Máquina de corrupção, por Janio de Freitas

Da Folha

Máquina de corrupção

Janio de Freitas

Nem tanto pela prisão de alguém eminente como o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, posto sob suspeita de corrupção como presidente da Eletronuclear, mas pela abertura de nova frente de investigações, a Lava Jato dá um passo para a demonstração de que a máquina corruptora movida pelas empreiteiras não tem limites.

Hidrelétricas, estradas, pontes, infraestrutura de comunicações, metrôs, edificações –onde quer que as grandes empreiteiras estiveram ou estejam, é área minada por corrupção. Seja no nível federal, seja no estadual e no municipal. Licitações e contratos corretos por certo houve e há, mas como fatos fora do sistema. Assim é pelo menos desde a abertura da Transamazônica no período do general Médici –ocasião em que foram estabelecidas as fórmulas, hoje uma norma, de compartilhamento da obra e de entendimento entre as empreiteiras para divisão das oportunidades.

Faço eco do já escrito aqui muitas vezes: atacar a corrupção manobrada pelas grandes empreiteiras, para obras públicas e para seus negócios de concessões e privatizações, seria mudar toda a prática política no Brasil. A voracidade de parlamentares e partidos que oprime governos, para entrega de ministérios, secretarias e empresas a políticos e a indicados seus, origina-se nas grandes empreiteiras e seus interesses tentaculares, lançados sobre a administração pública.

Não há um só propósito legítimo para que partidos e seus políticos rebaixem-se até a condição de chantagistas para obter diretorias em estatais, autarquias e ministérios. Manietar as empreiteiras e, portanto, fechar aqueles guichês de corrupção seria, além do mais, dar a tais seções do serviço público a possibilidade de se tornarem mais eficientes. E a custos menores. Um Brasil que o Brasil não conhece.

Petrobras, Eletronuclear –vamos em frente?

ATÔMICA

A Folha não se lembrou, mas “O Globo”, por intermédio de José Casado, não esqueceu: “A ‘Delta IV’ (…) foi revelada pela repórter Tânia Malheiros. Estava em nome do capitão-de-fragata Marcos Honaiser e do seu chefe, Othon. Funcionava como caixa para pagamentos das compras feitas no submundo do comércio de materiais nucleares”.

A revelação de Tânia Malheiros foi feita na Folha. Espetacular. Acompanhei-a de perto: trabalho cercado de perigos, inclusive ou sobretudo de morte, mas feito com persistência e perfeição técnica de apuração, até revelar o sistema de “Contas Delta” e prová-las. Fortunas que escorriam em segredo, por contas bancárias mascaradas e manipuladas por militares e uns poucos civis, sem controle algum e sem registro de seus destinos. Era a ditadura em ação para desenvolver a propulsão e a bomba nucleares.

O Othon citado por Casado é o almirante preso agora pela Lava Jato, suspeito de corrupção como presidente na Eletronuclear. O livro que Tânia escreveu a partir de suas reportagens foi editado aqui e no exterior. Na Alemanha, tem várias edições.

A imprensa é um território de pequenas e grandes injustiças, não só para fora. Meses depois do seu trabalho, e não por causa dele, Tânia não pôde continuar no jornal. Decidiu abandonar o jornalismo. Hoje é cantora, e vai abrindo um caminho de reconhecimento, crescente.

NA MOITA

O sucinto noticiário da palestra de Eduardo Cunha para empresários paulistas, anteontem, inovou. Não fez a costumeira citação de notáveis presentes, não colheu as obviedades de praxe. Nem as imagens da plateia permitiam identificações.

Eduardo Cunha é atilado. Percebeu. Xiiiiii.

Redação

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O “pecado” dos governos

    O “pecado” dos governos petistas foi vender o que não podia entregar: o fim da corrupção. Então, se não pode vencê-los, é realista que se alie a eles. Para o bem do “projeto”. Deu no que deu…

  2. Certo. Mas combater a

    Certo. Mas combater a corrupção com um só juiz que não respeita as Leis , uma Polícia Federal partidária e um procurador “eleito por Deus” acaba com a corrupção do país?

    Explica a tarja preta sobre o nome de José Serra, Janio.

    Minha visão: está se limpando a área para que os corruptos de sempre, ligados ao Psdb e ao Dem,  voltem a roubar sem ser incomodados.

    1. triste verdade, vera…

      “Explica a tarja preta sobre o nome de José Serra, Janio.

      Minha visão: está se limpando a área para que os corruptos de sempre, ligados ao Psdb e ao Dem,  voltem a roubar sem ser incomodados.”

       

      SIMPLES ASSIM. Não veem os desentendidos ou os cúmplices, por evidente má-fé.

       

      Triste país!

       

      :(((

    2. Exatamente Vera

      a canalhice dos caras (incluindo os da República do Paráná) é tamanha que está se criando em parte da sociedade brasileira duas máximas ainda mais canalhas ainda:

      – O PT é o único e exclusivo criador da corrupção no Brasil;

      – A Lava-Jato está passando o país a limpo, ou seja, Sérgio Moro e cia estão livrando o país dos malfeitores;

      Essa segunda idéia é que a mais escrotinha pois no caso de a direita (PSDB, DEM e correlatos) tomarem o Planalto, num golpe ou numa eleição, está sedimentada a idéia de somos uma nação livre dos corruptos pois o juiz personalidade do ano já enquadrou a todos, portanto não se verão mais notícias sobre corrupção, o Brasil voltará a ser o paraíso que foi até 2002… sem ladrões, sem políticos bandidos, sem empresários inescrupulosos…

      Sérgio Moro vai lançar uma nova fase da operação até que o objetivo traçado, tirar o PT do Planalto, seja finalmente alcançado, com ou sem eleição.

      Vão jogar pesado até 2018 caso não consigam o golpe de estado tão sonhado.

  3. Jânio é jornalista brilhante.

    Jânio é jornalista brilhante. E merece muito, muito crédito e respeito. Em que pese a veracidade de boa parte do que ele expõe neste artigo, é injustificável o espetáculo dantesco, pirotécnico e truculento que a PF protagonizou ontem, ao invadir o prédio da Eletronuclear no centro do Rio. Aquele espetáculo grotesco dos PFs com fuzis, defilando para as câmaras de TV lembram as quarteladas e golpes que a frágil democracia brasileira já sofreu, durante os menos de 130 anos de vida republicana. Havia no prédio alguém armado, que oferecesse riscos aos PFs? Havia entre os funcionários da Eletronuclear alguém cometendo crime flagrante, usando de armamento pesado? Qual a justificativa para que a PF carregue a tiracolo as emissoras de TV? O tempo, que é senhor da razão, mostrará, o absurdo e os abusos cometidos pela PF, pelo juiz Sérgio Moro e pelos procuradores do MPF. Se, ao final das investigações, ficar comprovada a inocência daqueles acusados e presos nessa operação dantesca, como reparar o dano causado a essas pessoas? Othon Pinheiro não é um cidadão qualquer, mas um dos maiores cientistas brasileiros e responsável pelo programa nuclear brasileiro; ele é um os responsáveis pelo desenvolvimento das ultra-centrífugas para enriquecimento de urânio, tecnologia que apenas o Brasil detém. Quem é mais importante para os interesses estratégicos do Brasil? Um juiz federal de 1ª instância ou o maior cientista brasileiro vivo, que domina a tenologia nuclear?

  4. Corrupção sempre existiu, a

    Corrupção sempre existiu, a diferencial atual é a sua institucionalização por parte do atual governo.

    Na verdade toda a ação do governo visa obter recursos ilicitos, não se compra um prego sem que o PT (e aliados) leve o dele.

     

     

    1. Qua! Qua! Qua !
      O trolling admitiu sua corrupcao!
      Um moleque eh assim!
      De qualquer maneira, qquer quantia, qquer tempo senhorzinho eh roubo!
      Nao tem roubo diferente .
      Qua! Qua! Qua!
      babaca eh assim sempre cai em suas proprias palavras, sem argumentos, sem ideias e virou bundalele ta na janela eh soh para passar a mao.
      bundao!
      Qua! Qua! Qua

      1. Sabe quem é o Troll?
         Oneide é o outro nome do Aliança Liberal, que fazia parte da quadrilha tucana que foi desalojada da prefeitura de Canoas (RS), pelo partido dos Trabalhadores. Como todo tucano escapou da cadeia, e veio se refugiar aqui no blog do Nassif.

    2. É verdade, só não enxerga

      É verdade, só não enxerga quem não quer, vejam como os petistas envolvidos estão todos milionários, cheios de propriedades em nomes de parentes, contas no exterior, ao contrário dos demais políticos como o Serra, a filha, o Maluf, o filho, o falecido Quercia, o Aécio etc, estes estão como sempre estiveram desde suas entradas na política, época em que não havia corrupção ou como preferir a corrupção era controlada e quando havia suspeitas, investigadas e severamente punidas.

      Alegam, esses malditos petistas, que a sacanagem naqueles tempos não era investigada, é lógico que não era, pois não existia, e quando raramente surgia era exemplarmente punída, por isso o INSS não enfrentava dificuldades financeiras, a Petrobrás só fazia crescer assustadoramente, o Banespa era exemplo de banco fomentador, não havia desemprego a inflação sempre foi controlada.

      Como podem ser tão acéfalos. 

  5. Alguém acha, em sã

    Alguém acha, em sã consciência, que a Globo estaria metida até os talos nessa história, se a corrupção fosse mesmo o foco? Se os acordos de 1964 a elevaram à liderança dos meios de comunicação do Brasil por meios espúrios e, a partir dali, dizia quem podia e quem não podia governar o Brasil. Até FHC estava sozinha no pódio. Claro que a morte de Roberto Marinho sinalizava o começo do fim. Hoje, ao invés de mandar diretamente no planalto , foi obrigada a deslocar seu poder para uma Curitiba provinciana. E a dividir com o pool da mídia partidarizada os louros e loucos dessa história judicializada.  Gostaria que a corrupção fosse o foco de verdade. Sobraria, dessa história toda, somente migalhas humanas. Chegou a um ponto que cada brasileiro é suspeito. Se reclamam que não existe projeto de país, eis aí um projeto de oposição que não está dando certo. Sabemos que, para acabar com a corrupção, numa fase em que tecnologia, interesses financeiros e mídia reinam sobre todos os outros interesses públicos, a mistura só pode favorecer espetáculos, exposições suicidas, perseguições seletivas. E nada mais. Hoje, levantam mais uma especulação de que a saída da conspiração é afastar Dilma, aceitar Temer e criar nova aliança do PMDB e PSDB liderando.  Nova roleta, lancem suas fichas e tirem suas próprias conclusões…

    1. Todos eles, mídia e Oposição,

      Todos eles, mídia e Oposição, tem que testar toda e qualquer nova idéia, ainda mais quando as que já lançaram não surtiram efeito. Trocando em miúdos, hoje nada tem a perder.

      Como muitos dizem, já foram para a Venezuela, desceram ao Inferno e agora, só falta mesmo tascarem um beijo no Capeta! Mesmo assim, correm o risco de serem expulsos após serem rejeitados pelo Cão e acabarem atolado no que lá restar.

  6. Sim, mas… foi o ovo ou a galinha?

    Se considerarmos que empresário gosta de ganhar, e não de dar dinheiro, alguém tem a ilusão de que as propinas são “espontâneas”?

    Do que estamos falando: de “propina”, ou CONCUSSÃO?

    Onde nasceu o “esquema” de drenar os cofres públicos e quem dele se beneficia, em todos os períodos da República?

    Considerado o custo de uma campanha, alguém tem ilusão de que político vá trabalhar “pelo salário”?

    Acorda povo! Com essa turma só na pedrada.

  7. Atilado sim, como bem convém

    Atilado sim, como bem convém a qualquer rapinante que, na espreita, sempre está a espera do momento certo para dar seu bote. Quanto a escrúpulos, eis algo algo que, com certeza,  não possui e nunca terá.

  8. Oposto do seu proprio universo, um vacuo!
    Qua! Qua! Qua! O PIG deu noh!
    chegaram ao ponto critico da curva!
    Estao dando noh em pingo d’agua para ver se diminui a chuva!
    Kkk
    Transamazonica, Bco Mundial, FMI e ai vai puxando o carro de boi. Esqueceram e entraram numa furada. Nao era soh PT?
    Sempre existiu? Agora nao eh diferente com PMDB do PSDB?
    Moral pela moral! Morou Moro!
    Tem o Othom e tem o Cunha. Tem o PMDB e Renan!
    Tem o PSDB e o caso de FURNAS.
    Agora puxa a corda e passo o rodo!
    Incrivel como estao chegando ai neste ponto da curva num desespero e o extremo se tocando, os cachorros vira lata se apavorando com tanta lunguica e somente nao conseguem pegar o Lula.
    O Othon foi do governo.
    O terrivel que este PIG e estes idiotas reacionarios estao na beira de um abismo que nao tem volta e qualquer hora veremos seu suicidio e fechamento.
    MPF avisou ao Moro, este eh patrimonio nacional.
    Cai o rei de paus!
    Agora vao caindo outros reis de carta!
    O PIG e os trolls tentam auto afirmacao em cima do que sao. HOJE NAO SAO NADA.
    Sao um vazio, homem de papel, tentando se afirma num pais que nao conhecem, ficaram na decada de 90 e estamos em 2015.

  9. Corrupção, usos e costumes

    A corrupção faz parte da vida social do Brasil… o brasileiro vive dando e recebendo “gorjeta”… faz parte.

    Precisamos começar a viver de outro jeito, iniciando dentro do nosso prédio, por exemplo. Será?

  10. Onde andará ?

    O PMDBista ex governador do Rio de Janeiro, o Sérgio Cabral. Aquele das festas em Paris com os donos da Delta. Aliás, pq será que a investigação parou ? Será pq se chegou a SPaulo do honesto PSDB. Não se fala mais nele e nem na empreiteira depois disto, ainda mais agora que parece que os 2 partidos se uniram novamente  ! O PSDB é um partido que nunca sabe se c….. ou se desocupa a moita. Faz e desfaz leis, conforme a onda do momento, faz e desfaz união com partidos, quando isto interessa aos seus propósitos.  Eles tem a quem sempre jogar a culpa, juntamente com seu eterno defensor, a mídia canalha e agora os “fabulosos procuradores e juizecos de m….”

    E “patrocinados” por quem mesmo?

    1. Lenita: no meu bairro, numa

      Lenita: no meu bairro, numa rua, há um poste com a inscrição em cruz: “Deus é veado”. Pois é. Parece que nenhum Deus é muito poderoso. Pode-se destratá-los à vontade. Só não se  pode falar dos intermediários. Ou dos que são superiores a Deus. Ou que assim se julgam, mas não podem provar, tanto que perseguem quem disso discorda. Ao meu ver, quem é superior de fato não precisa implantar uma ditadura que proiba a discordância. E quem quer ser tratado de forma especial não é superior: é aleijado (pśiquicamente).

      Mas tá tudo dominado. Ou não está tudo dominado. Vejamos um caso antigo, dum imbecil chamado Napoleão Bonaparte. Quem lê história, mesmo aquela escrita por gente aprovada pelos eternos “vitoriosos”, logo percebe que o baixinho teve o seu conceito criado por interesses ingleses. Vide a palhaçada da incursão pelo Egito, permitida pelo Nelson. Quando não mais servia aos interesses ingleses (ele começou a acreditar que era grande!) empurraram o besta a perseguir esquilos na Rússia (na época cachorrinho da Inglaterra). E a mexer com a Espanha, que, se não apoiava a França, tinha muito mais motivos para odiar a Inglaterra. Enfim, Napoleão, aparentemente, sempre foi aconselhado e financiado pelos mesmos que aconselham e financiam certos elementos por aí que querem acabar com o Brasil…

  11. Mas,

    Do pt só tem o vacari com prisão inexplicada devido a arrecadação de contribuição legal e contabilizada. E não foi o pt do Lula que deu autoridade à pf e a mp para processarem quem quizessem sem entrave político como no tempo do psdb? E olhe que eles policiavam e procuravam só pt.

    Porque ainda não deram um atestado pleno de idoneidade ao pt? Por que o pt ainda não cobrou este trofel? Até eu estou assustado como o pmdb e o psdb, lista de furnas e mensalão, estão envolvidos e o pt ainda nada.

  12. Um texto assim o GGN não deveria permitir comentários

    Vou divulgá-lo, compartilhá-lo. (Deixam menor o Post-Título, em que pesem boas intenções as verdades, as arengas entre leitores, trocas de gentilezas, exibicionismos. Talvez por isso haja bons blogs que não permitem unzinho comentário: tira o foco. Talvez, também por isso, não tenham tanta frequência (estatísticas, números).

    Um texto assim o GGN não deveria permitir comentários

    1. (Repetida) sugestão de Regulamentação desta Mídia

      Em campo bem visível, em cores, fixa. Com uma escala de restrições e respectivas punições. Pra que não pairem dúvidas. Mesmo que este que vos fala seja atingido, pelo menos sabemos, saberia e saberíamos por quê. Fico encucado com tanta fé que se deposita no simancol e na autoregulamentação por nossa parte (os subjetivismos de cada um).

      1. Nenhuma novidade nesta sugestão

        (Nenhuma novidade nesta sugestão dada e repetida sob 3 nickes – identidade de total conhecimento a quem interessa mais: GGN e Equipe ).

  13. Pesos e medidas diferentes

    “Hidrelétricas, estradas, pontes, infraestrutura de comunicações, metrôs, edificações –onde quer que as grandes empreiteiras estiveram ou estejam, é área minada por corrupção. Seja no nível federal, seja no estadual e no municipal.” 

    Mas por que será que o MP/SP não investiga corretamente as denúncias de cartel e corrupção no metrô paulista ? E não vem dizer que investigaram. Abriram um inquérito de gatos pingados, mas por conta da pressão estangeira. Se sabe que todos os “grandes” nomes envolvidos no caso, foram engavetados e muito bem protegidos tanto pelo “cuidadoso” Rodrigo de Grandis quanto pela velha imprensa.

    Não se está “passando a limpo o Brasil”, mas tão somente aniquilando um partido.

     

  14. A Lava Jato por se tratar de

    A Lava Jato por se tratar de uma grande operação contra a corrupção em todos o níveis no país, deveria está sob o comando de juizes e procuradores, neutros, apartidários, e sem preferência politicas.

    Não é possível combater desvio de dinheiro público e corrupção no país, sem que, até o momento, não tenha nenhum membro da oposição envolvidos, principalmente PSDB/DEM.

    Até o momento, parece que o objetivo fim da Lava Jato é atingir um governo e extinguir um partido.

    Falar em combate à corrupção no país, sem incluir PSDB/DEM/PP… é falácia, papo furado, engana bobo.

    Vamos aguardar os próximo acontecimento, e tomara que eu tenha dito acima muita besteira, falado muita merda.

    Tomara !

     

    1. O problema é que, exceto STJ

      O problema é que, exceto STJ e STF, juiz não é escolhido pelo governo, mas sorteado na distribuição. Objetivamente.

      Faz assim: da próxima vez que o de Sanctis for sorteado para uma ação contra o Oportunity, e conseguir acesso ao HD que abre a caixa de pandora, conseguir fundamentar uma prisão depois de muito estudo, e conseguir sustentar a opinião pública (incluindo a jurídica e especializada) contra as atitudes de um presidente de tribunal superior, então o PT deixa o juiz e o Lacerda trabalharem, em vez de interferir para melar a operação.

      Perderam o bonde da história quando tiveram a chance. E deram azar que dessa vez o juiz tem umas plumas de tucano, mas não pode ser acusado de ser um, porque além de tudo é reconhecidamente um grande técnico. Aliás, o nosso maior partido socialista-progressista já pediu desculpas ao Lacerda e ao de Sanctis? Poderíamos estar mais avançados no combate à corrupção em relação aos dois lados da coloração político-partidária. Estranhamente, escolhemos um e escolhemos o pior.

  15. Corrupção existe em todas as

    Corrupção existe em todas as atividades e não é exclusividade de empreiteiras. Não há santidade no ramo dos negócios, nem no Vaticano!! Combate a corrupção seletiva não passa de hipocrisia e jogo para favorecer interesses de grupos.

  16. Ultimamente acusa-se sem

    Ultimamente acusa-se sem provas e sempre contra o governo. Para oposição sempre honesta e patriótica só elogios.

    até tu, Janio, perdeu a independência de pensar, porfavor, napróxima crônica mostra as PROVAS que te convenceram da exclusidade do PT na corrupção.

     

  17. Só empreiteiras????

    Aqui no Rio de Janeiro não é só empreiteiras não!!! O governo defende os taxistas contra o Uber, por que seria? O serviço de taxi é péssimo! Outra! Ônibus! Passagem vem aumentando e dizem que é para melhora no transporte e o que se vê s~]ao ônibus caindo aos pedaços e sempre nas mãos dos mesmos empresários. Se alguém disser que não tem político mamando na teta dessa gente está mentindo. Por que será transporte precários e nada é feito. Será que que aqui no Rio não tem um Sergio Moro e um MP para descobrir?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador