Em artigo de 2012, senador Perrella defende rigor contra a corrupção

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Fiódor Andrade

do site do Senador Zeze Perrella

Perrella defende rigor contra a corrupção

Senador Zeze Perrella

www.senado.gov.br

15/05/2012 – Perrella defende rigor contra a corrupção *

A CPI do Cachoeira promete uma cachoeira caudalosa de irregularidades, muitas delas já do conhecimento público, pois vinham sendo investigadas pela Polícia Federal e o Ministério Público. Diálogos escabrosos foram divulgados pelos meios de comunicação. Nada, no entanto, que viesse a surpreender a sociedade brasileira, acostumada a suportar fatos dessa natureza.

A corrupção tem sido, infelizmente, uma constante da política e da administração pública brasileira, além da participação de segmentos privados. É um fenômeno mundial, no qual alguns países, como o nosso, se destacam pelo grau de incidência e, ainda maior, de impunidade. Mesmo que os escândalos sejam comprovados. Isso resulta na descrença da sociedade na preservação dos valores morais e éticos próprios de uma civilização.

É tempo de um basta definitivo e a oportunidade se aproxima. O Legislativo tem como mecanismo de investigação as chamadas Comissões Parlamentares de Inquérito, conhecidas por uma sigla tornada famosa, tal a sua ocorrência. CPI, ou CPMI, se for integrada pelas duas Casas do Congresso. Uma sigla famosa, mas não por sua eficácia.

Temos agora a CPI ou CPMI do Carlinhos Cachoeira, curiosa no surgimento, pois conta com apoio tanto do governo como da oposição. Ela tem que ser diferente na apresentação de resultados concretos: investigação e proposta de punição exemplar aos elementos comprovadamente culpados de irregularidades administrativas e atos de corrupção.

No estilo desejado pela população: doa a quem doer. Afinal, é a sociedade brasileira a mais atingida pela ação dos desonestos, dos corruptos e corruptores, dos ladrões. Recursos financeiros vultosos são roubados e poderiam estar sendo aplicados na melhoria das condições de vida da população, no crescimento econômico e social do país. Hospitais e escolas, em vez de roubos bem sucedidos.

Uma das particularidades da CPI do Cachoeira, misto de bicheiro e empresário, é o envolvimento de uma grande construtora, a Delta, que tem obras por todo o país. A ligação de Cachoeira e alguns governadores com a construtora ainda não ficou devidamente esclarecida. De resto, como o envolvimento de empreiteiras com certos políticos e governantes. Primeiramente nas campanhas. Depois nos governos.

O Congresso não pode ter receio das investigações, e deve trabalhar para que elas cheguem ao fundo do poço. Na seara dos bicheiros, dos empreiteiros, dos parlamentares e administradores públicos corruptos. É preciso acabar os atos criminosos dos superfaturamentos, dos intermediários, dos aditivos aos contratos visando aumentar o preço final, e do empreguismo.

O Legislativo não pode ter nenhum receio de cumprir sua obrigação, além de dar, ele próprio, exemplo de probidade. Nos últimos vinte anos foram instalados 92 CPIs no Congresso, boa parte delas sem apresentar nenhum documento final. Uma limitação das CPIs é que elas podem investigar, mas não indicar ou punir criminalmente, funções da Justiça.

De um modo geral as CPIs causam frustrações, daí a definição popular de que acabam em pizza. A do Cachoeira é uma oportunidade para o Congresso represar e afogar, de vez, a corrupção no país.

*Artigo publicado na edição de 15 de maio de 2012 do jornal Estado de Minas

Estado de Minas

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como eu pensei ontem.  Nao ha

    Como eu pensei ontem.  Nao ha absolutamente nada alarmante na biografia dele, muito pelo contrario -no link, aperte “biografia”.  Nao da pra acreditar ainda que ele ou familia estao envolvidos.

    O post que promete mais sobre o assunto da cocaina hoje eh o outro, pois ainda estamos falando de muito, muito dinheiro trocando maos “invisivelmente”:

    Dica à PF: peça ajuda ao BC para saber quem pagou pela droga no helicóptero

  2. Esse jornaleco em processo de

    Esse jornaleco em processo de falência (até colocou a sede à venda) deve ter vendido o espaço para esse colega do Aócio escrever esse bla bla bla insoso e demagógico. 

  3. Piada do dia

    Perrella defende combate à corrupção?

    HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHA

    HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHA

    HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHA

    HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHA

    Como é bom começar a sexta-feira dando risada…

  4. E o Genoíno é que é exposto

    E o Genoíno é que é exposto feito uma anomalia de circo!!! Barbosa, seu filho da mãe, olha ai o que é político safado. Você não tem vergonha de ser tão hipócrita pois com certeza conhece muito bem Brasília. Aliás, até tirou fotografia com Aécio amigo de Perrela, quando recebeu título de cidadão peessedebista, ops.

    1. Efeito pedagógico prá rico?

      O “efeito pedagógico do “mensalão” só se aplica ao PPPP preto, pobre, puta e petista. Rico tá fora do espectro de Barbosa e cia

  5. “É cara de pau
    E voce acha

    “É cara de pau

    E voce acha que eu posso fazer

    Fazer mais do que eu fiz

    Ajudei essa louca a viver

    E ela mesma é que diz

    Que quer me ver frito

    Quer quer me ver morto

    Estendo no chão”

    (Cara de Pau – Ednardo). Hoje eu tô com a macaca….rs

  6. para um carioca, apenas uma obviedade que se revelou…

    a realidade que precisamos modificar e os padrões envolvidos há tempos são outros, principalmente no que diz respeito ao tráfico e dependência………….

     

    nas comunidades muita violência e culpados na divulgação e nas grandes trilhas, farras e noitadas dos almofadinhas e limpinhos dá para ver algo muito parecido com consumo assistido pela mídia e pelo próprio Estado

     

  7. Esse vôo foi o primeiro ou o último?Quem tem o domínio do fardo?
    Quem diria? Assemléia de minas financiando o tráfego internacional de drogas!
    Quem diria?Assembleia de Minas pagando salario de Piloto !
    Será que esse dinheiro “turbinou o time do Cruzeiro?
    Afinal os Perrelas foram presidente do clube !
    Se alguém perguntar pro Aécio ele dirá que enrou numa “ESPARRELA”.

  8. Artigo coerente. O seo

    Artigo coerente. O seo Perrela tá desancando os ladrões. Concordo plenamente. Eu quero provas da polícia civil do ES ou da PF pra dizer que a carga do avião foi roubada.

    Podem ser condenados por tráfico, mas não por roubo. Ao menos dessa vez.

  9. ai perrela

    tão com 450 kg de pó sem dono!!!

    me pergunto quantas possibilidades eu teria de escapar ileso se os canas acharem uma bituca dum breuzinho no meu carro??

     

  10. Entreguem o dono final da muamba….

    Com certeza, o chierador-mor das alterosas ( aquele que cheira mais do que o Maradona ) deve estar desolado com a perda de sua estimada iguaria….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador