Entrevista via skype com o Professor Moniz Bandeira

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enviado por Antonio Carlos Silva

Depois da Ucrânia e Venezuela, o Brasil poderá ser a nova vítima do imperialismo mundial.

Entrevista do CafenaPolítica com Prof. Moniz Bandeira e o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães sobre a interferência do Império norte-americano nas turbulências políticas na Ucrânia e na Venezuela.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só os EUA ?

    Impressionante o reducionismo da análise.

    Os EUA são os únicos culpados por tudo o que acontece de ruim no planeta. Todos os outros países são campeões de virtude e nunca interferiram fora de suas fronteiras para defenderem o que eles consideram como seus interesses. A Rússia só interveio na Criméia para defender os pobres Ucranianos atacados pelos neonazistas que fomentaram o golpe contra o democrata Yanukovitch.

    Quanto maniqueismo, quanto simplismo…

    Os EUA são uma potência imperialista, e defendem seus interesses, da mesma forma que a Rússia o faz, bem como a China. Alguém acredita sinceramente que um desses países se importa com o sentimento da população da Ucrânia, ou com a democracia? Eles estão pouco se lixando, isso sim. Trata-se de uma reedição do “Grande Jogo” do início do Século XX, onde potências regionais ou globais avançam seus peões para defender suas áreas de influência.

    Menos ingenuidade, por favor.

    1. Exato…

      Querem acabar com o imperialismo americano no mundo? OK. Mas vão botar o que no lugar?

       

      Por que é claro que quando um império cai, outro sobe para tomar o lugar.

      1.  
        Qualquer pessoa com mais de

         

        Qualquer pessoa com mais de 1(UM) neurônio percebe que a multipolaridade do poder mundial consegue deixar o mundo muito mais pacífico .

        Não há possibilidade que uma só nação queira subjugar todas as outras nações .

        Nen consigo nem imaginar que militares estrangeiros possam invadir meu sítio chutem a porta de minha casa (ou de meus compatriotas) e nos humilhem .

        Neste momento não tem como tegiversarmos . Estamos num conflito quase escancarado entre o poder imperial dos EUA/OTAN contra todos os países que contrarie, ou possam contraiar no futuro, os interesses do grande capitalial   .

         

    2. Principalmente os EUA

      Concordo em parte com você, pois em política externa não existem bonzinhos. No final, todos querem defender os interesses do seu próprio país. A diferença é até onde chegam para isso.

      Se você analisar atentamente, os EUA são o país mais bélico e com a diplomacia mais cínica do planeta. Eles se envolveram em praticamente todas as guerras do ultimo século, participando ou promovendo, isso quando não as causaram diretamente. São o único pais do mundo que já usou não uma, mas duas armas nucleares e contra alvos civis, mas exigem que ninguém mais as tenha. Apoiam um monte de ditaduras “alinhadas” no planeta, mas são os primeiras a tentar derrubar governos eleitos, sempre que podem substituílos por outros mais alinhados aos seus interesses.

      Nesse caso específico, quando começou eu tinha muito pouca informação à respeito, e procurei ler um pouco mais para entender. A Rússia pode estar errada, mas considerando que 60% da população da Criméia é Russa, tem muito mais moral para intervir do que qualquer força dos EUA ou da EU. O que ocorreu lá foi um golpe contra um governo eleito, dado por uma minoria e encampado pela oposição, que tinha maioria no congresso e aproveitou-se da situação para tomar o poder. Já ficou comprovado que uma boa parte dos grupos armados que participaram disso foram financiados pelo ocidente.

      Outro fato relevante é que a base naval Russa tem mais de 200 anos. Então são gerações de marinheiros que servem e moram lá, com filhos que tem dupla cidadania, pois nasceram na Ucrânia e são filhos de Russos. Essa é uma grande razão para intervir, mas mesmo assim o que eles fizeram? Marcaram imediatamente um plebiscito para que o povo decida o que quer. Seria muito bom se os “rebeldes” fizessem o mesmo, mas eles não vão fazer, pois sabem o provável resultado e ele não atende aos seus interesses (e aos do Ocidente).

      Aliás, a principal causa disso tudo foi um presidente incompetente, corrupto e burro, pois se tivesse convocado um plebiscito para decidir se entraria para a UE, evitariam uma boa parte desses problemas. Mas faltou visão política para isso.

      Então os EUA não são os únicos imperialistas do planeta, mas são os piores, ficando muito acima do segundo colocado qualquer que seja ele. São o país que prega a liberdade e democracia e valores humanos, mas cria uma prisão em Guantanamo para poder prender sem motivo e torturar pessoas sem estar sujeito à própria constituição, e usa o dinheiro dos cidadãos para financiar golpes de estado em qualquer lugar do mundo, não para defender os interesses deles, mas para criar oportunidade comerciais para suas empresas ganharem mais dinheiro.

      Porque no fundo de tudo está o dinheiro e a briga pela supremacia política. Mesmo nesse caso, que parece um problema político local, o pano de fundo é a distribuição de petróleo e gás natural para a UE, pois os oleodutos e gasodutos passam pela Ucrânia, coisa que os EUA estão extremamente interessados e já anunciaram que podem substituir a Rússia enviando gás liquefeito por navios. Idiota será a Angela Merkel se concordar com isso, pois se eles reclamam das práticas comerciais Russas, deixa eles mudarem para os EUA que eles vão sentir saudade do Putin.

      E o pior é que quem vai pagar a conta é o povo. Na UE que vai ver subir muito o preço do gás natural indispensável para o aquecimento das casas nos invernos cada vez mais rigorosos, e o povo da Ucrânia, que vai direto para a pobreza extrema. Você acha que a EU vai poder oferecer algum pacote de ajuda para eles? Se fizerem isso, o que vão dizer a Itália, Portugal, Espanha, França e Grécia? Então o que eles vão fazer vai ser impor uma austeridade ainda maior do que foi feito na Grécia, Os únicos que acham que serão beneficiados é a classe média do Oeste da Ucrânia, que acha que entrando para a UE vão poder trabalhar em outros países. Só que a Merkel e o Cameron já estão se movimentando para mudar essa legislação e proibir a imigração dos países pobres para os ricos. O interesse deles é somente expandir o mercado consumidor, mas sem prejudicar seus empregos que já andam escassos.

      Então é evidente que que ninguém lá está preocupado com os Ucranianos, mas se alguem tem alguma razão objetiva, real e que justifique uma intervenção é a Russia. O mais correto seria uma força da ONU, com a participação da Rússia, que restabelecesse a ordem e convocasse eleições imediatas, e um plebiscito para definir se querem entrar para a UE ou não.

      Mas essa solução não atende a ninguém além das necessidades do povo, então não vai ser isso que vai acontecer.

      1. Dúvidas…

        Concordo en partes com seu comentário, embora não com a ideia de achar os EUA o pior imperialista da face da terra. Acho que essa impressão se deve mais ao fato deles serem de longe a maior potência bélica e econômica mundial, e portanto terem uma esfera de influência maior que os outros, do que uma atitude pior ou mais cínica. Se você perguntar para um habitante da Chechênia ou do Tibete o que eles acham do imperialismo russo ou chinês, com toda probabilidade eles vão responder que esses países são os piores que existe no mundo.

        Com relação ao que se pode ler sobre a Ucrânia na imprensa, seja ela pró-ocidental ou alinhada com as posições russas, trata-se essencialmente, em ambos os casos, de campanhas de desinformação para difamar o outro lado. Tanto a “invasão russa” na parte leste do país quanto “os neonazistas dando as cartas no novo governo provisório” são notícias cuja veracidade é no mínimo duvidosa. A desinformação e propaganda são armas muito eficientes nas brigas geopolíticas ; tanto a Rússia quanto os EUA dominam essas ferramentas.

        Finalmente, o fato da Rússia ter antecipado um plebiscito na Crimeia, só aconteceu porque os Russos sabem que a Crimeia é majoritariamente pró-russa. Se não fosse o caso, duvido que algo assim teria acontecido. Ainda assim, uma potência estrangeira intervir em território de outro país e definir as regras de uma consulta popular que por acaso serve seus interesses (da potência estrangeira, não necessariamente da população local), não se pode dizer que é neutra.

        Li um artigo interessante no Washington Post, escrito pelo Henry Kissinger, onde ele diz que a única saída para a Ucrânia reside em reconhecer que existem duas culturas diferentes no país, e encontrar soluções de conviver com as duas. Enquanto houver uma parcela da população querendo impor sua visão sobre a outra, nada de bom acontecerá.

        Sei que corro um risco grande ao mencionar Kissinger nesse blog, pela sua origem e seu histórico nos governos republicanos nos EUA ; porém ninguém pode negar que se trata de um homem extremamente inteligente e com uma visão estratégica muito aguçada.

        1. Um plebiscito é sempre bem vindo

          Claro que a decisão de convocar um plebiscito na Criméia é motivada pela certeza do resultado positivo. Assim fica muito mais fácil, e esse é o mesmo motivo pelo qual isso não vai ser feito no resto da Ucrânia. Não tenho certeza desse número, mas parece que por lá o percentual de Russos é de cerca de 35 a 40%, então a possibilidade de eles escolherem a Rússia é muito grande, pois mesmo os não Russos tem parentes, conjuges e amigos Russos para influenciá-los.

          Porém, isso não muda o fato de que o resultado do plebiscito é a vontade da maioria da população, então é sempre a melhor opção para uma decisão dessas, que envolve o futuro do país. Ter sido convocado por influência dos Russos não invalida de forma nenhuma a decisão majoritária, qualquer que seja.

          Além disso temos a situação financeira, que é critica, e a Russia tem muito mais incentivos para ajudar uma população que é em grande parte Russa, ao invés da UE, que tem somente interesses comerciais.

          Se eu fosse Ucraniano, escolheria continuar autônomo, porém vinculado à Russia, e usaria o fato de possuir os oleodutos como fator de negociação para conseguir alguma vantagem estratégica da situação.

          Quanto aos EUA serem os piores, talvez você esteja certo. Só teremos certeza se no futuro algum outro ocupar seu lugar (a China, quem sabe?), para podermos comparar. Mas por enquanto eles ganham de longe.

    3. São quase 45 minutos! Muito

      São quase 45 minutos! 

      Muito bom! Lúcido!

      Tem certeza que viu tudo?

      Lá fala que os EUA  buscam “oportunidades” de golpes… 

      Paises mal administrados, como a Venezuela e Argentina são um convite a CIA! Aproveitam situações locais, como aproveitaram na primavera árabe!

      O PIG vem criando situações nas quais aparecem o Brasil como  sem saída, para quê? É real?

      Os EUA são um negociante esperto esperando a melhor oportunidade de comprar…

      A Ucrânia foi “vendida” pelos neo-nazistas… Eles têm dinheiro!

      Eles sairam as compras…

    4. E quando a galera cobra  para

      E quando a galera cobra  para que haja menos apreço pela tal governabilidade…vc se encaixa nesse grupo de “ingênuos” também?

  2. conhecimento é tudo…

    hoje o estopim para qualquer conflito social em todo planeta vem da garantia e controle, pelos estados unidos, da distribuição inadequada do conhecimento real e local, através do financiamento de mídias idiotizadas e manipuladas…………..eternos repetidores de informações desonestas

     

    informação e conhecimento nunca se completarão de imediato pela presença de um estados unidos para capitalistas e investidores desesperados e gananciosos, mas pouco a pouco as pessoas estão se tocando de que as intervenções atendem apenas interesses financeiros e não os de defesa da liberdade, de direitos humanos e da democracia

     

    felizmente o principal mecanismo de que se utilizam, a internet, está causando também sua fadiga

  3. O Sonho Chinês e o Ocidente

    O Sonho Chinês e o Ocidente em “State of Denial”

    (…) “…, as idéias, a grande coisa do nosso tempo foi a criação das utopias no século XVIII, o liberalismo, o socialismo, o comunismo, o anarquismo, a fraternidade universal, a igualdade, a felicidade pela instrução – o progresso- , todos nós acreditamos nisso, o progresso, quando ?? (pensador) dizia no Tablô (?), quando toda a sociedade fosse instruída, os homens todos seriam felizes, …”

    (…) “o nazismo foi a prova de que é possível dentro de uma atmosfera de utopia, instaurar a barbárie, quer dizer, o homem a qualquer momento de sua história, o homem é capaz de reverter aos piores padrões de barbáries”. ( Antonio Candido, Documentário 3 antonios e 1 jobim).

    Prezados geonautas,

    Comentário ao post de Fernando Nogueira da Costa, “China e o Dinamismo da Economia Mundial

    https://jornalggn.com.br/blog/oswaldo-conti-bosso/o-sonho-chines-e-o-ocidente-em-state-of-denial

  4. EUA ?????

    Não entendo quando pessoas com capacidade de análise ainda se dão ao trabalho de querer defender  os EUA. A partir do final da 2ª guerra ou um pouco antes o governo americano que se tornou dono da situação  pois os principais concorrentes estavam destruidos , se auto proclamou dono do planeta terra, ou de grande parte dele. Sua política interna e externa  visava a criação e manutenção de um  status quo baseada apenas nos interesses dos banqueiros, investidores e mega empresários, aliou-se  criminosamente com os militares e criou o ESTADO MILITARISTA cujo objetivo era manter constantemente a ameaça de guerra no ar… a mídia podre deles prestava-se  ao trabalho de aterrorizar a população e com isso forçar congressistas a dar mais e mais verbas para o pentágono . Com o fracasso da Conferência de Ialta o caminho para a guerra fria ficou aberto, pois era muito interessante para os VAMPIROS  manter na cabeça da população  a grande e sempre presente possibilidade de guerra contra URSS,   isto significava ZILHÕES DE DÓLARES para  as quadrilhas que após a morte de FDR e tendo com substituto o Truman( que era facilmente convencido em tudo o que lhes interessava) e com a ajuda de um congresso e militares corruptos tomou posse de uma   vez por todas simplesmente de tudo. Atualmente o que resta ao povo americano??? A crise da BOLHA IMOBILIÁRIA foi uma punhalada  nas costas da sociedade americana, desferida principalmente pelo seu próprio governo e sua principais instituições inclusive a JUSTIÇA.  A história esta repleta de crimes e terrorismo que este governo sempre praticou contra todos que não aceitaram as suas exigências. Sim, o Brasil esta mira, o dedo deles não esta somente na Venezuela , coisas absurdas estão acontecendo no Brasil, a escalada da violência, um STF que mais parece uma quadrilha , um presidente do SUPREMO que trama ardilosamente, criminosamente e declara publicamente que manipulou um processo para prejudicar pessoas , sentido-se muito seguro para fazê-lo  como se tivesse certeza de poder contar com alguma super proteção, já que a impunidade infelizmente é uma realidade. Sim brasileiros, estamos na mira, sempre estivemos, pois o Brasil é importante demais  para ficar nas maõs de brasileiros .. 

  5. Traiçoeiros.

    Não faço questão alguma de aprender ingles muito menos russo. Mas o que realmente gostaria de saber em portugues, porque tanta falcatrua, tanta traição para manter dominados povos  já completamente desfigurados. Precisa mesmo essas atitudes para obter hegemonia. O ódio que temos desses imperios cresce a cada novo ato de atitudes sádicas. Nós aqui do hemisferio sul temos centenas de historias de atrocidades, roteiros maravilhosos que jamais serão usados por Hollywood.

    Não há outra maneira de conquistar esse poder? 

    Só conhecem a via do engodo?

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador