Criador da WWW divulga nota em favor do Marco Civil brasileiro

Jornal GGN – Conhecido como criador da World Wide Web (www), Tim Berners-Lee divulgou, nesta segunda-feira (24), uma nota em que defende a aprovação, “sem mais demora ou alteração”, da proposta do Marco Civil brasileiro da Internet. Para ele, a aprovação seria um “o melhor presente de aniversário possível” para os internautas brasileiros. O texto foi publicado no site World Wide Web Foudation.

Lee afirma, ainda, que o texto do Marco Civil foi construído pelos próprios usuários, em um “processo inovador, inclusivo e participativo”. O criador da web defende que a aprovação do marco vai representar “progresso social” e “ajudará a inaugurar uma nova era”. Ele cita o Brasil como “líder mundial em democracia”.

Veja o texto de Tim Berners-Lee, na íntegra:

Neste ano do 25º aniversário da Web, as pessoas em todos os lugares estão exigindo que seus direitos humanos sejam protegidos online. Se o Marco Civil for avançado, sem mais demora ou alteração, este seria o melhor presente de aniversário possível para os usuários da Web brasileira e mundial. Espero que, ao fazer passar este projeto de Lei, o Brasil vá consolidar sua reputação orgulhosa como um líder mundial em democracia e progresso social, e ajudará a inaugurar uma nova era – aquela em que os direitos dos cidadãos em todos os países ao redor do mundo são protegidos por leis digitais de direitos.

Como a Web, o Marco Civil foi construído por seus usuários – o processo inovador, inclusivo e participativo resultou em uma política que equilibra os direitos e responsabilidades dos indivíduos, governos e empresas que utilizam a Internet. Claro, ainda há discussão em torno de algumas áreas, mas, finalmente, o projeto de Lei reflete a Internet como deveria ser: uma rede aberta, neutra e descentralizada, em que os usuários são o motor para a colaboração e inovação. É elogiável que o projeto de Lei tenha entre seus fundamentos a garantia dos direitos humanos, tais como a privacidade, cidadania e preservação da diversidade e da finalidade social da Web.

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Realmente, nós temos aqui uma

    Realmente, nós temos aqui uma democracia avançada e das melhores do mundo e em contrapartida temos também um dos piores colégio de deputados do mundo.

        1. Faltam…

          Lewandowski, Marco Aurélio Mello que já declararam favoráveis a proibição.

          Carmem Lúcia e Rosa Weber tendem a ser favoráveis a proibição (já que as mulheres tem muito mais dificuldades de se elegerem pelas campanhas caríssimas).

          Celso de Mello e Teori Zavaski são umas incógnitas. Teori pediu vistas, talvez ele fez acertadamente para aprovar a proibição, se tivesse sido aprovada em dezembro ia ter tempo e maioria parlamentar para a oposição e o blocão revogarem a medida, já que o PT ajudou a eleger essa “base aliada” imbecil.

          Voto contrário definido apenas Gilmar Mendes, novidade não rsrsrsrsrs

    1. Tomara que a tese do Joaquim

      Tomara que a tese do Joaquim Barbosa (quem diria, eu concordando com ele) de proibição imediata já para esse ano seja aceita.

      Vão dizer que é ilegal o judiciário legislar (não está legislando, apenas aproveitando as brechas da constituição), o mesmo que dizer que a Revolução de 30 do Getúlio foi ilegal.

      O financiamento empresarial bagunça a democracia, dizer que vai aumentar o Caixa 2 não sensibiiza, é como se sinal de trânsito fosse desnecessário já que os acidentes continuariam ocorrendo.

  2. Acho que antes que o

    Acho que antes que o “deputado Y”, caracterizado pela Maria Ines Nassif, consiga suas verbas para a próxima eleição nada vai acontecer.

  3. Tim Berners Lee – “Velho” Militante Digital

    Boa noite.

    Tim é ‘velho’ ativista. Impressionou-me a fuidez do seu raciocínio quando, uma vez, inquirido sobre o porquê de a Internet funcionar tão bem. Ele respondeu, incontinenti:

    Porque é livre. Se estivesse amarrada a modelos comerciais, seria o caos (não-literal).

    Considero-o no mesmo patamar de benfeitores da comunidade digital de um John Maddog Hall, de Eric raymond, Richard Stallman e de um Dennis Ritchie (Unix, C).

    Marco Civil já!

  4. MarcoCivil da internet

    MarcoCivil da internet onde?

    Não seria marco estatal da internet.

    Igualdade somente por meio da perda da liberdade, eu sei onde isso vai dar, todos sabemos, só quem apoia é quem se lucupleta, o verbo “mor” da esquerda brasileira.

    1. Caro Aliança
      Tenho percebido

      Caro Aliança

      Tenho percebido você revoltado, depois que sua Marchinha foi um retundante fracasso.

      Ânimo.

      Saudações

  5. Marco Civil

    Coitado do Sr. Berners-Lee, devem ter enganado ele sobre o que realmente é o Marco Civil Petista…

    O Marco Civil já existe e funciona muito bem no Brasil, sem mesmo o terem criado.

    Não vejo problemas na internet brasileira, os problemas que existem são de infraestrutura.

  6. Criador da WWW divulga nota em favor do Marco Civil brasileiro

    Ele nem deve ter lido o projeto, o que ele ta pensando são o que os alienados do governo esta falando para  enganar, mas que na verdade sera um ato contra a liberdade de expressão, os politicos tem a tal imunidade parlamentar para falar o que quiser, nós temos que ficar calados. Ele não sabe da metade do que se trata o texto.

    1. Olhaí mais um eleitor do Eduardo Cunha, gente!

      Esse coxinha Wellington não sei das quantas diz que os políticos têm imunidade parlamentar para falar o que quiserem. Quem tem imunidade parlamentar são os parlamentares eleitos, quando falam como parlamentares. Se o deputado X disser que o Senador Y é um miserável cheirador de cocaína, não estará falando em defesa do seu mandato, será apenas uma terrível fofoca, que como todos sabem, é completamente verdadeira. Mas mesmo assim, se ele não puder provar (um helicóptero não é prova) será fofoca e ele estará sujeito às penas da lei. O marco civil, portanto, é para civilizar inclusive indivíduos como Wellington. Suas posições contra o marco civil demonstram que ele defende a internet como casa da Mãe Joana, onde as teles e outros donos de cabos possam fazer o que quiser e o internauta, que paga as contas no final, não possa tugir nem mugir.

    2. O Marco Civil da Internet

      O Marco Civil da Internet assegura o direito até a este seu comentário tão equivocado, por falta de conhecimento, do que realmente trata a lei. 

    3. Marco Civil

      Eu realmente não entendo porque alterar uma coisa que funciona tão bem no Brasil, que é a internet, há outras tantas que funcionam com debilidade e que poderiam ser melhor tratadas… porque não criam o Marco da Saúde Brasileira, o marco da Educação, O Marco da Segurança?? Mas isso é coisa do governo PT mesmo que busca ruir as estruturas que bem funcionam no país, sempre na briga por poder e ideiais sistêmicos sul americanos, e não por governar o país para os brasileiros…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador