Revista GGN

Assine

Lula e a defesa que não houve, por André Araújo

Por André Araújo

Conheço Lula há 35 anos, quando ele presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e eu era diretor tesoureiro do SINAEES, um dos sindicatos patronais que se contrapunha ao dos trabalhadores metalúrgicos, com a diferença que o meu sindicato era nacional e o do Lula era municipal. Na grande greve do final do governo militar, sendo Ministro do Trabalho Murilo Macedo, assinei pelo Grupo 14 o acordo final na Delegacia do Trabalho em Santa André, com Lula do outro lado da mesa.

Acompanhei de perto todo o processo de "acochambramento" do Lula sindicalista por um grupo da FIESP que se posicionava como "moderno", chefiado por Luis Eulálio Vidigal, então presidente, mais Claudio Bardella, Paulo Francini e outros, ao que se contrapunha o grupo mais tradicionalista de Mário Amato. Era "moda" ser amigo de Lula e Mário Amato era do grupo antagônico que não acompanhava esse modismo, não era do fã clube de Lula na FIESP, que levavam Lula para almoçar no Ca D’Oro, no Gallery, para se mostrar" olha como somos democratas e avançados".

 Gerenciei um dos comitês que trabalharam a candidatura Amato, ficava ao lado do antigo bar Pandoro, nos Jardins. Não sou, portanto, admirador de Lula e posso dar meus palpites sobre sua postura nesse último lance da operação anti-Lula.

Os ataques a Lula são destituídos de sentido lógico e Lula não está se aproveitando dessa circunstância para se defender, parece que se esconde em vez de responder diretamente e duramente a essas admoestações da mídia.

1. O caso do apartamento do Guarujá está completamente explicado. Qual o problema? Lula tinha uma cota na cooperativa que lhe dava opção de compra, por razões dele e que a ninguém mais interessa, desistiu da compra. Ponto. Foi visitar? Como potencial interessado pode ter ido várias vezes mas depois se desinteressou, fizeram cozinha especial, elevador, é problema de quem fez e pagou, talvez interessasse ao construtor ter Lula como comprador como chamariz de marketing do empreendimento, o corretor poderia dizer aos potenciais compradores, "esse é o prédio onde mora o Lula". A construtora investiu, mas Lula pensou de outra forma e o negócio em perspectiva foi desfeito, acontece todo dia.

Está em nome de uma construtora, sim, é normal um prédio de apartamentos estar em nome de uma construtora, ela faz para vender, qual a novidade?  Tudo o mais são idas e vindas, foi ver, achou que era bom mas depois viu que não compensava, qual o problema? Isso diz respeito à vida privada do Lula, não tem que dar explicações ao Camarotti.

2. O tal sítio de Atibaia, tem dono com matrícula em cartório, nunca foi de Lula mas Lula frequenta, e daí? Isso diz respeito aos donos e ao Lula. Ponto. Mas empreiteiras pagaram a reforma?  Se foi, até agora parece que é conversa de balconista, mas se foi o que tem de especial? Construtoras fazem reformas de casas, qual a irregularidade? A que fato se liga? Quais são os fatos? Onde está o delito? Se há, precisa provar, não basta dizer "aí tem coisa". Quais os fatos?

Ah mas Lula foi 111 vezes ao sítio. Mas e daí? Já não era presidente e não era mais nada, pode fazer de sua vida o que bem entender, pode ir a sítios, cassinos, bordéis, cachaçadas, pescarias, festas de São João, ninguém tem nada com isso.

Ah, mas é esquisito construtoras envolvidas na Lava Jato fazerem reforma nesse sítio. Então quem acusa que aponte o crime praticado em construtoras fazerem reformas em sítio de terceiros que não tem nada a ver com Lava Jato, para haver delito precisa haver prova de conexões e atos causais, é preciso haver causa e efeito, se o dono de uma empreiteira mata a mulher e a empreiteira construiu um prédio de apartamentos, os compradores desses imóveis não são cúmplices do assassinato da mulher do empreiteiro, para que haja cumplicidade é preciso haver comprovada relação de causa e efeito, não adianta simples presunção.

Não há nos casos do apartamento e do sítio qualquer fato delituoso, trata-se de vida privada de Lula ex-presidente. É ABSURDA a presunção de que se ele frequenta o sítio é porque é dono, onde? Nas relações de amizade de pessoas já maduras há amigos que se frequentam por décadas em casas de praia, fazendas, chácaras. E daí? Não é porque frequenta que é dono, é apenas hóspede. No caso de um ex-presidente, quantos não gostariam de hospedar em fins de semana ex-presidentes, enche o ego de qualquer um, qual o problema?

Nesse clima viciado de aprendizes de detetive se cria um cenário de Hercule Poirot onde se busca uma xícara de café com baton para provar a relação do baton com a propina paga em Luxemburgo. A coisa está ficando tragicômica, ópera bufa. Sergio Mota era considerado operador dos tucanos, FHC comprou uma fazenda de bom tamanho em sociedade com ele, ninguém achou nada demais e nem se abriu inquérito, tampouco a VEJA fez um número especial sobre a fazenda Córrego da Ponte em Unaí, Minas Gerais, que evidentemente vale muito mais que sítios de Atibaia.

A banda de musica da mídia engajada nessa operação não cessa de vociferar "Lula precisa se explicar". Mas explicar exatamente o quê? Por que vai ao sítio? Por que desistiu do Guarujá? Isso é VIDA PRIVADA, ponto final.

Lula deveria se defender em dez minutos de papo olhando na cara da mídia e encerra o assunto, se houver PROVA de algum delito, que se apresente e chega de conversa de cortiço em capa de revista.

 

 

Média: 4.4 (58 votos)

Recomendamos para você

116 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de André W.
André W.

Ao contrário de você eu

Ao contrário de você eu admiro o Lula e só não cheguei nele em um evento porque já tinha "puxa" demais em volta. Tudo que a imprensa quer é um vídeo com o LULA dizendo EU NÂO ROUBEI DINHEIRO PÚBLICO. Dai vão fazer a festa, vão editar o "não", vao botar entre aspas, aquelas baixarias amadoras de sempre. O Barbudo não pode se rebaixar a responder diretamente a insinuações, maledicências e fofocas. O que eu recebi de paródia imitando a voz do Lula falando altas baixarias na última campanha da Dilma, pessoas desinformadas engolem como verdadeiro. Se ele falar então... Na minha opinião deve processar, contra atacar, agredir e não ficar acuado nas cordas por jornalistas e procuradores mãos-de-alface. Pelos seus advogados.

Seu voto: Nenhum
imagem de Caio Maior
Caio Maior

Lula ameaçou processar "todo mundo" - e hoje sequer se defende?

O fato é que Lula afirmou que processaria quem fizesse acusações contra a sua honra. Nada mais justo. Mas agora, diante de tantas "suposições" ou "presunções", o que ele faz? Se cala. Qual cidadão acusado que não se defende? Quem aceita ser investigado, reduzido à condição de suspeito de crimes, e não se manifesta veementemente? O que os milhões de eleitores esperavam - muitos já desistiram - era que ele se defendesse. Que se valesse dos espaços para manifestar-se com sua conhecida veemência. Que fizesse uso de seus incontáveis recursos de argumentação e oratória. Mas, surpreendentemente, ele se calou. É isso, esse silêncio, que incomoda tanto. Calar-se diante de ofensas é atitude inaceitável de quem disse que "processaria' quem o ofendesse. Por que não se manifesta? Por que se cala? 

Seu voto: Nenhum
imagem de Caio Maior
Caio Maior

A defesa de Lula

Se a defesa de Lula é tão "simples" assim por que é que ele não se defende? Por que não disse tudo o que o articulista afirma? Por que contratou advogados milionários para defendê-lo se ele mesmo poderia fazêlo com tanta "simplicidade'? Nessa história o pior não é a acusação fundamentada ou não - é a não defesa do acusado que se cala e se omite inexplicavelmente, ao invés de convocar uma entrevista coletiva e colocar tudo em pratos limpos, definitivamente. Afinal, sabe-se que quem não deve não teme - e uma investigação sobre o que o articulista diz ser simples "presunção" serviria, portanto, para inocentá-lo. Se é somente "presunção", por que tanto medo, tanto silêncio, tanto mal estar, tanto acabrunhamento? Não é esse o Lula que se apresentou candidato desde 1982. Simples assim.

Seu voto: Nenhum
imagem de Ze Guimarães
Ze Guimarães

Agora é tarde...

Seus artigos continuam excelentes, caro Araújo, mas receio que para o Lula seja tarde responder a qualquer coisa. A resposta correta deveria ter sido quando era presidente, e ao invés de fazer nomeações republicanistas para o STJ, ou incentivar a lista triplice no Ministerio Público, tivesse se preparado e fortificado nas instituições para a tempestade aterrorizante que se anunciava. Um mínimo de leitura de Maquiavel teria previsto o que estava por vir. Mas Lula não lê nada, não é mesmo?

Ao invés disto, Lula afrouxou a disciplina nas instituições, então que colha agora, os frutos de suas atitudes levianas e irresponsáveis

Agora, responder, seria como lutar contra a Hidra, figura mitologica de nove cabeças, da qual tão logo cortassem uma cabeça, outra renacia no lugar rapidamente.

Seu voto: Nenhum
imagem de Osvaldo Pavanelli
Osvaldo Pavanelli

Amigo Guimarães, concordo

Amigo Guimarães, concordo contigo, houve leviandade, irresponsabilidade e demagogia por parte de Lula, e ele agora simplesmente colhe o que plantou. Não houve lealdade e companheirismo com Dirceu e este padrão se repete agora com Lula, o PT parece abandonar os seus caídos no campo de batalha. Mas mais importante é saber o porquê do governo atual NÃO se sentir atacado pelos abusos praticados pelo Judiciário e pela PF contra a pessoa do ex-presidente, como se ele não fosse do mesmo partido, por assim dizer, ou até mesmo de um partido adversário. Isso é no mínimo intrigante.

Seu voto: Nenhum
imagem de Rchiavennato
Rchiavennato

Já sei

Enquanto não punirmos o FHC, o Serra, o Sarney, o Cunha, Maluf, ACM, Amaral Peixoto, Carlos Lacerda et caterva, não se pode questionar a ética do Lula! Esse é um Brasil que vai pra frente, ou ou ou (olha a ditadura aí gente!).

Por que um ex-presidente, com rendimentos que facilmente comprovariam a compra dos imóveis em questão precisa de artifícios ou de favores? Vamos incluir o FHC na linha de raciocínio...

E? O Lula e o FHC estão certos? Por que eu e milhões de brasileiros temos que correr atrás de escrituras (pagamos ITBI), ou pagamos aluguel, compramos no crediário ou usando cheque, temos dificuldades e os VIP's nada disso sofrem?

E?

E?

E?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Paulo Xavier
Paulo Xavier

Não existe inocentes nesse jogo complementando

Do jeito que estamos e vamos continuar pelo andar da carruagem penso que Lula não deveria de candidatar em 2018, temo pela sua saúde durante a campanha, acredito que aí sim conseguirão destruiur o Mito, será todos (midia tradicionalista, elite, opisição) contra ele e o PT.

Seu voto: Nenhum
imagem de Paulo Xavier
Paulo Xavier

Não existe inocentes nesse jogo

MInha opinião é que não existe inocentes nesse jogo.

Como comentei outras vezes, em tempos de "Petralhas" e "Coxinhas", onde se você comenta algo que tem mais afinidade com um lado é xingado pelo outro, uma dualidade burra que atingiu a politica brasileira, a culpa é de "todos", e os maiiores culpados são Lula e FHC, que como ex-presidentes deveriam guardar uma posição de "pais do nação" e não entoarem discursos de divisão, deveriam dar-se ao respeito, o que não dão.

No recente ataque na França feito pelo Estado Islâmico, o atual Presidente Hollande apareceu em público para dar entrevista ao lado de seu antecessor Sarkozy. Quando os americans "mataram" o Osama Bin Laden apareceu em público para a entrevista Obama, Bush e Clinton, demonstrando união. Pode-se fazer isso sem deixar de lado suas linhas de pensamento e ideologia política.

O PT e Lula por falta de candidatos "inventaram" uma Presidente da República, como forma da esquerda continuar no poder, todos sabiam que Dilma não tinha, não tem e acho que não terá as qualidades necessárias para fazer política. O toma la da cá sempre existiu na politica brasileira, o PMDB (sinônimo de fisiologismo) sempre esteve ao pede da mesa, o loteamento de órgão e ministérias prática comum, as emendas parlamentares sempre foram usadas pelo Chefe do Executivo para "comprar" apoio do Congresso Nacional, a novidade é que FHC e Lula sabiam lidar com isso, Dilma não e ainda expõe tanto o Executivo quanto o Legislativo. O PT e Lula pensavam que conseguiriam dividir o comando com Dilma, ignorando sua maneira CENTRALIZADORA e de QUE NÃO CONFIA EM NINGUÈM.

A essa altura como resolver o problema e unir o país novamente? Dificil dizer, pois da forma como estamos não teremos bons ventos, nem agora e nem em 2018, pois se ganhar o PT ou PSDB a divisão vai continuar. Em 1994 na eleição de FHC não havia essa divisão, em 2002 na eleição de Lula também não, houve festa geral na passagem da faixa de FHC para Lula e em 2011 apesar da disputa PT/PSDB houve uma certa união por ter sido eleita uma mulher para o cargo.

E agora?

Seu voto: Nenhum
imagem de Sandra Ferreira
Sandra Ferreira

DEFENDO LULA!

Existe uma única explicação para todo o massacre que Lula vem enfrentando da mídia, e ela é a mesma pela qual até agora não investigaram nem nunca noticiaram com seriedade o Heliporto construído na fazenda de familiares de Aécio, com dinheiro público e, igualmente, o helicóptero dos amigos de Aécio apreendido pela polícia federal e recheado de meia tonelada de cocaína!! Simples assim!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Sandra Ferreira
Sandra Ferreira

DEFENDO LULA!

Existe uma única explicação para todo o massacre que Lula vem enfrentando da mídia, e ela é a mesma pela qual até agora não investigaram, nem nunca noticiaram com seriedade o heliporto construído na fazenda de familiares de Aécio, com dinheiro público e, igualmente, o helicóptero dos amigos de Aécio apreendido pela polícia federal e recheado de meia tonelada de cocaína!! Simples assim!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Sandra Ferreira
Sandra Ferreira

DEFENDO LULA!

Existe uma única explicação para todo o massacre que Lula vem enfrentando da mídia, e ele é o mesmo pelo qual até agora não investigaram nem nunca noticiaram com seriedade o Heliporto construído na fazenda de familiares de Aécio, com dinheiro público e , igualmente o helicoptero dos amigos de Aécio recheado de meia tonelada de cocaína!! Simples assim!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Leleco
Leleco

Correção

Apenas uma " correção ao correto" artigo :
A fazenda Córrego da Ponte , vizinha a uma pista de pouso construida pela Camargo Correia , ainda durante o mandato , comprada em sociedade com Sergio Mota , com dinheiro suspeito de caixa 2 , de sobra de campanha ,
fica na região de Serra Bonita , municipio de Buritis e não Unaí , sendo ambos em Minas Gerais.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Leleco
Leleco

Correção à correção

Ainda sôbre a " Córrego da Ponte " , além de FHC e Sérgio Mota anteriormente , consta que hoje seriam os proprietários e sócios , os filhos do Príncipe e Jovelino Mineiro , supostamente proprietário de um apartamento na rica Av. Foch , em Paris e frequentemente ( seriam 111 vezes ? ) frequentado pelo ex-professor , Privata Mor e proprietário de um Apê de 450 m² ( qual seria o valor ? )  na nobre  Higienópolis , onde também se situa outro apartamento dado como mimo à namorada , pela bagatela de 1 milhão . Finalizando , aquela construtora da pista de pouso , ao lado da acima mencionada fazenda , teve que contribuir , entre outros doadores , em jantar oferecido no Palácio ( eu paguei ? ) , ainda como governante ,com uma caixinha para a criação do Instituto FHC . Todos muito  amiguinhos e fofos. 

Conclusão : A Fazenda Córrego da Ponte deveria entrar para o ramo de produção de óleo de Peroba . Quanto ao Lula , que não se defendeu como deveria , ( de acordo com o articulista ) , a saída para tornar-se inimputável e eternamente blindado , seria deixar logo de ser petista e virar tucano ,  além de aprender inglês para almoçar com o Otavinho  e deixar de carregar caixa de isopor na cabeça , como pobre , passando a usá-la  para outros tipos de Caixas e Caixinhas , como nosso vaidoso e reeleito príncipe sempre fez.

Seu voto: Nenhum

PT x partidos,socialismo x capitalismo.

é essa a questão no mundo, sempre foi; acho que a força da internet, veio para contrabalancear para o lado dos socialistas nesses tempos atuais, demorou para os neoliberais perceberem que lideranças sociais como Lula, Chaves, Putim pudessem contrapor os poderes do capital, isso é que fez nascer nas ruas em toda a terra o grito dos descontentes em ver que seu quintal havia novos elementos que ora antes prestavam serviços; o PT precisa sim usar a comunicação como arma para se defender e atacar imediatamente, pois a morte do PT, será um golpe muito duro para as forças socialistas do planeta,  Lula tem toda essa importância e não pode continuar ficar de alvo nessas horas.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Até Quando?

Preocupante! 

Vem uns e comentam que basta explicar que não existe Triplex do Lula no Guaruja e menos ainda sítio em Atibaia e caso tivesse não haveria ilicito nisso, considerando-se inclusive as acusações sobre reformas, compra de pães na padaria, barquinhos, pedalinhos e outra mumunhas mais.  

Vem outros e explicam como deve ser a defesa juridica e ninguém dá se conta que, desde 2004 (o primeiro ataque a Dirceu, sobre o assessor em fato anterior ao governo Lula, com a data da ocorrência devidamente escamoteada) a camarilha representante da Casa Grande, formada pelo jurídico maçonico, MP, PF e monopólio da mídia, auto manifesta líder da oposição em 2010, tem por objetivo único, custe o que custar e pouco importa como, desapear o PT do governo e destruí-lo, para que possa não apenas retomá-lo como também garanti-lo, com o PT "ausente" do cenário político brasileiro.

Na realidade explica-se a atual situação, entre tantas e tantas vaciladas, maiores e menores, que Lacerda não poderia ter sido sacrificado, a denúncia do mentirão não poderia ter avançado, a nomeação de PGR's de oposição jamais poderia ter acontecido, Dirceu, Genoíno, João Paulo e Delúbio jamais poderiam enfrentar processo cujo objetivo era prende-los, sem contar a estultice de não fazer-se a defesa política, ao invés da jurídica, sem chance, como ficou demonstrado ao serem condenados e presos, sem provas, pela "permissividade" da literatura jurídica weber-moriana e a importação do domínio do fato, e, para coroar, jamais a mídia poderia ter sido poupada, mais uma vez, pela fé na remissão pelos bons propósitos do governo, nos episódios "Cachoeira-Veja" e "Capa Veja: Eles Sabiam".   

Enquanto o PT e o governo Dilma II, em quem depositamos nossos votos e confiança, não tiverem coragem de explicitar e apontar à população (através dos canais disponíveis, sobretudo os governamentais, com uso  de cadeias de rádio e tv), que o inimigo do Brasil é essa camarilha jurídica-MP-PF-mídia, sobretudo a Rede Globo, através do terrorismo da desinformação, e passar a combate-los frontalmente, olho por olho, dente por dente, como objetivo central, estaremos todos (esse é o grande e angustioso problema)  apenas cumprindo a velha sina de, ao invés de fazermos a hora, ficarmos esperando acontecer, para depois recolhermos os cacos e remoermos o não feito, discutindo a relação. 

Ainda é tempo e terá que ser pela pressão "de baixo para cima", mais uma vez, nesse século.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Tem coisas que parece piada...

Os jornalistas cobram  explicações do Lula, quando Lula não tem satisfação a dar a eles, pois todo mundo tem Internet e ótimos Blogs de noticias  com jornalistas ótimos e verdadeiros e todo mundo sabe  sobre as safadezas das revistas e jornais  vira-latas. A Globo ao invés de cobrar do Lula satisfação sobre o triplex e sitio de Atibaia porque eles não cobram explicações dos seus patrões sobre a mansão deles, tenho certeza absoluta que povão adoraria ouvir o que eles têm  a dizer.  Esqueci- me, não pode né? Então não deveriam  cobrar do Lula o que o patrão deles não fazem. O bom mesmo seria que esses jornalistas cobradores deixassem de se capachos.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Bonobo de Oliveira, Severino
Bonobo de Oliveira, Severino

Dar banana a macaco?

O Lula tem que se explicar!

Quais os meios que o Lula tem para se contrapor ao leviatã das comunicações do Mercado rentista?

Para cada minuto que ele se apresentar discursando em sua defesa o oligopólio produzirá horas e horas de matérias distorcendo o que ele falar.  Ademais, não se pode esquecer, que judiciário, MP entre tantos outros órgãos PÚBLICOS, estão jogando em tabelinha, em parceria com as EMPRESAS PRIVADAS de comunicação.

De omissão não se pode acusar o Lula. Ele está enfrentando e confrontado os ataques, na medida das suas reduzidas possibilidades diante do formidável e espúrio conjunto de forças que se alinharam contra ele e contra o Brasil.

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

A função pratica do circo da

A função pratica do circo da midia é "esquentar" provas duvidosas que vão aparecer, como "depoimentos" de comadres, balconistas, pedreiros tudo caindo no "clima" montado ,  as provas vão ser "vestidas"  pelo cenario montado pela midia e

com esse batismo vão ser tomadas como verdadeiras pela imprensa e assim enfeitadas vão entrar no processo.

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de sabra
sabra

Porque responder?

Esta é mais uma criação feita para assassinar uma reputação.

Aos que tanto falam da moral e bons costumes, avise que obedecer as leis é um ato civilizatório.

E portanto seguir as leis é defender a idéia de que cabe ao  acusador   trazer as provas cabais de um crime.

No entanto quem insidiosamente força a barra dizendo que Lula deve vir a publico se explicar. Explicar o que? Toda a tática atual é fazer o Lula se explicar. O que mais os jornais  querem é o Lula se justificando, pois  é  masi uma maneira de dizer que existem coisas que ele não quer falar. E assim esta sandice continua. Imagina que  eu  invente algo bem escabroso sobre o André. Logo a seguir mando meu funcionário exigir que o André se explique  e se jusitifique.   E  eu pergunto, será que ele deve, e afinal  se justificar do que?  Andre em seu artigo mostra com clareza que simplesmente não existe nada. Então o que ele quer  é que Lula vem a  publico  dizer que não existe nada. E apos uma declaração de  Lula milhares de trolls devidamente treinados vão levantar suspeitas, criar ilações e apontar a existencia de pontos obscuros, e portanto segundo eles , são necessárias  mais explicações. Eu acho que basta. Todos sabemos do que se trata , vamos parar com esta hipocrisia. 

Quanto aos que começam em seus comentários a jogar a culpa no Lula, porque não veio a publico, ou no PT prque não comentou nada sabem muito bem que  são apenas  acobertadores ou cumplices desse esbulho, desta atividade amoral na qual se locupletam os profissionais da mídia.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Prezado AndréMas que tirou o

Prezado André

Mas que tirou o foco da presidenta,  tirou heim...!!!....

Abração

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Mário Mendonça

imagem de maria meneses
maria meneses

Lua e defesa que não houve.

Gostei  de ler o  arigo e  dos  comentários. Abços.

Seu voto: Nenhum
imagem de maria meneses
maria meneses

Lua e defesa que não houve.

Gostei  de ler o  arigo e  dos  comentários. Abços.

Seu voto: Nenhum
imagem de Carlos Dias
Carlos Dias

Parabenizo o AA

Texto irretocável!!! Esgotou tudo que eu tinha a dizer sobre o tema.

Seu voto: Nenhum

A passividade do Lula me

A passividade do Lula me causa espanto faz tempo. Se ele tivesse colocado a boca no trombone desde o momento em que ficou claro que a lava jato tinha como alvo unico o PT, e mais ainda o próprio Lula,não teria havido espaço para tantos desmandos.

Seu voto: Nenhum (16 votos)
imagem de Neideg
Neideg

Ele tem parcas

Ele tem parcas possibilidades, a  "nossa Presidenta" mantém seu Zé referendando todas as bandidagens.

E ela foi eleita pelo Partido de Lula. 

Agora, alguém me diga q essa FDP não é uma carreirista traiçoeira.

Só encontro uma explicaçao p perdoá-la de tamanha traição, manutenção desse Zé por tanto tempo. O excesso de hormonio feminino afetou o cerebro dela, se sente com 20 anos e o resto q se f.......

Seu voto: Nenhum
imagem de Esmeraldo Cabreira
Esmeraldo Cabreira

"denuncias" do sítio do Lula

André Oliveira, me desculpe! Estás sendo ingênuo. O inimigo quer que LULA se exponha... e responda o que não tem resposta, uma vez que são apenas ILAÇÕES... Lula está acostumado a lutar com essa elite burra e corrupta. Mas não deve responder via imprensa, enquanto o processo está em andamento. Logo, logo a imprensa troca o assunto e vai prá outra fofoca, ilação e tramóia... Eles buscam o desgaste... e tem recursos midiáticos para isso. Mas a medida em que as PROVAS NÃO SURGEM, e os super PROCURADORES E JUIZES FEDERAIS vão perdendo a credibilidade. O NAZI-JUIZ SERGEI MOURO já está sofrendo um desgaste imenso com as suas tramóias e a munição está acabando. Como resultado, chegou no CUNHA, AÉCIO, e no TRIPLEX da GLOBO lá na praia.... é o fundo do poço prá DIREITA COXINHA.

Não se preocupe. LULA não deixará de se ELEGER PRESIDENTE EM 2018. Nós estaremos lutando por ele.

Esmenraldo Cabreira. Mestre e Doutor em Ciências. UFRGS.

Seu voto: Nenhum
imagem de trower
trower

Sabe porque ele não colocou a

Sabe porque ele não colocou a boca no trombone? Porque deve.

Seu voto: Nenhum

acaba dando a pauta

é possível que a falta de resposta seja uma tática para deixar a imprensa futriqueira com assunto por mais algum tempo. Assim não ficam enchendo muito o saco dos vazadores. O caso do triplex ficou meses com insunuações das candinhas pigais até merecer uma resposta para acabar com o assunto. Só o procurador aloprado e sem noção, que ainda vai perder o emprego por ter cometido crimes no serviço, ainda achar que isto rende alguma coisa.

O sítio tem a mesma natureza. Devem estar esticando o assunto, para dar uma paulada final, quando for mais conveniente. Afinal, o risco legal é zero. O risco de imagem é durante o período de notícia conversa mole. Depois da paulada, quem vai perder mais imagem ainda, serão os detratores.

Enquanto isto, esquecem um pouco do cunha e acaba sobrando algum tempo para o governo fazer algo melhor.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

WRamos

imagem de João Luis
João Luis

Texto ingênuo. Raciocina como

Texto ingênuo. Raciocina como se fosse do interesse da mídia esclarecer.

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de Eudes Gouveia da Silva
Eudes Gouveia da Silva

Discordo

O texto não é ingênuo não. É esclarecedor e afirma que quem deveria ter esclarecido era o Lula. Não fala que a imprensa ira esclarecer algo. Põe os pontos nos "iis' e encerra o assunto. Não comprou o apartamento, visitou o sítio e dai?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de j.marcelo
j.marcelo

Desculpe AA mas essa história

Desculpe AA mas essa história de LULA AQUI,LULA LÁ é só pra repercurtir!

Lula dá Ibope(desculpem essa palavra) pq não falam de FHC e os U$$100 milhões!?,

A mídia quer sempre pautar os assuntos negativos em cima do PT/Dilma/Lula e desgraças

É de propósito para deixar  os Brasileiros resmungões e com baixa autoestima(e ñ progredir né!)

Até vc tá ajudando isso,deixa o homem em paz ele fez muito pelo País, sei q ele não é Santo

MAS PIOR AINDA É O SEU AMIGO FHC,se paute nele com insenção então!!!!

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Rchiavennato
Rchiavennato

Ética

A questão é por que o Lula, e prole, e os políticos brasileiros em geral, tem que morar de favor, frequentar casas de campo "de favor"?

Por fim, um "causo verídico": um vereador de Washington/DC teve que renunciar em 2012 por causa de uma fraude bancária. Pera aí, roubo? Não. O dito cujo queria comprar um pequeno barco em uma cidade vizinha (Annapolis/MD) e solicitou um empréstimo ao banco e mentiu sobre seus rendimentos. Disse que ganhava mais do que na realidade recebia a fim de obter melhores taxas de juros e um valor maior emprestado. Ao banco descobrir a "inocente mentira", o banco o processou e o vereador, por força da opinão pública, teve que renunciar.

Temos que ter tolerância zero com atos ilegais, imorais e quaisquer desvios de conduta. Chega de País do jeitinho...

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Tá delirando. ..

Isso aqui é terreiro de Casa Grande. ...Nunca pegará nada para os donos eo poder. ...

Seu voto: Nenhum (3 votos)

 

A desgraça daqueles que não gostam da "arte maldita" da política, é ser governado por aqueles que gostam......

imagem de sabra
sabra

Que pais é esse?

Um pais que até hoje não puniu os CEOS de Wall Street, cuja falta de escrupulos e excesso de poder levaram o mundo a uma crise, e destruiram a vida de literalmente milhões de pessoas, não pode ser um exemplo de justiçacujo Presidente de um clã petolifero, chamado Bush, manipulou as

Um país que mantem Guantanamo  e questiona os direitos humanos em outros países, não é um exemplo de justiçã

Um país que até o momento não puniu aqueles que forjaram a existência de  armas de destruição em massa, para justificar uma invasão e destruir todo um país não é um exemplo de justiça.

Um país que através da pressão mantem Assange preso em Londres e Snowden preso em Moscou, simplesmente porque mostraram ao mundo as barbaridades do lobo em capa de cordeiro. e questiona Chaves e  prisoneiros políticos, nao pode ser um exemplo de justiça;

Um país que usa da chantagem com utilizou para paralisar a criação de uma usina de beneficiamento de Uranio , no Brasil não é um pais justo.

Um país que usa a tecnologia para espionar a Petrobras a presidente  as companhias estratégicas nacionais . Um país que espiona e  municia a operação lava a jato  contra aqueles que o incomodam ( o almirante Othon SIlva) não pode ser considerado  justo.

Poderia ficar aqui citando muitos outros exemplos do que é a Pax Americana, mas vou me restringir aos exemplos concretos e conhecidos .

Como disse João Bosco: O pastor sabe que sabemos da faca escondida em sua mão  .

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Rchiavennato
Rchiavennato

Vem cá,

mas e as prisões brasileiras, hein? E as milhares de pessoas hoje com vidas destruídas por causa da crise brasileira? Culpa dos gringos?. Caramba, preciso explicar: os EUA não são e nem serão modelo de perfeição! O que eu tento e não consigo me fazer entender é que temos que resgatar a ética na cultura e sociedade do País.

Seu voto: Nenhum

O SENHOR TÁ CERTO

   Mas se fosse agir com esse rigor os Tucanos/DEM tavam fudido. Não é exatamente contra o PT, mas contra os inimigos (que no momento são do PT), juntam Justiça e grande mídia para inventar, caluniar, desgraçar a vítima. Faz parte da história do Brasil.

   O que existe de bom no EUA é que Juzes, Promotores, Procuradores são também eleitos pelo povo. São punidos de várias formas. Militares de alta patente são rebaixados e até expulsos.

     Oficiais de grande patente estão livres de punição no Brasil.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

biadiatraiSônia

Você realmente pensou antes

Você realmente pensou antes de escrever isso? me perdoe mas o que você escreveu foi uma sandice do caramba.... primeiro que o lula não mora no sitio, e se morasse ainda assim não seria crime beleza? deu para entender? segundo o caso americano só o inicio já explica tudo " fraude bancaria" fraude = ilegalidade entendeu? quer que desenhe?

Seu voto: Nenhum (12 votos)

alexandre toledo

imagem de trower
trower

Ocultação de patrimonio é

Ocultação de patrimonio é CRIME

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Rchiavennato
Rchiavennato

Vascão

Menos... menos... A questão é a ética! Por que o Lula precisa de todos esses artifícios. Deus do céu, compra a porra de um sítio, casa na praia etc. Ele tem dinheiro pra isso.

Abraços de outro vascaíno.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de mazinho pereira
mazinho pereira

E o Cunha, o Aético,

E o Cunha, o Aético, Geraldinho Cantareira, FHC e o Drácula da Mooca. Se tivermos tolerência zero, seus descendentes até a quarta geração deveriam ficar presos para sempre e mesmo assim, não pagariam os desvios do cartel do Metro, dos Trens, da privataria na telefonia, na Vale do Rio Doce, no Rodoanel de São Paulo, na Marginal Tietê, na entrega da Imigrantes a seus pares. Acorda Cara!

 

 

 

 

 

 

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Rchiavennato
Rchiavennato

Fica

difícil argumentar nesses termos. Então, se todos fazem (e fizeram errados), pra que mudar, não é? Pensando bem, você está super certo. O certo "é fumar Vila Rica, pois nós, os brasileiros, gostamos de levar vantagem em tudo!"

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Não se iluda com o "teatro"

Não se iluda com o "teatro" da moralidade americana. Na propria Washington que vc menciona, Marion Barry, Prefeito  eleito da cidade foi pego em fraglante em um hotel com duas prostitutas e fumando maconha, preso, perdeu p mandato e depois foi eleito de novo em 1995, exercendo todo o mandato, um pulha completo, depois vendem moralidade ao mundo.

Seu voto: Nenhum (17 votos)
imagem de Rchiavennato
Rchiavennato

Tá bom,

moralidade é no Brasil... Tudo mundo é ruim, ninguém presta. Essa xenofobia brasileira tem nos cegado há tempos. Mas vem cá, o que você me diz de um presidente de Congresso que é no mínimo "enrolado" com o Poder Judiciário? Teve uma filha fora do casamento (e a "mulher oficial" somente soube do fato pela imprensa) e que se valia de um operador de empreiteira para pagar a pensão da rebenta por ele em espécie...

Por fim, você esqueceu de dizer que o Marion Bary foi reeleito após o incidente com as prostitutas após ter cumprido seis meses de prisão em penitenciária federal. Ou seja, foi condenado e cumpriu pena...

Seu voto: Nenhum

Não esqueci de dizer que ele

Não esqueci de dizer que ele foi reeleito, leia o texto, disse que ele foi eleito de novo. E seis meses de cadeia é razoavel, aqui seriam 26 anos no minimo.

Seu voto: Nenhum

Aliás, Marion Berry NÃO foi

Aliás, Marion Berry NÃO foi reeleito, quem o sucedeu foi Sharon Kelly em 1991 e depois ele foi ELEITO DE NOVO em 1995.

Reeleito é quem renova o mandato, nesse caso não foi reeleito e sim eleito de novo, como eu disse originalmente.

Seu voto: Nenhum
imagem de Rchiavennato
Rchiavennato

Por que

você se pega a detalhes semânticos ou outros para não discutir a questão (reeleito ou eleito novamente, tanto faz)? Ele cumpriu pena. Deus do céu, vamos discutir a moral ou falta dela na sociedade brasileira. Tanto FHC quanto Lula, Renan Calheiros, Sarney e assemelhados têm condições financeiras para viver  (e comprar imóveis) como gente normal. 

Proponho que você que elabore nova análise abordando essa questão. Fale sobre a Lei do Gérson (Vila Rica), por exemplo, e a influência na sociedade brasileira. Todos os lados estão errados. São 70 mil assassinatos ano no País!!!! Desigualdade, desmatamento, elite de barnabés etc.

Abraços,

Renato

Seu voto: Nenhum
imagem de j.marcelo
j.marcelo

Fhc pode tudo (o famoso não

Fhc pode tudo (o famoso não vem ao caso)

Lula não pode nada(o asqueroso tudo vem ao caso)

Pôxa,alguns do Judiciário são FASCISTAS MESMO!!

Publiquem meu comentário sem medo,uéée!!!

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Uma boa colocação

 André 

Sem duvida é ótimo lê-lo, pois como  venho clamando, é importantissimo que pessoas de qualquer matiz politica ou ideológica,  mas de boa fé, analisem e não neguem o inegável, e que não se misturem ou escutem uma turba que incita o linchamento. Não se pode  negar uma realidade.  Mas ocorre que não temos apenas pessoas de boa fé. Temos pessoas e grupos cujo unico trabalho é deturpar os fatos e a realidade. E eles sabem que estão fazendo. Assim é claro que pedir explicações a Lula é apenas uma armadilha, para manter no foco,  na berlinda, para distorcer enfim para continuar o processo de assassinar sua reputação.

Tudo isto que voce falou ,já foi falado e repetido inclusive pelo Instituto Lula, Mas tudo isto não foi divulgado na PIG e estamos aqui respondendo ao que sai na grande imprensa. Tudo que voce escreveu é bastante conhecido e qualquer pessoa de boa fé  medianamente informada  deveria concordar com o que você esta falando.  Então a surpresa é porque tanta gente teima em continuar desacreditando os fatos e dando suporte a este processo calunioso e sórdido. Acredito que isto independe do que Lula fala ou não. Pessoas apenas esperam sua fala para encontrar alguma gota d'agua para transformar em tempestade.

Embora não concorde acho interessante suas colocações sobre como o Lula deve se portar e também acho interessante que que voce reafime não gostar de Lula , isto dá mais credibilidade as suas colocações.  Mas nem sempre eu concordo com suas interpretações. Eu  me recordo sim da grande surpresa que  a FIESP,  teve com a presença daquele metalúrgico. Me recordo das palavras nem sempre tão educadas de VIdigal, e também me recordo que vários da FIESP, aprenderam a respeitar e começaram  a negociar sem usar as tropas, ou DOI CODI . Me recordo também das grossuras , e ignorância e truculência de Mario Amato.  Mas mesmo neste clima que voce sugere ter sido quase  idilico,  Lula foi convidado várias vezes  a visitar o DOPS  ( Na época as pessoas de direita, diziam que aquilo não era nada. Afinal Tuma o tratava até como cidadão, isto é não batia nem torturava e além do mais pensavam, que qualquer operário esta acostumado com cadeia.) .  Voce insinua um acochambramento, ou  suaviizaçaõ de Lula, mas não fala da suavização e transformação que o movimento metalurgico fez sobre vocês da FIESP, Você fala de forma condescendente,  e insinua um  Lula mais maleável devido  a  jantares no Ca dÓro , no entanto a minha lembrança é que quem amoleceu de fato  foi exatamente a FIESP.  

Quanto aos jantares no Ca D'Oro, embora possa pagar , Lula prefere o pato  cozido no  sitio de Atibaia. 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

O mais impressionante é que

O mais impressionante é que Lula é um homem simples, de habitos simples, da "cultura de São Bernardo", conheço profundamente porque imerso nela por decadas, minha familia foi pioneira em  metalurgica em São Bernardo e não era pequena, 38.000 metros quadrados de area. Essa cultura tinha a pinguinha na hora do almoço, tradicional, um dos maiores industriais da cidade, Salvador Arena, dava cachaça no refeitorio da fabrica Termomecanica São Paulo junto com o almoço,

a turma da minha gerencia fazia um happy hour semanal no bar de batidas Santista, eu ia de vez em quando, um dia inventei de ir no bar do Holliday Inn, hotel novo inagurado em São Bernardo,  tido então como chic, nos EUA é de 5ª categoria, não gostaram,

o bom era o pé sujerrimo Santista, essa era a cultura de São Bernardo, gente boa e simples, sem frescuras, estigmatizar Lula como cultor de luxos é ridiculo, não estamos falando de castelo na França ou mansão em St.Barthelemy, sitio em Atibaia é sinal de corrupção?

Me poupe, Atibaia não é Angra dos Reis, não é mesmo pessoal da Globonews?

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Edivaldo Dias Oliveira
Edivaldo Dias Oliveira

Cidadão atibaiano

"Me poupe, Atibaia não é Angra dos Reis, não é mesmo pessoal da Globonews?"

 

Só que depois dessa promoção toda que a midia fez da cidade as custas de Lula, a camara municipal da cidade deveria lhe conferir o título honorário acima. 

Não que atibaia estivesse fora do mapa da fama nacional, mas não tinha chegado a esse grau de conhecimento antes do Lula.

Itatiba é conhecida pela produção de morango, não sei se faz parte da chamada região das aguas, mas agora se tornou nacionalmente conhecida. Isso é bom para a cidade. 

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.