Gilmar Mendes presta consultoria a Temer

Presidente do TSE orientou advogados, apontando a jurisprudência que permitiria separar Dilma e Temer na ação que pode resultar no afastamento do presidente. No mínimo,  deveria se considerar impedido e não votar na sessão

 

Nos velhos tempos de Poços de Caldas, corria a lenda sobre um fazendeiro bastante sovina. Ele engordava seus porcos de ameia com os colonos. Na hora da partilha, só sua metade engordava.

Como o Brasil é o país da piada pronta, está prestes a aplicar o “causo” da ameia para decidir o destino da presidência da República.

A partir da próxima terça feira, o mundo vai testemunhar mais uma jabuticaba jurídica brasileira: a construção de mais uma farsa desmoralizante pelo Tribunal Superior Eleitoral, sob a batuta do indefectível Ministro Gilmar Mendes, visando condenar Dilma Rousseff por inelegibilidade e preservar o mandato de Michel Temer.

A tese da unicidade da chapa, defendida pelo procurador eleitoral Nicolau Dino, confirmada por ampla jurisprudência na própria corte, é de uma lógica cristalina. Se ambos – presidente e vice – foram eleitos pela mesma chapa, se não havia condições do eleitor votar em cargos separados (como era antes de 1964), qualquer condenação à chapa teria que inviabilizar ambos os candidatos. Ou seja, se houve abuso de poder econômico, beneficiou a chapa integralmente, e não apenas um. Ainda mais no caso de um vice-presidente anódino que, nas últimas eleições que participou, foi o último colocado da sua bancada.

Nas alegações finais apresentadas ao TSE, na última sexta-feira, a defesa de Temer seguiu a orientação de Gilmar Mendes. Valeu-se, como argumento da tese pela separação das contas, o precedente que envolveu o ex-governador de Roraima Ottomar Pinto, que faleceu antes de terminar o mandato.

Como não há limites para o poder de Gilmar Mendes, como todos seus esbirros são tratados apenas como excentricidades por seus pares, o Ministro não forneceu a consultoria nos jantares indevassáveis no Palácio do Jaburu, mas de forma pública, em entrevista à Folha (https://goo.gl/NkkuWn).

O ex-governador Ottomar Pinto era julgado por crime eleitoral. Morreu durante o processo. Seu vice assumiu e foi inocentado. O tribunal entendeu que o responsável pelas contas é o titular da chapa. “Essa é uma pista que se tem dessa matéria, mas será um novo caso, com novas configurações”, disse Gilmar à repórter Tássia Kastner, no ano passado.

Nas alegações encaminhadas ao TSE, a defesa de Temer aceita a consultoria de Gilmar e alega que a indivisibilidade da chapa, apesar do amplo entendimento da corte, pode ser ressalvada, com “temperanças”, na interpretação da norma constitucional. E cita, justamente, como exemplo, o caso de Ottomar Pinto.

O processo 0047011-41.2008.6.00.0000, que tratou desse caso, tinha como advogado do PSDB o mesmo advogado que representa Aécio Neves no processo da chapa Dilma-Temer: José Eduardo Alckmin.

Em país sério, a consultoria no mínimo obrigaria Gilmar a se declarar impedido de votar no caso. Não é o caso do Brasil.

 

Pesquisa | Login no Push | Criar usuário

Obs.: Este serviço é de caráter meramente informativo, não produzindo, portanto, efeito legal.

PROCESSO :

 

RO Nº 0047011-41.2008.6.00.0000 – Recurso Ordinário UF: RR

JUDICIÁRIA

MUNICÍPIO:

 

BOA VISTA – RR

N.° Origem: 18

PROTOCOLO:

 

317172008 – 01/10/2008 15:07

 

RECORRENTE:

 

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL

RECORRIDO:

 

JOSÉ DE ANCHIETA JÚNIOR

ADVOGADO:

 

JEAN PIERRE MICHETTI

ADVOGADO:

 

ANDRÉ PAULINO MATTOS

ADVOGADO:

 

FERNANDO NEVES DA SILVA

ASSISTENTE DO RECORRIDO:

 

PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB) – NACIONAL

ADVOGADO:

 

JOSÉ EDUARDO RANGEL DE ALCKMIN

ADVOGADO:

 

AFONSO ASSIS RIBEIRO

ADVOGADO:

 

GUSTAVO GUILHERME BEZERRA KANFFER

ADVOGADO:

 

RODOLFO MACHADO MOURA

ADVOGADO:

 

ANTONIO CÉSAR BUENO MARRA

ADVOGADA:

 

VIVIAN CRISTINA COLLENGHI CAMELO

RECORRIDO:

 

OTTOMAR DE SOUSA PINTO

ADVOGADO:

 

HENRIQUE KEISUKE SADAMATSU

RELATOR(A):

 

MINISTRO FERNANDO GONÇALVES

 

ASSUNTO:

 

AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE MANDATO ELETIVO – ABUSO DE PODER ECONÔMICO – ABUSO DE PODER POLÍTICO/AUTORIDADE – CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO – CONDUTA VEDADA A AGENTE PÚBLICO – CORRUPÇÃO OU FRAUDE

 

 

 

 

 

 

 

Luis Nassif

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Hermenêutica Jurídica
    A Hermenêutica Jurídica Conveniente, aquela que faz bala de canhão dobrar esquina vai entrar em ação mais uma vez.

  2. Tudo dentro da normalidade gilmaniana

    O Brasil um Pais sério ? Não peça muito Nassif. Eu até acreditava, mas o STF esta ai para provar que não.

  3. expurgo

    por isso, a faxina deve começar no judiciário, que inclui promotorias, procuradorias e polícias.

    expurgo total nos moldes stalinista; exatamente nos moldes stalinistas: tem que provar inocência das acusações de crimes no exercício da funçaõ.

    independentemente disso, todos no olho da rua a bem do serviço público.

    1. 10 estrelas no mínimo…
      E só

      10 estrelas no mínimo…

      E só nessa tacada, a gente já resolve o problema da violência policial e boa parte da violência urbana.

  4. É que as corte$ suprema$ do

    É que as corte$ suprema$ do Brasil são amante$ de teoria$ jurídica$ exótica$. Pais exótico, juize$ exótico$, teoria$ jurídica$ exótica$. E os juizes que não são exótico$, são cúmplices.

    Qual a comissão para se manter no poder um governo que vai entregar, a preço subvencionado, as reservas de petróleo do Brasil? Qual a comissão para entregar o sistema previdenciário ao mercado? Qual a comissão para se entregar o sistema de defesa do Brasil a estrangeiros? Ops, que essa pergunta tem ser feita aos comandante$ da Força$ Armada$. 

     

    1. Antes que me acusem de

      Antes que me acusem de difamação quero dizer que  a troca do S por $ foi involuntária. Não sei o que acontece com o meu computador eu bato S e sai $. Quando o Poder Judiciário voltar a respeitar as leis eu vou mandar consertá-lo.

      1. Além desse comentário será

        Além desse comentário será interessante ir a uma delegacia de furtos e roubos para registrar o furto deste teclado, um B.O. é

        oficial e útil caso algum beiçola resolva importuná-la. Boa!

    2. Vera Lúcia

      Forças armadas, que não sei qual delas, acho que é o exército, PREMIOU o maior carrasco do PT, o mesmo que enjaulou o Almirante OTHON. .

      E assim caminha o Brasil, infelizmente para trás. Eu não chamo o meu nome, se até eles não estiverem na mixórdia.

  5. Bom, isso já não surpreende

    Bom, isso já não surpreende mais. Que Gilmar Mendes é um político togado isso já é sabido desde muito.

    O que temos que ter em conta é que dano esse juiz tucano pode causar. Me parece que GM não está muito certo sobre a cassação ou a absolvição da chapa. Não dá como favas contadas até porque os 4 votos necessários não são certos.

    Os dois ministros que terão seus mandatos vencidos em Abril e Maio (Henrique Neves e Luciana Lóssio) foram indicados por Dilma e, até onde se espera, são votos certos para que a chapa seja absolvida. Ainda falta o voto do relator, que será anunciado apenas no dia do julgamento e dos demais ministros.

    Há quem aposte na antecipação dos votos dos dois ministros citados anteriormente. A manobra de Gilmar é no sentido de separar as contas, caso a chapa seja condenada. A defesa de Temer, por sua vez, vai levar o caso ao STF, se a chapa for cassada.

    Assim, senhores, por absurdo que pareça, nenhum contrassenso praticado pela oligarquia político-jurídica pode ser descartada em nome da manutenção dos interesses dessa figuras.

    PS.1 – Esse julgamento das contas de Dilma, aceito por Gilmar Mendes, era o plano B do PSDB como alternativa e pensado ANTES da votação do impeachment de Dilma, caso a ex-presidente se mantivesse no cargo.

    PS. 2 – Agora que o PSDB faz parte do governo, Gilmar Mendes defende a separação das contas, em vista da amizade com Temer e com o cenário.

    1. PS. 3 – Herman Benjamim pediu

      PS. 3 – Herman Benjamim pediu investigação das contas do PSDB, em vista das delações dos empreiteiros. Obviamente, o caixa 2 não é exclusividade do PT. Só que a seletividade que grassa em todos os campos da sociedade em que o PT é envolvido, tratará de que o PSDB seja devidamente ignorado e, novamente, absolvido previamente de qualquer acusação.

    2. PS. 4 – Que o PT ingresse com

      PS. 4 – Que o PT ingresse com uma ação no TSE contra a chapa do PSDB, pois. As delações dos empreiteiros também envolviam a campanha tucana.

      Claro que a imprensa vai falar em retaliação do PT. Mas qual é prejuízo? É muito salutar que se evidencie que o caixa 2 não é exclusivo de um partido. Essa é uma prática corriqueira e não é, nem de longe, uma novidade, assim como quer passar a imprensa.

      Por quê o PT não ingressa com uma ação no TSE é o que eu não entendo.

      1. Haja paciência com o PT

        O PT parece que esta engessado com Rui Falcão e a velha guarda. Como dizia minha voh “não ata nem desata”. Eh certo que o partido não tem o mesmo espaço na imprensa que o PSDB, mas também parece que adora ser uma Jeni e quando parte para o ataque é sempre ato isolado de algum deputado ou senador.

  6. Presta consultoria não,

    Presta consultoria não, prezado Nassif, é engorda ameia. E tenho a impressão que sei quem vai levar a “metade” que não engorda. 

  7. E, novamente, no momento

    E, novamente, no momento futuro apropriado, se discutirá a separação das contas de Dilma e Temer.

    Saiu hoje que recibos no valor de 7.5 milhões de reais teriam sido assinados pelo tesoureiro da campanha de Dilma.

    Padoxalmente, as desefas de Dilma e Temer usam esse fato para defender teses diferentes. De um lado, a defesa de Temer afirma que isso comprova que Temer não tinha controle do que era arrecadado. A defesa de Dilma afirma, por sua vez, que o fato por si comprova que a campanha de Dilma não pode ser separada da dele.

    Ou seja, a imprensa já está repercutindo os argumentos e entrando no mérito, explorando detalhes. Se eu tivesse que apostar, diria que a chapa será condenada e que Temer e Gilmar Mendes estão trabalhando para separar as contas. A imprensa, como sempre, vai embasar a tese e dar lastro para que Temer seja absolvido.

    Esse é o Brasil.

  8. Pergunta: será Gilmar Mendes

    Pergunta: será Gilmar Mendes movido apenas pelo prazer espúrio de ajudar os amigos e prejudicar o PT ou esse rol de manobras e ações também se baseia em ajudinha$ externa$ adicionai$?

    1. Gilmar Mendes

      Precisamos fundamentar os interesses externos no que está acontecendo com o Brasil. Os anais da história apontam que a nossa burguesia quando em perigo de sua hegemonia alinham seus interesses com os mercados imperialistas entregando os anéis (Patrimônio Nacional) para manter os dedos (status quo). Não é mera semelhança o golpe acontecido no Paraguai com o Brasileiro. Lembro que o vice-presidente do referido país na ocasião, Frederico Franco financiado e aliado com multinacional canadense foi decisivo para a derrubada do Presidente Lugo.  No Brasil, o vice-presidente Michel Temer, alinhado aos interesses dos países imperialistas, com especial destaque ao pré-sal comandou o golpe através de forte coalizão nacional com o beneplácido do judiciário, da mídia e dos militares, Polícia Feraltudo dominado. Portanto não houve mera coincidência com o nosso vizinho guarani, e sim modelo copiado com sucesso. 

  9. Só tiro, porrada e bomba
    Só tiro, porrada e bomba salva o país.
    O país precisa de um choque para sair dessa letargia.
    Quem vai dá o primeiro tiro.

  10. Que palhaçada é essa? E os

    Que palhaçada é essa? E os demais ministros do STF? Vão ficar calados? Que merda de supremo é esse? Quando Lula disse que o STF estava acovardado, o tal min. Celso de Melo resolveu fazer um discurso em defesa do supremo. Que piada! São coniventes ou covardes? O fato é que, sendo covardes, são coniventes. Sendo coniventes, são pioress do que covardes, mas acho  melhhor não adjetivar mais.

    1. Calados sempre estiveram, calados vão ficar

      Cafezá, vão continuar calados, como sempre estiveram. São coniventes ou covardes? Alguns coniventes, outros covardes, mas não duvido que achemos quem seja os dois. 

  11. Percebam o momento: vivemos

    Percebam o momento: vivemos em um tempo em que a seletividade é o mote de todas as ações das oligarquias jurídico-midiáticas. Em tudo que haja o nome do PT, haverá acusações e condenações. Em que haja o nome do PSDB, haverá eufemismos, abafamentos, minimizações, relativizações.

    Não bastasse Janot criar a distinção entre o caixa 2 “do bem”, praticado pelo PSDB, e o caixa 2 “do mal”, praticado pelo PT, Gilmar Mendes inaugura uma jusrisprudência inédita: a separação da arrecadação de fundos para campanha. Como os midiotas adoram usar o argumento de que “votou em Dilma, agora aguente o Temer”, os votos que elegeram Dilma elegeram Temer. Portanto, dinheiro de campanha que elegeu Dilma também elegeu Temer.

    Essa fluidez do discurso, essa adaptação da punibilidade de acordo com a natureza do acusado é o que motiva as ações seletivas desses grupos.

  12. Enquanto fazemos de conta que

    Enquanto fazemos de conta que existe um estado de exceção, digamos, transitório, praticado por algumas figuras “excêntricas”, a ditadura instalada desde o golpe de estado de 2016 vai impondo seus designios. eliminando a esquerda, os direitos sociais, os direitos individuais. Em pouco tempo, não haverá mais nada para defender, aí então, os ditadores de plantão talvez permitam o retorno formal ao estado de direito, com o estado totalmente aparelhado pela plutocracia fascista. 

  13. No dia em que Gilmar Mendes

    No dia em que Gilmar Mendes se declarar impedido de julgar alguma coisa, corram para as montanhas, pois o fim do mundo chegou.

  14. Quem precisa de inimigos externos ?

    Como ficamos ? 

    A Polícia Federal e o Judiciário se encarregaram de destruir os setores de ponta do estado brasileiro : programa nuclear , construção civil e agronegócio . 

    O Executivo se encarregou de entregar os melhores ativos estatais aos americanos : PEtrobrás , concessões telefonia , energia.

    O congresso se encarrega de destruir os direitos sociais , trabalhistas . 

    O que falta ? 

  15. Decerto, MT cai

    Decerto, MT cai. Pela lógica, Mendes não vai querer o encosto impopular e inábil a sua volta, e faz de conta que não vão cassá-lo…de mais a mais, os demais ministros do TSE cobiçam um espetacular estatus moral junto aos brasileiros. Por certo, MT cai.

  16. Isso foi uma verdadeira
    Isso foi uma verdadeira antecipada de jogada do xadrez do golpe,embora não seja o xadrez Nassif,Gilmar é bicho político e não está nem aí pra nada,e todos os outros(stf)vào no seu embalo,é a tal laranja podre,com certeza vai condenar a minha Dilminha,realmente é vergonhoso e coisa de doido TD isso,o q se pode fazer é colocar uma pastinha debaixo do braço e batalhar no país e lá fora denunciando tudo isso,fiquei pensando, Hitler fez a mesma pegada na Alemanha,convenceu toda uma nação q tinha um inimigo comum,só q aqui no Brasil todos estão acordando para a verdadeira realidade e objetivos dos fatos !

  17. Inconformado, enxergo como

    Inconformado, enxergo como última esperança, que tal informação sobre o comportamento do  magistrado sirva para mudar a maneira de pensar de parte da classe média, midiotizada e preconceituosa, deixando assim de ser instrumento útil aos verdadeiros crápulas que povoam nossas instituições desde as capitanias hereditárias.

  18. Eleições 2018

    Prezados,

    acho que temer renuncia em 2018, ou perde o mandato.

    Aí se abre espaço para uma eleição indireta que substitui a de 2018.

    Ou ele perde o mandato e segue-se a eleição indireta, em 2018.

    é mais fácil.

    Outra coisa: acho que as reformas ainda passam, com modificações. Acho que ainda vão comprar todo mundo e fazer outros conluios. Porém, passando ou não, o treme, o MT, tá ali fazendo o papel de testa de ferro dos imperialistas, do PSDB, tá ali, tal e qual cavalo de desfile.

     

  19. Antes que seja tarde demais

     

    O sujo golpe que depôs a Presidente Dilma/PT, mulher honesta, nacionalista e humana, rapidamente, vai se desmoralizando aos olhos do povo e da própria burguesia brasileira, por conta do desastrado e incompetente governo Temer, que ainda não foi deposto, por continuar contando com o inacreditável respaldado da Justiça, a cada dia mais desmoralizada e desacreditada aos olhos do povo e das próprias elites, daqui e de fora.  

    O tresloucado governo Temer já deu provas de ser capaz de empurrar a economia do Brasil para uma crise sem retorno. Alguns lances desse desgoverno:

    1)      A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287 enviada ao Congresso pelo desgoverno Temer, tem consequências muito mais profundas e dramáticas do que o trabalhador pode imaginar. Seria acabar com a organização social em que todos, com o amparo do Estado, se responsabilizam por garantias mínimas de vida, inclusive, na velhice. Se aprovada, será o fim da previdência pública. A aposentadoria seria inatingível para a grande maioria da população, principalmente, para as classes mais desfavorecidas. Para obter o benefício integral será exigido o mínimo de 49 anos de contribuição. Alguém que tenha começado trabalhar aos 16 anos só conseguirá ter aposentadoria integral perto dos 81 anos;

    2)      A proposta para terceirização, considerada muito dura, agora só depende da aprovação do Temer.  Se aprovada, as perdas para o trabalhador e para a debilitada economia do Brasil serão incalculáveis e amplas. A redução do salário poderá chegar a mais de 50%, se levar em conta os benefícios adquiridos pelo trabalhador ao longo dos anos, notadamente, para os empregados das empresas estatais.  Qualquer empresa que deixe de adotar a terceirização perderá poder de concorrência – irá à falência. Promulgada a lei da terceirização, logo mais, milhares e milhares de trabalhadores irão parar no olho da rua. Parte desses infelizes retornará ao trabalho ganhando muito menos, sob condições de terceirizado. Um gigantesco golpe no poder de consumo dos trabalhadores em geral, principalmente, da classe média, com rápida propagação em efeito dominó sobre o comércio e a indústria;

    3)      No roto direcionado pretexto de combate a muito velha, ampla e estruturada corrupção, presente em quase todas importantes instituições, empresas públicas e privadas, a desastrada operação Carne Fraca, semelhante aos males causados pela a Lava Jato na economia do Brasil, causará também, bilhões de prejuízos na economia brasileira. Também, desempregando e pondo em risco milhares de empregos. A JBS, a maior empresa privada não financeira do País com receita líquida de R$ 170 bilhões, só cresceu devido ao financiamento público. Nunca estaria nesse patamar não fosse os financiamentos do BNDES para o grupo. O mesmo, para outros conglomerados brasileiros. A importantíssima exortação de carnes foi duramente conquistada pelo Brasil em décadas de muito trabalho para ficar exposta ao incompetente governo Temer.

    Por essas e por tantas outras, que as facções da comunidade de informação que não compactuam com o criminoso desmonte do Brasil, devem convocar o seu pessoal, juntamente com os sindicatos e trabalhadores em geral, para gigantescas seguidas passeatas por todo o Brasil, em sonoros e fortes fora Temer!

    1. Lenita, eu andei pensando em

      Lenita, eu andei pensando em mudar para o Afeganistão mas não fui por que achei que ia ficar muito sozinha. Mas como você já foi, tem casa pra alugar aí perto de você?

      Mas me responda antes: os juizes do Afeganistão tem mais caráter e respeitam mais a instituição Judiciário do que os daqui? Não precisa nem responder: certeza que nós somos supremos a nivel mundial.

  20. Gilmar Mendes faz o que quer.

    Gilmar Mendes faz o que quer. Está protegido pela mídia e pelo fato de ministro do STF não precisar prestar contas a ninguém.

    Mas continuo achando que, por mais que ele queira fugir disso (no que faz sentido, porque no STF pode fazer o que quiser sem que preste contas a ninguém), o pós-2017 do golpismo passa por ele na presidência. Temer não vai passar a reforma política, Temer não vai impedir a eleição de outubro de 2018, mas Gilmar Mendes vai.

  21. A decisão não separou as contas, inocentou a chapa toda

    Ao contrário do que diz Gilmar Mendes, a decisão TSE não separou as contas, pelo menos é o que consta nas notícias da época, inclusive em uma publicação do TRE de Santa Catarina, que reproduz o voto do relator. Sua decisão rejeitou os argumentos da acusação, considerando que não tinham fundamento:

    “O ministro Fernando Gonçalves, relator do recurso, votou no sentido de rejeitar o pedido de cassação por entender que as acusações não tem fundamento.”

    Em seguida, a notícia do TRE-SC lista os argumentos da defesa e sua rejeição pelo relator, cujo voto foi acompanhado por unanimidade.

    No site G1, aparece a mesma informação, de rejeição do pedido de cassação por falta de provas, com o acréscimo de que o TSE manteve o julgamento, apesar da morte do titular, por considerar que o vice também seria beneficiário das eventuais irregularidades:

    “Em plenário, os ministros alegaram falta de provas contra o governador para rejeitar a recomendação da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), que havia sugerido a cassação do tucano. Apesar da morte do titular, o TSE decidiu julgar o processo de cassação, pois os votos considerados irregulares no pleito de 2006 não beneficiaram apenas Ottomar Pinto, mas também Anchieta Júnior.”

    Curiosamente, a informação aparece no site do TRE-SC, no G1 e em outros lugares, mas não aparece nenhum resultado no Google que remeta ao site do TSE.

     http://www.tre-sc.jus.br/site/imprensa/noticia/arquivo/2009/dezembro/artigos/tse-rejeita-pedido-de-cassacao-do-governador-de-roraima/index.html

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1418132-5601,00-TSE+REJEITA+PEDIDO+DE+CASSACAO+DO+MANDATO+DO+GOVERNADOR+DE+RORAIMA.html

  22. Para evitar esse atentado à civilização

    Para evitar esse atentado à civilização e à democracia não existem tribunais eleitorais nos EUA

    Resultado de imagem para gilmar, temer e moreira franco

  23. Gilmar Mendes presta consultoria a Temer

     

    este Brasil é o Brasil da plutocracia brasileira. com o golpe, assumiram plenamente o governo e implementam seu projeto de país.

    mas como o choque de realidade está se encarregando de comprovar, já não haverá nenhum país. restará apenas uma neo-colônia com a economia devastada, conflagrada socialmente e sem qualquer estabilidade política.

    este é o Brasil de uma lumpenburguesia irrecuperável. este é o único aspecto positivo de toda esta crise: expor qual o país de uma elite colonial e escravocrata. um Brasil inviável.

    por isto agora estão perdidos, em busca de um candidato, seja ele Dória, Luciano Hulk, Nélson Jobim ou Gilmar Mendes. enquanto na verdade, todos não passam de personagens em busca de autor. mas justamente autoria é o atributo que sempre faltou à plutocracia predatória deste país.

    o único agente político capaz de apresentar uma solução para a crise é o Povo sem Medo nas ruas. só com o seu protagonismo social e político haverá alguma possibilidade de superação da crise.

    caso contrário, ainda faltará muito fundo neste poço.

    daí o enorme equívoco na insistência do foco de 2018, para sempre um ano longe demais. já não há mais nenhuma solução institucional para esta crise. as instituições brasileiras foram cúmplices do golpe. o golpe será derrotado nas ruas, ou não será.

    os golpistas foram banidos das ruas. a farsa do impeachment foi desmascarada. o cerco a Stalingrado foi rompido. as grandes batalhas prosseguirão. hoje, #31M, será travada uma das mais importantes.

    passa a passo marcharemos em direção ao bunker fascista. na construção de um definitivo 1º de Maio em Curitiba.

    .

  24. Coitado do meu filho. Estudou

    Coitado do meu filho. Estudou 5 anos pra trabalhar com essas coisas de Justiça…e agora vai para as pós.
    Felizmente sei que estará sempre do lado desse Direito que resiste em enfrentar esses canalhas, e quem sabe um dia termos orgulho de nossos Tribunais.
    Que vergonha.

  25. Um comentarista hoje levantou

    Um comentarista hoje levantou uma pergunta significativa: o que move Gilmar Mendes? 

    Ideologia política? Desejo incontrolável de defender os amigos? Desejo incontrolável de poder literalmente tudo? Grana, dinheiro externo, enriquecimento pessoal?

    Sabemos que Gilmar é uma pessoa essencialmente má, no sentido de que não apresenta qualquer mínima empatia com o diferente, com o discordante, com os demais seres humanos, em resumo. Gilmar ama apenas e exclusivamente Gilmar, tudo à sua (dele) volta há de ser apenas uma projeção de sua própria pessoa, de seu próprio desejo.

    Seria muito interessante – para a política brasileira e para a psicologia teórica – desvendar algumas motivações do ministro, as pessoais e as politicas, seus laços com os que o cercam e o porque desse poder paralisante que detém sobre os demais membros do STF e do TSE..

    Fica aqui uma sugestão de reportagem compartilhada, em sistema de crowdfunding, para Nassif ou qualquer outro blog ou jornalista que se interessar em desvendar o que há por trás desse personagem tão… digamos, polêmico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador