Diretor da CUT Rio é intimado por criticar Sérgio Moro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – O diretor adjunto da Secretaria de Saúde do Trabalhador da CUT Rio, Roberto Ponciano, foi intimado pela Polícia Federal a prestar depoimento na Superintendência do Rio de Janeiro, no próximo dia 11 abril, após manifestar críticas e posicionamentos contra o juiz Sérgio Moro e a Operação Lava Jato.
 
Além de militante, Ponciano é pesquisador marxista e serventuário da Justiça Federal no Rio, e passou a ser investigado por supostamente cometer os crimes de injúria, ameaça e incitação ao crime, por teoricamente “atentar contra a vida” do juiz da Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, por meio de redes sociais.
 
“Escrevo textos em meu perfil numa mídia social e em sites de opinião criticando sim procedimentos da Lava Jato e a seletividade do juiz Moro. Faço somente análises do contexto da investigação, ao criticar como ela acabou por se tornar uma orquestração política usada por veículos de comunicação e a direita interessados apenas em demonizar  a imagem do Partido dos Trabalhadores e de suas lideranças”, disse Roberto à Agência Petroleira de Notícias.
 
Em seu página no Facebook, o militante afirmou que estava tranquilo. “De minha parte, só estou num inquérito policial kafkaniano pelo crime absurdo de pensar”, escreveu, completando: “Não estou triste, não estou deprimido, não estou tenso. Estou tranquilo e focado na luta. Moro faz parte do golpe, ele me atacar mostra que estou do lado certo da luta”.
 
 
O dirigente da CUT também anunciou que o Deputado Federal Wadih Damous (PT-RJ) dará suporte jurídico à sua defesa no inquérito. Por ser servidor público, ressaltou que seu único motivo de preocupação é perder o trabalho, “principal fonte de sustento”, mas que não se deve “baixar a cabeça para o Estado de Exceção”.
 
“No estudo do Mal Absoluto e da banalidade do mal, Hannah Arendt mostrou que, sem uma cumplicidade silente de milhões, o fascismo não seria viável. Arendt, Sartre, Badiou, uma série de filósofos de forma direta ou indireta, mostram que há um dever de agir diante do terror. Quem tem consciência do desastre e se cala, é cúmplice do desastre. Não posso calar. Não posso me intimidar”, publicou na rede social.
 
 
Uma das críticas de Ponciano que tiveram maior visibilidade foi o artigo “Moro, Eichman e a banalidade do mal”, publicado no blog do Bolche, em março do último ano, analisando a situação atual da Justiça brasileira e as perseguições políticas (leia aqui).
 
Após a intimação do militante, movimentos sociais organizaram um ato público de manifestação, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (11), no “dia do depoimento do terceiro inquirido pelo juiz Sérgio Moro pelo crime de pensar”. “Primeiro foi o petroleiro e sindicalista Emanuel Cancella, depois o blogueiro Eduardo Guimarães, agora o servidor e diretor da CUT, Roberto Ponciano”, completou a descrição do evento.
 
Assine
 
Veja, abaixo, a intimação:
 
Nenhum texto alternativo automático disponível.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Força, Roberto! Você está do

    Força, Roberto! Você está do lado certo – sempre esteve – e isso fica ainda mais evidente ao sofrer essa intimidação absurda. Vamos mobilizar milhares de trabalhadores do Judiciário que não aceitam esse tipo de coação e muitos mais, já que você é um lutador pelas causas sociais e tem muitíssimos amigos, graças a Deus. Parabéns por sua postura altiva e insubmissa.

  2. massacre

    Nassif,

    Tal atitude demonstra o apreço que esta marionete da CIA tem pela liberdade.

    Não se envergonha de participar de cerimônias do PSDB e, logo adiante, ignorar completamente a chuva, ou melhor, a tempestade de denúncias que surgem a todo momento contra os políticos tucanos na malfadada LavaJato.

    Como recebeu ordens para prender Lula, o juiz tentará fazê-lo a qualquer custo, nem que precise se utilizar daquela vergonha inventada por JBarbosa, a Teoria do Domínio do Fato que é capaz de enjaular qualquer garoto que anda pelas ruas.

    A propósito, uma vez que devem ter pessoas indicadas para conferir tudo o que aparece na internet que mencione o juiz- sou um cidadão não vinculado a qualquer partido político, participo deste blog de opinião há anos, elogio e critico qualquer político e ou pessoas que se fazem notar, pois não tenho time.

    Seria muito bom que, ao invés de liquidar com o setor de construção civil e com a indústria do petróleo, o pessoal desta infeliz Operação fosse como eu me considero, um brasileiro. Aliás, foi por este rol de absurdos, que já arrebentou o país de forma praticamente irreversível, que eu parei de participar, pois não consigo ser indiferente a este massacre inacreditável.

  3. É OU NÃO É GUERRA, JÁ ESTÃO ACUANDO OS CONTRÁRIOS.

    Já estão acuando os contrários, pricipalmente se for funcionário público. Perderam até a compostura, imaginem o que vai acontece quando a coisa afunilar? O juíz não aceita que alguém ache o que ele faz errado, é comum as pessoas terem pensamentos diferentes sobre uma coisa e é muito nítido a seletividade e o tratamento. 

  4. Se o FDP morisco ou a justiça

    Se o FDP morisco ou a justiça forem perseguir e condenar aqueles que o criticam, em breve teremos metade da população atrás das grades, inclusive eu.

    Nunca na minha vida odiei ninguém, mas este moro e a turma da farsa jato eu odeio e desejo a morte pelo mal que os FDP fizeram ao brasil e aos brasileiros.

    Quantos milhoões de pessoas estão agora, neste momento, passando por graves dificuldades por terem perdido o emprego por causa deste pilantra, que ainda por cima é um corrupto. Se protege corruptos, como agora está muito claro, é porque é um corrupto safado também.

    Uma ora o vento muda de direção, e quando isto ocorrer, esta turma do golpe alojada no judiciário, mídia, legislativo, dentro do psdb, etc, tem de pagar muito caro.

  5. Além de fascista, totalitario. O Estado de Direito SOU EU!

    Isso mostra que Sergio Moro esta claramente incomodado com o fato de ser cada vez mais chamado de fascista. Esses dias, em um video do YT sobre o encontro de Moro e Leandro Karnal, deixei uma mensagem falando que por causa do comportamento fascista do juiz, Karnal não deveria se expor ao seu lado, ja que o professor [parece] combate o fascismo. Pois alguém respondeu ao meu comentario, dizendo que Lula, Dilma, Dirceu e Ciro Gomes é que seriam fascistas… Essas pessoas além de não entenderem o que é o fascismo, ainda introjetam na esquerda toda experiência de mal social que a Historia nos legou. Deve ser mais ou menos o mesmo pensamento de Sergio Moro sobre a esquerda e as figuras citadas.

  6. Adivinhe quem vem para o jantar…

    Boa parte do que estamos sofrendo é resultado da total incompetência ou cumplicidade (não sei definir ainda) de setores da esquerda com as tramoias jurídicas e as gestões obscuras da geopolítica dos EUA na aprovação de leis que agora permitem a cassação de direitos constitucionais…

    Falo da lei 12.850, que dá a moldura na “portaria” do Inquérito Policial…

    Sim, todos os demais crimes são de menor potencial ofensivo, mas a famigerada lei trata de organizações criminosas, um instrumento de intimidação de toda forma organizada de combate e enfrentamento ao poder estabelecido, passando a política a uma questão de polícia…

    Eu não me excluo desse erro…

    O texto é um primor de subjetividade e da era da pós-verdade: sujeitos ocultos tramam contra a vida do juiz…

    A bem da verdade, o estado de exceção sempre vigorou nas camadas mais pobres, e a sociedade assistiu calada, entre ignorante, mas principalmente cúmplice…

    Primeiro foi o alastramento das “denúncias anônimas”, que davam ao aparato policial TODAS as possibilidades de abuso, depois passamos a proliferação da “figura jurídica” da “associação para o tráfico”, peça-chave para driblar a falta de materialidade (prova de autoria) nas “batidas nas favelas”, tudo isso ratificado nos tribunais pela produção em massa de presos preventivos ad enternum, em processos infindáveis…

    Agora, de forma um pouco mais sofisticada, como requer a clientela “mais nobre” (nós), chegou a ditadura do judiciário 4.0, a do combate às organizações criminosas, que juntam em um só balaio “terroristas de paintball” (alguém sabe que fim levaram?), blogueiros, sindicalistas e quem mais ousar questionar a república dos paranazi…

    Passamos rápido do bandido bom é bandido morto para contestador bom é contestador preso…por enquanto…

     

  7. Puta merda.
    Isso é fascismo e

    Puta merda.

    Isso é fascismo e perseguição da pior espécie.

    Engraçado que pegam só os bagrinhos.

    O Rogério Cesar de Cerqueira Leite, da Folha, falou pior que este dai, mas faltou culhão pra turma ir contra ele.

     

  8. já tou pensando em mudar lá pro paraguai

    pelo menos o povo lá deu um recado direto aos golpistas.

    pronto sou o próximo da lista do capacho dos marinhos.

  9. já tou pensando em mudar lá pro paraguai

    pelo menos o povo lá deu um recado direto aos golpistas.

    pronto sou o próximo da lista do capacho dos marinhos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador