas

 

Erratas desprezi’veis:
bordel (em vez de ‘bodel’;
Escrota ‘veja’ (em vez de ‘escrita’ revista ‘veja’;
… depende de uma acareação (premiada?!)

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.