Marcelo Odebrecht teria denunciado propinas para empresas de mídia

Jornal GGN – De acordo com a Revista Fórum, o empresário Marcelo Odebrecht e outros executivos da empresa teriam falado sobre propinas pagas para grupos de mídia. A construtora teria financiado projetos midiáticos, incluindo produtos que não tem relação com sua atividade, a partir de acordos com políticos e partidos para que determinadas empresas de comunicação lhe dessem apoio eleitoral.

Ainda de acordo com a revista, a Odebrecht teria resolvido revelar estes acertos em razão dos ataques que sofreu destas mesmas empresas de mídia durante o período em que não havia fechado o acordo de delação premiada.

Ex-presidente do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht está preso desde junho de 2015. Em março, foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a mais de 19 anos de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e por integrar organização criminosa.

Da Revista Fórum

Exclusivo: Odebrecht teria denunciado propinas para grupos de mídia

A grande surpresa da delação premiada de executivos da Odebrecht, incluindo a do seu presidente afastado, Marcelo, pode ser a implicação de grupos de mídia no roteiro de corrupção e de pagamentos de propinas.

A Odebrecht teria financiado vários projetos midiáticos, principalmente produtos especiais que não guardariam relação nenhuma com a sua atividade, a partir de acordos realizados com políticos e partidos para que aqueles meios de comunicação lhe garantissem apoio eleitoral.
 
Profissionais da área sabem que quando um produto desses chega sem muita justificativa e é apoiado por uma grande empresa que tem relação com governos, a linha editorial terá de se adaptar ao gosto do freguês.
 
Que não é a empresa patrocinadora, mas o governo que fez a ponta para que o patrocínio ocorresse.
 
Até o momento, porém, nenhuma empresa investigada na Lava Jato teria revelado essa parte do esquema de pagamento de propinas.
 
O grupo Odebrecht decidiu fazê-lo por conta dos ataques duros que sofreu desses mesmos grupos durante o tempo que se negou a fazer o acordo de delação premiada.
 
Há o risco, porém, de que esse capítulo, um dos mais reveladores da investigação e da relação promíscua da mídia com a corrupção política, vir a ser excluído da delação final.
 
Alguns procuradores estariam fazendo pressão para que a empreiteira desistisse de tratar do tema, alegando falta de provas mais contundentes. Mas o verdadeiro motivo é o receio de que isso provoque a ira da mídia contra a Operação Lava Jato.
 
O fato é que as notas fiscais desses grupos de comunicação para empresas da Lava Jato e que têm contrato com governos seriam, segundo pessoas que tiveram acesso à delação da Odebrecht, parte do esquema de legalização de caixa 2 e do pagamento de propinas.
 
Seriam compra de apoio editorial sem a necessidade do uso da propaganda oficial.

 

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom, se, como diz a

    Bom, se, como diz a reportagem, eram feitos pagamento a mídia oriundos do caixa 2 e propina isso significa que a mídia estava sendo paga para apoiar o governo.

    É isso?

     

    1. A Odebretch fazia obras no

      A Odebretch fazia obras no país inteiro, para o governo federal, estaduais e até Prefeituras. De acordo com a sua lógica coxinha, a Odebretch estava pagando o pig pra apoiar todo mundo, até o Prefeito de Pindamonhangaba.

  2. Nassif;
    Veja só, será que a

    Nassif;

    Veja só, será que a midia golpista se esforça tanto para acabar com as forças progressistas e com os avanços sociais somente por questões ideológicas? por pricípios ? por extremo amor à honestidade?  ou mesmo por patriotismo?????.

    Não tenho a menor dúvida de que uma das grandes se não a maior  beneficiarias pela corrupção no Brasil é a mídia golpista.

    A vantagem para eles é que estes corruptos midiáticos nunca saem nas manchetes. É a ditadura corrupta e hipócrita da manipulação de informações e mentes.

    Da mesma forma que décadas depois veio a tona de forma clara a participação da folha, estadão, globo com a ditadura, a História desnudará o envolvimento destes mesmos veículos com a corrupção no Brasil. Sem contar com novos comparsas como: record, isto é, época, band, cbn, etc etc

    Abaixo a ditadura midiática corrupta!!!!!

    Genaro

  3. 1984

    George Orwell sempre presente :

    “Há o risco, porém, de que esse capítulo, um dos mais reveladores da investigação e da relação promíscua da mídia com a corrupção política, vir a ser excluído da delação final.”

    A Lava a Jato é fundamentada unicamente para “alguns”, no objetivo do golpe.Comovente. 

     

  4. A midia e sua corrupção velada

    Como disse Jânio de Freitas em sua ultima coluna: o que o ministério publico e o juiz Moro têm feito com Marcelo Odebrecht e seu pai é para la de indecente. Eh criminoso, digo eu.

    A Lava Jato foi levada à cabo de forma imoral e esta viciada em sua propria forma de corromper os processos quanto os “bandidos” que diz investigar. Mas é uma caso de Escola que ainda adentrara às escolas de Direito de todo o Pais.

    Quanto a questão propina na midia é tão velho, mas tão velho, que muito me admira – mas pensando bem, nem tanto – que o MPF nunca tenha de fato se interessado em investigar essas denuncias que pululam no meio jornalistico. Em todo caso, quero ver a Globo (a mãe de toda a moralidade no Brasil), falar nessa questão de forma aprofundada. Se falar.

    1. Propina para midia e jornalistas

      La no Centro-Oeste, nos anos 90, tanto em Goiânia quanto em Cuiba, sempre ouvi dizer nas rodas jornalisticas, das propinas que midias e certos jornalistas ganhavam do meio politico-empresarial… Portanto, não me parece nada estranho que o mesma ocorra em Brasilia, SP ou RJ e mesmo com as grandes coorporações, ainda que essas negociatas se passem em outro patamar.

  5. Se a vingança é um prato que se come frio…

    Marcelo Odebrecht vai ter que esperar algumas décadas para contar tudo que sabe.

    A lavajato funciona com a mídia a favor; contra nem pensar.

    É bom que ele anote suas memórias e contribua para um futuro melhor para o país, sem instituições partidarizadas,  mídia tendenciosa, corrupção generalizada etc…

  6. Não há duvidas que a

    Não há duvidas que a manipilação da midia sempre existiu, isso aparece em filmes, livros de fição e em livros de História, está provado que a midia recebeu ajuda financeira estrangeira para participar do golpe de 64, não é novidade, e sempre será assim por que a midia é um dos braços da aristocracia, informação é poder, distorcer informações tambem, só quem é muito inocente acredita que a midia, principalmente a nossa, é democratica, o proprio new york times apoiou o golpe contra Hugo Chaves dizendo que era um mal necessario, oras, quando é do interesse pisa-se por cima da democracia e da liberdade sem cerimonia, nos dias atuais não há pessoa mais mal informada do que aquele que se guia pela midia regular.

  7. Imprensa chantagista !!!!!! … no Brasil ?????? Nunca !!!!!!

    Onde já se viu levantar suspeita de chantagens por parte dos jornalistas e seus veículos. Estes caras são Anjos na Terra, nem convento de carmelitas junta tanta gente boa assim…. Falcatruas, golpes, chantagens, extorsões, assassinatos, furtos, apropriações indébitas, calúnias, não fazem parte da vida ou mesmo dos seus pensamentos.

    Nunca, Jamais  Em Tempo Algum……

  8. Desista

    Se Marcelo Odebrecht insistir vai ficar preso mais uns anos, para deixar de gracinhas.

    Mas isto deve ser estratégia para se desculpar por ter colocado o PT no fogo para salvar a própria pele e das empresas, ainda mais que,  passando o impedimento de Dilma, ele terá que fazer obras para o governo golpista mesmo que sejam poucas, já que esta galera que está aí é mais afeita a destruir que construir.

     

    1. Luiz,
      As delações são

      Luiz,

      As delações são homologadas pelo STF.

      Eles podem até criar factoide, mas quando chega no STF eles são obrigados a anexarem as provas.

      E aí a porca torce o rabo!

      Onde estão as provas contra Dilma?

      Essa matéria vergonhosa, mais uma, é uma tentativa, mais uma, de ioncriminar o PT, Dilma ou Lula.

      Na verdade o impeachment ainda não foi finalizado e o Temer tá mais pra sair do que pra ficar!

      Aí vem a mídia canalha e começam a fabricar factoides… exatamente como fizeram vesperas das manifestações para votarem pelo GOLPE!

  9. …”O grupo Odebrecht decidiu

    …”O grupo Odebrecht decidiu fazê-lo por conta dos ataques duros que sofreu desses mesmos grupos durante o tempo que se negou a fazer o acordo de delação premiada.”..

    Ora… quem são essas empresas?

    GLOBO? – Essa tem a corrupção no dna…

    Folha?

    Abril? – Depois Cachoeira equiparou-se a GLOBO!

    Estadão? (Esse aqui é cachorro morto!)

    Acredito que seja a GLOBO ou o grupo ABRIL através de VEJA… sempre ela!

    Quero ver se o super “juízo” fará alguma coisa…

    Para o PSDB, não vem ao caso!

    Lei Roaunet, também não vem ao caso…

    O que vem ao caso? PT, Dilma, Lula…????

  10. ninguém contribuiu de graça para o golpe…

    ponderando, se pode desconfiar, ou já quase concluir, que foi paga para que o golpe acontecesse rapidamente

    necessitavam de criar condições para que não pudessem denunciar todos os políticos de todos os partidos

    um Estado totalmente corrupto não traz benefício nenhum para uma Globo, por exemplo

  11. Encontro…

    Na agenda do Marcelo, não havia um encontro com o Marcelo Campos Pinto, executivo da Globo, responsável pelos contratos exclusivos de transmissão?

    Odebrechet construindo a Arena Corínthians – Andrés Sanches – Contrato de exclusividade com o Corinthians: Tudo a ver???

    Aguardando os próximos capítulos….

    Se não for censurado, pelos “homens” da lei…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador