Revista GGN

Assine

Jurista Bandeira de Mello fala em impeachment de Barbosa

Sugerido por Gão

Do Estadão

 
por Pedro Venceslau
 
O jurista Celso Bandeira de Mello, professor titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), reforçou o movimento do PT contra Joaquim Barbosa e passou a defender o impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
“Cabem providências jurídicas contra ele, entre elas o impeachment. Qualquer coisa que aconteça com o José Genoino (ex-presidente do PT, detido em Brasília e que sofre de problemas cardíacos) será responsabilidade do Joaquim Barbosa”, disse Bandeira ao Estado. O deputado licenciado foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão no regime semiaberto pelo crime de corrupção ativa.
 
O departamento setorial jurídico do PT disse nesta quinta-feira,21, em nota oficial, que a decisão do presidente do STF de determinar a transferência dos dirigentes petistas condenados no julgamento do mensalão para Brasília em regime fechado foi “um flagrante desrespeito à Lei de Execuções Penais que lança dúvidas sobre o preparo ou a boa fé de Joaquim Barbosa na condução do processo”. O advogado Marco Aurélio Carvalho, coordenador do setorial jurídico do PT, afirma que está estudando medidas judiciais contra o presidente do STF.

Sugerido por veras

Do iG

"Joaquim Barbosa é um homem mau"

Por Ricardo Galhardo

Celso Antônio Bandeira de Mello condena a forma como o presidente do STF conduziu a prisão de Genoino. O advogado faz coro pelo impeachment de Barbosa

"Joaquim Barbosa é um homem mau, com pouco sentimento humano." A descrição nada elogiosa é de Celso Antônio Bandeira de Mello, um dos mais conceituados advogados brasileiros e professor da PUC há quase 40 anos.

Ele se refere em especial à forma como Barbosa conduziu a prisão de José Genoino. "Acho que é mais um problema de maldade. Ele é uma pessoa má. Falo isso sem nenhum preconceito com a pessoa dele pois já o convidei para jantar na minha casa. Mas o que ele faz é simplesmente maldade", afirma o advogado.

Bandeira de Mello subscreveu na terça-feira, ao lado de juristas, intelectuais e líderes petistas, um manifesto condenando a postura de Barbosa. A ação supostamente arbitrária do ministro na prisão dos condenados no processo do mensalão seria passível de um processo de impeachment.

"A medida concreta neste caso seria um pedido de impeachment do presidente do Supremo", disse Bandeira de Mello, com a ressalva de que não é especialista em direito penal mas expressa "a opinião de quem entende da matéria".

De acordo com o advogado, o foro adequado para o pedido de impeachment seria o Senado Federal. Segundo o inciso 2º do artigo 52 da Constituição Federal, é de competência exclusiva do Senado julgar os ministros do Supremo. A iniciativa, segundo Bandeira de Mello, pode ser de "qualquer cidadão suficientemente bem informado e, principalmente, dos partidos políticos".

Na segunda-feira, o diretório nacional do PT chegou a cogitar medidas concretas contra Barbosa. A iniciativa, no entanto, foi abortada por líderes moderados do partido.

Segundo Bandeira de Mello, o fato de Barbosa ter mandado para o regime fechado pessoas que haviam sido condenadas ao semiaberto e a expedição de mandados de prisão em pleno feriado da Proclamação da República sem as respectivas cartas de sentença (emitidas 48 horas depois) contrariam a legislação e poderiam motivar o afastamento de Barbosa.

Para o advogado, a culpa pelas supostas violações e arbitrariedades é exclusivamente do presidente do Supremo. "É o Barbosa. Os demais ministros, ou parte deles, já praticaram as ilegalidades que podiam praticar no curso do processo", disse Bandeira de Mello.

O manifesto divulgado na terça-feira diz que "o STF precisa reagir para não se tornar refém de seu presidente". O texto é subscrito por dezenas de militantes petistas e partidos aliados, como os presidentes do PT, Rui Falcão, e PCdoB, Renato Rabelo, além de personalidades de diversas áreas como o jurista Dalmo Dallari, a filósofa Marilena Chauí, a cientista política Maria Victoria Benevides, os cineastas Luci e Luiz Carlos Barreto e o escritor Fernando Morais.

Bandeira de Mello crê que o plenário do Supremo deveria fazer uma censura pública a Barbosa. "Poderia ser de forma verbal, em plenário, por meio de um manifesto e até mesmo pessoalmente. Ou o Supremo censura a conduta de seu presidente ou ele vai cada vez mais avançar o sinal", diz o advogado.

Média: 4.6 (10 votos)
35 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de CESAR RONALDO
CESAR RONALDO

INDGNAÇÃO

Bandeira de mello! você é CABRA SAFADO e PUXA SACO de politico LADRÃO, voce mostrou-se pior que eles!  

Todos os dias, o judiciário comete erros e ninguem fala nada !  Esses mensaleiros teriam que cumprir 30 anos no regime fechado, e todos os Bens ,inclusive o da familia ficasse a disposição da justiça !   Puxa saco, Gente como voce destroi nosso País favorecendo Politicos a serem corruptos e roubarem o dinheiro publico! TOMA VERGONHA NESSA CARA LISA ! CABRA SAFADO!

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Adauto Gonçalves dos Santos
Adauto Gonçalves dos Santos

Sr. Cesar Ronaldo, parece que

Sr. Cesar Ronaldo, parece que você gosta de ser ignorante e desinformado. Bandeira de Melo é um homem e um jurista honrado. Coisa que Joaquim Dantas nunca foi e tampouco será. Eu nunca ouvi dizer que Bandeira de Melo tivesse alguma vez tentado roubar o fisco americano, que tivesse recebido dinheiro sem trabalhar, que tivesse tirado liçença para tratamento de saude e aproveitar a licença para reunir com os amigos para tomar cachaça em boteco, que faltasse com respeito com as pessoas, que usasse o espaço publico como sede de empresa particular, que se portasse como um moleque da revista veja, que fizesse qualquer ato e tivesse qualquer comportamento, que pudesse envergonhar a ração humana. Como pode chamar Bandeira de Melo de cabra safado? Isso mostra que sua nobre mãe não conseguiu sequer de dar um pouco de boa educação. Pobre Cesar Ronaldo! Você é uma vergonha!

Seu voto: Nenhum
imagem de Patrick Lima
Patrick Lima

Bandeira e a sua falta de imparcialidade ...

Adauto você já viu algum ministro do STF fazer propagando eleitoral pra algum partido ??? http://www.youtube.com/watch?v=fOuwaCAdu28

Seu voto: Nenhum
imagem de Antenor Pereira de Assis
Antenor Pereira de Assis

QUE BANDEIRA VOCÊ ESTÁ DEFENDENDO?

É, no mínimo, ESTRANHO e, como não dizer, ESPANTOSO, saber que um "Jurista" como esse tal de CELSO BANDEIRA DE MELO, propõe uma TAMANHA BESTEIRA  de impedimento do Exelentíssimo Ministro do STF DR. JOAQUIM BARBOSA.

É preciso, primeiramente, saber quais são AS ORIGENS PARTIDÁRIAS desse "jurista" que oferece-se como "PALADINO"  DE MALFEITORES do Brasil. Pois, se não são MALFEITORES E FACÍNORAS da nossa Nação, então o que dizer desses canalhas que, apoderando-se do PODER A QUALQUER CUSTO, deitaram e rolaram, pensando que ficariam impunes e, agora, com a JUSTIÇA dando seus primeiros passos em direção aos anseios do povo honesto e trabalhador desse País, vêm esses PARTIDARISTAS que só se preocupam com PARTIDOS POLÍTICOS E SUAS CORJAS e esquecem-se do mais importante, que é o NOSSO BRASIL como Nãção que precisa se desvencilhar dessas amarras e grudes DA CORRUPÇÃO QUE SE GENERALIZOU e que teima em permanecer nos quatro cantos do nosso País.

É MELHOR QUE ESSES DEFENSORES DE CORRUPTOS E DELAPIDADORES DO PATRIMÔNIO PÚBLICO, CALEM SUAS BOCAS e engrossem as fileiras em favor da MORALIDADE E DA DECÊNCIA de que tanto estamos necessitando no Brasil.

Para atrapalhar aparecem até pessoas "ditas" letradas e cultas, mas que não enxergam um palmo além do nariz, quando são cegas pelo PARTIDO QUE DEFENDEM.

Sr. Bandeira de Melo, tenha santa paciência. Se não tem o que dizer é melhor ficar calado e manter a sua aparência de renomado jurista.

Defender bandido, em princípio, o sr. deve ser contratado por um e apresentar-se como seu defensor, mas no tribunal e não de forma barata e escarnecedora. 

Procure saber, antes, do que se passa e saiba que A ESMAGADORA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO (Povo tabalhador e honesto) torce pela DIGNIDADE E PELO PROCESSO DE MORALIZAÇÃO do Brasil e não pactua com esse tipo de "gente" como JOSÉ DIRCEU, JOSÉ GENUÍNO, JOÃO PAULO CUNHA, DELÚBIO SOARES, LULA, MARCOS VALÉRIO E MAIS UNS TANTOS que, nas caladas das noites e nos porões mais baixos dessa Nação, maquinaram "coisas" para se locupletarem e colocar o nosso País no "ranking" dos mais CORRUPTOS do mundo.

CHEGA DE BLA BLA BLA BLA BLA e de intelectuais que acham que sabem mais do que os anseios do povo.

A Lei é confusa, controversa e cheia de "brechas" por onde os bandidos passam.

Já, os anseios do povo são sábios, buscam a harmonia, o bem comum e aplaudem aqueles que direcionam suas ações para A DIGNIDADE E A "COISA RETA".

CADEIA PARA OS MALFEITORES E CORRUPTOS.

FORA AS TEORIAS E VIVA A AÇÃO EFETIVA DE JUSTIÇA - doa em quem doer.

QUE BANDEIRA VOCÊ ESTÁ DEFENDENDO, sr Celso BANDEIRA????

AO MINSTRO JOAQUIM BARBOSA, TODO O NOSSO RESPEITO E ADMIRAÇÃO.

AOS QUE PREFEREM A MANUTENÇÃO DE CORRUPTOS E DA CORRUPÇÃO, O MEU DESPREZO.

 

Antenor

 

 

Seu voto: Nenhum

O professor Bandeira de Mello está correto

O grande administrativista, professor Celso Antônio Bandeira de Mello, está mesmo correto.

Cabe sim o pedido de impeachment contra o ministro Joaquim Barbosa.

As ilegalidades de Barbosa no caso das prisões dos réus condenados em regime semiaberto foram muito graves, principalmente no caso de Genoino.

Barbosa tem que ser afastado do STF. Ele já extrapolou todos os limites da razoabilidade. Ele claramente age com interesses políticos. Não por acaso, Barbosa tem sido cogitado para ser candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves, do PSDB, ano que vem, nas eleições presidenciais. Eu acho que Barbosa será mesmo candidato. Isso se não for cabeça de chapa.

As incongruências de Barbosa cada vez mais se tornam verdadeiras declarações de ódio aos réus.

Barbosa chegou a dizer que a gravidade da doença de Genoino não estaria demonstrada (!).

Ver aqui: http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2013/11/para-barbosa-gravidade-da-doenca-de-genoino-nao-esta-demonstrada-9359.html

A incongruência dessa afirmação tripudia da inteligência mais mediana, ainda mais diante dos fatos da AP 470.

Dirceu foi condenado por meros indícios. Nunca houve uma prova direta contra Dirceu. Mas Barbosa considerou demonstrada a sua participação de líder do mensalão.

Genoino vomita sangue, passa mal várias vezes, fez uma cirurgia gravíssima na artéria aorta e ele diz que a gravidade não está demonstrada??

A participação de Dirceu no mensalão, por meros indícios, está demonstrada, o suficiente para condená-lo como chefe de quadrilha, frise-se, mas a gravidade da doença de Genoino, com inúmeros fatos comprovados, não está demonstrada??

Aí já é má-fé, desrespeito inadmissível ao direito de igualdade, ao princípio da isonomia e ao da paridade de armas processuais. A incoerência é gritante. É a maldade de que nos fala o professor Celso Antônio Bandeira de Mello.

Aliás, a escolha da palavra "gravidade" é um típico preciosismo jurídico malicioso, que surge na impossibilidade de negar a doença. Como não pode negar a doença, se preocupa em negar a gravidade.

Genoino, submetido ao estresse, pode morrer a qualquer momento. Precisa de um tratamento rigoroso, seríssimo, extremamente delicado. Eu sei disso porque eu já fui advogado de um homem com o mesmo problema de dissecção da aorta. Meu cliente morreu pouco depois da cirurgia. Não resistiu. Mas a cirurgia era a única chance dele. Entrei na justiça. Ele fez a cirurgia e morreu.

Não me senti culpado. Fiz o que tinha que ser feito. Fui procurado pela família. Consegui a ordem judicial em pleno plantão judiciário, tudo feito com urgência. Dissecção da aorta significa simplesmente, a grosso modo, que uma das maiores artérias do organismo pode se romper. A hemorragia mata em pouquíssimo tempo. É preciso agir para impedir.

No caso de Genoino, ele provavelmente tem um dispositivo que protege ou envolve a área da aorta que está frágil e precisa tomar anti-coagulante para evitar tromboses. Imagine a situação crítica que é uma artéria como a aorta podendo se romper, minando sangue, e se houver uma coagulação nos pequenos vazamentos sanguíneos que acontecem.

O risco de morte é muito, mas muito grande se não houver um tratamento adequado. Essa cirurgia é delicadíssima. O pior é a sensação de que não há outra escapatória. É fazer a cirurgia ou morre. E Genoino fez essa cirurgia faz apenas quatro meses, pelo que me lembro agora. Imaginem o que ele não está passando.

O alerta do professor Bandeira de Mello veio em boa hora.

O que está acontecendo agora com o Genoino atinge todos os cidadãos e também, o que é o mais grave, é reflexo do tipo de sociedade em que vivemos, onde quem detém o poder de decisão sobre a vida das pessoas desrespeita sistematicamente direitos básicos, como o direito à vida, o direito à saúde, e etc, e todos assistem impassivelmente a esse quadro mais do que lamentável. Eu penso que a responsabilidade é de toda a sociedade. Uns têm mais responsabilidade do que outros, mas ninguém está isento. Todos têm a sua parcela de culpa.

O Brasil não pode ser eternamente refém de injustiças, sem que a sociedade responda à altura. As instituições, as pessoas que as comandam, são consequência das decisões veiculadas pelo conjunto da sociedade. De certa forma, os desmandos praticados pelas instituições representam a inação, quando não a cooperação, da sociedade.

É ao que estamos assistindo no que diz respeito à grave situação do cidadão brasileiro Genoino, que ficou preso em condições de saúde extremamente delicadas e ainda pode voltar, por decisão de Barbosa (!).

O STF, instituição que deveria proteger e defender os direitos humanos positivados em nossa Constituição, subverte o esperado e faz justamente o que não se esperaria dele: atenta contra a vida de um cidadão brasileiro.

A sugestão do impeachment é providencial, bastante oportuna. Que o assunto seja debatido. Ninguém está acima da lei e da Constituição. Que Barbosa responda pelos seus atos, nos limites da lei. Ele não detém o poder absoluto para fazer o que quiser, arbitrariamente. Ele deve respeito aos direitos humanos. E terá sim que se explicar por que mandou prender, mas não se dignou de expedir a carta de sentença, com todos os detalhes do regime de cumprimento de pena. Vai ter que responder por que fez isso, o que queria com isso. O resto é trabalho da investigação. Se ele quis construir um espetáculo midiático para humilhar as lideranças petistas, que isso seja investigado.

O que não pode acontecer é se omitir e depois reclamar das consequências.

 

Seu voto: Nenhum

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de Antenor Pereira de Assis
Antenor Pereira de Assis

IMPEDIMENTO

Impedimento ou "impeachment" supões-se barrar, parar quebrar.

É melhor pensar mais um pouquinho e ver que o que está querendo o Excelentíssimo Sr. Ministro do STF Dr. Joaquim Barbosa, é marcar um gol para a DIGNIDADE DO BRASIL, em colocar na cadeia pessoas que, desde 2008 tiveram tempo suficiente para se defenderem e que, agora, somente pelo fato de term sido CONDENADOS não devem ir para a CADEIA?!

VEJA QUE NÃO FOI SOMENTE O DR. JOAQUIM BARBOSA QUE OS CONDENOU, mas sim a AMPLA MAIORIA do STF.

Se assim não fosse, não estariam sendo conduzidos para a prIsão.

Querer o IMPEDIMENTO do NOTÁVEL Ministro Joaquim Barbosa, é dar um tapa na car do povo brasileiro, que passou a vislumbrar uma pequena chance do nosso País mostrar o caminho que devem seguir àqueles que desrespeitam as Leis e achincalham a "Coisa Pública".

Por que, em momento tão auspicioso da nossa Nação, vir com essa conversa estranha de "impeachment", quando em momentos mais cruciais do governo Lula isso não foi pedido para o próprio Lula?

Não tentem confundir àqueles que buscam honestidade e dignidade para o nosso País, pois os que assim intentam podem "quebrar a cara".

Não embarquem em "canoas furadas" pois poderão ficar à deriva no meio do oceano.

QUE BANDEIRA VC ESTÁ DEFENDENDO?

 

 

 

 

Seu voto: Nenhum

Deixa o homem quieto lá.

Tenho esperança que o processo do mensalão do PSDB chegue em suas mãos. Aí vamos ver qual é a sua verdadeira intenção.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Gão
Gão

Ele vai se aposentar antes disso

  exatamente para dizer que não é com ele

Seu voto: Nenhum
imagem de José Brito
José Brito

Os atos de Barbosa refletem

Os atos de Barbosa refletem sua profunda indignação com o histórico de injustiça praticada neste país. Desesperado para lavar a alma do povo brasileiro, ele passa por cima de qualquer regra estúpida para punir no grau certo esses carrapatos e foras da lei. Todos se esquecem do quanto ele e Fux se esforçaram para manter as condenações durante o processo, enquanto amantes da injustiça como Lewandowski e seus compassas tentavam absolvê-los a qualquer custo. Bandeira de Mello segue o mesmo proceder iníquo deles.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Gão
Gão

Barbosa foge do STF quando não é pra pegar petista

  Na votação pra soltar Daniel Dantas(o que tem facilidades no stf) ele se mandou pros EUA, ô sujeito pra gostar de viajar pra fora desse país. onde estava a sede de vingança do justiceiro supremo em tantos casos que foram parar no STF ?

Seu voto: Nenhum

O PT deve isso ao Genoino.

O PT deve isso ao Genoino. Que os "moderados" do partido não fiquem com medo do que os coxinhas vão falar no Faceburro.

O PT está sendo atacado e humilhado, e precisa ter hombridade para se defender. Acho que além de pedir o impeachment do sádico, deveria cobrar a PF do Cardoso por ter sido cumplíce desse espetáculo grotesco 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Juliano Santos

imagem de Flavio Martinho
Flavio Martinho

O homi parece totalmente

O homi parece totalmente despreparado. O homem tem que voltar ao primário. Voces notaram que ele tem dificuldade de ler um simples texto. É uma gagueira, é um vai não vai. É um saco ouvi-lo quando ele está lendo. Acho que deveria fazer URGENTE um curso de leitura para superar essa falha. Pelo visto faltou muitas aulas no primário. Se é assim e é visivel até mesmo por um leigo, imagino as suas deficiencias em outras áreas. É certo que ele galgou altos postos e foi até mesmo aprovado em concurso dificil. Mas, ressalte-se, nem mesmo discurso dificil ou dificilimo inibe candidatos despreparados.

Seu voto: Nenhum
imagem de Felipe Okls
Felipe Okls

Lá está o Tofolli para provar

Lá está o Tofolli para provar a tese de maneira clara e indiscutível. Nem galgar  nada precisou...

Seu voto: Nenhum
imagem de francisco magalhães vieira
francisco magalhães vieira

Todo mundo mete o pau no

Todo mundo mete o pau no doutor Barbosa,mas,eu acho que ainda sentiremos saudades dele quando chegar vez do doutor Luiz,o fux,assumir a presidencia do supremo!Aleluia amem!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Julio Palmieri
Julio Palmieri

se o processo for instaurado,

se o processo for instaurado, imediatamente ele virará santo!   e mais facil esperar que ele proprio se desqualifique por suas ações!  

Seu voto: Nenhum (7 votos)

O Congresso Nacional já

O Congresso Nacional já ofertou, assim como a Presidência da República, só estava faltando o Judiciário ofertar o seu. Aí ficamos zero a zero.  Bom, muito bom!

Seu voto: Nenhum

Hélio Jorge Cordeiro

Pior que mau

mais ou menos, todo ser humano é mau.

ao JB cabe melhor o adjetivo SÁDICO.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

O macho adulto branco sempre no comando
E o resto ao resto, o sexo é o corte, o sexo
Reconhecer o valor necessário do ato hipócrita
Riscar os índios, nada esperar dos pretos ♪♫

machado de assis. o enfermeiro.

 

 

descrição. clássica. de um sádico psicopata.

 

que escolhe a profissão de propósito.

 

machado de assis. o enfermeiro.

 

http://www.sinergia-spe.net/editoraeletronica/autor/006/00600900.htm

 

..

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Também partilho da opinião de

Também partilho da opinião de que Barbosa é sádico. Ele se compraz com o seu poder e com o sofrimento e humilhação que pode impor aos outros. E é um comportamento que vem de longe pois sua ex-mulher prestou queixa de maus tratos contra ele. O sorriso de prazer quando impunha a derrota às teses de Lewandovski também demonstram este desvio de personalidade.

E tem mais, ele se enxerga muito maior do que é. Foi ridícula a sua atitude de prender parte dos réus no dia 15. Ele se acha tão grande que se vê como um personagem histórico. Só se esquece que chegou onde está por ter bajulado os que lhe deram o cargo, não por méritos excepcionais.

É uma pessoa desprezível.

 

Seu voto: Nenhum (13 votos)

Vera Lucia Venturini

Acho que o Joachin precisa-se

Acho que o Joachin precisa-se submeter a um analise psiquiatrica. Ele nao esta bem da cabeça. E o Lula devera ser responsabilizado pela indicaçao.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de DanielQuireza
DanielQuireza

Impeachmant assim direto é um

Impeachmant assim direto é um certo exagero. Mas uma advertência cabe sim. E já serviria para abaixar a bola do sujeito. Como todo covarde, se alguem falasse grosso com ele, se retrairia. Se não o fizesse, ai sim partiria-se para o impeachmant.

O Senado existe, entre outras coisas, para coibir abusos, tanto da PGR quanto do STF. O único ente que pode fazer isso é o Senado. Não é e nem pode ser o CNJ, como querem alguns. Se o Senado não age, não sobra ninguem.

Também ja deveriam ter tomado advertências: Gilmar Mendes, Fux, Ayres Brito, Roberto Gurgel, no mínimo.

O grande problema é que grande parte do Senado é refém das "gavetas profundas" dessa turma.

O País realmente passa por momentos confusos e complicados. Por um lado, oportunistas pensando só em si próprio ajudam a botar fogo. Por outro, pessoas menores, sem coragem nenhuma, não têm forças para coibir os oportunistas.

Provavelmente a coisa vai se acomodar sem maiores sobressaltos. Logo ele sai ou da presidencia ou do próprio STF e retorna a ter a relevância que sempre teve, nenhuma. Mas que fique a lição ao Governo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Mauro Segundo 2
Mauro Segundo 2

Se fosse um juiz comum, o

Se fosse um juiz comum, o Barbosão C****va na cabeça dele no CNJ e mandava para aposentadoria compulsória. O tal daz execuções penais de Brasília não dá um passo sequer sem pedir permissão ao Batman, de medo do presidente do CNJ.

É caso para impeachment sim, mas não há colhões para isso, porque a mídia cai matando e fala que é o PT defendendo corruptos contra o Justiceiro puro que quer limpar o Brasil da corrupção. Falaria isso o dia todo, todos os dias, até a população sair às ruas.

Lei de meios já!!!!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de DanielQuireza
DanielQuireza

Mas ministros do STF,

Mas ministros do STF, gostemos ou não, não são juizes comuns. São também politicos, representam um poder da República. Não podemos ser casuístas.

Quem teria que agir inicialmente seriam os seus próprios pares. Em seguida, declarações fortes de outras autoridades, como presidentes da Camara, da República e do Senado. Se nada adiantasse ai partiria-se para abertura de processo no Senado.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de luiz breviglieri
luiz breviglieri

Impeachmant

Discordo do Daniel.Um servidor público alçado na mais alta posição de governo tem obrigação de saber

oque esta fazendo,principalmente quando é assunto de sua àrea.O salario desse Sr não é a merreca minima.

Alem do mais,ele recebe outros proventos que lhe asseguram condições de luxo;como comprar casa em

Miami e etc.Por isso cabe a ele nessa hora o impeachmant porque ele ultrapaçou de seu direito durante as

prisões.Creu-se todo poderoso;uma afronta ao povo e as nossas instituições.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de DanielQuireza
DanielQuireza

Eu concordo que ele está

Eu concordo que ele está errado. Mas ministros do STF não são servidores públicos comuns. São representantes de um Poder da República. Mas não podemos ser casuístas. Impeachmant é coisa séria. É preciso que hajam motivos claros, e, ainda mais, advertências iniciais.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Infelizmente endeusaram tanto

Infelizmente endeusaram tanto o ministro Barbosa que ele, com sua personalidade fraca (a qual tenta esconder com agressividade) julgou poder tudo. Lamentável para a sociedade pois perde a confiança nas suas instituições. Estive assistindo alguns videos, no Youtube, sobre o comportamento do ministro e, com toda sinceridade, se ele fosse meu filho, eu tentaria de todas as formas encaminha-lo a um psiquiatra. Ele está precisando de ajuda! Está doente!

Seria interessante consultar o teste psicológico que o reprovou no Itamarati.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Luiz C.Benevides

imagem de Marly
Marly

Excelente análise!

Excelente sua análise, Luiz. O comportamento dele é anormal. Já Gilmar Mendes, demonstra ser uma raposa esperta, com seus deboches, falsidade e... outras coisas mais...  

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Moraes
Moraes

Já está passando da hora. O

Já está passando da hora. O assim chamado meritissimo conduziu um julgamento coalhado de truculencias, impropriedades, violações da lei. E, para coroar, faz essa cena de circo das prisoes, ela tambem cheia de irregularidades.

Joaquim Barbosa já deu suficientes mostras de que é desequilibrado, grosseiro, movido a ressentimentos. Já deu mostras de que está disposto a contornar a lei, quando nao a confrontá-la abertamente, para realizar as metas que definiu em sua mente autocrática. De outro lado, tambem deu suficientes mostras de que sua 'ilibada reputacao' está manchada por envover-se em várias situacoes de conflito de interesse, com empresarios de varios tipos.E, mais uma ves para coroar, cria uma empresa em pais estrangeiro com o objetivo claro e limpido de evitar o pagamento de impostos. Alguem com esta ficha pode presidir um julgamento sobre questoes como as que julga, vinculadas àquilo que se costuma chamar de 'moralidade pública'? Como é que alguem que dá mostras de pouco caso com tal moralidade pode dela se declarar guardiao e protetor?

O impeachment de Barbosa tem lógica. Resta saber se tem política. Como sabemos, Barbosa pode ser um destaque na constelacao do STF, mas não é estrela única. Vários desses juizes tem ficha similar. E se protegem mutuamente. De outro lado, tem o Congresso (mais especificamente, o Senado) alguma compostura para dar esse passo? Poderia fazê-lo, com a 'construção midiática' que se fez para blindar o juiz? Um passo desse tipo seria provavelmente qualificado como uma 'retaliação' de condenados e criminosos, porque o julgamento, antes de ser feito em tribunais, fora feito nas direcoes dos grandes orgaos de comunicação e dos grupos empresariais e políticos que os dominam.

Parece até que esse castelo de cartas espera a ocorrência de uma tragédia ou de um ato violento para que o rei fique nu. É de se temer que a coisa vá por esse caminho, mas ele não é impossível. Quase se tornou provável nos ultimos dias.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Marcinha
Marcinha

Imagino que tudo que o JB

Imagino que tudo que o JB mais queria neste momento é sofrer uma advertência ou algo que o valha para, em seguida, largar a toga e sair como herói desta trapalhada toda. Não foi o Nassif que nos lembrou outro dia do senador McCarthy? Qualquer passo em falso só faz ampliar momentaneamente o poder de certas figuras nefastas.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Nota-se, levantam-se todas as

Nota-se, levantam-se todas as vozes, mas nenhuma em defesa do STF e do Ministro Joaquim Barbosa. Ontem, li que uma associação afro-descendente lançava um manifesto de apoio o mencionado, publicada na primeira pagina do UOL. Sumiu hoje. Tentativas de reerguer o conceito do Ministro JB foram inócuas. Quem vai defende-lo agora?

Seu voto: Nenhum (9 votos)

"Quem vai defende-lo

"Quem vai defende-lo agora?"

os vencedores, ora, ora: a oposição e a imprensa. Qualquer movimento contra Barbosa vai logo ser taxado de vingancinha e stalinismo.

Agora é tarde. Era pra terem contestado esse processo desde a denúncia. Mas "acreditaram" na possibildade de defesa.

A "comunidade jurídica"? Essa simplesmente é desprezível. Não se deve contar com ela pra nada, a não ser pra alguma medalhinha. Acontece todo tipo de barbaridade no sistema de administração de justiça e esse povo fica quieto. Defendem esse sistema disfuncional como se fosse um filho.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

PJ não VOTA!

O Jornalismo acabou e a eleição não tem fim!

imagem de Mauricio Soares
Mauricio Soares

É tudo que Joaquim Barbosa

É tudo que Joaquim Barbosa quer.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

deu a letra.

 

 

bandeira de mello.

 

deu a letra.

 

..

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Mais uma vez vou repetir comentário de quarta feira

A sociedade do direito está "surpresa" com os termos do julgamento da AP 470. Juristas ilustres de todas as vertentes, como, por exemplo, Yves Gandra Martins, já se manifestaram sobre muitas das irregularidades e ilegalidades cometidas neste julgamento. Livros estão sendo lançados, compilações de renomados acadêmicos em prelo, filmes sendo realizados. A sociedade civil já percebeu muitos dos absurdos e a grande imprensa já começou a apontar alguns dos desvios. O STF ficará só.

Este post junto com outro de hoje;  http://jornalggn.com.br/noticia/globo-divulga-nota-de-repudio-contra-dec... ;diz tudo.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

"O STF ficará só": Pela

"O STF ficará só":

Pela enesima vez:  o supremo esta abaixo do que o Brasil merece.

Em estritos termos juridicos:  aquilo ali eh uma favela.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Aline C Pavia
Aline C Pavia

Tenho amigos e parentes que

Tenho amigos e parentes que moram em favela. Melhor comparar com outra coisa.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.