Especialista diz que mísseis terra-ar não seriam capazes de alcançar avião malaio

Enviado por El Cid

mais informações do avião que caiu na Ucrânia:

Avião da malaio teria feito uma rota diferente. Há 3 dias eles teriam usado a rota que aparece em verde, desviando da zona de conflito

Do Blogoosfero

Primeiras impressões de Sérgio Luís Bertoni sobre o avião malaio que caiu na Ucrânia

Tania Mandarino

Unanimidade na imprensa europeia e norte americana em acusar a Rússia pela queda de avião da Malásia na Ucrânia é indício de armação propagandística típica de guerra fria. 

Em tempo: a fonte de informação da CNN é o pentágono norte americano, os mesmos que diziam que o Iraque de Saddam Hussein tinha armas químicas de destruição em massa.

Não há provas de que o avião foi atingido por míssil russo. Outros três aviões faziam rota parecida naquele momento e ninguém notou nada anormal.

Além disso, mísseis de produção russa/soviética estão nos arsenais de praticamente todos os países da ex-URSS.

E notem que o acidente acontece 2 dias após a criação do banco dos Brics.

Note-se ainda que as empresas teriam sido avisadas para não usar a rota, mas continuaram voando por ela. Por que só agora dizem que deixarão de fazer a rota ucraniana?

Não se deixem levar pelo noticiário unilateral que só apresenta a versão de países ocidentais.

Governo malaio diz que não pode afirmar que o avião da empresa malaia tenha sido abatido. Recentemente outro avião da empresa sumiu no oceano indico.

Avião da Malásia Airlines teria feito uma rota diferente hoje. Há 3 dias eles teriam usado a rota que aparece em verde, desviando da zona de conflito. Hoje teriam passado no espaço aéreo da zona de conflito:

Bertoni é Mestre em Filosofia Social pela Universidade Estatal de Moscou M.V. Lomonossov, coordenador de TIE-Brasil e presidente da Fundação Blogoosfero.

ABAIXO, BERTONI TRADUZ ALGUMAS NOTÍCIAS DIRETAMENTE DE SITES RUSSOS

Militar aposentado afirma que os mísseis terra-ar que estão sendo acusados de atingir o avião malaio não alcança altitudes acima de 5 mil metros. Os aviões deste porte normalmente voam acima de 10 mil metros de altura: 

http://www.1tv.ru/news/world/263356

Aleksander Borodai, Primeiro-Ministro da República Popular de Donetskii (região da Ucrânia que quer se unir à Rússia), afirma que nenhum míssil terra-ar alcança a altitude de 10 mil metros, altitude mínima que normalmente voam os aviões Boeing 737, 747, 767, 777, 787.

1º Kanal, da Rússia, afirma que o avião malaio foi derrubado por um caça ucraniano, modelo SU-25, de produção soviética:

http://www.1tv.ru/news/world/263351

Putin afirma que a catástrofe com avião malaio não teria acontecido se na região da ocorrência reinasse a paz e não tivesse uma guerra:

http://www.1tv.ru/news/world/263364

Bertoni pondera, ainda que:

Há uma forte possibilidade de caças SU-25 da Aeronáutica Ucraniana terem cometido algum erro ao derrubar o avião malaio e agora, como Israel, contam com a mentira ocidental para se transformar em vítima.

Testemunhas ucranianas afirmam que avião malaio foi abatido por uma caça SU-25 da força aérea ucraniana e que este teria sido atingido depois pelos defensores da república de Donetskii.

Segundo fontes russas o avião do presidente Putin e o malaio que caiu na região de Donestski se encontraram quando sobrevoavam o espaço aéreo de Varsóvia, na Polônia.

Ou seja, é como se o acidente tivesse acontecido em Montevideo e os aviões tivessem se encontrado no espaço aéreo de São Paulo. Só para ter uma noção de distância entre o local do encontro e o do acidente com o avião malaio.

Redação

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Aeronave cai em território terrorista” – e não é Israel

    Essa machete quem nos diz é o G1, empresa de notícias overseas…

    Não precisa dizer mais nada. O Brasil não tem comunicação.

  2. Realmente, em uma situação

    Realmente, em uma situação dessas a primeira vítima é a verdade. Apenas para ficar na alegação que “os mísseis terra-ar que estão sendo acusados de atingir o avião malaio não alcança (sic) altitudes acima de 5 mil metros”, recomendo a leitura no site do fabricante (http://www.almaz-antey.ru/en/catalogue/millitary_catalogue/) das especificações do Buk-M1-2 (“Air Defense Missile Complex”):

    Performance and specifications Aerodynamic target kill range, km:     maximum                                                                42     minimum                                                                 3 Aerodynamic target kill altitude, km:     maximum                                                                25     minimum                                                                  0.015  Não só o Buk M1 consegue alcançar altitudes muito maiores do que a em que o avião da Malayan voava, mas também seu alcance longitudinal é relativamente limitado, o que indica que – caso o avião tenha sido derrubado por um míssil terra-ar, ele só pode ter saído dos territórios ocupados. Isso não elimina a possibilidade do avião ter sido derrubado por caças ucranianos, mas seria necessário algo mais concreto que “testemunhas oculares” para comprovar isso, dado que acho difícil acreditar que alguém conseguiu ver a movimentação dos caças derrubando um avião a 10000 metro de altura. Pelo contrário, as descrições de testemunhas que eu ouvi até agora condizem mais com um lançamento de mísseis terra-ar. No entanto, nas circunstâncias atuais fica muito difícil de acreditar em testemunhos oculares de qualquer um dos lados. 

  3. Ucrânia: separatistas querem

    Ucrânia: separatistas querem enviar caixas negras do voo MH17 a Moscovo

    18/07 10:12 CET

     

    Os rebeldes pró-russos do leste da Ucrânia afirmam ter recuperado as duas caixas negras do avião da Malaysia Airlines que se despenhou ontem na região com quase 300 passageiros a bordo.

    Até ao momento cerca de 121 cadáveres foram já recuperados dos escombros.

    Várias questões persistem sobre as causas do despenhamento, aparentemente provocado por um míssil. Kiev e Moscovo trocam acusações sobre a responsabilidade da ação, num momento em que a comunidade internacional, e em especial Washington, exigem um cessar-fogo imediato na região e a abertura de uma investigação urgente ao sinistro.

    Os separatistas pró-russos anunciaram que vão permitir o acesso “seguro” ao local do sinistro às equipas de investigadores internacionais da OSCE, depois de terem recuperado “a maioria” dos dados de navegação do aparelho. Segundo um responsável local, os rebeldes teriam recuperado 8 dos 12 registos de dados do aparelho. Algumas fontes afirmam que os separatistas pretenderiam enviar as caixas negras a Moscovo para serem analisadas.

    O aparelho, um Boeing 777 que viajava entre Amsterdão e Kuala Lumpur, despenhou-se nos arredores de Hrabove, a cerca de 40 quilómetros da fronteira russa, num setor controlado pelos separatistas ucranianos.

    O avião transportava 298 passageiros a bordo, a maioria, cerca de 154, de nacionalidade holandesa, assim como 28 malaios, 27 australianos, 11 indonésios, seis britânicos, quatro alemães e quatro belgas, entre outras nacionalidades.

    Copyright © 2014 euronews

    1. porque Moscou?  além do mais

      porque Moscou?  além do mais se foi abatido, os registros da caixa preta não tem utilidade alguma, nem o pilotos tiveram tempo de saber o que aconteceu!

      essa preocupação e de quem tem o que esconder!

       

       

      1. governo russo não quer as caixas pretas

        O governo russo já respondeu que não quer as caixas pretas:

        ——————————-

        Lavrov: Russia won’t take control of Malaysian plane’s black boxes

         

        Moscow has no plans to seize the flight recorders from the Malaysia Airlines flight MH17, which crashed in eastern Ukraine on Thursday, Sergey Lavrov, Russia’s foreign minister, told Rossiya 24 channel.

        The seizure of flight records would violate international law as it’s up to relevant international agencies to investigate of the incident, he explained.

        The analysis of the flight recorders “is the responsibility of ICAO [International Civil Aviation Organization]; it’s the responsibility of those states which have the most direct connection to this tragedy – the Netherlands, Malaysia and the states whose citizens were on board, and of course Ukraine,” Lavrov said.

        The minister also called on the UN Security Council to urgently launch an open and impartial investigation into the plane crash in Ukraine.

        “We want international experts to arrive on the crash site as soon as possible and retrieve the flight recorders in an instant,” the FM stressed. “Despite statements coming from Kiev, we have no plans to seize the flight recorders.”

        The minister welcomed the plans of Ukrainian President Petro Poroshenko to create a special commission to investigate the tragedy, but stressed that such a “group must be put together urgently, as soon as possible.”

        The claims by the Ukrainian authorities that the crash of the Malaysian passenger jet was a terrorist act are unacceptable, Lavrov stressed.

        “The Ukrainian investigators will be guided in their work [by those statements], which is unacceptable pressure on the activities of the commission,” he explained.

        The Ukrainian emergency services have found two flight recorders at the Malaysian plane’s crash site, Konstantin Batozsky, an adviser to the Donetsk regional administration, said.

        “Two flight recorders have been discovered by our emergency services. I have no information about where those flight recorders are at the moment,” Batozsky is cited by Interfax-Ukraine.

        Previously, the self-defense forces of the People’s Republic of Donetsk announced that they had found the Malaysia Airlines MH17 flight recorders.

        However, the self-proclaimed republic’s prime minister, Aleksandr Boroday, later said that he can’t confirm this information.

        “The items, which were earlier discovered by our troops, most likely, aren’t flight recorders,” Boroday is cited by Interfax. The Malaysian Airlines flight MH17 carrying almost 300 people on board crashed on Thursday as it was flying over Ukraine’s Donetsk Region.

        The plane was apparently shot down by a surface-to-air missile, although both Kiev and the local militias fighting against it deny responsibility.

         

  4. Tem mais um fato que eu acho

    Tem mais um fato que eu acho importante nessa história. Essa semana os eua ampliaram as sanções contra a Rússia e agora, por causa deste abate promovido pelos russos, segundo os eua, eles estão pressionando violentamente a Europa, especialmente a Alemanha, para declarar sanções também. A Angela Merkel já disse que é muito cedo para tomar qualquer medida, mas a pressão vai subir. Outra coisa, espero não soar como teoria da conspiração, mas hoje começou o ataque de israel por terra na faixa de gaza e, por causa desse acidente aéreo, a covardia israelense praticamente sumiu das primeiras páginas dos jornais, ou seja, eles ganharam uma folga para mandar brasa enquanto o ocidente se distrai com o fantasma da guerra fria.

  5. mais verossímel é a notícia

    mais verossímel é a notícia de que os aviões – o que caiu e o de putin que passou meia hora antes – são quase iguais emportanto, o verdadeiro objetivo era assasinar o líder soviético….ewmbora a notícia seja orignária do governo russo, tyem mais verossimilhança do que qualquer outra, ainda mais depois da reunião dos brics….

    portanto,é preciso muita atenção na triagem das notícias porque o esquemão midiático pró-império estadunidense opera com toda tecnologia da simulação e da mentira e da grana e por aí vai   para criminalizar os russos.

    1. com certeza foi mesmo, mas o

      com certeza foi mesmo, mas o importante e saber que disparou, pois a Ukrania, Finlandia e Balarus, além da Russia possuem equipamentos capazes de abater um aparelho a 30.000 pés!

       

      os americanos seria muito estupidos de usarem uma missil deles para fazer isso!  

       

       

      1. Mas os americanos são estúpidos!

        São tão estúpidos que confundiram uns frascos de baygon com armas de destruição em massa no Iraque!

  6. BOMBA: Controlador espanhol

    BOMBA: Controlador espanhol afirma que o Boeing 777-200 da Malaysia Airlines foi abatido pelos ucranianos

     “O avião B 777 voou escoltado por 2 caças ucranianos até minutos antes de desaparecer ao radares.”
    El avión B 777 voló escoltado por 2 cazas de ukraine hasta minutos antes, de desaparecer de los radares,
    — ✈ Carlos. (@spainbuca) 17 julho 2014 Postado por às 17:17 Nenhum comentário: 

    FONTE: http://codinomeinformante.blogspot.com.br/

  7. Claro que abate, já abateu

     Todos acima de 30.000 pés: + de 10.000 mts

     1. Em 03/07/1988: Um Airbus A300 B3, em rota de Teerã para Dubai – abatido por um missil Standard 2 MMR, lançado pelo cruzador americano USS Vincennes, na região do Estreito de Ormuz – o sistema AEGIS do navio confundiu o transponder do A300, com uma emissão de IFF de caças F-14 iranianos – 290 mortos.

     2.  04/10/2001: Na UCRANIA – Exercicio das Forças de Defesa Aerea da Ucrania, realizado no poligono de tiro da Criméia, um disparo de missil SAM (5V55) do Sistema de médio-longo alcance S-200, não logrou locar um alvo rebocado por um MIG-29, “passou o alvo”, tornou-se ativo após a area de treinamento, e locou um TU-154M da empresa aerea russa SIBIR Airlines, em rota comercial de Novorossibirsk para Telaviv : 78 mortos

      3.  Alem dos “pesados” do sistema S200, a Ucrania possui sistemas TOR Buk M1 (9M331) e Buk M2 ( 9M338), móveis, que tranquilamente atingem alvos acima de 10.000 mts.

      4. Os alvos derrubados pelos separatistas (AN26, SU25, MI8/17, MI24), estavam em perfil de voo militar, abaixo dos 4.500 mts ou em rota de aproximação, portanto facilmente abativeis por MANPADS Igla ( 9K38 ou S), que funcionam no máximo até 6.000 mts – de simples operação e bastante abundantes na região, afinal o 3o Corpo de Antiaérea Ucraniano, ficava sediado no leste, em Dniepropretovsk.

       5. Caso confirme-se o abate-missil, será de fundamental importancia, a analise dos dados armazenados, dos radares de defesa aerea russos, tanto os da area de Rostov-on-Don, como o das bases da Frota do Mar Negro, que podem ter detectado o disparo ( de acordo com informações russas, preliminares, tais dados estão preservados).

       6. O que NÃO saberemos: Atualmente a região leste ucraniana, está totalmente sob a vigilancia de satélites e “drones”, tanto destinados a foto, como a varrições de SLAR ( side looking airborne radar), detectores de emissões eletromagnéticas, interrogadores de comunicações e dados – tanto russos, como americanos, europeus, – claro que todos irão negar.

        7.  Arrumem outro “caça” ( SU27, MIg 29 – a Força Aerea Ucraniana os possui ), pois o SU-25, mesmo os modernizados pela Ucrania, conhecidos como SU-25 M1, possuem o “teto de serviço máximo” de 23.000 pés (  aprox. 8.000 mts) descarregado, já armado o teto cai para 19.000 pés, e o comercial estava acima dos 30.000 pés.

    1. Muito bom

      A  rápida comunicação entre Obama e Putin. Acerto prévio sobre o ítem 6 , assim os players não necessitam jogar suas cartas mais fortes na mesa.

      Só a analise isenta (que vai sermuito dificil) dos destroços do 777 vão permitir definir o que realmente aconteceu.

  8. Fazendo as contas

    O 777 supostamente foi abatido por um SA11, que tem guiagem por radar, pois estava voando acima de 30000 pés. Dá uma olhada no tamanho da criança (http://en.wikipedia.org/wiki/Buk_missile_system; http://fas.org/man/dod-101/sys/missile/row/sa-11.htm) . Não é um Stinger! Particularmente, duvido que os “insurgentes separatistas”, apesar de todo apoio russo possuíssem tão mortal equipamento.
    No mais uma grande perda de quase 300 almas a bordo do MH17.

    Outra pergunta: a vida útil média de um equipamento deste é entre 5 a 10 anos (o míssil). Isto limita a fabricação em última hipótese do equipamento à 2004  (aproximadamente) . Quem possui na região equipamentos desta data?

    Tanto Rússia (que esta substituindo seus SA11 por equipamento mais moderno) quanto a Ucrania possuem este tipo de arma em uso. Pela lógica, Moscou deslocaria suas unidades mais modernas à região sensível, próxima a fronteira ucraniana, tendo desta forma uma resposta mais eficaz a suas necessidades de defesa.

    Não podemos esquecer que a ack-ack é uma arma defensiva em sua essencia.

    As segunda hipótes colocada: derrubada  da   aeronave por um Su25. é partiularmente estranho pois o SU25 não é uma aeronave que se preste a interceptação ou a caça, não possuindo radar para combate aéreo, sendo basicamente um avião de apoio aéreo cerrado, apesar de geralmente possuir misseis ar-ar para autodefesa, no caso do Su25, os mais comuns são  AA-8 ‘Aphid’, com guiagem por infravermelho. Existe equipamento chines equivalente ao ‘Aphid’.
     

    1. Para vc. que é do ramo

       1. De acordo com o http://www.globalsecurity.org/military/world/ukraine/ppo.htm, a Ukroboron Service conseguiu atualizar alguns sistemas no ano passado, basicamente os Buk M1, com SA-17, e sete unidades de S-300 PT, MAS como eles sempre contam muita história ( os ucranianos), é bom desconfiar.

       2. Claro – CONJECTURANDO, Chutando – se for confirmado um abate por sistema Buk  (SA11,SA15D ou SA17), é lógico que ambos se acusarão, os ucranianos irão dizer que os veiculos foram roubados pelos separatistas do quartel do 3o Corpo de Antiaérea, que cobria o leste – já os separatistas irão dizer que o Exército Ucraniano que disparou.

        3. Mas a melhor é sobre o SU-25 caçando um B777 a mais de 30.000 pés, com aquelas asas pesadas retinhas, nem sustentação acima dos 230 ele tem, e nesta altitude de 230 os dois motores iriam travar no rarefeito, nem com dois “Aphidinhos (R-60)” + 2 tanques suplementares, portanto “leve”, ele consegue voar bem, acima de 190.

      1. Su-25

        Dá até para imaginar. Flame out devido a stall de compressor , a dificuldade de manter o pássaro voando por se encontrar no canto do envelope, todas as businas e luzes anunciadoras tocando e brilhando. O gosto de cabo de guardachuva na boca.

        ( )s Paulo F.

        1. Aí puxa a alça

           E percebe, como esta acontecendo com os SU-25 do Perú ( todos groundeados), que os pirotécnicos da K-36 estão vencidos há mais de um ano, e ninguem te avisou.

          1. Eh Ruim.

            Eh ruim meu irmão. Ejetar já é uma m@#$a ! Puxa a alça e nada, ou com os  pirotécnicos  vencidos  pior, o canopy não arrebenta e acabar estatelado nele!

            Sds

            Paulo

          2. Do ramo

             Uma vez, faz tempo, 

              RAF, um Jaguar GR1 em Aldershot, os pirotécnicos do Martim Baker estavam em ordem, mas a “linha explosiva” que arrebentaria o cockpit, estava falhada, só “quebrou” 30%, tipo frente, bombordo e ré, ficaram “inteirinhas” e agudas, o coitado ejetou, o nariz e labios ficaram no Jaguar, a mascara rasgou no G de ejeção, levando labios, os dentes e parte da lingua – o cara de 1,80 mts., “comprou a fazenda” ( como dizem na RAF/RNAS) mais “barato”, o caixão na´precisou de 1,65 mts.

               É meu caro, os “normais” e os de “hollywood” (dos filmes e video-games), acreditam que ejetar é facil, comodo, uma viagem de montanha russa, mas nunca tiveram uma “porrada ‘ de 8,0 Gs, apagaram ( caso sobrevivam) por uns 4 – 6 segundos, ” puxaram” oxigênio com os “peitos arrebentando” – no F-5E seus pulsos e tornozelos, um abraço, no finado F-103 Mirage, quando em terra ,suas vertebras, pescoço e meio da coluna comprimidas, no A-1 ou mesmo no A-29, seus joelhos, articulações da perna e ombro – ortopedista, tração, e proibição de voo – sem esquecer o “derrame de olho”.

                No SU-25, pelo que falam os peruanos, o K36 é o cão, as restritoras te arrebentam no pé/tornozelo, o para quedas funciona, mas chegando no chão, vc. não fica em pé.

          3. Eu entrei aqui para ler os

            Eu entrei aqui para ler os comentários do colega junior50 e encontrei essa tabelinha com o Paulo… muito bom… aprendendo com vocês e saindo da obviedade das publicações da imprensa…

            A única coisa que sei é que a guerra pela informação já começou… e provavelmente, aqui no Brasil, a versão de que foi a Rússia/rebeldes vai preponderar, não importando se é verdade.

            Dúvida: a Ucrânia tem caças Mig-29/SU-27 não tem? Capazes de derrubar facilmente um avião comercial…

            Eu sei lá… o que me parece mais provável é que os rebeldes tenham mesmo esse sistema anti-aéreo fornecido pelos russos, mas não faz sentido algum atacar um alvo comercial… a impressão que dá é que o controle de tráfego nem se preocupou em mudar a rota do avião e deu no que deu… a verdade que aparecer, qualquer que seja, vai ser contestada…

            Depois do cableleaks, snowden, bla bla bla, toda teoria conspiratória é aceita… e muito coincidência acontecer outro desastre com avião da Malaysia… muito, mas muito estranho…

             

             [ ]

             

  9. Mas a mentira das armas do

    Mas a mentira das armas do Iraque deu certo, serviu aos propósitos. E mesmo depois de revelada ninguém fez nada a respeito. Ou seja: se valeu a pena, por que não valeria novamente?

  10. As vítimas do trágico

    As vítimas do trágico acidente somam-se as das torres gêmeas , nos aspectos motivacionais da geo política . No mais , é orar por elas …

    1. False flag

      Exato.

      naquele então, tão depressinha como agora ocorre, a mass-midia planetária encorpava o coro: foi o Bin Laden, foi o Bin Laden!

      Agora foi o Putin…

      Banco BRICS? Mera coincidência…

      Avião branco com listras azuis e vermelhas? Mera coincidência…

      Sumiço de operador de vôo tagarela em Kiev? Mera coincidência…

      Some-se outras tantas coincidências, e quem possa cogitar que muitas concidências não costumam acontecer ao mesmo tempo, é acusado de ilógico, ou ideológico…

      Oscar Müller

  11. “Bertoni é Mestre em
    “Bertoni é Mestre em Filosofia Social pela Universidade Estatal de Moscou M.V. Lomonossov”

    É esse cara que tá cobrando isenção de alguém? O cara entra aqui pra fazer uma defesa deslavada do Putin e a primeira coisa que faz é acusar os outros do que ele mesmo faz?

  12. Não há coincidência. Este

    Não há coincidência. Este avião foi deliberadamente abatido para desviar a atenção do respeitável público mundial da criação do banco dos BRICS e para manchar com sangue Putin em razão de sua corajosa atuação à frente da Rússia, única potência com capacidade bélica e disposição diplomática de desafiar a hegemonia dos EUA. Norte-americanos e aliados jogam um jogo perigoso matando inocentes por razões geoestratégicas. Hillary Clinton já disse que Putin é responsável. Vários jornais e telejornais norte-americanos acusam abertamente a Rússia mesmo sem qualquer evidência segura de que os russos tenham cometido a atrocidade. O avião abatido, por outro lado, era bem parecido com o avião presidencial de Putin e segundo informações que circulam chegou a ser acompanhado por jatos ucranianos. A OTAN está querendo criar um Casus BellI, um pretexto, para justificar um ataque militar à Rússia? Se for este o caso, podemos estar assistindo as cenas iniciais do suicídio em massa da história. 

  13. Há muito “especialista” e

    Há muito “especialista” e muitos interesses geopolíticos nessa torcida indigna, junto com comentários de internet, como estes aqui, que já “compraram” a versão de que o avião foi derrubado por míssil, sem que se tenha ainda prova disso. Colegas aqui criticam os Estados Unidos, mas aceitam sua versão de que o avião foi abatido do solo.

  14. Dr Strangelove

    Gente,

    não ocorreu a ninguém a possibilidade da putativa derrubada do avião malaio ser obra de um Gal.. Rippers, aquele comandante maluco interpretado pel Stirling Hayden no filme Dr. Strangelove?

    Abraços.

  15. Curiosidade

    Uma curiosidade, se vocês traçarem uma linha reta entre Fortaleza e Moscou, essa linha passará sobre o terrritório ucraniano, se um informante avisasse o momento em que a aeroname presidencial decolou daqui, então um avião branco de lista azul e vermelha sobrevoou o territorio ucraniano no horário calculado, e fogo, acertamos o avião do Putin.

    Além de todos os “indicios”  citados pelos jornais..me parece coerente essa versão de tentativa de assassinato do Putin.

     

      1. Ivan

        Realmente nem há linha reta rsrs Existe uma generalização.. as geodésicas (curvas que possuem menor distãncia unindo dois pontos da terra).. Mas as geodésicas são únicas! só uma geodésica levaria de fortaleza a moscou, mas.. essa não passa pela ucrãnia.

        de fato, os aviões procuram rotas o mais próximas possível das geodésicas, mas há outros fatores a serem considerados, como escalas, clima, regime de ventos.. Mas posso afirmar sem sombra de dúvidas que o aviao de Putim não passaria nem perto do leste ucraniano…

  16. 100 dos maiores pesquisadores da cura da AIDS estavam no avião

    Ao menos 100 pesquisadores de aids estavam no avião malaio

     

    Entre os especialistas estava Joep Lange, que foi presidente da Sociedade Internacional de Aids

    18/07/2014 | 10p5Ao menos 100 pesquisadores de aids estavam no avião malaio JEAN AYISSI/AFPJoep Lange era um dos nomes mais importantes no estudo do vírus HIV Foto: JEAN AYISSI / AFP

    Ao menos 100 cientistas e pesquisadores de aids estavam no Boeing 777 que caiu na região ucraniana de Dontesk, que é controlada por rebeldes pró-Rússia. Segundo o jornal britânico The Guardian, o grupo ia para a Conferência Internacional de Aids em Melbourne, no sudeste da Austrália. Entre os especialistas estaria o holandês Joep Lange, importante pesquisador da área — entre 2002 e 2004, ele foi presidente da Sociedade Internacional de Aids.

    Lange, 60 anos, também foi professor de medicina na Universidade de Amsterdã e se especializou em medicamentos para tratar o vírus HIV. Ele era conselheiro sênior do Centro Internacional de Avaliação Antiviral Therapy, em Amsterdã. Em um comunicado, a universidade disse que “Joep era um homem que não conhecia barreiras” e afirmou que o médico era “uma grande inspiração para todos que faziam algo sobre a tragédia da aids”.

    Ainda nos anos 1990, Lange alertava para a necessidade de combater o HIV por meio de terapia combinada – o que ficou conhecido como “coquetel” -, descartando a eficácia de combater o vírus com um único agente terapêutico. Em 2003, após um estudo em Ruanda e Uganda, ele descobriu que as chances de bebês contraírem o HIV de mães soropositivas caía a menos de 1% se eles recebessem drogas antirretrovirais nas primeiras semanas de vida.

    Um dos focos do trabalho de Lange era garantir tratamento em países em desenvolvimento. Em 2001, ele fundou a “PharmAccess Foundation” em Amsterdam com o objetivo de tornar acessível a terapia para o HIV em países da África e da Ásia.

    O avião levava 289 pessoas — deste, 15 pessoas faziam parte da tripulação, todos eram malaios. Entre os passageiros, 154 holandeses, 27 australianos, 23 malaios, 12 indonésios, seis britânicos, quatro alemães, quatro belgas, três filipinos e um canadense. Algumas pessoas que estavam a bordo ainda não tiveram a nacionalidade divulgada.

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/07/ao-menos-100-pesquisadores-de-aids-estavam-no-aviao-malaio-4554425.html

  17. Queda do voo MH17 elevará tensão na região

    Bom, não precisa ser gênio pra constatar isso, sabendo somar 2 + 2 e lendo as manchetes dos mais populares veículos de comunicação dá pra chegar a essa conclusão.

    Mas nessa hora é bom não ser apressado, pois há muito mais em jogo do que esclarecer o acidente ou atentado.

    No dia 8 de março de 2014 o voo MH370 (rota Kuala Lumpur – Pequim) desapareceu dos radares, enquanto sobrevoava o Golfo da Tailândia, no Mar da China, com 227 passageiros e 12 tripulantes. Era uma aeronave Boeing 777-200ER, da Malaysia Airlines.

    Na ocasião não se tinha qualquer explicação plausível para o episódio (como parece não haver até o momento, ao menos para o grande público) então choveram “versões” e “explicações” para o acidente, desde atentado terrorista, passando pela possibilidade de suicídio do piloto e chegando às teses extraterrestes.

    Mas o fato central é que os grandes veículos de imprensa foram bastante comedidos com as informações, certamente pelo estímulo de suas “fontes”.

    Ontem, 17 de julho de 2014, o voo MH17 (rota Amsterdã – Kuala Lumpur) caiu (ou foi abatido) na região de Donetsk, Ucrânia, com 283 passageiros e 15 tripulantes. Era uma aeronave Boeing 777-200ER, da Malaysia Airlines.

    Por se tratarem de vidas humanas há muito emoção envolvida e isso complicada ainda analisar a questão. Mas vejamos que o episódio acontece em uma região onde se desenrola um conflito, permeado disputas que vão muito além do território ou concepção de política. É um conflito por hegemonia que interfere fortemente no desenho Geopolítico do planeta. Os interesses são imensuráveis.

     

    Pensando de vagar, sem a pressa das manchetes

    Ambos os aviões (MH370 e MH17) eram da empresa Malaysia Airlines e ambos eram do mesmo modelo Boeing 777-200ER.

    Mas vejamos que as reações foram diferentes, enquanto no primeiro caso todas as reações foram moderam em noticiar, no segundo caso as conclusões foram imediatas: Foram os Russos e seus aliados.

    Imediatamente as “fontes” colocaram pra circular uma série de “informações seguras” sobre o episódio, que davam como certa que o evento foi ocasionado pelos “separatistas pró-Rússia”.

    Pronto, com o mínimo ou nenhuma evidência as “fontes” desenharam o quadro reproduzido quase que de forma uníssona pelos grandes veículos de informação.

    Ninguém se quer sugeriu que isso poderia ter sido um acidente, como já aconteceu antes com Ucrânia, EUA, Israel e a própria Rússia. Não, nada disso, as “fontes” já concluíram que foram os “separatistas”.

     

    O mais intrigante é o momento, o local, os passageiros e o suposto alvo.

     

    O momento

    Em que se desenha, de forma mais clara e forte, o esqueleto de uma nova ordem, fortalecimento dos BRICS, com o lançamento do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics (que alguns dizem, inclusive, ter potencial para virar o jogo).

    Os acordos entre China e Rússia sobre gás, a posição de diversos países na ONU sobre a questão na Criméia (não embarcando na onda estadunidense) e a derrota na própria Criméia.

     

    O Local

    O local é justamente vizinhança da Criméia e da Rússia, e uma região em disputa por aliados de ambos os lados.

     

    Os passageiros

    E o mais recente elemento divulgado pela theage.com.au e reproduzido pela portal da Revista Galileu dá conta de que cerca de 100 cientistas estavam no voo, a caminho da Conferência Internacional sobre a Aids, prevista para começar neste domingo (20) na Austrália.

     

    O Suposto Alvo,

    A quem diga que o Avião de Putin passou por ali 1p3m depois do voo MH17, e que esse poderia ser o alvo. Inclusive existem informações de que dois caças ucranianos teriam se aproximado do MH17 antes do acontecido.

     

    Esses elementos certamente alimentarão muitas teorias conspiratórias, o que facilita a manipulação das informações e dificulta qualquer esclarecimento.

    Mas a questão central são as “fontes”.

    Essas fontes são as mesmas de sempre, as mesmas das Armas de Destruição em Massas no Iraque, os do Osama/Talibãs no Afeganistão, as mesmas que espionaram a Dilma, a Merkel e tudo mundo.

    Então é bom perguntar: dá pra confiar nessas fontes?

    Eu não confio, mas também não duvido de nada, nem que forças ucranianas tenham derrubado o avião, nem que separatistas tenham derrubado, nem que Washington faça parte dos planos, nem mesmo que tenha sido um acidente.

     

    Outra questão é importante: se não foi um acidente quem é o maior interessado nessa loucura toda?

     

    Ah, e a gravação divulgada, onde supostamente lideranças dos separatistas dialogam sobre o evento, essa não me convence assim de imediato, as “fontes” não são confiáveis.

     

    A única certeza é que isso ainda vai render e que pode expandir o conflito.

     

    Alguns links:

     

    1.    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/aviao-errado-alvo-de-ataque-seria-aeronave-presidente-putin.html

    2.    http://caminhoalternativo.wordpress.com/2014/07/17/missil-ucraniano-que-atingiu-o-voo-mp7-da-malaysia-airlines-teria-como-alvo-o-aviao-presidencial-de-putin/

    3.    http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2014/07/cura-da-aids-poderia-estar-naquele-aviao.html

    4.    http://www.megacurioso.com.br/aeronaves/44959-veja-os-6-avioes-civis-derrubados-nos-ultimos-40-anos.htm

    5.    http://www.lemonde.fr/international/article/2014/07/18/crash-du-vol-mp7-les-etats-unis-mettent-en-cause-les-separatistes_4459819_3210.html (vejamos a agilidade e a eficiência do pessoal que descobriu as armas de destruição em massa no Iraque)

    6.    http://www.lemonde.fr/international/article/2014/07/18/parmi-les-victimes-du-vol-mp7-une-figure-de-premier-plan-dans-les-grands-combats-du-vih_4459743_3210.html

    7.    http://www.lemonde.fr/international/article/2014/07/18/en-40-ans-une-dizaine-d-avions-civils-ont-ete-abattus-en-vol_4459433_3210.html

    8.    http://www.lemonde.fr/europe/article/2014/07/18/ukraine-les-separatistes-ont-ils-pu-tirer-un-missile-sol-air-sur-le-mp7_4459298_3214.html (aqui a disputa sobre quem disparou o sistema de armas e os meninos descobriram as armas de destruição em massa no Iraque já tinham muitas informações)

    9.    http://www.lemonde.fr/les-decodeurs/article/2014/07/18/le-mp7-avait-il-le-droit-de-voler-au-dessus-de-l-ukraine_4459582_4355770.html

    10.    http://www.nytimes.com/2014/07/19/world/europe/malaysia-airlines-plane-ukraine.html?_r=0 (vejam a certeza do Mr. Obama)

    11.    http://www.nytimes.com/interactive/2014/07/17/world/europe/maps-of-the-crash-of-malaysian-airlines-flight-mp7.html

    12.    http://portuguese.ruvr.ru/tag_274775806/ (aqui tem várias notícias, não sei dizer qual o grau de confiabilidade da Radio Voz da Rússia, mas o LeMonde e o NYT, o UOL, a Folha e a Globo também não são lá uma Brastemp)

    13.    http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/07/18/obama-cita-evidencias-de-que-o-mp7-foi-abatido-por-separatistas.htm

    14.    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/07/1487906-insurgentes-comentam-derrubada-de-aviao-civil-em-grampo-leia-transcricao.shtml

  18. Há outros meios de derrubar o avião…

    Não sei colocar aqui, mas vale a pena ver o artigo de uma escritora portuguesa, sobre o desaparecimento do primeiro vôo do avião da Malásia. Busquem no GOOGLE : “Escritora portuguesa e avião da Malásia”. É interessante e muitíssimo instigante. Vejam onde supostamente aterrisou o avião. E como, por um controle remoto com acesso disponível a esse tipo de aeronave, poderia atuar. Cruz Credo!  

  19. Escritora e pesquisadora portuguesa…

    Caso procurem o artigo no google, cliquem no do dia 08/04/2014. É fantasia ou há alguma probabilidade?

  20. A investigação

     Antes que se profusem via net, midias, politicos de quaisquer matizes e interesses, o que já está ocorrendo, é bom explicar, no geral, como se processará a investigação, e quem tem o direito, pelas regras da OACI/ICAO, para participar diretamente do processo.

     1. Sem acesso completo ao sinistro e areas adjacentes, aos dados de radares de defesa aerea russos e ucranianos, e controle de trafego aereo, não é possivel afirmar qualquer coisa – Um “abate-missil”, é bem definido quando se decupa os dados e a telemetria oferecidos por radares de defesa aerea de area, mas não são conclusivos sem a analise dos destroços ( motores, asas, como colapsaram os tanques centrais , estado dos corpos que estavam no meio da aeronave, traços externos quimicos compativeis com a queima de algum explosivo).

     2. É um acidente aereo com vitimas de aeronave comercial,  pelas regras internacionais (OACI/ICAO), obrigatóriamente a liderança das investigações será ucraniana (local do sinistro), outros participes obrigatórios: é simples – Origem/Destino/Bandeira, portanto holandeses e malaios – alem do fabricante: Boeing

     3. Caixas – pretas: Tanto o data-recorder como o de fonia da cabine, caso “abate-missil”, pouco terrão a oferecer, pois no voice (cockpit) estará uma balburdia cacofonica – serão decupados dialogos desesperados com pilotos tentando saber o que está ocorrendo, ao mesmo tempo, segundos, que tentam continuar voando- já no data-recorder, a analise dos mais de 90 parametros de voo, terão que ser coligidas com a analise dos destroços, dados de radares, analise quimico/fisica.

      4. A parte européia da investigação ( holandesa ), possivelmente ficará a cargo da entidade européia de segurança aérea (EASA), afinal o Bureau holandês de segurança dos transportes, não possui pessoal para uma investigação de tal envergadura; já os malaios, assoberbados por um acidente recente, é possivel que “terceirizem” sua investigação para o Bureau Australiano, em colaboração com a EASA.

       5. Estados Unidos: Por mais que muitos não gostem, creio que a maioria, os tecnicos americanos do NTSB, obrigatóriamente, irão participar, pois a aeronave é de fabricação americana.

       6. Ucrania & Federação Russa:  “Complicou ” – A Ucrania será “lider” da investigação, MAS seu escritório de segurança aerea, que é recente, ainda esta associado ao IAC/MKO russo ( Comite Interestadual de Segurança Aerea), orgão da Federação Russa responsavel por analisar quaisquer acidentes aereos ocorridos, não apenas na Russia, mas em varias ex-republicas soviéticas ( é, AINDA), MAS ( mais um MAS), por um acordo, não concluido -assinado – o IAC/MKO somente se relaciona com a “Autoridade Aeronautica Ucraniana” no tocante a “homologação” de aeronaves – portanto como não está assinado, os russos tem o direito de participar diretamente das investigações.

        7. Os russos (IAC/MKO), hoje, ao contrario do que informa-se em varias midias, não podem decupar as “caixas pretas” da aeronave, portanto, apesar de certamente participes da investigação, já solicitaram que a OACI/ICAO supervisione a investigação diretamente ( aliás quem pode decupar as “caixas”, são poucos laboratórios)

         P.S.: Como um radar primário de defesa aérea de area, “lê” um abate-missil ? 1. Ele acompanha varios plots, em rota ou não, sem contato com transponders da aeronave acompanhada. 2. Na tela o operador não tem condição de “ver” algum missil – só se estiver procurando, pois é um flash na tela voando a Mach 4,0 – só depois ,decupando-se digitalmente, dá para ver a telemetria e a emissão eletromagnética. 3. Após a analise/decupação das imagens, combinadas a telemetria, emissões eletromagnéticas, aumento repentino da temperatura de céu em IR combinado a emissões de UV – milisegundos transformados em segundos, através de extensões digitalizadas sintéticamente, acha-se o missil, o momento do impacto, a explosão primaria ( do missil), a secundaria ( da aeronave e do combustivel), a terciária ( descompressão explosiva da aeronave), após estes eventos ( 2 – 3 segundos), os dados do radar de defesa aerea de area, “imprimem” na fita/cd/hd os destroços em queda – Como em guerra, o computador agregado ao radar, emite em tela e em seus “back-ups”, todo o processo acima descrito – Explosões – Cessação do movimento do alvo – queda do alvo – queda e dispersão dos destroços.

  21. Pelo que pude ler, o autor da

    Pelo que pude ler, o autor da matéria não é um especialista em assuntos de Defesa.

    Vamos lá.

    1) O autor está correto quando diz que a íncrível velocidade com que os EUA (CNN) e a EU acusaram os federalistas como responsáveis, apontando inclusive a ferramenta, sistema BuK M1, é de causar estranheza.

    2) O sistema aniaéreo BuK M1 faz parte do arsenal ucrâniano, e a AP (Associated Press.) divulgou que as forças armadas ucrânianas levaram destacamentos com baterias BuK-M1 para a região.

    3) O sistema BuK M1 pode ser equipado com dois modelos de vetores (mísseis): 9M38M1 e 9M317. O primeiro atinge alvos que distam até 35 km e 22.000 netros de altitude. O segundo atinge alvos distantes a 42km e 25.000 metros de altitude. Isto significa que o Boeing 777 estava dentro do envelope do míssil ao trafegar a 10.000 metros de altitude.

    4) Até aqui todas as vitórias das forças federalistas contra as aeronaves do governo de Kiev, foram a baixa altitude. Se deram pelo uso de MANPAD (mísseis portáteis, lançados por um só operador, que o faz apoiando no seu ombro o lançador), ou de metralhadoras pesadas. Nenhuma se deu acima do teto de 3.000 metros.

    5) Em qualquer conflito as baterias antiaéreas são consideradas como alvo prioritário. Uma bateria BuK M1 é lenta, pesada, difícil de manejar e exige manutenção periódica, além disso, os oficiais artilheiros são especialistas, ou seja, precisam ser treinados de maneira minuciosa para operar um equipamento sofisticado e caro. Em resumo, uma bateria BuK M-1 traria mais problemas do que soluções para uma força guerrilheira.

    6) O Su-25 é uma aeronave de ataque e totalmente inadequada para realizar uma interceptação. A força aérea ucraniana conta com aeronave mais capazes, para este tipo de missão (interceptação de um airliner a 10.000 metros de altitude), caso do Su-27 e do MiG-29.

    7) Nada, absolutamente nada, absolve um governo que diz estar em conflito civil em uma parte do seu território, mas que ainda assim permite tráfego civil por sobre a área conflagrada. O governo de Kiev mostrou-se omisso, irresponsável e leniente. A empresa Malasyan é outra que merece a condenação moral, pois escolheu sobrevoar uma região conflagrada para manter uma rota menos custosa em termos de consumo de combustível. Ela aceitou colocar em risco a vida de 295 passageiros para poupar querosene.

    8) A aeronave de Putin cruzou o través de Varsóvia minutos antes, portanto, a hipótese de que fosse ele o alvo não pode ser descartada.

    Como aqui é um terreno para comentários livres, posso opinar: se a queda deste Boeing se deu por abate, o responsável mora em Kiev.

    😉

     

  22. Divagando devagar.

    A tecnologia utilisada nos drones seria capaz de assumir o controle de aviões comerciais, tirando o mesmo das mãos dos pilotos? Penso que a resposta é SIM.

    Lembremo-nos de que a Boeing é um dos maiores fabricantes de aviões de guerra do planeta.

    Isso explicaria melhor os atentados de 11/09, onde “terroristas” com poucas horas de aulas em pequenos monomotores conseguiram pilotar grades jatos com precisão de pilotos experientes, para executar os atentados.

    Todos os jatos envolvidos nesses episódios foram fabricados pela Boeing.

    Coincidência? Pode ser.

    Mas, dá o que pensar…

  23. Não entende nada

    Este “especialista”, entre aspas, dizer que misseis terra-ar não derrubam um avião daqueles, mostra que o cara não entende nada do que está dizendo (pelo menos nesta parte).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador