Atualizado: Do jeito que está, delação de Odebrecht não prende Serra nem Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizada às 15h

Jornal GGN – A colunista Mônica Bergamo (Folha) divulgou nesta quinta (11) que apesar de render manchetes em muitos jornais, a delação de Odebrecht citando pagamentos milionários a José Serra e Michel Temer via caixa 2 foram recebidas com “alívio” por seus aliados. Isso porque, do jeito que foi feita, a delação não tem potencial para terminar em cadeira nem para o tucano ou para o presidente interino.

Esse argumento é de advogados de Serra. A delação de Odrebrecht diz que o tucano recebeu R$ 23 milhões para sua campanha de 2010, mas os recursos foram pagos no exterior. No Tribunal Superior Eleitoral, a doação registrada pela empreiteira representa apenas 10% desse valor. E, conforme o GGN já informou, há menção de pelo menos um depósito em conta de Veronica Serra.

“Como estão, os relatos poupam os personagens de serem enquadrados em acusações mais graves, como corrupção e formação de quadrilha. Contribuição não contabilizada [caixa 2] pode ser enquadrada como crime eleitoral, de punição branda e chance mínima de resultar em prisão”, reportou Bergamo.

Depósitos em conta no exterior, assim como pagamento em dinheiro vivo, contudo, podem indicar enriquecimento pessoal. Na delação, Temer teria promovido um jantar com Marcelo Odebrecht e Eliseu Padilha, em 2014, ocasião em que pediu e recebeu R$ 10 milhões, em dinheiro vivo.

Bergamo escreveu que dependerá da força-tarefa da Lava Jato escolher se vai se comportar ou não como uma “pedra no caminho” de Serra e Temer. Em outros casos, os procuradores não aceitaram a simples versão de caixa 2, e insistiram na revelação das “contrapartidas”, “o que enquadraria a doação dos recursos em propina pura e simples.”

“Por isso, a delação que envolve Temer e Serra pode ainda sofrer alterações”, acredita.

Essa estratégia de investigação vem sendo aplicada no caso do ex-presidente Lula, por exemplo. A grande mídia já divulgou, em mais de uma ocasião, depoimentos do executivo Leo Pinheiro (OAS) à Lava Jato admitindo ter feito benfeitorias ao ex-presidente, mas nunca em troca de favores. Os procuradores simplesmente não acreditam na tese de que Lula não teria feito nada em favor das empreiteiras.

No caso do sítio de Atibaia, há o esforço de provar que o ex-presidente é dono oculto da prioriedade registrada em nome dos empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar. Dessa forma, as reformas feitas com ajuda da OAS e Odebrecht no espaço caracterizariam lavagem de dinheiro.

Para Temer, contudo, há um fator determinante às investigações: se o impeachment de Dilma Rousseff se consolidar no final de agosto, o interino ganhará imunidade processual.

Outro ponto levantado pelo jornalista Janio de Freitas, na Folha desta quarta, aponta para o tratamento dado à Lava Jato pela força-tarefa nessa nova fase, em que as delações de Odebrecht atingem um arco maior de lideranças, extrapolando a barreira de denúncias feitas apenas para atingir politicamente o PT.

Janio apontou que o volume de vazamentos vem caindo e mesmo as poucas notícias que atingiram gente graúda, como Temer ou Serra, foram sumindo do noticiário nos dias seguintes.

Dessa forma, ele disse, a Lava Jato mostra uma contradição: vive pressionando por delações premiadas que entregam novidades quentinhas, mas quando as obtém, parecem insatisfeitos ou infelizes com o que ouviram.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não diga.Mas que grande

    Não diga.Mas que grande novidade.Segundo o outro,cadeia é para os PPP.Prostitutas,preto e petistas.Vocês acham por que Serra disse desconhecer Paulo Preto.O dito cujo é afro-descendente.

  2. Tdos nós sabemos que os

    Tdos nós sabemos que os “vazamentos” envolvendo figuras destacadas do PSDB, e demais aliados, são apenas uma boa demão de verniz, afinal a Lava Jato foi montada para perseguir apenas “Ele”.

  3. Não podemos esquecer que

    Não podemos esquecer que Caixa 2 eleitoral importa em, no mínimo, no próprio crime eleitoral de caixa dois e também no de lavagem de dinheiro.

  4. imprensa&justiça S/A

    Em post do Jânio de Freitas: Moro empaca delação da Odebrecht por Serra.

    Avistando o perigo entra a sétima cavalaria da Monica Bergamo mais emplumada que tucano e pavão para definir o script e uniformizar a verdade publicada sem possibilidade de outro olhar.

    Enfim o menino Moro acaba descobrindo os limites da sua atuação, os mesmos do Barbosa outrora todo poderoso e quase presidente do País.

    Uma edição noveleira do jn vai decidir que a obra da empreiteira no sitio que Lula frequenta é propina, desvio, quadrilha e os milhões do FORA TEMER, Serra, psdb, doações voluntaria como os dízimos e as ofertas nas cerimonias religiosas.

    Monica, quem te conhece te compra!

  5. Perguntinha….

    Se agora eles acham que dinheiro de caixa 2 é apenas uma “contravenção”, ao contrário de quando a doação de campanha era para o PT, digam:

    Por que um partido precisaria de dinheiro de campanha NO EXTERIOR?

    Serra recebeu “lá fora”.

    O TEMEROSO (com medo do Cunha, se ele delatar) recebeu GRANA VIVA.

    Para caixa de partido é que não foi.

     

     

     

     

  6. As doações ao PT são propina

    As doações ao PT são propina a troco de obras, mas as do PSDB são a troco de nada, são só doações…

    As obras contratadas com o governo federal foram todas superfaturadas e ouve propina para a contratação, já, as obras que a construtora tem contratadas com o governo de SP foram ganhas na base da honestidade, passando por licitações e obedecendo todos os protocolos.

    Para o PT no governo federal a construtora doa a troco de favorecimento, para o PSDB no governo de SP a construtora doa 23 milhões a troco de nada. Apenas para ver brilhando os lindos olhos do José Serra.

    Se bobear a PF aceita essa versão.

    A “contrapartida” não seriam por acaso, por exemplo, as obras do Rodoanel?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador