Governadores assinam manifesto contra o processo de impeachment

Jornal GGN – Em um documento chamado de “Carta pela Legalidade”, governadores de 15 Estados e do Distrito Federal manifestaram-se contra o pedido de abertura do processo da presidente Dilma Rousseff. Assinado por governantes de Estados como Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina, a carta afirma que o impeachment é um recurso de “extrema gravidade” que só deve ser utilizado quando existir a compravação “clara e inquestionável dolosamente pelo chefe do governo”, dizendo, também, que o processo aberto na semana passada carece desta fundamentação. Leia mais abaixo:

Da Presidência da República

CARTA PELA LEGALIDADE
 
Os Governadores estaduais vêm, por meio desta nota, manifestar-se contrariamente ao acolhimento do pedido de abertura de processo de impeachment contra a Presidenta da República.
 
A história brasileira ressente-se das diversas rupturas autoritárias e golpes de estado que impediram a consolidação da nossa democracia de forma mais duradoura. Tanto é assim que este é o período mais longo de normalidade institucional de nossa história, conquistado após a luta de amplos setores da sociedade. Nesse sentido, é dever de todos zelar pelo respeito à Constituição e ao Estado Democrático de Direito.

 
Entendemos que o mecanismo de impeachment, previsto no nosso ordenamento jurídico, é um recurso de extrema gravidade que só deve ser empregado quando houver comprovação clara e inquestionável de atos praticados dolosamente pelo chefe de governo que atentem contra a Constituição.
 
O processo de impeachment, aberto na última quarta-feira, 02/12, carece desta fundamentação. Não está configurado qualquer ato da Presidenta da República que possa ser tipificado como crime de responsabilidade.
 
Compreendemos as dificuldades pelas quais o país atravessa e lutamos para superá-las. Todavia, acreditamos que as saídas para a crise não podem passar ao largo das nossas instituições e do respeito à legalidade. Por isso, ciosos do nosso papel institucional, conclamamos o país ao diálogo e à construção conjunta de alternativas para que o Brasil possa retomar o crescimento econômico com distribuição de renda.
 
Brasília, 08 de dezembro de 2015.
 
Distrito Federal
 
Estado do Acre
 
Estado das Alagoas
 
Estado do Amapá
 
Estado da Bahia
 
Estado do Ceará
 
Estado do Maranhão
 
Estado das Minas Gerais
 
Estado da Paraíba
 
Estado de Pernambuco
 
Estado do Piauí
 
Estado do Rio Grande do Norte
 
Estado do Rio de Janeiro
 
Estado de Roraima
 
Estado de Santa Catarina
 
Estado do Sergipe
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por onde anda o Pedro Simon

    Por onde anda o Pedro Simon com seu discurso moralista? Te manifesta, Simon, tô com saudade de teus discursos contra a corrupção. Ah, no teu partido só tem impolutos.

  2. tristeza

    Ver que meu estado do ES está a favor do Impitim, dá uma tristeza imensa, pois sei que esse estado nunca foi nada no cenário nacional, e pelo jeito, continuará ser; sobrou como sempre de ser formador de poíticos para ajudar outros estados; me sinto um burro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador