Eugênio Aragão devolve honraria após Aeronáutica cassar título de Genoíno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em solidariedade à cassação de títulos concedidos pelas Forças Armadas a José Genoíno, condenado da ação penal 470 – mais conhecida como mensalão – o subprocurador da República e ex-ministro da Justiça Eugênio José Guilherme de Aragão enviou uma carta ao comandante da Aeronáutica devolvendo sua condecoração da Ordem do Mérito Aeronáutico, no grau de comendador, recebida em outubro de 2007.

No ofício encaminhado ao tenente brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, Aragão diz que é com muito pesar que abandona uma honraria que representa o reconhecimento de anos de trabalho, mas aponta que não poderia ignorar a situação de Genoíno.

“Não obstante todo apego afetivo e toda gratidão pela honraria a mim dispensada, tomei conhecimento, na data de ontem [22 de agosto], da exclusão do corpo de graduados especiais da Ordem de José Genoíno Neto, no grau de comendador. Independentemente do juízo que se formou na esfera judicial sobre o honrado cidadão mencionado, conheço-o e sua trajetória de muito amor pelo País, em prol da justiça social, das políticas inclusivas e da grandeza do Brasil no concerto das Nações”, disse Aragão.

“Poucos brasileiros tanto exerceram o patriotismo sincero, inclusive com elevado risco e sacrifício pessoal, como José Genoíno, pessoa correta e moralmente irretocável”, continuou.

“Tenho certeza que a história lhe fará justiça que estes tempos de crise e desamor com o avanço social lhe negam. Não vejo autoridade moral em ninguém que haja provocado essa iniciativa mesquinha, que não encontra nenhum amparo legal, estando sujeita, apenas, ao juízo discricionário da administração, conforme os respectivos decretos regulamentares”, pontuou.

Além de devolver a honraria e o diploma, Aragão solicitou sua exclusão, também, do corpo de graduados especiais da Ordem do Mérito da Aeronáutica. “(…) tomei essa decisão ao considerar que não posso participar de um quadro que excluiu esse gigante da política brasileira de seus graduados, por mais que outros possam, desconhecendo a pessoa de José Genoíno, lançar-lhe juízos injustos.”

Atendendo a um pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a Aeronáutica excluiu Genoíno e José Dirceu, condenado no mensalão e na Lava Jato, do Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito Aeronáutico.

Segundo o jornal Correio Braziliense, a exclusão retirou de Dirceu o grau de Grande-Oficial. Já Genoíno perdeu a condecoração de comendador, a mesma concedida a Aragão. Genoíno e Dirceu também perderam honrarias concedidas pelas Forças Armadas. Em julho, eles já haviam sido excluídos da Ordem do Mérito Naval. Há três anos, perderam a Medalha do Pacificador, máxima condecoração dada pelo Exército.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

63 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. seriamos…

      O nadador americano perdeu todos patrocínios apenas  por ter cometido uma “molecagem”, um crime de menor gravidade. O que o sub-procurador queria? Que se mantivesse o prestigio de uma honraria a um criminoso? Brasil é a terra onde existem criminosos e criminosos. A maioria presa sem ao menos um julgamento, Uma minoria que não é presa nem com vários. E ainda tem amigos poderosos. E não perdem privilégios, mesmo na prisão, como juízes que apesar de criminosos mantém seus nababescos salários e pensões. O Brasil se explica.   

      1. U.S é o paraíso!

        O que tem haver uma empresa privada retirar seu patrocinio de alguem que pode prejudicar sua marca com uma questão de honra?

         

  1. Louvor a Aragão

    Registro minha admiração pelo gesto de Aragão e lamento este instante que vivemos onde homens sem honra e merecimento destroem valores pessoais de quem tanto deu a pátria.

  2. Vimos, pelo desenrolar do

    Vimos, pelo desenrolar do mensalão, as dificuldades em encontrarem crimes possíveis de enquadrar José Dirceu. Este, sem foro privilegiado, ficou aguardando em banho-maria o momento de ser considerado o comandante de uma quadrilha de ladrões, quando lhe coube a sentença segundo uma lei alemã. Nãos seria possível que justo Dirceu ficasse fora do teatro, se precisava carregar a pecha do mandante dos quadrilheiros. Depois disso, nenhum dia lhe sobra para dormir um sono sossegado. Há que se esquentar mais e mais factoides, e notícias pelas quais ele esteja sempre como o personagem principal. 

    Quanto a Genoíno, se bem me recordo, a esposa dele teria ido ao Banco Rural sacar 50 mil reais depositado por Marcos Valério. Isso é caixa-2, e pronto. Lá foi o homem pra cadeia. Devido ao estado de saúde muito agravado pelas circunstâncias, voltou pra casa, mas ficou impossibilitado de se defender ontem e para sempre, e morrerá, como todos, porém sem nenhum merecimento pela sua passagem pela política brasileira, tendo sido um parlamentar atuante, respeitado, e importante para o seu partido, como o fora Dirceu. Tamém era preciso quebrar duas pernas saudáveis do partido.

    Parabéns, Eugênio Aragão pelo seu ato. Que Genoíno sinta, lá no fundo do seu coração, a importância desse seu gesto.

    1. A esposa de Genoíno não sacou

      A esposa de Genoíno não sacou dinheiro algum. Ele foi processado e preso por ser presidente do PT, à época do início do presente golpe.

      1. Muitos personagens… acaba confundindo

        João Paulo Cunha é o parlamentar do caso da esposa…Ele também foi condenado pela narrativa.

        A prova contra ele foi a ida da esposa em uma agência do extinto Banco Rural no Brasília Shopping receber os 50 mil reais. Isso foi suficiente para o STF condená-lo por lavagem de dinheiro de acordo com toda narrativa criada naqueles papéizinhos que Barbosa chamava de relatório

        1. Todos esses processos são

          Todos esses processos são lixo, fabricam fatos, inventam criminosos e saem a procura de fatos p justificar a criminalização da vítima.

          Os criminosos são essa corja fétida q se apossou das instituições q deveriam fazer Justiça no Brasil. O país só será uma Nação q se respeite, se, e quando essa bandalheira for passada a limpo e seus executores devidamente punidos.

          Quem meteu a mão na merda e está com ela melada e fedendo, está aí a cēu aberto para nossos olhos verem e devem responder pelos seus atos. Os mandantes, terão q estar com as mãos meladas também, para serem punidos. Chega de Domínio do Fato,

  3. Será mesmo que era inevitável

    Será mesmo que era inevitável a política de conciliação que fez com que o PT abrisse mão de indicações deste nível para o STF?

    Triste.

  4. Receba nossa admiração.
    Com tanta lama na política e também na justiça é gratificante tomar conhecimento que ainda temos homens dignos em nosso país! Bravo Sr. Eugênio! E vivas ao grande brasileiro José Genoíno!

  5. Como disse o cientista
    Como disse o cientista politico Wanderley Guilherme dos Santos , ” Quando as instituições falham , prevalece o caráter “. O Janot indo para o rodapé e o Aragão escrevendo seu nome na História.

  6. É bem provável que Aragão não

    É bem provável que Aragão não seja “CONCURSEIRO”, pois um ato tão nobre e corajoso não é para qualquer um.

  7. Se esse pessoal das fa´s são

    Se esse pessoal das fa´s são tão miopes podemos dar a chave para os gringos e ir embora….

     

    Qual o crime de Genoino? Apontem onde estão os bens que demonstram a vida opulenta de Genoino?? Se não sabem diferenciar um politico de outro se fosse Genoino eu mesmo devolveria tal honraria.

  8. Há dois tipos de homens: Os

    Há dois tipos de homens: Os que se preocupam em primeiro lugar com a sua estabilidade econômica, com a sua família e com a sua reputação que pode de uma hora pra outra ser destruída por forças midiáticas nefastas, e,  há os que simplesmente têm culhões. 

    Aragão é o segundo tipo.

  9. Pois é né,com uma pessoa da

    Pois é né,com uma pessoa da estatura do Aragão,e a Dilma ficou anos com o inutil do cardoso.Se essa premiação tivesse sido pro cardoso,ele com certeza teria aceitado.Infelizmente,Dilma caiu,graças a ela mesmo,com suas indicações mau feitas.

  10. As forças armadas permitem

    As forças armadas permitem que estrangeiros invadam nossas terras, se apossem de nossos rios, petróleos, nossa fusão nuclear, isso porque essa corporação existe para proteger a Pátria, e se incomodaM com medalhinhas de merda. VERGONHA!!!!!!!,  VERGONHA!!!!, VERGONHA!!!!!!.   Esses coronéiszinhos não valem nada mesmo. AMAM SOMENTE O BRAZIL, ZIL, ZIL.  eM 64 estes tipos viviam dizendo; AME-O OU DEIXE-O.   Hoje cantam:  NÓS SOMOS DA PÁTRIA AMADA, FIEIS SOLDADOS POR ELA AMADOS, NAS CORES DA NOSSA FARDA ……….  Qual será a pátria deles?

    1. ”’permitem”’ numas, né? –

      ”’permitem”’ numas, né? – há muuuitos militares descontentes – lembre que foi um deles que impediu que ”’conduzissem coercitivamente”’ Lula para Curitiba no episódio de Congonhas!!

      Lembre-se também que as F.A. são subalternas ao Executivo – do contrário, são acusados de alta traição! – isso para evitar que F.A. dê novo golpe… Então eles pisam em ovos…

    2. ”’permitem”’ numas, né? –

      ”’permitem”’ numas, né? – há muuuitos militares descontentes – lembre que foi um deles que impediu que ”’conduzissem coercitivamente”’ Lula para Curitiba no episódio de Congonhas!!

      Lembre-se também que as F.A. são subalternas ao Executivo – do contrário, são acusados de alta traição! – isso para evitar que F.A. dê novo golpe… Então eles pisam em ovos…

  11. Além de corajoso, um homem cuja conduta beira a extinção.

    Poucos fariam o que Aragão fez. Assim como poucos, mundo afora, carregam na alma a coragem e sensatez para desviar de toda e qualquer forma de julgamento ideológico. Simplesmente humano, acima de tudo. Assim como Genoino! 

  12. “Tenho certeza que a história

    “Tenho certeza que a história lhe fará justiça que estes tempos de crise e desamor com o avanço social lhe negam”:

    Depois, Aragao sorriu docemente e acrescentou:  “porque se depender da sua putaiada ta todo mundo fudido exceto os Estados Unidos”.

  13. O melhor, mesmo, seria acabar

    O melhor, mesmo, seria acabar com essas “brincadeiras” de comendas que não servem pra nada, apenas, para agradar os de plantão. Haja palhaçada. O mérito não está em abdicar (gostei do termo) do “prêmio”, mas, sim, de se negar a incorparar tais despropósitos. Se o regime é democrático e republicano, cada um faz a sua parte sem esses salamadeques. Haja saco.

  14. Parabéns Eugênio Aragão, em
    Parabéns Eugênio Aragão, em tempo que tantos canalhas se sentem a vontade não é comum alguém demonstrar tanto caráter.

  15. Admiração

    Tenho uma profunda admiração pelas Forças Armadas do Brasil. Mas as vezes acho que eles estão perdidos em Marte ou não estudam com profundidade necessária o verdadeiro significado de geopolítica. E mais, ficam sonhando que vão receber equipamentos militares de ponto dos EUA. Ora, dos “nossos” queridos irmãos do norte só vem sucata e porrada.

    1. Especulação infundada

      Se houvesse ordem de cima para isso, todas as três forças teriam feito o mesmo. Isso é iniciativa da Força Aérea.

      1. Segundo o post, a aeronáutica

        Segundo o post, a aeronáutica atendeu um pedido do PGR, Rodrigo Janot. E mais, cf o texto:  o exército e a força naval já tinham cancelado anteriormente (mas somente neste ano) as honrarias concedidas ao Genoino.  Considerando o tempo decorrido entre a condenação do Genoino e a exclusão, parece que as forças armadas relutaram em adotar tal medida e foram acionadas neste sentido pelo PGR.

      2. Sabe nada inocente!

        Em julho, eles já haviam sido excluídos da Ordem do Mérito Naval. Há três anos, perderam a Medalha do Pacificador, máxima condecoração dada pelo Exército.

        Cada uma tem seu tempo!

    2. Sem saída

      Os decretos e portarias que criam e regulamentam essas honrarias, militares ou não, sempre preveem a sua cassação ou a exclusão do agraciado com a chamada “Ordem do Mérito”.

      É só dar uma googlada que se vai encontrar algo mais ou menos assim:

      “Serão excluídos da Ordem:

      – tenham sido condenados pela justiça brasileira em qualquer foro, por crime contra a integridade e a soberania nacionais, ou atentado contra o erário, as instituições e a sociedade”

      Ou coisa que o valha… Queiramos ou não, concordando ou não, fato é que Genoíno foi condenado.

      Mas tem de ver caso a caso, legialação a legislação.

      Achei uma, a Ordem do Mérito Militar (Decreto nº 24.660, de 11 de julho de 1934, regulamentada pelo DECRETO No 3.522, DE 26 DE JUNHO DE 2000),  em que a exclusão só pode ocorrer por ato do Presidente da República ou pelo Ministro da Defesa, mediante proposta do Conselho (da Ordem), aprovada por unanimidade.

      Enfim…

  16. O PT não considerou a

    O PT não considerou a indicação do dr. Eugenio Aragão ao STF. Preferiu Barroso, Fachin, Rosa weber, Fux…

    Cercar-se de gente do nível de mercadante, cardozo, edinho, berzoini deu nisso, dona Dilma.

  17. APAPORRA SAPORRA!
    Desde menino ouvi dizer, e aprendi, que chapéu de trouxa é marreta. Que se dormir distraído, pode acordar com um pé de mesa… E a cada dia mais isto se confirma, Olha só. Naquele antro da quadrilha que costumamos chamar de congresso, as coisas acontecem de uma forma muito diferente e complexa. Pode-se dizer, em mais um eufemismo, peculiar. Ali estão os caras que fazem a leis. [ 414 more words ] https://gustavohorta.wordpress.com/2016/08/23/apaporra-saporra

     

  18. Aragão e sua sinceridade

    Em uma entrevista recente Aragão afirma que o Procurador Geral da época ao ser questionado por ele a respeito da inclusão de Genoíno, que ambos sabiam inocente, na condição de denunciado respondeu que seria para ter o número necessário para formação de quadrilha. Ou algo semelhante.

  19. Os filhos, netos e bisnetos do Aragão terão orgulho eterno.

    Parabéns ao Joaquim Aragão, comentarista antigo aqui do Jornal GGN, e irmão do Eugênio Aragão. 

    1. Pois é. Quando Dilma acertou

      Pois é. Quando Dilma acertou a escolha do Ministro da Justiça, aceleraram o processo para derruba-la… O Ministro Eugênio de Aragão infelizmente chegou tarde.

  20. Fez bem o ministro, tempos
    Fez bem o ministro, tempos atrás a FAB cortejou com a mesma horária um traficante de drogas internacional. Piloto, fazia o transporte da droga do Py para Sp e o resto do mundo. Nåo teve a chance de desfrutar do título por muito tempo. Morreu ao fazer a uma manobra de risco em um show aéreo, em um mergulho errou na retomada e explodiu no solo violentamente.

  21. Tá, senhor janota, a gente

    Tá, senhor janota, a gente lhe pega lá na frente. A gente, não; esses mesmos a quem vossa… vossa… serve! Nós mesmos só vamos repetir a Elis Regina:

    “Quá-quara-quá-quá, quem riu…”

  22. Caro Sr. Eugênio Aragão, é

    Caro Sr. Eugênio Aragão, é uma pena que a vida não seja sempre justa e, certamente por isto, não tenha dado ao povo brasileiro a oportunidade de tê-lo como Ministro da Justiça por um tempo bem maior. Seus poucos dias no cargo não poderiam ser e não foram suficientes para muito – particularmente, eu torci pela sua atuação, porém sei que ela não foi possível.  

    Sua decisão de devolver a honraria recebida é uma tomada de posição grandiosa… é digna de todo o respeito dos brasileiros, principalmente dos que se rebelaram contra a torpeza daquelas Forças Armadas que tomaram o Brasil de assalto em 1964, exortando influências de potências estrangeiras (que se repetiram em quase toda a América do Sul).

    Foi contra essa ação indigna que homens do quilate de José Genoíno e Dirceu se rebelaram e lutaram das mais variadas maneiras. E não deve ter sido por outra razão que lhes conferiram suas condecorações mais tarde.

    Tomá-las agora parece repetir a injustiça que os perseguiu naqueles tempos. Essa atiitude das Forças Armadas de hoje – não importa que atendam a pedidos de quem quer que seja – remete-nos quase aos mesmos tempos odiosos. Parece que estamos sendo guiados por aqueles mesmos propósitos de 1964, porque a condenação de Genoíno (e de Dirceu) agora também não tem o fumus bonus iuris. Mudaram os atores, mas o script ainda é o mesmo.

    Receba de todos os que compreendem a altivez de sua atitude a nossa admiração e saiba que sua atitude, Sr Eugênio, é a melhor resposta a torpeza daqueles tempos, que parecem ainda permear no Brasil.  

  23. Parabéns ao ministro, ao

    Parabéns ao ministro, ao homem publico, ao ser humano Eugènio José Guilherme Aragão.

    É de homens assim que precisamos no Brasil e não daqueles que deveriam resguardar a nossa patria dos vendilhões.

    São entreguistas tal qual os outros entreguistas.

    Sinto vergonha destes apatridas.

    1. Só lembrando:

      Vergonha também pra Dilma e Lula, que além de não o terem indicado para o STF, só foi lembrado para o MInistério da Justiça depois de cinco anos com um cagão no cargo.  

  24.  
    Eminente, catedrático e

     

    Eminente, catedrático e impávido doutor Eugênio Aragão, a nacionalidade, a democracia, a civilidade, o verdadeiro senso de Justiça e a autêntica história do Brasil agradecem, penhoradamente.

  25. Um gigante …
     
    Só não

    Um gigante …

     

    Só não entendo como um gigante deste, não foi nomeado, nem por Lula nem por Dilma para o STF.

    Nomearam uns merdas. Uns covardes. Uns golpistas. Uns pavoões vaidosos. Uns sabujos.

    Foram impor cota racial e de genero na nomeação para o STF, mas não olharam a qualidade de quem nomeavam.

    Deu nist, um STF golpista, covarde, mais preocupado com os vencimentos do que com obrigação constitucional de defender a constituição, o estado de direito democrático.

    Parabéns Eugênio Aragão, teve mais postura e coragem que os pares de Genoino que se esconderam na mediocridade com medo da midia. Não tiveram estatura moral para serem correligionários de Genoino.

     

  26. Os filhos, netos e bisnetos

    Os filhos, netos e bisnetos do Sr. Eugenio Aragão realmente terão muito do que se orgulhar com sua pessoa.

    E o sr. rodrigo janot acabou de provar que é um canalha.

  27. Um gigante …
     
    Só não

    Um gigante …

     

    Só não entendo como um gigante deste, não foi nomeado, nem por Lula nem por Dilma para o STF.

    Nomearam uns ……. Uns covardes. Uns golpistas. Uns pavoões vaidosos. Uns sabujos.

    Foram impor cota racial e de genero na nomeação para o STF, mas não olharam a qualidade de quem nomeavam.

    Deu nisto, um STF golpista, covarde, mais preocupado com os vencimentos do que com obrigação constitucional de defender a constituição, o estado de direito democrático.

    Parabéns Eugênio Aragão, teve mais postura e coragem que os pares de Genoino que se esconderam na mediocridade com medo da midia. Não tiveram estatura moral para serem correligionários de Genoino.

    1. Eugenio Aragão grande homem

      Concordo com seu comentário!

      Se Eugênio Aragão fosse Ministro do STF saberia se colocar contra o golpe!

      Parabéns a sua decisão em favor do Genuino!

      Louvavel

  28. esperança

    No aguardo que algum juiz, policial federal, procurador e mais qualquer outro cidadão mostre o seu caráter e tome uma atitude como a do Eugênio Aragão. Nossos cumprimentos.

  29. Lealdade

    O General Caxias, quando retornava da guerra do Paraguay, teve ocultado seu desembarque no Rio por seus próprios colegas de farda, que o invejavam mortalmente. Ele desembarcou só. Essa é a face dos verdadeiros, honrados e corajosos, que não se deixam e aos seus por glórias enganosas, porque provindas de enganosas gentes.

  30. Militares brasileiros, a maioria deles,

    são golpistas e defensores da direita e das elites econômicas por natureza, são ensinados e moldados nas escolas de formação de oficiais pra defender esses valores o tempo todo; nossa História prova isso desde a proclamação da República (um dos golpes de estado militarizado e armado que sofremos), estavam só aguardando uma chance pra mostrar as garras… simples assim.

    Nem Lula nem Dilma nunca tiveram as casernas do seu lado (assim como Jango, Pinochet e Juscelino), eles apenas os suportavam pois ficaram muito queimados após deixarem o Planalto em 1985, com Temer e sua gang de ratos ladrões e nazi-fascistas eles vira a chance de novamente terem pra si os holofotes do poder.

    Desenha-se no Brasil um futuro de opressão desmedida após a efetivação do afastamento e condenação de Dilma Roussef, e os militares sabem que Temer os chamará pra cumprir a parte violenta de reação se houver um início de resistência.

    A “Noite de São Bartolomeu” já se iniciou Nassif, e bem antes daquilo que você imaginava.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador