Governo Temer vai fechar farmácias populares

farmacia_pop_pref_itanhaem.jpg
 
Foto: Prefeitura de Itanhaém
 
Jornal GGN – Após anunciar, no final de março, que não iria mais financiar as unidades próprias do  Farmácia Popular, agora o governo decidiu fechar as farmácias do programa que são mantidas com recursos federais. 
 
Agora, os pacientes terão de procurar os remédios nas farmácias conveniadas. Caso os municípios queiram manter suas unidades funcionando, as gestões municipais deverão arcar com os custos. 
 
Segundo o Bom Dia Brasil, da TV Globo, nem todos os medicamentos podem ser encontrados nas farmácias conveniadas, sendo que elas oferecem 25 medicamentos gratuitos ou com preços reduzidos. Já nas unidades do Farmácia Popular eram oferecidos 125 remédios. 

 
O governo justificou a medida afirmando que a maioria dos pacientes procura por medicamentos que podem ser encontrados nas conveniadas. Segundo o Ministério da Saúde, o Farmácia Popular atende quase dez milhões de pessoas mensalmente. 
 
O programa foi lançado em 2004, ainda na primeira gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo era garantir a distribuição gratuita ou com até 90% de desconto de mais de 100 medicamentos de uso contínuo para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
 
Atualmente, a rede própria de farmácias populares tem 393 unidades, um número que já vinha sendo reduzido. Membro da União dos Movimentos Populares de Saúde (UMPS), Hugo Fanton afirma que a medida é mais um retrocesso do governo Temer que irá prejudicar principalmente a população de baixa renda. 
 
“A tendência é piorar ainda mais o acesso aos medicamentos”, diz Fanton, que também ressalta que a medida faz parte de uma agenda que pretende reduzir os recursos e a participação do sistema público de saúde, favorecendo os interesses do setor privado. 
 
Com informações do G1 e Rede Brasil Atual
 
Assine
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais uma do mordomo

    Torra 17 milhões com uma agência para trolar nas redes sociais e fecha farmacia popular. Esse governo é muito sem noção, sem alma, sem preocupação com o Pais em sua inteireza.

  2. Totalmente coerente

    Totalmente coerente …

    Primeiro ele aprova uma terceirização irrestrita que nada mais é do que a restauração da escravidão.

    Depois ele faz uma reforma da previdência com poucas chances da população mais carente conseguir se aposentar, complementando a lei geral da escravatura moderna. Trabalhar até morrer.

    Depois ele acaba com o mais médicos que é para piorar com a saúde da população mais carente.

    Depois acaba com o SUS, aumentando o contingente de pessoas desassistidas. 

    E agora ele acaba com o acesso a remédios a população mais carente.

    Depois poderemos ler com satisfação na GLOBONEWS uma reportagem mais ou menos assim:

    “Diminuição da expectativa média de vida do brasileiro ajuda a “equilibrar” a previdência”.

    Este TEMER não passa de uma arma de destruição em massa.

  3. Liberdade

    O povo pediu, deus da’.

    Chegamos ` a sonhada sociedade livre, sem interferencia do estado, um paraiso sem gente vivendo de esmolas do governo.

     

  4. Farmacia popular

    Enquanto quer economizar cerca de 80 milhões com a Farmacia Popular(rede propria: convenio do Governo Federal com municipios e Estados), que tem cerca de 400 unidades, disponibiliza 112 medicamentos, o Programa Farmacia Popular(AQUI TEM – convenio do governo federal com farmacias e drogarias privadas), que APENAS disponibiliza 25 tipos de medicamentos, gasta 3,3 BILHOES(previsao 2017), ou seja, mais do que o Governo disponibiliza pra todos os postos de saude do Brasil (1 BILHÃO). Por que?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador