Estadão admite que não existe oposição

Como diz Fernando Henrique Cardoso, a melhor maneira de consertar o rumo é, primeiro, admitir o erro.

Foi o que o Estadão começou fazer admitindo, em editorial, que faltam rumos e propostas à oposição.

A trombada com a realidade se deu depois de um artigo de Sérgio Fausto, cientista social lotado no Instituto Fernando Henrique Cardoso.

Assim como seu pai, Boris, Sérgio Fausto é incapaz de um gesto populista. Não abandonou o rigor acadêmico e a honestidade intelectual, mesmo em um mundo midiático assolado pela demanda por rancor e ódio.

Poderia ser a cara do PSDB. É reformista, defensor das boas políticas sociais, contra o estatismo desvairado. Mas o PSDB preferiu ter a cara de Marco Antonio Villa, aquele que chama os adversários de “cachaceiros”. Cada partido tem a cara que escolhe.

Diz o Estadão:

“Na prática, a oposição ainda não apresentou ao País o que pretende construir no lugar das ruínas lulopetistas – e não o fez pela simples razão de que não sabe o que quer. (…) O PSDB é hoje provavelmente o principal beneficiário da crise do PT, mas carece de unidade e, portanto, de propostas concretas para o “dia seguinte” ao fim da era petista. Sua única liderança capaz de lhe dar rumo é Fernando Henrique, mas este não tem mais capital eleitoral. Resta-lhe o papel de conselheiro, em meio a um cipoal de interesses divergentes entre os caciques tucanos”.

Não para aí:

“Em razão de disputas internas e de sua inaptidão para definir o rumo que pretende tomar, o PSDB parece navegar ao sabor dos acontecimentos. Em razão disso, o partido optou, em alguns casos, pela pura e simples irresponsabilidade, ao ajudar a aprovar no Congresso medidas que sabotam o ajuste fiscal. Dizem os adeptos dessa estratégia que, para minar o governo, vale tudo – inclusive renegar conquistas importantes do governo de Fernando Henrique, como o fator previdenciário.

É graças a atitudes como essas que, como diz Fausto, os tucanos “hoje têm um déficit de credibilidade, inclusive com seu eleitorado”, razão pela qual “a crise do PT não se traduz automaticamente num novo ciclo vitorioso do PSDB”.

Não é pouco, tratando-se do jornal que, até agora, mais se alinhava com o PSDB.

Em parte, deve-se à tentativa dos grupos paulistas de emplacar José Serra. Mas a parcela maior é pela óbvia questão de que o PSDB tornou-se um partido a reboque de manchetes, não de pensamentos e obras.

Os Fausto têm uma admiração genuína por FHC. Não fosse por isso, concordariam que o próprio Fernando Henrique nunca entendeu o projeto de país que ele próprio conduziu.

Em todo seu governo, FHC guiou-se pela inércia. Aceitou o jogo de interesses por trás do financismo desvariado de seus economistas e deu-lhes carta branca para a desregulamentação total do mercado financeiro. Mais que isso, permitiu  a montagem de grandes tacadas, como foi a política cambial do início do Real e as jogadas em Foz de Iguaçu com as contas CC5, na era Gustavo Franco.

Nos outros setores da economia, limitou-se a se deixar levar pelas ondas do neoliberalismo acrítico trazidas para o país pelo governo Collor, que ele aplicou sem um mínimo de criatividade. Foi incapaz de assimilar qualquer valor do período, gestão, inovação, mercado de capitais popular, políticas sociais liberais (como o Bolsa Família, por exemplo).

O simples fato de parar a inflação trouxe para o nível do consumo milhões de brasileiros. Não foi necessária nenhuma política pública. Tinha um vasto ativo na mão – o novo mercado de consumo que emergiu com o fim da inflação -, um movimento tectônico das multinacionais realocando suas fábricas ao redor do mundo e encantadas com a China e o Brasil; um setor técnico com um turbilhão de novas ideias e conceitos. Matou tudo com a política cambial e os juros implementados pela equipe econômica, e pela absoluta falta de vontade política, na qual pontificava o deslumbramento com as prerrogativas do poder, mas nenhuma vontade transformadora.

Nada fez, porque nunca teve a capacidade de entender as ideias-chaves, de chutar em gol.

No Summit do Etanol, que a Única promoveu em 2003, fui convidado para comentar as palestras de uma mesa variada.

O primeiro palestrante foi Felipe Gonzales, ex-primeiro MInistro da Espanha. Em 15 minutos ele traçou com maestria o que seria uma civilização do etanol na América Latina. O segundo foi George Soros, que me lembrou em muito Walther Moreira Salles – cuja frase preferida era “eu sei usar bem as poucas coisas que aprendi”. Em 15 minutos detalhou riscos e oportunidades do continente, incluindo os efeitos sobre a apreciação cambial e a necessidade dos investimentos em tecnologia.

Chegou a vez de FHC. Uma longa palestra para tentar provar que Celso Furtado estava errado, quando prenunciou que sempre haveria desequilíbrio nos preços relativos entre produtos primários dos emergentes e os industrializados dos países avançados.

Era uma conversa velhíssima que remontava os anos 60, entre Rosentesin-Rodan e Celso Furtado e que ressurgiu na primeira crise do petróleo. Detalhe: a fonte de  FHC era um artigo de Ilan Godfajn publicado naquele dia no Estadão.

Em muito FHC lembra Dom Pedro 2o no famoso episódio em que o Barão de Mauá tenta induzi-lo a empurrar um carrinho de pedreiro – para uma foto simbólica em favor do trabalho – e ganhou a repulsa do imperador.

No poder, o cientista social FHC nunca passou de um literato apreciador de obras alheias.

Hoje em dia, tem-se um PT arrebentado de um lado, sem diretrizes, sem comando e sem bandeiras. Mas com o Instituto Perseu Abramo fervilhando de ideias e propostas que, plantadas em solo fértil, poderiam um dia voltar a florescer.

Na outra ponta, o PSDB loteando o Instituto Teotônio Vilella e o IFHC produzindo ideias apenas para deleite pessoal do imperador.

Luis Nassif

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mano na boa… o PSDB começou

    Mano na boa… o PSDB começou a guerra civil. Terá que pegar em armas para que possa ser exterminado. O tempo das palavras acabou. O tempo das reformas internas tucanas se esgotaram. Aécio, Serra, FHC e o ladrão do trem pagador tem que criar coragem e começar a dar tiros. É o que eles querem fazer. Então que façam, pois isto legitimará o uso da força contra os golpistas. 

    1. Lamentável

      Quando um advogado começa a pregar o uso da violência física contra o adversário político, só esperando que este dê o primeiro passo como desculpa para poder exterminá-lo, a coisa complica.

      Qual é a diferença entre sua colocação e a de um certo governador Alckmin, depois da emboscada onde inúmeros membros do PCC foram massacrados a tiros pela ROTA – “Quem não reagiu está vivo”?

      Belo exemplo de democracia…

      1. Nicolas, lembra quantos foram

        Nicolas, lembra quantos foram atrás da conversa do f.d.p. do cabo anselmo?… tem-se que ter muito cuidado com esses o pessoal desse discurso.

  2. Ruinas lulopetistas? Ruina só

    Ruinas lulopetistas? Ruina só se for a do Estadão. Quebrado financeiramente por incompetência do herdeiros que vivem de nome ( a empresa esta quebrada porque os herdeiros cuidaram de casar com burguesas ricas ou reservar o seu em paraíso fiscal) e quebrado moralmente por ser cúmplice de alcaguetes. E por apoiar desesperadamente qualquer candidato direitista, corrupto ou não, desde que despeje dinheiro público para que possam sobreviver a custa do estado brasileiro.

    Em ruinas está o estado de São Paulo sem segurança, água, saúde e educação depois de incontáveis administrações do Psdb que eles defendem sem nenhuma restrição a corrupção praticada por membros do partido. Em ruína está o principe do sociólogos, figura referencial dos Mesquitas e que prega um golpe político abertamente porque é lesa pátria, desonesto, hipócrita e imoral.

    Párias.

    1. É isso mesmo Vera Lúcia,

      É isso mesmo Vera Lúcia,  eles sim estão em ruínas,  PSDB e estadao. Eles querem desenhar na cabeça das pessoas um “governo fraco” para ficar mais fácil para atingir seus egoístas objetivos. “Governo fraco”? Não estaria passando por essa crise, com desmontes diários pela mídia e pela oposição se realmente fosse fraco. Enquanto os cães ladram,  a caravana passa.

    2. Foi ai mesmo que parei

      Não tenho paciência para ler o resto quando tanta idiotice vem a tona. São palhaços que, para para fazer uma autocritica, escrevem estas bobagens minimizando tudo que o governo PT fez por este país. Não engolem, morrem de ódio e querem que o povo acredite nisto. Infelizmente pela quantidade de idiotas neste país, acreditam sim.

  3. “Na prática, a oposição ainda

    “Na prática, a oposição ainda não apresentou ao País o que pretende construir no lugar das ruínas lulopetistas…” 

    Como ainda não apresentou???? Está na cara, de quem quer ver, que pretendem voltar as ruinas tucanas que Lula herdou em 2002.

    Estão querendo emplacar o tetra campeonato de quebras do Brasil.

  4. Se o que resta ao PSDB é o

    Se o que resta ao PSDB é o FHC, então não resta nada. Além de não enxergar um futuro viável para o Brasil, ainda estão lá aquela mão espalmada com aqueles 5 dedos na nossa memória.  Incompetente! 

  5. Aviso a FHC , Aécio, et caterva: vocês cançaram nossas belezas

    terça-feira, 18 de agosto de 2015

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/08/entidades-patronais-preparam-documento.html

    Entidades patronais preparam documento de apoio ao governo

     

    Um grupo de entidades patronais está fechando os últimos detalhes de uma carta em apoio ao governo Dilma. Segundo o jornal O Estado de São Paulo,  a elaboração do documento, pedirá que se cumpra a Constituição. Ou seja, o grupo de entidades dá um duro golpe nas intenções golpistas de  Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso

    “Partindo-se do pressuposto de que nenhum crime ocorreu, será pedido que se cumpra a Constituição, ou seja, não cabe impeachment”, disse um dos coordenadores do movimento.

    O documento deve ser divulgado por volta das 11h de amanhã (19/08) e envolverá entidades como OAB. Também participarão do manifesto a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Confederação Nacional de Transportes (CNT).

    1. Diga Não ao Golpe

      Ué!!!!!  Mas eu pensava que as Organizações patronais fossem contra o governo dos trabalhadores!.  kkkk

      Ou o desespero é tanto que agora vale apoio de qualquer lado?? . kkk

       

  6. Hoje, o PSDB pratica a

    Hoje, o PSDB pratica a oposição “Hay gobierno? Soy contra!”, exatamente o que diziam que o PT praticava, antes de chegar ao poder. Só que o PSDB já esteve lá. Deveria ter a responsabilidade de fazer uma oposição consciente, pois sabe o que é ser governo. Os governadores do PSDB não embarcaram no golpismo, simplesmente porque também precisam governar. Já o resto do partido, quando elegeu a “liderança” de Aécio Neves, esqueceu o significado da palavra “consciência”.

    1. Você comete um ero básico: o

      Você comete um ero básico: o PT, quando opsição, criticava o governo, mas tinha propostas;  o PSDB não tem proposta alguma para o País. Esta é a principal razão por que não consegue vencer uma eleição presidencial há 16 anos. E se continuar como está, o partido pode ficar ainda mais tempo longe do Planalto.

      1. Eu não disse que o PT não

        Eu não disse que o PT não tinha propostas. Veja o meu texto: “…exatamente o que diziam que o PT praticava.”. Ou seja, o PSDB dizia isso do PT, e agora faz exatamente aquilo que eles acusavam o PT de fazer.

        Mas uma coisa é necessário admintir: nem todas as propostas do PT, antes de virar governo, eram factíveis em uma situação real, com as limitações inerentes a governabilidade. O PT, no governo, aprendeu isso.

  7. Ruinas lulopetistas? Pela

    Ruinas lulopetistas? Pela enésima vez estão dando como certa a morte do Pt e do tal “lulismo”, isso vindo de um jornal que ninguem mais le.

  8. Acho que bateu o desespero

    Acho que bateu o desespero master depois das manifestações de domingo. Público reduzido em pelo menos dois terços em relação ás outras e formado quase que totalmente por malucos de variadas espécies. A cara do atual Aécio! Ou seja, o PSDB caminha a passos largos para se tornar uma força de terceiro ou quarto escalão da política. Uma nova coalização midiática vai nascer com os novos atores que, fatalmente, entrarão em cena no próximo pleito eleitoral? Ah, essa história de “ruínas lulopetistas” é jogar para a cada vez menor torcida péssedebista. Pobre serginho….

  9. Se fosse um petista que

    Se fosse um petista que tivesse feito essa análise, diriam que o cara está maluco. Azar do psdb em ter thc como conselheiro. Nem ele sabe o rumo a tomar. Prá compensar sai falando asneiras sobre renúncia. Em psicologia isso se chama projeção.

  10. Admitir o óbvio é um dever de

    Admitir o óbvio é um dever de qualquer jornal que pretenda possuir um mínimo de credibilidade. Como diz o PHA, o grupo Estado encontra-se em estado comatoso. Nesse mesmo estado encontra-se FHC, o instituto que leva o nome do ex-presidente, o Instituto Teotônio Vilella e o partido político que os representa: o PSDB. As declarações desarrazoadas e oportunistas que tem feito o ex-presidente minam qualquer resquício de credibilidade ou respeitabilidade que um dia, para os que nele acreditavam,  ele possa ter tido ou merecido. A mim FHC nunca convenceu. Sempre o considerei um sociólgo e intelectual medíocre. Na Política FHC foi ainda pior: vaidoso e ególatra, sempre ignorou o interesse nacional; a preocupação de FH era simplesmente com o “prestígio” pessoal no exterior. FHC mentiu e renegou o que havia dito e escrito; ele é falso, inconfiável, oportunista, corrupto. Não fosse a proteção bajulatória da grande mídia comercial e de parte do circuito acadêmico, que se auto-enganam e ainda vêem FHC como um líder da social democracia (coisa que ele nunca foi, não é e nunca será), o ex-presidente já estaria no ostracismo.

  11. pobre do país e seu povo sem

    pobre do país e seu povo (sem) biruta aonde não existe oposição e muito menos situação…

    #só jesus na causa

    1. Olha aí, JC, quem tem o

      Olha aí, JC, quem tem o domínio do  uso do nome de Jesus na internet é o Eduardo Cunha. Jesus não merece mais respeito, não?

  12. PSDB e PT e o Poder.

    PSDB e PT possuem interesses grandes pelo comando do Poder político central, ponto pacífico.

    O que difere então as duas legendas mesmo com seus erros e acertos na condução do Poder que lhes outorga o povo?

    O que difere é o seguinte:

    O PT teve e ainda tem um olhar coletivo patamar acima de seus interesses particulares.

    O PSDB olha o Poder na ótica de seus interesses individuais que são a defesa dos interesses das elites.

    Pensemos em FHC e DILMA.

    FHC colocaria um Levy no seu Ministério não no sentido de buscar equilíbrio das contas públicas, mas no sentido de beneficiar o neoliberalismo radical (o mercado financeiro), seu olhar é individualizado.

    DILMA colocou o Levy (com boa intenção) não abdicando de um olhar coletivo, acredita na eficácio do ajuste Levy e que seria benéfico para o Brasil e os brasileiros.   

    FHC, Serra, Aécio quando saem com essas afirmações estapafúrdias ora indo na direção do “Impitman”, ora na direção da “renúncia” e sempre ao sabor das circunstâncias de momento mostram à população um interesse apenas de Poder e mais nada.

    O PSDB faz tempo que abdicou de ter alguma proposta de desenvolvimento para o Brasil. Ele preferiu viver à sombra dos meios de comunicação hegemônicos, e do aparelhamento da Justiça, que tem mantido seus partidários livres de condenações. 

    É a lógica das elites brasileiras que ele obedece: – faça o que eu quero e eu lhe deixo em paz.

    Agora não vale mais o “Impitman” porque estava dando prejuízo financeiro às elites, então, muda-se para pedido de renúncia. 

    Não ficava bem pedir a queda de Dilma e de Temer ao mesmo tempo porque o Cunha assumiria, então quem sabe só de Dilma e a gente compõe com o Temer. E assim vai. 

    E a população que vota no PSDB e não sei se votará mais adiante é a alimentada pelo anti-petismo e só. 

    Porém, nas eleições passadas a radicalidade da campanha midiática e do Judiciário pela derrota de Dilma não surtiu o efeito desejado, mesmo com parte da população querendo uma mudança no Executivo Federal, para além do PT. Foi até o lema das campanhas: MUDANÇA!

    E não veio.

    Por quê?

    Porque na hora do voto para valer em segundo turno o anti-psdbismo foi maior que o anti-petismo. 

    Sejamos sinceros.

    O PT faz cálculos eleitorais, porém, não abdica de pensar em um Projeto de Brasil, pode errar e acertar conjuntamente, mas há um Projeto e que é bem notório: o da inclusão e ascensão social. E ele é exitoso. Os números falam por si.

    E o PSDB? Este não tem Projeto nenhum, apenas vive a querer tomar/chegar o/ao Poder com a ajuda da velha mídia e do Judiciário aliado.

    E a lembrança mais cabal desta afirmação acima é o dia em que perguntaram pro Serra sobre seu Programa de Governo para a Prefeitura de São Paulo, que bem próximo da Eleição em primeiro turno ele ainda não havia apresentado e a resposta foi + ou – assim:

    – Não apresentei o Programa ainda para evitar dos outros candidatos copiarem minhas propostas. No segundo turno vou apresentá-las uma a cada dia. Vai ser uma surpresinha a cada dia. 

    Na verdade, essa ligação umbilical PSDB, Elites, Velha Mídia e parte do Judiciário que defende as elites não permite ao partido ter Programa de Governo, porque não seria palatável para a sociedade; e se fosse escrito um Programa de Governo em benefício da população brasileira como um todo e de valorização do interesse nacional não seria cumprido, certo?

    Por que não seria cumprido:

    Porque não se mostra o PSDB em consonância com a população brasileira e os interesses nacionais. Vide, por exemplo, o Pré-Sal e o Projeto do Serra que pode tirar bilhões e bilhões de dólares da Educação e da Saúde e ferir interesses nacionais em prol das petroleiras internacionais. 

  13. Empossado, Aécio fala de Dilma

    Direto da Reuters

    Logo após ter sido empossado Presidente da República durante as manifestações de 16/08, falando para todo o Brasil diretamente de Belo Horizonte (MG), Aécio Neves declarou:

    “Dilma pensa que ainda é, mas não é mais a presidente da República”

    O novo presidente do Brasil permaneceu na manifestação somente durante 30 minutos, tempo suficiente para se dirigir à nação brasileira.

    Em seguida tomou um jatinho rumo a Cláudio para descansar da exaustiva campanha presidencial.

    Chegou-se a noticiar que ele teria ido de helicóptero na companhia do ex-senador Zezé Perrela e seu filho, o ex-deputado Gustavo Perrela, mas a Polícia Federal da República do Paraná tratou logo de negar a notícia e escondeu o helicóptero outra vez.

    Como o aeroporto não existe mais, não há registros oficiais da chegada do novo presidente ao aeroporto de Cláudio.

    Foi muito elogiada a atuação da Polícia Federal da República do Paraná.

    Nada vazou.

    Entretanto, um repórter do “Novo Jornal” (MG) conseguiu uma foto da chegada tirada pelo iPad do filho caçula de um dos vaqueiros da fazenda.

    Foi grande o entusiasmo pelas ruas do país com muita festa em algumas capitais brasileiras.

    Na Av. Paulista em São Paulo a festa se estendeu até o final da tarde.

    Apesar de alguns pequenos incidentes, como agressões às pessoas que não estavam vestindo o uniforme oficial da nova república, a camisa da CBF, não houve maiores problemas. Tudo transcorreu na mais absoluta paz.

    As pessoas estavam profundamente felizes.

    Segundo o GAFE (Globo, Abril, Folha, Estadão) foi a maior manifestação popular de que se tem notícia nos últimos 515 anos no Brasil.

    Cálculos feitos pela PM de São Paulo mostraram que eram milhões e milhões de pessoas espalhadas por todos os cantos do país. Com intensa participação do povo, superou em muito aquela da primeira posse do ex-presidente Lula.

    Segundo o GAFE, apoiado em pesquisas pelo DataFolha e Ibope realizadas logo após a posse, Aécio Neves já é o maior presidente da república de todos os tempos.

    Aguarda-se pronunciamento da ex-presidenta Dilma Rousseff.

    1. Parabéns, Ronaldo. É preciso

      Parabéns, Ronaldo. É preciso muita criatividade, bom humor e sangue frio para conceber comentários críticos dessa qualidade. O ódio disseminado pela direita é tanto que obriga a maior parte de nós a usar uma linguagem mais formal, fazendo críticas duras, francas e diretas aos que se mostram fascistas, autoritários, intolerantes, odientos.

  14. O PSDB?

    A vaidade não permite o debate de idéias e a mudança de rumos, a não ser aquelas próprias que o vaidoso acredita. Pra haver oxigênio nas mentes tucanas é preciso que os mesmos abram mão de protagonismos individuias e busquem respostas além do seu horizonte e aí amigo… GAME OVER! Já se mostraram incapazes disto acreditando sempre nos mesmos parasitas!

  15. O PSDB “carece de propostas

    O PSDB “carece de propostas concretas”? Discordo frontalmente. Para mim é bastante óbvio o que o PSDB tem propostas muito concretas para o país: desmonte do serviço público; extinção das políticas sociais; desregulamentação do total do mercado financeiro; privatização da Petrobras, BB, CEF, Bacen e o que vier pela frente; políticas de concentração de renda; rendição irrestrita ao FMI e ao Fed. Em suma: neoliberalismo, entreguismo e Darwinismo social. Na verdade o projeto de país do PSDB é o mesmo do velho Partido Republicano Paulista: tudo para os ricos e o resto do povo que se lasque. Quem esse daí acha que engana?

  16. O Estadão é golpista mas não

    O Estadão é golpista mas não rasga dinheiro. Se não refutasse veemente esse vale-tudo das pauta-bombas, o grande capital ia acabar tirando os poucos anúncios que ainda tem nessa papelada dos Mesquita (ainda é deles?).

    Mas eles poupam o FHC porque esta sumidade tucana só existe no pig. Seria como extingui-lo se parasse a louvação. Quantos aos Fausto, não seria admiração ingênua, invés de genuína, Nassif? Ou um respeito geriátrico? O sujeito é um caroneiro, umas das poucos boas sacadas da presidenta

  17. Qua! Qua! Qua !
    Depois
    Que o mundo todo, dos politicos, analistas, economistas e a midia internacional falar que a direita brasileira eh uma merda em relacao aos governo de Lula e Dilma, ate a Alemanha esta chegando dando seu apoio a amiga e parceira, o PIG sai com estah. Perderam e perdidos, o mundo e a humanidade nao perdoa a ignorancia. O Mundo sabem o que somos e quem somos, Infelizmente o PIG e estes lustra botas politicos nao sabem e fazem de desconhecido. Sao uns vira lata e vendidos.
    O judiciario esta comprado e o congresso financiado!
    O brasileiro eh maior do que esta gente.

  18. “Nada fez, porque nunca teve

    “Nada fez, porque nunca teve a capacidade de entender as ideias-chaves, de chutar em gol.”

    Não fez porque FHC é um incompetente preguiçoso, um intelectual BURRO.

    Com um conselheiro deste naipe dá para entender porque o PSDB está se suicidando em vez de aproveitar a oportunidade e apresentar idèias e se mostrar como saída civilizada para a crise e não como um bando de golpistas.

    Pior ainda é dixar que tomem a frente gente como Aloisio “300 mil” ninues, cassio “chuva de dinheiro” cunha lima, Aécio “pó para” cunha neves e outros ilibados.

  19. “Mas com o Instituto Perseu

    “Mas com o Instituto Perseu Abramo fervilhando de ideias e propostas que, plantadas em solo fértil, poderia um dia voltar a florescer”, o PT está vivo, CQD.

  20. A função da oposição é cobrar

    A função da oposição é cobrar do governo a execução do projeto apresentado pelo governo  nas eleições.

    Oposição não governa.

    A apresentaão de projetos de governo se dá antes da eleição não durante o periodo de governança.

     

     

  21. FgHagHaC não tem autoridade moral….

    Publicado em 19/08/2015

    Algumas das (muitas) 
    maracutaias do FHC

    Quem compra eleição não tem autoridade para criticar nem trombadinha.

    Sugestão do amigo navegante Bernardo, extraído do Facebook do Cadu Amaral:

    O Instituto Lula divulgou a lista das empresas que contrataram suas palestras. Não há nenhuma empresa pública do país nela. >>> http://www.institutolula.org/as-palestras-de-lula-a-violacao-de-sigilo-bancario-do-ex-presidente-foi-um-ato-criminoso

    Porque FHC não faz o mesmo com seu instituto? Será que é por causa dos R$ 500 mil que recebeu da Sabesp para preservar o acervo do próprio iFHC? >>>http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1352138-EI6578,00.html

    Ou será porque foram pagos R$ 5,7 milhões para digitalizar nove fotos, pagos pela Lei Rouanet? Detalhe: esse é o mesmo projeto dos 500 pila da Sabesp. >>>https://www.ocafezinho.com/2015/06/12/instituto-fhc-usou-r-5-milhoes-de-verba-publica-pra-falar-bem-de-si-mesmo/

    Se preferir, a informação consta no próprio site do PSDB >>> http://www.psdb.org.br/ifhc-a-verdade-dos-numeros-do-acervo/

    Mas isso não é nada. Em 2002, quando FHC ainda era presidente da República e reuniu a nata do capital no Palácio da Alvorada, residência oficial e, portanto, utilizou recurso público para capitar recurso para a criação do iFHC.

    O jantar foi “regado a vinho francês Château Pavie, de Saint Émilion (US$ 150 a garrafa, nos restaurantes de Brasília). Durante as quase três horas em que saborearam o cardápio preparado pela chef Roberta Sudbrack – ravióli de aspargos, seguido de foie gras, perdiz acompanhada de penne e alcachofra e rabanada de frutas vermelhas -, FHC aproveitou para passar o chapéu”, como descreveu o repórter da Época, Gerson Camarotti >>> http://www.viomundo.com.br/denuncias/leitor-refresca-a-memoria-de-fernando-henrique-cardoso-500-mil-da-sabesp-mais-r-7-milhoes-da-camargo-correa-odebrecht-e-outros.html

    Se preferir, aqui o link de Época >>> http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache%3ArZsoI-JYHj4J%3Arevistaepoca.globo.com%2FEpoca%2F0%2C6993%2CEPT435542-1659%2C00.html+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    Mas aí vem o plagiador FHC >>> http://www.cartacapital.com.br/politica/fhc-plagiou-intelectuais-banidos-pela-ditadura/ e diz que o governo Dilma é ilegítimo. Pode tamanha desonestidade intelectual? Ainda mais de alguém que comprou o advento da reeleição por R$ 200 mil o voto >>> http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/pre_mer_voto_1.htm

    http://www1.folha.uol.com.br/fol/pol/po14051.htm

    http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2014/06/16/conheca-a-historia-da-compra-de-votos-a-favor-da-emenda-da-reeleicao/

    Tem mais. A história completa da farsa FHC e sua compra de votos para a reeleição nos links a seguir >>> http://geracaoeditorial.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/08/Pr%C3%ADncipe_Privataria.pdf

    http://minhateca.com.br/pedroassisteixeira/LIVROS/LIVROS+E+ARTIGOS/BRASIL/O+PRINCIPE+DA+PRIVATARIA+TUCANA,76540118.pdf

    Mesmo que a votação da reeleição não tivesse sido comprada, ela só poderia valer para os governantes eleitos na eleição pós 1998 porque não se pode mudar a regra do jogo com ele em andamento – falando no popular.

    Além de tudo, de entreguista a subalterno das potências internacionais e o escambau, FHC é golpista. Mas posa de sabe-se lá o que…

     

  22. Surreal

    ALÉM DE MUITOS POLÍTICOS CORRUPTOS NA CÂMARA E NO SENADO FEDERAL, AINDA TEMOS JUIZES NO STF COMPRADOS PARA TRAIR A NAÇÃO BRASILEIRA. EXISTE UMA GUERRA COMERCIAL CONTRA O BRASIL, COM AJUDA DE POLÍTICOS TRAIDORES E ENTREGUISTAS, O BRASIL POSSUI MUITOS RECURSOS NATURAIS E ESTRATÉGICOS, UM DOS EX.: ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO E ESSE MANIFESTO VEM SE REPETINDO A MAIS DE UM ANO: AGORA INCLUINDO EDUARDO CUNHA E SEUS COMPARSAS.

     

    O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS E ASSOCIADOS DA CÂMARA E DO SENADO, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF, MP E STF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO E DO BRASIL, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, COMERCIANTES, POLÍTICOS, E AGORA TAMBÉM MILITARES, O POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS DENTRO DA CÂMARA E DO SENADO FEDERAL? ATÉ QUANDO A MÍDIA CRIADORA DE CAOS E SONEGADORA GOLPISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE??? NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO.

     

    A pátria dos traidores é o dinheiro sujo, não importa de onde vem, é dinheiro manchado com o sangue do povo brasileiro.

    https://www.youtube.com/watch?v=Zq9HpVM8Bs

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-lista-de-furnas-e-aecio-neves-na-delacao-de-youssef

    http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/

  23. Pelo relato, não dá para

    Pelo relato, não dá para saber o que é a palavra do estadão e o que é a de Fausto. 

    Nassif inicia o texto dizendo que para mudar de rumo, primeiro, deve-se admitir o erro. Porém, para admitir erro, primeiro, temos que olhar com sinceridade para enxergar a realidade. Falar em ruínas lulopetistas é brincadeira. Quando o PT sucedeu o PSDB, o Brasil era a 14º economia do mundo. Hj é a oitava. Dizer que isso é ruina é confessar que a visão é falha e com isso não dá para reconhecer erros. O PSDB e o Estadão são uma espécie de mister Magoo.

    Em um parte do texto, Nassif é específico e diz que Fausto é um real admirador de FHC. Então, meu caro, se com essa idade vc ainda não viu aquilo que FHC é na verdade, vc precisa, no mínimo, de óculos.

  24. TENHO PENA DE FHC

    O “intectual” FHC não vive nem das idéias que ele plagiou nos livros que escreveu, já que, num rasgo de honestidade, nos mandou esquecer o que ele escreveu. O que tudo indica é que FHC não lê nem bula de remédio,  tão sem sentido e raso é o que ele escreve e fala. Não tenho dúvida de que FHC chegou ao fundo do poço de sua decrepitude cognitiva.

    Assim, se alguém perguntar que lembrança você tem de FHC, não pense duas vezes,  responda: TENHO PENA.

  25. [   Na prática, a oposição

    [   Na prática, a oposição ainda não apresentou ao País o que pretende construir no lugar das ruínas lulopetistas  [  truque semântico para desgraça o petismo e ikmbecila achar que se trata de elogio. Ruina é coisa que nem precisa de nada para ser destroçado por ser procaria para todos. O fato é o petismo, coisa maior que o lulismo, é de fato um construção super vigiora, graças  a contribuições do  que há de mais fabuloso, como de Delfim na economia, e com exceção de Mídia, os Marinhos agora que chegaram e daqui a pouco veremos se veio mesmo com tudo, e por isso é não tem  ninguém no mundo com proposta melhor

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador