Jovens, chegou a hora!, por Gilson Caroni Filho

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Não costumo comentar pesquisas, mas a de ontem, do Datafolha, me obriga a abrir uma exceção. Dilma cresceu nas pesquisas com intenções de voto que migraram de Marina para ela. Os analistas da grande imprensa rapidamente arrumaram uma explicação: “a candidata da Rede perdeu votos nos extratos mais pobres”. É o desejo se confundindo com a análise. É a tentativa de ocultar o mais significativo: parcela da juventude que estava com Marina da Silva entendeu que ela nada mais é que ” a velha direita” disfarçada de ” nova política”. Mas vocês, jovens que são, sabem o que é velho, mesmo que o disfarce tenha maquiagem da grande mídia.

Tentaram instrumentalizá-los nas suas legítimas manifestações de junho do ano passado. Mas ali, com o apoio inestimável da Mídia Ninja, vocês começaram a entender que queriam transformá-los em massa de manobra para interesses reacionários. Pregavam ódio à política. No primeiro momento, vocês até que se confundiram ao gritar “não à política”. Mas com o tempo, afirmaram, mais uma vez, que só se aprende na ação, se deram conta de que a alternativa que lhes propunham era dizer sim a uma imprensa, que abandonou o jornalismo, para virar panfleto partidário do PSDB. A opção que lhes ofereciam era deixar tudo com o mercado e ficarem brincando com celulares, aplicativos e joguinhos. E foi aí, mostrando que não se deixariam infantilizar, que se deu o que chamarei de “a grande recusa”: vocês estão começando a vida, mas não são mais crianças. São jovens cidadãos que não estão acorrentados ao cabresto dos fetiches. Conheceram as ruas e entenderam que é nela que se faz a grande política.

Confesso que na minha juventude era muito mais fácil optar por um caminho. As coisas eram claras ou escuras, pois vivíamos sob uma ditadura brutal. Para vocês, foi mais difícil: vivemos uma crise de representação e todos se dizem democratas, velhos corruptos falam de uma indignação que não sentem e escravocratas resolveram posar de vestais da República. 

Mostrando discernimento, aprenderam a ler a grande imprensa e passaram a ignorá-la. A edição da revista “Veja” desta semana é um exemplo. Prometeu um “tiro de prata” e produziu uma matéria patética, um tiro de espoleta que evidencia a tarefa dos estudantes jornalismo: recriar a imprensa, pois a que aí está jogou sua credibilidade no ralo.

Por fim, e isso foi maravilhoso, compreenderam que nada é mais novo e revolucionário do que dar continuidade a três governos que reduziram substancialmente as desigualdades com políticas de inclusão. Nada é mais importante do que continuar tirando milhões de pessoas da miséria, dando-lhes condições de frequentar uma escola e, posteriormente, ingressar em uma faculdade. Vocês, mais do que eu, sabem como é rica a convivência, em ambiente acadêmico, de pessoas de classe média alta com jovens oriundos de comunidades carentes. Como o a gente aprende com isso, como vencemos preconceitos. E é isso que faremos juntos: continuaremos vencendo preconceitos e construindo um mundo novo.

Em vários artigos os concitei à reflexão. Hoje é diferente. Venho aqui para externar meu orgulho pelos jovens que não se renderam ao discurso do ressentimento, do ódio de classe reproduzido pela mídia, por algumas escolas, igrejas e alguns professores portadores de discursos pseudomodernos.

Meu orgulho é como pai, avô e professor. Seguiremos unidos até a vitória. Um grande abraço.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. marina derrete porque é a direita inescrupulosa e reacionária…

    … fantasiada de moderna progressista.

    Mas a peruca caiu, a maquiagem escorreu, a bocarra insaciável da “elite” se abriu… e o povo percebeu a fantasia.

  2. Mas com o tempo, afirmaram,

    Mas com o tempo, afirmaram, mais uma vez, que só se aprende na ação, se deram conta de que a alternativa que lhes propunham era dizer sim a uma imprensa} Ou seja, jovem que tenta fazer política logo aprende que sem os velhos  corruptos e sendo tl qual, nunca chegaram ao poder. E os ditos caras pintadas aprenderam isso mais rápido do que todos esses

  3. Ontem á tarde  na CBN alguem

    Ontem á tarde  na CBN alguem justificava a alta da BVSP ,não pela pesquisa Datafalha que ainda não tinha sido divulgada , mas “pela bomba que seria a capa da Veja” sic.

    1. Até agora nem o JN fez coro

      Até agora nem o JN fez coro com essa palhaçada travestida de jornalismo que mais uma vez a veja cometeu. Até agoora. Devem estar pensando ainda em como adubar esse factoide.

      Gente baixa. Não estão à altura de governar um país como o Brasil.

  4. [  mais do que eu, sabem como

    [  mais do que eu, sabem como é rica a convivência, em ambiente acadêmico,]  eis o jeito petista de chamar o jovem da periferia que não quer nada dessa construção burguesa de otário. Os mesmos esquecem que FHC sempre teve uma montanha de diplomas desses e só soube fazer porcaria, enquanto Lula sem isso fez coisas maravilhosas. E se Lula tivesse feito tal coisa teria sido milhões de vezes pior do que FHC, pois academia á apenas instrumento burguesista para discriminar quem  o pobre  e inteligente e não quer se submeter as suas lavagens celebrais. Vá uma academia dessa de música e depois numa roda de jovens músicos de periferia que irás chorar ante a qualidade musical da periferia e a pobfreza da academia. lá esses criam  suas próprias músicas, enquanto na academia, mesmo já tendo cópias de todas essas que já foram feitas, a imitação ainda é muito ruim

  5. Grande texto, Gilson. Me

    Grande texto, Gilson. Me emocionei…

    Vivenciei isto com meu filho de 16 anos, completos em janeiro. Em maio levei-o a tirar o título de eleitor em SP. Tiramos também CPF e Carteira de Trabalho. Quis mostrar a ele que, com 16 anos, ele pode começar a sonhar com conquistas por suas próprias mãos, incluindo o direito de votar. No ano passado já tinha estimulado ele a participar das manifestações coxinho-midiáticas, para sentir este clima de democracismo radical, de povo nas ruas, e este ano ele começou a trabalhar fazendo bicos em festas de buffet.

    Mas, apesar de ele saber meus posicionamentos políticos, de me ouvir falando ou comentando, eu nunca o chamei para conversar sobre política, nem nunca lhe perguntei sobre seu voto, nem nunca lhe mandei textos sobre isto ou aquilo, nem indiquei sites de leitura, enfim, deixei ele livre em seus pensamentos (ao contrário do que fiz desde bebê para ele virar palestrino…rs). Deixei por conta dele amadurecer a idéia, pois aparentemente eu achei que ele não tinha intenção de votar, como me confidenciou quando pegamos o título. E meio sem querer, conversando pelo Skype (eu moro em Paraty e ele em Sampa) começamos a falar de eleições e ele demonstrou um posicionamento bem parecido com o que vc descreve: a desilução com a tal “nova política” de Marina. E ainda emendou que o PSDB só governa para ricos.

    Putz, imagina o sorriso de orelha a orelha do pai, muito mais por orgulho de sua consciência política, adquirida por conta própria no seu meio (amigos, escola, face etc.) do que pela certeza de mais um voto na Dilma.

    E eu comentei com ele que o pior pecado da Marina foi querer se vender como “nova” e ao mesmo tempo ter atitudes, ou aprovar, apoiar e fingir não ver, as velhas atitudes dela, do partido ou de assessores próximos. 

    Agora dia 5, iremos juntos às urnas. Abraçados e no mesmo sentimento, como sempre fazemos quando vamos a um jogo do Palestra…

  6. Aos eleitores mais jovens, com carinho.

    Estamos muito próximo das eleições presidenciais, onde os mais jovens mais do que refletir, precisam também recorrer a pesquisas do passado recente para decidir o rumo que o país tomará depois das eleições.
    Temos muito a melhorar, o Brasil ainda é o pais cheio de desigualdades sociais e de enorme concentração de renda, mas estamos no caminho correto para que todos nesse país possa viver mais e melhor.
    Dentre as alternativas nestas eleições o PT é o melhor caminho para garantir a continuidade do processo de distribuição de renda, que garanta um maior acesso a bens e serviços pela população, e não é por menos que a maior parte da mídia apoia os candidatos da oposição Aécio Neves e Marina Silva.

    Eu sei que lendo jornais e revistas ou vendo e ouvindo a rádio e a televisão nos dias de hoje, a impressão é de que vivemos numa terra arrasada pelo PT, e que a maioria dos brasileiros e brasileiras vivem em uma situação bem pior do que no passado recente, e que o governo FHC e os anteriores eram bem melhores do que os Governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma.
    Mais não é bem assim, muito pelo contrário.

    Apesar do enormes recurso naturais desse país muitos brasileiros morriam de fome, além da miséria absoluta a fome imperava nos lares de milhões de brasileiros e brasileiras, o desemprego era enorme, e muito daqueles que conseguiam um emprego novo, quase sempre o fazia em troca de salário bem inferior ao emprego anterior, e não antes de passar vários meses sem emprego e renda, e vivendo de favores de parentes e amigos, e quase ninguém viajava de avião, que coisa para uma parcela muita restrita da população deste país.

    Muitos de vocês jovens de hoje, tem acesso livre a internet além do aceso aos meios de comunicação como jornais, revistas, rádio e televisão, aproveitem esta enorme oportunidade para buscar informações do passado recente, principalmente com referência a fome vivida por milhões de brasileiros e brasileiros de todas as idades, do nível de emprego, do salário real, das condições de emprego com carteira assinada, do nível da inflação, do acesso as escolas, principalmente as universidades.
    E depois busque as considerações dos parentes mais velhos, como país, tios, e avós.

    Muito provavelmente perceberão que o Brasil de hoje é muito melhor do que o passado recente, a fome quase não existe mais, o desemprego é muito menor, e salários reais bem maiores, e o consumo da famílias também é muito maior.
    Está melhora se deve ao atual processo de distribuição de renda, que ampliou as politicas sociais com o Bolsa família, aumentou a renda dos trabalhadores, com os aumentos reais do salário mínimo e com o aumento do emprego com carteira assinada, aumentou o poder de compra da famílias com o aumento real dos salários, do nível do emprego, e do crédito destinado ao consumo.

    Temos muito a melhorar, o Brasil ainda é o pais cheio de desigualdades sociais e de enorme concentração de renda, mas estamos no caminho correto para que todos nesse país possa viver mais e melhor.
    Dentre as alternativas nestas eleições o PT é o melhor caminho para garantir a continuidade do processo de distribuição de renda, que garanta um maior acesso a bens e serviços pela população, e não é por menos que a maior parte da mídia apoia os candidatos da oposição Aécio Neves e Marina Silva.

  7. O fato é que João Santana deu

    O fato é que João Santana deu xeque-mate na mídia. Graças ao horário eleitoral, em que pesem anos e anos a fio de pauladas. O que mostra a imensa força de Dilma. A verdade vai vencendo, como sempre acaba por acontecer um dia, só que desta vez não vai ser preciso esperar muito, como ocorreu com Collor e com fhc. Mídia derrotada, vamos continuar a pressão para que a guerra seja vencida e não apenas esta importante batalha. A nova palavra de ordem será: Lei dos meios já!

  8. Brasil, um país de todos.

    Todos os idiotas que acreditam no engodo do governo popular do PT.

     

    Brasil

    A pesquisa UBS/Wealth-X revelou que existem 61 bilionários no Brasil, com fortuna de US$ 182 bilhões no total. Os 11 novos bilionários (crescimento de 22% em um ano) fizeram com que o Brasil entrasse na lista dos dez países com o maior número de bilionários no mundo, somando mais bilionários que países como França, Itália, Canadá e Japão.

    A fortuna somada dessas 61 pessoas corresponde a 8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e é maior que a economia de 100 países diferentes, incluindo a Nova Zelândia, que tem um dos melhores índices de IDH do mundo.

    Enquanto isso, o País tem 6,1% da população (12 milhões de pessoas) vivendo com menos de 1,25 dólar por dia e seu índice de pobreza multidimensional é de 3,1% da população (6,1 milhões de pessoas).

    Analisando os dados, percebe-se mais uma vez que a crise capitalista atual faz com que os grandes burgueses sejam imensamente beneficiados, aumentando seus lucros, enquanto os trabalhadores de todos os cantos do mundo capitalista sofrem na pele as desigualdades inerentes ao sistema.

     

    http://www.diarioliberdade.org/mundo/laboral-economia/51515-mundo-tem-2-mil-bilionários-e-1,5-bilhão-de-esfomeados.html

     

  9. Não sei se foi nesta semana

    Não sei se foi nesta semana que Dilma se referiu a consolidação da democracia no Brasil. Essa frase é um clichê, todos os políticos a repetem constantemente. Porém, quando dita por Dilma nestes poucos dias que faltam para as eleições, ela ganha uma outra conotação. Será a vitória não de uma candidata, mas sim de um bom governo. Marina e Aécio são espectros, imagens e textos saídos de um buraco profundo cuja fundura leva, no mínimo, 3 séculos para ir da borda ao fundo, são esqueletos antigos que teimam que estão vivos. Em torno deles só há palavras e egoísmo.  São ossos que desejam ganhar carne, pois o espírito já se foi, imiscuído naqueles poucos que representam. Dizer que são robôs não posso, pois estes possuem um tipo de “alma” muito superior a deles, pois há muita ciência neles, enquanto que em Marina e Aécio há o passado da Casa Grande e Senzala. Foram trazidos de lá por bestiais paleontólogos que escavaram o passado de um país desigual para mantê-lo sempre nesse estado. São as famílias antigas, possuidoras de muitas terras, de muitos bens. Tutancâmon é mais moderno do que eles. A política, como tudo, se transforma com o tempo. Todavia, se transforma como uma lesma, se arrastando lentamente no fio da navalha. O passado está costurado com o fio da política, muito bem cosido por ela, com a ponta da agulha ereta espetando quem duvida desse passado enterrado, pois essa ponta sempre escapa furando tudo. A simples ponta de uma faca desperta a morte, o que se dirá da ponta fina de uma grande agulha enferrujada. Pesadelos que nos acompanham, sombras e morte na noite mal dormida deste país assombrado por um passado de terror. Então, me vem à memória um trecho do conto de Edgar Allan Poe,

    ” A queda da casa de Usher”

    “Durante todo aquele triste, escuro e silencioso dia outonal, com o céu encoberto por nuvens baixas e opressivas, estive percorrendo sozinho, a cavalo, uma região rural singularmente deserta, até que enfim avistei, com as primeiras sombras da noite , a melancólica Casa de Usher. Não sei por quê, mas, assim que entrevi a construção, um sentimento de intolerável tristeza apoderou-se de meu espírito. Digo intolerável porque essa impressão não era suavizada por qualquer sensação meio prazenteira, porque poética, com que a mente geralmente recebe até mesmo as mais sombrias imagens naturais de desolação e de terror.”

    1. Nunca mais…Nunca mais

      O CORVO *

                                                             (de Edgar Allan Poe)

       

      Numa meia-noite agreste, quando eu lia, lento e triste,

      Vagos, curiosos tomos de ciências ancestrais,

      E já quase adormecia, ouvi o que parecia

      O som de algúem que batia levemente a meus umbrais.

      “Uma visita”, eu me disse, “está batendo a meus umbrais.

       

                                                  É só isto, e nada mais.”

      (…)

                                                  Disse o corvo, “Nunca mais”.

       

      “Que esse grito nos aparte, ave ou diabo!”, eu disse. “Parte!

      Torna á noite e à tempestade! Torna às trevas infernais!

      Não deixes pena que ateste a mentira que disseste!

      Minha solidão me reste! Tira-te de meus umbrais!

      Tira o vulto de meu peito e a sombra de meus umbrais!”

       

                                                   Disse o corvo, “Nunca mais”.

       

      E o corvo, na noite infinda, está ainda, está ainda

      No alvo busto de Atena que há por sobre os meus umbrais.

      Seu olhar tem a medonha cor de um demônio que sonha,

      E a luz lança-lhe a tristonha sombra no chão há mais e mais,

       

                                                                 Libertar-se-á… nunca mais!

      Tradução -Fernando Pessoa

      (integra do texto) http://www.insite.com.br/art/pessoa/coligidas/trad/921.php

  10. É uma pena que a maioria da

    É uma pena que a maioria da juventude não pensa como propôs o autor. Tanto que a vitória em primeiro turno será difíci e se ocorrer será apertada. O texto revela o desejo dos progressistas que amam o Brasil, mas esperamos que o percentual necessário da juventudade se mobilize em favor de um Brasil mais justo e igualitário. A juventude é vítima da falta de informação de qualidade, de reflexão e entendimento político, a regulação de meios é a mãe de todas as reformas.

  11. mestre é mestre.
    e quando é

    mestre é mestre.

    e quando é sábio como caroni,

    emociona muito, e como! 

    clareia as mentes e

    toca os corações.

    pungente!

  12. Marina desdenha das lutas e conquistas do povo brasileiro

    Bem no espírto deste texto do Caroni…vejam só as reais intenções de Marina Silva para com os avanços deste pais que ela quer solapar,,..aliás, fico só observando o quanto essa elite escravocrata não é nenhum um pouco boba: Ela vai faz um bom trabalho de cooptação junto a pessoas com uma certa aparência de povão tipo Barbosa e Marina para alcançar seu intento: Não passarão!

    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/09/marina-desdenha-da-luta-dos-mais-pobres-por-politicas-publicas-governamentais-2705.html

  13. Depois de tudo é o PT, com

    Depois de tudo é o PT, com todos os seus defeitos, quem realmente mudou o país e é quem pode mudar ainda mais. Por isso, enquanto não surgir coisa realmente melhor (e viável), minha aposta é nele. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador