Lava Jato: Crime perfeito!, por Hydra

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Lava-jato: Crime perfeito!, por Hydra

Comentário ao post Xadrez de Toffoli e o fruto da árvore envenenada

Nós já pisamos e repisamos aqui o que significa o estamento judiciário na América Latina desde a sua mais tenra fundação, de um modo ou de outro, em todos os países daqui debaixo da linha equatorial.

A bem da verdade, sistemas judiciários, em todos os países chamados capitalistas, servem a um propósito seminal: Manterem a ordem já estabelecida, filtrar direitos e conquistas que não ataquem o status quo em sua essência (modo de produção e formas cada vez mais complexas de acumulação – rentista).

Parece uma redução simplista, e de fato é, até porque não temos tempo nem espaço para ir muito além (nem capacidade, sejamos honestos).

No entanto, desde Honduras e Paraguai, ensaios de golpes parlamentar-judiciais bem sucedidos, os sistemas judiciais saltaram da posição passiva para um protagonismo jamais visto.

É verdade que o stf brasileiro não deu um pio em 64, ou manteve-se inerte quando Vargas mandava Olga para o forno…Talvez por isso o stf seja um guardião tão zeloso da lei de anistia, umn alívio para sua “consciência pesada institucional”…

Não por coincidência essa sociedade autoritária adora leis como a ficha limpa, onde tiramos direitos irrepetíveis antes de condenção em definitivo.

Imagino que em cada país da AL as coias tenham, historicamente, se dado de forma parecida.

Mas desde 88, sabemos todos, os ovos da serpente foram chocados com força.

E nós do PT contribuímos, já sabemos também, quando utilizávamos o estamento como força auxiliar, na medida que nos faltava capital político eleitoral (mais ou menos como o psdb têm feito hoje).

Os problemas são vários:

Se com o PT, o estamento manteve aliança tática, conjuntural, com a direita essa aliança é estratégica, é genética, permanente…atávica mesmo.

E agora somos seguros pelos nossos rabos presos.

Não adianta chorar melhor escolhas de juízes: Nem Dona Marisa, se alçada por notório saber jurídico ao stf (sim, não é preciso ser advogado ou bacharel) conseguiria escapar das armadilhas institucionais e ou “mudaria” de lado, ou ficaria quietinha no canto, buscando um jeito de preservar sua institucionalidade.

Quem detesta política (práxis) deveria saber como se dão decisões judiciais em escalões superiores e nos labirintos de influências cruzadas de caríssimas bancas de advogados.

A lava-jato prescinde de toffolis, teoris ou levandowskis…

O processo que se dá ali é dirigido: Já que o PT aprendeu (e gostou, sejamos justos) a usar os esquemas de financiamento para auferir e manter poder, aliando-se a empresas emergentes que imaginaram alguma vantagem (legítima, diga-se) de estarem ao lado de algum desenvolvimento capitalista de cores mais nacionais, é hora de devastar essas empresas e o PT.

E de quebra, a cereja do bolo:

Tendo sido o PT o arauto da moral e bons constumes, restava a ele vacilar frente ao fato de que “desgostou” sua base classe média moralista, que se levanta contra seu legado, algo como “tá bom, levou 40 milhões a comer melhor, ter um carrinho, mas se sujou na lama do pmdb e outros fascínoras”…

Hoje debatemos aqui que tudo deu errado por essas escolhas, e de certo, foram essas escolhas que nos colocaram em xeque, mas não pelos motivos moralistas apregoados pela esquerda da carochinha, mas justamente porque começamos a usar o jogo deles contra eles mesmos, e isso, eles não toleram

Acabado o trabalho sujo, e provado que o dinheiro (internacional) não leva desaforo para casa, eis que agora o caixa 2 vai continuar a fluir para todos, menos para o PT, e pior, caixinha vinda de fora, deixando de lado o esforço nacional de associação empresas X estado, como os EUA fizeram com cada uma de suas grandes empresas… 

Vamos voltar (ao gosto da esquerda carochinha) a vender estrelinhas, camisas e bottons, e lutar para elegermos 1 vereador por capital, disputando espaço com PSTU, PSOL e PCB…

Aposto que o PT não será mais admoestado depois de 2018…nem pela direita, nem pela esquerda-alice do País das Maravilhas…

Temos que concordar: Foi um crime perfeito!

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. batendo cabeças

    -> mas não pelos motivos moralistas apregoados pela esquerda da carochinha, mas justamente porque começamos a usar o jogo deles contra eles mesmos, e isso, eles não toleram

    diagnóstico errado (causas da queda do lulismo), mas proposta estratégica correta (usar o jogo deles contra eles mesmos.

    só que “usar o jogo deles contra eles mesmos” foi exato o que o lulismo nunca fez! o lulismo se limitou a jogar um jogo sujo de acordo com as regras da banca. um jogo no qual o prognóstico de derrota é aposta ganha!

    claro que esta afirmação se contrapõe ao seu comentário. então, proponho: apenas considere uma outra opinião – sob a perspectiva de haver convergência quanto a estratégia de “usar o jogo deles contra eles mesmos”.

    exemplo 1: indústria de fundos de investimentos. vincular as obrigações de longo prazo (pensões) com investimentos também de longo prazo (infra estrutura). fim das operações compromissadas (over night), através de juros reais negativos, promovendo a reciclagem da poupança financeira para financiar a produção (debêntures) e o consumo (direitos creditícios);

    exemplo 2: fundos de pensão das estatais. como sócios da privataria tucana e presentes na gestão das estatais privatizadas, passarem a agir como tal, deliberando a transformação destas empresas em agentes fundamentais do desenvolvimento com inclusão social;

    exemplo 3: reformatação do programa “Minha Casa, Minha Vida”, transformando-o em “Nosso Bairro, Nossas Vidas”:

    – construção de bairros e cidadania, e não de alojamento barato para mão-de-obra descartável. indo além de uma infra estrutura básica de posto de saúde, escolas, segurança e transporte.

    – foco na produção local de energia, água e alimentos: sistema coletivo de captação pluvial e geração de energia solar, eólica e hidráulica, hortas e pomar coletivos, reciclagem de resíduos;

    – centros comunitários, associação de moradores e grêmios estudantis, atividades culturais, wi-fi, rádio e TV locais;

    – por não se limitar ao equipamento e sim priorizar as relações sociais, constrói pólos geradores de transformação social por se constituírem em si mesmos numa nova forma de se viver.

    exemplo 4. reindustrialização, com produção, pesquisa e desenvolvimento sob um novo paradigma orientado pelas demandas geradas pelo programa “Nosso Bairro, Nossas Vidas”:

    – reindustrialização pautada pela auto-suficiência na produção de energia, água e alimentos;

    – desenvolvimento e produção de células fotovoltaicas, microturbinas elétricas, nano-geradores;

    – redirecionamento da Embrapa para o total suporta a agricultura familiar e comunitária;

    – foco na substituição de alimentos importados (trigo) por similares nacionais (mandioca, tapioca);

    – disseminação da utilização das PANC, Plantas Alimentícias Não Convencionais.

    podem até parecer exemplos simplistas, e de fato são, até porque não temos tempo nem espaço para ir muito além (nem capacidade, sejamos honestos).

    “Aonde fica a saída?”, Perguntou Alice ao gato que ria. 

    ”Depende”, respondeu o gato. 
    ”De quê?”, replicou Alice; 
    ”Depende de para onde você quer ir…”

    abraços

     

    1. O capital não dorme…

      Meu amigo, sua intervenção na alavancagem do mercado é interessante, falta combinar com os russos…O problema desse capitalismo onde o meio (moeda) virou fim em si mesma, e o país que mais deve emite sua própria moeda e nos exporta seus déficits, ou em forma de recessão, inflação, ou em forma de estagflação (os EUA), é que não há margem para aventuras desse tipo.

      Bem, não há margem sem conflitos do tipo que detestamos: violentos!

      O simples deslocar de milímetros do eixo central de poder (EUA/Europa) para posições mais próximas da multipolaridade proposta pelos Brics, já nos jogou de volta a 64…

      Eu disse, e repito: Caímos porque começamos, eu repito de novo, começamos a usar as regras do jogo contra eles…Se tivéssemos descido aos detalhes propostos por você, nós estaríamos em alguma masmorra ou exilados no Uruguai…

  2. Lava Jato: Crime perfeito!, por Hydra

    Concordo com tuas observações, Hydra.

    Desde 1500 as instituições brasileiras estão aparelhadas – para usar um termo do conservadorismo – pela oligarquia que nos domina.

    Os exemplos são desnecessários, basta observar quem é preso e quem fica, no máximo, em casa. A farsa de Curitiba logo será anulada, atendidos os objetivos propostos ao início.

    Todo o aparato repressor, desde a legislação, é montado para a manutenção de privilégios aos sempre favorecidos.

    Vocês que se identificam com o PT -e é bom que assim seja, não podem esquecer de, ao menos internamente, expor os erros cometidos na condução dos governos Lula/Dilma – ambos agora caçados pelo mesmo conjunto repressor. Alguma se observa nos posturas do partido,de Lula e Dilma.  Mas ainda tímidas e obsequisas ao “status quo”.

    Lula/Dilma tiveram governos muito melhores que os anteriores mas não foram perfeitos – e não se pode exigir assim sejam.

    E, na democracia, não há outro caminho.

    Claro está que há outros meios de mudanças mas duvido muito que sejam trilhados.

     

  3. Neste ensaio: PT; no mundo real: pt

    “Não por coincidência essa sociedade autoritária adora leis como a ficha limpa, onde tiramos direitos irrepetíveis antes de condenção em definitivo”

    Em contrapartida, o pt odeia a Ficha Limpa, projeto de inicativa popular, assinado por mais de 1,4 milhão de eleitores. Por que será??

    1. Critica a Lei de Ficha-Limpa a ideologia de Hydra e não a do PT

       

      Salomão Machado (terça-feira, 23/08/2016 às 10:04),

      Avalio que Hydra critica a Lei de Ficha-Limpa porque trata-se de lei cujo apoio derivou em muito do autoritarismo, do moralismo e da ingenuidade. A esquerda não pode ser autoritária. A política não descarta a moral, mas o imperativo da política deve ser a lei. E quanto a ingenuidade, é preciso que ela seja superada pelo conhecimento.

      Agora eu considero que a Lei de Ficha-Limpa deve ser contestada por uma questão de lógica. Os defensores da Lei de Ficha-Limpa consideram a justiça inteira ruim e, em razão disso, resolveram apoiar meia justiça. Dai vejo razão no ministro Gilmar Ferreira Mendes considerar que a propositura foi feita por bêbados.

      E os deputados PT para contar com o apoio dos moralistas e dos ingênuos votaram favoravelmente a Lei de Ficha-Limpa. E reconheço que em razão de também florescer o autoritarismo muitos no PT votaram a favor a favor da lei.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 23/08/2016

    2. Lei Fascista

      O fascismo, depois de criado o ambiente adequado, surge de iniciativa popular. A contenção do estatuto do desarmamento também obteve apoio popular.

      Não sei se o PT odeia a lei da “Ficha Limpa”, mas é óbvio para mim – desde antes de sua aprovação – que é uma lei fascista e moralista, inconstitucional por desrespeitar direitos previstos na Constituição Federal. Quando for conveniente para o status quo, tenho certeza que o STF vai declarar esta lei inconstitucional, aliás. Punição antes de comprovação da culpa é absurdo, como absudas são ‘prisões para averiguação’.

  4. Tá bom. Só que falta combinar

    Tá bom. Só que falta combinar com o zagueiro adversário. Se passa o golpe agora e a direita entreguista nativa implementa todas as medidas impopulares que anunciam, uma imensa parcela do eleitorado que não conheceu o Brasil de Sarney, Color e FHC vai conhecer o Brasil do Fora Dilma. Aí, o PT é quem tem serviço pra mostrar com Lula ou sem Lula. E a corrupção do Moro vai ser só um bordão antigo que não vai vai preocupar mais ninguém. Mesmo porque está muito à vista a proteção da Lava Jato aos verdadeiros ladrões desse país. E não tem o ditado se pode enganar poucos …..

    Isso, se o golpe passar porque se eu, que sou misto de pequena empresária, mãe e dona de casa percebo isso, não vão ser os golpistas, políticos profissionais, que vão deixar de perceber. O PT perdeu apoio da população com a crise internacional que os bandidos da imprensa, Globo principalmente, transformaram em crise interna. Mas não vai ter imprensa nem Moro e república do paraná com sua corrupção seletiva para segurar a opinião pública quando faltar dinheiro, emprego, saúde e educação. Foi assim que ruiu o golpe de 64.

    Ou então eles tem que vir com um golpe militar, midiático, jurídico e político. Mas nem assim vão conseguir destruir o legado petista. Eu truco que o PT vai continuar um grande partido. 

    1. Concordo plenamente com você.

      Concordo plenamente com você. Tá pra nascer a mídia que dissolva a admiração que tenho por esse partido e já estou até pensando em me filiar ao PT, a hora é essa. Fora forças reacionárias, do Brasil e do mundo.

    2. O PT eventualmente de volta

      O PT eventualmente de volta ao poder não revetrterá privatização da petrobrás, não rasgará contratos de entrega do pré-sal, e não téra bancada para descongelar os investimentos em saúde e educação. Simplesmente administrará a terra arrasada pelos golpistas com a fca no pescoço.

      Esse país está morto e enterrado.

      O Povo carregará o legado de ter derrubado uma mulher honesta orquestrado por uma quadrilha de ladrões. Se os golpistas talvez tenham de lidar com a justiça divina, os golpistas encarregarão de castgar o povo com a terrena mesmo. E será bem-feito.

      1. Ai vai continuar dependendo

        Ai vai continuar dependendo do zagueiro adversário. Depende do povo e de quem será eleito. Será que o PT (nem tanto o PT, não é, que foi a Dilma e o Zé Cardoso os responsáveis pelo maior ataque de republicanismo que esse país já foi acometido) não aprendeu nada com a lambança atual? 

        Enfim, hoje acordei otimista. Kkkkk

        1. Obrigada! Estou dando

          Obrigada! Estou dando estrelinhas aos otimistas. 

          Infelizmente, não acredito nisso. Se Dilma voltar, ainda estará ouvindo aquela música de Cássia Ellen, “quem sabe ainda sou uma garotinha, esperando o ónibus da ….” sonhando com o encantador de velhas e Zé Eduardo continuará sendo o que é e sempre foi, um encantador de velhas autoritárias.

  5. Tenho minhas dúvidas, não há

    Tenho minhas dúvidas, não há crime perfeito! Os Jogos Olímpicos mostraram que há um Brasil sensacional e irreprimível, ele vai aflorar mais dia menos dia, não há quem possa impedir. Não será bem o que a esquerda deseja (seja o PT ou a esquerda-alice), mas um avanço da democracia real, menos moralista que a dos países ricos. O PT talvez desapareça, ou se torne um prtido pequeno novamente, ou talvez ressurja com força e repaginado. O que vejo que o PT deveria ser um partido mais popular, menos classe média-intelectual, menos pregador de moral e mais ideológico, no sentido de defender a democracia real (que fatalente favorece os trabalhadores) e a distribuição de poder e renda. O moralismo é uma praga, ou melhor, ele é uma bengala para cruzar um limiar, aos que sem ele seriam fascínoras.

  6. De lá do País das Maravilhas,
    De lá do País das Maravilhas, Alice avisou que, ao se juntar com as cobras, o PT seria irremediavelmente envenenado, mordido de morte.

  7. O pragmatismo que o autor
    O pragmatismo que o autor defende é o mesmo que destruiu i partido, como diz o próprio autor:

    “Vamos voltar (ao gosto da esquerda carochinha) a vender estrelinhas, camisas e bottons, e lutar para elegermos 1 vereador por capital, disputando espaço com PSTU, PSOL e PCB…”

    1. A culpa é da vítima.

      Caro Assis, meus respeitos.

      Meu amigo (perdoe a intimidade), eu não defendo o pragmatismo, porque pragmatismo na política existe, existiu e existirá…

      Defender ou denunciar pragmatismo é como questionar a lei da gravidade.

      Eu vendi bottons, panfletei nas ruas, etc, e não tenho problemas em voltar a fazê-lo, desde que surtam efeito para além de meus problemas morais e de consciência individual.

      Se aumentar as chances de um negro entrar da Universidade Pública, ou garantir o pouco que conseguimos em mobilidade social (mesmo compreendendo os limites das “maquiagens” no capitalismo) seja possível com ações “de militância de rua”, está bom, eu topo.

      Aliás, eu nem considero que o pragmatismo seja excludente a militância, até porque nos Congressos do PT nos quais estive, a contagem de garrafinhas era puro pragmatismo.

      Culpar o PT pela sua derrocada é como culpar a vítima pelo seu próprio estupro.

      Eu sei que nem sempre tivemos bons modos, que andamos em péssimas companhias, e etc, mas isso era desculpa para o estupro coletivo e sistemático do PT e da Democracia?

  8. ….. e a classe média

    ….. e a classe média “limpinha”, “apolítica”, tão “competente” para encontrar trabalho, fazer concursos  públicos e gerir seus pequenos  negócios, provarão novamente do gostinho amargo de bajular, aquele amigo com influência nas castas políticas da direita. É essa opção q terá p conseguir qualquer  emprego miserável e humilhante e ainda será obrigada a fazer campanha p um político q lhe enoja, ou perderá a boquinha q lhe dará algumas moedas no fim do mês. Essa será a opção, ou compartir com os pais, as migalhas q guardaram p velhice. 

    AH, esqueci! Poderão viver em Miami. Claro, ilegalmente, lavando privadas dos americanos. Nada de 5 estrelas, como nas epocas do NIne. E o diploma? Estará sujo com a m…. q seu cérebro esparramou pelo país, não servirá para nada.

    Olho! A culpa, ainda será do PT. Quem vai se aceitar como um cérebro de camarão? Mais fácil se vitimizar.

    1. Soube que houve muitos

      Soube que houve muitos engenheiros e arquitetos nas eventos “Fora Dilma” e a favor de Moro. Inclusive engenheiros da Petrobras. Fico curioso de saber o que esses profissionais esperavam que ía acontecer com país? Não aprenderam nada com a história? A midia é tão poderosa assim?

      1. Ignorantes

        São apenas profissionais conhecedores da área. Não lem um livro, não sabem nada de história. Vejo este reflexo nos alunos de graduação. São bons estudantes, conhecem a profissão mas totalmente despreparados e ignorantes políticos e históricos. Alunos que não conheceram a ditadura ou o início da democratização com os governos Sarney, Collor ou até FHC. Não entendem o que era a miséria. Acham que os programas e concursos eram naturais e sempre existiram. Não conhecem ou entendem o que são políticas públicas. Vão aprender da pior forma. Na carne.

         

        Select ratingRuimBomMuito bomÓtimo ExcelenteRuimBomMuito bomÓtimoExcelente

         

    2. Um fator cujo peso ainda não foi devidamente avaliado…

      Muitos foram os fatores que produziram a queda do PT, principalmente fatores econômicos, que fizeram cessar as melhorias experimentadas nos dois mandatos de Lula. Mas um fator cujo peso ainda não foi devidamente avaliado, e que acredito ter sido bem mais importante do que parece, foi essa prepotência, essa mania de debochar da classe média, de pisar valores tradicionais do povo, obra sobretudo da vertente “cultural” do petismo. Com isso vocês atiçaram contra si pessoas que estavam quietas em seu canto, e até eram simpáticas ao PT.

      Lembro-me da Marilena Chauí xingando gratuitamente a classe média naquele seu discurso ridículo, e o Lula só escutando caladinho… ela parece ter se esquecido que uma das bandeiras do PT era justamente de haver incorporado à classe média milhões de pobres, de modo que ao falar mal da classe média, estava falando mal da criação do PT. Por isso mesmo o Lula tratou de ficar calado, mas deveria era ter dado um passa-fora naquela cretina.

  9. O PT esfacelou – se, agoniza,
    O PT esfacelou – se, agoniza, e alguns ainda defendem o seu pragmatismo frente às alianças espúrias.

    Necessárias?

    Para que?

    Por 12 anos de poder e fragilização?

    Onde sequer rompeu com o paradigma colonialista.

    E tudo sendo desmontado e voltando aí que era antes.

    1. Menos, Assis. O PT deixou um

      Menos, Assis. O PT deixou um legado e tanto de inclusão social, respeito a democracia, defesa do patrimonio nacional  e inserção internacional.  Isso não se apaga com uma campanha de corrupção parcial e pequenos ditadores do Judiciário e na imprensa.. 

    2. respostas.

      Assis,

      Qual a outra força política de centro-esquerda, ou de esquerda, que poderia sobrevivier durante doze anos? Quais reformas economicas e sociais mais radicais essa força poderi fazer? 

      Se pudessemos aprender com a história. Vargas caiu devido a projeto da Petrobras e da nacionalização? Goulart foi devido a proposta de reforma de base? Não foi devido a essas tentativas ou foi por outros motivos. As mudanças sociais no Brasil são sempre dentro de um limite aceitavel pela elite ou se quiser as forças externas. 

      Devemos lembrar que o povo sempre ficou margem desses dois movimento: deixou Vargas só em 1954 e nem pestanejou quando Goulart caiu? 

      1. O povo continua sendo os

        O povo continua sendo os mesmo boizinhos mansos de sempre !!!

        E será castigado novamente !! E novamente será merecido !!

  10. Considerações para um debate.

    Hydra,

    A sua brilhante analise deveria levar em conta alguns pontos. Na verdade são perguntas que me faço e não consegui as respostas necessárias. Acho as respostas serão de grande valia para o movimento de “esquerda”.

    1- O ponto de inflexão do PT-Governo foram dois: o mensalão do PT e,  sobretudo, a “Jornada de Junho de 2013”. 

    2- O primeiro movimento permitiu que a direita, ou forças conservadoras, começasse a se organizar ou ter um discurso contra o PT e Lula. A esquerda, “carochinha”, viu nesse evento uma possibilidade de crescer, com um discurso moralista. O  PT passou a ter dois adversários a direita, através da mídia, e da esquerda, nas escolas e universidades. Não verifiquei, mais para mim o PT no Congresso diminuiu de tamanho.

    3- O segundo “A jornada de Junho”, inicia, sem lá, como, mas passa a requerer algo que a esquerda “carochinha” defendia: saúde e mais educação. Interessante a critica era contra um governo de “centro-esquerda”, ou no mínimo kenesyano. A esquerda imaginou que ali poderia reverter, ou seja, destruir o PT e assumir o poder nas próximos eleições. O movimento, principalmente no Rio, teve forte apoio dos universitários das federais. Estive em algumas reuniões nas Universidades e a critica era pelo fim do PT e do governo de direita. O PSOL achou que estava em seu momento mais sublime, embora o movimento “de junho” passou a criticar a política ou os partidos. O movimento passou a defender o fim da política, curioso. Como se isso é possível? 

    A população, a maioria, o povo, os pobres, a maioria da população, em 2014, votou deacordo com o “Movimento”. Todo político é ladrão, o PT é a mesma coisa, o PT é ladrão, o que é psol, o que é pstu, Votaram nos que defendiam Deus, o Futebol, o asfalto da rua, o que deu um churrasco de graça, o que apareceu na novela, no que prenderia os bandidos, etc. 

    4- A eleição fez o PT diminuir de tamanho, no entanto não fez a esquerda “carochina” aumentar de tamanho. 

    5- O tamanho do Congresso atual permitiu esse Golpe. Um  trabalho da mídia hegemônica e da esquerda “carochinha”.

    6- A esquerda ainda não entendeu o “povo” ou seus desejos.

    Espero que o PT não termine, pois não força de centro-esquerda que possa substituí-lo.

    1. Vamos ao debate:

      Meu caro amigo interlocutor,

      Não há pontos exatos de inflexão, mas os fatos trazidos por você podem, pedagogicamente, funcionar como delimitadores de processos em curso dentro do governo, e por que não dizer, dentro da própria esquerda e do PT.

      Com o advento da eleição de Lula, em 2002, sob os auspícios do mercado e da Carta aos Brasileiros (“Carta de Armistício-Prévio”) deu-se luta renhida dentro do núcleo duro:

      Uns advogava a tese de que Lula, pilotando aquilo que apontava ser uma enorme popularidade, poderia negociar as reformas ponto a ponto, direto no varejo da base, caso a caso, e com essa ação, driblava os caciques do PMDB e outros que tais…Creio que o Zé Dirceu era o cara que defendia com mais afinco essa tese.

      Já outros quadros defendiam um acordo no atacado, dentre eles o próprio Lula, porque imaginava maior estabilidade e governabilidade, como resultado de acordos partidários e institucionais.

      Claro que a posição do Zé lhe fortalecia como interlocutor privilegiado e Lula sabia disso, mas ao mesmo tempo, nunca poderia prescindir dele, ainda que discordassem severamente na condução dos acordos e alianças…

      Essa fissura coincidiu com a “denúncia” dos Correios, como Nassif já narrou, coisa de cachoeiras e outros, mas que encontrou terreno fértil naquela fratura…

      As guerras de posições viscerais, comuns a todos os governos, tiveram peso dramático no PT, muito menos acostumado a situações como aquela, até porque, governar o país com todas as expectativas, demandas reprimidas não era tarefa fácil…

      Ao mesmo tempo, o núcleo Palocci começava a enfraquecer, e o mercado tinha que manter sua posição no ministério-chave, e junto, rodava a versão teste da lava-jato, a ação 470.

      É preciso entender que o mercado e seus players não apostam em uma só direção, mas em todas:

      Se ficasse Lula, como de fato, ficou, era preciso mandar-lhe o recado e dizer quem manda…

      Se caísse, como está acontecendo com Dilma, é hora de arregaçar as mangas e destroçar tudo que se coloca entre a banca e o lucro rentista. 

       

      2013 não foi até agora bem explicado por ninguém, no campo da fenomenologia social.

      Mas o certo é que não se tratava ali de populares recém-saídos da miséria pleiteando mais qualidade de vida, já que comida e alguns itens da cesta de consumo primários já estavam garantidos.

      Também é certo que, independente do caráter das manifestações, não foi o PT, o governo e Dilma que ganharam a guerra de comunicação travada para capitalizar tais eventos, nem com os erros graves cometidos por marina joana d’arc da floresta e o écinho amigo do perrella…

       

      Você está corretíssimo, a esquerda-alice viu ali a chance de sair dos grotões, e até experimentou algum bafo de povo no cangote, mas foi só isso…um arrepio, um devaneio de recalcados…

      O resultado: O governo do PT e de Dilma saiu mais fraco do que já se anunciava, e ali as hostes reacionárias começaram a enxergar que NUNCA poderia permitir que Dilma concluísse seu mandato.

      Com a sinalização que não faria acordos com cunhas e que tais, que não mexeria no pré-sal, e que estava disposta a não arreglar (“teimosia cívica”, que mereceu pauladas da direita, esquerda e centro, como do Nassif), e que insistia em manter o Mantega com juros nominais de 2; 2.5%/ano, seu destino foi selado.

       

      Mas tem muito mais coisa embaixo desse angú…

      1. Continuando

        Hydra,

        Em muitas discussões que tenho participado sobre a política do PT. Antes do cartase coletiva que foi o período antes da  queda de Dilma, onde passou a ser impossível argumentar. Observei que as pessoas, de esquerda e centro, entendiam que o executivo tinha poder ditatórias ou até absolutista. Para esse grupo o presidente podia tudo, podia prender, podia mudar a educação, podia fechar os jornais, etc. O presidente era maior que o Congresso e o Judiciário. Este grupo nunca se atendou para a formação do Congresso. Vargas caiu, ou suicidou, devido a ser minoria no Congresso. Goulart item. Collor, embora direita, item. 

        O mercado, como você alertou, atira em todas direções, mas tem atenção com o Congresso e agora sabemos como o Judiciário. É o controle do Congresso, ou pelo menos metade dele que determina o poder do mercado. 

         

         

         

  11. Dilma foi eleita somente por petistas “de verdade”?

    O que ninguém fala é que se não fosse a “esquerda carochinha”, “esquerda pura”, ou esquerda qualquer coisa pejorativa como os petistas empedernidos gostam de rotular, se não fosse essa gentalha (só falta chamarem assim!) tão criticada por defender alguns ideais… de esquerda, a Dilma não teria ganho as eleições de 2014. 

    Foi por muito pouco, lembram? Pelo que se sabe, em certo momento o Aécio chegou inclusive a comemorar! Pois é, foram essas pessoas que os petistas empedernidos rotulam e criticam tanto que fizeram a diferença.

    E, não… eu não sou do PSoL, nem do PSTU, nem do PCO. Não sou filiada a partido nenhum, embora sempre tenha votado majoriamente no PT. Exceto quando o próprio PT abdicou de se candidatar para apoiar o PMDB e congêneres. Cheguei até em votar no Eduardo Paes(!) na primeira eleição para prefeito a qual ele concorreu por recomendação do PT. Sem falar no Cabral para governador, et caterva. Nas últimas eleições, cansei de seguir o que o partido ditava. Não votei no Romário, por exemplo, Queria muito ter votado na Jandira para senadaora do RJ, mas o PT fez ela abrir mão de sua candidatura para apoiar o Romário. Esse que vai votar pelo impitma agora. Isso são só alguns exemplos.

    Mas, voltando, eu conheço várias pessoas da esquerda pura, carochinha – ou como vocês quiserem chamar – que votou na Dilma no segundo turno de 2014. Não que o primeiro governo dela tenha sido lá essas coisas, mas existiu sim uma esperança de uma guinada para a esquerda em seu segundo mandato. Infelizmente, ela preferiu seguir na direção oposta.

    Então, não esqueçam: Se não fosse essa esquerda carochinha, a Dilma provavelmente não teria vencido 2014. Além disso, pelo menos aqui no Rio, é essa gente da esquerda carochinha que tem se movimentado contra o Golpe. Hoje, por exemplo, está acontecendo um evento no Circo Voador com essa finalidade, com apoio dessa maldita esquerda carochinha. Já os petistas “de verdade”… Não os tenho visto tanto quanto deveriam nas ruas contra o golpe. Já aqui na internet… 

    1. A esquerda-carochinha…

      Cara Vânia, bom que tenha se juntado a nós nesse profícuo debate.

      Primeiro perdoe meu bom humor…adjetivar é sempre ruim, confesso, mas depois de termos sido chamados de petralhas, de pragmáticos (uiii!) e de outras coisas, a gente fica meio cínico, é verdade.

      Bem, eu não sou especialista em dados eleitorais, nem tenho o mapeamento de todas as zonas eleitorais e operfil dos eleitores em pesquisas de boca-de-urna qualitativas, e não vou debater com você o teor dos votos que deram a diferença a favor de Dilma.

      Tenho certeza que sua afirmação não é leviana, e você deve ter esses dados para afirmar com tanta certeza sobre eles.

      Sobre o movimento do Circo Voador, e a presença nas ruas, eu os parabenizo…Realmente, depois de sermos xingados e até rejeitados pela esquerda alice e a esquerda carochinha, como pragmáticos impuros e vendilhões do templo da moral e bons costumes, fica difícil a gente ir se misturar com vocês.

      E de certa forma, tá tudo dando certo nos planos da esquerda carochinha em “dominar o mundo”: Primeiro se descolaram do PT e da Dilma, atacaram-nos junto com a bandinha da UDN enquanto podiam, depois, com o golpe, vão às ruas proclamando-se os autênticos defensores do estado de direito, enquanto petistas obesos mórbidos de verbas públicas, empaturrados de corrupção, ficam em casa, enquanto carochinhas e alices salvam o mundo (nem que seja o país das maravilhas)…

       

      A questão é que quem votou na Dilma foi o povo brasileiro, a maioria dele.

      O ponto central é que nenhum de vocês ousaria nos propor como fazer diferente e obter os resultados obtidos, porque se soubessem, porque não fizeram antes?

      Ideais? Ideais? Mas que ideiais? Um salvador tipo sérgio moro com inclinações socialistas puras? Uma vanguarda popular revolucionária?

      Outra revolução cultural maoísta?

      A grandeza de ter ideais, cara Vânia, e eu os tenho aos montes, é saber entender que eles são tão grandes quanto minha capacidade e coragem de sacrificá-los e/ou alterá-los em nome de realizações que mais me aproximem deles…

      Socorro Abraham Lincoln…

      Imagine os ideais (dele) de moral e bons costumes (e eles os tinha aos montes) fossem maiores que sua capacidade de “comprar” votos para abolir a escravidão e fazer dos EUA o país que é hoje, com a vitória do capitalismo industrial sobre os nenderthais racistas do sul monoagricultor (parecidíssimo com o Brasil), e que se queixavam, justamente, da imoralidade ou amoralidade de Lincoln…

      Triunfo da vontade e dos ideiais é outra coisa, o nome disso é fascismo…

      1. Amém!

        Car@ Hydra, resisto muito a participar desses profícuos debates tão democráticos que os homens e mulheres verdadeiramente bons e honrados, gente que se orgulha de ter o pé no chão, mas que  talvez por excesso de modéstia (vai saber?) não gosta de ser chamada de pragmática produz aqui e acolá na net. (Só não entende a natureza democrática desses debates os tolos e/ou mal-intencionados carochinhas e os fascistas, não é mesmo?)

        Eu tão pouco sou especialista em dados eleitorais, só sei que a eleição foi para o segundo turno e que a ilustríssima e digníssima candidata do PT ganhou por pequena margem, não sabemos como, já que o povão sempre vota no PT – em qualquer turno. O que terá acontecido? Provavelmente, uma parcela significativa dos que votaram em Aécio no primeiro turno se arrependeu e mudou o voto no segundo. Yes! Só pode ter sido isso!

        Você tem toda a razão. Esse apelido de petralha foi cunhado por essa gentalha da esquerda carochinha. Os companheiros da direita amiga jamais desceriam a tal ponto! 

        Novamente, concordo com você (tudo pela democracia). Essa esquerda carochinha tá dominando tudo! Pobres dos bons e velhos aliados e ‘aliançados’ de Dilma e do PT. A começar pelo ingênuo Temer e pelos singelos minsitros do STF que a boa e velha gente da esquerda de verdade, ou seja, pestista de raiz, puseram lá. Foram todos enganados pela esquerda carochinha. Tá na cara que, no fundo, tudo isso é um plano dessa gentalha carochinha-comunista-bolivarianista-gayzista-feminista! Se não fosse essas numerosíssimas e poderosíssimas alices, o Brasil estaria a salvo. Nada disso estaria acontecendo…

        Não vou me prolongar mais, prefiro deixar a palavra com pessoas mais sábias e cultas do que eu. Se eu fosse uma pessoa atrevida, perguntaria por que x ilústre Hidra nada mencionou sobre minhas observações sobre a sitaução do PT do Rio, em particular. Lembraria dos últimos governadores, prefeitos e senadores do estado que foram fortemente recomendados pela cúpula petista em nome de um “projeto maior”. Tão maior que até hoje é difícil de visualizar.

        Vou dormir e sonhar com sua nobre observação: “Triunfo da vontade e dos ideiais é outra coisa, o nome disso é fascismo…”

        Muito agradecida por suas tão calorosas e encorajadoras palavras.

        1. Mulheres inteligentes, ironia fina…

          Cara V@ania,

           

          O seu problema (e talvez, sua virtude) é enxergar o mundo por lentes binárias.

          Não há coitados nem coitadas, nem entre os espertos mensageiros do capital que se associaram ao projeto de expansão da base de consumo de itens primários da era Lula-Dilma, mas com o olho nos juros rentistas, para impor os limites já sabidos, nem entre a esquerda alice, seja ela o pessoal LGBT/feminista/etc que aplaudia de pé “modernidade” desse mesmo stf e seus ministros quando convinha a sua agenda de direitos  (aliás, tática respeitável e legítima), ou quando a esquerda-alice, tipo randolfe e que tais, se associava a badinha da UDN no Congresso para dilapidar o legado petista.

          Logo o randolfe que se associou ao DEMOS no Amapá no segundo turno das últimas eleições para governador ou para prefeitura da capital daquele micro-estado, não me recordo bem…

          Minha cara, por mais que eu sinta nojo, como você, de cada passada de rolo compressor no RJ, eu estive em todas as convenções estaduais anuladas pelo DN para impor alianças, até 1998, tenho que entender que não dá para separar o PT que incluiu milhões, avançou como nunca, do PT que se associou com temer e outros. Do PT que tratorou instâncias estaduais e municipais em nome do projeto nacional…

          Assim com não consigo desvencilhar Vargas que assou Olga no forno nazista, do Vargas que retorna nos braços do povo, ungido pelas massas, a bordo de um projeto nacional-desenvolvimentista-redistributivista que foi a causa de sua queda.

          Você tem razão, os fenômenos da História são grandes demais para serem enxergados de uma vez, e concordo: há coisas tão grandes que a proximidade não permite ver direito.

          O problema é que da direita oportunista não podemos reclamar quando ela cumpre seu papel de parasitar em troca de apoio e governabilidade, trair e conspirar.

          O pior é quando enxergamos entre eles aqueles que acreditávamos divergir, mas imaginávamos à salvo das práticas e dos  seus portadores que adoram criticar.

          É divertido ver a esquerda-alice batendo bumbo por um Estado de Direito que ajudaram a destruir, salvo raríssimas exceções, como o deputado Jean Willys.

          Quer saber: Prefiro aliados cínicos da direita que depois viram inimigos declarados, que o pessoal do morde e assopra da esquerda alice, que como na piada são aqueles que batem, batem, batem, e quando são cobrados respondem: Vocês não vão bater em pessoas que usam óculos, vão?

           

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador