E Cristo criou o primeiro trocadilho

Do Blog de Paulo Paulo Gurgel Carlos da Silva, no Portal Luís Nassif

O trocadilho, segundo Millôr

O trocadilho, dizem os que gostam de dizer, é “a forma mais baixa de humor”. Não há nada mais chato do que um debilóide que gosta de “contar” um trocadilho. Isto é, de falar um trocadilho dito antes, geralmente sem nenhuma criatividade. Pois o trocadilho vale pela espontaneidade, feito on the spur of the moment, na velocidade do instante. Por pessoas que têm o dom do “processamento” repentino. Mas há também o bom trocadilho pensado, refletido. Sem trocadilho, jogo de palavras, Shakespeare não existiria. Ainda mais, ­a literatura não existiria. Este longo nariz­-de-­cera é porque vi, nas ondas de protesto contra as tropas de ocupação da Síria, no Líbano, uma faixa dizendo:

GO HOME SIRIAL KILLERS.

Gregory Peck morreu em 2003 e Deborah Kerr, em data recente. Este segundo fato, ao ser divulgado na mídia, novamente colocou em evidência o trocadilho “a Deborah Kerr (quer) que o Gregory Peck (peque)”. Que a roqueira Rita Lee inclusive pôs na letra da canção “Flagra” (com vídeo legendado no YouTube), que foi tema de abertura da novela “Final Feliz” (TV Globo, 1983).

De LN

Não tem nada mais infame que o trocadilho. Quando a Veterana Caldense perdia, o pessoal de Poços falava na decaldense do time.

Lembrem-se daquela série: não confunda….

Crepúsculos dos Deuses com….

Se lembrar de outra, mande bala.

Luis Nassif

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jesus não criou o primeiro trocadilho

    O significado é este: Jesus havia trocado o nome de Simão por Pedro, que significa: pedrinha, pedra pequena, minuscula. Cristo é a Rocha e uma pedrinha não sobreviveria sem ela (a Rocha) se não estiver encrustada, por isso o texto ” Tu és Pedro, sobre esta  pedra (Rocha) edificarei a minha igreja”. Pedro era uma pedra pequena, porém bruta que precisa ser lápida. Ora, as areias em sua essencia de tamanha também são pequeninas e minusculas pedras, e o ser humano é constituido de elementos da terra (pó) em quase 90% e o resto é água.  Daí o nome de Adão que significa terroso.  A pedra (Rocha) significa alicerce, proteção – o próprio Cristo. Uma casa feita sobre a rocha dura mais do que na areia.  

  2. Da série NÃO CONFUNDA

    Capitão de fragata com… cafetão de gravata.
    Ave Maria cheia de graça com… alvenaria cheia de massa.
    Carolina de Sá Leitão com… caçarolinha de assar leitão.
    Quintino Reis da Costa com… quinhentos réis da bosta, como fez o presidente de uma seção eleitoral ao  tempo da República Velha (RS).
    A grande obra de mestre Picasso com… a grande pica do mestre de obras.
    Espírito de corpo com… espírito de porco.
    Patrimônio com… matrimônio (o primeiro pode aumentar ou diminuir com o segundo).
    Perestroika com… espera estoica.
    Cheio de vida com… cheio da vida (uma letra é tudo) .
    Bem comum com… bem com… um (um espaço é tudo).
    Capaz com… capaz de tudo.
    Baixa combustão com…  (mulher) baixa com… bustão.
    Estar com Maria José no colo com… estar no colo de José Maria.
    Rambo com… Rimbaud.
    Selassié com… Sei lá se é (nome de um bloco de carnaval).
    Quatro Ases e Um Coringa com… quatro com asma e um com íngua; Jane e Erondi com… Jânio e Erundina; Lennon e McCartney com… Lênin e McCarthy.
    Tocando B. B. King sem parar (conforme uma canção) com… trocando de biquini sem parar
    Paulo Gurgel com… Paulo Coelho. 

    In: http://blogdopg.blogspot.com.br/2014/05/nao-confunda.html 

  3. tem uma expresão que

    tem uma expresão que caracteriza tudo o que se viu no período tucano

    eo conluio com a grande mídia golpista, a,bos entreguistas do país… 

    vendo tudo,

    ninguém acredita!!!

    e para justificar e contestar até a palavra divina, disseram:

    no princípio era a verba!!!

  4. Não confunda fiofó com traseiro

    Hoje li  na Super Notícias, MG, uma (suposta, kkk) marca de bebida energética pro Carnaval:

    Power Guido.

     

     

  5. Recentemente, surgiram os

    Recentemente, surgiram os trocadilhos verbivocovisuais, como diriam os poetas concretos. Aiás, o trocadilho pode ser “infame”, ou a “forma mais baixa forma de humor” (discordo), mas é a base da poesia: a semelhança sonora entre palavras diferentes, a paranomásia (o nome chique de trocadilho). Seguem dois trocadilhos verbivocovisuais, de temática musical.

    1. Ótimas, Jair Fonseca!

      Aqui no GGN já mostraram as peripécias que fazem os poetas em busca das rimas. Acho o Chico (opa!  achuchico…) e Caetano geniais neste aspecto. Por exemplo, em Os Saltimbancos Chico põe muitas “vozes” de bichos apenas pela junção de palavras tipo   “o bicho chia” , dentre outras. E tem o famoso Cálice, criado na expectativa de que fosse afastado o “cale-se!”, tão comum para ele naqueles tempos da ditadura.  Fica bonito e surpreendente.

      Caetano dispara com “a vida é oca como a touca de um bebê sem cabeça. E eu ri à bessa. E ele: como a toca de uma raposa bêbada. E eu disse chega da sua conversa…”    

      Comentei certa vez como era difícil rimar a palavra mãe e na conversa estava junto uma menininha de 7 anos, que pensou um pouco e respondeu: champagne, o que me pegou de surpresa – e então me explicaram que ela gostava muito do biscoito champanhe  da Bauducco.

      Grande abraço!

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador