Governo Temer pode não ter dinheiro para emitir carteiras de trabalho

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Fotos Públicas
 
 
Jornal GGN – O governo Temer pode ficar sem dinheiro para emitir carteiras de trabalho a partir de agosto. É o que informa reportagem do jornal O Globo, após entrevistar técnicos do Ministério do Trabalho que estão preocupados com o corte no orçamento da pasta, que será anunciado no fim desde mês. O Ministério nega, oficialmente, que terá o mesmo problema que o Ministério da Justiça teve com passaportes.
 
De acordo com a reportagem, apesar do discurso contrário, o Ministério do Trabalho verá aumentar as “restrições orçamentárias para todas as superintendências estaduais”. “Na área de fiscalização, o contingenciamento é de 70% das verbas previstas no Orçamento de 2017, enquanto nos gastos administrativos, o corte impedirá a utilização de 30% do valor orçado.”
 
Na prática, os postos do Ministério que emitem Carteira de Trabalho já estão “trabalhando com números determinados de emissão do documento por dia para controlar o fluxo de pedidos”.
 
Já as ações de fiscalização ficarão estão “praticamente inviabilizadas”. “Gastos com deslocamento e alimentação dos fiscais em campo serão diretamente afetados, afetando especialmente as ações de combate ao trabalho escravo e ao uso de mão-de-obra infantil, que dependem de flagrantes e demandam um custo logístico maior. Em alguns estados, a previsão é que as ações de fiscalização sejam interrompidas já em agosto, o que o Ministério oficialmente nega.”
 
Este ano, o Ministério viu o orçamento encolher de R$ 812 milhões para R$ 444,8 milhões e, agora, esse montante será “ainda mais”.
 
Em nota, a pasta informa “que não vai suspender as ações de fiscalização dos trabalhos escravo e infantil em agosto, como veiculado por alguns órgãos de imprensa.”
 
“Desde o contingenciamento de verbas determinado pelo governo federal, o Ministério do Trabalho vem fazendo gestões para readequar os recursos orçamentários de forma a impactar o menos possível áreas de atuação prioritárias, como a fiscalização. Além disso, o ministério esclarece que tem buscado o aperfeiçoamento das ações, de modo a obter maior eficiência nas atividades desenvolvidas, economizando recursos sem afetar o desenvolvimento das operações.”
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E daí?

    Carteira de trabalho pra quê?

    Com as mudanças na CLT e na aposentadoria, não precisa mais dessas coisas.

    Os patrões terão apenas que ter os ducumentos de posse dos escravos (ex-trabalhadores).

    Os trabalhadores autônomos necessitarão ter a Carta de Alforria.

     

    Anulan-se todas as disposições em contrário.

     

       GGB – Governo Golpista do Brasil

    1. Deixe de ser pessimista, rapaz

      Agora teremos “empresários”, gente de fé, treinada pela “Universal” às segundas feiras , que fará do brasil um país próspero.

      Temos apoio divino, Global e Universal, temos “liberdade econômica”,

      não precisamos servir a ninguém senão a deus e dar o dízimo.

      Por isso não vamos mais precisar de carteira profissional, essa coisa de pobre!

      E aposentadoria é para os fracos!

  2. Sem problemas…

    Quando a reforma trabalhista entrar em vigor, em novembro, ninguém mais vai precisar de carteira de trabalho. Só mesmo de plano funerário, que tenha cláusula de extração do cadáver do local de trabalho…

  3. Mas nem é necessária emissão

    Mas nem é necessária emissão de novas carteiras de trabalho:

    – Empregos evaporam

    – Informalidade é a nova regra

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador