Joaquim Barbosa adia aposentadoria para manter seus assessores no STF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O pedido de Joaquim Barbosa para ocupar por mais um mês a cadeira de presidência da Suprema Corte tem motivo: tentar manter 46 funcionários de sua confiança no gabinete e com funções gratificadas. A informação é da Folha de S.Paulo.

Barbosa teria ligado para o ministro Ricardo Lewandowski, na segunda-feira (07), solicitando a permanência dos seus assessores na presidência do STF. Lewandowski respondeu que não se comprometeria, e que precisava de uma equipe própria.

Sem se contentar, na noite do mesmo dia, Joaquim Barbosa enviou um ofício ao ministro, avisando que os 46 servidores “deverão retornar” ao gabinete da presidência, mesmo após a sua saída. Ou seja, determinou que Lewandowski transfira os assessores de Barbosa para o seu gabinete, e em posições similares às atuais.

Com o ofício, os ministros deverão discutir o assunto em sessão administrativa no tribunal, em agosto, assim que voltarem de férias. E Joaquim Barbosa quer estar presente e comandar o debate – por isso adiou a aposentadoria.

Segundo as regras do Supremo Tribunal Federal, os assessores podem ser exonerados a qualquer momento e devem ser dispensadas com a posse do substituto, podendo permanecer no cargo por, no máximo, mais 120 dias (quatro meses), se a escolha do novo ministro demorar.

O documento de Barbosa não é ilegal. Mas, de acordo com o jornal, alguns ministros disseram que não é comum, e que a tradição diz que o presidente deveria entregar um pedido de exoneração de todos os funcionários, assim que deixa o cargo. Concursados são realocados e os demais deixam o Supremo.

Depois de saída, o gabinete de Joaquim Barbosa deve ficar aberto para consultas a processos, bastando 4 ou 5 funcionários para o trabalho. Dentre 46 aliados de Barbosa, sete são assessores diretos e um chefe de gabinete. Outros 6 não são concursados ou servidores diretos do STF, e recebem salário de R$ 10.352,52 mais auxílios.

Em nota à Folha, Barbosa disse que estava fazendo tudo de acordo com as normas de transição e com base nas tradições da casa. Disse que a medida conferia “funcionalidade mínima desejável ao gabinete do ministro que ingressará. 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

80 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Minha sugestão é que os

    Minha sugestão é que os moradores do Leblon e dos Jardins, onde o Imperador Joaquim Barbosa I goza de grande popularidade, mandem chamar o Batman.

  2. É o “trenzinho da alegria “

    É o “trenzinho da alegria ” do Salvador do Brasil em termos de ética e honestidade. A máscara acabu de cair e o silêncio é ensurdecedor!

  3. vade retro, JB!

    Camisa-de-força nele!!

    Isso não existe no mundo real: manter 46 comissionados no gabinete, “determinar” isso ao novo Presidente!  

    Aff! Barbosa quer é atazanar Lewandowski!!

    VADE RETRO, Barbosa!!

  4.  
    A média é 30 funcionários-

     

    A média é 30 funcionários- ele tem 46

      A norma é que fique os concursados que serão remanejados- ele tem uma montanha sem concurso.

      E ele se aposentou sem pensar em nenhum deles.

       Depois se ”desaposentou” , e depois se aposentou again, e depois se desapentou pela segunda vez.

            Não.Definitivamente o cara é anormal.

                E o diabo que duvide que ele volte pro S T F ,como presidente, até dezembro.

                  Esse é louco de pedra, MESMO.

           Algum, ou vários, problema mental ele tem.

                Isso nem se discute.

  5. O toga

    Esse Joaquim Barbosa pensa mesmo que os outros são idiotas. Ele achava mesmo que o Lewandowski iria aceitar seus espiões em cargos de confiança em sua presidência ?! So rindo. Não passou na lorota, agora quer passar na força, como sempre. Cada um que aparece!

  6. A oposição adora um trem, ou

    A oposição adora um trem, ou o que ele rende. Agora,mais essa, JB também impõe um trem ao futuro presidente do STF. Uai,sô! Quando é que esse trem doido vai parar?!!

  7. Não posso dizer como fundiona

    Não posso dizer como fundiona no STF, mas nos Tribunais a tradição é que o novo ocupante da cadeira escolha seus assessores de confiança, que podem ser de fora do quadro. Quanto aos concursados são mantidos se o novo desembargador gostar do trabalho deles. Se não gostar pode pedir a remoção dos mesmos, que serão alocados pelo  tribunal em outro gabinete ou seção.

    Nunca vi em minha vida um juiz ou desembargador impor a outros seus próprios assessores. A formação do gabinete é de critério exclusivo do juiz ou desembargador que irá ocupá-lo.

    Pode-se até questionar o modelo – como eu faço, em parte – mas dizer que outra coisa diferente disso é tradição me soa a desculpa esfarrapada.

    Será essa a desculpa que Barbosa usará para simplesmente suspender a aposentadoria?

  8. 46 assessores pra julgar um

    46 assessores pra julgar um único processo nos 2 últimos anos e ainda deixar escapar o Azeredo? Esse cara só pode estar brincando.

    1. Inchaço e desperdício

      Não está brincando, é sério. Joaquim Barbosa, com a sua ciclotimia oportuna, serviu para alguma coisa: demonstrar como o STF está inchado. Como o STF faz desperdício de dinheiro público. Toda essa gente ganhando em média 10 mil reais e o STF e Barbosa continuam, foram lerdos? Por que deixou escapar o Azeredo? Essa ida e vinda de Barbosa é outra demonstração de bagunça no STF.  Mais uma vergonha para a nossa desacreditada e lerda justiça brasileira. 

  9. Uma boa investigação.

    Uma boa investigação seria checar as ligações destes agregados com a rede globo e a grande imprensa.

    Não acredito que tenham incensado JB só por causa do mensalão.

    Vai que é sua Stanley Burburinho.

  10. Voceis pensam que nóis fumos

    Voceis pensam que nóis fumos embora

    Nóis enganemos voceis

    Fingimos que fumos e vortemos

    Ói nóis aqui traveis

    Nóis tava indo

    Tava quase lá

    E arresorvemo

    Vortemos prá cá

    E agora, nóis vai ficar fregueis

    Ói nóis aqui traveis

  11. É esse o “candidato” dos

    É esse o “candidato” dos sonhos de muitos fariseus. Desses 46, quantos reformularam seus planos de vida; mudaram até de estado? Aí vem o “grande líder” e puxa o tapete do próprio séquito anunciando a aposentadoria de um cargo que ainda poderia ocupar por mais anos e anos (no caso do STF)! E agora fica fingindo querer consertar…. Afinal, basta um ficar com raiva. Já pensaram no quê poderia vazar?

    1. Esses 46 assessores são do

      Esses 46 assessores são do Gabinete da Presidencia do STF, que o Ministro Barbosa SÓ ocuparia até Novembro. Portanto não  são pessoas QUE FICARIAM ANOS E ANOS, em Novembro o Presidente já seria outro mesmo que Barbosa não se aposentasse. Quem ocupa cargo de confiança em Brasilia TEM QUE ESTAR CIENTE que pode perder o cargo a qualquer momento, ninguem se muda nessas circunstancias, fica-se em um flat porque a qualquer momento pode perder o cargo.

      1. Errado de novo.Meu

        Errado de novo.

        Meu comentário deixou claro que o cargo que ficaria anos e anos é o de ministro do STF, e não o de presidente da corte nem do cnj. Não tenho dúvida nenhuma que tem um montão de gente no gabinete dele de ministro que fez as continhas da idade pra aposentadoria do ministro e ficou bastante decepcionado com a notícia. Espalhar esse pessoal pela presidência supremo e do cnj é malandragem muito da fraquinha. Não adianta fazer jogo de cena pra tirar onda de defensor da patota.

        Sugiro que você descreva a lei da gravidade para satisfazer seu impulso de falar alguma coisa correta.

    1. Quer deixar “OLHEIROS” PARA

      Quer deixar “OLHEIROS” PARA GARANTIR ACESSO A INFORMAÇÕES PREVILEGIADAS, E VENDÊ-LAS POSTERIORMENTE. mAS SEUS fãs merecem…ahahahah 

  12. É como dizem…
    Joaquim Barbosa valendo-se das máximas: “papel aceita qualquer coisa”, “todos têm direito ao jus sperniandi”, “quem tem boca vai à Roma”, “cabeça de juiz é como derriere de bebêzinho”, “quem foi rei nunca perde a majestade”, “o rei está nu (mas não sou eu quem vai contar)” e por fim a aclamadíssima “sabe de nada inocente”…

  13. Juro que não queria comentar

    Juro que não queria comentar mais nada sobre esse senhor. Mas é impossível! Quando a gente pensa que ele já fez todas as estripulias possíveis, lá vem mais uma ação “espetaculosa”. Desde o início eu disse que só acreditava na aposentadoria quando saísse no diário oficial. Advogados me garantiram que pra presidência do stf ele não pode voltar. Mas vai que ele reinterpreta uma norma, lei ou seja lá o que for? Os outros 10 vão ficar quietinhos e ele reassume, na maior cara de pau.

    E, pelamordedeus, é cada paladino da moral e bons costumes que nos aparece, que é brincadeira. As justificativas são de um cinismo a toda prova. Estou de queixo caído com a ousadia dele em relação ao sucessor. 

    1. Mas ele continua na

      Mas ele continua na PRESIDENCIA DO STF, ele continua Ministro, ele não renunciou à Presidencia e sim “”declarou” em plenario que iria se afastar até 30 de junho. Para todos os efeitos legais e se o Pleno queisesse fazer valer, afinal não tem ninguem acima do Pleno, essa declaração unilateral seria suficiente para considera-lo fora do Tribunal a partir de 1º de julho.  Mas sem papel assinado o Tribunal respeitosamente considera o dita pelo não dito e ele continua plenamente Ministro e Presidente, tanto que pediu férias, quem está fora não pede férias. Portanto DE FATO E DE DIREITO ele continua no mesmo lugar e com os mesmos poderes.

        1. Eu não quero nem saber; vou

          Eu não quero nem saber; vou continuar escrevendo ex-ministro JB para ele já ir se acostumando. JB tá que nem aqueles homens que não querem ir embora, de jeito nenhum.  A mulher tem juntar tudo, jogar pela janela e trocar a fechadura senão não vai… mas não tem um assessor do Ministro Lewanodwski que bate um tambor, para enterrar a toga de JB numa encruza, enquanto ele tá de férias?

          1. Não sei… Mas JB todo mundo

            Não sei… Mas JB todo mundo sabe quem é e RL, não. De qq maneira eu não sei responder.

          2. Pq nomes ruins não podem ser ditos

            As palavras provocam aquilo que elas simbolizam, melhor mesmo não escrever por extenso: FHC…., JB…..

  14. Cochilo e amadorismo imperdoável

    O ato falho, sei lá de quem, foi não formalizar sua demissão no ato do pedido ou comunicação.

    Basicamente seria assim, ele se diz demissionário, então vamos escrever. Agora assina aquí,

    abençoado! A idéia é evitar que alguem ( a não ser o próprio) tenha que passar por palhaço.

    1. O Jânio Quadros “rodou” de um
      O Jânio Quadros “rodou” de um modo similar a este: blefou com o pedido de renúncia e deram andamento ao processo feito relâmpago.

      Realmente, marcaram touca: deveriam ter formalizado a renúncia de imediato.

  15. É mais ou menos como Lula

    É mais ou menos como Lula tomando posse e sendo obrigado a manter os principais assessores de FHC ao seu lado. Isto pode, Arnaldo?

  16. Tremendo gol contra: Não

    Tremendo gol contra: Não pense que o Senhor está sendo nomeado pelos seus vastos conhecimentos ou pelo seu currículo…

  17. Holocausto, apartheid,

    Holocausto, apartheid, ditaduras.

    Só as barbáries passadas são choradas pelos poderes constituídos, enquanto perpetuam novas barbáries.

    Enquanto isso o mundo segue, e asiste à Coipa como se nada estivesse acontecendo. Cumplicidade.

    1.   Vá encher o saco de outro.

        Vá encher o saco de outro. De novo E AINDA esse papo de “não vai ter Copa”?

        Já parou para pensar que VOCÊ está alongando o assunto Copa, meu querido? O resto do país já vai cuidando de coisas importantes. Já se divertiu com a festa que você e seus amigos queriam empastelar e agoram tocam o bonde, coisa que você não faz.

      1. Deve estar referindo-se…

        … à Copa do Catar, 2022. O xeique da federação de lá era da FIFA e tá todo enrolado, já levantaram até uma bola dando conta de que o Platini fez “lobby” pró-Catar “no gato”.

        Com certeza, é dessa Copa que se trara…

  18. O plenário vai acabar com

    O plenário vai acabar com essa pataquada. Mesmo os que não gostam de Lewandoski sabem que eles também poderão chegar na vez de assumirem a presidência. Se deixarem isso acontecer agora, abrem a porta para acontecer com eles também.

  19. Que suprema babaquice.
    Ele

    Que suprema babaquice.

    Ele pode até mudar de ideia com relação a aposentadoria, mas deveria receber uma punição do senado por ter divulgado em público e depois voltado atrás.

    1. Como Lewandowski NÃO vai

      Como Lewandowski NÃO vai cocordar com esse absurdo, o Ministro Barbosa dará a solução natural:

      Considerando que seu pedido não foi atendido ELE NÃO IRÁ MAIS SE APOSENTAR. Resolvida a pendencia.

      1. Em tese ele até pode fazer

        Em tese ele até pode fazer isso.

        Mas eu não acredito, porque ele não gosta de trabalhar, por isso vai sair mesmo.

        Está só tentando enrolar mais um pouco provavelmente para ainda ganhar alguma coisa.

      2. Então o Ministro Ricardo

        Então o Ministro Ricardo Lewandowski tem que dizer que ele pode ir na fé que ele fica com os 46 e, depois que JB sair ele desova todo mundo. Não pode deixar NENHUM. Até pq o sujeito que aceitar ser cargo de confiança de Lewandowski depois de ter sido cargo de confiança de JB ou é mau caráter ou péssimo caráter. Ou é espião ou não é de confiança de nenhum dos dois. 

  20. “O pedido de Joaquim Barbosa

    “O pedido de Joaquim Barbosa para ocupar por mais um mês a cadeira de presidência da Suprema Corte tem motivo: tentar manter 46 funcionários de sua confiança no gabinete e com funções gratificadas”

    Hum! Deixa eu fazer as contas!

    Barbosa ficaria presidente até novembro. Até lá são quatro meses. Digamos que cada assessor ganhe uns doze mil. Somando daria quase cinquenta mil, um bom dinheiro. Só que os colaboradores do supremo ministro não contavam com a inconstância de seu chefe que, como todos sabem, é louco de pedra. No seu currículo constam agressões físicas e preconceituosas a várias pessoas, que o digam Eros Grau e sua ex-esposa. E agora,vão ficar no prejuizo?

    Até os dias de hoje, não percebemos nenhum  sinal de bondade nesse senhor, então, o que move o magistrado no sentido de preservar o emprego de seus servidores, a ponto de tentar negociar a parada com seu maior antagonista? Por que Lewandoviski deixaria de ter equipe própria só para preservar a turma de JB?

    É tudo muito estranho,aliás, como tudo relacionado ao Sílvio Caldas* do STF.

    *O grande seresteiro passou a vida se despedindo da vida artítica. Nesse caso foi uma boa para a cultura nacional a promessa não cumprida. Mas a de JB já está dando nos nervos, quanto mais tempo fica, torcemos para que se suma de vez do mundo jurídico brasileiro.

    1. (Mais ou menos meio milhao

      (Mais ou menos meio milhao por mes voce queria dizer, Luiz, nao 50 mil.  E a resposta aa sua primeira pergunta eh inseguranca emocional;  se nao fosse os 46 “de confianca”, ia ser outra coisa.  Ele mudou de ideia a respeito da aposentadoria e nao tem muita opcao do que fazer exceto empacar no meio do caminho de todos.)

  21. Caro Nassif e demais
    Vocês

    Caro Nassif e demais

    Vocês acreditam que ele está preocupado com os 46 funcionários????!!!

    Quequissominhagentem, ele joga mais alto.

    Ele está pouco se lixando com os 46, assim como pouco se lixou com a Lei, quando manteve ZD, e outros presos, ilegalmente. 

    Tem a ver com a eleições.

    Ainda acho,que se Dilma ganha, ele fica, se Aécio ganha, ele sai.

    Saudações

  22. Ahhhh agora eu entendi o que

    Ahhhh agora eu entendi o que ele quis dizer qdo queria “colaborar” com a transição…  é com a transição da sanidade para a loucura do Ministro Lewandowski. Inacreditável… Olha, tá legal, eu vou ter que vazar e vc fica aí com meus 46 filhos, valeu? Eu fico chocada com a cara de pau de JB e, ainda teremos uma sessão administrativa para debater o assunto, comandada por El Rey…  Poxa, eles podiam abrir uma exceção e transmitir ao vivo essa sessão administrativa. Parece até que eu tô vendo, JB dando crise e dizendo que se os amigos dele não ficarem com o Ministro Lewandowski, ele desiste da aposentadoria. O que ele pretende? ” Cercar” o novo presidente? Deixar seu pessoal de lá tuitando cada movimento do Ministro Ricardo Lewandwski ou embaçando sua gestão? Eu hein, sujeito pra ser da confiança de JB já não serve para ser da confiança de mais ninguém, principalmente do Lewandowski. Pq ele não pede ao GM para entubar os amigos dele? Tem que passar o rodo, trocar tudo, até as cadeiras… varredura geral, computadores, telefones mas eu não deixava nem um vasinho de violeta inocente; lâmpada, bocal, tapete, janela… deixava tudo no osso…  Na real, eu nem saia do meu gabinete, aqueles arapongas do Cachoeira ainda estão por lá?

    O que será que passa na cabeça de uma pessoa qdo faz uma proposta dessas? Ele mesmo não queria que a esposa do jornalista que ele ofendeu saísse do Gabinete do Lewandowski? Como é que agora saí com essa conversa? JB quer confusão; está claro que ele quer atrapalhar a gestão do próximo, alguma coisa que ele e seu comando não querem que aconteça pode estar sendo programada e aí vão usar esse papo de funcionários para levantar questões acerca de transparência, moralidade e essas palhaçadas… o que querem fazer que os antigos funcionários não podem saber e bla bla bla O cara não iria ligar  para o sucessor fazendo uma solicitação bisonha desses e ainda enviar um ofício a troco de nada. JB ainda vai encher muito o saco. 

    Semana retrasada o Globo dava conta que a gestão Ellen Gracie foi marcada pela implementação de práticas processuais mais modernas; a de GM, mais focada no sistema carcerário, a de Ayres Britto por colocar em julgamento o mensalão, seja lá o que isso signifique e a de JB em tocar o mensalão, seja lá o que isso signifique ll… Acho que JB e seu comando estão com medo de que a próxima gestão seja marcada por desvendar o que foram as duas últimas. É tão pirado que acredita que o sucessor vá focar sua gestão nele, JB. Alguém tem que explicar ao ex-ministro JB que o fato dele ser obcecado pelo Ministro Ricardo Lewandowski não significa que ele seja o centro da vida do outro. Que coisa mais esquisita…

    1. Muito bem pensado Cristiana.

      Muito bem pensado Cristiana. O Lewandowski é certo que tem sua própria equipe como todos os outros ministros, afinal o Joaquim quer que no gabinete do Le acumule os dele mais os do Joaquim ou que retire seus funcionários e fique apenas com os do Rei de Roma? Qualquer destas alternativas são absurdas. Gostaria de saber se o contrário seria aceito pelo Joaquim, se o Lewandowski fosse embora e entupisse o gabinete do Joaquim com todos seus funcionários, claro que o Joaquim daria um pití supremo e não aceitaria de jeito nenhum. Alguém tem que avisar a esse déspota que o ridículo e o descalabro têm limite.

    2. Cristiana Carvalho Mendes de Oliveira Castro

      Como pode alguem ser tao realista, tao sincera, tao correta nos comentarios?

      Case comigo Cristiana! Prometo discussoes sinceras, defender meu ponto de vista com argumentos logicos e ser uma pessoa coerente sempre!

      Como diria um amig: vc nao merece Palmas. Vc merece o Tocantis inteiro! rs

      Um Abraco!

  23. Esse é o heroi dos coxinhas?

    Esse é o heroi dos coxinhas? Fazendo manobras pra manter as regalias de seus apadrinhados? 46? Tudo isso num unico gabinete? Geralmente se negocia a permanencia um ou outro, mesmo por que é sempre util a quem vai assumir, que alguem permaneça. Mas 46? Todos eles? É inacreditavel? O homem é louco de pedra …

  24. STF

    Esse é o nosso STF. Reflete a bagunça legal que impera no país. Se mesmo entre eles o respeito é zero, imagina com a população.

    1. Parabéns…

      … por ter ido olhar o “outro” lado.

      Tudo que se lê na midia golpista tem que ser verificado, mesmo que seja contra elementos como o barbosão.

      Parece que a ‘falha de sumpaulo” (ou “fel-lha” como está sendo chamada atualmente) resolveu praticar mais uma de suas “reporcagens” de assassinato de reputação.

      Porque será ?

      Será que estão desgostosos porque o barbosão resolveu se mandar antes de ter comprido todo o script que estava programado ? 

      Ou porque agora que ele não tem mais serventia, precisam vender jornal explorando os “podres” que o “vestal” também está cheio ?

       

      1. Valeu, Carlos mas devo

        Valeu, Carlos mas devo confessar que minha intenção não foi nobre. Na verdade, TODOS os atos absurdos de JB vieram acompanhandos de fundamentações de regimento, resoluções, jurisprudência, etc… e nem por causa disso, deixaram de ser absurdos. Tudo o que JB faz, vem acompanhado dessa necessidade de comprovação de “caráter de normalidade” e é, exatamente, isso que chama a atenção. Ora, o que está dentro da normalidade não precisa ser explicado, veiculado ou debatido; a menos que se pretenda alterar a ” normalidade” para o bem ou para o mal. JB renunciou e não saiu, é só isso que importa; o que ele vai inventar para continuar não saindo, não faz qq diferença. Não é uma pessoa equilibrada e não gosta mesmo do sucessor; parece que não calculou bem e só agora foi se dar conta que o cara que ele fez tudo para detonar ficou melhor na foto do que já estava. Com certeza ele está querendo atrapalhar a gestão do Lewandowski; talvez, mais que isso. Ele quer queimar a imagem da Corte. Deixar no ar esse clima de bagunça, cada um faz o que quer, ninguém respeita ninguém… Deixaram JB crescer demais e, agora é isso aí. Durante sua gestão, ninguém abria a boca e ele fazia o que queria com todo mundo e, se não tivessemos tido a “sorte” de um advogado ser expulso do plenário, tava lá até agora botando os demais ministro pra lavarem a toga dele. O único que não acatou as ordens dele foi o Lewandowski; não existe a menor possibilidade de JB mover uma palha para facilitar a vida dele. De resto, se puxar, vão achar fundamentação, até para JB virar presidente vitalício. Eu postei o comunicado do site do STF para que fique tudo concentrado aqui no blog, como tenho feito para que ninguém seja pego de supresa. Provavelmente, os ministros que apoiarão JB, bem como os colunistas aliados vão usar os mesmos fundamentos.

  25. a critiana castro já disse

    a critiana castro já disse tudo o que eu sinto sobre isso.

    só acrecento a minha quase certexa de que jb tá meio maluco mesmo….

    principalmente4 por entregar de bandeja esse baita esquemão aos que ainda acreditavam que poderia haver justiça no país….

    quer dizer então que são  esses 46 que aprontaram tudo de errado que o jb fez até hoje? jb é a excresência dessas 46 excrescências?

    e lewandowski terá de engolir tantas trapaças?

  26. Descobrir quem são esses assessores!

    Existe alguma maniera de se chegar aos nomes desses assessores?

    Poderia estar ai, a resposta a essa proposta indecente!

    RL poderia mante-los no gabinete sem nenhuma ocupação, sem computador, sem nada…

  27. “Não tô nem aí”(JB)

    Após perder forças nas decisões de exceção  judiciais do Tribunal, JB teve que renunciar. Se voltar, o que não duvido, ficará isolado no STF e o país ficará sob um clima de grave instabilidade, interessante se notar que JB era assessorado por 45 assessores, uma vez que um deles morava nos EUA às custas do erário público, ..,,,vai gostar assim do 45 no quinto dos infernos.,,,,,,”não tô nem aí” (JB).,,,e não tá mesmo nem aí, pois pintou e bordou para ajudar os tucanos o quanto pode, por isso recebeu até medalhinhas de honra ao mérito das mãos da termina do Azeredo,,,foi agraciado pelo prêmio de funcionário padrão da Globo por ter dormido em plenário durante a fala do advogado de defesa do réu,..,,não tá nem aí mesmo!

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/nao-estou-nem-ai-diz-barbosa-em-alemao-sobre-cotas-no-judiciario/

  28. Joaquim Barbosa

    O JB é doido ou está se fazendo. No apagar das luzes do seu mandato ele veem com essa história de manter seus 46 assesssores no gabinete do próximo presidente do STF. Ele que o que ? continuar mandando no STF após sua aposentadoria, proteger algum parente ou amiguinho dele que está entre esses 46. Já imaginou caso fosse a Dilma querendo que após seu segundo mandato manter seu assessores mais próximos no gabinete do seu sucessor, seria um escãndalo para mais 500 capas da veja. É brincadeiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  29. Vossa Excelência vai pautar?

    Vossa Excelência vai pautar?
    A República não pertence à Vossa Excelência e nem a sua grei JB. Saiba disso!!!

  30.  
    O que acontece na verdade e

     

    O que acontece na verdade e que a grande mídia não comenta é que o paladino da justiça, quer que os 46 cargos indicados por ele continue e Lewandowski corretamente não quer, JB não respeita nem o direito dos colegas, respeitar direitos não é bem o seu lema, este senhor é um acinte a democracia, até que no inicio nutri uma simpatia por ele, quando se voltou contra outro verme no qual depois se aliou. Ninguém tocou ainda no assunto, o JB nunca gostou de trabalhar, ele ainda tem 10 anos de trabalho pela frente e optou por se aposentar antes, um privilégio só para poucos, ele é professor da UERJ e não da aula, mas recebe salário, constitui empresa para driblar o fisco americano, realmente esse senhor é um poço de virtude

     

     

  31. Barbosa, o reto e inverossímil inquisidor

     

    O que acontece na verdade e que a grande mídia não comenta é que o paladino da justiça, quer que os 46 cargos indicados por ele continue e Lewandowski corretamente não quer, JB não respeita nem o direito dos colegas, respeitar direitos não é bem o seu lema, este senhor é um acinte a democracia, até que no inicio nutri uma simpatia por ele, quando se voltou contra outro verme no qual depois se aliou. Ninguém tocou ainda no assunto, o JB nunca gostou de trabalhar, ele ainda tem 10 anos de trabalho pela frente e optou por se aposentar antes, um privilégio só para poucos, ele é professor da UERJ e não da aula, mas recebe salário, constitui empresa para driblar o fisco americano, realmente esse senhor é um poço de virtude

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador