Encontro de Moraes com senadores em barco de luxo é um escárnio, dizem juristas

 
Jornal GGN – O encontro de Alexandre de Moraes, indicado para a vaga no Supremo Tribunal Federal com os senadores no barco de luxo do parlamentar Wilder Morais (PP-GO) foi criticado por diversos juristas. Carolina Ferraz, professora da Universidade Católica de Pernambuco, classificou o episódio como um “escárnio”. 
 
Já Walter Maierovitch, desembargador aposentado e professor de Direito Penal da USP, disse que o caso mostra que Moraes não tem “postura e nem compustura”. “Não atende ao requisito constitucional da reputação ilibada”, afirmou.

 
Leia mais abaixo: 
 
Do Justificando
 
Para juristas, noitada de Moraes com senadores em barco de luxo é um “escárnio”

Ontem, 9, o ministro da Justiça Alexandre de Moraes, prestes a ser sabatinado pelo Senado para a vaga no Supremo Tribunal Federal, reuniu-se a portas fechadas na chalana Champagne, também conhecido como “Love Boat” (barco do amor, em inglês), uma embarcação de luxo do senador Wilder Morais (PP-GO), presente no evento com outros sete senadores. O episódio foi tratado pela mídia como uma “sabatina informal” e “noitada imprudente”, mas recebido como escândalo pela comunidade jurídica.

Na noitada, além de Wilder, estavam presentes Benedito de Lira (PP-AL), Cidinho Santos (PR-MT), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Ivo Cassol (PP-RO), José Medeiros (PSD-MT), Sérgio Petecão (PSD-AC) e Zezé Perrella (PMDB-MG). Os senadores, todos homens, disseram que foi um encontro para conhecer as opiniões de Moraes. Um deles afirmou à revista Época que “fizeram questões mais duras do que as que serão feitas na sabatina da CCJ“.

A reunião do ministro da Justiça, às portas fechadas, em uma embarcação conhecida pela festança regada a bebidas e “amor”, com senadores que deveriam sabatiná-lo no Senado revoltou a Professora Doutora da Universidade Católica de Pernambuco, Carolina Ferraz, que classificou o episódio como “escárnio” – A festança de Moraes com os senadores é o riso do escárnio de quem não respeita ou leva a sério a democracia e o Estado Democrático de Direito.

“Causa ojeriza a promiscuidade entre o legislativo, o judiciário e o executivo. Tudo é feito na base do acordão, da imoralidade e da falta de ética. Quando um grupo de senadores da república acompanhados de um futuro ministro do STF se dão ao desfrute de desrespeitar a independência e a tripartição dos poderes numa festança num barco do amor, regado a uísque resta um sentimento de desesperança” – completou a Professora.

Nas redes sociais, o desembargador aposentado e Professor Doutor de Direito Penal da USP, Walter Maierovitch, disse que a festança é mais um sinal de que Alexandre de Moraes não atende ao requisito de “reputação ilibada” – “Não tem postura e nem compustura. Não atende ao requisito constitucional da reputação ilibada” – publicou.

Faltou palavras à Márcia Semer, Procuradora do Estado de São Paulo e Secretária Geral do Sindicato dos Procuradores do Estado, para qualificar as notícias e condutas pré sabatina de Alexandre de Moraes – “avalanche de notícias academicamente desabonadoras veiculadas nos últimos dias sobre o futuro Ministro do STF Alexandre de Moraes é impactante, mas, a notícia do jantar “on the boat” com senadores mostra uma conduta pré-sabatina tão inapropriada que não saberia qualificar. Tudo bastante constrangedor… e preocupante”.

Para o Presidente da Associação Juízes para a Democracia (AJD), André Augusto Bezerrauma reunião como essa é reflexo da falta de transparência no processo de indicação e de sabatina de um ministro do Supremo – “é da tradição brasileira que os critérios para indicação e nomeação ao STF ocorram às portas fechadas. Ao invés de se promover o debate público, fomenta-se o sigilo. Agora não está sendo diferente” – afirmou

Para o cientista político Professor Doutor da Universidade de Campinas (Unicamp), Frederico de Almeida, o episódio do barco revela a hipocrisia que existe na presunção e na expectativa de que o STF não tenha caráter político e que as indicações para uma corte não sejam políticas. No entanto, lamentou que encontros como esse estejam fora do escrutínio público e que a sabatina aberta seja algo meramente ritual.

O que temos que fazer é assumir esse caráter político e discutir mais seriamente o processo de indicação, sabatina e nomeação de ministros. Não vejo problema nenhum que um candidato a ministro do STF converse com senadores a respeito de suas pretensões, mas eu prefiro que isso seja feito às claras, em eventos públicos ou em uma sabatina mais cuidadosa e não meramente ritual, como acontece hoje no Senado, e não em um convescote privado em condições para lá de suspeitas” – afirmou.

Polêmicas referentes ao nome de Moraes tem se multiplicado desde que ele foi indicado pelo presidente Michel Temer no início da semana. Nesse período, já foi apontado como autor de plágios de um autor espanhol.

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma discussão promovida por

    Uma discussão promovida por golpistas safados, comandados pela máfia fernado henrique cardoso clinton, com a estratégia de criminalizar alexandre moraes e proteger todo o resto da gang, formada pelos que levantam a discussão, pelos senadores que o acompanharam no barco, pelo próprio alexandre de moraes sendo jogado para as piranhas(de araque), por todos os que votaram e participaram do golpe à democracia brasileira! Estamos falando de todo o stf e de todas as suas instancias a níveis municipais e estaduais, estamos falando de práticamente todos os deputados federais e senadores, estamos falando de todos que ocupam o executivo saqueado de Dilma Roussef. O país está nas mãos de bandidos de várias facções que se juntaram para dar o golpe, e são tantos que um está querendo engolir o outro. Voltamos a ser governados pelos bandidos da pior estirpe donos da corrupção brasileira e agora do poder federal, em que matam e matam-se fácinho fácinho, e vivem em guerra entre êles, pior do que guerra entre gangs das periferias… E, sob toda essa mérda, o povo brasileiro pagando a conta… Então, embora a matéria traga a informação do escárnio da situação descrita, maior escárnio é a informação ser trazida a público por quem faz parte do esquemão golpista! Queremos os nossos votos de volta! Filhodaputa nenhum é mais do que nós para roubarem votos democráticos, principalmente êsses assaltantes filhosdaputas que vivem em helicópteros e iates transportando cocaína pra cima e pra baixo, em reuniões banquetes  festejando entre sí, tudo bancado por dinheiro das criminalidades em que atuam em todos os setores imagináveis, de pedofilia a tráfico de cocaína.

  2. INDECENTE
    indecente adjetivo de dois gêneros1.que não é próprio, oportuno, adequado; incorreto, inconveniente, impróprio.”i. este casamento realizado após poucas semanas de viuvez”2.que fere o pudor, a moral, os bons costumes; obsceno, licencioso, chocante.”decote i.”

    REGADO AO HIT “TUPINIQUIM”

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=sb-2_VSsefQ%5D

    OU AO SOM ORIGINAL, DA MATRIZ, DO SENHORIO …

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Up7nKx0x_sM%5D

  3. Escárnio foi e é o golpe

    Escárnio foi e é o golpe contra o Brasil onde jogaram na lata de lixo 54,5 milhões de votos. O resto,bem,o resto é consequência disso.

  4. O rei está nu.

    Com o golpe de Estado, todas as máscaras caíram. Não temos mais uma república. No meio dessa lama, não faz mais nenhum sentido falar em postura, compostura, reputação, ética.  É uma guerra entre facções. Tenho plena convicção de que, para cada um desses indivíduos, o país se resume a seus familiares e amigos. Para essa gente, 200 milhões de brasileiros são um mero detalhe, um estorvo. 

  5. Escárnio o kct. Se bem me

    Escárnio o kct. Se bem me lembro a maioria dos juízes foi a favor do golpe contra “tudoissoqueestáai”. Portanto, eles também tem culpa pelo que está acontecendo. Mais uma manada de idiotas controlada pela Globo.

  6. Qual a surpresa?Alexandre

    Qual a surpresa?
    Alexandre Moraes é o nome mais adequado para representar esse governo e compor o supremo atual.

    Alguém imaginava que sairia um grande jurista da indicação de Temer, justamente Temer, citado 43 vezes na Lava Jato?

    E essa reunião com os senadores foi para comprovar que iriam colocar um ministro garantista, que garantirá a eles que não serão atingidos pela Lava Jato.

  7. Não tenho formacão jurídica

    Não tenho formacão jurídica mas estou mais por dentro do que a totalidade desse juízes que estão criticando o “rendez-vous”. A Professora Carolina desconhece que escárnio é item obrigatório no currículo do candidato. Professor Maierovitch não sabe que agora o que se espera de um juiz do STF é exatamente essa postura e compostura. E o Andre Bezerra que ignora que hoje tudo é transparente, nenhuma necessidade mais de portas fechadas !  Marcia Semer, mais comedida, não sabe qualificar, não qualificou, ponto. Sugiro a todos que reivindiquem junto a OAB um cursinho de reciclagem do novo normal jurídico para se atualizarem, de preferência administrado pelo IDP.

  8. Juristas palpiteiros (como nós, comentaristas do blogue)

    Se o Alexandre de Moraes vai ou não ser Ministro do STF, pouco me importa. Particularmente, ele me parece uma personagem antipática, é falastrão, tem um ar meio ansioso  e amalucado e sua estampa lembra Mussolini. A constituição outorga ao Presidente a escolha dos membros do STF; por mérito, competência ou conveniência. Foram assim escolhidos Dias Tofoli, Ricardo Lewandowski e os demais. Por que agora tem que ser diferente? Essa cambada listada no post fazendo críticas revela caipirice, dor de cotovelo e pretensão de notoriedade. Reunião em barco desqualifica? Ah! Vão pro inferno.

    1. Palpites respeitados mas há

      Palpites respeitados mas há controvérsias: Alexandre de Moraes vai ser ministro, a mim importa e muito. O presidente pode escolher por mérito, competência e até por conveniência, desde que nesse caso não haja suspeita de conveniência criminosa. Essa suspeita não ocorreu com Tofoli, Lewandowaki nem com os demais, agora está sendo diferente. E antes que você me mande também, seria o inferno muito diferente do país governado por essa quadrilha ?  Sobre isso também há controvérsias.

      1. Perfeito Eduardo!
        E ainda

        Perfeito Eduardo!

        E ainda deve ser levado em conta que a indicação de ministros do Supremo é prerrogativa exclusiva do(a) Presidente da República, cargo que está vago desde o dia em que ladrões e bandidos profissionais de quase todas as vertentes, liderados pelo vice usurpador, tomaram o poder de assalto e destituiram a Presidente democraticamente eleita!

      2. Realmente, há controvérsias

        Não há nada de criminoso na indicação e nem pesam suspeitas criminais sobre o indicado. É conveniência apenas. Ou vc acha que o Temer deveria indicar o Ze Eduardo Cardoso? E esse governo não é lá uma Brastemp mas vai acabar provando que pode ser melhor que aquela triste figura defenestrada. Aliás, era tão incompetente que jogou a toalha qdo indicou Lula para ser seu tutor e presidente oficioso.

        1. As suspeitas são do indicador

          As suspeitas são do indicador e o indicado tem suspeita de que será seu defensor. Acho que Temer não deveria indicar ninguém porque para mim ele nào tem legitimidade para ser presidente, assumiu essa funcão através de um golpe. Concordo que nào é uma Brastemp e vai acabar provando isso, que nem para lavar roupa serve. Triste foi a defenestracao da Figura, pois ela, muito destemida e alegre, continua na luta denunciando o golpe. Que jogou a toalha quando indicou Lula é um palpite tào infeliz, tão rastaquera, tão midiota, não merece resposta.

        2. Não pesam suspeitas criminais sobre o indicado? Como assim?

          O Alexandre de Moraes violou os direitos autorais de um jurista espanhol, plagiando-o. Comparar a indicação do Toffoli, por exemplo, com a indicação do Alexandre de Moraes é forçar a barra a ponto de comparar caviar com merda.

          Não viaja, Cara Pálida

  9. Quadrilha de trafico internacional

    Zezé Perrella (PMDB-MG) + Alexandre Moraes (PCC) = Helicoca (helicóptero com 450Kg de pasta base de cocaína). Simples assim.

  10. Como diz o pessoal no FB é a

    Como diz o pessoal no FB é a sabaruba ou surubatina. Um bando de bandidos debochados tomou a República e, o Judiciário só, mostrando a cara que sempre foi mascarada pelos meios de comunicação. o mais sórdido e corrupto dos poderes, finalmente, desmascarado. MP, o país não precisa mais, é exonerar a cambada toda e economizar pra saúde e educação.

  11. Sempre que o Moraes for proferir um voto na $uprema Corte…

    Sempre que esse cara de bunda for proferir um voto na $uprema Corte, antes ele vai consultar o Oráculo do Paranoá. Isso é um judiciário independente.

  12. Enquanto isso no Love Boat, o

    Enquanto isso no Love Boat, o candidao fazia o discurso:

    Se me der a direção eu assumo o cabaré
    Vou reformar o salão, vai ter oferta de mulher
    Vai ter quenga do Japão, do Sudão e de Guiné
    E aqui da região as primas lá do café
    Será um e noventa e nove uma foda limonada
    E se você não aprova, coma e não pague nada
    Se o foco é no cliente, que entre para gastar
    Pois não tem mais cu que aguente
    Já dizia “seu” Vicente: -Recessão é de lascar!

    Cabaré globalizado
    Produto número um
    Tem pretinha, tem lourinha
    Peludinha e raspadinha
    Tem gosto pra qualquer um

    Se você goza em inglês
    Paga no dólar do dia
    Recebe também cartão
    Até ticket refeição
    Pois a comida é sadia

    Essa empresa terá um site na internet
    Expondo seu portfólio com a foto nua da Ivete
    www arromba put br 020
    É o endereço eletrônico, carregue no dia seguinte
    Mulheres capacitadas tem aqui nesse salão
    Pra fazer cabelo e barba e a unha do dedão
    São donzelas respeitadas ganhando um bom salário
    Mas se não derem no couro
    Não quero saber de choro: -Vão pra casa do caralho

    Suite presidencial
    Nobres eu vou convidar
    Bill Clinton virá aqui
    Com Lewinsk pra curtir
    Lilian Ramos, Itamar

    E se você quer dar uma
    Voltinha no cabaré
    Venha aqui com sua filha
    Pra tomar coca família
    Dormir com minha mulher

  13. DEFINITIVAMENTE, ESTÁ TUDO DOMINADO
    DEFINITIVAMENTE, ESTÁ TUDO DOMINADO.   Está tudo dominado. Nunca como agora o ditado em voga entre “bandidagem” de que “está tudo dominado” passou a fazer todo sentido e traduz toda a realidade.Os as atos e ações do atual governo, a começar pela designação do seu Ministro da Justiça, um filiado e combate de das causas do PSDB, o até ontem Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o Doutor Alexandre de Morais, seguida da intempestiva nomeação do contestado Wellington Moreira Franco para o cargo de Ministro da Secretária do Governo, o homem de confiança do Presidente Michel Temer, que vem a ser sogro do atual Presidente da Câmara dos Deputados, só revelam o esforço pantagruélico do governo Temer e do seu grupo político para se autopreservar e se livrar das medonhas acusações dos delatores da “Lavajato” de que se tratam dos principais artífices e beneficiários do esquema de corrupção organizado por empresas e agentes políticos.Destarte, o descaramento e o escárnio, atingiram os píncaros. Todos aqueles que pregavam a necessidade de se estancar a sangria, de se deter as investigações e condenações do esquema de corrupção ativa e passiva da denominada “Lavajato” exclusivamente em torno do PT e dos seus filiados já não dissimulam a sua pretensão e não mais se esgueiram por detrás de discursos e fantasmagorias.Agora que toda a grande mídia, que os movimentos que embalaram as ruas, a exemplo dos malfadados “MBL”, dos batedores de panela e do “Vem pra Rua”, se calaram e se dizem contentes com rumos liberais tomados pelo “novo” governo, eles os enlameados, os envolvidos na denúncia dos delatores da Norberto Odebrecht,  todos aqueles que desejam estancar a sangria, que vão do PP, PSD, DEM, PSB, passando pelos PSDB e PMDB, perderam o medo das ações da Polícia Federal e dos audaciosos Procuradores da República. Agora são eles, os que estão à frente do Governo, os que passaram a dar cartas e controlar o leme do barco e rumo das coisas, os que controlam definitivamente o Congresso Nacional e, inclusive, cooptam membros do Supremo Tribunal Federal para em nome da governabilidade, encaminharem a salvação do establishment político e defenestração total do PT do espectro político-partidário.Definitivamente, a grande imprensa, os grandes jornalões do eixo sul-sudeste, o PMDB que até ontem fora a grande prostituta, aquele partido sempre a se consorciar com “alhos e bugalhos”, tudo para se beneficiar e tirar proveitos de Partidos eventualmente à frente dos governos, não importando se se tratassem de partidos de Esquerda, Centro ou de Direita, passou a ser a “igrejinha” dos monges cartuxos.O PMDB, que até ontem, quando em coligação com o PT, era tido com o cancro que corroía as entranhas da nação, como o pai de todos os vícios e o maior dos ajuntamentos de celerados, hoje, quando associado com o PSDB, PP, PSB, PR e outras sopas de letrinhas da mesma espécie, quando se empenha audaciosamente para estancar a sangria da “Lavajato”, a fim de que o establishment sobreviva incólume as intempéries da atual conjuntura, deixou de ser grande prostituta e o cancro de corrói as entranhas da nação. Agora o PMDB passou a ser o exclusivo “caminho” e os seus membros e partidários os novíssimos santos, prestes a serem canonizados e erigidos às honras dos altares.De fato, os arroubos de alguns Ministros do Supremo Tribunal Federal, a exemplo a da sua atual Presidente, no sentido de que o escracho e o escárnio jamais venceriam a lisura e a honradez, as falácias de que os corruptos não passariam e de que todos eles seriam defenestrados, excluídos em definitivo do espectro político e da condução dos destinos da nação, não é o que está acontecendo. O que se vê é os corruptos sorrindo e fazendo festas.Hoje, muita mais que ontem, o que se está a assistir é o escracho, o escárnio, os cínicos e ineptos a serem catapultados para o centro poder e para a condução irrefutável de relevantes decisões administrativas.Definitivamente, iludindo aos incautos, comprando aos vendáveis e cooptando a todos de todos os Poderes, os versados e expertos na corrupção endêmica, os que conformam e formam o establishment estão a demonstrar é que são e sempre de fato dos detentores dos destinos da história, que se enganaram todos aqueles que, desavisadamente, disseram que eles, os corruptos, não passariam, posto que, definitivamente, desde sempre está tudo dominado. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador