Janot processa blogueiro que o acusou de abafar investigação contra Temer e senadores

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O procurador-geral da República Rodrigo Janot processo o blogueiro Rodrigo Grassi, do Botando Pilha, por ter sido chamado de “rato” e acusado de agir para abafar investigações contra o presidente Michel Temer e alguns senadores. 

Segundo a denúncia, Rodrigo publicou um vídeo, visto por mais de 85 mil pessoas, dizendo que Janot participou de uma reunião com parlamentares, em um restaurante de Brasília, para tratar do assunto. O blogueiro afirmou que não conseguiu alcançar Janot para questioná-lo sobre o motivo do encontro porque “ratos, muitas vezes, conseguem escapar, de forma ligeira e sorrateira”.

A ação penal por calúnia e injúria pode render ao blogueiro penas que vão até dois anos de prisão – acrescido de um terço da sentença, por agir contra agente público em função de seu cargo – além de multa. O processo será distribuído na Justiça de Brasília. 

Do MPF/DF

O Ministério Público Federal (MPF/DF) enviou à Justiça, nesta quinta-feira, 23 de março, uma ação penal contra o blogueiro conhecido como Rodrigo Pilha, pelos crimes de calúnia e injúria, praticados contra o procurador- geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros. No dia 12 de fevereiro, Rodrigo Grassi Cademartori publicou no perfil que mantém em diversas redes sociais um vídeo em que afirmou que – naquela data – o PGR havia se reunido com parlamentares em um restaurante em Brasília, com o propósito de fechar um acordo para evitar que o presidente da República, Michel Temer, e senadores fossem investigados e processados. O episódio foi investigado no âmbito de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado na Procuradoria da República no Distrito Federal (PR/DF), após representação do próprio Rodrigo Janot.

Na ação, o procurador da República Raphael Perissé Rodrigues Barbosa detalha o fato lembrando que, durante as investigações prévias, ficou comprovado que o encontro mencionado pelo blogueiro “jamais ocorreu”, assim como a participação do procurador-geral em quaisquer tratativas que tivessem o objetivo de dificultar investigações envolvendo altas autoridades. Além disso, frisa o MPF, Rodrigo Pilha sabia da inexistência dos fatos citados no vídeo. “Ao imputar falsamente – e ciente da falsidade -, a perpetração de crime de prevaricação pelo procurador-geral da República atingiu a incolumidade moral do ofendido, agredindo-lhe a honra objetiva“, resume um dos trechos da ação penal, ao justificar o pedido de condenação por calúnia.

Em relação à injúria, o procurador lembra que a prática está caracterizada pelo fato de o blogueiro ter ofendido a dignidade de Rodrigo Janot, ao chamá-lo de “rato”. Na ação, é reproduzida parte do vídeo em que o denunciado diz não ter conseguido chegar ao restaurante a tempo de fazer o registro do encontro. “Infelizmente, ratos, muitas vezes, conseguem escapar, de uma maneira rápida e ligeira”. Para o autor da ação penal, ao agir dessa forma, o bloqueio atingiu a honra subjetiva do ofendido.

Pedidos

No documento enviado à Justiça, o MPF solicita que, além das penas previstas para os dois crimes – de seis meses a dois anos de reclusão (calúnia) e de um a seis meses de reclusão ou multa (injúria) – seja aplicado o acréscimo de um terço na condenação. Essa majoração está prevista em lei e deve-se ao fato de se tratar de crimes cometidos contra um funcionário público em razão do cargo e também pela utilização de meio que facilita a divulgação da mensagem. A calúnia e injúria foram registradas em vídeo que, após ser disponibilizado na internet, foi acessado mais de 85 mil vezes. A ação pede, ainda, que o blogueiro seja condenado a pagar indenização como forma de reparar os danos decorrentes das infrações. A ação penal será analisada em uma das varas criminais da Justiça Federal, em Brasília

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É bom lembrar que o

    É bom lembrar que o ex-presidente foi colocado na capa de um revista semanal vestido de prisioneiro e a justiça achou normal…

  2. Janot e Moro: a mesma sopa golpista, autoritária, nazifascista

    Prezados,

    Essa ação do pgr rodrigo janot (em minúsculas, já que o caráter de ambos assim o determina) é semelhante ao seqüestro judicial de Eduardo Gumarães, decretado por sérgio moro.

    rodrigo janot e gilmar mendes fingem ‘brigar’ no palco midiático, despejando diarréia verbal um contra o outro.  rodrigo janot tem a desfaçatez de chamar o de ‘bandido’ o Ex-Presidente Lula, a quem deve o cargo e fama de que hoje dispõe; Eugênio Aragão afirmou isso, desmascarou Janot em público; pusilânime e covarde, janot não rebateu sequer uma das contundentes e fundamentais críticas feitas por Eugênio Aragão. Se fosse o Lula, eu partiria para cima do janot, movendo-lhe processo por injúria, calúnia e difamação, como o pgr faz agora com om adversári omais fraco; e chamarai Eugênio Aragão para testemunhar a meu favor.

    Agora janot quer dar uma de machão e valentão contra alguém mais fraco, um blogueiro que lhe faz ácidas críticas, usando termos impróprios ou exagerados. Mas ao processar Rodrigo Grassi por motivo torpe e fútil (alegando injúria e calúnia) janot  apenas confirma o que todos sabemos, todos temos vontade de escrever e falar, mas que foi sintetizado por um blogueiro identificado como militante do PT.

    Assim como GM, janot quer coagir, intimidar, ameaçar, punir financeiramente e mesmo com privação de liberdade todos os que o criticam de forma ácida e contundente. Ao fazer isso janot mostra que, assim como GM, ele só é capaz de fazer a pior política, a dos sem voto. Se rodrigo jaot tiver mesmo ambições políticas de concorrer ao governo de MG, a uma cadeira no Senado ou na Câmara ou mesmo disputar a presidência da república, essa atitude autoritária e persecutória contra um adversário político mostra que o atual pgr não tem a mínima cancha. Ademais se janot quiser disputar eleições, terá de descer à planície. Imaginem o que políticos como Ciro Gomes ou mesmo Lula farão com janot, num debate político-eleitoral.

  3. Janot processa blogueiro

    Após assistirmos em horário nobre o vazamento de um áudio de uma Presidenta da República, vazado por um juiz de primeira instância, após vermos numa capa de revista um ex-presidente com roupas de presidiário, apesar de não ser réu em nenhum processo, após ouvirmos áudios banais de conversa de família de ex-presidente com o intuito de constrangê-los e jogar a opinião públca contra eles, chega a seguinte conclusão: O judiciário e o MPF brasileiro (em sua grande parte) é omisso, partidário, e principalmente extremamente caro aos nossos bolsos, sem que haja um retorno a altura de seus serviços.

  4. Na boa mano…
    Neste caso

    Na boa mano…

    Neste caso creio que o réu deve alegar exceção da verdade e arrolar alguns ratos para depor.

    Talvez eles tenham se sentido mais ofendidos que o janota que comanda o MPF. 

  5. A coisa está ficando muito

    A coisa está ficando muito preocupante. A ditadura / regime de exceção está escancarado! São mãos de golpistas altamente covardes infiltrados comandando todos os cargos primordiais em uma democracia. Todos os dias temos provas disso, e a cada dia que passa aumenta o número de ocorrências e o grau de agressividade. Essa situação vai ter que ter um fim, e esperamos que esses criminosos dessa ditadura de hoje não escapem como estão escapando os torturadores e outros assassinos da ditadura de 1964/1985.

     

  6. E um processo contra Gilmar Mendes, Janot ?

    Ora, quero ver se o Janot vai processar Gilmar Mendes que acusou procuradores da Procuradoria Geral da República, com a conivência de Janot, de se apresentarem numa coletiva de imprensa clandestina (in off) para vazar delações premiadas, sob sigilo, para jornalistas.

    Quero dizer que, neste caso, Janot está coberto de razão, pois seria de uma imbecilidade extrema uma ação desse tipo. Se houve vazamento, ele teria ocorrido mano a mano.

    E não adianta dizer que Janot não foi citado por Gilmar Mendes. Até o mundo mineral sabe a quem Gilmar se referia e, depois, a resposta de Janot a quem se dirigia.

    Deuses privilegiados como Gilmar, Janot, Sérgio Moro, Dallagnhol, neste país de castas burocráticas, processando pobres mortais é corvadia.

    Se eles não são punidos por grampear uma Presidenta da República ilegalmente, divulgar gravações ilegais, usar ilegalmente prisões preventivas, usar ilegalmente conduções coercitivas, assassinar reputações de pessoas e organizações antes do julgamento e condenação definitiva, praticar abuso de autoridade, achincalhar advogados em audiência, condenar apenas baseado em convicções, aplicar a lei em casos similares conforme a conveniência de cada ocasião, destruir a economia nacional, vão se incomodar com simples mortais sem direitos (depois que a Constituição foi rasgada) como este rapaz, o Rodrigo Pilha, e todos nós, blogueiros, comentaristas de blogs, internautas ? 

    Bom, então só pode existir uma intençao: intimidar. 

    Alguém acha que Janot não ganha a ação ? e que o rapaz será punido com a graduação máxima da pena ? e com uma baita indenização ?

  7. Continua a caçada contra

    Continua a caçada contra blogueiros que tem coragem de dizer a verdade, esta coisa que contraria o relato feito pelos ratos como o janot.

    Acho que o blogueiro não publicou nada que não fosse verdade.

    Mas, no Brasil de hoje, dizer a verdade pode ser perigoso.

    Alguém vai se pronunciar contra mais esta arbitrariedade como fizeram em realçao ao Edu Guimarães?

    * coloquei o nome do rato minúsculo porque é isto que ele é.

  8. “. “Ao imputar falsamente – e

    “. “Ao imputar falsamente – e ciente da falsidade -, a perpetração de crime de prevaricação pelo procurador-geral da República atingiu a incolumidade moral do ofendido, agredindo-lhe a honra objetiva“, resume um dos trechos da ação penal, ao justificar o pedido de condenação por calúnia.”

     

    Pergunto: Este janot tem feito outra coisa além de prevaricar desde o início da lava rato?

    Porque o aécio, depois de mais de uma dezena de delações ainda não foi incomodado por ele? E o alckmin? e o serra? O prórpio temer?

    As ações deste prevaricador são facilmente comprovadas por sua falta de ação.

     

  9. O Rodrigo Pilha pode ser

    O Rodrigo Pilha pode ser contundente às vezes, mas mentiroso ele não é. Vi o vídeo na hora que começou a transmitir de fora do restaurante e acredito, sim, na palavra dele e que esteja dizendo a verdade, não é dado a mentiras nem a vazamentos sinuosos, ele vai direto ao assunto de cara limpa.

  10. Rato eu não sei, mas
    Rato eu não sei, mas tartaruga eu tenho certeza quando se trata dos processos dos tucanos. Janot, seu papel institucional é proteger a sociedade, processa a Joice Helssemann por chamar Lula e Dilma de ladrões sem apresentar nenhuma prova, o grupo MCC- Movimento contra Corrupção, MBL. Isso é seletividade, senhor Janot!

    1. Dois pesos e duas medidas
      Chamar Lula de ladrão sem provas como fazem os golpistas e mídia que Habita adora pode?

      Jaboticabal vc é golpista safado.

  11.   Janot foi comparado a um

      Janot foi comparado a um rato. 

      Por um momento achei que os ratos estavam processando o blogueiro, até ia dizer aqui que eles estão certos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador