Eduardo Cunha no Planalto, por Janio de Freitas

Jornal GGN – Em sua coluna de hoje na Folha de S. Paulo, Janio de Freitas aborda o comportamento do vice-presidente Michel Temer e as “pedaladas fiscais” que ele assinou, dizendo que, se elas “agravam para Dilma, também o fazem para Temer, que as assinou em 2014 e 2015”. Também afirma que, ao que parece, Temer não é tão decorativo como afirma ser. 

Para Janio, Temer é conivente com as atitudes de “seu subordinado partidário”, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Além disso, ao se mostrar incomodado com os cargos retirados de seus aliados, Temer também tem parcela de responsabilidade na criação e no prolongamento da crise política que agrava a crise econômica. Leia mais abaixo:

Da Folha

Eduardo Cunha no Planalto

Janio de Freitas

A responsabilidade é em tudo idêntica: também Michel Temer liberou verbas pela modalidade das ditas “pedaladas fiscais”, que os advogados Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal invocaram para a proposta de impeachment de Dilma –e, sem o saber, puseram o vice-presidente sob a mesma ameaça que quiseram criar para a presidente. Logo, se as tais “pedaladas” forem motivo para destituir Dilma, o mesmo destino estará aberto a Temer. E o presidente da Câmara será o seguinte, na hierarquia constitucional das sucessões, a receber a Presidência da República. Você já sabe um pouco de quem se trata.

As “pedaladas” do vice, reveladas pelo jornal “O Estado de S. Paulo” anteontem, têm três agravantes que negam a alegada ingenuidade de Temer ao assinar os créditos suplementares. São pelo menos sete atos, não um ato ocasional. O montante não é coisa que um presidente, apesar de interino, devesse assinar sem noção do que faria: R$ 10,8 bilhões. Se “pedaladas” deste ano agravam para Dilma, também o fazem para Temer, que as assinou em 2014 e 2015.

Vê-se que Temer, o decorativo, não o é na medida em que diz. O que não impediria seu sentimento de suscitar em Dilma “absoluta desconfiança”. Se assim foi “sempre”, como diz sua carta à presidente, autoriza uma pergunta e uma dedução: por que, então, candidatou-se à reeleição de vice de Dilma e se mostrou um candidato tão empolgado? Inclusive na posse, em que se fez acompanhar do seu lado de fato decorativo. Ou foi um candidato hipócrita ou é inverdadeiro agora. Duas hipóteses que recomendam economia de confiança.

Agora mesmo, como presidente do PMDB, Michel Temer tem óbvia conivência com as atitudes do seu subordinado partidário que, também com contribuição sua, detém a presidência da Câmara. Temer, o fisiológico, que só se mostrou interessado em cargos –seu método também quando “coordenador político” do governo–, não é isento de responsabilidade na criação e no prolongamento da crise política que agrava a crise econômica. E desmoraliza mais o país.

Sem uma só palavra do presidente do PMDB contra a degradação da Câmara e da Constituição, o Conselho de Ética fez nesta quarta (9) a sexta tentativa de decidir entre aceitação ou recusa de “investigação” sobre Eduardo Cunha, o imperador da Câmara. Na manhã desta quinta (10) fará a sétima, se sua alteza não a impedir. Na sessão suspensa com intervenção da Mesa Diretora da Câmara, sob chefia do próprio personagem a ser avaliado, estreou o novo líder do PMDB. O anterior foi destituído, com a conivência do presidente peemedebista Michel Temer, por cumprir o regimento e indicar, como é próprio dos líderes, os nomes do PMDB na comissão de 65 que sugerirá ou recusará o processo de impeachment.

A inexperiência do (ex) líder Leonardo Picciani foi onerosa não só para ele. Ao escolher oito prováveis votantes contra o impeachment, desagradou a outra banda do partido. Ao fazer as indicações com antecedência, ainda na semana passada, deu tempo a Eduardo Cunha, e outros, de transformar o desagrado em rebelião da bancada e desordem geral. Mas houve também um resultado positivo.

A baderna regimental, física e ética do que seria uma votação na Câmara foi levada ao Supremo Tribunal Federal, em busca ao menos de alguma compostura jurídica e constitucional nos procedimentos e decisões dos deputados. Ainda não deu para saber se as marés do Supremo também dependem da Lua, da fartura dos lanches na Casa, ou da concepção ideológica de cada magistrado. O fato é que não se sabe quanto o STF derrubará ou manterá das vigarices na Câmara contra o regimento e contra a Constituição, em torno do impeachment e da cassação de Eduardo Cunha.

Bem, se você pensa na hipótese de que a Lava Jato, se pegou um senador, pegue Eduardo Cunha antes que chegasse à Presidência: é possível. Mas vale lembrar que Delcídio do Amaral não é do PMDB do vice. E tinha relações com Lula, o que é sempre perigoso no Brasil atual.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
     
    [ALVÍSSARAS!DILMA NÃO

     

     

    [ALVÍSSARAS!DILMA NÃO ESTÁ SE DESPEDINDO! CONTRARIAMENTE!] BOMBA! EXTRA! SENSACIONAL! REVIRA-VOLTA?!…Será que parte do PIG considera certo itinerário o desembarque da podre canoa furada do golpe?Será que os nazifasciterroristas &$ golpistas “exageraram nas patifarias, e deu sobremaneira na ‘pinta'”?!(…)Pelo menos, um alento!’Forças invisíveis’?”Começou a doer nos bolsos e sacolas IMUNDOS?!”IMUNDOS(AS) fariseus!… A FONTE? Pasme: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1717144-usinas-da-gestao-delcidio-deram-mais-prejuizo-que-compra-de-pasadena.shtml USINAS CONTRATADAS POR DELCÍDIO DERAM MAIS PREJUÍZO À PETROBRAS QUE PASADENAContratações na era FHC deram rombo de R$ 05bi(No governo FHC houve “corrupção organizada”)

  2. Houve uma mudança de HUMOR no

    Houve uma mudança de HUMOR no meu local de trabalho!

    Para meus colegas de trabalho, Dilma e o PT eram corruptos e ladrões…

    Essa semana, o jogo está empatado: São TODOS CORRUPTOS E LADRÕES!

    Para quê o stress de trocar presidente se roubo não vai parar?

    Os mais velhos lembraram da infância em 64 onde abriu-se uma porta difícil de ser fechada e que deixou marcas…

     

  3. O problema não está no Executivo

    Isso está mais do que claro. Dilma está deixando as investigações prosseguirem, com absoluta isenção.

    O problema está no congresso e no Judiciário.

    Querem tirar Dilma para deixar o resto como está. pior ainda, assaltando também o cargo de Presidente.

  4. A carta….

    Pois é por estas e outras chicanas é que após ler a carta do Temer,…(que sempre temi)…, entendi, corretamente, a definição do chamado…”político leitão vesgo”…que é o que mama em uma teta e esta de olho em outra.

  5. A esculhambação está tão

    A esculhambação está tão grande em face da inércia da PGR, que deixa um meliante mandar e desmandar, desmoralizando todos os poderes constituídos da República que não duvidaria que Eduardo Cunha já se veja sentado na cadeira de Presidente com aquela cara de Nero momentos antes de atear fogo em Roma…

  6. Também senti uma mudança de

    Também senti uma mudança de ares.

    Talvez alguma fagulha de lucidez tenha atingido a burguesia que passa a imaginar o que seria viver sob o julgo do eCUnha.

    Luciana Mota

  7. O povo + 1 vez vai está sendo enganado. De novo!

    Janio de Freitas é polido, educado, um cara que sabe das coisas.Janine, ontem, também deu a sua percepçao. Sao brasileiros decentes e compromissados, de um lado, com a estabilidade política do país e, do outro, com a estabilidade emocional do cidadao que acompanha atônito um Brasil desmoralizado pelos desmandos irresponsáveis de políticos golpistas somados a inaçao da própria justiça que está, ao meu ver, deixando o circo pegar fogo diante da manutençao de Eduardo cunha na presidencia da Camara dos deputados. Penso com meus botoes: Estariam “…” esperando a Camara seguir nessa lambança e espectáculo de incompetencia para permitir EC colocar o país abaixo e com isso o povo ir para as ruas “fodidos e desesperados” para que isso fosse considerado “insubordinaçao civil” para que o judiciário ou “…” tomassem as rédias da situaçao em nome da segurança nacional e manutençao da ordem pública???? Seria isso?? A imprensa vem sugerindo radicalizaçoes intencionalmente. Querem confronto do povo nas ruas. 

    Janio diz:”Ainda não deu para saber se as marés do Supremo também dependem da Lua, da fartura dos lanches na Casa, ou da concepção ideológica de cada magistrado. O fato é que não se sabe quanto o STF derrubará ou manterá das vigarices na Câmara contra o regimento e contra a Constituição, em torno do impeachment e da cassação de Eduardo Cunha.”

    Nem vou entrar no mérito do que eu acho que está por trás da inaçao das instituiçoes da justiça que deveriam estar agindo nesse momento, porque se expusesse o meu sentimento esse comentário se tornaria impublicável até pelo jornalista mais progressista desse país. Mas vou dizer o seguinte: A justiça brasileira tem lado e nunca, jamais negou isso. Dependendo do que se está em jogo, sejam estes interesses ou pessoas, o verniz da legalidade escolherá se deitar e corroborar a máxima de que “os fins justificam os meios”. Omissao também é açao, como nao??

    O Brasil está prostituido e foi sequestrado dos brasileiros. A violência à democracia e ao Estado de Direito vem sendo explorado intencionalmente pela imprensa nacional com vistas a promover a banalizaçao dos ataques à cidadania, aos direitos trabalhistas, sociais, previdenciários, direitos humanos, de livre manifestaçao etc..de forma a tornar a coisa palatável ao cidadao preparando-o para as outras agressoes muito piores programadas para acontecer num dertermindado tempo calculado, como instrumento capaz de aumentar o controle sobre os instintos da massa para o bem ou para o mal.. Nesse sentido, acredito é que a sociedade vem sendo submetida à uma agenda, à um script cujos interesses, pela torpeza e imundice, sao inconfessáveis, mas que se traem em manobras marcadas por movimento visivelmente calculados e consentidos por aqueles cujo dever seria o de impedi-los. Há uma cortina grande de fumaça impedidno a maioria de ver, mas se voce forçar a visao e focar bem voce vai ver que os espéctros estao lá, agindo, se arregimentando, unidos em grandes acordos e sempre adiantados em seus atos. Sabem de tudo antes de todos.

    Como diria Janio Quadros, forças ocultas. Forças sim, ocultas jamais, porque elas atuam no país há décadas e remuneram muito bem os seus vassalos.

     

     

     

  8. Minhas cartinhas para Dilma e

    Minhas cartinhas para Dilma e Temer via Twitter: 

     

    Cara

    Eis aqui uma resposta perfeita para o carta de :

    “Kein Mensch muss müssen”.

    (Lessing, peça “Nathan, o sábio”)

     

     

    Cara

    O gosta de latir em latim, não de alemão.

    “Kein Mensch muss müssen” = “Nenhum homem é obrigado a ser obrigado”.

  9. Profícuo e fértil…Será que

    Profícuo e fértil…Será que terão muitos filhos?

    Na verdade a reunião de ontem entre Dilma e Temer serviu prá  mostrar o que ela tem guardado prá ele no caso de…

  10. Vamos ver se o STF vai

    Vamos ver se o STF vai decidir que pedaladas fiscais não são crime de responsabilidade.

    Vamos ver se o STF vai dizer que pedaladas fiscais de 2015 não podem ser consideradas.

    Vamos ver se o STF vai dizer que as pedaladas fiscais de 2015 são legais uma vez que foram aprovadas pelo Congresso.

    Dos 11 ministros do STF tenho o sentimento de que uns 10  votaram no Aécio, mas o voto é secreto e democrático e isso não vem ao caso pois o que está em jogo é a justiça e a imagem do país.

     

     

     

     

     

     

     

  11. Temer e a traição

    Pode ser que seja apenas uma desconfiança nossa, mas o que o vice presidente está fazendo, conspirando abertamente pela derrubada da Presidente nao pode ser classificado como traição e assim, passivel de perda da condição de vice? Politicamente ele está morto ainda que possa vir a assumir a Presidencia, mas quem confia nêle? Talvez hoje apenas alguns milimetros o separem de Cunha, moralmente falando!

  12. O meu roteiro do golpe seria esse

    Pois é….em relaçao a parte final do artigo do Janio “se você pensa na hipótese de que a Lava Jato, se pegou um senador, pegue Eduardo Cunha antes que chegasse à Presidência: é possível. Mas vale lembrar que Delcídio do Amaral não é do PMDB do vice. E tinha relações com Lula, o que é sempre perigoso no Brasil atual.”, cá comigo, eu separaria essas duas “pecinhas” do jogo mas pensando como que dentro da cabeça do inimigo e tentando calcular os próximos movimentos, entao seria mais ou menos assim:  

    1) manter o EC na camara fazendo pressao, lambanças e agindo livremente; Como o protocolo para sua cassaçao é inevitável, isto terá de se dar em ambiente conturbado ao máximo, um espetáculo para alimentar a idéia de que derruba-lo é impor a decencia e a ordem. Usaremos a luta acalourada da oposiçao à Cunha para que se tenha a ilusao de há seriedade e credibilidade nesse processo, afinal, o embate haveria de qualquer jeito em comissao de ética. O que importa é a populaçao siga acreditando no engodo todo e assim ganha-se tempo para os próximos passos;

    2) a imagem do pt da Dilma e do Lula já está bastante prejudicada mas vamos manter a atençao do país focada na situaçao da crise política, mesclando impeachment, cassaçao do Cunha e informaçoes aqui e ali de novos fatos da lava jato aproximando ao máximo do pt. O bombardeio de informaçoes tem de ser diário e direcionado com vistas a estimular cada vez mais a indignaçao popular; requentar ou criar novas informaçoes escandalosas sejam elas verídicas ou nao, só com suspeitas se for o caso, para despertar instintos, suspeitas nos cidadaos e cercar mais ainda o governo. Enquanto isso ganhamos tempo com o Delcídio.

    3)Vamos sentir a repercussao de tudo isso junto ao povo e o nível de embate que os aliados à Dilma vai oferecer; Vamos manter o circo pegando fogo.. e ganhamos tempo com o Delcídio..

    4) O nosso coringa, o Delcídio, é petista[o tempo do Psdb nao vem ao caso]. Para o povo ele é petista. Ele nao tem escrúpulos, gosta de dinheiro, é corruptível e nao deixaria de ter as coisas facilitadas e ainda sair dessa com o bolso valorizado. Vamos preparar o moço, investir nele porque este sim pode render e muito. O filho do Cerveró forçou a barra com esse personagem porque ele foi escolhido, era coringa, especial em várias frentes, e soubemos recompensar o filho beneficiando o pai, aliás, o pai escorregou entao tinha que colaborar, né parceiro?

    5) O Delcídio petista atinge o pt, que atinge Dilma, que atinge Lula. O resto nao vem ao caso. Numa conversa franca entre 4 paredes ou num porao, será que numa boa conversa – o peso das informaçoes delatadas[sob encomenda] de um Delcídio, senador petista e enterrado em falcatruas, nao poderia convercer a Dilma a escolher a renúncia a ter que se submeter ao escárnio e ao escandalo do conteúdo[cuidadosamente preparado] para derrubar o seu governo por corrupçao? E Lula ainda se candidataria? Em troca seria colocada uma pedra na situaçao da Dilma e do Lula. Sairiamos de cima dos dois. Eles aceitariam ou iriam em optar enfrentar a justiça limpinha que é a brasileira? O Moro foi vendido como o juiz salvador do país e aquele que faz a diferença. O PT está sem credibilidade e o Delcídio nao tem qualidades morais.

    6) Dilma e Lula concordando aí o Cunha cai, mas só oficialmente. Aliados sao sempre recompensados; ele poderá sair do Brasil para usufruir o bom da vida, oficialmente será dado como morto, por que nao?? Recentemente isso até já aconteceu e a história oficial sempre prevalece. Cadeia para colaboradores, jamaiss

    7) Temer tem que assumir; qualquer resistencia, se houver, será contornável porque a maioria aceita a versao oficial e nao defenderá um governo corrupto que destruiu a petrobras , os empregos e a economia do país e nem os seus defensores, entao a resistencia será tratada como desordem, insubordinacao, atos de terrorismo, aliás, a lei antiterrorismo ja poderá funcionar a todo vapor. Estamos trabalhando a massa faz anos e a lei ja existe e os menores de 8 naoserao poupados, nao mais. Xeque-mate nesse povinho; 

    8) Se a coisa com o Delcídio nao ficar redonda ou nao ensejar na renuncia da Dilma, entao vai dar mais trabalho e Temer também cairá se nao conseguirmos livrá-lo das suas pedaladas. Enquanto isso o circo vai pegando fogo. O país estrará num caos e se houver resistencia nas ruas, melhor – lei antiterrorismo funcionando e intervençao do presidente do supremo, pois um pais com a presidente, o vice e o presid. da camara repondendo a processo e o povo rebelado nas ruas autorizará intervencao constitucional em nome da paz social e manutençao da ordem pública. As forças armadas poderiam em nome da manutençao da democracia assumir interinamente até a convocaçao de novas eleiçoes ou somente apioar o presidente do supremo até essa convocaçao??? Nao estou certaquantoà isso..preciso ver na constituiçao. 

    Um plano maldito e imundo desse só é possível com várias maos e braços, aonde instituiçoes tem que colaborar. O roteiro oficial tem que ser bem planejado e construído junto à populaçao porque a massa tem que comprar a coisa, apoiar. Já o roteiro executado no bastidor os rastros dele abstrai-se das manchetes dos jornais, revistas, entrevistas..etc..e à isso soma-se a cronologia dos fatos aqui e ali que vao se misturando e ligando-se entre si.

    Esse é o meu filme de terror..

  13. já ouvi dizer que cunha tem a

    já ouvi dizer que cunha tem a imagem de gangster tipo aqueles do filme scarface ou do poderoso chefão….

    exageram, talvez, mas que a direita

    (agora com cunha)

    de vez em quando dá uma ajudazinha pra esquerda, isso dá…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador