Governo cria site para desmentir boatos divulgados pela internet

Da Agência Brasil

A possibilidade de ocorrer um novo confisco na poupança dos brasileiros, a existência de espiões cubanos no Programa Mais Médicos, o fim do Bolsa Família e a aposentadoria somente aos 95 anos. Essas e outras informações que vêm sendo disseminadas na internet, em especial nas redes sociais, passarão a ser alvo do governo federal, com a criação de um site para desmentir o que classifica de boatos.

“O que falam por aí, o governo esclarece aqui”, anuncia a plataforma. Nesta quinta-feira (17), a presidenta Dilma Rousseff divulgou o novo portal e o classificou como “importante ferramenta” para conferir informações difundidas na rede sobre o governo. “Em fatoseboatos.gov.br, estarão reunidas informações sobre temas que circulam na internet e confundem as pessoas”, afirmou Dilma por meio do Twitter.

Até o momento, 13 boatos estão descritos no novo portal. Para cada fato identificado, o site destina uma nova aba em que explica em texto, imagem e vídeo, a contextualização de ações que supostamente ocorreram, como, por exemplo, se Dilma teria mandado colocar chip nas pessoas. “Isso é puro invencionismo para assustar a população.  O que o governo propôs, e agora está sendo discutido no Congresso Nacional, é a criação do Registro Civil Nacional”, justifica a página.

De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, novos tópicos no site serão criados a partir do momento em que forem identificados novos boatos na internet. O objetivo é esclarecer a população sobre informações que não condizem com a verdade divulgadas na rede, informou o Planalto. O site é gerenciado pela Secretaria de Comunicação Social, por meio do Gabinete Digital.

“Na internet as coisas fogem do controle. Antes de passar para frente qualquer boato sobre o governo, passe por aqui e verifique”, sugere a plataforma, que também possui um espaço destinado para que os internautas enviem dúvidas sobre se alguma informação é boato ou não.

 

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dilma precisa fazer mais do

    Dilma precisa fazer mais do que isto. Precisa começar a pedir direito de resposta a cada acusação maliciosa que recebe. Ontem ela foi ferozmente atacada no Gazeta Esportiva por um juizinho de futebol. Fiquei tão irritado que usei o Twitter imediatamente para avisar à presidenta:

     

    O juiz de merda do atacou Lula e por causa dos atos atribuídos a terceiros. Nada falou sobre a condenação de Azeredo.

    pedirá direito de resposta por causa das acusações maldosas e criminosas que lhe foram feitas pelo juiz de merda do ?

    Abra o olho . Até um juiz de merda do está condenando você sem provas por atos praticados por terceiros.

  2. Com atraso de no mínimo dez

    Com atraso de no mínimo dez anos.

    É preciso também punir boateiros irresponsáveis, muitos pagos para fazer justamnte isto: espalhar boatos pela internet.

  3. Ajudaria se o governo usasse

    Ajudaria se o governo usasse um certificado de segurança válido em sua página.

    Ter que confirmar com “eu entendo os riscos” não torna o site muito amigável a quem, de qualquer maneira, está precisando que alguém lhe explique porque um boato é boato.

      1. Algumas já usam

        Na repartição onde eu trabalho, o sistema de telefonia é VoIP (sei que já existem outros mais avançados, mas caminha-se devagar).

        Para, entre outros, cortar custos, o Banco do Brasil adotou o Linux em seus computadores (tem mais de cinco anos, acho).

  4. Achei uma excelente idéia e

    Achei uma excelente idéia e uma excelente iniciativa. Espero que se torne um instrumento efetivo no desmanche da rede de oposição que, ao invés de realizar o necessário trabalho de crítica construtiva e propostas alternativas, diuturnamente bombardeia o governo com calúnias, confundindo pessoas ingênuas e/ou mal informadas. 

  5. Aleluia! Era tão difcil? E

    Aleluia! Era tão difcil? E aproveito para sugerir um boato a se esclarecido. O dono da Friboi não é o Lulinha é o Tony Ramos. Alias, a Globo botou uma barba no ator para assossiar sua imagem ao Lula, já que o personagem é um fugitivo da justiça? Mensagem subliminar? 

  6. Não resolve muito

    Quem acredita nestas tolices também não acredita em desmentidos. Acham que faz parte da conspiração criada por eles.

    É ignorância crassa e caso de internação.

    O melhor remédio é processar os responsáveis pelos boatos para que sofram no bolso pela irresponsabilidade. Esses são espertalhões e mentem calculadamente.

    1. “Mentir calculadamente” Não

      “Mentir calculadamente” Não sei porquê essas palavras me lembraram uma certa candidata em uma  certa campanha eleitoral em 2014.

      O povo não esqueceu. E antes que citem essas passeatas que estão medindo forças nos ultimos dias, vou logo adiantando, o povo passa  longe disso bem longe.

  7. Quero o meu pão com mortadela

    Quero o meu pão com mortadela já (marca Ceratti, de preferência), pois venho fazendo isso de graça desde o começo do ano. A essa altura do campeonato, o governo solta um site desses? Bem, antes tarde do que nunca.

  8. Parabéns Presidenta Dilma.

    Vc é uma “Jênia”. 5 anos após enfraquecer o Fatos&Boatos da Petrobrás vc lança este. Espero que ele não tenha a mesa agilidade do site da Petrobrás pois do contrário vc vai estar f*@#$%

  9. Site não confiável

    Olá, Todos!

    Estou usando o Firefox da Mozila e ao clicar no link apareceu uma página dizendo que o site não é confiável. Como assim Firefox? Um site do Governo Federal não é confiável? Inclusive aparece uma mensagem dizendo que você poderá ser rastreado ao visitar esta página.

    Juro, isso tem cara de boicote.

     

    Antonio Carlos

  10. Até que enfim!

    Há muito boato mal intencionado por aí, uma verdadeira enxurrada de mentiras que visam maliciosamente pegar carona na indignação que ainda conseguimos ter com tantos problemas reais que somos obrigados a enfrentar todos os dias.

    Eu fico supreso com a capacidade de muitas pessoas que eu considero inteligentíssimas em acreditar nos boatos mais toscos contra o governo (tal como inventar estória de confisco de poupança, criação de medida provisória para proteger as empresas que criminosamente mataram o Rio Doce) sem que haja um desmentido categórico dos mesmos.

    Espero que este trabalho seja muito bem feito.

    1. É o seguinte…

      Frederico,

      É o seguinte: O Temer pode até não ser satanista mas que recebe inspiração de Satã para dar suas passadas golpistas disso ninguém dúvida, mas é possível que no Jaburú ele já tenha criado o “Não é boato, mas fato” em réplica ao da Dilma, pra reafirmar tudo o que andam dizendo dele por aí afora.

      1. Agora, falando sério…

        Agora, falando sério, foi muito acertada e louvável essa iniciativa do Governo Federal, porém, deveria ir mais além e incluir, igualmente, como objeto de desmentidos, os boatos maldosos que são disseminados sobre as suas autoridades, como a própria Dilma.

  11. Excelente iniciativa, só que

    Excelente iniciativa, só que tardia. É necessário mais agilidade, pois os boatos morrem mesmo naturalmente, já que são, mais cedo ou mais tarde, desmentidos pela própria realidade e, então, recriados ou substituídos por outros. Na lista acima, por exemplo, os boatos de confisco da poupança e dos médicos cubanos já nem se ouvem mais. Eu sugeriria que fizessem uma explicação bem simples e didática pra desmentir o insistente boato de que “estão manipulando os sorteios da Mega-sena”. Este boato, há um tempo atrás foi repercutido por um senador (Alvaro Dias) que viajava muito  no jatinho do Youssef (e isto não é boato).

  12. Já acabou, Dilma?

    Alem da demora em ser criado o site  nao oferece aquele icone de compartilhar no facebook, onde mais rolam boatos. Oh, eficiencia!

  13. Já acabou, Dilma?

    Alem da demora em ser criado o site  nao oferece aquele icone de compartilhar no facebook, onde mais rolam boatos. Oh, eficiencia!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador