Jornal Nacional assassinou reputação de um homem justo

Por Paulo César

O Jornal Nacional da TV Globo apresentou, no dia 5 de fevereiro de 2015, reportagem em que cita a delação do Sr. Pedro Barusco, Ex-Gerente Executivo da área de engenharia da Petrobras. Nessa reportagem, tenta-se envolver o Ex-Diretor de Exploração e Produção, Sr. Guilherme Estrella, no esquema de corrupção da Petrobras, inclusive com apresentação da foto dele. Com o objetivo de esclarecer a situação, envio a vocês cópia do depoimento do Sr. Pedro Barusco, no qual é afirmado exatamente o contrário. O advogado do Sr. Guilherme Estrella apresentará representação contra a TV para exigir uma reparação formal.

Nessa delação, indagado se o Diretor Guilherme Estrella sabia dos pagamentos de propina e da sua divisão, o Sr. Pedro Barusco  afirma que não, uma vez que “nunca viu ele participando de nada, falando de nada, era muito reservado, e, se sabia de algo, desconfiava, guardou para si, pois nunca insinuou nada”.

Como Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, tomo a liberdade de dar um breve depoimento pessoal sobre o Dr. Estrella, com quem trabalhei por muitos e muitos anos.

Quando eu era funcionário do Centro de Pesquisa da Petrobras, ele foi meu superior como Superintendente na área de exploração e produção. Ao longo de mais de 15 anos, nunca vi nenhuma conduta que o desabonasse. Pelo contrário, sempre foi símbolo de correção e respeito à Petrobras. Creio que o Brasil deve muito ao Sr. Guilherme Estrella, pois ele foi o grande responsável pela descoberta da província do Pré-Sal, que vai mais que triplicar as reservas nacionais de petróleo. Ele foi fundamental para que, em 2006, na área de Parati, a Petrobras iniciasse a perfuração do “poço descobridor” dessa província. Dessa forma, o Sr. Guilherme Estrela merece receber as mais justas homenagens das instituições nacionais e do povo do brasileiro.

Penso ser muito importante que esse esclarecimento seja divulgado.

 

Luis Nassif

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por ser nacionalista e

    Por ser nacionalista e defensor da petrobras Estrella virou alvo da globo, globo que é anti-Brasil e fará tudo para destruir o nosso país.

    Mais do mesmo.

  2. Onde está o interessado que não processa o editor?

    A notícia afirmando algo que não consta do depoimento configura crime contra a honra. O Sr. Estrella deve processar o Bonner Simpson e todos os demais jornalistas responsáveis criminalmente. Além de processar civilmente a empresa responsável. Se calar, consente.

  3. Democracia?

    O PIG, e principalmente a Rede Globo abusam e fazem chacotas da democracia e da liberdade de imprensa a hora que bem quiser. Quantos mais pessoas honestas, trabalhadoras, humildes, seram alvejadas pelas balas perdidas disparadas pela imprensa? será o que importa é ver o melhor na pior na TV? que democracia é essa? isso é liberdade de imprensa pra quém? para a sociedade que não é, pois homens e mulheres comuns estão sendo alvejados a custas de interesses de grupos pequenos, que não fazem parte do convívio e da formação da população brasileira; essa democracia da imprensa está sim, acabando com a liberdade das pessoas de se expressarem livrimente, de falat abertamente nas ruas, a liberdade de imprensa está escravizando e levando a violência pra dentro das nossas casas e ambientes de trabalho. O PIG faz mal a democracia, ao país e as famílias.

  4. Raça de víboras!

    Atiram para todos os lados e atingem, sem se importar, pessoas de bem com o único intuito de destruir o governo Petista.

    A laia dos entreguistas está ultrapassando todos os limites do razoável.

    Ligaram a metralhadora giratória que sempre antecedeu  golpes anteriores…

  5. Alguem temque dar um basta

    Alguem temque dar um basta nesses canalhas da Globo. Se estivéssemos na antiga Grécia valeria a mensagem Delenda Cartago.

    1. Se não processa, é

      Se não processa, é omisso.

      Agora, se processa, é ingênuo.

      Na mesma situação, tendo sido enxovalhado por uma rede de televisão que tem acesso à maioria dos habitantes do país, ao vivo e a cores, o que o senhor faria?

      Deixaria pra lá, para que o costumeiro coro do “não dá pra defender um governo que não se defende” faça a festa?

      Ou entraria na justiça, para que outros, ou talvez os mesmos, debochem da sua ingenuidade por recorrer ao judiciário?

  6. Ataque indiscriminado

    Delação premiada mais jornalismo tendenciosos e golpista dá nisso. Ataque indiscriminado. Pessoas integras são engolidas pela avalanche  e pelo lixo. Espero que o senhor Guilherme Estrella processe criminalmente a Globo e denuncie esse comportamento deleterio contra os funcionarios da Petrobras. 

  7. Mercenários

    Ao se pensar em PIG e oposição, estão mais para mercenários que nada têm a ver com amor a Pátria.

    Exemplo do artigo abaixo: Asesinos a sueldo, sicarios, soldados de fortuna, almogávar, bucanero, condotiero, así como tampoco es necesario que se les vincule a un grupo militar, simplemente son personas dispuestas a participar en una batalla por dinero.

    Segue:

     

    Mercenarios, Sicarios, Soldados de Fortuna, Bucaneros…

     porricmartorPublicado en 12/03/2014 08:00 AM  Número de Visitas: 2718  29 Comentarios Comentarios
    Mercenarios Chilenos operando en Iraq

    La palabra mercenario se desprende del latín (merces, eris, que significa “pago”).
    Mucho se dice sobre los mercenarios, muchos creemos que así se denominaba a aquellas personas que poseían o portaban armas en exceso, que parecían acorazados, blindados, listos para la guerra, etc., estas son unas de tantas definiciones que se encuentran en Internet, no obstante, encierran un significado similar, ya que en realidad, en la antigüedad se consideraba que los mercenarios eran soldados que peleaban en una batalla o guerra por fines personales o económicos. Por lo general eran soldados con poca o nula apatía en la ideología, nacionalidad o preferencias políticas con el bando al que se pertenecían.

    En la actualidad el término mercenario no se utiliza constantemente, no significa que hayan desaparecido o disminuido, sino que se nombra diferente a dichas personas dependiendo la zona geográfica en donde se encuentren, algunos de los sinónimos utilizados en la actualidad son: Asesinos a sueldo, sicarios, soldados de fortuna, almogávar, bucanero, condotiero, así como tampoco es necesario que se les vincule a un grupo militar, simplemente son personas dispuestas a participar en una batalla por dinero.

    Por otra parte, dentro de las filas de la milicia, cuando se utiliza el término mercenario para referirse a un soldado de ejército regular, se considera normalmente un insulto a su honra, ya que un soldado, que representa a su nación, está dispuesto a luchar por una causa justa de la comunidad o país al que pertenece, a diferencia del mercenario que lo hace únicamente con fines de lucro.


    Soldados de Fortuna en África
    Captura, Trato y Juicio de los Mercenarios.
    De acuerdo a la tercera convención de Ginebra (Artículo 5), cuando un soldado es capturado por fuerzas enemigas, debe brindarse trato como combatiente según la ley aplicable, y por lo tanto, como una persona protegida y considerada prisionera de guerra, hasta que sea puesta a disposición del Tribunal correspondiente, mismo que juzga si se realizaban actividades mercenarias, en su caso, aplicando los criterios de los protocolos adicionales o según alguna ley nacional equivalente, al determinarse actividades de mercenario dicha persona se convierte en un combatiente fuera del marco legal, aunque a pesar de ello debe ser tratado con humanidad, y en caso de ser sometido a juicio, no debe ser privado del derecho a un juicio limpio y regular, dado que aún se encuentra cubierto por la cuarta convención de Ginebra (Artículo 5).

    Fuentes: Mercenarios o Soldados de Fortuna, Convención de Ginebra y Protocolos Adicionales

    Editado por: ricmartor

     

     

     

  8. Desde criança ouvimos dos

    Desde criança ouvimos dos mais velhos o famoso ditado: “de boas intenções o inferno está cheio”.

    Pois é. O que ocorre no Brasil a partir de 2005 para cá sob o manto “sagrado” de combate à corrupção há muito saiu do escopo das boas intenções para se transformardr fato, numa autêntica caça às bruxas. Basicamente tudo passou a ser válido, criar ares de pertinência, se a “causa” for o combate à corrupção na politica. E nesta seara, especialmente a primeira experiência efetiva da esquerda no Poder através do Parttido dos Trabalhadores. 

    Essa Operação Lava Jato, por exemplo, já alberga ilegalidades gritantes. A começar pelas ditas delações premiadas, inteiramente deturpadas, conforme a opinião de muitos advogados e juristas. 

    O grande problema que gera muitas disfunções é que se começou a instrumentalizar o combate a esse mal para fins políticos-ideológicos. O próprio aparato repressivo lato sensu, ou seja, envolvendo a tríade investigação(polícia), acusação(Ministério Público) e Condenação ou Absolvição(Justiça) se contaminou. Menos por razões doutrinárias e legais, e mais pela pressão de uma opinião pública já instigada e manipulada por uma mídia que se arvorou e arvora detentora de um Poder que se alça acima de tudo e de todos. 

    As consequências esperadas dessa fixação e seus excessos estão aí: inocentes acusados; acusações sem provas nenhuma, apenas para benefício dos delatores; juízes arbitrários e se achando “donos do processo”; atropelos ao devido processo legal; citados em delações mesmo sem culpas formadas sendo expostos e execrados em praça pública. Em suma: desrespeito à Lei, à Constituição dita como cidadã e ao próprio bom senso. 

    Suspeito que num futuro próximo, quando se dissiparem as névoas das paixões políticas; do moralismo rastaquera e hipócrita; dos estrelismos canestros de autoridades públicas; e do protagonismo de uma mídia que abdica de uma mediação para defender seus interesses ou realçar suas idiossincrasias, esta época atual certamente será abjurada. 

     

  9. assassinam reputações e ainda

    assassinam reputações e ainda perseguem as vítimas….

    diuturnamente. começa às cinco e vai até altas horas da madrugada….

    tem que continuar com esse processo, até as últimas consequencias…

  10. REPARAÇÃO FORMAL DO PIG???

    Cuméquié??? Esse advogado vive bebendo??? Desde quando algum órgão da imprensa piguenta faz essa tal de “reparação formal” de notícia inidônea??? Os caras não sabem o que é isso, uai! Culpa dos 3 CAGÕES: Lula, Dilma e PT, que nunca enfrentaram essa corja do pig…

  11. A DIREITA DEMOTUCANALHA, SEM A CORRUPÇÃO, MORRE.
    A DIREITA DEMOTUCANALHA,  SEM A CORRUPÇÃO, MORRE. A MIDIA PIG GOLPISTA AGONIZA. Por isso precisa vender URGENTEMENTE, o pré sal aos americanos judeus. E, para faturar, precisam, antes, PRIVATIZAR A PETROBRÁS.       http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/nassif-em-crise-midia-busca-golpe-para-assumir-o-poder.html http://www.plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=86448&p=2

    1. Roubalheira PTralha

      Ricardo, quem tem mostrado que não sabe viver ser corrupção e roubalheira é a corja do PT, a quem vc parece apreciar. Basta ler o noticiário e fazer as contas da roubalheira…

  12. A Globo é de direita?

    Eu queria entender uma coisa. Só houve um presidente que sofreu o processo de impechment no Brasil. Foi Fernando Collor de Melo, na época o massacre midiático contra o cara foi similar ao visto agora com a Globo capitaneando a situação e com apoio do PT e de todos os partidos de esquerda. O Collor era chamado pelo PT com um carinhoso apelido: “filhote da ditadura”. O que não entendo é que se a Globo é tão direitista assim porque se dedicou tanto para derrubar o Fernando Collor de Melo que aliás recebeu um pedido de desculpas do Mercadante, na época do mensalão, por ter enetendido que o PT em termos de corrupção com o mensalão superou o que o Collor sequer tinha sonhado.

    1. Vou te contar um pouquinho de

      Vou te contar um pouquinho de história. Naquele tempo, o maior inimigo da Rede Globo  o Eng. Leonel de Moura Brizola, estava armando junto com Adolpho Bloch a expansão da Rede Manchete, como contraponto da Globo. Ao que tudo indica o atual presidente Fernando Collor, que era proprietário de repetidora da Globo no nordeste, deu seu aval à iniciativa (lembra-se que Collor adotou o programa das escolas de tempo integral surgido no governo Brizolla). Não demorou muito para vir a resposta…

  13. Globo blinda FHC no

    Globo blinda FHC no noticiário da Lava Jato

     

    :

     

    Diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, determinou a todos os chefes de núcleo em email enviado no fim de semana: “Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato (…) revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique”; emissora dirigida por João Roberto Marinho deu o recado depois de reportagem ter procurado o ex-presidente para repercutir as declarações de Pedro Barusco, de que recebia propinas na Petrobras desde 1997, antes do governo Lula; o Jornal Nacional sequer divulgou a acusação de Baruco, mas deu total destaque à resposta de FHC sobre o caso; segundo o tucano, em seu governo, as propinas eram fruto de negociação individual de Barusco com seus fornecedores; no governo Lula, de acerto políticos

     

    9 de Fevereiro de 2015 às 09:42

     

    247 – O direcionamento no noticiário da Globo, emissora dirigida pelo herdeiro João Roberto Marinho, a fim de prejudicar o atual governo da presidente Dilma Rousseff, e apoiando, assim, a campanha pelo impeachment, está mais do que comprovado. Neste fim de semana, a diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, enviou o seguinte email a todos os chefes de núcleo da emissora:

    “Assunto: Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato

    Atenção para a orientação

    Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique”.

    O email foi divulgado pelo jornalista Luís Nassif neste domingo, em seu blog. O recado foi enviado após a veiculação de uma reportagem que procurou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para repercutir as declarações do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco – de que recebia propinas na estatal desde 1997, antes do governo Lula. Barusco prometeu devolver aos cofres públicos uma fortuna de US$ 97 milhões em dinheiro desviado.

    No Jornal Nacional, a acusação de Barusco sequer foi divulgada, mas deu-se todo destaque ao comentário de FHC sobre o caso (assista aqui). O tucano assegurou que, no seu governo, as propinas eram fruto de negociação individual entre Barusco e os fornecedores. Já no governo Lula, eram fruto de acertos políticos.

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/169457/Globo-blinda-FHC-no-noticiário-da-Lava-Jato.htm

     

  14. ‘Moro dita agenda nacional na República de Curitiba’

     

     

    :

     

    “É impressionante que nenhum grande veículo de imprensa tenha procurado saber o que se passa nas masmorras de Curitiba”, observa a jornalista Tereza Cruvinel; em novo artigo em seu blog no 247, ela destaca as declarações do ministro do STF Marco Aurélio Mello sobre a Lava Jato; “Ele, que foi um duro algoz de petistas no julgamento da ação penal 470, declarou-se impressionado com a condução coercitiva de um acusado que não resistiu a prestar depoimento, como aconteceu com Vaccari Neto”; ela questiona, ainda, “onde anda” a OAB, que “não dá uma palavra sobre as coisas que espantam Marco Aurélio Mello”, como “violações jurídicas e humilhações aos presos” ditadas pelo juiz Sérgio Moro

     

    9 de Fevereiro de 2015 às 16:13

     

    247 – O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, tem “ditado a agenda nacional” da “República de Curitiba”, afirma a jornalista Tereza Cruvinel em novo artigo publicado em seu blog no 247. Ela destaca as declarações feitas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, que se disse impressionado com o fato de a prisão ter passado a ser regra e a liberdade, exceção entre os acusados no Judiciário brasileiro.

    “Ele, que foi um duro algoz de petistas no julgamento da ação penal 470, do chamado mensalão, declarou-se impressionado com a condução coercitiva de um acusado que não resistir a prestar depoimento, como aconteceu com Vaccari Neto”, pontua a colunista, que cobra a Ordem dos Advogados do Brasil. “E a OAB, tão zelosa pelo Estado de Direito no passado, onde anda que não dá uma palavra sobre as coisas que espantam Marco Aurélio Mello e os que ainda têm consciência jurídica?”

    Em Curitiba, mais de uma dezena de executivos e empresários enfrentam condições de prisão medievais e são submetidos a uma brutal pressão psicológica para que façam os acordos de delação premiada e produzam as informações que estão sendo buscadas. Agora que o corrupto desde 1997 Pedro Barusco declarou que o PT embolsou de 150 a 200 milhões de dólares derivados do esquema de propinas, o que Curitiba busca são revelações que incriminem o ex-presidente Lula e envolvam a presidente Dilma, criando bases ou para seu impeachment ou para a prolongada fritura de seu governo.

    Depois de descrever situações precárias nas prisões da capital paranaense, onde estão presos preventivamente os réus da Lava Jato, “por um período maior que o devido, para que produzam delações premiadas”, a jornalista ressalta: “É impressionante que nenhum grande veículo de imprensa tenha procurado saber o que se passa nas masmorras de Curitiba”.

    Por fim, ela faz um alerta sobre seu próprio posicionamento: “Falar dos abusos da República de Curitiba não é compactuar com a corrupção ou pedir impunidade para os corruptos, como dirá logo um apressado da Internet. Abaixo a corrupção, mas abaixo também as violações do Estado de Direito, uma palavra de ordem das lutas democráticas no tempo da ditadura, que devia continuar tendo o mesmo valor”.

    Leia aqui a íntegra do texto.

    http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/169519/'Moro-dita-agenda-nacional-na-República-de-Curitiba‘.htm

     

  15. Lula se lança a 2018 contra
    Lula se lança a 2018 contra ‘salvadores da pátria’No aniversário de 35 anos do partido, ex-presidente Lula avisou a mais de um chefe do PT: é candidato a presidente em 2018; estratégia está pronta; “Ele ficará uma temporada nos diferentes Estados”, adiantou o governador Wellington Dias (PI); o primeiro mote político foi dado pelo governador Jorge V…WWW.BRASIL247.COM|POR BRASIL 24/7 CancelarCompartilhar link 

     

  16. Estrella e Petrobrás

    O comentário do sr.Paulo César a respeito da calúnia que tentou atingir o Sr. Guilherme Estrella, ex-diretor de produção da Petrobrás, calou fundo. Dessa forma,  venho a público fazer eco a esse depoimento. O Sr. Guillherme Estrella é um profissional de carreira exemplar, e assim vem sendo desde os bancos escolares, quando tive o privilégio de ser seu colega e inciiar uma amizade muito antiga e agora retomada, da qual muito me orgulho. O seu desempenho na Petrobrás desde que lá, ainda muito jovem iniciou sua carreira, vem sendo ao longo dos anos de trabalho, de honestidade e de dedicação integral à empresa e ao  país.  Homem honrado e trabalhador, do qual o Brasil jamais deveria prescindir.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador