Governo Temer ataca SUS em duas frentes: criando plano de saúde e cortando recursos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O SUS (Sistema Único de Saúde) é alvo de reformulação por parte do governo interino de Michel Temer em duas frentes: em uma, com a criação de um Plano de Saúde Acessível, praticamente uma forma de cobrança sobre serviços que hoje são gratuítos. Em outra, com a redução de investimentos que pode prejudicar o sistema pelas próximas duas décadas. 

Nesta quinta (4), o Diário Oficial da União publicou que o Ministério da Saúde criou um Grupo de Trabalho para discutir o Plano de Saúde Acessível. O núcleo tem a obrigação de, no prazo de 60 dias, fazer estudos de viabilidade e apresentar um pré projeto para o governo, que deve enviar posteriormente ao Congresso.

Fazem parte do grupo de trabalho membros do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. Há ainda a permissão para que a pasta convide especialistas de qualquer entidade ou área para compor com o grupo.

O Plano de Saúde Acessível é tão criticado por representar o desmonte do SUS quando a ideia de aprovar uma lei para reduzir os investimentos no setor pelos próximos anos, numa resposta à crise econômica atual.

Essa semana, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) marcou posição contra o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), de 2017, que quer aplicar um teto de gastos governamentais com saúde e educação. 

Segundo o conselho, a tentativa de aprovar esse projeto de lei é uma “artimanha do governo interino”, que está com dificuldades para aprovar a sua Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016, que estabelece limite de gastos públicos no prazo de 20 anos. Agora, está tentando antecipar seus dispositivos por meio da LDO.

“De acordo com um estudo realizado pelo Grupo Técnico Interinstitucional de Discussão sobre o Financiamento do SUS, a medida quebra qualquer vinculação do gasto público com a distribuição de renda e o crescimento da riqueza nacional.” 

Além de um atentado ao SUS, a proposta do governo Temer é inconstitucional, uma vez que incorpora mecanismos que só poderiam ser alterados por meio de uma PEC.

“Se aprovada, a proposta levará ao desmonte da seguridade social e do SUS, prejudicando o atendimento das necessidades de saúde da população brasileira”, afirma Ronald Santos, presidente do CNS.

A PEC 241/2016 não considera, segundo o Conselho, o crescimento populacional e reduzirá o gasto público per capita. Se aprovada, levará ao seguinte cenário: a União aplicará, em 2017, praticamente o mesmo valor que injetou no SUS em 2015 (R$ 100,1 bilhões).

Com informações do portal Brasileiros 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É curioso essa ideológica.

    É curioso essa ideológica. Cria uma população cada vez mais empobrecida, reduz o salário e a possibilidade de credito. Depois cria-se planos privados para que essa população compre os serviços privados, saúde e educação. Não tem lógica.

    Esta se criando condições para uma convulsão social sem limites, falta apenas aparecer um lider-ideológico que arrebanhe essa população sofredora e desguarnecida. infelizmente não será de extrema-esquerda. 

     

  2. Os ideólogos do Temer que se

    Os ideólogos do Temer que se cuidem. O povão que usa o SUS está muito descontente com as privatarias do Sistema. Tem gente que se refere aos gestores com termos na seara dos excrementos. Se começarem a jogar as coisas na Geni…

  3. Onde será que aqueles idiotas

    Onde será que aqueles idiotas que saíram às ruas em 2013 com cartazes pedindo saúde padrão fifa ou educação padrão fifas enfiaram aqueles cartazes? Os que não enfiaram, poderiam enfiar agora.

  4. Fico Imaginando o que seria

    Fico Imaginando o que seria um Plano de Saúde Acessível! O que ele ofereceria a mais que o SUS?

    Seria um SUS “Personalité” ou “Premium”! Um plano de saúde “popular” oferecido pela iniciativa privada?

    Certamente esse estudo de viabilidade já existe, a abramge, associação brasileira de planos de saúde já tem isso pronto. Só vai entregar ao governo o que já existe.

    Pelo que vejo, eles vão encaixar dentro de um preço de plano de telefonia móvil, para que parte da população migre para a “iniciativa privada”, acreditando que estará mais segura, com um plano de saúde desses! 

    Aí parte da população vai “cair nessa”, já que muita gente “torce o nariz para o SUS”.

    Em seguida veremos milhões de processos contra essas empresas, pelas pessoas que não leram o contrato quando assinara, verificando que a cobertura só atende resfriados, e aplicação de soro!

    É ridículo!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador