A estratégia de Dilma para a guerra da comunicação: “virem-se”

São curiosos esses tempos de crise e de vácuos de poder.

Recentemente foi divulgada uma entrevista de Jango com John Foster Dulles, o brasilianista, em 15 de novembro de 1967.

Na entrevista, um mea culpa: “Goulart disse que em seus esforços para promover reformas estruturais, ele fez concessões demais a grupos políticos no Brasil”.

O objetivo era aprovar as reformas estruturais: “Foram reformas em prol da independência, do desenvolvimento, do bem-estar do povo e da justiça social. A justiça social não era algo no sentido marxista ou comunista”.

Mostrou como a ampliação dos meios de comunicação aumentou as demandas da população: “Hoje, com o uso amplo de rádios e televisores, o povo pobre vê as condições melhores que existem em outros lugares. O grande problema é a justiça social. Não é um problema de comunismo. Mas a insatisfação pode se converter em revolta se as condições não melhorarem. 92% da América Latina se encontra na condição mais precária possível”.

Finalmente, mencionou a campanha da imprensa contra seu governo: “Houve uma campanha para envenenar a opinião pública contra “meu governo”. Goulart disse que a imprensa estava contra seu governo. Ele acrescentou que a imprensa tem problemas financeiros e é influenciada por grandes grupos empresariais”.

Na raiz de todo acirramento da mídia estão problemas financeiros provocados por épocas de transição tecnológica. Foi assim nos anos 20, com o advento do rádio; nos anos 50, com o início da TV; nos anos 60, com a crise financeira dos jornais. E agora. 

Do ponto de vista financeiro, tem-se a seguinte situação:

1.     No ano passado, pela primeira vez a Rede Globo fechou no vermelho. A empresa está revisando todo seu modo de produção, acabando com os contratos permanentes com artistas, que eram mantidos no cast, muitas vezes sem aproveitamento, apenas para não serem contratados por competidores. O quadro está tão complicado, que a ABERT (Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão) levantou o veto que tinha em relação à TV digital, vista agora como uma forma de faturamento suplementar

2.     A Editora Abril está se esvaindo em sangue. O valor do vale refeição caiu para R$ 15,00, que só cobre o preço do refeitório instalado no prédio. Há informações de que até o refeitório será desativado nos próximos dias. As redações estão abrindo mão de jornalistas experientes, sendo trocados por novatos sem grande experiência.

3.     O Estadão está há tempos à venda.

4.     A Folha caminha para ser, cada vez mais, uma editoria da UOL.

É uma questão de vida ou de morte: ou empalmam o poder ou tornam-se irrelevantes.

O jogo da informação

É por aí que se entende a campanha da mídia em busca do impeachment.

Os vícios do modelo político brasileiro afetam todos os partidos. Mais ainda o governo FHC com a compra de votos e as operações ligadas ao câmbio e à privatização. A gestão Joel Rennó foi das mais controvertidas da história da empresa.

Ao tornar o noticiário seletivo, os grupos de mídia conspiram contra o direito à informação, centrando todo o fogo em uma das partes e blindando todos os malfeitos dos aliados.

Ontem,  a diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, enviou um e-mail a todos os chefes de núcleo com o seguinte conteúdo:

“Assunto:  Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato

Atenção para a orientação 

Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique”.

O recado se deveu ao fato da reportagem ter procurado FHC para repercutir as declarações de Pedro Barusco – de que recebia propinas antes do governo Lula.

No Jornal Nacional, o realismo foi maior. Não se divulgou a acusação de Barusco, mas deu-se todo destaque à resposta de FHC (http://migre.me/oyiwP) assegurando que, no seu governo, as propinas eram fruto de negociação individual de Barusco com seus fornecedores; e no governo Lula, de acertos políticos.

Proibiu-se também a divulgação da denúncia da revista Época (do próprio grupo) contra Gilmar Mendes.

No Estadão, a perspectiva de um racionamento inédito de água, assim como as repercussões na saúde e na economia, é tratado da seguinte maneira.

Se não vierem chuvas até março, a SABESP finalmente adotará o racionamento. Era essa a posição da empresa desde o ano passado e foi impedida pelo governador Geraldo Alckmin.

Só após a posse do novo presidente, Jerson Kelman, a SABESP conseguiu romper com os vetos de Alckmin ao racionamento. Respeitado internacionalmente, Kelman assumiu declarando que crises de água precisam ser tratadas com coragem e racionamento.

Segundo a matéria do Estadão, “A pedido do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o presidente da SABESP Jerson Kelman definirá até o fim da semana um nível mínimo de segurança do Sistema Cantareira”.

A total falta de atitudes de Alckmin é convertida em “monitoramento diário”.  Algumas reportagens relataram o fato da única atitude de Alckmin consistir em consultar um aplicativo de tempo no seu celular, para torcer pela chegada das chuvas.

Na reportagem do Estadão, essa demonstração de amadorismo, de um governador sem nenhum conhecimento de questões hídricas monitorar “pessoalmente” as chuvas, converte-se em uma prova de responsabilidade: ”O quadro hídrico vem sendo monitorado pessoalmente pelo governador e sua equipe diariamente e debatido em reuniões que acontecem a cada dois dias no Palácio Bandeirantes”.

Na home do Estadão, uma reportagem especial sugere que a responsabilidade pela crise é do prefeito Fernando Haddad   que deixou de aplicar um programa de despoluição da Billings. O título na home é “Governo Haddad deixou de investir R$ 1,6 bi em represas”.

Na matéria interna, esclarece-se que os problemas são a não liberação de recursos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o fato dos valores de licitação do programa – feitos na gestão Kassab  – incluírem insumos (como asfalto e cimento) em valores acima do teto estabelecido pela Caixa Econômica Federal.

Os fatos e a campanha

Mesmo com todo o poder de fogo, sozinhos os grupos de mídia não conseguem criar um mundo virtual. Ainda mais nesses tempos de redes sociais, o enfrentamento precisa ser dado através de uma estratégia de comunicação – que também não é algo feito no ar. Ela precisa estar subordinada a uma estratégia política, à identificação dos pontos nevrálgicos do noticiário, ao tratamento antecipado de todo tema sensível, à criação da agenda positivo.

De qualquer modo, na primeira reunião com seu Ministério, Dilma já definiu sua estratégia de comunicação. Juntou os Ministros e ordenou a eles mais ou menos o seguinte:

–       Vocês precisam entrar na batalha de comunicação.

Eles:

– Como?

E ela, mais ou menos assim:

–       Virem-se.

Luis Nassif

114 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Virem-se”

    “Virem-se”. Foi exatamente isso, ao que parece, o que ela quis dizer na reunião ministerial. De sua parte, ela não mudou um milímetro em sua política de (falta de) comunicação. E continua alimentando  a mídia oligopolizada (maior partido de oposição) com mais do que polpudas verbas, para que ela, a mídia, publique a versão sempre oposicionista sobre cada fato ou cada realização governamental.

    1. Ou Dilma é uma Traira, a

      Ou Dilma é uma Traira, a quinta coluna dentro  do PT, ou é estremamente burra e ignorante! A estratégia de comunicação é do governo, e não de Ministros, o Governo tem que ter Porta Voz que duas vezes por dias inclusive sábados e domingos e feriados falem com a imprensa, a Presidanta tem que convocar cadeia de rádio e televisão a cada 15 dias pelo menos durante a crise, a comunicação do governo tem que chamar o Ministro falar: esta semana é tua, ocupe todos os espaços, fale sobre o que está sendo desenvolvido na sua Pasta, chame os Miniistros que têm mais a mostrar. A Presidanta tem que processar garantir no Supremo espaço, cada critica tem que ter o direito de resposta, se o Cunha engrossar mostra a ficha corrida dele. AJA PRESIDANTA, MORTA VIVA, que veio para acabar com o povo brasileiro! Já se acertou com os golpistas?

       

  2. “ela, mais ou menos

    “ela, mais ou menos assim:

    –       Virem-se”:

    Mas isso ja era visivel desde o primeiro mes do primeiro mandato, Nassif!  Por que voce acha que eu abandonei o ativismo a respeito de Dilma?  Minha comunicacao TEM valor, mas eu nao puxo peso alheio, minha carrossa eh minha so!

    A Petrobras teve um estrondoso sucesso com seu blog, por exemplo, e ele foi esvaziado da noite pro dia na era Dilma.  Faz falta hoje ou nao faz?  O que o blog da Petrobras podia estar fazendo hoje e nao ta eh praticamente…  tudo.

  3. Tá na hora de aprender com Stálin, presidenta!…

    Discurso Pronunciado na Qualidade de Presidente do Conselho de Comissários do Povo da URSS e Presidente do Comitê de Defesa Nacional

    J. V. Stálin

    3 de Julho de 1941

    Camaradas! Cidadãos! Irmãos e irmãs! Homens do nosso Exército e da nossa Marinha!

     

    As minhas palavras são dirigidas a vocês, queridos amigos!

     

    O pérfido ataque militar da Alemanha de Hitler contra nossa Pátria, iniciado em 22 de junho, prossegue. Apesar da heróica resistência do Exército Vermelho, e não obstante as melhores unidades aéreas do inimigo e as suas melhores divisões haverem sido aniquiladas, encontrando o seu túmulo no campo de batalha, o inimigo continua avançando e lançando novas forças para a frente. 

     

    As tropas de Hitler já conseguiram ocupar a Lituânia, uma parte considerável da Letônia, a parte ocidental da Bielorússia e uma parte da Ucrânia ocidental. A aviação fascista estendeu o raio de operação de seus aviões e bombardeou Murmansk, Orsha, Mogilev, Smolensk, Kiev, Odessa e Sebastopol. 

     

    Grave perigo ameaça nosso país. 

     

    Como pôde acontecer que nosso glorioso Exército Vermelho tenha abandonado, entregando-as aos exércitos fascistas, varias de nossas cidades e distritos?  Será realmente certo que as tropas fascistas alemães são invencíveis, conforme é proclamado pelos vaidosos propagandistas do nazismo? 

     

    Claro que não! A história demonstra que não há exércitos invencíveis, nem os houve jamais. O exército de Napoleão era considerado invencível, mas foi sucessivamente derrotado pelos exércitos russo, inglês e alemão. O exército alemão do Kaiser Guilherme II, também era considerado invencível na época da primeira guerra imperialista, mas foi vencido varias vezes pelas forças russas e anglo-francesas, sendo finalmente aniquilado por estas últimas. O mesmo se pode dizer do atual exército germano-fascista de Hitler. Este exército não encontrou ainda uma resistência séria no continente europeu; somente em nosso território começa a encontrar essa resistência. E, em consequência da mesma, as melhores divisões do exército nazista foram derrotadas por nosso Exército Vermelho, o que significa que poderá e será aniquilado, como o foram os exércitos de Napoleão e de Guilherme II.

     

    No que se refere à parte de nosso território que, apesar de tudo, foi invadido pelas tropas fascistas alemãs, isso é devido, principalmente, ao fato de que a guerra da Alemanha fascista contra a URSS iniciou-se em condições favoráveis às forças alemãs e desfavoráveis às forças soviéticas. A verdade é que essas tropas alemãs estavam já inteiramente mobilizadas. As 170 divisões nazistas lançadas contra a URSS e que transpuseram as fronteiras soviéticas já estavam completamente prontas, esperando somente o sinal para entrar em ação, enquanto que as tropas soviéticas tiveram ainda que ser mobilizadas e dirigir-se para as fronteiras. É de grande importância, a esse respeito, o fato de que a Alemanha fascista violou repentina e perfidamente o Pacto de Não Agressão assinado em 1939 com a URSS, sem ter levado em conta as suas consequências, uma vez que seria considerada como país agressor pelo mundo inteiro. É natural que nosso país, amante da paz, não desejava tomar a iniciativa de romper o Pacto; não podia recorrer à perfídia.

     

     Mas , poder-se-ia perguntar: como pôde o governo soviético assinar um Pacto de Não Agressão com pessoas pérfidas tais como Hitler e Ribbentrop? Não teria sido um erro do governo soviético? É evidente que não foi. Os pactos de não-agressões,  são pactos de paz entre os Estados. Tal foi o pacto que a Alemanha nos propôs em 1939. Poderia o governo soviético recusar tal proposta? Creio que nenhum Estado amante da paz poderia deixar de aceitar um tratado de paz com um Estado vizinho, mesmo quando à frente deste último se encontrassem  monstros e canibais como Hitler e Ribbentrop. Mas, como era natural, isso apenas podia ser feito sob uma condição indispensável: esse tratado de paz não devia atentar nem direta, nem indiretamente, contra a integridade territorial, a independência e a honra do Estado amante da paz. Como todos sabem, o pacto entre a Alemanha e a URSS era um pacto precisamente  nessas condições. 

     

    Que foi que ganhamos com a conclusão desse Pacto de Não Agressão com a Alemanha? Asseguramos a paz em nosso país durante um ano e meio; e tivemos a oportunidade de preparar nossas tropas para fazer frente à Alemanha fascista, caso a mesma se atrevesse a atacar nosso país, apesar do pacto. Este foi, pois, uma vantagem para nós e uma desvantagem para a Alemanha. E o que a Alemanha fascista ganhou e o que perdeu por perfidamente romper o pacto e atacar a URSS? Ela ganhou algumas posições vantajosas para suas tropas, por um curto período, mas perdeu no terreno político, desmascarando-se aos olhos do mundo como um agressor sanguinário. Não pode haver dúvida nenhuma de que essa vantagem militar de curta duração constitui, para a Alemanha, apenas um episódio, enquanto que o ganho político enorme da URSS é um fator duradouro sobre o qual se assenta o desenvolvimento dos êxitos militares decisivos do Exército Vermelho, na sua luta contra a Alemanha fascista.

     

    Eis porque todo o nosso valoroso ExércitoVermelho, toda a nossa valente Marinha, todos o falcões da nossa Força Aérea, todos os povos de nosso país, todos os melhores homens e mulheres da Europa, América e Ásia e, finalmente, os melhores homens e mulheres da Alemanha, condenam as pérfidas ações dos fascistas alemães e simpatizam com o governo soviético, aprovam sua conduta e vêem que nossa causa é justa, que o inimigo será derrotado e que estamos compelidos a vencer.

     

    Como conseqüência desta guerra, que nos foi imposta, o nosso país entrou em luta de vida ou de morte com seu mais feroz e pérfido inimigo: o fascismo alemão. Nossas tropas estão lutando heroicamente contra um inimigo armado até os dentes com tanques e aviões. Superando inúmeras dificuldades, o Exército Vermelho e Marinha Vermelha lutam abnegadamente por cada centímetro de solo soviético. As principais forças do Exército Vermelho entraram em ação providas de milhares de tanques e aviões. Nossos soldados estão demonstrando um valor inaudito. Nossa resistência ao inimigo está crescendo em força e poderio. Todo o povo soviético se levanta ombro a ombro com o Exército Vermelho, em defesa de nossa terra natal.

     

     E o que é preciso para afastar o perigo que ameaça nosso país e que medidas devem ser tomadas para aniquilar o inimigo?

     

     Acima de tudo, é essencial que nosso povo, o povo soviético, compreenda toda a dimensão do perigo que ameaça nosso país e abandone toda a complacência e a mentalidade de trabalho construtivo pacífico que era tão natural antes da guerra, mas que agora é fatal, quando a guerra mudou radicalmente a situação . O inimigo é cruel e implacável. Ele pretende apoderar-se de nossas terras regadas com o suor de nossas testas. Deseja apoderar-se de nossos grãos, de nosso petróleo assegurados pelo trabalho de nossas mãos.  Tenciona restaurar o poder dos grandes latifúndios, restaurar o tzarismo, destruir a cultura nacional e a existência dos Estados nacionais dos russos, ucranianos, bielorrussos, lituanos, letões, estonianos, tártaros, uzbeques, moldavios, georgianos, armênios e outros povos da União Soviética, para germanizá-los e convertê-los em escravos dos príncipes e barões alemães. É, portanto, uma questão de vida ou morte para o Estado soviético, de vida ou morte e para os povos da URSS, a questão é saber se os povos da União Soviética continuarão livres ou cairão na escravidão.

     

    O povo soviético deve compreender tudo isso e abandonar toda a complacência; deve mobilizar-se e reorganizar todo o seu trabalho em um novo tempo, em pé de guerra, onde não pode haver misericórdia para o inimigo.

     

    Alem disso, não deve haver lugar em nossas fileiras para os queixosos e covardes, para os semeadores de pânico e desertores; nosso povo não deve temer a luta, tomando parte ativa em nossa guerra patriótica contra os opressores fascistas. O grande Lênin, que fundou nosso Estado, costumava dizer que a virtude principal de nosso povo deve ser a sua coragem, o seu valor, a sua audácia na luta. Essa esplêndida virtude bolchevista deve converter-se na virtude de milhões e milhões de combatentes do Exército e da Marinha Vermelhos, de todos os povos da União Soviética. 

     

    Todo o nosso trabalho deve ser rapidamente reorganizado em pé de guerra, ficando tudo subordinado aos interesses da frente de batalha e à tarefa de conseguir o aniquilamento do inimigo.

    Os povos da União Soviética estão vendo agora que não se atenuou a fúria selvagem do fascismo alemão e seu ódio ao nosso país, que assegurou a todos os trabalhadores a liberdade, o trabalho e a prosperidade. Os povos da União Soviética devem erguer-se contra o inimigo, na defesa de sua terra e de seus direitos. 

     

    O Exército Vermelho, a Marinha Vermelha e todos os cidadãos da União Soviética devem defender, até a última gota de seu sangue, cada centímetro do solo soviético, devem lutar até o limite de suas energias por nossas cidades e aldeias; devem desenvolver sua iniciativa e inteligência, que são qualidades características do nosso povo. 

     

    Devemos organizar, por toda a parte, a ajuda ao Exército Vermelho; intensificar os esforços para engrossar suas fileiras e assegurar o seu reabastecimento em tudo quanto lhe seja necessário; organizar o transporte rápido de tropas, víveres e munições, bem como dar a mais ampla ajuda aos feridos.

     

    Devemos reforçar a retaguarda do Exército Vermelho, subordinando todo nosso trabalho a esse objetivo; todas as nossas fábricas devem ser postas em funcionamento com grande intensidade para produzir mais fuzis, metralhadoras, canhões, cartuchos, obuses, aviões; devemos organizar a proteção das fábricas, centrais elétricas, comunicações telegráficas e telefônicas, assegurando uma eficaz proteção aérea a todas as localidades.

     

    Devemos desencadear uma luta implacável contra todos os desorganizadores da retaguarda: desertores, semeadores de pânico, difundidores de notícias falsas; aniquilar os espiões, sabotadores, pára-quedistas inimigos, prestando uma rápida ajuda para tudo isso aos nossos batalhões de caça.

     

    Devemos ter em mente que o inimigo é astuto, sem escrúpulos e experimentado em matéria de mistificação e difusão de boatos. Devemos ter presente tudo isso, não nos deixando arrastar pela provocação. Devemos levar aos tribunais militares, imediatamente, sem contemplações pessoais, a todos aqueles que, pelo seu espírito covarde e desmoralizador, criarem obstáculos às tarefas da defesa. 

     

    Em caso de retirada das unidades do Exército Vermelho, todo o material rodante deve ser evacuado. Ao inimigo não deve ser deixando um único motor, uma única locomotiva, um só vagão, um único grão de trigo, nem um litro de combustível.

     

    As Fazendas Coletivas devem conduzir todo o seu gado e entregar os cereais aos organismos do Estado para que sejam transportados à retaguarda. Todos os bens de valor, incluindo os metais não ferrosos, cereais e petróleo, que não possam ser transportados, devem , sem falhas, ser destruídos.

    É necessário organizar, nas regiões ocupadas pelo inimigo, destacamentos de guerrilheiros, a pé e a cavalo; criar grupos de sabotagem, encarregados de lutar contra as tropas inimigas, desencadear a luta de guerrilhas por toda a parte, explodindo pontes, obstruindo as estradas, destruindo as linhas de telégrafo e telefone, incendiando os bosques, os depósitos e os transportes. É necessário criar, nas zonas ocupadas, condições insuportáveis para o inimigo e todos os seus cúmplices. Estes devem ser perseguidos e aniquilados, fazendo-se fracassar todas às suas iniciativas.

     

     Esta guerra contra a Alemanha fascista não pode ser considerada uma guerra comum, porque não é apenas uma guerra entre dois exércitos. É a grande guerra de todo o povo soviético contra as forças fascistas alemães. O objetivo desta guerra do povo em defesa de nosso país contra os opressores fascistas, não visa apenas a eliminação do perigo que ameaça nosso país, mas tem por fim também ajudar todos os povos da Europa que gemem sob o jugo do fascismo alemão.  Nesta guerra de libertação, não estaremos sós. Nesta grande guerra, teremos como aliados leais, todos os povos da Europa e da América, inclusive o povo escravizado pelo despotismo hitlerista. Nossa guerra pela liberdade de nosso país se fundirá, com as lutas dos povos da Europa e da América pelas suas liberdades democráticas e pela sua independência. Esta será a frente unida dos povos partidários da liberdade contra a escravidão e a ameaça de serem escravizados pelos exércitos fascistas de Hitler.  Neste contexto, o discurso histórico do primeiro-ministro britânico, Churchill, em que hipoteca o seu apoio à União Soviética e a declaração do governo dos Estados Unidos, em que este se mostra disposto a conceder ajuda a nosso país, não podem deixar de suscitar sentimentos de gratidão no coração dos povos da União Soviética e são perfeitamente compreensíveis e sintomáticos. 

     

    Camaradas!

     

    Nossas forças são incomensuráveis. O presunçoso inimigo, dentro em breve, a seu custo, aprenderá essa verdade. Ombro a ombro com o Exército Vermelho, milhares de trabalhadores, agricultores coletivos e intelectuais, levantar-se-ão para lutar contra o inimigo agressor.

     

    A massa de nosso povo se levanta aos milhões. Os trabalhadores de Moscou e de Leningrado começaram já a organizar vastas milícias populares para ajudar ao Exército Vermelho. Tais milícias populares devem ser constituídas em cada cidade onde haja o perigo de invasão; todo o povo trabalhador deve erguer-se em defesa de nossa liberdade, de nossa honra, de nosso país, em nossa guerra patriótica contra o fascismo alemão.

     

    Com objetivo de assegurar a rápida mobilização de todas as forças dos povos da URSS e para repelir o inimigo que, traiçoeiramente, atacou nosso país, foi constituído o Comitê de Defesa do Estado, que concentra em suas mãos todos os poderes estaduais. Esse Comitê já entrou em funcionamento e conclama todo o nosso povo a agrupar-se em torno do Partido de Lênin e em torno do governo soviético, afim de apoiar com abnegação o Exército e a Marinha Vermelhos, para exterminar o inimigo e garantir a Vitória. 

     

    Todas as nossas forças para o apoio do nosso heróico Exército Vermelho e da nossa gloriosa Marinha Vermelha!

     

    Todas as forças do povo para a destruição do inimigo!

     

    Avante para à vitória!…

  4. e o Muda Mais…

    Foi encerrado o numero do WhatsApp e o sitio web no dia seguinte À eleição. Enquanto os bandidos da oposição continuam com sua Máquina de Calúnias-Mentiras-Golpismo à TODA. NON STOP!

    Nós, enquanto individuos, até consegimos fazer algo. Mas produzir pro WhatsApp é querer demais da gente… meu estomago ta em pandarecos de tanto veneno que recebo de colegas de trabalho, infindaveis denuncias, pedidos pra boicotar a Petrobras… é revoltante! 

     

    E o que tínhamos pra rebater as falacias era o MUDA+ …

     

    Tô começando a acreditar que este governo Dilma2 quer mesmo ser derrubado!

    Não tá dando uma dentro, pÔ!

  5. Essa mulher é incompentente mesmo

    O Lula nos enganou quando disse que essa mulher é competente. Ela não não chega nem a ser uma gerentona como dizia o Lula. Está mais fácil do que nunca derrubar o PIG e ela vem com essa de “Virem-se”. Como o PIG está com problemas financeiros, o momento é agora. Basta o Governo corta 70% das verbas de publicidade para que o PIG desmorone.

    Alguém aqui poderria me explicar qual é lógica da Dilma? Já levantei a hipótese de que a Dilma adora apanhar do PIG.

  6. O poder da TV

    “Hoje, com o uso amplo de rádios e televisores, o povo pobre vê as condições melhores que existem em outros lugares.”

    Essa frase me lembrou de um depoimento, em mea culpa, de um ex-ministro da cultura da antiga Alemanha Oriental. Era um documentário sobre skatistas, e em especial sobre um garoto, que desafiavam o regime sobre quatro rodinhas. Depois de intimidações, prisões e represálias os garotos tiveram a chance de representar a DDR num champ, acho, que em Paris. Se deram bem, nem tanto em termos de resultados, mas ganharam a galera ocidental. Em ato pronto o departamente de cultura, diga-se propaganda, transformou o skate e tudo que andava sobre rodinhas em esporte nacional.

    Falou o ex-ministro comunista alemão: foi a contrapropaganda, sem antes citar o seu colega ministro da cultura/propaganda da Romênia que resolveu passar em rede nacional a série americana Dallas para mostrar ao povo a decadência do capitalismo. Como ele mesmo falou, a propaganda funcionou ao contrário, romenos diziam, pqp, eu aqui disputando um frango a tapa e o governo vem me falar da decadência capitalista.

     

  7. Não adianta.
    Dilma não sabe e

    Não adianta.

    Dilma não sabe e não lê o que se discute na militância, na blogosfera. Já estou quase achando que a Dilma é assinante da Veja (falando nisso, cadê o processo??).

    Aparentemente (espero) Dilma está surda e muda.

    Estratégia nada.

    O PT faz tantos acordos para garantr governabilidade e o resultado é o que estamos vendo agora. Um partido à deriva massacrado por todos com quem “negocia”. E que acaba fragmentando a esquerda.

    Por outro lado a direita e a mídia são uníssonas. Todos falam a mesma coisa. Batem na mesma tecla. Sem dó, nem piedade.

    A questão da água em SP, já está sendo diluída, como facilmente previsto,  entre Haddad e Dilma. Alckmin não está mais sozinho nessa.

    Enquanto isso em Brasília os nossos intrépidos agentes da ABIN jogam mais uma partida de carteado olhando as notícias na tv.

    1.  
      Marco,realmente a Dilma é

       

      Marco,realmente a Dilma é muito ausente no que diz respeito a comunicação social, mas ela tem noão que esta barreira contra os grandes grupos de mídia será tarefa das organizações social aqui na planície .

      O que temos que cobrar é a descriminilação das rádios comunitárias .

      A porca mídia não sobreviverá com a existencia de dezenas ou centenas de milhares de rádios comunitárias .

      Precisamos falar !!  Precisamos Falar !! Precisamos Falar !!

       

      1.  
        Fique mais tranquilo,

         

        Fique mais tranquilo, companheiro, não se aflige, pois daremos respostas a todas estas ilações .

        A verdade sempre triunfa, fique tranquilo, o PT escolherá o timing certo .

         

        1. Os comunicados não deverão

          Os comunicados não deverão vir de cima pra baixo, vamos aguardar as decisões do Berzoine (democratização da comunicação com uma abertura para as rádios comunitárias )

           

  8. Mais…..

    Não falam que a Dilma é centralizadora e so ordena e espera que todos ha obedeçam.

    Quem sabe agora ela não esteja agindo como muitos pediram, dando liberdade para os ministros terem ideias proprias.

    Infelizmente ela não soube se comunicar muito bem.

     

  9. O vento que venta cá será o mesmo que venta lá.

    Os ataques, as calunias e a porradaria não vão passar, Presidente.  Pelo contrário.

    Ficar quieta, imobilizada, trancada no armário esperando a “coisa” passar é inútil. A “coisa” só  vai aumentar, ganhar corpo além do suportável.

    Em resumo: a senhora será fatalmente deposta, chutada do cargo presidencial. Está muito próxima disso.

    Em seus tempos de militância, de luta tenaz contra a ditadura militar, a senhora jamais teria mandado um “virem-se!” para seu companheiros. Foi nessa mulher que votei, que votamos. Com todo o devido respeito, vire-se! Vai à luta.

    1. Para Dilma a solução é…

      … irmos todos para a rua gritando ´O povo não é bobo, abaixo a rede Globo´.  Essa é a guerra da comunicação pra ela.

  10. Perfeito: virem-se

    É a mesma história em relação a atuação da PF: ela é autonoma.

    Leia-se: não faz parte do meu governo.

    E depois quer que o povo reconheça seu combate à corrupção. 

     

    A Presidente tem que fazer um curso intensivo de liderança.

  11. Enquanto isso os eleitores do
    Enquanto isso os eleitores do Aécio organizam protesto pelo impeachment de Dilma para o dia 15 de Março.

    Pasmem, muitos criticam o “abusivo ICMS”. É risível.

  12. Ambos os lados estão psicologicamente surtados

    A direita ensandeceu, todos os seus segmentos, político, midiático e popular, o ódio constelou tudo de sombrio que existia reprimido. E o governo, PT, seus dirigentes estão dominados por uma crise letárgica, cuja origem mistura várias coisas, a mais importante pra mim é um medo egoísta da panela ferver e derramar seu leite precioso.

  13. É não vai ter  copa!
    O

    É não vai ter  copa!

    O retorno..dias desses mandam Dilma TNC

    e o jogo segue.A mídia  não se cansa, o

    formato não muda,Dilma não muda…a

    população até reclama mas já não cai

    tão facilmente na armadilha. Engraçado

    que há uma nova catergoria de troll..o

    troll ressentido. 

     

    1. perfeito, morallis…
      troll

      perfeito, morallis…

      troll ressentido é pior que aqueles da esquerda ressentida que

      saíram do pt como a heloísa helena detonando o partido e

      dando uma imensa munição pra direita desconstruir o pt.

      e tem os trolls da direita mesmo,

      estes estão ressentidos há doze anos por terem perdido o rumo de casa….

    2.  As pessoas não percebem que

       

      As pessoas não percebem que qualquer mobilização parte das bases . As ações partem das bases, quem imagina que Dilma irá utilizar a porca mídia para rebater as ilações estão redondamente enganados .

      Vamos aguardar o que Berzoine fará para permitir a disseminação das rádios comunitárias .

       

       Saudações Libertárias !!

       

  14. “virem-se”

    Pois é. Conforme já postei por ai,volto a indagar: O que ganha a mídia Paulista; cujo Estado tem 40 Milhões de habitantes , prestando serviço de vassalagem para Globo?Se fossem um pouquinho ousados e mais produtivos, já teriam  isolado a globo e alavancado suas posições.Mas a vaidade,aliada a preguiça,preconceito,ego etc estão bem acima do racionio minimamente lógico.

    PS.E não seria necessário fazer press-releas ,e nem ser chapa branca hein….

  15. como disse o estadão na

    como disse o estadão na matéria, a culpa é – e pelo jeitoserá – sempre do hadadad e da dilma.

    no discurso que ouvi da dilma, ela pediu que respondessem às críticas.

    alguns respondem.

    outros põem mais lenha na fogueira….

     

     

  16. Caro Nassif, discordo de que

    Caro Nassif, discordo de que não exista estratégia. Nunca existe vácuo de estratégia, o que existe é “estratégia implícita”, ou seja, não explicitada, na forma escrita. A estratégia implícita do governo Dilma é ficar low profile, dizendo o mínimo, por que há um segundo “mensalão” (ou melhor, “petrolão”) a caminho: a Lava Jato. E a direita está apostando nessa nova onda para destruir de vez o PT e seus dirigentes.

    Tudo indica que se depender da direita (turbinada por parte da mídia, em desespero e sob o risco de definhar/morrer), os presidentes Lula e Dilma irão “para a forca”, no sentido figurado, é claro. Se existisse forca real, seria o sentido real. E dessa vez, como ocorreu no primeiro “mensalão”, a impressão é de que não se pretende “sangrar”, mas destruir, de uma forma tal que o PT não mais se recupere. O PSDB e seus aliados não terão melhor oportunidade como essa. E ainda poderão atacar em outros flancos, como o BNDES. Há um cerco ao governo do PT, mais forte do que nunca.

    O ponto é que a estratégia do governo federal está muito preocupante, precisamente por conta da forte queda de aprovação da presidenta e da falta de percepção de muitos simpatizantes do PT, que não estão entendendo a gravidade do que ocorre e, principalmente, do que pode ocorrer se a situação se deteriorar demais. A ficha deles não caiu. Aprovação em baixa dá combustível para golpismo. E sob golpe, o que virá pela frente, Deus nos livre. 

    Nesse momento, é importante todos pensarem sobre o que fazer. Por exemplo, a presidenta Dilma tem o que fazer, não precisa de imobilismo. Há muito trabalho a ser feito, como por exemplo, criar uma AGENDA POSITIVA, abrangendo PETROBRÁS, EDUCAÇÃO e REFORMA POLÍTICA. Até a regulação da mídia pode esperar, se for o caso. O PT precisa se mexer, ir à luta, sair da burocracia, mexer-se! Blogueiros simpatizantes precisam atentar ao que estão escrevendo, pois influenciam milhares (desculpe-me, mas vocês às vezes ajudam a empurrar o governo para baixo; não por que estejam errados, mas por que influenciam pessoas negativamente). E os simples simpatizantes do governo conversar com as pessoas e tentar informar. É isso ou o golpe.

    1. Destruição de Lula e Dilma

      Como disse o índio…..se a direita fizer essa besteira as ruas do país ficarão sujas de sangue…..é guerra civil e o Brasil tem que preparar o seu espírito para essa realidade.

       

    2. Destruição de Lula e Dilma

      Como disse o índio…..se a direita fizer essa besteira as ruas do país ficarão sujas de sangue…..é guerra civil e o Brasil tem que preparar o seu espírito para essa realidade.

       

  17. Além de comparações ruins você não conta uma conta do terço

    Luis Nassif,

    Primeiro faltou a autoria do texto. Parece ser seu mas falta deixar o seu nome lá no alto indicando que ele é seu. Não fica bem que as pessoas saibam a autoria apenas pelo estilo e pelo conteúdo.

    Pelo estilo há seu gosto pelas comparações. Pelo conteúdo você as torna mais do que capengas como todas as comparações são e as torna descabidas. Há pouco você fez a comparação descabida da presidência da Petrobras com a presidência do Banco do Brasil. O Banco do Brasil é um banco que tem um crescimento parecido com o crescimento populacional. Em um ano se faz o mesmo que se fez no ano anterior e acrescenta-se mais alguma coisa além de que alguma coisa do ano anterior é substituída. Também faço as minhas comparações e como todas as comparações elas também são capengas.

    Aqui você compara a situação inicial do segundo governo da presidenta Dilma Rousseff com a situação de João Goulart, eleito em votação isolada mas como Vice-presidente. Um mundo e tanto de diferença. De todo modo, PTB e PSD tinham maioria na Câmara. E como Jango Goulart eram quase tão conservadores quanto a oposição. E era uma maioria uniforme, mas eu não sei até que ponto se possa dizer que Ranieri Mazzilli fosse diferente de Eduardo Cunha, ambos oriundos do maior partido em cada época: o PSD no caso de Ranieri Mazzilli e o PMDB no caso de Eduardo Cunha (O PMDB se se conta o número de deputados estaduais das duas legendas em que me parece que o PMDB se apresentaria maior do que o PT, embora se trate de informação a se confirmar).

    E tira uma fala de Jango Goulart que tem sua validade, mas que ainda era fruto do desconhecimento. Assim para João Goulart foi a ampliação dos meios de comunicação que aumentou as demandas da população. Se Jango Goulart fosse leitor de Adolphe Wagner, ele saberia que as demandas da população aumentaram à medida que a renda per capita brasileira aumentou. Na regra econômica conhecida como Lei de Wagner, os gastos públicos apresentam uma tendência inexorável ao crescimento a medida que a renda per capita da população aumenta, pois a população passa a exigir mais e melhores serviços públicos.

    Bem, quanto a possível resposta da presidenta Dilma Rousseff aos seus ministros diante da pergunta de como vencer a guerra da informação eu, imagino se ela tiver um mínimo de inteligência, ela terá dito isso mesmo: “virem-se”. E como economista ela completaria:

    “Na verdade o nosso problema é a economia, só quando a economia melhorar é que poderemos vencer a nossa guerra de comunicação. Dentro em breve, a Folha de S. Paulo vai mostrar uma pesquisa em que a minha popularidade vai cair e as perspectivas na economia vão piorar e as perspectivas de inflação mais alta em 2015 vão aumentar. Isso ocorria no governo de Fernando Henrique Cardoso. Cada vez que havia uma crise lá fora, a popularidade dele caia, as perspectivas da economia encolhiam e as perspectivas da inflação futura mais alta cresciam. Como as crises no exterior, com o dólar funcionando em sistema de banda, apenas reduziam a liquidez da economia, além de forçar o Banco Central a aumentar o juros, a inflação ficava cada vez menor e o desemprego chegava a crescer. Com inflação quase chegando em zero em 1998 e o desemprego aumentando, Fernando Henrique Cardoso foi eleito no primeiro turno. Então só quando eu resolver o problema da economia e o Brasil voltar a crescer, eu voltarei a ter bons índices de popularidade. Não vou trabalhar muito no combate à inflação porque penso que a inflação está em um patamar que seria melhor para o Brasil dentro do limite de só atingir a minha popularidade na margem, e que se ressalte que eu não vou fazer como Fernando Henrique Cardoso que sabendo que a população é egoísta e prefere menos inflação com mais desemprego do que o contrário. Vejam o exemplo de Barack Obama que pegou a economia americana em bagaços, conseguiu recuperar a economia e fez grandes avanços como o plano de saúde e ainda assim viu o Partido Democrático ser derrotado nas duas casas, por um partido cada vez mais conservador. Então é isso, quem ficar do meu lado não vai ver bonanças nos próximos dois anos.”

    Agora sempre haverá os que vão querer que ela quebre e arrebente. E haverá aqueles que querem a destruição da grande mídia pelo passado ignominioso antigo e recente delas. Para o capitalismo brasileiro, entretanto, mesmo sendo contra o governo, o melhor que o governo faz é dar vida a essas grandes empresas. Torná-las em maior número, mas as incentivar. Não só porque esta é uma política próxima da idéia de campeões nacionais e que é boa para o sistema capitalista, mas também porque aumentando a disputa haverá alguns grandes da mídia que procuraram um nicho diferente do que o que é atualmente ocupada por esses quatro grandes Globo, Abril, Folha de S. Paulo e Estadão (E talvez seja possível também incluir os Diários Associados).

    Sobre a questão da concorrência maior levar a busca de novos nichos, aqui em Belo Horizonte, em razão do engajamento do jornal Estado de Minas com a campanha de Aécio Neves, o jornal o Tempo, mesmo sendo de propriedade de alguém que foi deputado pelo PSDB e tem toda a resistência com o PT, assumiu uma posição menos comprometida com o PSDB do que o velho jornal dos mineiros.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 08/12/2014

  18. A esquartejada pela Mídia!

    Isso é uma resposta de uma presidente de um País que a elegeu com mais de 50 milhões de habitantes???

    O Lula errou ao  não ser o presidente,  Dilma é técnica, não tem carisma e não é estadista articulada  que sabe mover as pedras do jogo politico.A Mídia juntamente com seus  conspiradores, não permitirão Dilma chegar até o  final do ano!!!Muitos militantes do PT  já caíram  fora, não acreditam mais em mudanças midiáticas e  esse papo   furado de regulação econômica!!!

  19. Ou empalmam o poder ou

    Ou empalmam o poder ou tornam-se irrelevantes”; pelo que entendi a intenção é derrubar o governo para colocar um mais amigo e talvez se salvarem? Talvez assim se explique a attitude do dono de uma emissora quando uma deputada pediu para o governo não gastar verbas com aquela emissora, imediatamente pediu para que todos os contratados se calassem já que não poderia ficarr sem as centenas de milhões que o governo despeja ali por ano; ou seja estão correndo atras de uma bolsa imprensa, essa mesma impresna que está se tornando obsoleta a passos largos, não antes sem espernear bastante; e a emissora de sempre protegendo um politico como aquele senhor que é o mais rejeitado de todos os tempos? Chegaram tarde; espero sinceramente que fiquem do tamanho de suas pequeninas atitudes, ou menores, o Brasil não precisa e não os merece.

    1. Estarrecedor e vergonhoso!

      Há muito tempo tomamos conhecimento que Barusco afirmou que as propinas aconteciam desde 1997. Não adianta a Globo tentar blindar FHC. Além desse, ele tem muito mais telhados de vidro. Esse post do Nassif deveria correr pela internet, pois a maioria desse povo é mal informada, pois apenas se pauta por essa mídia mentirosa que é capaz de blindar culpados, desde que sejam do lado que defendem. E nós conhecemos esse lado. Que não nos subestimem!

    2. Prova cabal do modus operandi

      Prova cabal do modus operandi do IMPRENSALÃO TUCANO. Não podemos deixar assim. Isso é crime ! Estão usando de posição privilegiada para enganar população!  A justiça não pode permitir isso . Temuito que ser denunciado !

  20. guerra civil

    Estamos prestes s presenciar no Brasil uma guerra civil se os meios de cominicação e os cochinhas não se atentarem para o fato que para se chegar ao poder tem que ser pelas urnas e não por golpe.

  21. guerra civil

    Estamos prestes s presenciar no Brasil uma guerra civil se os meios de cominicação e os cochinhas não se atentarem para o fato que para se chegar ao poder tem que ser pelas urnas e não por golpe.

  22. PHA , 21 / 09 / 2012

     

    PAULO HENRIQUE AMORIM

    21 / 09 / 2012

    “A nomeação de Silvia Faria dispensa aprovação do Senado Federal.

    No entanto, sua nomeação é mais importante do que a de Embaixador, Ministro de Estado e Ministro do STF.

    Silvia Faria formou-se profissionalmente no “jornalismo” que se opera em Brasília.

    Ela é uma especialista e um símbolo desse gênero.

    A nomeação dela por Ali Kamel significa que o método que o jornal nacional tem utilizado para cobrir Brasília e os governos trabalhistas acaba de conquistar a medalha de ouro.

    É uma Paralimpíada de um vencedor só.

    Com Ali Kamel promovido – clique aqui para ler o que isso significa – e o deslocamento de Silvia Faria para o ponto central, estratégico, do “jornalismo” da Globo dão a entender que os filhos do Roberto Marinho – eles não têm nome próprio – vão pra cima.

    Eles não perdoam a humilhação a que Dilma Rousseff submeteu Fernando Henrique Cardoso.

    Agora, não tem conversa !

    “O cerco da Globo está se fechando”, disse um funcionário do Palácio do Planalto ao ansioso blogueiro, ao saber da promoção de Silvia Faria “

  23. Está na cara que há um golpe

    Está na cara que há um golpe em andamento. E que há dinheiro grosso financiando isso, inclusive a bolada da bolsa mídia que o governo federal, com seu republicanismo de ingênuos transfere mensalmente para os Marinho, os Frias e os Civita.

    Dilma, Lula e o PT não conseguem formar um alto comando de guerra para enfrentar os inimigos do povo brasileiro. E é isto o que precisava acontecer: formar um alto comando com pessoas capazes de comunicar e articular e mobilizar forças junto ao congresso, ao STF, aos movimentos sociais.

    Se Dilma fosse uma liderança carismática e com facilidade de comunicação, ela faria isso. Mas não é. Ela tem muitas qualidades, mas para um governo que já está funcionando bem, sem muita crise. Num momento como este, ela precisa urgentemente esclar um time de profissionais em seu (nosso) apoio, para enfrentar a mídia, o juiz Moro, os delegados da PF do Paraná, o presidente do congresso nacional, entre outros. É um poder golpista muito bem articulado que não será vencido simplesmente com o simbolismo da presidência da república, por mais que o povão respeite a presidenta.

    A mídia não para um segundo sequer de detonar o governo federal e o PT e a Petrobras, seja nas rádios, TVs, jornais, revistas e nas redes sociais, além dos portais da mídia golpista. É a força do monopólio da mídia, que os governos do PT nada fizeram para detoná-lo como deveria ter acontecido.

    Quem sabe se por um desses milagres o povo não resolve a parada por si mesmo, vai para as ruas, bota pra fora os golpistas e inaugura uma democracia que mereça este nome, com real liberdade de expressão para todos? Ou quem sabe São Pedro não nos manda mais chuva, para acabar com a seca e com as crises hídrica e de energia? Já que os governantes que elegemos se mostram incapazes de reagir ao golpismo, só nos resta apelar para forças do além. Ou esperar que o povão desça o morro para decidir a parada – neste caso, rezando para que não seja para servir aos de cima.

  24. Ou seja, querem “impichar” antes que eles mesmos se acabem

    Golpe preventivo? De salvação? … Quem sobreviverá?…

    Insisto: o anúncio mais caro da TV aberta é o dos intervalos de tele-jornais da noite (por volta de 8 horas).

    Usando tabela divulgada na rede, a conta que fiz para uma inserção de 1 minuto no intervalo dos principais jornais (SBT, Globo, Rede TV, Band, Record e Cultura) TODOS OS DIAS custaria cerca de 500 milhões por ano!

    Se a inserção for apenas segundas e sextas, ainda em TODAS as mencionadas, cairia para 100 milhões/ano.

    Considerando que gastam mais de 1 bilhão só na TV aberta e que este seria um instrumento bem mais eficaz que, por ex., Hora do Brasil/Radiobrás, TV Brasil e mesmo blogs (que devem ser incentivados, pelo menos um para o governo e um para cada estatal estratégica), pois compartilharão, no minimo a mesma audiência dos tais jornais.

    Embora seja um tempo relâmpago, se operado por bons profissonais,conseguirão, no mínimo, jogar o benefício de (que existe) um contraditório, esclarecimentos essenciais e, o melhor, desmentir noticias na hora ou  prevenir exageros que poderão fazê-los passar vergonha.

    Por mais exígua que seja, inserirá a posição do governo (que não é “do PT” ou da situação, é de todo o Brasil) na agenda de discussão de todos! Até nós aqui acabamos por discutir eminentemente a agenda de oposição e míRdia, sendo pautados quase totalmente por ela. Não há agenda positiva (contribuições, soluções, sucessos…)

    E nada impede que eventualmente se gaste, pontualmente, um pouco mais (ou menos, quando desnecessário), jogando o jogo do “mercado” e da “liberdade de expressão”. Mesmo em outros horários e eventos.

    Sempre com o foco de esclarecer, informar, contestar, para que não seja taxado de “propaganda”.

    Informação é mais do que um “negócio”. É um direito essencial e estratégico para a população de um país que não quer ser ludibriada, seja por situação, seja por oposição.

    Ela tem a mínima pluralidade, o mínimo contraditório.

    Enfim, ao invés de todos apenas tomarem ciência…

    Tomarão consciência.

     

     

     

  25. Esforço disperdiçado

    Besteira esse negócio de guerra da comunicação.

    Tem que fazer como FHC e Lula, entrega as cabeças logo, numa badeja, e pronto. Não foi assim com o Zé Dirceu e com o Palocci ?

    É uma batalha que já começa perdida.  

    Apenas para registro, já que dizem que FHC tinha apoio da mídia, 4 capas da Folha do início de 99.

    Ou esse pessoal todo aí que comenta se acha intelectual que descobriu que o governo FHC foi uma m* sem que precisar que a imprensa contasse prá eles. KKKKKK

    1. Alex,muito bonitinho o seu

      Alex,muito bonitinho o seu post, tipo ; jogo de Cena…Quantos envolvidos nas reportagens que você ora apresenta ; estão presos?

      1. Meu querido

        Acho que você respondeu no comentário errado, mas o Chico Lopes saiu preso da CPI, direto para a sede da PF, sob os holofotes da imprensa, se fizessem isso com um Palocci, por exemplo, qual seria a choradeira dos petistas ? Perseguição ao partido ?

         

  26. Hora de enfrentar a grande mídia

    Já tá mais do que na hora de o governo enfrentar essa grande mídia. Ficou provado nessas eleições que, com uma comunicação adequeada, profissional (importante), o governo consegue explicar o que faz e para quem faz e botar todos os pingos nos is. E Dilma consegue falar bem sim e passa um ar de seriedade, de dignidade e de luta para a população brasileira, são dados importantíssimos e difíceis de tirar dela.

    Lembro-me de um artigo, acho que aqui no Nassif mesmo, mencionando o jornal Última Hora, dos tempos do Getúlio (segundo governo), dizendo como ele era um jornal absolutamente profissional, com uma boa dose de entretenimento (foi o primeiro, ao que parece, a tornar coloridas as fotografias das páginas de esportes), mas que no núcleo duro das notícias era o único a defender Vargas. Era um jornal muito lido e com um ótimo alcance.

    O governo precisa de algo equivalente a isso, pelo menos nas redes sociais. Não blablabá de militante (com todo o respeito), esse não atinge quem não é politizado, mas algo realmente estruturado, sério, bem pensado, profissional. E o governo, claro, sair da paralisia e começar a gerar notícias positivas. E parar também de tentar agradar a direita, o “mercado” e toda essa corja, já está também provado que quanto mais dá para eles, mais eles querem (e querem sem qualquer escrúpulo). 

    O governo precisa retomar o diálogo com os movimentos sociais e o PT, com os demais partidos de esquerda. Já deu, hora de assumir suas posições e explicar para a população o que acontece.

  27. …E isso tudo acontecendo e

    …E isso tudo acontecendo e eu aqui na praça, dando milho aos pombos.  Com licença a Zé Geraldo para plagiar sua frase, tão bem explicitada em forma de canção.

    Quanto ao fato do pgr e seus apaniguados se deslocarem para os EUA, com vistas a coletar informações para incriminar a petrobrás, isso é apenas um detalhe a mais, do resultado desse republicanismo que grassa nesse governo.  É a resposta da tal lista tríplice, onde a mandatária mór da nação abre mão de escolher esse e outros nomes vitais para a sobrevivência do governo, e que são prerrogativas dela, para nomeá-los em função da tal lista (chantagista) tríplice que esses corporativistas a impõe, e que ela aceita candidamente. 

    É o tal republicanismo onde o governo  nomeia negros, mulheres, judeus e assemelhados para agradar a classes, e não para atender aos propósitos de um governo.  Aliás, tá faltando um índio para um cargo importante, assim a lista fica completa, e todas as minorias passam a representar a nação.  É o republicanismo que dispensa a competência, e a nação que pague a conta.

    Estão quebrando o país para tirar um partido político do poder.  Aqui no RJ a coisa tá feia, e os cariocas do blog vem aqui para falar mal de SP.  Técnicos dizem que o estado do RJ só tem água até o final do ano.  Reservatórios já chegaram ao volume morto, pequenas hidrelétricas não podem operar, pois os rios secaram.  O prejuízo no interior do estado com agricultura e pecuária sem contar a indústria, já beira o desespero.  Enquanto isso a mídia golpista não dá uma linha sequer. 

    Todas, eu disse todas, as atividades ligadas ao petróleo no estado estão parando.  O estado está literalmente quebrado.  Bilhões de reais provindos de royalts estão suspensos.  Empresas prestadoras de serviços no estado estão sem receber, e logo começarão a demitir.  Projetos de refinarias no nordeste e outros lugares foram suspensos.  Logo, estaremos igual ou até pior que SP.  O comperj (refinaria que visava refinar derivados de petróleo) está destruído, trabalhadores já estão sem receber em várias atividades laborais. 

    O projeto do pig é visivel, vão avalancar o golpe para tentar sobreviver agarrados nas tetas do próximo governo.  É o tal mercado que eles apregoam para outrem,  mas para si,  o objetivo é viver as expensas do Estado.  É a bolsa pig!  Tudo de ruim que acontece aqui é escamoteado, via verbas de publicidade 

    A petrobrás está agonizando, e eu ainda tenho que assistir em todos os canais da tv paga, propagandas enaltecendo a petrobrás e seus feitos, isso nas emissoras que mais a detratam, ou seja, a petrobrás paga para ser esculhambada.  É a máxima da mulher do malandro, levada a cabo na sua plenitude.    

    Dizem que o tempo é senhor da razão, então esperemos para ver!

  28. É João Santana e Mercadante, Estúpido!

    LN está sendo condescendente com a omissão de Dilma em cumprir o papel para o qual a elegemos, liderar politicamente o governo que apostamos contra as forças que querem o Brasil comandado pela Casa Grande, pois a recomendação não limitou-se a reunião ministerial, também em pronunciamento, na comemoração dos 35 anos do partido, sexta-feira, ela repetiu a dose incitando a militância a defender o governo e o partido, como se já não fizessem e reclamassem exatamente de sua mudez obsequiosa em conjunto com partido, parlamentares e dirigentes. Pelo jeito, Mercadante, embaixador da mídia, lider da oposição, no nucleo central do governo, e o oráculo João Santana, devem ser os unicos interlocutores da dita muda, em relação a realidade da comunicação midiática no Brasil.

  29. E vai fazer o que.??
    Retaliar

    E vai fazer o que.??

    Retaliar a mídia pra eles aumentarem a artilharia.?

    Colocar algum ministro porraloca,  e sair ameaçando os inimigos?

    Tem mais é que ficar em silêncio e tentar reanimar a economia.

    E torcer pro petróleo voltar a subir. Se isso não acontecer é tentar colocar outro partido progressista nas próximas eleições. 

    Começar a trabalhar pra que a direita não volte ao poder. 

  30. A Dilma é covarde , deixou o

    A Dilma é covarde , deixou o Requiao de não abanando. Não tem a dignidade de convida- lo para o governo. Ele podia ir para as Comunicações e o Ciro para a justiça

    1. se a contaminação fosse só

      se a contaminação fosse só dos trolls, eu até estaria mais otimista…

      são empulhadores…os profetas do apocalipse…

  31. É muito ruim ficarmos apenas

    É muito ruim ficarmos apenas na internet ou vendo e ouivindo TV’s e rádios, este rame rame de que o Brasil está um cáos está adoecendo os mais frágeis

    Isso não existe, saiam deste mundinho paralelo que a direita esta entupindo veiculando através da porca mídia  .

    Neste momento, aqui no RJ a noite está começando a bombar . Muito samba, cerveja e alegria (embora esteja caindo um temporal )

     

     

  32. Syriza e Podemos – o fantasma que assusta

    Penso que a toda a movimentação hoje no Brasil da Mídia não é para acabar com o Pão & Circo dos políticos e dos partidos, mas para impedir que se unam forças suficientes para criar na oposição um Partido com capacidade de disputar o poder no Brasil com idéias semelhantes ao do Podemos espanhol e do Syriza grego.

    Ai sim, idéias diferentes no campo que realmente importa para o povo e a Nação, seu Dinheiro, iriam encontrar espaço para discussão, avaliação e aperfeiçoamento.

    Esta mídia que está ai, não quebra nunca, pois é dos banqueiros que as financiam.

    1. O Syriza é um PSOL que ganhou

      O Syriza é um PSOL que ganhou eleições num paiseco equivalente ao RJ – muito turismo, muito sol, etc. etc. etc. Ganhar eleições no Brasil, Argentina, México, ìndia ou quetais com esse tipo de proposta -acho mais difícil…

      O “Podemos” é a “rede” deles. Nem mais, nem menos. Não os considero de esquerda – e olha que o Véio não  é sectário (não tem mais idade prá isso…).

      Ou estou errado?!

  33. Só Não Vê Quem Não Quer…

    A realidade é que o “nosso” governo quer agradar e amansar a Casa Grande para ser compreendido em seus “nobres propósitos” e a Casa Grande só pensa em extinguir nosso governo e o PT, do cenário político brasileiro, anteontem, pois sabe o imenso risco de extinção que corre, pelo extenso tempo que está fora do poder central, principalmente agora, após a quarta derrota consecutiva para as forças progressistas.

    Já torrou os pacová, o papel vaselina de Mercadante & Zé Cardozo Ltda, entenda-se, de uma vez por todas, que é da natureza a Casa Grande inimiga e não adversária, pelo simples motivo de saberem que, com nossa gente governando, por inércia serão extintos, a médio prazo, por falta de combustível e que, por mais nobres, democráticas e humanitárias, sejam as nossas razões, jamais irão aceitá-las, pois representam o fim da sobrevivência dessa casa de intolerância, que tanto mal tem feito ao Brasil.

    Só não ve, no governo e nas instâncias orgânicas do PT, que é preciso combater, sem tréguas, essa famigerada casa, isolando a diminuta elite do atraso que a mantém e que ela representa, dos demais diversos brasileiros, que desejam um país moderno, democrático e justo para viverem, quem não quer ou é quinta coluna.     

  34. percebe-se nitidament que a

    percebe-se nitidament que a trollagem tucana deita e rola nesse tipo de análise….

    é a tal da democracia e o respeito à opinião de todos….

    disso resuitará algo que poucos sabem no que vai dar….

  35. Combate ao PIG

    As criticas são bem vindas até para pressionar o Governo a reagir sair de seu autismo e partir para boa luta, eles estão fazendo o papel deles de nos atacar, o que esperar dos adversários, nós é que estamos fugindo da luta. Outra coisa delegar a defesa do governo, como fez a presidenta para os ministros, é tirar o corpo fora. Esperar que subalternos arrisquem o pescoço para defender um governo que não se defende é suicidio, quando a midia massacrar o ministro ele cai em nome da governabilidade. Portanto, cabe ao lider o papel de protagonista, no caso a Dilma ou Lula, no combate ao massacre diário da mídia.

  36. Eu sou profeta:
     
    Antes do

    Eu sou profeta:

     

    Antes do fim do ano, a Dilma vai adoecer. Será uma doença misteriosa. A imprensa, muito profissional e obviamente, tratará do tema “ad nauseam”. Vai ter especial no Fantástico especulando sobre as causas, os sintomas e os riscos. A Ana Maria Braga e/ou a Bernardes entrevistarão médicos, nutricionistas, psi, gurus etc. A linda Sandra Annemberg expressará uma sincera tristeza. Aquela bonitinha que pensa que é do bem mas é do mal, a Sheeeeeerazaaaade, vai descer a lenha. O Diogo Mainardi, já devidamente informado pelos infiltrados no Planalto, vai dar uma festa nababesca em Veneza. E os economistas, claro, recomendarão as ações da Petrobrás. Depois de algumas semanas de muitas dúvidas e preocupação nacional, a ainda presidenta, em visível convalescença, fará um pronunciamento apaixonado e passará a faixa ao seu (nosso) vice, o mordomo, devido a fatal orientação médica indeclinável. Imediamente ela viajará para o exterior, onde permanecerá um bom tempo. Tempo suficiente para escrever suas memórias, com a ajuda de algum biógrafo, talvez o Ruy Costa ou o Fernando Morais. O livro fará revelações pungentes sobre a sua infãncia e sobre a sua luta contra a ditadura militar, mas não explicará coisa alguma acerca da renúncia, que seguirá um mistério mitológico para as futuras gerações. Devido a uma  cláusula contratual, a biografia só sera publicada daqui a dez anos. O sucesso de vendas vai colocá-lo em primeiro na lista de não ficção (!?) de Veja e a GloboFilmes vai produzir um filme que será inscrito para o oscar de estrangeiro, mas será desclassificado precocemente, dando lugar a um argentino ou um iraniano muito melhores. O que não importará tanto, já que terá picos de audiência ao ser mutililado e transformado em série para depois da novela das nove. Ah, ia me esquecendo. A ex presidenta, já idosa, mas muito lúcida e sábia, cobrará duzentos por palestra.    

  37. TRAVAR A GUERRA DA COMUNICAÇÃO – DILMA
    PUBLICADO NO http://redecastorphoto.blogspot.com.br/ – PROPAGANDA é o braço executivo do governo invisível   PROPAGANDA é o braço executivo do governo invisível  Entreouvido na entrada da UPP da Vila Vudu: Essa notícia é importantíssima, no momento em que a presidenta nos mandou fazer “a guerra da comunicação”. Foi mais ou menos como se a presidenta Dilma nos entregasse a cada um estilingue capenga e nos mandasse, só com nossos estilingues capengas,  dinamitar sozinhos a ilha de Manhattan. Em 1938, o poeta já sabia que não é missão viável! Hoje, comunicólogos e mestres e professô-dotôres uspeanos por aí às dúzias só fazem repetir e ensinar, que, sim, não só é possível, como é facílimo, qqer adolescente burguês semialfabetizado e totalmente analfabetizado por ‘jornalistas’ e ‘jornalismos’ da imprensa-empresa liberal de fascistização que é a única que o Brasil conhece é perfeitamente capaz de fazer “a guerra da comunicação”. Na sequência, então, a presidenta vai lá e diz: “façam a guerra da comunicação”. Como se fosse fácil! A herança mais terrível da dependência e da colonização é essa nossa ignorância brasileira de segundo-grau: nós não sabemos que não sabemos muitas coisas, macaqueamos uma que outra ideia mal enjambrada e, pronto, “já sabemos”. Mas não sabemos. E como não sabemos que não sabemos, não encontramos sequer um ponto qualquer por onde começar a aprender o que não sabemos que não sabemos. Então, anotem aí e avisem lá nossa presidenta Dilma: – A gente não sabe fazer porra de “guerra de comunicação” porra nenhuma. Não sabemos. “Guerra da comunicação”, no contexto em que vivemos no Brasil-2015, é dar combate DISCURSIVO contra o braço executivo do governo invisível da grana-universal que em tudo manda. Ninguém aqui entende, sequer, a definição da coisa… Imagina se sabemos FAZER!   Assim sendo, temos de (1) INVENTAR e de (2) aprender a fazer PROPAGANDA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO. Será o meio pelo qual poderemos vir a ter  ferramentas executivas eficientes para dar vozes e discursos ao NOSSO GOVERNO POPULAR DEMOCRÁTICO E DE DEMOCRATIZAÇÃO. Enquanto isso não existir, a única voz que se ouvirá no Brasil será a dos “jornalistas” [só rindo] acabrestados e/ou fascistas sinceros, do grupo GAFE (Globo-Abril-FSP-Estadão) e de dúzia e meia de “especialistas” acanalhados feito um tal de “Prof. Villa” que fala toooooodos os dias pela TV Cultura-SP. Saber que não se sabe porra nenhuma da tal “guerra da comunicação” é o primeiro passo, indispensável, pra poder começar a tentar aprender. Bom também avisar os petistas: – Fazer jornalismo liberal de denuncismo metido a “ético” e xororô e se-lamentação NÃO É FAZER A GUERRA DE COMUNICAÇÃO. 

     

    1. Propaganda não é propaganda

      Propaganda em inglês é “advertising”. “Propaganda” quer dizer proselitismo: a “propaganda” nazista, por exemplo…

      É melhor a Dilma não se meter nisso mesmo. Deixa pro PSDB, que faz mais propaganda do que obra. O depto. de Marketing é maior do que o chão de fábrica!

  38. GLOBO É EMPRESA PRIVADA…

    logo, publica o que bem quiser. Mas, o que é que custa ao governo diminuir as verbas publicitárias para a mídia desafeta, que não informa corretamente o povo? Está bem na hora da Globo e demais empresas jornalísticas se virarem sozinhas no mercado privado e deixarem de mamar nas generosas tetas do estado.

    1. É empresa privada, mas é

      É empresa privada, mas é concessionária de serviço público. Pelas normas do Direito Administrativo, seus funcionários são agentes públicos e como tal podem ser responsabilizados por seus atos.

  39. A campanha pelo impedimento

    A campanha pelo impedimento da presidente Dilma está disseminada pela INTERNET, parte dos evangélicos são bastante atuantes nesse processo, a coisa está muito complicada, a esquerda não vai fazer nada, vai ficar de braços cruzados?

  40.  
    *CORRUPÇÃO NA ERA FHC PAULO

     

    *CORRUPÇÃO NA ERA FHC PAULO FRANCIS DENUNCIAVA ESQUEMA DA PETROBRAS – E FOI PROCESSADO IMPIEDOSAMENTE PELA [QUASE-]PETROBRAX DO FHC…..

    No *vídeo, o próprio FHC promove uma, digamos, auto-delação!

    Quem matou o jornalista Paulo Francis?!…

    https://www.youtube.com/watch?v=Q_nuXnu9ftk

    … Até “o professor” Marco Antonio Villa “detona” a [Quase]Petrobrax do DEMoTucano FHC!

    Antigo esquema na Petrobrás ACABOU COM A VIDA do JORNALISTA PAULO FRANCIS – 17/11/14

    https://www.youtube.com/watch?v=j3j7GpH2TVM

    JORNALISTA RICARDO BOECHAT CRITICA OPORTUNISMO FHC PSDB SOBRE ROUBO A PETROBRAS

    VÍDEO:

    https://www.youtube.com/watch?v=XanhiUOnVvo

  41.  
    “Rameira, rameira,

     

    “Rameira, rameira, rameira!
    Rameira! Ponha-se daqui pra fora!”

    Fernando Henrique Cardoso, em 1990, expulsando a *jornalista amante do gabinete!
    Em ‘[FHC] O Príncipe da Privataria’
    Best seller escrito por Palmério Dória

    *Mirian Dutra “das organizações (sic) Globo soNEGAdoras das verdades – e dos impostos!
    Em ‘[FHC] O Príncipe da Privataria’

    VÍDEO: O DNA DE FHC!

    https://www.youtube.com/watch?v=I3wNp0asU7o

    EM TEMPO: o DEMoTucano FHC “também não é o pai de outro criança”!

    ENTENDA

    ITAMAR FRANCO revela a farsa de FHC sobre o plano Real

    https://www.youtube.com/watch?v=uZjIoaWfU1I

  42.  
    o FHC “também não tem nada

     

    o FHC “também não tem nada a ver com…”

    Petrobras muda de nome para PetroBrax

    Nova marca comercial melhoraria participação internacional; custos para refazer logotipo chegam a US$ 50 mi

    (…)

    FONTE, pasme(!): http://www1.folha.uol.com.br/f

    por jornalistas CHICO SANTOS EISABEL CLEMENTE
    DA SUCURSAL DO RIO

    A matéria é acompanhada de uma fotografia cuja legenda é:

    O presidente da Petrobras, Philippe Reischtul, em frente ao novo logotipo da empresa

    … Essa próxima CPI da Petrobras promete!…

    Que…
    “Veeeenhhha!”

  43. Desde as últimas eleições, o

    Desde as últimas eleições, o rufar dos tambores de guerra da oposição aumentou de frequência e de intensidade. A oposição partidária trabalha para manter mobilizada a massa de eleitores que conseguiu. A oposição midiática, que apostou alto na oposição partidária e perdeu, trabalha pela sobrevivência. 

    A mídia impressa produz carruagens no tempo dos automóveis. A rede globo ainda pode escapar, mas não do tamanho e com o poder atuais. Juntas, pressionam o governo. Alguns querem mais tempo de vida. Outros querem encontrar uma saída. O governo não tem se curvado. Por isso apanha cada vez mais. 

    A confusão política que atinge o pais é a combinação de diversos fatores, amplificados pela mídia. Há um descompasso da economia. Isto abate o humor de todos. Há uma operação de investigação contra a petrobras, conduzida por um juiz messiânico e por delegados partidários. Há um congresso mais conservador, disposto a obter mais concessões do governo. Tudo isso é munição farta e de primeira qualidade para a mídia manipular em transformar em petardos para pressionar o governo. Não que motivos fortes fossem necessários – antes,  ela já escandalizou tapioca – mas facilita.

    A quebra de ritmo da economia não foi causada pelo governo e ele nada pode fazer. A economia externa não tem data para se recuperar e a economia interna depende do aumento da renda interna para continuar crescendo. A renda interna aumenta com a diminuição do desemprego, que não acontecerá, pois já chegou ao mínimo, e com a elevação da remuneração. Isto depende do aumento de produtividade, e não ocorre tão rapidamente. Porém, se a situação não vai melhorar como antes, também não tende a piorar. A menos que a desestabilização do governo paralize o país. 

    O caso da petrobras é bizarro. A companhia sempre foi assaltada por esquemas internos e externos, mas não era de conhecimento do grande público. A companhia era vista como um colosso e exemplo. Agora que os escândalos são investigados e tendem a diminuir, dizem que a empresa está mal. 

    Congresso com fisiologismo aguçado é reincidente no Brasil. O fisiologismo é como verminose, deve conviver com o hospedeiro. Do contrário, todos perdem. Um equilíbrio será encontrado em breve. Se o pais ficar paralizado por falta de acordo, o prejuízo será maior.

    Enfim, nada de novo e nada que preocupe demais, não fosse a forte campanha midiática. Por causa dela, a sociedade pensa que o pais parou, que a inflação está descontrolada, que o desemprego está galopante, que a petrobras está falida, que a corrupção foi inventada pelo PT, que sua criminalização vai resolver  este problema definitivamente e que o juiz Moro é um heroi de mesma estirpe que o bravo J. barbosa.

    O que fazer? Duas são as alternativas.

    Comprar a mídia. É isso que os governo pre-PT fizeram e o que muitos govenos estaduais fazem. Funciona. Segundo uma frase de FHC, interceptada em um grampo sobre o papel na mídia a favor da privatização: a mídia ajuda tanto que até exagera. No lugar de Dilma, eu pagaria. As vantagens são imediatas: encerraria a campanha contrária, o bom humor retornaria e não pagaríamos o preço tão caro causado pelos ataques atuais. Notem que isso não salvaria das garras da internet, apenas adiaria seu fim.

    A outra alternativa é seguir nesta balada, mas com uma política de comunicação melhor. Aliás, qualquer coisa é melhor do que o nada que existe hoje. Desconsiderando a lei de meios, que não sairá – se saísse, não reduziria os ataques midiáticos – o governo tem em mãos duas ferramentas eficazes: uma é direcionar recursos de publicidade para longe das mãos da grande mídia. Porém há critérios técnicos no meio do caminho e o governo parece crer que isso é uma lei da natureza. Outra ferramenta é favorecer os blogs “sujos” com notícias de primeira mão. Ou seja, ao invés de dar entrevistas à FSP ou à globo, ministros, como Mercadante, vazariam para os blogs “sujos”. A mídia só daria a notícia depois. Isto pode, Arnaldo? Não há lei que impeça, mas D. Dilma pode achar irrepublicano, sabe-se lá. Isso não atenuaria os ataques da mídia. Ao contrário, tenderiam a aumentar, mas carrearia público para os blogues “sujos” dando a eles maior chance de faturar com publicidade e colocaria aos novos leitores uma outra realidade, que não aquela construída pela grande mídia.

  44. [    Os vícios do modelo

    [    Os vícios do modelo político brasileiro afetam todos os partidos.  ]    Nem me venha com essa. Os partidos são reflexo puamtne da sociedade. Uma vez que todos os seterores sociais, com rara exceções, são  compostos e regidos pelos princípio mais imorais e corrupto , os partidos não tem espo se não for repetir e até amplar o nível de corrupção reinante

  45. Ao menos Dilma tomou iniciativa

    De qualquer forma a Dilma tomou a dianteira em identificar o inimido e regir contra ele.

    Queria fazer nota para o título da matéria do Estadão:

    De repente, Geraldo Alckmin se transforma em “Governo de SP” – Porque é do PSDB.

    E, também de repente, a Prefeitura de SP se transforma em “Haddad” – Porque é do PT.

    Assim, formas de tratamento diferentes para entidades semelhantes. Pergunto-me porque cargas d’água numa esfera faz-se referência somente à entidade “Governo” e, na outra o governante é citado nominalmente?

  46. Raul Seixas sabia das coisas

    Está em qualquer profecia
    Dos sábios que viram o futuro,
    Dos loucos que escrevem no muro.
    Das teias do sonho remoto
    Estouro, explosão, maremoto.
    A chama da guerra acesa,
    A fome sentada na mesa.

    Um gosto azedo na boca,
    A moça que sonha, a louca.
    O homem que quer mas se esquece,
    O mundo dá ou do desce.
    Está em qualquer profecia
    Que o mundo se acaba um dia.
    Sem fogo, sem sangue, sem ás
    O mundo dos nossos ancestrais.
    Acaba sem guerra mortais
    Sem glorias de Mártir ferido
    Sem um estrondo, mas com um gemido.

  47. 1-Quando Esparta invadiu a

    1-Quando Esparta invadiu a Ática pela primeira vez em 431aC, para evitar crises políticas internas Péricles “não levou em consideração os difamadores” e “calou a boca da cidade com firmeza” Tucídides

    2- OS EUA querem iniciar uma guerra mundial por causa da Ucrânia. Dilma Rousseff não deve calar a boca da mídia pautada pela destrutiva quadrilha PSDB, Aécio NEves e FHC?

    1. Artigo

      Desculpem-me, mas a matéria agora me parece a mesma coisa que denuncia. Então todos, absolutamente todos defendem o PSDB e atacam o PT, que é, sempre, inocente, vitima de armações, bla bla bla?

      Manipulação de mídia ocorre por todos os lados, inclusive aqui e são todas odiáveis.

      Agora contra fatos não há argumentos. Foi a vossa presidenta que colocou a cara na TV, mentiu para todos mundo com a maior cara deslavada e 45 dias depois fez justamente o inverso do prometido? Onde está este Brasil sólido, estável, com educacão, seguro, infação baixa, etc?

      Alegar que “o outro também roubou” não justifica nada! Estando ela e o PT no poder, tem a OBRIGAÇÃO de controlar e punir; mas por outro lado, com ações e decisões obscuras por todos os lados, principalmente na PETR, vem dizer que sempre lutou contra a corrupção? Alguém acredita mesmo que todas as delações, provas, juízes etc estão MENTINDO?

      Acordem! Parem de se abraçar em partidos, sejam lá quais forem, e vão a luta pelo Brasil, mesmo que doa na própria carne, por que esta é CORRPUPTA sim.

       

      1. Todos prometeram, nada

        Todos prometeram, nada fizeram ou fizeram pouco

        Sabe os investimentos em educação da última dédada?

        E alguns pensam que a disputa é entre PTe PSDB 

        Abram os olhos que as multinacionais da construção estão chegando para a Petrobras

        Estão satisfeitos com as multinacionais da telefonia?

        Estão satisfeitos com as escolas particulares?

        Então por que reclamam diariamente dos preços cobrados aos seus filhos?

        A gestão privada é melhor?

        Então viva à Sabesp

  48. Um deserto …

     

    Hoje vi um trecho do Bom Dia Brasil, de passagem, tomando um cafezinho na padaria. Aquele troço lá ligado, no meio da padaria,  só batendo no governo. A noticia era sobre os aumentos nas tarifas. Uma coisa que acontece todo ano. É esperado. Mas tudo parecia  que o país estava a beira do colapso. O condominio em Belo Horizonte aumentou 1,4%. isso mesmo. 1,4%. isso foi transformado em  tragedia. A materia demourou cerca de 5 minutos. E depois vieram as noticias da lava jato e a pesquisa da data folha. Pronto. O recado estava dado. É assim 24 horas por dia. Confesso que fiquei com aquela sensação de derrota, de desolação frente ao poder  que essa maquina midiatica tem de destruir,  enganar e manipular. Sem tréguas. Eu também estou desanimada. A capa da Veja é sobre o aniversario de 35 anos do PT. Até um evento comemorativo, a Veja cria um motivo pra bater. O governo não reage. Parece que ja nasceu morto.  

  49. o partido da calça-frouxice

    Caros
    Embora queiramos muito, temo que infelizmente o governo nada em relação a reagir de forma contundente a essa preparação cuidadosa para o golpe final patrocinado pela mídia PIG e a “oposição”. A propagação do antipetismo continua sendo feita sem maiortes problemas, sob as bênçãos de todos os grupos que também têm total interesse nessa saída forçada da Presidente a fim de que Michel Temer assuma o Planalto.
    Desde que Lula conseguiu o segundo mandato, já com todas as acusações do mensalão, que temos vistos a demonstração inequívoca de covardia e leniência do PT frente às acusações que lhe são imputadas. Nenhuma palavra na TV, nenhuma frase escrita em qualquer jronal, nada. O partido aceita calado todos os ataques, admoestações, humilhações e acusações. Qualquer pessoa com sangue nas veias seria capaz de retrucar com veemência qualquer tipo de ação que leve a um constrangimento desse nível. Entretanto, o Partido dos Trabalhadores age como aquela criança que fica caladinha quando apanha do coleguinha mais alto e mais parrudo a fim de não levar mais pancadas, o que nos faz concluir que todas essas acusações são verídicas e que ninguém dentro do partido tem o mínimo de moral de contestá-las.
    Chega a ser irônico que o partido que outrora afirmou que “a esperança veceu o medo” hoje nos dê tantas provas de que uma calça-frouxice tão descarada. E é certo que, se algum petista ou governista ler esse texto, dirá com extrema “raiva” que “nós não faremos o jogo deles, eles são sujos, cretinos, etc.”, quando defender-se das acusações usando das prerrogativas legais é mais que obrigação de uma presidente que se elegeu com 54 milhões de votos, numa das mais acirradas disputas da história republicana do Brasil. Essa multidão de eleitores não merece ver seu voto sendo desqualificado pela pusilanimidade de pessoas que não são capazes de simplesmente afirmar que estão sendo espancadas por interesses espúrios ávidos pela tomada de setores estratégicos como a Petrobrás, que tem aumentado ano após ano o patrimônio interno da empresa (sem levar em conta o pré-sal, que deveria ser usado como plano B e deixar que somente os bons e velhos barris dessem cada vez mais dinheiro à empresa, mas isso é papo para outro post…).
    Por fim, o que se espera é que o Planalto um dia deixe esse jeito PT de ser, que é essa indiscutível falta de coragem uterina/testicular de lutar contra essa manobra política feita às claras por grupos que não estão medindo esforços para ocupar um lugar que até estariam ocupando se a maioria dos eleitores tivesse dito “sim” a Aécio Neves ou à Marina Silva (isso mesmo, não se deve esquecer a ex-petista, que por pouco não disputou a Presidência com Dilma). Ou será que o objetivo é o clima em Brasília ficar cada vez pior para que Dilma escreva uma carta e depois pegue uma Glock e atire contra sua própria cabeça? É melhor que ela nem sonhe com isso porque não tem mesmo a bombacha que Getúlio usava (se é que um dia ele usou), muito menos nasceu no mesmo estado que ele (embora tenha construído sua carreria política por lá). Que Dilma seja mulher o suficiente ou para assumir todo esse golpismo ou para evitá-lo.

  50. Nassif , PHA e Mino Carta ,comprem o Estadão

    3.     O Estadão está há tempos à venda.

    Podiam juntar-se Nassif , PHA e Mino Carta e comprar o Estadão .Teríamos um jornalão livre da midia tradicional e golpista .Isso não seria possivel ?

    1. Sonho

      Sonho abrir o jornal e ler uma notícia verdadeira, com comentários inteligentes, e que não seja manobra política de golpistas tentando ganhar a eleição no braço e sobretudo que não seja alienante.

       

  51. Eu, se fosse a direita, dava

    Eu, se fosse a direita, dava o golpe. Está simples, está fácil e não terá reação, pois “todo mundo é ladrão”.

     

    A hora é essa, ou corre o risco de Dilma arrumar algum Mnistro que seja inteligente.

  52. O Golpe

    O Golpe contra o povo brasileiro, está sendo articulado pelos grupos de mídia juntamente com PSDB(FHC), para acabar com a distribuição de renda e a concentração do capital. O golpe é contra a educação, a saúde, o crédito e todas as conquistas que o povo alcançou neste últimos 12 anos.

  53. what ???

    “Os vícios do modelo político brasileiro afetam todos os partidos. Mais ainda o governo FHC”

     

    Mais ainda no governo FHC ????? Com o mensalão do PT e o petrolão, a campanha escandalosamente mentirosa da Dilma e corruptos saindo pelo ladrão, o problema maior foi na época FHC ?

     

    Essa realmente o Nassif forçou. Está sendo pago pelo PT ?

    1. Adianta?

      O que adianta dizer que o FHC é menos corrupto? Além disso, quem conta a história é quem tem o poder de contar. Se os grandes meios de comunicação estão de um lado só, você acha que surgiria algum escândalo por parte deles? Estude história. Vou te dar uma ajudinha: comece por Carlos Lacerda e vá se aprofundando até chegar na Globo e no PSDB. Pronto, faça-se a luz!

    2. what!?!

      Os vicios,o escoderijo das noticias,a compar de base aliada,o mensalao,a dispensa em pelno ano elitoral,1988,da dispensa de liçitaçoes para as compras da Petrobras,nascendo assim o clube das empreiteiras, um aplataforma de pétroleo,a maior do planeta,foi naufragada,tudo isso foi sacramentado pelo governo FHC. Pena que os ‘jovens’ em 15 segundos de Plim Plim da globo esqueçem o que foi o brasil e o FHC há 15 anos.O sociologo cabeça de bagre foi o responsavel por espalhar tantas sementes e ervas daninhas  nesse salvelindo.O cartel midiatico agia como a Poliana no tempo dele,insistindo numabajulaçao mas existia muita denuncias nas entrelinhas,basta vasculhar a imprensa da epoca.O odio ao Pt orquestrado pelo cartel midiatico vai tornando esse Salvelindo respiravel,visivel,viavel,transparente. Pena que a revelaçao do ‘como funciona”  ainda não foi percebido nitidamente por parte da populaçao que são os torcedores de partidos. Os psdb’s da vida,transvestido de pureza pura.O cara morre de sede mas não lubrifica o cerebro.

  54. E depois vem o Hipócrita

    E depois vem o Hipócrita Bonner dizer que a Globo é “independente” e “isenta”… O email mostrado no blog, de autoria da diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, dizendo, “não vamos deixar ir ao ar nenhuma notícia com citação ao Fernando Henrique” sobre os crimes da Lava-Jato, é uma revelação cabal de associação criminosa entre a Globo e o PSDB. Eles protegem e blindam seus aliados e concentram toda artilharia nos malfeitos, reais ou imaginários, do PT. Realmente a Globo não faz jornalismo, ela engana o povo, sendo na verdade um partido político de oposição. Não vale a pena gastar meu tempo para dar audiência a essa emissora, quero mais é que eles sifu….

  55. Do sempre muito bom Tijolaço

    Uma das melhores leituras de economia é a do blog do professor Fernando Nogueira da Costa, da Unicamp, que nunca a enxerga separada da política e da história das sociedades.

    Hoje, Fernando produz um relato tragicômico do que parece estar acontecendo em nosso País.

    Troque o Egito pelo Brasil e a divindade pela adoração ao Deus Mercado, que se converteu em um monoteísmo a quem todos, em nome do bom-senso, temos de cultuar e a história das pragas que se estão a abater em nosso país – ou nos jornais de nosso país – em ruínas.

    Como se sabe, nossas classes dirigentes e altos hierarcas vivem uma situação desesperadora.

    Afora o derrièrre da atriz Paola Oliveira, parece que nada de bom surge nunca na mídia.

    O Deus Mercado assim o exige.

    Com uma pequena diferença em relação ao outro, que faz das trevas o esplendor.

    Este deus, o Mercado, é bom em fazer o contrário: transforma em treva tudo o que fulgia.

    As pragas de um  deus vingativo

    Fernando Nogueira da Costa

    Pior que está não pode ficar… Este autoengano é comum em momentos de infelicidade. Quando o “tornar-se presente” é um ato triste, o ser humano lembra das coisas boas que já ocorreram no passado — “ele era feliz e não sabia” — e busca esperança de que outras poderão ocorrer no futuro. Ou então verifica que também aconteceram coisas boas em 2014, por exemplo, o desempenho no mercado de trabalho (4,8% foi a menor taxa de desemprego média anual desde o início da série em 2003) — que pode piorar…

    Outra fuga mística é ver que pior aconteceu com o Egito Antigo, quando uma doutrina religiosa que defendia a existência de uma única divindade quis impor o culto ou a adoração de um único deus: o seu.

    As 10 Pragas que um deus vingativo lançou sobre o Egito tiveram por fim levar Faraó a reconhecer e a confessar que o deus dos hebreus era supremo, estando o seu poder acima da nação mais poderosa que era então o Egito, cujos habitantes deveriam ser punidos por sua grosseira idolatria a outros deuses. Coitados, eram inocentes úteis nessa disputa de poder… :)

    1) Água em sangue – A primeira praga, a transformação do Nilo e de todas as águas do Egito em sangue, causou desonra ao deus-Nilo, Hápi. A morte dos peixes no Nilo foi também um golpe contra a religião do Egito, pois certas espécies de peixes eram realmente veneradas e até mesmo mumificadas.

    2) Rãs – A rã, tida como símbolo da fertilidade e do conceito egípcio da ressurreição, era considerada sagrada para a deusa-rã, Heqt. Assim, a praga das rãs trouxe desonra a esta deusa.

    3) Piolhos – A terceira praga resultou em os sacerdotes-magos reconhecerem a derrota, quando se viram incapazes de transformar o pó em borrachudos, por meio de suas artes secretas. Atribuía-se ao deus Tot a invenção da magia ou das artes secretas, mas nem mesmo este deus pôde ajudar os sacerdotes-magos a imitar a terceira praga.

    4) Moscas – A linha de demarcação entre os egípcios e os adoradores do deus de uma religião teocêntrica veio a ficar nitidamente traçada da quarta praga em diante. Enquanto enxames de moscões invadiam os lares dos egípcios, os israelitas na terra de Gósen não foram atingidos pela praga. Deus algum de outras religiões pôde impedí-la, nem mesmo Ptah, “criador do universo”, ou Tot, senhor da magia.

    5) Peste sobre bois e vacas – A praga seguinte, a pestilência no gado, humilhou deidades tais como: Seráfis (Ápis) – deus sagrado de Mênfis do gado, a deusa-vaca, Hator e a deusa-céu, Nut, imaginada como uma vaca, com as estrelas afixadas na sua barriga. Todo gado do Egito morreu, mas nenhum morreu de Israel.

    6) Feridas sobre os egípcios – Deus nesta praga zombou a deusa e rainha do céu do Egito, Neite. Moisés jogou o pó para o céu que deu um tumor ulceroso na pele do povo que doeu demais. Os magos também pegaram a doença e não puderam adorar a sua deusa e rainha religiosa. Israel novamente foi poupado dessa praga.

    7) Chuva de pedras – A forte saraivada envergonhou os deuses considerados como tendo controle sobre os elementos naturais; por exemplo, Íris – deus da água e Osiris – deus de fogo.

    8) Gafanhotos – A praga dos gafanhotos significava uma derrota dos deuses que, segundo se pensava, garantiam abundante colheita. Deus encheu o ar de gafanhotos. Os deuses egípcios (Xu – deus do ar e Sebeque – deus-inseto) não puderam fazer nada para não deixar acontecer.

    9) Escuridão total – Com esta praga Deus derrubou o deus principal do Egito, Rá, o deus-sol. A palavra Faraó significa sol, ele era um deus. Egito ficou nas trevas (sem ver nadinha) durante 3 dias, mas Israel ficou na luz.

    10) Morte de todos os primogênitos – inclusive entre os animais dos egípcios – A morte dos primogênitos resultou na maior humilhação para os deuses e as deusas egípcios. Os governantes do Egito realmente chamavam a si mesmos de deuses, filhos de Rá ou Amom-Rá.

    ‘Tá vendo? Por aqui, por ora, só falta água e luz…

    P.S. do Tijolaço: …e sacerdotes

  56. Extraído da caixa de

    Extraído da caixa de comentários de um site que comentava a situação de Dilma:

    A: Um exemplo da forma como o senado se comunica: Revista Em Discussão! (http://www12.senado.gov.br/jornal/revista-em-discussao). Desconheço algo do nível dessa revista da parte do poder executivo. Se alguém conhecer, responda-me, por favor, com o link!

    B: O senado, as duras penas, mantém um quadro de mais de dois mil servidores CONCURSADOS , a elite do serviço público brasileiro. O Planalto mantém na boquinha uma quantidade enorme de apadrinhados políticos, SEM CONCURSO, que só querem a remuneração dos seus DAS no fim do mês.
    Dá pra perceber a diferença?

    A: Certamente.

  57. Você cada vez cumpre menos a função de informar que cabe à mídia

     

    Luis Nassif,

    O seu blog está sendo muito frequentado. Fiz um comentário neste seu post “A estratégia de Dilma para a guerra da comunicação: “virem-se”” de domingo, 08/02/2015 às 14:09, e vejo aqui que com 98 comentários, o meu comentário enviado para você no domingo, 08/02/2015 às 16:13, já está no meio da segunda página.

    Voltei a esse post porque lembrei em fazer uma comparação entre o que você diz neste post “A estratégia de Dilma para a guerra da comunicação: “virem-se”” e o que diz no post “O desastre do estrategista de comunicação do Planalto” de segunda-feira, 09/02/2015 às 08:33. No primeiro post verifica-se que a estratégia do governo da presidenta Dilma Rousseff para a guerra da comunicação é “virem-se”. O que você não informou foi de quem seria esta estratégia. Já no segundo post você afirma que a estrategista do governo da presidenta Dilma Rousseff é a própria Dilma Rousseff. Só que você terminou o segundo post “O desastre do estrategista de comunicação do Planalto” informando que todas as estratégias de comunicação do governo da presidenta Dilma Rousseff “não passam de palavras ao vento”, ou seja, o governo da presidenta Dilma não tem de fato uma estratégia de comunicação.

    Na verdade você poderia dizer o que disse no segundo post já quando fez o primeiro post. Bem, você poderia dizer, para um bom entendedor, já está dito no primeiro post o que você disse no segundo post. De fato, eu tenho de concordar, ficou subentendido no primeiro post que a presidenta Dilma Rousseff não tem uma estratégia de comunicação para o seu segundo governo que possa ser considerada como tal.

    Só que ai você cai na esparrela que eu venho acusando você nos seus posts quando se prende a um assunto particular. O de ficar repetitivo sem trazer nada de novo.

    Eu também vou ficar repetitivo. Continuo achando que não há nada que a presidenta Dilma Rousseff possa fazer no curto prazo que resolva o problema da baixa popularidade dela acarretada pelos parcos resultados econômicos e influenciada pelo escândalo da Petrobras que veio na esteira do julgamento da Ação Penal 470. O Escândalo da Petrobras vai perdurar por uns dois anos e a recuperação econômica só se dará de forma a repercutir nos índices de popularidade da presidenta Dilma Rousseff a partir de 2016.

    Não considero que a presidenta Dilma Rousseff não tenha a estratégia. Penso apenas que ela sabe que gastar dinheiro para divulgação do governo é estratégia equivocada. E reproduzo a seguir o que eu disse para você no meu comentário que agora está na segunda página deste post “A estratégia de Dilma para a guerra da comunicação: “virem-se”” para explicar o que você não disse sobre tudo que a presidenta Dilma Rousseff disse ao expor a estratégia dela para que os auxiliares delas “se virassem”. Transcrevo então a seguir o trecho do meu comentário que no original está em itálico para indicar que corresponderia à parte da fala da presidenta Dilma Rousseff para os seus auxiliares expondo a estratégia de comunicação do governo dela e que você teria omitido. Disse ela então em complemento ao “virem-se” (A observar que coloquei entre colchetes trechos que eu não redigi no original, mas que seriam necessários para um melhor entendimento do que escrevi):

    “Na verdade o nosso problema é a economia, só quando a economia melhorar é que poderemos vencer a nossa guerra de comunicação. Dentro em breve, a Folha de S. Paulo vai mostrar uma pesquisa em que a minha popularidade vai cair e as perspectivas na economia vão piorar e as perspectivas de inflação mais alta em 2015 vão aumentar. Isso ocorria no governo de Fernando Henrique Cardoso. Cada vez que havia uma crise lá fora, a popularidade dele caia, as perspectivas da economia encolhiam e as perspectivas da inflação futura mais alta cresciam. Como as crises no exterior, com o dólar funcionando em sistema de banda, apenas reduziam a liquidez da economia, além de forçar o Banco Central a aumentar os juros, a inflação ficava cada vez menor e o desemprego chegava a crescer. Com inflação quase chegando em zero em 1998 e o desemprego aumentando, Fernando Henrique Cardoso foi eleito no primeiro turno. Então só quando eu resolver o problema da economia e o Brasil voltar a crescer, eu voltarei a ter bons índices de popularidade. Não vou trabalhar muito no combate à inflação porque penso que a inflação está em um patamar que seria melhor para o Brasil, dentro do limite de só atingir a minha popularidade na margem, e que se ressalte que eu não vou fazer como Fernando Henrique Cardoso que, sabendo que a população é egoísta e prefere menos inflação com mais desemprego do que o contrário, [aumentou os juros ao máximo para combater a inflação]. Vejam o exemplo de Barack Obama que pegou a economia americana em bagaços, conseguiu recuperar a economia e fez grandes avanços como o plano de saúde e ainda assim viu o Partido Democrático ser derrotado nas duas casas, por um partido cada vez mais conservador. Então é isso, quem ficar do meu lado não vai ver bonanças nos próximos dois anos.”

    E para quem interessar em fazer a comparação mais completa, o endereço do post “O desastre do estrategista de comunicação do Planalto” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-desastre-do-estrategista-de-comunicacao-do-planalto

    E ressalto que os seus posts além de repetitivos estão se concentrando em matérias sem relevância, mas que chamam muita atenção. E o que é pior, em meu entendimento, eles levam a uma compreensão da realidade político econômica totalmente equivocada. E ai há que se lembrar do livro de Antoine de Saint Exupery “O pequeno príncipe” e a famosa frase dele “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Apesar de repetitivos por se tratar de matéria sem importância você não se esmera em trazer a informação fidedigna ou a informação esclarecedora. E assim nasce toda espécie de comentários. Da sua birra com o ministro da Justiça, você constrói posts sem consistência clamando por medidas que não estão na alçada do ministro da Justiça. As vezes não diz claramente o que o ministro da Justiça deveria fazer, mas o acusa pelo comportamento da Polícia Federal naquilo que até prova em contrário ela estaria cumprindo ordens do Poder Judiciário. É o que se pode ver, por exemplo, junto ao post “Em ação, a República da Polícia Federal” de sexta-feira, 06/02/2015 às 13:28, e de sua autoria e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/em-acao-a-republica-da-policia-federal

    Dai que não é estranho que surja um comentário como o de Marcosomag, enviado terça-feira, 10/02/2015 às 01:10, lá para o post “O desastre do estrategista de comunicação do Planalto”, em que ele, mais parecendo alguém da esquerda diz:

    “No momento no qual ela mais precisa de um Ministro da Justiça (para tirar o “TucanoMoro” da Lava-Jato, disciplinar o “comitê tucano da PF” e acabar com as arbitrariedades nas prisões dos acusados) e de um chefe da SECOM que cuide da imagem da Presidente (coisa que um site independente como o “Dilma Bolada” faz muito melhor que a SECOM, com toda a sua estrutura), ambos os cargos estão vagos!”

    Idéias assim totalmente desvinculada do Estado Democrático de Direito, eu não me importaria se fossem ditas pela direita truculenta e rude, pois não creio que a direita tenha força para colocar em prática qualquer desiderato que ela tenha contrário ao Estado Democrático de Direito. Uma idéia assim dita por pessoa que aparenta ser da esquerda (A menos que seja alguém de direita se passando por esquerda) também não atinge o Estado Democrático de Direito mas deixa a quem é de esquerda com a percepção que há do lado da esquerda muita gente com má formação política que não ajuda na construção de um país mais justo. E em parte a culpa disso é de blogueiros de esquerda que podendo fazer parte da instrução de pessoas que primam pelo desconhecimento da realidade política, se omitem ou difundem idéias que não diferem muito da do comentarista mencionado.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 10/02/2015

  58. Dilma

    Esse PT é mesmo muito estranho. Quando a presidente Dilma acerta em alguma coisa, o que é muito difícil, o governo faz questão de aproveitar a mídia para realizar uma ampla divulgação. Quando a imprensa divulga as podridões do governo petista, todos os membroas desse abominável partido culpa a imprensa. Já passou da hora da imprensa reagir aos ataques petistas.

  59. Omissão e desinformação sobre a greve dos servidores do Paraná

    O Jornal Nacional nem se deu ao trabalho de saber o que realmente aconteceu sobre a tomada da Assembléia. Alguns segundos de notícias inverídicas para um fato que marcará de forma relevante a história do Paraná .

  60. Pedido de Informação

    Não que espere ser atendido, pois já vi claramente a tendência deste canal de comunicação. Qual a fonte dessa informação (envio de email pela diretora da rede globo)? Por favor, preciso dessa fonte para que eu possa me posicionar.

    Att.

    César

    1. Prezado Cesar
      Respeito sua

      Prezado Cesar

      Respeito sua posição de querer conhecer a fonte da notícia, mas pergunti: Você costuma ter a mesna preocupação com as notícias veiculadas pela grande mídia, quando araca sistematicamente o Governo Federal?

      Questiona essa mídia quando ela omite fatos e notícias contra o PSDB?

      Seria importante para a formação da sua opinião.

       

      Abs,

      Paulo

      1. Email da diretoria da central Globo

        Prezado Paulo,

         

        Não se trata de respeitar a posição do César ou se ele tem a mesma posição com relação a notícias que atacam o governo. Eu votei em Dilma, acredito na presidenta e gostaria muito de saber se este tal email da Silvia Farias, diretoria da Cental Globo de Jornalsmo, ordenando que o nome de FHC seja omitido, realmente existe. Pela sua resposta, infelizmente, acredito que tal eamil nunca existiu.

        Francisco Lima Jr

        1. Vida Inteligente

          Esse é o ponto Francisco. Um jornalista com alcance nacional não pode publicar uma acusação tão séria como “verdade” sem confirmar sua veracidade.

        2. Vida Inteligente

          Esse é o ponto Francisco. Um jornalista com alcance nacional não pode publicar uma acusação tão séria como “verdade” sem confirmar sua veracidade.

      2. Resposta

        À sua pergunta, Paulo, respondo: Sim, procuro saber a fonte e sempre que possível comprovar a origem. 

        Para evitar cair na mída que “omite fatos” leio midiáticos de situação, oposição, centro e sem posição. Depois, junto tudo, vejo o que consigo confirmar e formo minha opinião. O que não consigo confirmar (como essa estória do email) eu descarto ou deixo em standby.

        Postura mais rígida deveria ser adotada por este blog, que não só não revelou a fonte até aqui (embora tenha publicado como “verdade”), como não respondeu aos comentários. Na melhor das hipóteses, ignora o leitor.

        Daí, questiono: Isso é ético e correto?

  61. Pedido de Informação

    Não que espere ser atendido, pois já vi claramente a tendência deste canal de comunicação. Qual a fonte dessa informação (envio de email pela diretora da rede globo)? Por favor, preciso dessa fonte para que eu possa me posicionar.

    Att.

    César

  62. tempo passa

    Li um post desses dias no facebook (hj é 19/04/2015), cliquei num link que caiu aqui nesta matéria. Estou vendo que esta matéria foi feita antes (08/02/2015) de o Pedro Barusco explicar que corrupção era aquela de 1997 na Petrobras, em que ele se meteu. A matéria diz que a Globo escondeu essa fala do Barusco sobre “corrupção em 1997”. Falou até de um e-mail da Globo, distribuido em todas as emissoras pedindo a censura (coisa que a Globo jamais teria a burrice de fazer). Estranho, porque só um ou dois repórteres da emissora teriam a matéria na mão, não precisaria passar e-mail pra todo mundo. Só que, depois desta matéria aqui, o Pedro Barusco foi ouvido na CPI. Ele disse que em 1997 participou da corrupção na Petrobras em caso isolado. E mais, disse que, a partir de 2002 (entrada do Lula) a corrupção na petrobras foi “institucionalizada”. Por essas e outras a gente vê que, tudo que o PT está falando na defesa dele, cai por terra em algumas semanas. Porque as investigações e a instrução do processo pelo Juiz Dr. Sérgio Moro, continuam revelando a verdade. Aí é o caso de dizer que o PT está sendo perseguido mesmo: está sendo perseguido pela verdade.

  63. Batalha da Comunicação

    Alguns parlamentares mais atuantes têm mostrado que é possível, mesmo sem uma coordenação ou orientação centralizada, travar essa batalha. No período das eleições houve uma certa integração de informações a partir de perfis de ministérios e de comunicação governamental e isso valeu bastante. Após as eleições, o Judiciário acoxinhado mandou que um dos principais perfis usados nas eleições se calasse: se lembram disso? Na campanha pelo golpe, o volume de matérias fabricadas pelos partidos opositores a Dilma, somados à militância espontânea e à mídia profissional (centenas de meios) pró-golpe obteve hegemonia. Não é de se estranhar, mais a mais com a participação decisiva de tantos órgãos institucionais no golpe (TCU, TSE, STF, JFPR, JFSP, JFDF, MPF, MPE-SP) e outros não institucionais (CNI, FIESP, FIRJAN, Assoc. Comerciais, AMBEV, Habib’s, Riachuelo, etc.). Muito dinheiro vertido nessa campanha. Todo golpe é financiado por seus maiores interessados. E há sempre os mercenários do golpe, que se vendem por alguma soma ou por favores e privilégios. Mas, com razão se diz, a questão da comunicação é central. Ela operou no sentido de criar a resistência mínima e o ambiente favorável, tanto em 64 quanto em 2016. Não é tão fácil lutar contra todos esses gigantes e, ao mesmo tempo, garantir o direito à liberdade de expressão que uma democracia requer. Esses meios abusam desse direito e distorcem a realidade, utilizando seu poder e recursos para manipular a percepção da realidade e a narrativa dos fatos. E seus donos estão entre as pessoas mais ricas do país …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador