newsletter

Assinar

Divulgação da lista da Odebrecht foi provocação, por Janio de Freitas

Jornal GGN - Em sua coluna deste domingo, Janio de Freitas toca na questão que não quer calar: qual a motivação do juiz de primeira instância Sérgio Moro em divulgar a lista de doações da Odebrecht e, logo depois, torná-la segredo? O que caminha pela cabeça do juiz de primeira instância mais poderoso deste país? Segundo o articulista, voz dissonante na Folha e respeitada nas redes sociais, o que o juiz exclusivo da Lava Jato queria era incendiar mais ainda o país, mostrando uma articulação perfeita com Polícia Federal e Ministério Público. O juiz mostra ao Supremo Tribunal Federal que ele é supremo. O juiz de primeira instância é o fósforo que atiça os malucos por este país, que ameaçam, perseguem, gritam, ofendem. Leia o artigo a seguir.

da Folha

Em tempos de más intenções

por Janio de Freitas

Intervenções desonestas não precisam ser respondidas, a menos que haja necessidade real de fazê-lo, por motivo à parte. Em geral, não valem nem o mínimo trabalho de responder. Entre o besteirol mal informado e oportunista e, no outro extremo da falta de boa-fé, atos que surgem com novas formas, os tantos exemplos não permitem dúvida: são tempos de más intenções.

No âmbito oficial, por exemplo, o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, guardou um silêncio inteligente sem por isso ficar na passividade. A divulgação da megalista de doações ou pagamentos da Odebrecht a políticos consistiu em óbvia provocação. A lista em si não vale nada, por não distinguir recebedores de doações declaradas à Justiça Eleitoral, portanto legais, e doações convertidas por candidatos em caixa dois de campanha e em dinheirão no seu bolso. Uma salada venenosa e uma divulgação mal intencionada, como ação policial. Só pode ser entendida como represália, senão desafio, à ameaça do ministro de punir vazamentos de investigações com afastamentos.

O juiz Sergio Moro decretou o sigilo da megalista -só um dia depois da divulgação pela PF. Sempre desejados pelos jornalistas, os vazamentos da polícia e do Ministério Público são ilegais. Dão a condutores de investigações um modo de direcionar os efeitos dos inquéritos, o que influir até na sentença judicial. A dificuldade de reprimir os vazamentos começa por serem os próprios jornalistas a acobertá-los, como seus primeiros beneficiários. É o obrigatório resguardo da fonte.

Mais importante, a PF considera-se um poder autônomo e quer essa condição inscrita na Constituição, com orçamento próprio e diretor eleito pelos policiais. Suas ambições incluem mesmo a equiparação a ministros do Supremo. A disposição do novo ministro da Justiça, com fundamento legal, e a advertência da PF de que não aceitará punições são, mais do que prenúncios, já indícios de um aspecto a mais na crise. E não pequeno, mas talvez necessário.

As ameaças ao ministro Teori Zavascki e à casa gaúcha de seu filho são mais do que aparentam. Sóbrio, sem discurseiras políticas nem pedantismos jurídicos, de sua chegada até agora é um ministro exemplar do que deve ser o Supremo. Acima da orientação de cada um dos seus votos está a seriedade aplicada a todos. Se os odientos começam por Zavascki a extensão da violência que cometem nas ruas, a alternativa é clara: ou as polícias locais agem logo com eficiência e rigor, identificando-os para o processo adequado, ou em pouco não terão mais possibilidade de controle. As ameaças e as ofensas a Zavascki, na frente do Supremo, não revelam más intenções: são péssimas.

"Estamos vivendo e sofrendo as consequências desta crise que tem três componentes: político, econômico e ético e moral, e os três estão interligados". Quem expõe essa lucidez? Ninguém, claro, entre os identificados com Aécio, Gilmar Mendes, a Fiesp-PMDB, Eduardo Cunha e demais astros do buraco negro. Ninguém, a rigor, que dissesse ainda, entre aqueles citados e outros bolsonaros, que "o Exército é uma instituição de Estado", ou seja, não está à mercê do jogo político. E, além de só admitir qualquer ação se convocado por um dos Três Poderes, apenas o faria "absolutamente" de acordo com a Constituição.

Quem diria? O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, antecipa a resposta aos mal intencionados que começam a falar em militares. 

 

Média: 4.6 (31 votos)

Recomendamos para você

18 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Rafles
Rafles

      No frigir dos ovos o

      No frigir dos ovos o que vai importar de verdade é a extensão e poder do corporativismo dentro dos órgão públicos.
Se a maioria honesta não se movimentar contra o golpe, a minoria corrupta leva o prêmio.

Seu voto: Nenhum
imagem de Alexandre Saraiva
Alexandre Saraiva

Sinceramente

Sinceramente eu fico constrangido de ver toda a esquerda brasileira tentando defender algo que não tem mais a mínima lógica de defesa.
não sua opinião muito menos a minha ... pega esses audios que foram vazados do filho do lula , esposa , ministros , presidente e etc e  ouça .
a esquerda brasileira fracassou , a direita brasileira nem existe , os politicos brasileiros não não possuem o mínimo de amor com nossa patria .
o lance é roubar ... 5% , 10% e etc ...

FHC , Lula , Aécim  , sarnei , Cunha , Calheiros , ACM , Alkmin , Paes , Pezão , Garotinho , Serra  ...

todos  uma verdadeira decepção e sem o minimo de amor com o Brasil .

quem defende esses caras aí de cima nem merece minha atenção .

O Brasil está fracassado pois tem  Legislativo , executivo e Parte do judiciário  são o câncer desse país.

tem que mudar tudo e todos ... e isso não é opinião de quem ficou apartidario .... não sou , é a realidade.
todos pensam e apenas isso  - 'como tirar o meu' o resto é bobagem ...

e toda essa confusão está a nível federal e o Moro começasse a analisar os casos de não sei quantas prefeituras que esse país tem ele mesmo se mataria .... ninguém precisaria tentar matá-lo.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Plínio J. V. Lins
Plínio J. V. Lins

A propósito:

Nassif, desconfio que o primeiro parágrafo desse artigo do Jânio não está ali à toa, como pode parecer.

É uma bela gozada indireta, mas firme, na ombudsman da Folha, que domingo passado, talvez por "sugestão" lá de cima, tentou convencer o leitor de que – ao contrário das suspeitas levantadas pelo articulista – o avião da PF em Congonhas, no dia da condução coercitiva de Lula, estava ali de porta aberta apenas pra pegar a brisa agradável do local, e não em prontidão pra levá-lo ao abraço hospitaleiro do Moro em Curitiba.

Desculpe, ficou comprido demais o parágrafo, mas é isso, SMJ.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Spok da Silva
Spok da Silva

  Qualquer investigação que

 

Qualquer investigação que chegue a pessoas com prerrogativa de foro deve ser lacrada imediatamente e enviada ao STF. Qualquer coisa fora disso, é crime. Quem quer que tenha vazado o listão cometeu um crime tão grave quanto a divulgação dos grapos de Dilma. Essa é a questão. Houve, por parte de quem vazou, a intenção clara de desafiar a lei e os poderes constituídos. Ao atacar 316 congressistas de uma só vez, o operador dessa loucura põe em risco a sobrevivência, tal como está, de seu núcleo de poder. Os congressistas, corruptos ou não, não deixarão isso passar em branco, logo que tiverem nas mãos os instrumentos para a vingança. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Gabriel Moreno
Gabriel Moreno

O Moro parece um aluninho de

O Moro parece um aluninho de escola nessa foto.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Barbosa,Moro e Carmen Lúcia.

Barbosa,Moro e Carmen Lúcia.  Isso ,não é premiação, é cooptação.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

snaporaz

Se foi provocação é um

Se foi provocação é um daquelas operações de guerra que são feitas com uma intenção mas acabam por causar um efeito contrário ao desejado, algo parecido com o telegrama Zimmermann que ao tentar intimidar os EUA com uma ameaça mexicana acabou impulsionando a entrada dos EUA na primeira guerra mundial (uma prova cabal de que idéia de jerico não é um monopólio brasileiro), o efeito da lista nas hostes golpista foi devastador, a idéia de corrupção como exclusividade do governo e sua base(?) de apoio(?) simplesmente evaporou, a ilegitimidade do processo de impeachment e de seus condutores foi ainda mais evidenciada, mas ainda fico com a teoria de que esperavam encontrar Dilma e Lula na lista e acabaram encontrando os companheiros de golpe.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a Transparência Internacional divulgou, nesta terça-feira, a classificação anual dos países mais corruptos do mundo, e a situação do Brasil, sob o império do “lulismo”, só piorou. Demóstenes Torres 08/10/2003

Não julgueis, para não serdes julgado.

Essa foto do juiz recebendo um prêmio diz, do valor e importância que teve para quem concedeu o prêmio.

Certamente foi convidado e PAGOU POR SUAS PASSAGENS ÁREAS, POR SUA HOSPEDAGEM, ENFIM POR TODAS AS SUAS DESPESAS.

NESTE E EM OUTROS PRÊMIOS QUE DEVE TER RECEBIDO, OU EM PALESTRAS QUE  PROFERIU, POIS SUA PROFISSÃO É SER JUIZ - é um funcionário público...

Por que é assim que ele julga os outros!

Por que se assim não foi, ele incorreu no mesmo ato, mantendo as devidas proporções de grandeza, com a qual ele busca como crime imputar ao Presidente LULA!

Uma coisa importante na vida é o CONTEXTO EM QUE OS FATOS ACONTECEM.

Entender o homem dentro de seu tempo, é um ato de justiça!

Estamos em 2002, crianças pedem esmolas num farol, milhões de adolescentes sem esperança, outros milhões desempregados!

LULA vence as eleições!

Ao deixar a presidência com MAIS DE 80% DE APROVAÇÃO, o que isto significa?

Nunca antes neste país, os empresários GANHARAM TANTO DINHEIRO!

Nunca antes neste país, os banqueiros ganharam tanto dinheiro!

NUNCA ANTES NESTE PAÍS, O POVO BRASILEIRO FOI TÃO VALORIZADO!

Quem nunca teve, pode ter sua casa.

Grandes projetos foram viabilizados.

Escolas e universidades públicas foram criadas e ampliado o acesso as universidades particulares!

ESTE É O CONTEXTO PARA ANALISAR O LULA!

Agora, neste contexto, pensem numa pessoa que nunca teve casa, nem rua asfaltada, com endereço formal, se porventura o LULA passasse em frente a sua, não ficaria ele satisfeito em repartir seu pão, sua comida com esse presidente?

Já vi pacientes, após cirurgias levar galinhas - aquilo que têm para PRESENTEAR esse médico!

O LULA tem 11 contêiner em seu acervo de presentes!

Agora, olhando no contexto para o grupo Odebretch:

Trabalhando no renascimento da INDUSTRIA DE DEFESA. SÃO BILHÕES EM INVESTIMENTOS!

INDÚSTRIA PETROQUÍMICA - A BRASKEN, SE TORNOU GRANDE PLAYER GLOBAL CHAMANDO A ATENÇÃO DOS EUA! SÃO BILHÕES EM INVESTIMENTOS!

E CONSTRUÇÃO PESADA E CIVIL. SÃO BILHÕES EM INVESTIMENTOS!

Viajou  em comitiva com LULA por diversos países.

ABRIU MERCADOS PARA SUA EMPRESA!

No contexto do juiz acima, ele recebeu um prêmio, no contexto MAIOR DO LULA - ELE ERA PRESIDENTE - SE ELE TIVESSE APENAS SUGERIDO, REPITO - APENAS SUGERIDO, ELE TERIA GANHO DE PRESENTE ATÉ UM APARTAMENTO NA AVENUE FOCH EM PARIS!

Se fosse EU DONO DESTA EMPRESA E SE NO GOVERNO DESTE PRESIDENTE NÃO ME PEDISSE NADA E SABENDO QUE ELE VIVE DO QUE GANHA UM PRESIDENTE APOSENTADO - EU FARIA DE GRAÇA AS REFORMAS QUE PEDIU E AINDA FARIA MAIS COISAS!

Assim como a paciente pobre, que não tendo nada em casa, deu as galinhas para o médico - o médico entendeu o gesto e não recusou, ainda que não tivesse luagr onde colocá-las...

EU FARIA ISSO!

Agora, as propinas, FICAMOS TODOS SABENDO, VIA PLANILHA, QUE FORAM DISTRIBUÍDAS PARA TODOS OS PARTIDOS MAIS IMPORTANTES!

E isso prova que uma coisa não tem nada a ver com a outra - todos receberam, situação e oposição!

Neste contexto, NÃO VEJO ESSE RECEBIMENTO DA OBRA COMO CRIME, para que fosse caracterizado crime, teriam que COMPRAVAR favores para a empreiteira, após seu mandato!

Bilhões por 50 mil? Nem o cunha...

Tudo que foi criado por LULA foi dentro de um contexto, onde estava este povo, havendo o golpe, perderá o CONTEXTO, então não será a mera troca de pessoas, não será apenas trocar siglas de partidos...

Perderemos o contexto do povo, sua sinergia...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"O que fazemos na vida, ecoa na ETERNIDADE!" (Máximus - Gladiador)

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

fermento

A cada dia o monstro fica maior, mais forte e mais atrevido. Pior, engordam as suas fileiras de seguidores, todos os desmiolados vão atrás deste trio elétrico falso.

Se não pararem de alimentá-lo um dia ele explode. Já deu sinais quando expôs falas da mandatária e a segurança nacional.

Quem garante que não levará um monte de gente inocente junto com ele?

...................

Urge que os senhores escritores, jornalistas e blogueiros sujos lancem um olhar para o caso Banestado. Requião será uma boa fonte. Também suas visitas à terra dos patrões do mundo. Pode ser que ali encontrem rochas de kriptonita para removerem a força desmedida do gorila. Será que seus telefones suportariam o estrago que ele impõe da mesma forma à seus inimigos?

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Sobre encontrar aqueles que

Sobre encontrar aqueles que ofenderam Zavaski diante do STF, os Integralistas até documentaram e se orgulham.

Segue uma pequena amostra:

 

https://youtu.be/iNBrNqSZurE

Seu voto: Nenhum (4 votos)

A lista , Moro e os políticos PF

Sem dúvida uma provocação, contra o Ministro da Justiça, mas também um aviso a políticos, para que não o abandonem. Afinal Moro esta também sob críticas contundentes, e ameaçado por processos, e principalmente ameaçado pela descoberta de que não é unanimidade nas ruas nem nos meios legais, nem intelectuais, nem ....... Moro e procuradores liberam a lista junto com a ameaça de não aceitar a colaboração de Oderbrecht. Para mim é uma demonstração de poder, querem  mostrar que  eles e somente  eles  tem a chave da caixa  de Pandora. Moro deve sentir que dado o golpe , tentarão fechar de forma definitiva a Lava Jato. Todos os envolvidos no golpe, estão com a espada sobre a cabeça, e podem se aproveitar das fragilidades expostas de Moro.  Sem dúvida Moro, provoca o Ministro da Justiça numa tentativa clara de articular de forma preventiva seus aliados da PF. Como diz o Jânio, uma resposta impensada e sem uma boa estratégia, poderia resultar num grande desastre. A desarticulação deste grupo não é apenas uma questão de bater forte na mesa.  Embora isto não signifique que o golpe não ocorra, quanto mais eles se sentem próximos, mais interesses conflitantes aparecem no interior do golpismo. Se o golpe vier, necessitarão fechar a caixa de Pandora, mas se fizerem isto  precisarão da repressão policial.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"Listão" da Odebrecht,

"Listão" da Odebrecht, cocaína dos Perrella... só para deixar bem claro quem é que manda.

Que ditadura sobrevive sem um estado policialesco?

Só há um poder que se sobrepõe ao judicial-policial: o econômico. O capitalismo e suas vulgaridades espetaculosas seguem fazendo vítimas, espalhando desigualdades, impondo sua ordem ao mundo. O barbudo alemão nunca foi tão atual: ditadura da elite.

P.S.1: Assim que Marcelo Odebrecht resolveu falar, Moro arregou: soltou uns executivos e decretou sigilo sobre o "listão". Que deve estar, na versão liberada pelo arrogante juiz, misturada e imprecisa. Só a Odebrecht deve ter a lista certa, com provas inclusive.

P.S.2: Como será que farão os cubanos para evitar que, de agora em diante se espalhe analfabetismo, doença e pobreza na ilha?

Seu voto: Nenhum (4 votos)

O medíocre discute pessoas.
O comum discute fatos
O sábio discute idéias.

E o pareamento

analizado pelo site do Miguel do Rosário, cafezinho, entre as doações relatadas ao TSE e a da lista da Odebracht? Não dá para observar caixa 2 aí?

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Parece evidente que o camisa

Parece evidente que o camisa preta do Paraná e seus lacaios da PF e damídia porca e golpista deste país estão entrincheirados para uma guerra contra a democracia e,logo,contra povo brasileiro.

Não há mais provocações. Há provações. A turba golpista quer aparentar o golpe comoo fato consumado,faz parte do desespero deles.

As reações contrária ao golpismo aumentam dia a dia,quer seja em número,quer seja em qualidade.

Muito em breve não restará alternativa aos golpistas a não ser voltar para a caverna de onde nunca deveriam ter saído.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Chris
Chris

Caso contrário....

O exército entrará no jogo para preservar a ordem e a segurança nacional.

Aí o conluio todo poderoso se dará conta que nao são deuses, de quanto a presunção da inocência é importante e que se aplica também à eles a emblemática afirmação de que "ninguém está acima da lei".

Tem gente que precisa apanhar para aprender. Faltou pai e mãe para ensinar no tempo certo o que é respeito e limite.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Gabriel Moreno
Gabriel Moreno

Exatamente. Farei minha parte

Exatamente. Farei minha parte no dia 31 agora. E pelo mês de abril também. Deveríamos todos marchar até Brasília se essa votação imbecil for colocada na Câmara. E que coxinha nenhum se atreva a passar.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Alberto M.
Alberto M.

Parabéns, Jânio

Mais uma vez mostra a sua lucidez e bom senso.

Fico pensando como é que a Folha age de maneira hipócrita, como hoje.

Colocou uma entrevista do ministro Celso de Melo dizendo que o impedimento de um presdente não é golpe.

Em abstrato, é claro que "não é golpe".

O que a Folha pretendeu foi - mais uma vez e centas de vezes - ludibriar o leitor com a ideia de que Celso de Melo teria disto que o processo em curso de impedimento "não é golpe".

Se está na Constituição, tem previsão.

Agora, quem examina com calma e lucidez apartidária tudo isso vê que o atual processo de impedimento é uma farsa a começar pelos integrantes da comissão, pelo presidente da Câmara, pelos atos da oposição, e a falta de um objeto que o motive.

Conta com ingredientes como agentes do TCU envolvidos em maracutaias na Lava Jato ou na Zelotes e ... fica por isso mesmo.

É de chamar a atenção de qualquer marciano a diferença de tratamento do filho do presidente do TCU, Aroldo Cedraz, o Tiago Cedraz, com o tratamento dado ao Lula.

O presidente do TCU Aroldo Cedraz deverá (ou estará) no seminário golpista de Lisboa, cidade que está provendo meios de se firmar o Golpe, mas que pode, ainda, boicotar o evento. Não se sabe se acompanhado do filho, que poderá viajar a negócios, ao mesmo tempo.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Gardenal
Gardenal

Caro Luiz Nassif, o  provável

Caro Luiz Nassif, o  provável ASSASSINATO do policial Lucas Gomes ARCANJO  não vai merecer nem uma notinha em sua página? Desculpe-me, é apenas uma provocação ao tema que reputo o de maior importância nesse fim de semana. Afinal, é fazer o jogo daqueles que queriam isso mesmo. Um final de semana amorfo para abafar o assunto.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de Alex Furtado
Alex Furtado

O jogo tem que continuar....

Essa é simples.... impedir que os escalões acima engavetem sem que o público tenha ao menos sabido do assunto

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.