Com hotsite, Petrobras quer reconquistar confiança

Jornal GGN – A Petrobras lançou um hotsite para informar o público sobre as medidas que estão sendo tomadas para aprimorar a governança e conformidade na gestão e evitar novos escândalos de corrupção como os deflagrados pela Operação Lava Jato. A estatal parece disposta a realizar esforços para reconquistar a confiança da sociedade brasileira. E lembrar que os mal feitos foram perpetuados por algumas figuras, que não representam o grosso do corpo operacional da companhia, que vem conquistando resultados muito acima do esperado no uso de novas tecnologias e exploração de campos.

Governança e Conformidade

Do Superacao.hotsitepetrobras

Trabalhamos por uma governança  reconhecida pela mesma excelência das nossas atividades.

Somos uma empresa de 61 anos. A ética, a transparência e a eficiência sempre pautaram a condução das nossas atividades. Por isso, construímos e aperfeiçoamos ao longo dos anos importantes mecanismos de gestão e controle. Hoje, seguimos na busca determinada pelo aprimoramento da nossa governança, com o mesmo empenho com o qual conquistamos importantes marcos em nosso desempenho operacional.

Com aprendizados recentes, implementamos importantes aprimoramentos em nossa gestão

Os desafios recentes relacionados à nossa governança agregaram importantes aprendizados para nossos processos de gestão. Adotamos novos padrões, reforçamos mecanismos de controle e criamos a Diretoria de Governança, Risco e Conformidade, que terá a missão de mitigar riscos nas atividades da Petrobras, dentre eles os de fraude e corrupção, assegurando a conformidade de nossos processos com aderência a leis, normas, padrões e regulamentos.

A Diretoria de Governança, Risco e Conformidade foi assumida por João Adalberto Elek Júnior. O novo diretor atua há mais de 30 anos em empresas multinacionais e nacionais de capital aberto nos setores bancário, de telecomunicações, agronegócio e exportações. Formado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), ele tem no currículo um MBA em Planejamento e Marketing pela COPPEAD-UFRJ e uma pós-graduação em Fusões e Aquisições pela Universidade de Columbia (EUA) e desde 2012 é membro da Comissão de Comunicação com o Mercado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Demais medidas adotadas diante do contexto atual

Nos últimos meses, vieram a público denúncias de supostos crimes em desfavor da Petrobras. Estamos empenhados, desde o início de todo esse processo, em esclarecer todos os fatos. Para isso, acionamos nossos mecanismos de gestão e controle e temos colaborado efetivamente com os trabalhos das autoridades públicas. A criação da nova Diretoria é um importante passo que se agrega aos nossos demais esforços:

Comissões Internas de Apuração: foram constituídas e concluídas Comissões Internas de Apuração para averiguar indícios ou ocorrências de não-conformidades relativas a normas, procedimentos ou regulamentos corporativos, bem como subsidiar medidas administrativas e procedimentos decorrentes. Os resultados são encaminhados às autoridades competentes para as medidas pertinentes.

Empresas de Investigação Interna Independentes: em outubro de 2014, assinamos contratos com duas empresas independentes especializadas em investigação interna, uma brasileira (Trench, Rossi e Watanabe Advogados) e outra americana (Gibson, Dunn & Crutcher LLP), com o objetivo de apurar a natureza, a extensão e o impacto das ações que porventura tenham sido cometidas no contexto das denúncias relacionadas à operação Lava-Jato.

Constituição de Comitê Especial Independente: criamos em dezembro de 2014 um Comitê Especial Independente que atuará como interlocutor (“Reporting line”) das investigações internas independentes conduzidas pelos escritórios Trench, Rossi e Watanabe e Gibson, Dunn & Crutcher. O novo diretor de Governança, Risco e Conformidade, João Adalberto Elek Júnior, é um dos membros do Comitê, juntamente com a ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal Dra. Ellen Gracie Northfleet e Dr. Andreas Pohlmann, Chief Compliance Officer da Siemens AG de 2007 a 2010.

Bloqueio Cautelar de Empresas: aprovamos em dezembro de 2014 a constituição de Comissões para Análise de Aplicação de Sanção (CAASE) e o bloqueio cautelar de empresas pertencentes aos grupos econômicos citados como participantes de cartel nos depoimentos realizados. Essas empresas serão temporariamente impedidas de serem contratadas e de participarem das nossas licitações.

Medidas Jurídicas para Ressarcimento: estamos trabalhando nas medidas jurídicas adequadas para ressarcimento dos supostos recursos desviados e dos eventuais valores decorrentes de sobrepreços, além dos danos causados à imagem da Companhia.

Colaboração: temos colaborado efetivamente com os trabalhos das autoridades públicas, conforme reconhece o Poder Judiciário. Temos atendido sistematicamente aos órgãos de controle externo (Tribunal de Contas da União – TCU, Controladoria Geral da União – CGU e Ministério Público) e manteremos nosso empenho colaborando para a elucidação dos fatos. Somos reconhecidos oficialmente pelas autoridades públicas como vítimas nesse processo de apuração.

De 2012 a 2014 implementamos 66 ações de gestão, que, juntas, mitigam riscos em diversas categorias, incluindo fraudes, desvios do Código de Ética, aumento de custos e prazos de projetos de investimento.

Contamos com mecanismos de transparência e controle que são continuamente aperfeiçoados

Diante dos desafios de gestão atuais, reforçamos que todas as nossas instâncias de controle e gestão têm atuado de maneira determinada para garantir a conformidade dos processos e aprimorar os mecanismos de monitoramento e controle. Nossos canais de diálogo e instâncias de gestão estão preparados para receber e dar tratamento às demandas recebidas.

Canais de transparência e diálogo:

Ouvidoria-geral

Canal direto de comunicação entre nossos públicos e a Alta Administração, 
Ouvidoria-Geral atua no tratamento de opiniões, sugestões, pedidos, elogios, reclamações, solicitações de informação, consultas e denúncias. São demandas de todos os nossos públicos, tratadas de forma confidencial, independente, isenta e acessível.

Canal Denúncia

Espaço exclusivo da força de trabalho para encaminhamento de denúncias que envolvam fraudes contábeis, financeiras, de auditoria ou que afetem nossos controles internos, garantido o anonimato.

Portal Transparência e SIC

Para efetivar a Lei de Acesso à Informação, contamos com uma estrutura de atendimento em torno do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), cujo prazo médio de resposta é de nove dias. Essa estrutura também é responsável pelo Portal de Transparência, que divulga uma série de informações sobre a Petrobras, com destaque para a agenda de compromissos públicos da presidente e dos diretores, licitações, convênios e contratos celebrados pela companhia.

Desde que a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor até 31 de dezembro de 2014, respondemos a 13.859 pedidos de informação, atendendo a mais de 90% das manifestações. O percentual residual de negativas de acesso corresponde a dados estratégicos.

Mecanismos de controle interno e externo:

Auditoria interna

Unidade independente na Companhia, que tem como objetivo executar atividades de controle e conformidade dos processos de contratação.

Gerência de Controladoria

Objetiva avaliar riscos para atender os marcos legais e regulatórios a que está submetido o Sistema Petrobras, incluindo riscos de fraude e corrupção.

Comissões internas de apuração

Constituídas no caso de haver indícios de irregularidade nas contratações da Companhia.

Fiscalização pelos órgãos públicos

Somos fiscalizados pelos diversos órgãos públicos, tais como Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Ministério Público, Comissão de Valores Mobiliários e agências reguladoras.

Documentos que estabelecem parâmetros para o relacionamento com nossos públicos:

Código de Ética: define os princípios éticos e os compromissos de conduta do Sistema Petrobras nas relações com seus públicos de interesse

Guia de Conduta: apresenta as condutas éticas que devem ser observadas pelos membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, da Diretoria Executiva, ocupantes de funções gerenciais, empregados e estagiários.

Manual do Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção: reúne os principais conceitos e medidas adotados pelo Programa e reafirma o nosso compromisso com a ética, a transparência e a tolerância zero à fraude e à corrupção em nossas atividades e negócios.

Estamos trabalhando mais do que nunca

Nossa produção total de petróleo e gás natural, em dezembro de 2014, no Brasil e no exterior, atingiu a média de 2 milhões 863 mil barris de óleo equivalente por dia, melhor resultado já alcançado na nossa história. Essa é uma das conquistas que só se tornou possível graças à excelência dos nossos processos técnicos e operacionais, ao empenho da nossa força de trabalho e também à preocupação constante com os processos de gestão e controle.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito bom!…

    Muito bem vinda e pertinente essas iniciativas da Petrobras em sua defesa face as investtidas do PIG lesa a Pátria contra a empresa. 

     

    Mas não podemos esquecer que o custo-contrôle em nosso País é muito alto. Portanto, nada substitui as pessoas confiáveis e de boa conduta ética!…

  2. o site fatos e dados continua

    o site fatos e dados continua firme,

    espero que continue fornecendo informações sobre a petrobrás

    e, principalmente, contestando as falácias cotridianas publicadas pela grande mídia.

  3. Fatos e Dados

    O blog Fatos e Dados foi criado para a pPetrobas ter um canal de comunicação onde pudesse divulgar as suas respostas dadas às questões do PIG, que NUNCA publicavava as respostas originais.

    Elas eram sempre distocidas e recebiam versões manipuladas e tendenciosas.

    Depois da criação desse “sítio quente” o que será feito do blog Fatos e Dados? (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/)

    Porque não contrataram um jornalista que entenda de política e de mercado para gerir o blog?

    Até quando a Petrobras vai aceitar ser pautada pelo PIG?

  4. Ótimo mas tem que sair da defensiva

       Colocar o crescimento da empresa em primeiro plano e lava jato em segundo, mostrar que os ataques à empresa causam mais danos que o desvio de dinheiro, partir pro ataque quando o assunto é corrupção cobrando publicamente à justiça punição e devolução do dinheiro denunciando para o público que isso corre o sério risco de não ocorrer com esses acordos esquisitos com os bandidos, tem que mandar no jogo, é sair das cordas e partir pro ataque.

  5. Todas ……………………….

    Todas as iniciativas deste gênero são válidas, mas não somente………………

    O PIG, ou melhor a imprensa prostituta, não se dará por vencida, pois seu propósito é privatizar (entregar) aos interesses externos a Ptrobrass, os bancos oficiais, e o que ainda resta de patrimônio publico, tal qual fizeram no governo anterior (frisa-se no governo do entreguista FHC) !!!!

    O abutre-mor já publicou em suas páginas que o controle da Petrobras, deve ser passado a iniciativa privada, o que quer dizer que não adiantará nada estes movimentos do governo, pois enquanto continuar municiando nossos inimigos com verbas publicas, eles continuarão  a sangrar e saquear  o país !!!!!!!!!!!!!!

  6. Uma grande sacanagem com a

    Uma grande sacanagem com a empresa e seus  quadros.

    Ao colocar profissionais(sic) de mercado estarão passando informações estratégicas para os inúmeros concorrentes estrangeiros da Petrobrás, i.é, outra vez entregando o “ouro ao bandido”. Além disso, colocar uma Ellen Gracie no Conselho é uma verdadeira galhofa com os acionistas e com o público em geral.

    A verdade que querem esconder é que a Petrobrás sempre conviveu com furtos menores assim como qualquer grande empresa e nunca houve problema de monta. Tais problemas apontados hoje como “verdadeiros absurdos” foram causados pelo FHC que eximiu as Diretorias da empresa de não mais se submeter as exigências das licitações e que tinham como claro objetivo proporcianar os desvios e furtos em grande monta como generalizados. 

    O FHC e sua quadrilha retirou as exigências de licitações em conluio com o Gilmar Mendes e muitos outros, de modo a justificar a privatização da Petrobrás.

    O FHC foi obrigado a retirar provisoriamente a Petrobrás da lista de empresas a serem privatizadas, porém resolveram proporcionar os meios(fim das licitações) de modo a que a empresa se visse envolvida em escandalos e consequentemente justificar a privatização da mesma.

    Tudo não passa de uma imensa e absurda armação para enganar a ignorante opinião pública e acabar com a Petrobrás.

    Não é difícil entender, basta ler e assistir as manifestações do PIG.

  7. Os procedimentos do decisões

    Os procedimentos do decisões compartilhadas no BB já eram adotados em 2005 quando Pizolatto assinava seus documentos sempre com conhecimento e conjuntamente com demais diretores.

    Nada disso lhe serviu de defesa diante da fúria acusatória dos seus dois procuradores, o do MP e o outro, o do CTRL-C+CTRL-V.

    Portanto, ou esses procedimentos não prestam para nada, são para ingles ver, ou realmente Pizolatto foi escolhido dentre os demais por ser o único petista.

  8. Não é só isso

    Que tal tambem aliar aos esforços de recuperação da marca, deixar de patrocinar veículos que só batem como aquele

    jornal nazi-facista da Band, com o tal do Boechat que só arreia o pau na empresa. Na minha opinião precisamos sangrar o

    PIG pelo bolso, quem sabe o tom fica mais ameno?

  9. hotsite?

    Para que hotsite se a Petrobrás tem o Fatos e Dados?

    Se o conteúdo do blog não vinha agradando que mudasse embora, na minha opinião, o Fatos e Dados viesse respondendo rápida e adequadamente às inverdades publicadas pelos jornalões.

  10. Mais maquiagem do que melhora

    Processo Seletivo pros cargos de chefia é a melhor coisa p/ Petrobras (E p/ todo orgão e empresa pública).

    Os Chefes Indicados Politicamente são os principais responsáveis pelas corrupções… E não propõem acabar com eles!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador