Holandês devolve prêmio que ganhou de Israel após perder parentes em Gaza

 

 
Jornal GGN – Em 2011, o advogado holandês Henk Zenoli recebeu um prêmio de Israel por ter salvo um garoto judeu durante a Segunda Guerra Mundial. No mês passado, Zenoli devolveu seu prêmio perder seis parentes em um bombardeio israelense à Faixa de Gaza. 
 
Henk Zenoli recebeu o prêmio com sua mãe, Johana Zanoli-Smit, por ter escondido Elhanan Pinto, com 11 anos, dos nazistas durante a guerra. Sua sobrinha neta, a diplomata holandesa Angelique Eijpe, é casada com o economista palestino Isma’il Ziadah, e, no dia 20 de julho, a casa da mãe de Ziadah foi atingida por um bombardeio, matando ela, três irmãos, uma cunhada e um primo de Ziadah.

 
Ao saber da tragédia, Zanoli devolveu a medalha e o certificado do prêmio Virtuoso entre as Nações ao governo israelense. Em carta ao embaixador de Israel na Holanda, Haim Davon, Zanoli escreveu que “Dado o nosso histórico é particularmente chocante e trágico que, quatro gerações depois, nossa família sofra com o assassinato de nossos parentes em Gaza. Um assassinato conduzido pelo Estado de Israel. Os bisnetos de minha mãe perderam sua avó palestina, três tios, uma tia e um primo pelas mãos do Exército de Israel”. 
 
“Para mim, continuar com essa honra concedida pelo Estado de Israel, nessas circunstâncias, seria um insulto à memória da minha corajosa mãe, que arriscou a vida dela e dos filhos contra a opressão e pela preservação da vida humana. É também um insulto à minha família que, quatro gerações depois, perdeu nada menos que seis membros em Gaza pelas mãos do Estado de Israel”.
 
Ele disse, ainda, que não ficaria surpresos caso os ataques contra a Faixa de Gaza resultassem em condenações por crimes contra a humanidade. 
 
Com informações do O Estado de S. Paulo
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    “Para mim, continuar com

     

    “Para mim, continuar com essa honra concedida pelo Estado de Israel, nessas circunstâncias, seria um insulto à memória da minha corajosa mãe, que arriscou a vida dela e dos filhos contra a opressão e pela preservação da vida humana. É também um insulto à minha família que, quatro gerações depois, perdeu nada menos que seis membros em Gaza pelas mãos do Estado de Israel”.   O advogado holandês Henk Zenoli, de fato, se tornaria um homem indígno se mantivesse o premio que representou reconhecimento pelo seu ato corajoso de altruismo e humanidade. Repito, permanecer com aquele premio seria a negação de toda sua coragem e honradez. O colocaria no lodaçal, rastejando na mesma imundicie que nutre o espírito do abjeto  nazi netanyahu e de seus comparsas de washingtom.

    Inspirado no gesto do digno holandêz, almejo que os ataques covardes contra a população civíl da Faixa de Gaza. Que a crescente indignação se transforme num tsuname poderoso. Com força para fazer admoestação dura a estes covardes obrigando-os a revelarem, por quê? Qual justificativa para essa matança de crianças? A debochada e cínica alegação de que o fazem em legítima defesa, é de um escárnio nunca tentado nem por adolfo hitler. A humanidade não pode continuar tolerando tal achincalhe. A continuar a frouxidão de muitos, neste andamento, o mesmo monstro dos anos quarenta, acorda e volta há habitar entre os covardes, os mansos, pulsilânimes e coniventes. Então, todos seremos arremessados de volta às trevas. 

     

    Orlando

      

  2. Caráter……………..

    Este sim, com este ato, mostra o que é o verdadeiro caráter de um homem.

    Honra e retidão, nada mais!!!!

    No mais, disse tudo que se precisa para que os que não as tem, mirem-se!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Israel

    Será que as autoridades de Israel e sua população não estão vendo que estão no caminho do isolamento? Não se dão conta de que quando se desenvolve na mente das pessoas um sentimento anti-alguma coisa é muito difícil de se reverter?

    1. E então…………………..

      Vixe, pode ter certeza que é exatam ente assim. a historia oficial é um embuste, uma farsa contada pelos vencedores. Nada mais!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador