Do guerreiro, um último sonho

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Lourdes

A ilustração veio do mural de Reginaldo Nasser, no Facebook. A foto veio da tristeza do mundo atual e ganhou espaço nas redes sociais.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não consegui conter as

    Não consegui conter as lágrimas. O que esse anjinho fez de errado para o mundo? Nasceu na etnia errada? Nasceu no lado errado da fronteira? Como justificar isso à luz da razão? 

  2. Gabriel, imagina eu, é da idade e do tamanho do meu neto.

    O Brasil com o espaço que tem, com a colônia síria-libanesa que tem, deveria fazer algo, precisamos de gente e gente como este menino.

  3. A historia irá cobrar
    A historia irá cobrar certamente do povo americano, o grande causador dos holocaustos do seculos XX, e XXI.
    Bombas atomicas, Iraque, Afeganistão, Libia, Siria, Ucrania, surgimento do Estado Islamico, ia esquecendo:Vietnam, bombas de napalm. Os verdadeiros genocidas dos tempos modernos! Dizimaram até os donos da terra que usurparam!

  4. Bravo menininho!

    Quem disse ser eu bravo suficiente

    para ver tal cena e não prostrar-me caidamente?

    Quem espalhou tal mentira?

    Quem semeou tal semente?

     

    O mundo não concorda com a língua  

    A realidade mostra

    A miséria arrosta!

    Descanse na areia,

    pois no céu,

    Jé és estrela! 

  5. Simplesmente não consigo

    Simplesmente não consigo acreditar no mundo que meus filhos vão ter que enfrentar!!! Eles ainda gozam de um pouco de proteção. Mas isto não basta!!! Não podemos descansar até que tenhamos um mundo fraterno em que todos tenham direito à uma vida digna. O que este anjo fez para merecer um final como este? Estou absolutamente indignado e inconformado.

    1. Isso me sensibilizou demais!

      Esta foto (a imagem dela que não me sai da cabeça) está me deixando em frangalhos.

      Estou simplesmente indignado, inconformado, triste. E estarrecido ante a impossibilidade de não imaginar o tilintar das taças de champanhe dos donos do poder com essa catástrofe humana.

      Tenho uma filha da mesma idade deste anjo, como você escreveu, ela está relativamente segura (se comparada à situação enfrentadas por esses refugiados).

      Entretanto, me pergunto: até quando estarão ela, e os demais filhos nossos, seguros?

      Hoje no Brasil também vivemos um período de crescente intolerância patrocinada pela mídia e por setores econômicos e políticos inconformados com o último revés eleitoral.

      Toda esta situação nos faz a concluir que possui apenas uma causa raíz.

      No mais, por que o governo brasileiro não oferece asilo a estas pessoas?

      Ignore-se os nossos boçais locais (como aquele meliante que assediou o haitiano no posto de gasolina), mas ofereça-se ajuda a eles.

       

       

       

      1. Quando vi ontem pela 1a vez

        Quando vi ontem pela 1a vez essa imagem na internet não tive coragem para parar e me informar sobre o que tinha acontecido.

        Hj com esse post fiquei sabendo o que houve e to ha uma hora com o olho e o coração embargados. Sem o que dizer faço coro ao Ricaro e ao Álvaro.

  6. Viva a Primavera Árabe! Os

    Viva a Primavera Árabe! Os responsáveis por esta tragédia humana continuam soltos e causando mais tragédias, inclusive tentando fabricar algumas desgraças aqui mesmo na América do Sul.

  7. Quando eu a vi essa foto

    Quando eu a vi essa foto ontem sendo divulgada na internet, fiquei a refletir até hoje.

    É DE CORTAR O CORAÇÃO!!!

    Não deveria nem ser divulgada. Que ele continue aq sonhar…

     

     

    1. não vamos fugir, vamos mostrar o mundo como ele é.

      Muitos querem que não seja mostrado a realidade. Não dá apra esconder mais. No seu egoismo elas não querem ser incomodadas. Mas temos que incomoda-las. O nas redes sociais ? cada comentario estupido que dá uma tristeza…

  8. Aylan

    Este é o garotinho Aylan, vítima da irresponsabilidade das potências mundiais que não medem o sacrifício alheio para impor suas intenções políticas. 

  9. Foto chocante. O desespero de

    Foto chocante. O desespero de quem foge da miséria, da fome e dos conflitos armados no século 21 é mais um carma pesadíssimo que a humanidade terá de carregar por muito tempo, junto com os da escravidão, do preconceito, do ódio racial e do fundamentalismo religioso.

  10. Seguem os golpes dos

    Seguem os golpes dos EUA

     

    Motivadas inicialmente pela falta de coleta de lixo em Beirute e arredores, manifestações se transformaram, neste fim de semana, em clamor generalizado contra as chamadas “corrupção e disfuncionalidade” do governo

    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/41481/beirute+manifestantes+jogam+bombas+em+palacio+ministerial+do+libano+em+novo+protesto.shtml

     

    “Não é só pelo lixo”

    1. como estou sem palavras…

      permita-me, por favor, dizer que nunca vi um comentário tão bonito como o seu

      e, seguindo a mesma luz, acrescentar que a rosa certamente não será colhida em um jardim de tristezas, como o que temos no mundo em que estamos

  11. Doi demais ver essa foto.

    Doi demais ver essa foto. Demais mesmo. Impossível não se emocianar.

    Vi que alguém pediu para tirar a foto. Sou contra tirar. O mundo todo (todo mesmo!) tem de ver a “força” constrangedora dessa foto para ver se consegue, num passo além, ver que “tipo” de mundo é esse.

    Essa foto nada mais que o mundo se vendo no espelho.

    Ontem parei pra pensar, de verdade, nesse “horizonte histórico” (como dizem muitos) em que vivemos. A conclusão é só uma: não somos modernos, pós-modernos, contemporâneos, pós-contemporâneos… simplesmente porque ainda somos bárbaros, e no sentido mais cruel da palavra.  

    Nosso fiapo de humanidade morreu na praia… fugindo de nós mesmos.

      

     

     

     

    1. Histórica!!!

      É uma foto que escancara nossa ausência de compaixão!

      O seu comentário é uma síntese dos meus sentimentos… não paro de me emocionar a cada visualização… talvez, por ter dois filhos de 2 e 3 anos.

      Que Deus consiga acalmar e confortar a alma desse pai que sobreviveu, mas morre todos os dias até o fim da sua vida!!!

      Abraços!

  12. Dorme agora

    E quando se fala da imigração que chega ao Brasil, ai muda-se o tom. Porquê? Os haitianos, que nem fazem parte da maioria da imigração para o Brasil. São adultos e homens, que deixaram suas mães, mulheres e filhos e sonham, de alguma forma, dar um futuro melhor a eles. Ainda que o Brasil não seja uma…. Europa.

  13. Quando eu a vi essa foto

    Quando eu a vi essa foto ontem sendo divulgada na internet, fiquei a refletir até hoje.

    É DE CORTAR O CORAÇÃO!!!

    Essa foto nem deveria ser divulgada. Que ele continue a sonhar…

  14. Ainda temos a arte para nos

    Ainda temos a arte para nos salvar da verdade? É melhor fugir da verdade ou é mais saudável encarar de frente a realidade brutal? Enfeitar as grades das cadeias ou destruir as grades para apanhar as flores vivas?

  15. Choque de realidade

       Não se trata da espetacularização de um fato, que por incrivel que possa parecer, é comum, corriqueiro – infelizmente – até “banal”- em certos locais, pode-se elencar, desde os ’90 : Kosovo, Somália, Sudão, Gaza, Cisjordania,Afeganistão, etc…………, a lista é longa, de crianças, morrendo devido a lutas politicas, esqueçam as variaveis etnicas e/ou religiosas, o cerne de qualquer destas guerras do século XXI, é a geopolitica.

        Quem matou esta criança, seu irmão, sua mãe, e muitos milhares não “fotografados”, não foram as aguas do mediterraneo ou do egeu, são pessoas, de PODER – algumas manipuladas por outrem – que se encontram em gabinetes de : NOva York/Washington, Bruxelas, Berlin, Paris, Madri,Damasco, Ancara, Londres, Roma…………até em Brasilia, e o que é pior, o que mais me irrita :

         Hoje, amanhã, a semana inteira, estes responsaveis diretos, subirão em tribunas, irão dar entrevistas, aparecer na midia internacional, com copiosos discursos, grandes (falsas ) intenções, “projetos”, alguns até contritos, podem verter lágrimas, até é provavel que o Canadá envie um visto para o pai sobrevivente ir encontrar sua irmã.

    1. Caro junior50, conforme
      Caro junior50, conforme escrevi mais abaixo, é impossível não imaginar o tilintar das taças de champanhe dos donos do poder face a está tragédia.

      Saiu na mídia que agora o Canadá resolveu dar permissão ao pai de ir para lá; isso apenas depois de a tragédia da família causar comoção mundial e, pior ainda, vir à tona a anterior recusa por parte deste país em recebê -los por meras questões burocráticas.

      Por quanto tempo uma minoria que compõe o PODER no planeta continuará se lucrando às custas de tragédias como ou ainda maiores que esta?

  16. MORRER NA PRAIA

    MORRER NA PRAIA

    Ninguém deseja “morrer na praia”. A expressão conota nossa frustração de ter remado em vão, de ter navegado em vão. Ninguém deseja morrer na praia, mas a humanidade constituída de gente mais pobre, aqueles que são vitimas do nosso sistema capitalista, mundial, estão. São milhões de imigrantes que buscam se refugiar em outros países fugindo da miséria e do estado de calamidade em que se encontram seus países de origem, e milhares tem morrido nessa travessia desumana. O símbolo da criança imigrante (ou refugiada), morta na praia chocou o mundo. Tirou alguns dessa indiferença diante de um fato que tem sido corriqueiro. Uma criança que morre na praia já nasceu condenada à miséria, ela é o símbolo daqueles que não tem força para remar, não tem força para mobilizar a humanidade ao seu favor. Muitos países desenvolvidos lhes fecham as portas. A criança morta na praia reflete a nossa involução, a nossa ganância, o capitalismo pernicioso do acúmulo, do ter, da omissão diante da fome alheia, da inutilidade da guerra. Ninguém deseja morrer na praia, muito menos uma criança que tem a vida ceifada, interrompida. Os navios que eram negreiros, hoje não tem cor. No passado eles traziam um povo livre para ser escravo, hoje, homens os tomam para fugir da escravidão, da pobreza, da guerra, da fome, e nesses navios estão os novos escravos da contemporaneidade, enxotados pelos sistema falido do capitalismo que não acredita no outro, não sente as dores do outro. “Este ano, assim como Aylan Kurdi de 3 anos”(o garotinho da foto), ao menos 2500 pessoas morreram tentando fazer a travessia desesperada para o continente europeu, segundo a Organização das Nações Unidas”. Esses imigrantes, ou refugiados, muitos da Síria, que tem vitimado mais de 130 mil mortos desde 2011, outros haitianos, senegaleses, bengalis, costamarfinenses, além de outros de origem de um total de 81 países, chamam-nos atenção para uma tragédia há muito enunciada, e nenhum país está livre disso…
    Essa gente vivencia o inferno nessa travessia na expectativa de vida melhor. A travessia da esperança sacrifica os homens, inclusive as crianças. Que a imagem dessa criança abra os corações e as portas de países desenvolvidos, a exemplo da Alemanha, que prometeu receber 800 mil imigrantes, e que a dor da humanidade não seja apenas da mãe que perdeu o filho, mas nossa.

    IVAN SANTTANA

     

  17. Simbolo
    Essa foto é um símbolo de nosso tempo , rico em tecnologia e ciência , mas pobre de valores humanos , como compaixão , acolhida , respeito , humildade , reverência à essência e riqueza de cada individuo .
    Um mundo onde o ter a qualquer custo , a vaidade , o orgulho vazio valem mais do que quaisquer virtudes humanitárias.
    Um mundo onde a volúpia pelo acúmulo de bens , modismos e o tecnicismo tornou-nos seres isolados e egoístas com a falsa sensação de poder .
    Um mundo cujos símbolos maiores , a Internet e o celular , aproximam absurdamente as pessoas e , ao mesmo tempo , contraditoriamente , as isolam no seu mundinho virtual , aumentando a solidão , a intolerância , o egoísmo .
    Um mundo que , igualmente , é uma fogueira de vaidades e é também depressivo de expectativas frustradas , além de efêmeras (pseudo)alegrias , principalmente porque baseadas em futilidades .
    Um mundo em que , além do planeta como entidade ambiental, principalmente nós seres humanos estamos doentes nossa miseria espiritual .

    Ö

  18. Seculum seculorum

    De século em século, vamos mudar apenas a qualidade das fotos? Ontem foi a menina nua fugindo do lucro abrasante das bombas de napalm; hoje o menino vestido beijando a frieza do mundo naquela praia…

    Cá pra nós, tem hora que dá vontade de sair à francesa…E deixar a humanidade chafurdando na lama até se autodestruir e deixar o mundo em paz.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador