Datafolha: no 1o turno, Dilma melhora em todas as regiões do país

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A nova pesquisa do Datafolha mostra que Dilma Rousseff retomou o fôlego e dispara com sete pontos percentuais de intenção de votos à frente de Marina Silva (PSB), com 37% e 30%, respectivamente. De acordo com o levantamento feito nesta quarta e quinta-feira (18), Dilma não só lidera no primeiro turno, como é a candidata com mais intenção de votos em todas as cinco regiões do país.

O inédito também está no fato de que é a primeira vez que Dilma abre vantagem sobre Marina, desde que a candidata entrou na disputa, após a morte de Eduardo Campos. Na última semana, Dilma contava com 36% das intenções e Marina com 33%.

Aécio Neves (PSDB) está com 17% das intenções, aumentando dois pontos em relação à pesquisa anterior.

Segundo turno

Na pesquisa que avaliou um segundo turno entre Marina e Dilma, a vantagem de Marina sobre a presidente também apresentou uma diminuição. Se antes essa diferença era de 4 pontos percentuais – com 43% para a candidata do PT e 47% para a do PSB –, agora essa dianteira caiu para 2 pontos de diferença: Marina Silva está com 46% e Dilma Rousseff com 44%.

A comemoração para a campanha petista vale tanto para o primeiro turno, quanto para o empate técnico com maior folga do segundo.

Quando comparado um segundo turno entre Dilma e Aécio Neves, a candidata continua disparando com 10 pontos percentuais de diferença.

Regiões

Em regiões do país, o maior crescimento de Dilma Rousseff se deu na centro-oeste (32% das intenções de voto, com 2 pontos a mais que na pesquisa anterior) e pela região nordeste (49%), seguidas pela região norte (49%), e manteve a mesma intenção nas regiões sul (35%) e sudeste (28%).

Rejeição

Mais um resultado revelador foi o aumento da rejeição dos eleitores em Marina, que ultrapassa, pela primeira, vez, a taxa dos que dizem que não votariam em Aécio de jeito nenhum. Marina está com 22% e Aécio com 21%.

Há um mês, a rejeição em Marina computava 11%, e na última semana chegou a 18%, até atingir ainda mais 4 pontos percentuais. Já as rejeições de Aécio e de Dilma se mantêm estáveis. 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

100 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Foi só a Marina abrir a boca

    e mostrar suas reais intenções (alterar CLT, acabar com a justiça do trabalho, mudar as definições de trabalho escravo, tornar o BC independente, promover um tarifaço, privatizar a Petrobras, acabar com Mercosul, fazer acordo bilateral com os EUA, desmamar a industria nacional, acabar com os bancos públicos…), que as pessoas começaram a perceber que a “nova politica” tá mais para “politica que só beneficia o 1% mais rico as custas do dinheiro e suor do povão”. Como dizem os adesivos espalhados por ai: Fora Marina e leva o Itau junto.

  2. Como sempre, a aproximação da

    Como sempre, a aproximação da data das eleições gera esse efeito “supreendente” entre os institutos de sempre: o PT avança e o restolho reflui. Um dia, quando for instalada a justiça eleitoral no país, isso será devidamente investigado e os criminosos receberão as condenações éticas-morais-e-sociais. Até lá, com a imprensa fazendo as vezes da oposição, em função dos tantos “negócios” que cercam suas publicações/divulgações, esse crime ficará impune. Talvez se reelegendo, a Dilma e o PT possam encaminhar o processo por justa legislação eleitoral e midiática.

  3. a subida de ilma ,não

    a subida de ilma ,não surpreende, ,as

    a qqueda  de marina  assim tão repente, mostra que ela pode cair ainda mais e inlusive reverter s expectativas para o segundo turno.

    nota-se que a subida de dilma é de 

    certa forma homogenea no país inteiro.

    difícil apostar numa vitória

    de dilma no primeiro turno, mas numa dessas, né.

    aí é partir pro abraço.

    porque pode ser de furar a rede.

  4. O resultado é bom para Dilma,

    O resultado é bom para Dilma, mas sem essa de “disparar”. A coisa ainda está equilibrada e ela ainda está atrás no segundo turno, que é o que conta.

    Dilma deve seguir firme, mostrando o que foi feito, mostrando as novas propostas para o que fazer e desmontando a colcha de retalhos que é o “programa” de Marina. E claro, além de continuar batendo forte em questões centrais como independencia do bc, eliminação dos subsídios, etc…

     

     

    1. Sinceramente…

      Você ainda acredita no DATAFOLHA?…….Pelo melhor sentimento, não teremos nem segundo turno…….Há muita manifestação do eleitor silencioso…..Não abre seu voto, mas certamente é equilibrado e justo…daí, sairá mais DILMA. 

      1. E voce acredita em que ?

        E voce acredita em que ? Todos os institutos dão mais ou menos os mesmos resultados. A Dilma está com boa tendência mas ela ainda não ultrapassou a Marina e tem que continuar firme na disputa.

        Incrível, como em toda eleição é mesma coisa, parece um fetiche. Sempre que a pesquisa – nesta caso são várias – não agrada inventa-se N desculpas sobre o porque dela estar errada.

        Veja que mesmo na Vox, do Marcos Coimbra, totalmente ligado ao PT, a Dilma ainda está atrás da Marina, no segundo turno.

    2. Mas o que conta?

      Eu acho que é revelador que em um mês a rejeição de #MarinaCensura tenha dobrado, passado de 11 para 22%.

      Mas o que conta mesmo é a tendência de queda da Osmarina e a tendência de subida da presidenta Dilma. Evidentemente nada está ganho. No primeiro turno, Dilma abre 7 pontos. Já a evolução da pesquisa mostra que a vantagem de Osmarina caiu de 10 para 2 pontos no segundo turno. Isso conta muito!

  5. Sudeste bastião da direita nacional

    É interessante notar que o “fenômeno Marina” só tem realmente expressão no sudeste do país. E estou para afirmar que se não fosse o apoio de Marina em SP e MG ela estaria literalmente ferrada! No Norte do país, região de onde ela veio ela apanha de 49 a 28. Até no Sul, sempre conservador, ela apanha de 35 a 25 , 10 pontos de frente pra Dilma!

    Duas conclusões: o Sudeste continua sendo o bastião do conservadorismo e da direita do país, em especial os estados de Mg e SP . Não é estranho este fato, sabendo que o arranjo político-econômico que vigora no Brasil a 500 anos sempre só fez drenar recursos e riqueza das outras regiões do país para a elite do Sudeste (leia-se SP, e uma mixaria para MG)!

    A segunda é que a situação analisada por este enfoque parece bem mais tranquila para Dilma do que anunciam os “pigs”. Levando-se em contra a extrema volatilidade do eleitor eu não me surpreenderia nem com uma vitória de Dilma logo no primeiro turno, nem com uma “surra” de Dilma na Marina no segundo turno. Aécio parece mesmo fora do páreo (graças a Deus).

    1. Somente em São Paulo

      Em Minas #MarinaCensura perde. Periga até do Arrocho Never perder para Dilma também. Quem segura mesmo Osmarina é Itaú, Natura, Greenpeace, PiG e o eleitorado de São Paulo.

    2. Fernando Lopes
      Há um fato

      Fernando Lopes

      Há um fato novo na eleição para governador em Minas e talvez muitos não saibam. Última pesquisa Datafolha Pimentel tem 43. Pimenta da Veiga, candidato do Aécio 23. As coisas estão mudando por aqui.

  6. Pega-se os dados e se conclui

    que o Brasil, em todas as suas regiões, prefere o que propõe Dilma

    Por regiões um candidato jamais teve essa condição

    Não fosse o bombardeio maquiavélico e diário da mídia a situação seria mais abrangente

    Como diz a presidente da Associação Nacional de Jornais e executiva do grupo Folha de S.Paulo

    “(…)esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo”

    Janot em suas últimas decisões não ficou atrás

  7. Meu Deus, depois dessa

    Meu Deus, depois dessa noticia que a marina quer mexer na lei do trabalho escravo para favorecer ruralistas então, só faltava, essa entregar o país aos banqueiros e a liberdade aos ruralistas, são as trevas se aproximando….

    1. a Marina é testa de ferro e xclusiva do Itau

      O Aécio é o candidato do resto do “mercado” só que  ele não tem o que mostrar e já se sabe o que esperar dele,  então colocaram a Marina de testa de ferro, uma aposta no desconhecido.

      Acho importante que continuemos a conversar e mostrar para pessoas mais incautas que Marina e Aécio é tudo junto e misturado, e com certeza no caso da Marina o governo dela não terá sustentabilidade nenhuma, por incrivel que pareça apesar das fracas condições do Aécio como candidato, o psdb ainda tem alianças que trariam governabilidade, já a Marina é o prato que USA e ditadores pediram a Deus, não tenho nenhuma dúvida do retrocesso que ela signigfica.

    1. Momento atual

      Demarchi,

      Tudo bom ?

      Em minha opinião, este é o quadro que melhor demonstra o real estágio dos 3 candidatos.

      No caso, a situação de DRousseff é a mais importante de todas, pois Datafolha atribui 37% das intenções de voto para a candidata de situação, e na avaliação de seu governo, os mesmos 37% de Ótimo e Bom e 38% avaliam como regular.

      Isto quer dizer que nenhum, zerozerentezero dos 38% que avaliam o atual governo como regular votará em DRousseff, um disparate completo.

      Se assim fosse, os tais 38% estariam juntos com os 24% que consideram o governo Ruim ou péssimo e que realmente não votam em DR de jeito nenhum. 

      Em hipótese conservadora, se 25% dos que consideram o governo Regular votarem em DR, neste momento ela alcança pouco mais de 47%. 

      Se 16% ficam divididos entre os outros candidatos, brancos e nulos, restam 84% e fazer as contas, certo ?

      Só utilizei os elementos fornecidos pelo Datafolha.

      Um abraço

       

       

       

       

      1. Alfredo,
        A cabeça do eleitor

        Alfredo,

        A cabeça do eleitor não é 100% lógico-matemática assim. Estatística é uma ciência exata, mas eleição não é.

        Pode ter gente que considera o governo bom, mas vota em outro candidato por acreditar que este será ainda melhor (claro que não a maioria). Então 37% de ótimo/bom não quer dizer que todos estes votam na Dilma

        No outro extremo, pode ter gente que considera o governo ruim, mas mesmo assim acha que os outros candidatos são piores que Dilma e votam nela (novamente, estes casos devem ser poucos, mas não inexistentes)

        Quanto a fração de 1/4 dos que consideram o governo regular “obrigatoriamente” ter que votar no candidato a reeleição não tem nenhum fundamento… pode ser 1/4, metade, 1/5…

         

        Pra finalizar, se tivesse essa relação direta entre avaliação do governo e voto, a regeição da Dilma não poderia ser superior os 24% que avaliam o governo ruim/péssimo.

        1. Pesquisas

          Eduardo,

          A premissa neste tipo de estatística é de que as pessoas votam no candidato que acha ótimo e bom, assim como as pessoas que consideram o tal candidato ruim, não votarão nele de jeito nemhum. Se não for assim, não se precisa de pesquisa. Os casos raros, tanto para um lado com para o outro, são exceções, e assim devem ser considerados.

          Quanto aos 38% que que avaliam um candidato como regular, ressaltei que a percentagem de 25% é uma hipótese, em minha opinião conservadora mas ainda uma hipótese, pois pode ser metade ou 1/5, só não pode ser zero.

          Não comprrendi o final.

          Um abraço

  8. O Datafolha foi melhor para

    O Datafolha foi melhor para Dilma do que o Ibope, o que não é de praxe, se observamos o histórico dos dois institutos.

    Me parece que o Aécio tem teto, nunca, em nenhum momento da campanha, ele ultrapassou os 20% das intenções de votos.  O piso de Dilma fica em 35% e dificilmente, muito dificilmente, Marina cairá abaixo dos 25%.  Vão as duas mulheres para o segundo turno.

    1. HAHAHAHA.. boa!!! Analogia

      HAHAHAHA.. boa!!! Analogia futebolística a la Lula.

      mas…… infelizmente a eleição não é por “Pontos Corridos” e na “Final” ou no “confronto direto” (Segundo turno) a Dilma (ainda) não ganha da Marina

  9. Essa estória de segundo turno

    Essa estória de segundo turno antes de havê-lo, é um indicativo claro e tendencioso de tangenciar o eleitor.  É uma tática subliminar.  Velhíssima por sinal! 

  10. ex senador procurado pela

    ex senador procurado pela policia em minas  hoje pela manha, acusado de desvio de 20 milhoês Clésio Andrade é réu no mensalão tucano e renunciou ao mandato de senador recentemente, escapando de ser julgado no STF. Com isso seu processo deve voltar à primeira instância. Ele foi sócio de Marcos Valério na agência de publicidade em 1998, ano da tentativa de reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) em que ocorreu o mensalão tucano.
    Rico empresário dono de empresas de ônibus urbanos, ele foi escolhido para vice-governador de Aécio Neves (PSDB-SP) nas eleições de 2002. Eleito, teve sua mulher Adriene Andrade nomeada por Aécio para o estratégico cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Minas, cargo que fiscaliza as contas do governo

  11. MENTIRA

    Isso é mentira. M-E-N-T-I-R-A !!!

    Dilma nunca esteve abaixo dos 40% nos últimos 2 anos e meio.

    O Datafolha, como previsto por mim e muitos outros, está apenas “calibrando” seus números com a realidade que se aproxima em Outubro. Não há a “disparada” de Dilma ou queda de Blablárina e Aécio.

    Tudo continua exatamente igual.

    Dilma muito à frente e os demais se estapeando para tentar chegar a um cada vez menos provável segundo turno.

    Não vamos cair neste engôdo de “disparada” da Dilma. Isso visa apenas tentar dar alguma credibilidade à esses institutos.

    É sempre assim, perto do dia das eleições os candidatos petistas “disparam” milagrosamente rumo à vitória.

     

     

  12. Dilma não lidera em todas as regiões

    Nassif, uma correção: no texto diz “De acordo com o levantamento feito nesta quarta e quinta-feira (18), Dilma não só lidera no primeiro turno, como é a candidata com mais intenção de votos em todas as cinco regiões do país.”, porém no Sudetes é a Marina que está liderando.

  13. Outro dia alguém fez uma

    Outro dia alguém fez uma análise interessante que repetirei aqui:

    Pelas pesquisas Dilma tem 37% da preferência, que coincide com o mesmo percentual de ótimo/bom quando perguntado sobre o que acham do governo Dilma. E os 38% que consideram regular? Desse grupo ninguém votará nela no primeiro turno? 

     

    1. Selma, fiz esse comentário

      Selma, fiz esse comentário dia 09/09, a pesquisa foi CNT/Ibope… acho que continua válido, agora acrescentando o Datafolha nesse incoerência.

      Uma coisa que não dá pra

      09/09/2014 – 17:31

      Uma coisa que não dá pra entender:

      – Na avaliação de 37% dos entrevistados, Dilma está no caminho certo na condução do governo;

      – Na avaliação de 39% dos entrevistados a sua atuação é vista como regular;

      – Dilma ganha de Marina no primeiro turno, 38% a 33%;

      – Mas perde no segundo, 42% contra 45%;

      Fazendo um exercício secundarista de sociologia eu vejo o seguinte:

      – A votação de Dilma no primeiro turno é, ao que tudo indica, somente devido às eleitores que aprovam positivamente seu governo;

      – Mas Dilma terá no segundo turno apenas 4 ou 5% a mais de votos, que seguramente viriam dos que consideram seu governo regular, que gira em torno dos 40% dos consultados (a menos que se cometa a loucura de, mesmo achando um governo ruim ou péssimo, votar em sua candidata);

      Conclusão minha:

      Ou esses caras, todos do Ibope ao CNT, estão mentindo na cara dura pra incensar Marina, mantendo vivas as chamas do financiamento da campanha;”

      1. Infelizmente, é pior!

        João, isso é a preparação do povo para o Golpe.  Isso é o novo Proconsult!

        Isso é para preparar o povo para um resultado que já está programado nas urnas eletrônicas para acontecer.

        Não precisa muita coisa. Al Gore perdeu a eleição por menos de 100 mil votos.  Urnas sumiram, vários votos foram anulados porque não furaram direito o papel.  Isso na Califórnia e com PAPEL!!!

        Imagina o que não fariam na urna sem papel…

        Já disse e repito: uma diferença de 5 milhões de votos podem ser “corrigidas” para #MarinaCensura pela urna sem papelzinho, como dizia o Brizola, pois esse processo impossibilita a recontagem.

        Não é à toa que diversos países rejeitam a urna brasileira, cuja segurança é feita por decreto da justiça eleitoral.

        Então, se a diferença for 42 a 44 a favor de Dilma, isso pode ser “revertido”…

        A única chance é ter uma diferença significativa de, pelo menos, 10% dos votos.  Aí fica mais difícil fazer o resultado em favor de #MarinaCensura, pois a fraude ficaria óbvia.

        Só falta combinar com a justiça eleitoral…  Você acredita mesmo que isso é difícil?

        1. Claro que não.
          Janot já disse

          Claro que não.

          Janot já disse ao que veio, um ministro do TSE idém… e ainda tem o JB de volta e fagueiro.

          Por isso que pessoalmente me empenho 26 horas por dia para conseguir votos pra Dilma.

          A Democracia nos cobra altos preços: a vigilância e o combate diário aos seus inimigos estão entre eles.

           

           

  14. AVALIAÇÕES E PERSPECTIVAS

    Creio que a realidade estatística das intenções de voto seja mais favorável à reeleição do que mostram as pesquisas, pois estas refletem a situação nas regiões mais acessíveis, enquanto a vontade popular que emerge das urnas tem uma maior influência dos rincões mais distantes e isolados, onde a preferência do eleitorado incrementa a força do PT.

    Mas é tempo de redobrar esforços em favor da reeleição, pois o poder econômico tem usado sua força política através de todos os meios, legítimos e ilegítimos, para favorecer as candidaturas do PSB e do PSDB.

    O PGR já mostrou que é tendencioso. E isto dever ser enfrentado com firmeza, mas sem choro e sem perder o foco no debate objetivo mais relevante.

    Cabe aos dirigentes da campanha da reeleição mostrar ao eleitorado a quem interessa o discurso monocórdico e estéril dos caluniadoresdesesperados.

    Mostrar a realidade relativa a prioridades e realizações é o antídoto contra a estratégia da mentira sistemática, pois a luz solar é o melhor desinfetante…

    A simples comparação entre os históricos de realizações, com a resultante evidenciação das prioridades escolhidas por cada um dos candidatos à eleição presidencial, constitui a estratégia mais eficaz para garantir a reeleição.

    Os candidatos do PSB e do PSDB não terão chances de manipular os eleitores que conheçam o real significado das opções evidenciadas pela trajetória histórica de cada um deles e pela composição dos grupos políticos e econômicos que apoiam suas respectivas candidaturas.

    Por isto os adversários da candidatura do governo tentam táticas diversionistas, para desviar o foco do debate, com o torpe objetivo de limitá-lo a um festival de calúnias, injúrias e provocações.

    Cabe a quem deseja o sucesso da reeleição conduzir um debate objetivo, com uma postura construtiva, que alie a visão histórica às perspectivas do futuro.

  15. SP não sabe votar

    Marina está bem na frente mesmo somente em SP.

    Mas SP está perdido, não tem paulista na disputa.

    SP é bairrista. Só vota em paulista.

    Agora não tem paulista, está perdido.

    vai votar em qualquer um, por pirraça.

    vão eleger um novo Cacareco.

    1. Orgulho

      São Paulo é o orgulho do país:

      – Bispa Marineca Malafaia à presidência;

      – Rei do trensalão, dos sanguessugas, do Aref do habite-se e da privataria ao Senado;

      – Tiririca, Russomano e Paulo Maluf à Câmara;

      – Campeão do massacre do Pinheirinho e da Cracolândia, e da pior crise hídrica da história do estado, ao governo.

      Há um ano milhares de jovens paulistas foram às ruas pedindo “MUDANÇA” e o resultado foi isso aí.

      1. MUitos desses jovens sairam

        MUitos desses jovens sairam pedindo mudança e se mudaram mesmo. Do Jardim Paulista pro Jardim América. Enquanto isso, o Jardim Nordeste que se dane, nao é mesmo?

  16. Dilma retoma o debate.

    No campo das ideias, Dilma se apresenta melhor, em especial na propaganda da TV. Está se desvencilhando das “balas de prata”. Vai ter de conviver com o bombardeio da mídia até as eleições, mas está numa trajetória ascedente. A razão – e não o medo ou a comoção – está voltando a prevalecer e parece que ela caminha para ter a maioria. Dilma explorou a tibieza de Marina e as inconsistências do Programa de Governo do PSB. A campanha de Dilma está sóbria, e Dilma mostra firmeza. Esse traço da personalidade dele parece que está pesando perante o eleitorado. Vai explorar – e Lula já começou com isso – uma posição de que a mudança só começou com eles, e por conta deles, e ela será a “conservadora” dos avanços dos programas sociais instituídos. Lula está de cabeça na campnha, puxando pela militância, dando um tom político e emotivo às realizações deles, Lula e Dilma.

    Passada a comoção, um mês após o sepultamento de Eduardo Campos, a “nova política” explicita a convivência com as “velhas práticas”. A campanha de Marina continua apelativa, mostrando que foi pobre, passou fome, etc. Isso está desgastando ela. Está em viés de baixa – os “trackings” mostram isso. Esse teor emotivo da campanha – em especial com o passamento do Eduardo Campos – parece que esgotou. Quando Marina fala se revela um poço de contradições. Muda aos sabor dos ventos. E os colaboradores dela também não ajudam. Agora é esperar e ver em quanto a intenções de voto de Marina vão se acomodar. Creio que há ainda espaço para a queda. Duas semanas é tempo suficiente para isso. Já que ela “subiu” 13% em menos de 10 dias, pode cair para os 20% em duas semanas.

    E a queda de Marina será a esperança de Aécio. Ele chegou a ter 23% de intenção de voto – no pico, num “DataFaia” – acredito que tivesse uns 20%. Aécio aplica a tática de a ligar ao PT. E estimula o anti-petismo contra Marina. Isso pode fazer com que ele recupere uns pontinhos – como parece que os institutos de pesquisas apontam. Claro, esse “recuperação” demonstrada pelos institutos de pesquisas é providencial para angariar mais alguns recursos para campanha eleitoral, que nessa fase final, com o pessoal – com a “militância paga” pela campanha – e material na rua é essencial.

    Pode ser que a briga pelo segundo lugar se torne indefinido no primeiro turno, pois Dilma sempre conta com 35% do eleitorado. E aí entra um outro fator. Aécio vai ter de atacar mais Marina, e Marina terá de se defender de Aécio. Isso irá assim até o último debate. Um poderá prejudicar o outro no afã de chegar em segundo lugar. E se Dilma se aproveitar disso, e subir nas pesquisas, será que haveria segundo turno? E um tem algo esquisito: só vota em Dilma que acha o Governo bom ou ótimo – 37% -e quem acha razoável, nem que seja 1%, vota ela. Creio que com 43, 44% de intenção de votos dê para ganhar no primeiro turno. Falta 6% pelo DataFaia, logo eu creio que falta na verdade 4% – sempre dentro da “margem de erro” deles. A racionalidade de Dilma e a emotividade de Lula podem fazer o PT crescer na reta final da campanha do primeiro turno, e aí, babau Marina e Aécio.

    1. Dilma convive com a artilharia da mídia há 4 anos

      A mídia nunca parou de atirar.  Nem na época do Lula!  Duvido que isso vá mudar, mesmo depois de eleita.

  17.  
    Bem, ontem eu comentei que

     

    Bem, ontem eu comentei que mesmo o Datafolha iria mostrar um subida da Dilma e queda substancial de Marina. Vários jornalões tentaram induzir a campanha de Dilma de parar os “ataques” (criticas ao programa de governo dela viram ataques na mídia) contra Marina dizendo que isso não estava dando resultado, logo vi que era uma tentativa de fazer o programa da Dilma de mostrar as fragilidades do programa de Marina e quem está por trás dela.

    Esse pessoal da grande mídia já sabia dessa tendência de queda da Marina, por isso tentavam convencer o PT de que a tática de “atacar” Marina não dava resultado, mas o fato é que eles sabiam que estava dando, tanto que a Marina através de seu partido tentou tirar o Muda Mais do ar.

    E para ajudar em pouco tempo a rejeição a Marina dobrou saindo de 11 e indo a 22.

    Se continuar no mesmo ritmo, exceto se surgir uma fato novíssimo é bem provável que as próximas pesquisas mostrem Dilma ganhando no primeiro turno.

    1.  
        Agora, o que me estranha

       

        Agora, o que me estranha é ver uma instituição a PGR, através do seu procurador geral querer tirar do ar o que Dilma pensa da independência do Banco Central, acho isso um absurdo, a Dilma tem todo direito de mostrar o que pensa que irá acontecer com a independência do BC, quem tiver outra opinião que tenha, mas querer impedir ela de mostrar o que pensa a respeito para mim é censura. Só não sei se o pedido vai ser aceito pelo TSE.

       

    2. Heh… esqueceram que não tem trouxa na campanha…

      Claro que a campanha não se guia exclusivamente pelo Datafolha e Ibope.  As campanhas também fazem suas próprias pesquisas. 

      Claro que eles verificaram se o fato de atacar #MarinaCensura a favoreceria e viram que essa é a tática correta (aliás, moralmente também é correto já que estimula o debate).

      Talvez você esteja correto Eduardo.  Mas, se estiver, seria uma amostra da arrogância dessa mídia que acha que pode manipular a tudo e a todos, sem exceção.

  18. Computa aí minha rejeição a

    Computa aí minha rejeição a Marina. Prefiro fazer o sacrilégio de votar no Aécio do que nessa aventureira. O Aécio é um inimigo conhecido. Marina é a reencarnação do Jânio. Sai capeta!

  19. Sugiro e torço p/mais empenho, pesquisas publicadas esmorecem

    Fator rejeição:importante(e esquecido),atente-se.Creio que foi Daniel:”Como sempre,a aproximação da data das eleições gera esse efeito “supreendente” entre os institutos de sempre:” Tais dados podem trazer esmorecimento.Num certo ins tante,mais efeito “surpreendente”.Portanto,quem vai votar no 1ºturno,cautela.Ínfimo risco de decisão final em 1º turno,para  eleição de 2 turnos,meu voto será ideológico,apesar de trazerp.ex. H.Helena q não merece confiança(Não me contradigo). No Rio,p.ex.,votaria em Freixó pela importância em debates(reproduzidos na web,atingindo mais os q não ficam tarde da noi- te).Dilma à frente:quem votar 1ºturno deve propagandeá-la AINDA MAIS,c/todo o empenho.Será meu voto no 2º.

    1. Yesenin, o poeta russo na voz de Belchior

      em seu último poema,escrito na parede de um quarto com sangue dos pulsos,por falta de tinta.Cantado e homenageado por Belchior. Multimídia do Dia. Procuro traduções de outros seus poemas,quem souber,contate-me, p/favor.Divulgarei.

    1. Taí, boa lembrança. O Prof.

      Taí, boa lembrança. O Prof. Hariovaldo Almeida Prado é o único pensador assumidamente de direita cujas ideias fazem sentido, cuja clareza de raciocínio é lapidar e exemplar e visa unicamente salvar a família cristã (especialmente a paulista) do comunismo escarlate petista e dos desmandos da búlgara usurpadora.

      Se a Marina quiser vencer essa corja deveria arejimentar o emérito prof. para suas hostes anti-petralhas, visto que ele trava um combate hercúleo, solitário e incessante contra o perigo vermelho que ronda nossa pacífica sociedade anarco-capitalista.

      Falando nisso: 49% + 45% + 5% + 2 %+ 1% não é 102%? Como sempre a confiabilidade do Dataprado continua impecável.

  20. Eu não estou acreditando

    Marina Itaú agora defende o trabalho escravo para bajular os ruralistas. É demais. Ela está fazendo de tudo para ganhar essas eleições e tudo isso para se vingar do Lula e da Dilma. É lamentável o estágio em  que essa mulher se encontra. Se essa mulher ganhar, o trabalhador vai se ferrar como nunca antes.

    Dilma, por favor mostra na televisão a fraude que é a Marina Itáu. O povo tem que saber.

     

  21. Mama África!!!

    Chico Cesar, como sempre, conciso e genial:

    “Nós sonhamos também, mas não somos malucos”

    No ato de artistas e intelectuais em apoio a Dilma.

    1. Deveria ser reprisado no horário eleitoral!

      Foi lindíssimo o ato dos artistas e intelectuais! Dilma, a nossa honrada presidenta, aplaudida de pé ao som de ” Olê Olê Olê Olá , Dilma Dilma!!!!  Foi de arrepiar!

      1. Foi mesmo Marly, tomara que o

        Foi mesmo Marly, tomara que o João Santana reprise pelo menos umas 4 vezes até o dia 05/10.

        Principalmente na reta final, menos política e mais emoção pra incendiar a militância.

         

  22. tamém!jogou todos os

    tamém!

    jogou todos os escrúpulos político-morais mais baixos da política; o fairplay da boa liderança da boa política; a liturgia sagrada do poder presidencial na democracia; a compostura e elegância do saber viver em sociedade civilizada; jogou tudo, na ordem do dia do marketing político mistificador fascista de se ganhar o poder pelo poder – custe o que custar – pela política aloprada de “terra desolada”; jogou tudo na lata de lixo da história…

  23. Defesa dos conquistas trabalhistas

    Aprofundar a discussão dos direitos trabalhista pode dar um novo impulso na  candidatura da Presidenta Dilma,

  24. “Como entender Marina?” (Mino Carta, Carta Capital ):

    Edição que sai hoje, já no site:

    “Volto de viagem ao exterior e retomo meu espaço habitual. Em Roma, li uma análise a respeito da candidatura de Marina Silva que coincide com a avaliação de CartaCapital. No jornal La Repubblica, dos três de circulação realmente nacional, o de maior tiragem juntamente com o Corriere della Sera, e, na minha opinião, o melhor de todos.

    Diz o diário que Marina Silva tem um passado honroso e nem por isso as qualidades necessárias ao exercício da Presidência de um país do tamanho e da importância do Brasil. Sua formação política é precária e suas ideias, quando manifestadas com um mínimo de clareza semântica, são confusas e contraditórias, de sorte a ressaltar a dramática incógnita que a candidata representaria se eleita.

    O texto do La Repubblica confirma as nossas previsões, feitas nesta página no momento em que ficou assentada a substituição de Eduardo Campos por Marina Silva. Ou seja: ela seria tragada pelo apoio da mídia nativa, autêntico partido de oposição, porta-voz da casa-grande, e por esta arrastada inexoravelmente para a direita mais retrógrada.

    E aí começam a confusão e a contradição da candidata do PSB sem ser socialista. Ela passou a ocupar a cena política brasileira como inimiga do latifúndio e da devastação ambiental, o que implica uma postura oposta àquela dos seus atuais arautos e conselheiros, adeptos, além de tudo, da involução globalizada, dita neoliberalismo, a desencadear a crise mundial. Eis perfilada a ameaça: o retorno à política econômica do governo de Fernando Henrique Cardoso, quando, em nome da estabilidade, o Brasil quebrou impavidamente três vezes e foi entregue ao presidente Lula com as burras à míngua.

    Uma ação leva a outra, e haveria a se temer também pela renúncia a uma política exterior que, depois de FHC, desatrelou o Brasil dos interesses de Washington. Há quem diga que o fenômeno Marina Silva de certa forma repete deploráveis momentos históricos vividos em 1960 com Jânio Quadros e em 1989 com Fernando Collor. Com o endosso maciço da mídia, o homem da vassourinha e o caçador de marajás foram eleitos. A Presidência de ambos redundou em desastre.

    CartaCapital acredita que nas mãos da ex-seringueira o destino do Brasil não seria promissor. Mas acredita também que desta feita o País saberá evitar o risco, e não receia abalar-se a um vaticínio que muitos reputarão prematuro. Nadar contra a corrente estimula quem dá a braçada honesta.

    Vale registrar, de todo modo, que esta nossa ribalta se oferece a personagens singulares, ou, se quiserem, peculiares, prontamente engolfados pela direitona sempre disposta a agarrar em fio desencapado. Não me permito incluir no rol de alternativas desesperadas o já citado Fernando Henrique, habilitado a tornar-se paladino de quaisquer ideias e tendências ao sabor do que entende como conveniência pessoal.

    Nunca esquecerei aquela noite em Rafard, interior de São Paulo, na campanha para a primeira eleição a governador do estado em 1982. O príncipe dos sociólogos concedia sua arenga aos boias-frias da área enquanto a brisa noturna sussurrava nos canaviais, e Mario Covas sentou-se ao meu lado na amurada da boleia de um caminhão transformada em palanque. Meneava a cabeça, a significar: “Quantas besteiras…”

    O mesmo Covas que ameaçou largar o PSDB caso FHC aceitasse o convite de Collor para ser seu chanceler. E não é que o homem quase embarcou na canoa furada? Sobra minha surpresa ao constatar que dentro do próprio ninho tucano o candidato Aécio, que me mereceu simpatia desde o tempo em que carregava a pasta do avô Tancredo, confia no ex-presidente. Tancredo, aliás, dizia do sociólogo: “É o maior goela da política brasileira”.

    Ao cabo, pergunto aos meus botões se vale confiar, em contrapartida, em uma candidata que, ao se apresentar como tal, atribui a sua chance à Providência Divina. Teríamos de entender que a mesma manifestação do Altíssimo determinou a morte trágica de Eduardo Campos? Os botões, como Mario Covas, exprimem o oximoro do espanto resignado.

    P.S.: O governador do Ceará, Cid Gomes, um dos melhores do País com 80% de aprovação, segundo pesquisa Datafolha de agosto passado, move ação por calúnia contra a semanal IstoÉ, que o acusa de envolvimento no Caso Petrobras. É o recurso recomendável contra quem carece de provas, como é da tradição dos porta-vozes da casa-grande. Não precisava, contudo, pedir a apreensão da revista. Isto equivale a oferecer aos caluniadores munição de graça.

    Volto de viagem ao exterior e retomo meu espaço habitual. Em Roma, li uma análise a respeito da candidatura de Marina Silva que coincide com a avaliação de CartaCapital. No jornal La Repubblica, dos três de circulação realmente nacional, o de maior tiragem juntamente com o Corriere della Sera, e, na minha opinião, o melhor de todos.

    Diz o diário que Marina Silva tem um passado honroso e nem por isso as qualidades necessárias ao exercício da Presidência de um país do tamanho e da importância do Brasil. Sua formação política é precária e suas ideias, quando manifestadas com um mínimo de clareza semântica, são confusas e contraditórias, de sorte a ressaltar a dramática incógnita que a candidata representaria se eleita.

    O texto do La Repubblica confirma as nossas previsões, feitas nesta página no momento em que ficou assentada a substituição de Eduardo Campos por Marina Silva. Ou seja: ela seria tragada pelo apoio da mídia nativa, autêntico partido de oposição, porta-voz da casa-grande, e por esta arrastada inexoravelmente para a direita mais retrógrada.

    E aí começam a confusão e a contradição da candidata do PSB sem ser socialista. Ela passou a ocupar a cena política brasileira como inimiga do latifúndio e da devastação ambiental, o que implica uma postura oposta àquela dos seus atuais arautos e conselheiros, adeptos, além de tudo, da involução globalizada, dita neoliberalismo, a desencadear a crise mundial. Eis perfilada a ameaça: o retorno à política econômica do governo de Fernando Henrique Cardoso, quando, em nome da estabilidade, o Brasil quebrou impavidamente três vezes e foi entregue ao presidente Lula com as burras à míngua.

    Uma ação leva a outra, e haveria a se temer também pela renúncia a uma política exterior que, depois de FHC, desatrelou o Brasil dos interesses de Washington. Há quem diga que o fenômeno Marina Silva de certa forma repete deploráveis momentos históricos vividos em 1960 com Jânio Quadros e em 1989 com Fernando Collor. Com o endosso maciço da mídia, o homem da vassourinha e o caçador de marajás foram eleitos. A Presidência de ambos redundou em desastre.

    CartaCapital acredita que nas mãos da ex-seringueira o destino do Brasil não seria promissor. Mas acredita também que desta feita o País saberá evitar o risco, e não receia abalar-se a um vaticínio que muitos reputarão prematuro. Nadar contra a corrente estimula quem dá a braçada honesta.

    Vale registrar, de todo modo, que esta nossa ribalta se oferece a personagens singulares, ou, se quiserem, peculiares, prontamente engolfados pela direitona sempre disposta a agarrar em fio desencapado. Não me permito incluir no rol de alternativas desesperadas o já citado Fernando Henrique, habilitado a tornar-se paladino de quaisquer ideias e tendências ao sabor do que entende como conveniência pessoal.

    Nunca esquecerei aquela noite em Rafard, interior de São Paulo, na campanha para a primeira eleição a governador do estado em 1982. O príncipe dos sociólogos concedia sua arenga aos boias-frias da área enquanto a brisa noturna sussurrava nos canaviais, e Mario Covas sentou-se ao meu lado na amurada da boleia de um caminhão transformada em palanque. Meneava a cabeça, a significar: “Quantas besteiras…”

    O mesmo Covas que ameaçou largar o PSDB caso FHC aceitasse o convite de Collor para ser seu chanceler. E não é que o homem quase embarcou na canoa furada? Sobra minha surpresa ao constatar que dentro do próprio ninho tucano o candidato Aécio, que me mereceu simpatia desde o tempo em que carregava a pasta do avô Tancredo, confia no ex-presidente. Tancredo, aliás, dizia do sociólogo: “É o maior goela da política brasileira”.

    Ao cabo, pergunto aos meus botões se vale confiar, em contrapartida, em uma candidata que, ao se apresentar como tal, atribui a sua chance à Providência Divina. Teríamos de entender que a mesma manifestação do Altíssimo determinou a morte trágica de Eduardo Campos? Os botões, como Mario Covas, exprimem o oximoro do espanto resignado.

    P.S.: O governador do Ceará, Cid Gomes, um dos melhores do País com 80% de aprovação, segundo pesquisa Datafolha de agosto passado, move ação por calúnia contra a semanal IstoÉ, que o acusa de envolvimento no Caso Petrobras. É o recurso recomendável contra quem carece de provas, como é da tradição dos porta-vozes da casa-grande. Não precisava, contudo, pedir a apreensão da revista. Isto equivale a oferecer aos caluniadores munição de graça. “

  25. A mediocridade manchetária da Folha (e da míRdia)

    Primeiro que um mero comentário de um colonista medíocre virar manchete só pode ser panfleto de campanha (como 95% das manchetes atuais, e de quase uma década, da míRdia).

    Segundo que é de uma platitude ímpar :

    “Josias: Queda acentuada em pesquisa vai obrigar Marina “Silva”* a fazer política”

    Nãããõ??? Uma candidata em campanha eleitoral terá que fazer política??? Oooh!

    Estava fazendo o que até agora?

    (censurado)

     

     

    (*) Será que o preciosismo do sobrenome na manchete é para ligá-la a outro Silva? No belivi dét!

     

  26. Ingratidão,ambição e

    Ingratidão,ambição e injustiça são as 3 caracteristicas básicas do ser humano.

             É uma questão de grau e não de gênero.

                   E explico:A Folha mancheteia que Dilma sobe em todas regiões do paÍs.

                     E o blog inteiro ainda não está contente.Tbm não tenho a menor ideia do que gostaria—de verdade.

                   E se eu fisse o editor da Folha qual serua minha manchete?

                   Apesar de Dilma crescer em todo páis ainda perde pra Marina no segundo turno.

                       Imagine,então?

                        E é verdade.( claro que sempre considerando a margem de erro) Mas é bom lembrar:

                       A Folha já errou no percentual.

                       MAS NUNCA ERROU O VENCEDOR*—Sei que aonda resta uns 15 dias.Vamos aguardar.

    1. Aqui em Minas já corre em

      Aqui em Minas já corre em boca miuda nos comitês do Aécio: ‘perder a eleição pra Presidente é até aceitável mas temos que tirar o PT do poder e sermos os vitoriosos em Minas’!

      1.   Too little, too late.
          Vão

          Too little, too late.

          Vão perder em Minas também. Restará ao Pimentel desaparelhar o governo mineiro, ou vai se ferrar de verde e amarelo.

  27. “Joaquim, sua mãe subiu no telhado”

    A pesquisa Datafolha divulgada hoje seguiu exatamente aquilo que, domingo, já havia sido dito aqui sobre como seria o “ritual” de apresentação da queda da candidatura Marina Silva.

    Na verdade, foi além, em matéria “capricho” para evitar que a opinião pública não seja informada dela com a mesma intensidade do que fora, antes, informada de sua subida vertiginosa.

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=21336

  28. Hoje 7:30 da manhã ,no salão

    Hoje 7:30 da manhã ,no salão de beleza eu Militando em prol Dilma,minha cabelereira ,:”a vou votar na marina”,só perguntei:

    voce lembra do governo FHC? ela me responde “me ferrei toda,ninguem tinha dinheiro para nada,a compra era aquela mixaria”,ai eu só falei é o mesmo plano de governo,”Ela o que ! tambem a gente não tem informação,ela só aparece chorando e o cara morreu”,pois é ela não quer que o povo saiba a verdade,e da-lhe Dilma.

    Ai me chega a filha dela 24 anos a turminha que eu queria pegar,”AH mais a Dilma so faz no Nordeste”,olhem o Niveo de argumentação da juventude paulista!,eu pergunto voce sabia que o a manutenção de empregos ,aumento da renda,liberação de creditos essa facilidade de trocar de celulares se deve as politicas Federais,programas de engresso a faculdade como o Prouni,facilidade no Fies,Enem Sisu,são conduzidos pelo governo federal?Ela me responde: é sou beneficiaria do Fies,ai eu comecei apelar voce não sabe o que a minha geração foi sacrificada  e essa e outras conquistas, a Marina ta se aproveitando da falta de informação de voces e imaturidade,para surrupia-las, e da -lhe Dilma de novo,o Eleitor da Marina é assim muda rapidinho de ideia igual ela.

    Mais dois votinhos para Dilma hoje.

     

  29. uma posição,entre mil provocações q não é mais hora:

    Sem jutificar,pois usei,sim,más redações e apressadas digitações defeituosamente prolixas (descontraído como se fossem em mesa de bar – q não é – sem pisar em ovos).Mesmo no antigo PCB,alguma herança tive,q não renego,mas tive lá tb. c/ tendência muito crítica – já detalhei noutras postagens,v. Arquivo. Balancei p/ Dilma já em 1. turno.Mas um puxão de orelha acho que deve ser dado ao principal partido e mais cuidado com suas amplísimas coligações. Mas não é O Bem X O Mal, nem chacotas, nem baixar nível. Sempre se deve respeitar e não menosprezar adversários, nem os de mesmo campo: Há inúmeras correntes de anarquismos (v. as 2 wikipedias),inúmeras correntes, marxianas. Juntos em 1917 e 1922. Devagar, c/ tais críticas.

  30. Me parece que o Ibope estava

    Me parece que o Ibope estava muito ligado a especulação “eleitoral-monetária ” da bolsa. A Datafolha como sempre, quando se aproxima das eleições dá um ajuste na sua margem de erro.

    A meu destaque para essa pesquisa é o aumento da rejeição à Marina. Está claro que a medida que o “símbolo” sai de cena e entra a realidade nua e crua, o pessoal vai caindo no bom senso.

    Outro destaque é a queda de Marina no sudeste. Dependendo disso se acentuar, e o antipetismo acreditar que Aécio terá tempo para ultrapassar Marina, ele será o adversário da Dilma no segundo turno. Se ele fosse paulista, isso era certo. Minha aposta é que o garoto do Rio vai trocar o Leblon pela Vila Madalena. Até 5 de Outubro não arreda pé da terra da garoa, Nassif 

  31. Sempre lembrando:
      No

    Sempre lembrando:

      No segundo turno são 20 minutos de propaganda.

             10 minutos pra cada um.

               Será que preciso escrever mais?

      1. Consultando a Bíblia…

        Segundo consta, ela teria dito, que toma decisões, abrindo aleatoriamente a Bíblia. Não é difícil. Basta ler… Acorda Brasil !  A catatonia acometeu muitos brasileiros!  Que um sopro de realidade, retire esses brasileiros da letargia!  Afinal está em jogo o futuro de nosso país! Que não se jogue no lixo, os avanços a duras e sofridas penas conquistados!  Muitas injustiças sofridas nesses anos, onde a mídia através de calúnias, conseguiu que fossem afastados personagens  importantes, que hoje falta fazem.  Que os brasileiros tenham consciência de  pensar o Brasil! Que não deixem nosso país entrar num jogo onde a aventura e a irracionalidade podem levá-lo a um retrocesso sem precedentes!  O que está em jogo é o futuro desta nação e dos brasileirinhos que dependem de todos nós para garantir-lhes um país dígno, próspero e repeitado pelo mundo, como tem sido nos últimos anos! Força brasileiros! Reflitam e não se deixem levar por palavras decoradas e vazias! 

  32. Dilma hoje em entrevista:
    Ao

    Dilma hoje em entrevista:

    Ao ser questionada sobre a queda da Bolsa após as pesquisas de intenção de votos, a presidenta foi incisiva: “Eu acho que está ficando ridículo. Especulação tem limites. Tem alguém ganhando com isso e não sou eu.”

  33. Cumptimentos a Presidente Dilma

    A populacão esta  resonhecendo os trabalho que a presidente tem feito  em nome do povo. Independentemente de tudo que a imprensa nacional tem distorcido sobre os esforcos do Governo Dilma Rousseff  de  continuar  a usar  todos os recursos para manter o emprego a renda e o salarios  dos trabalhadores brasileiros .

    Parabens Presidente, seu povo  vai lhes fazer justica…

    Cabe a ele eleitores, usar  essa eleição para eliminar os maus politico da vida publica.

    Cabe a esse eleitores da a ela as  ferramaentas  de mudanca, Cabe a eles  da a ela  um grande numero de deputados, senadores  e governadores alinhados com as bandeiras da presidente .  

    Cabe por exemplo a presidente, assumir  um compromisso de federalizar  os salarios de todos os professores de primeiro e segundo grau contratados  pelas  prefeituras  de  todo os municipios do país.

    Criar um programa chamado Escolas para Todos…

     Prarabéns presidente. Vamos em frente e a vitoria

     Luiz Alberto França 

  34. Dilma terá mais votos do que

    Dilma terá mais votos do que a pesquisa. Muita gente evita se declarar publicamente a favor do PT por que aqui em SP há um dogma anti PT imposto pela elite. As pessoas tem medo de se declarar PT e sofrerem perseguição, perderem o emprego, etc.

    Mas nas urnas o eleitor petista perde a inibição e se declara.

    Viva o voto secreto.

  35. ABUSOS

    O MULTIMÍDIA DO DIA (não confundir com a seção Multimídai) É POÉTICO, NÃO DEVE CONTER POLÍTICAS NO SENTIDO ESTRITO. CLARO QUE TUDO É POLÍTICO. MAS ABUNDAM OS POST. ESPECÍFICOS. RENOVO MEU PROTESTO, JÁ REENCAMINAHADOS AA EQUIPE DO BLOG , QUE SE OMITE EM ADVERTI-LOS. TOMEM SIMANCOL.

    1. “Como entender Marina?” (Mino Carta, Carta Capital ):

      “Como entender Marina?” (Mino Carta, Carta Capital ): sex, 19/09/2014 – 12:16

      Edição que sai hoje, já no site:

      “Volto de viagem ao exterior e retomo meu espaço habitual. Em Roma, li uma análise a respeito da candidatura de Marina Silva que coincide com a avaliação de CartaCapital. No jornal La Repubblica, dos três de circulação realmente nacional, o de maior tiragem juntamente com o Corriere della Sera, e, na minha opinião, o melhor de todos.

      Diz o diário que Marina Silva tem um passado honroso e nem por isso as qualidades necessárias ao exercício da Presidência de um país do tamanho e da importância do Brasil. Sua formação política é precária e suas ideias, quando manifestadas com um mínimo de clareza semântica, são confusas e contraditórias, de sorte a ressaltar a dramática incógnita que a candidata representaria se eleita.

      O texto do La Repubblica confirma as nossas previsões, feitas nesta página no momento em que ficou assentada a substituição de Eduardo Campos por Marina Silva. Ou seja: ela seria tragada pelo apoio da mídia nativa, autêntico partido de oposição, porta-voz da casa-grande, e por esta arrastada inexoravelmente para a direita mais retrógrada.

      E aí começam a confusão e a contradição da candidata do PSB sem ser socialista. Ela passou a ocupar a cena política brasileira como inimiga do latifúndio e da devastação ambiental, o que implica uma postura oposta àquela dos seus atuais arautos e conselheiros, adeptos, além de tudo, da involução globalizada, dita neoliberalismo, a desencadear a crise mundial. Eis perfilada a ameaça: o retorno à política econômica do governo de Fernando Henrique Cardoso, quando, em nome da estabilidade, o Brasil quebrou impavidamente três vezes e foi entregue ao presidente Lula com as burras à míngua.

      Uma ação leva a outra, e haveria a se temer também pela renúncia a uma política exterior que, depois de FHC, desatrelou o Brasil dos interesses de Washington. Há quem diga que o fenômeno Marina Silva de certa forma repete deploráveis momentos históricos vividos em 1960 com Jânio Quadros e em 1989 com Fernando Collor. Com o endosso maciço da mídia, o homem da vassourinha e o caçador de marajás foram eleitos. A Presidência de ambos redundou em desastre.

      CartaCapital acredita que nas mãos da ex-seringueira o destino do Brasil não seria promissor. Mas acredita também que desta feita o País saberá evitar o risco, e não receia abalar-se a um vaticínio que muitos reputarão prematuro. Nadar contra a corrente estimula quem dá a braçada honesta.

      Vale registrar, de todo modo, que esta nossa ribalta se oferece a personagens singulares, ou, se quiserem, peculiares, prontamente engolfados pela direitona sempre disposta a agarrar em fio desencapado. Não me permito incluir no rol de alternativas desesperadas o já citado Fernando Henrique, habilitado a tornar-se paladino de quaisquer ideias e tendências ao sabor do que entende como conveniência pessoal.

      Nunca esquecerei aquela noite em Rafard, interior de São Paulo, na campanha para a primeira eleição a governador do estado em 1982. O príncipe dos sociólogos concedia sua arenga aos boias-frias da área enquanto a brisa noturna sussurrava nos canaviais, e Mario Covas sentou-se ao meu lado na amurada da boleia de um caminhão transformada em palanque. Meneava a cabeça, a significar: “Quantas besteiras…”

      O mesmo Covas que ameaçou largar o PSDB caso FHC aceitasse o convite de Collor para ser seu chanceler. E não é que o homem quase embarcou na canoa furada? Sobra minha surpresa ao constatar que dentro do próprio ninho tucano o candidato Aécio, que me mereceu simpatia desde o tempo em que carregava a pasta do avô Tancredo, confia no ex-presidente. Tancredo, aliás, dizia do sociólogo: “É o maior goela da política brasileira”.

      Ao cabo, pergunto aos meus botões se vale confiar, em contrapartida, em uma candidata que, ao se apresentar como tal, atribui a sua chance à Providência Divina. Teríamos de entender que a mesma manifestação do Altíssimo determinou a morte trágica de Eduardo Campos? Os botões, como Mario Covas, exprimem o oximoro do espanto resignado.

      P.S.: O governador do Ceará, Cid Gomes, um dos melhores do País com 80% de aprovação, segundo pesquisa Datafolha de agosto passado, move ação por calúnia contra a semanal IstoÉ, que o acusa de envolvimento no Caso Petrobras. É o recurso recomendável contra quem carece de provas, como é da tradição dos porta-vozes da casa-grande. Não precisava, contudo, pedir a apreensão da revista. Isto equivale a oferecer aos caluniadores munição de graça.

      Volto de viagem ao exterior e retomo meu espaço habitual. Em Roma, li uma análise a respeito da candidatura de Marina Silva que coincide com a avaliação de CartaCapital. No jornal La Repubblica, dos três de circulação realmente nacional, o de maior tiragem juntamente com o Corriere della Sera, e, na minha opinião, o melhor de todos.

      Diz o diário que Marina Silva tem um passado honroso e nem por isso as qualidades necessárias ao exercício da Presidência de um país do tamanho e da importância do Brasil. Sua formação política é precária e suas ideias, quando manifestadas com um mínimo de clareza semântica, são confusas e contraditórias, de sorte a ressaltar a dramática incógnita que a candidata representaria se eleita.

      O texto do La Repubblica confirma as nossas previsões, feitas nesta página no momento em que ficou assentada a substituição de Eduardo Campos por Marina Silva. Ou seja: ela seria tragada pelo apoio da mídia nativa, autêntico partido de oposição, porta-voz da casa-grande, e por esta arrastada inexoravelmente para a direita mais retrógrada.

      E aí começam a confusão e a contradição da candidata do PSB sem ser socialista. Ela passou a ocupar a cena política brasileira como inimiga do latifúndio e da devastação ambiental, o que implica uma postura oposta àquela dos seus atuais arautos e conselheiros, adeptos, além de tudo, da involução globalizada, dita neoliberalismo, a desencadear a crise mundial. Eis perfilada a ameaça: o retorno à política econômica do governo de Fernando Henrique Cardoso, quando, em nome da estabilidade, o Brasil quebrou impavidamente três vezes e foi entregue ao presidente Lula com as burras à míngua.

      Uma ação leva a outra, e haveria a se temer também pela renúncia a uma política exterior que, depois de FHC, desatrelou o Brasil dos interesses de Washington. Há quem diga que o fenômeno Marina Silva de certa forma repete deploráveis momentos históricos vividos em 1960 com Jânio Quadros e em 1989 com Fernando Collor. Com o endosso maciço da mídia, o homem da vassourinha e o caçador de marajás foram eleitos. A Presidência de ambos redundou em desastre.

      CartaCapital acredita que nas mãos da ex-seringueira o destino do Brasil não seria promissor. Mas acredita também que desta feita o País saberá evitar o risco, e não receia abalar-se a um vaticínio que muitos reputarão prematuro. Nadar contra a corrente estimula quem dá a braçada honesta.

      Vale registrar, de todo modo, que esta nossa ribalta se oferece a personagens singulares, ou, se quiserem, peculiares, prontamente engolfados pela direitona sempre disposta a agarrar em fio desencapado. Não me permito incluir no rol de alternativas desesperadas o já citado Fernando Henrique, habilitado a tornar-se paladino de quaisquer ideias e tendências ao sabor do que entende como conveniência pessoal.

      Nunca esquecerei aquela noite em Rafard, interior de São Paulo, na campanha para a primeira eleição a governador do estado em 1982. O príncipe dos sociólogos concedia sua arenga aos boias-frias da área enquanto a brisa noturna sussurrava nos canaviais, e Mario Covas sentou-se ao meu lado na amurada da boleia de um caminhão transformada em palanque. Meneava a cabeça, a significar: “Quantas besteiras…”

      O mesmo Covas que ameaçou largar o PSDB caso FHC aceitasse o convite de Collor para ser seu chanceler. E não é que o homem quase embarcou na canoa furada? Sobra minha surpresa ao constatar que dentro do próprio ninho tucano o candidato Aécio, que me mereceu simpatia desde o tempo em que carregava a pasta do avô Tancredo, confia no ex-presidente. Tancredo, aliás, dizia do sociólogo: “É o maior goela da política brasileira”.

      Ao cabo, pergunto aos meus botões se vale confiar, em contrapartida, em uma candidata que, ao se apresentar como tal, atribui a sua chance à Providência Divina. Teríamos de entender que a mesma manifestação do Altíssimo determinou a morte trágica de Eduardo Campos? Os botões, como Mario Covas, exprimem o oximoro do espanto resignado.

      P.S.: O governador do Ceará, Cid Gomes, um dos melhores do País com 80% de aprovação, segundo pesquisa Datafolha de agosto passado, move ação por calúnia contra a semanal IstoÉ, que o acusa de envolvimento no Caso Petrobras. É o recurso recomendável contra quem carece de provas, como é da tradição dos porta-vozes da casa-grande. Não precisava, contudo, pedir a apreensão da revista. Isto equivale a oferecer aos caluniadores munição de graça. “

  36. Segundo alguns tracks, Marina

    Segundo alguns tracks, Marina hoje ja teria desabado para a casa dos 24 a 23 pontos. O problema é que Dilma teria puxado apena um destes pontos para ela, enquanto Aécio puxou dois para ele, o restante está indo para brancos, nulos e indecisos.

    Segundo esses tracks, a continuar a tendência (porque sempre é possível que surja um fato “novo” na imprensa, e todos aqui sabem que fato “novo” na imprensa em época de eleição é sempre contra o PT) é possível que o segundo turno seja até mesmo contra Aécio e não Marina ou até mesmo que a fatura se resolva em favor de Dilma no primeiro turno.

    O que precisamos fazer para puxar esses votos que estão saindo em massa de Marina? Boca à Boca, redes sociais, bate papo com amigos, conhecidos, etc, se conseguirmos puxar uns quatro pontos, no cenário atual, para Dilma, ela ganha no primeiro turno. Então, mãos a obra, cada votinho conquistado é precioso, mas lembrem-se a conversa tem que ser explicativa e não ofensiva, nada de chamar eleitor de outro candidato de “ignorante” “burro”, coisa que aliás o PSDB é mestre em fazer contra o PT e por isso sempre se dá mal.

    Basta mostrar para a pessoa como a vida dela está hoje, a imensa maioria perceberá que sua vida está melhor, que está comprando seu carro novo, sua casa, até fazendo viagens ao exterior. Ocorre que muitos ainda insistem em achar que isso se deve apenas ao seu esforço próprio, não contrarie essa pessoa, é claro que ela tem seus méritos pelo esforço. É típico da pessoa que sobe achar que tudo é fruto apenas de seu esforço, por isso é importante saber convencer essas pessoas (e são milhões delas) que é óbvio que foi por conta do esforço dela, mas também porque o governo criou um mercado que compra o esforço dela, que antigamente ela também era esforçada mas não havia mercado para comprar seu esforço e competência e que o atual governo criou um mercado que passou a valorizar o esforço dela. É o tal “efeito borboleta”, pois é impossível que milhões de pessoas subam de classe e passem a ser consumidores e isto não afete o mercado, de forma benéfica, como um todo, até daqueles que sejam os mais anti-petistas possiveis. Hoje eu consegui mudar o voto em favor da Dilma de duas pessoas que eram “anti-pt roxos”.

     

    Nós temos todos os dados a nosso favor, em praticamente todas as áreas, o que falta é levar essa informação a população, pois a grande imprensa só mostra o que é ruim contra o PT e praticamente esconde tudo de bom que foi feito. Vamos mostrar o lado do copo cheio e tem muita água nesse copo cheio para ser mostrada.

    Infelizmente estou com problemas de saúde (que não quero comentar) e vou ter que ficar afastado uns tempos, está difícil até entabular as idéias para escrever um texto. Boa luta gente.

    1. Em russo, diversas Ave-Marias.

      tenho um disco russo, muito antes de perestroikas, somente com diversas ave-marias de diversos compositores. A inúmeros pedidos, qq . hora ponho todas aqui. De uma veez só. Em todas as seções. Pra ninguém perder. E… deixa pra lá…

  37. A internacional

    Na confusão do multimídia do dia (não confundir com a Seção Multimídia) todos os post- titulos são passíveis de terem vídeos-músicas, com ou sem mensagens estritamente poiticas (estritamente). Assim o blog tem permitido, sem puxões de orelhas, já reclamados diretamente ao Contato do Blog.

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=suVB3YGIUk0 align:center]

  38. Cortar/colar. Se o PC-DOS falasse…

    cut/paste. Estava no manual do Sidekick, software editor de textos para uso de programadores de computador. Cortar/Colar, socorreu-me o dicionário de Inglês. Era na época do DOS (Disk Operating System), da Microsoft. Hoje, o pessoal do Nassif pisou na bola. Tão popular virou o ato de cortar/colar sob o Windows, sucessor do PC-DOS, que vários trechos no texto do Mino foram repetidos. Estava difícil de entender. Gente, cortou/colou? Leu! Se ler, vai descobrir a confusão que criou. Obrigado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador