Dilma faz críticas às propostas de Marina em reduzir investimentos no pré-sal

 
Jornal GGN – O Brasil precisará de 70 mil megawatts nos próximos vinte anos para atender a crescente demanda por energia. A proposta de governo de Dilma é manter os investimentos no pré-sal, na construção de novas hidrelétricas com uso mais restrito das fontes eólicas e solares, por compreender que essas últimas não têm musculatura para substituir a base da matriz tradicional. Já Marina Silva, propõe a redução dos investimentos no pré-sal com o aumento de recursos sobre as fontes alternativas. Nesta semana, durante uma visita ao Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), em Salvador, a candidata à reeleição disse achar as propostas de sua adversária “fundamentalista, retrógrada e obscurantista”. 
 
O Estado de S. Paulo
 
 
Por BIAGGIO TALENTO, DA AGÊNCIA A TARDE
 
SALVADOR – A presidente da República e candidata à reeleição Dilma Rousseff partiu para o ataque após Marina Silva (PSB) criticar a política energética do governo federal e propor o incentivo a fontes alternativas de energia. Nesta sexta-feira, em Salvador, na Bahia, Dilma disse, sem citar a adversária, que a intenção do programa de governo de Marina de colocar o pré-sal em segundo plano é “fundamentalista, retrógrada e obscurantista”.
 
— Quem acha que o pré-sal tem que ser reduzido, não tem uma verdadeira visão do Brasil. Isso é um retrocesso, uma visão obscurantista. O pré-sal, dependendo da política que você faça, transforma uma riqueza finita num passaporte para o futuro — disse, referindo-se ao fato de 75% dos royalties e 50% do fundo social pré-sal serem destinados à Educação — o que, em 35 anos, pode render recursos de R$ 1,3 trilhão.
 
A presidente ressaltou que, em 35 anos, o pré-sal pode render recursos de R$ 1,3 trilhão. Ela criticou a candidata do PSB logo após visitar o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec).
 
— Não sei se é um desconhecimento da realidade supor que haja, hoje, entre as várias fontes de energia alternativas, alguma para substituir o petróleo no campo da matriz de combustíveis que move os transportes. Nesse (campo) temos algumas alternativas como o etanol, mas ele dá conta da gasolina, já o diesel (do transporte carga) quem dá conta é o biodiesel. No Brasil, a fonte do biodiesel é a soja. Nem o etanol nem o biodiesel são alternativas de fato, concretas ao uso do petróleo. Não substitui, complementa — afirmou.
 
Os dois tipos de matriz defendida pela candidata do PSB, a energia eólica e a solar seriam apenas “alternativas” e também complementares na “matriz elétrica”. Dilma defendeu outro alvo de críticas de Marina, as hidroelétricas.
 
— No Brasil, quem não investir na hidroelétrica está alienando uma das fontes de competitividade do País, porque a alternativa à energia hidroelétrica não é a solar e a eólica, que são complementares — declarou, insistindo: — Não existe essa hipótese de um país que precisa de 70 mil megawatts nos próximos vinte anos fornecer essa energia dominantemente com energia solar e eólica. Isso é uma fantasia, uma irresponsabilidade com o país. Até porque o Brasil precisa de energia para crescer.
 
Para Dilma, só mesmo uma posição fundamentalista explicaria a não exploração da energia hidroelétrica no País.
 
A presidente chegou a desdenhar das ideias de Marina.
 
— Não olhar o petróleo como uma das riquezas importantes para o Brasil, não olhar o pré-sal como sendo um grande ganho que esse país teve e essa história de que ‘eu vou acabar com o petróleo’ primeiro que eu acho que não é real. Esse País não aguenta isso. E mais, além disso, acredito que isso é fruto de uma má compreensão ou de um grande retrocesso e obscurantismo.

 

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jovens: Mais quatro anos de Esperança

    Lula deve ir para rua, recuperando a esperança e outros fatores invisíveis que mexem com a emoção do eleitor. O jovem gosta de aventura e, pelo andar da campanha, a Dilma não parece ser uma companhia atraente para estes jovens (ainda do lado do Temer), numa nova caminhada de 4 anos. O PT poderia anunciar novos quadros jovens nos ministérios e no governo, em geral, sacudindo a naftalina dos eternos políticos deste governo, simbolizados pelo Sarney. O PT deve largar apoios de conveniência regional e focar na Presidência do Brasil, agora. Depois, chamamos os “nossos bons” para trabalhar.

    Chega de discussão política para gente entendida em megawatts. Não iremos mudar mais nenhum voto desses. O foco deve ser a juventude e a esperança.

    1. Pois é!!!

      Caminhamos para uma escuridão justamente quando o Brasil foi iluminado com o LUZ PARA TODOS! Uma escuridão que vai doer muito na alma dos brasileiros que estão se deixando levar por uma aventura esdrúxula, liderada por uma criatura comprometida com tudo que é prejudicial ao país. Como diz meu melhor amigo, povo é povo. As manipulações que começaram a se orquestrar em meados do ano passado, por enquanto estão surtindo efeito. Mas vamos aguardar. Oxalá a sanidade volte às cabeças dos brasileiros. 

  2. Já ouvi falar que o Brasil

    Já ouvi falar que o Brasil tem as maiores reservas de uránio do mundo e domina o ciclo completo de enriquecimento deste mineral.

    Se fosse presidente construiria umas duas duzias de usinas atõmicas e nunca teríamos problemas com falta de energia.

    A poluição é zero e o lixo resultante é só devolver para o lugar de onde veio. Debaixo da terra.

  3. Energia renovável

    Nassif,

    MSilva está absolutamente certa.

    Nada de usinas hidrelétricas, precisamos a respeitar o meio ambiente, nada de usina num raio menor que 500 km. de qualquer tribo indígena. Energia, só aquelas que vão ao encontro do Protocolo de Kyoto ou coisa que o valha, energia renovável  como etanol, babaçú, bioalgas, além de solar,eólica, energia maremotriz e outras.  

    Agora vai.

  4. Acho completamente viável

    Acho completamente viável essa política. Concordo plenamente com a Marina temos de proteger os índios, e há forma melhor do que transformando em um? Banhos de rios, cuia, fabricação artesanal de nossos utensílios, caminhada a pé, uma nova forma de escrever e o retorno do papiro.

    Poupe-nos, ou é muita inocência ou tem ideia da dimensão do Brasil, de quantos brasileiros há para alimentar, quantos empregos têm de ser gerados, quanta renda tem de ser gerada, no papel, tudo se aceita, tudo pode.

    1. Então devemos voltar a era da

      Então devemos voltar a era da pedra lascada? Meu caro, o Brasi não é uma aldeia onde se possa gerar energia com cataventos.  Nossa meu Universo quanta viajem desses marineiros.

  5. MARINA vai despartidarizar a

    MARINA vai despartidarizar a PETROBRAS que hoje foi capturada pelo consórcio governista atual e a transformou num balcão de negócios.

    O PRÉ-SAL é importante mas não deve ser o centro das discussões do projeto de país que queremos para nossos netos.

    Enfim, a partir de janeiro de 2015 serão 22.000 comissionados e um novo rumo para este país que se cansou de 20 anos do binômio PT-PSDB.

    ENGANARAM-SE TODOS, O PSDB BOQUIABERTO E O PT ESTUPEFATO: MARINA NÃO É UMA ONDA, É UM TSUNAMI! 

    1. Um lembrete:

      Marina disse que não apoiaria as alianças formadas por Campos em São Paulo. Pois bem, ela voltou atrás e vai apoiar essas alianças. E tu ainda acreditas que não vai ter gente partidária na Petrobras caso a Marina vencesse a eleição? Sei…

  6. Aí sim, é discurso político vencedor

    Esse discurso tem o mesmo efeito eleitoral que o discurso de 2010 em que o PT acusava o PSDB de ser privatista, que ia privatizar a Caixa, o Banco do Brasil, a Petrobras.

    Se o PT disser isso que está dito aí no horário eleitoral, capaz até de vencer no primeiro turno. Marina vai ter que correr atrás para desmentir, mas aí vai gerar desconfiança e o desgaste político será monumental. Ela declarou que “o petróleo é um mal necessário”. Por mais que as intenções tenham sido a de preservar o meio ambiente, é o tipo de declaração que não transparece confiança sobre os benefícios da exploração do petróleo do Pré-Sal. Ou seja, é eleitoralmente incorreto.

    O Pré-Sal é um grande trunfo que ainda não foi explorado (sem trocadilho rsrs) como deveria pela campanha de Dilma.

    Dilma, com essas declarações, coloca as coisas nos seus devidos lugares. Começo a perceber que, se Marina for pressionada da forma correta, a candidatura dela desaba. O problema são os que sabotam a candidatura Dilma de dentro de suas próprias fileiras. Por exemplo, aqueles que ficam pedindo alopradamente a volta de Lula (só mostram que não confiam e não gostam da Dilma, o que é péssimo para a campanha da reeleição) ou que dizem que Marina é “tucana” (o que afugenta os votos dados a Aécio no primeiro turno, quando Dilma precisará desses votos no segundo turno para se reeleger).

     

  7. Era uma casa em

    Era uma casa em construção.

     

    Depois do terreno limpo, prá não haver vexame,

    Com tudo bem alinhado, botaram todo baldrame.

    Com os cantos no esquadro, as paredes na metade,

    De repente no horizonte, aponta uma tempestade.

    Já com janela e porta, a obra segue mais lenta.

    A família impaciente, protesta, é até violenta.

    Então, de qualquer jeito, querem mudar o pedreiro.

     Vão botar no seu lugar, aquele dito obreiro.

    Mas estou é preocupado que a casa fique sem graça.

    Duvido que o indicado, faça o reboco com a massa.

    Meu medo é que tudo caia, pois o escolhido sem rumo,

    Vai ter dificuldade, no uso do fio de prumo.

  8. Bomba!  Bomba!  Malafaia

    Bomba!  Bomba!  Malafaia acaba de fazer a acreana recuar e desmentir  seus supostos avanços voltados para a causa gay.  Chego a duvidar da sanidade mental dessa esquálida senhora.  Será que ela acha que produzirá energia suficiente para gerir esse país, a partir de meia dúzia de cataventos?  E os bilhões de dólares que a Petrobras investiu no pré sal serão enterrados no mar, sem retorno algum para o país? Outra bandeira falsa dela acaba de cair.  Malafaia aquele senhor porta-voz do atraso fundamentalista acaba de fazê-la desmentir os supostos avanços na questão gay.  Só um trouxa ou um alienado mental seria capaz de acreditar que ela sozinha iria ser capaz de impor avanços sobre questões homosexuais, sem contudo precisar de um congresso cada vez mais infestado de supostos religiosos interessados apenas em seus interesses econômicos e de poder, imbuídos do falso religiosismo. 

    A búlgara tem que partir para o ataque, sem preciosismo vocabular.  Pergunte a ela como fará para governar esse país sem o agronegócio. A agricultura familiar sozinha será suficiente para bancar nossa balança de pagamentos?  E o minha casa minha vida, será transformado em minha oca meu tesouro?  Nosso chanceler para assuntos estrangeiros será o Sting ou o cacique Raoni?  

    Acorda acreana, gerir um país de dimensões continentais como o nosso e com cacterísticas casa vez mais peculiares, precisa de uma estadista com culhões roxos, o que não é o seu caso.  A senhora é despreparada, uma provinciana que veio do meio do mato sem preparo intelectual e administrativo.  Talvés daqui a uns trinta anos quem sabe, a senhora terá aprendido alguma coisa.  

    Tenho arrepios só de pensar no retrocesso no qual o país mergulhará se essa despreparada abocanhar a presidência desse país.  Malafaia já está mandando antes do resultado final.  Como os militares reagirão sobre um eventual dano ao patrimônio maior do país, se essa despreparada vier a doar a Amazônia para meia dúzia de índios aculturados que desprezam os demais brasileiros e atraiçoam nossa pátria, se juntando com ongs e demais interesses internacionais escusos, com a finalidade de usurpar cada vez mais terras da nação.

    Será que não aprendemos com o homem da vassoura, aquele que jamais trabalhou na vida.  depois veio o filhote de jagunço, o caçador de marajás, agora uma provinciana lunática.  Vamos apostar em uma primavera árabe tropical?   Chega!  Eu desisto.

    1. Auto-sabotagem

      “Acorda acreana, gerir um país de dimensões continentais como o nosso e com cacterísticas casa vez mais peculiares, precisa de uma estadista com culhões roxos, o que não é o seu caso.  A senhora é despreparada, uma provinciana que veio do meio do mato sem preparo intelectual e administrativo.  Talvés daqui a uns trinta anos quem sabe, a senhora terá aprendido alguma coisa.”

      Esse é o discurso “de esquerda” do PT que levará Dilma a vencer a eleição??

      Até parece coisa de gente disfarçada de petista, começo a desconfiar. Em tempos onde acidentes aéreos geram candidatos fortes a presidente, não seria muito, eu disse muito, exagero trabalhar com essas hipóteses….

  9. O mais impressionando nisso

    O mais impressionando nisso tudo, é que nenhum jovem sabe o que é pré-sal e também não importa. Eles não coinhecem nada da história brasileira e nem querem. Por isso, vão de milagreira. Eles, jovens, só entendem o que dá na tv e no faceburro. Se a osmarina está com grande sonegadores e corruptores, para eles, faceburros, não importa. O que importa é que eles querem aparecer e dizer que “derrubaram” alguma coisa. Eles e pais, da classe mediana, querem votar em empresário, banqueiro, mesmo sonegadores e corruptos. Para eles, que são despolitizados e que só lutam contra o próprio país, porque foram domesticados para isso, é o que importa. Eles não gostam de povão.

  10. O pré-sal e as contas externas

    O aumento da produção de petróleo e gás natural, combinado com construção de novas refinarias, além de eliminar a dependência do petróleo importado vai permitir um equilíbrio nas contas externas.

    Com o equilíbrio nas contas externas será possível avançar o atual processo de distribuição de renda,  baseado no fortalecimento no mercado interno e nos aumentos reais do Salário Mínimo.

    Sem o aumento da produção de petróleo e gás natural o Brasil precisará encontrar outra forma de equilibrar as contas externas, e o mais provável que isso ocorrerá com o enfraquecimento do mercado interno, a redução real dos salários, buscando transformar o Brasil em uma plataforma de exportações, para gerar um excedente exportável, reduzir as importações e equilibrar as contas externas.

    Precisamos lembrar que o inferno da recessão e do desemprego são as principais formas para reduzir o salário real e diminuir o consumo das famílias, praticas extremamente utilizadas nos governos anteriores desde do início  crise do petróleo.

     

  11. Nossas encomendas movimentam a indústria brasileira

    Petrobras—Blog Fatos e Dados—24.Jun.2014

    Um exemplo da importância das nossas encomendas para movimentar a indústria instalada no país vem da indústria naval, que começou a ressurgir no Brasil com a criação do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), em 2003. Na época, essa área empregava cerca de 7.500 empregados, considerando os estaleiros em atividade no Brasil. Atualmente, já são 80 mil empregados, e há previsão de se chegar à marca dos 100 mil em 2017.

    Ao longo dos últimos dez anos, os fornecedores de bens e serviços desse segmento vêm ampliando a capacidade de atender as demandas do setor de forma competitiva, o que se traduz no aumento do conteúdo local do setor de Exploração e Produção de 49% em 2003 para 65% em 2012, segundo o indicador de conteúdo local do Prominp.

    Até 2020, prevemos a compra de 32 FPSOs (unidade que produz, armazena e transfere petróleo), 28 sondas de perfuração e 88 navios petroleiros. O conteúdo local nas sondas, a partir de 2016, ficará entre 55% e 65%. Em plataformas de produção, o conteúdo local, que era de 52% em 2003, chega a 65% na atualidade, uma demonstração da capacidade da indústria nacional de atender as nossas demandas. Há também os 146 barcos de apoio que serão construídos no Brasil até 2020, para atividades de lançamento de linhas rígidas, flexíveis e umbilicais destinadas a serviços de instalação offshore.

    Leia também:
     

    Estaleiro Inhaúma: retomada após 10 anos de inatividade

    Mais navios para o pré-sal

    Número de grandes estaleiros no Brasil passa de dois para dez em 11 anos

    Postado em: [Atividades]
    URL:
    http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/nossas-encomendas-movimentam-a-industria-brasileira.htm

  12. Pré-sal tem os poços mais produtivos do país

    Petrobras—Blog Fatos e Dados—29.Ago.2014

    ar1

    FPSO-sao-paulo.jpg*Foto: Banco de Imagens Petrobras—-Postado em: [Atividades]

    Os poços de petróleo mais produtivos do Brasil estão no pré-sal. Localizado no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos, o melhor poço do país produz em média 34 mil barris por dia. O poço é um dos quatro interligados ao FPSO Cidade de São Paulo, que atingiu sua capacidade máxima de produção – 120 mil barris por dia – em julho, com apenas quatro poços. FPSO (Floating Production Storage Offloading Unit) é a sigla em inglês que identifica uma plataforma flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.

    A superação das previsões iniciais também aconteceu com a plataforma Cidade de Angra dos Reis, no campo de Lula. Inicialmente, a previsão era de que ela atingisse sua capacidade, de 100 mil barris por dia, por meio de seis poços. Mas foram necessários apenas quatro, cada um produzindo cerca de 24 mil barris por dia, para chegar à marca.

    Na comparação com a produtividade de outras áreas similares no mundo, o pré-sal da Bacia de Santos, com média de 25 mil bpd, assume a liderança. No Mar do Norte, a média é 15 mil barris de petróleo por poço/dia e, no Golfo do México, são 10 mil barris de petróleo por poço/dia.

    Até o mês de julho de 2014, as áreas de pré-sal da Bacia de Santos contavam com 28 poços produtores, sendo 13 da Bacia de Santos e 15 da Bacia de Campos. Os bons resultados dos poços do pré-sal fizeram com que a região atingisse o recorde diário de 546 mil barris produzidos no dia 13 de julho. O número ultrapassou em 5% o recorde anterior de 24 de junho, quando a produção foi de 520 mil barris.

    As perspectivas para o pré-sal são de produção ainda maior nos próximos quatro anos. Até o final de 2018, devem ser instaladas 20 novas plataformas na região, sendo 19 na Bacia de Santos. Isso elevará a contribuição do pré-sal para 52% da nossa produção total. Das nossas reservas provadas no Brasil (16 bilhões de barris de óleo equivalente), 27% estão no pré-sal.

    Acesse nosso site e saiba mais sobre nossa produção no pré-sal

    Produção de petróleo brasileira é classificada como “excepcional”

    *Foto: Banco de Imagens Petrobras—-Postado em: [Atividades]

    URL:

    http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/pre-sal-tem-os-pocos-mais-produtivos-do-pais.htm

     

  13. se marina continuar com essa

    se marina continuar com essa visão obscurantista contra a petrobras acho que ela(, se ganhar, deu me livre), cairá logo  porque o país pode parar, em função do grandíssimo número de pessoas envolvidas nesses projetos já existentes

  14. Onde e quando exatamente que

    Onde e quando exatamente que a candidata Marina Silva afirma que vai reduzir os investimentos no pré-sal? Não encontrei essa afirmação… Só encontrei essa afirmação em blogs…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador