Marina cai três pontos no tracking do Palácio

As pesquisas diárias do Palácio indicaram uma queda de 3 pontos nas intenções de voto a Marina Silva. Caiu de 27 para 24 pontos.

Dada a pequena amostra – 500 pessoas consultadas – é apenas um dado não definitivo.

Luis Nassif

112 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tá no site CONTEXTOLIVRE,

    Tá no site CONTEXTOLIVRE, mostrando alguns dados do Ibope: A pesquisa do Ibope diz muito mais coisas que a gente pode imaginar
    Analisando a pesquisa do Ibope veiculada nesta terça-feira (26) dá pra tirar boas informações e provar que muita água vai passar por baixo dessa ponte:
    55% dos pesquisados acreditam que Dilma será reeleita e apenas 17 % apontam para Marina;
    67 % dos pesquisados se dizem satisfeitos com a vida que levam e 9 % estão muito satisfeitos;
    27 % dos pesquisados acreditam que a melhor campanha é da presidenta Dilma e apenas 13 % de Marina e 14 % de Aécio;
    Quando perguntado por qual partido o eleitor tem mais simpatia o PT dá de lavada com 19 % e em segundo lugar o PMDB com 4%.

    Confira na íntegra a pesquisa aqui.

    No Tomando na Cuia

  2. No twitter do deputado

    No twitter do deputado Rogério Correia PT MG está divulgada pesquisa interna do PT, os números são:

    Pesquisa Interna PT – 27/08/2014 – Dilma (PT) 37,4% ; Marina Silva (PSB) 27,2; Aecio Neves 12,8%; Indecisos/Brancos/Nulos – 16%

     

    1. Aparentemente uma pesquisa anterior, já que ela cairia de 27,

       outra antes teria dado 22 pra ela, parece que no tracking existe uma flutuação maior pois são menos pessoas consultadas, acho que ela não consegue se manter acima de 24, a situação no primeiro turno pode ser definida mesmo pela situação de Aécio e dos nanicos, Marina deve ficar por volta dos 20 mesmo Aécio se não se recuperar pode dar o primeiro turno pra Dilma,já aparece com 12 segundo esse mesmo tracking enquanto os nanicos têm 6% mas não podem ser desprezados, podem ser decisivos para uma definição no primeiro turno.

  3. Nassif, para o bem da

    Nassif, para o bem da verdade, a Presidenta Dilma já tá beirando os 47%, fácil , fácil. Isso já dá pra ela uns 60% dos votos válidos no primeiro turno. Mamão com Açucar.

  4. Esta na hora do PT ir pra

    Esta na hora do PT ir pra cima e fazer alguns acenos para a classe media, já que não vão acabar com o tal fator previdenciario (alias trabalhador nem deveria votar nesse governo por isso, mas nã nos sobra muito) deveriam colocar mais bufunfa nos bolsos da classe media com um reajuste maior no ir, ou seja, o ogverno mostrar que é trabalhista de verdade, isso ou talvez sobre a oposição no proximo ano.

  5. Aqui em casa, pequena amostra

    Aqui em casa, pequena amostra de 4 pessoas, não houve alteração nas intenções de voto.

    E para evitar confusões, seria bom não falar em tracking do palácio do Planalto. Lá funciona o governo de todos nós , chefiado pela presidente da república. A pesquisa diária deve estar sendo feita pelo pessoal da campanha da candidata Dilma.

    1. Discordo, Nira, pois isso

      Discordo, Nira, pois isso esta ou deveria estar incluido no trabalho de Inteligencia que serve aa presidencia.  Ou seria no Ibope e DataFolha que o Palacio do Planalto deve acreditar?  Nao da!

      1. Discordo, Ivan, pois 1: o

        Discordo, Ivan, pois 1: o Palácio não acredita ou deixa de acreditar em institutos de pesquisa . O Palácio é sede do governo. 2: se, no limite da confusão entre governo e candidatura, fosse usado o tal serviço de inteligência, aí mesmo é que a vaca iria pro brejo. 3: o partido tem plenas condições e estrutura para realizar pesquisas via telefone.

        Posso estar sendo meio velhinha de Taubaté, mas gosto de acreditar que algumas coisas ainda não se perderam.

         

        1. Nira, o trabalho da

          Nira, o trabalho da Inteligencia com I maiusculo nesse caso chega mesmo, ate mesmo, a evitar um subito complexo de inferioridade que ninguem estava esperando.  Na ultima vez que eu vi, Obama, surpreendido com um resultado de eleicoes, so disse “sim, fomos massacrados”.  Zero complexo.

          O que ha de errado nisso?  Nao era de se esperar que Obama ja sabia do resultado previamente?  Seria doloroso ver um Obama ou uma Dilma agir tao complexadamente como qualquer lider de direita brasileira ou americana.

          Sim, o presidente ou a presidenta tem que estar informadissimos.  Igual o vice do aecioporto nao estava…  aqui, por exemplo:

          https://www.youtube.com/watch?v=LSG9XMYGBvA

          Complexo de inferioridade visivel da Lua.  De Marte.

          Eu nao quero esse sujeito na vice presidencia!  “Va pra puta que te pariu, vicezinho de merda”!

          Sim, o Planalto tem direito e merece todo trabalho de Inteligencia que seja bem feito, mesmo que ele fosse “o Planalto” de um vicezinho de merda.

  6. Vou votar no

    Aócio. Só por garantia.

    Depois que repatriaram o Lara Resende, já fico temeroso do meu dinheiro na poupança.

    Falar em dinheiro, dizem que há 3 maneiras de perdê-lo:

    1. A mais divertida, com as mulheres (não sejamos sexistas, ou com os homens);

    2. A mais rápida, no jogo;

    3. A mais segura, dando a grana para um economista.

    E aí? Acabou a grana do Lara Resende (eu sei, eu sei, ganhou muito dinheiro com a “formação privilegiada”, eu sei) ou ele voltou só por patriotismo mesmo?

  7.  
    Na minha família também

     

    Na minha família também está caindo, tinha 5 irmãs e primos que ficaram bem empolgados com ela, depois do debate e da entrevista de ontem, já recuaram dizendo que não gostaram do que viram e que vão aguardar as propostas da Marina.

    1. Que bom!

      Não o fato, mas a delicadeza do comentário. Se os seus fossem sempre assim (não estou falando da opinião – cada um pensa o que quer – mas a maneira de se expressar)!

      1.  
        Pois é, tem gente de forma

         

        Pois é, tem gente de forma precipitada já delharando que o Aécio é carta fora do baralho, inclusive o Nassif. Acho prematuro, o caro é bom de campanha e temos 38 dias ainda. Aguardemos…

  8. Conheço duas

    Conheço duas pessoas(paulistas radicais anti-PT)que iam votar na Marina, mas mudaram de opinião depois que se informaram melhor. Pelo que me disseram, pesa muito a questão da participação da Neca do Itaú na campanha.

    1. Exatamente!

      Muitas pessoas ignoram totalmente os apoios “de peso” que estão por trás de Marina. Temos que agir como formiguinhas, e sempre que possível, esclarecer a verdade aos inocentes que estão se deixando levar pelo espetáculo que a mídia fez após o trágico desastre, transformando a Sra.Osmarina, numa enviada do divino. Marina, uma criatura inconsistente, inflada por dois grupos poderosos, trará o retrocesso ao nosso país. É dever nosso, alertarmos sobre esse perigo.  

      1. Indigência política

        Os tucanos estão aceitando qualquer hipótese para se iludir…

        Aceitam até que o seu maravilhoso candidato, que segundo eles seria aclamado pelo povo, fique em um inédito e humilhante terceiro lugar.

        É impressionante a indigência política das aves bicudas…

  9. poderia ser assim a manchete

    poderia ser assim a manchete do post: bateu o desespero e pesquisa do pt diz que marina  cai 3 pts… credibilidade zero.

    1. Crença

      snoopy,

      Que você não goste do PT, empatamos, que você não goste de Lula e DR, desempatamos, mas entendo que opiniões devem ser respeitadas.

      Se você indica acreditar nos 29, ou 27 de MSilva e 19 do tucano, já deixa de ser opinião, pois nem tucanos e alhuns jornalistas acreditaram de fato nos dados estatísticos do Ibope, já que não se sustentam a partir da análise dos diversos dados da própria pesquisa do Ibope.

      De qualquer maneira, MSilva deverá ter muitos votos, enquanto o mineirim recebeu o que não maginava, uma gigantesca facada pelas costas, o primeiro rasgo tendo sido dado por FHC. Isto é que é turma gente fina.

      1. Eu gostaria muito de saber

        Eu gostaria muito de saber que tipo de argumentos vocês estão usando para recuperar estes votos. Tenho vários cristãos novos querendo se converter para Marina.

        1. A verdade somente a

          A verdade somente a verdade!

          Sem baixar o nível ou apelar e contando a trajetória dela.

          As pessoas normalmente comparam com situações vividas 

          ou conhecidas., a menos que seja um ant- PT sacramentado

          …ai só no ” volume morto”.

        2. Argumento?

          Nenhum em especial.

          Apenas dar a oportunidade de ouvirem a opinião de alguém sensato.

          No meu caso, eu conto a minha experiência de vida: estive exatamente os 8 anos de FHC desempregado. Hoje tenho uma pequena empresa e dou emprego a 12 pessoas.

          Minha mulher foi consultada, na ginástica, e ela é muito persuasiva.

        3. Analisando o que esta senhora

          Analisando o que esta senhora fez em seu passado mais distante e recente parece-me claro que ela representa um grande risco para o Brasil. Mostra notável fome pelo poder, notável capacidade de desagregação (como saiu do PT? Como saiu do PV? Como sairá de qualquer modo nos próximos meses do PSB?), notável miopia socio-ambiental (muito ligada às ONGs internacionais, aliás até que interesse: ontem no JN apoiava os transgêncos!!!). Enfim, esta senhora teve os 20% de votos em 2010 graças a um antipetismo novidadoso. Joga-se como não-política e faz o jodo político mais mesquinho e tradicional. Enfim, a diversidade de opiniões é salutar. Defenda-se o bem estar social ou um regime neoliberal. Mas nunca uma pessoa que muda de opinião de acordo com a maré do momento e deixa um rastro de desunião em sua não tão pequena história política. 

        4. Gilberto

          Também acho que recuperei voto pra Dilma.

          O argumento usado, considerando que se tratava de pessoas de posses, foi: Voce sabe quem será ministro da Marina? Aquele Lara Rezende, que confiscou seu dinheiro da poupança.

          Aliás, este argumento é explosivo e não há quem não tenha más lembranças daquele evento.

    1. De domingo prá ca  acho que

      De domingo prá ca  acho que uns 3 tambem, observando que

      tem pessoas votando nela como protetora da vida selvagem(?)

      1. Ela agora grita nos jornais que é a favor dos transgenicos

        JÁ dise por ai que Marina é ruim. Como quer o apoio da direita, está gritando aos quatro ventos e as manchetes do PIG trombeteiam suas pontes com o grande capital. ÒTIMO. Pois saiu por ai que é a favor dos transgenicos.MUITO BOM, vai caindo a mascara de VERDE e moderninha.

    2. Aecio Neves agradece.
        Santa

      Aecio Neves agradece.

        Santa ignorância.

              Quem vota em Marina ,jamais votaria em Dilma.

                 É oposição,estúpida.

    3. Lenita

      aqui na minha aldeia eu já consegui demover mais de 50% dos votos jovens para Marina sem muita pressão, foi só contar pra eles o antes e o agora de nosso País..acho que os pais deveriam fazer o mesmo, falta conhecimento e informação para esse geração e é aí onde a “avatar dos seringais” atua..

      Abraços

      1. Na universidade que sou

        Na universidade que sou professor já consegui mais de 200 votos para Dilma somente nos 2 últimos dias, sem muita dificuldade. By by Marina.

         

    4. Lenita, boa notícia.

      No meu setor de trabalho consegui dois votos para a Dilma. Um era indeciso, a outra ia votar na Marina mas ficou com medo depois do debate.

  10. Será?

    A marina não caiu, na verdade ela não estava com os 27 pontos. Foi só uma ajudinha do ibope/datafalha/pig. Se baixar do 24, aí sim, caiu. O pig falseou como sempre fez.

    E o aécio que ficou com os incríveis 19? Só com uma ajudona do ibope/datafalha/pig. Nem a pau juvenal, não deve ter na realidade mais que 10 com o que perdeu para a marina, já que era voto do “leio o pig” e “sou contra”.

    E o pig já decidiu entre o aécio, já no colo, e a marina? Vai ser um parto.

    1. Será?

      Será que a Marina está assustando tanto quanto os bicudos neomarineiros estão alardeando?

      Ainda ontem estavam dizendo que era o Aécio que estava assustando.

      Um comportamento típico das aves de mau agouro…

  11. Mais de 26% podem mudar o voto por causa das redes sociais, apon

    Mais de 26% podem mudar o voto por causa das redes sociais, aponta pesquisa

     Repórter Brasil – TV Brasil 28/08/2014    

    Apesar do percentual dos que confiam nas informações veiculadas sobre política ser baixo, 23,5% nas redes sociais, o conteúdo disponibilizado nesses canais pode mudar o voto de 26,5% dos entrevistados. A pesquisa do Instituto MDA, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou o uso das redes sociais para se informar sobre política.

     

  12. Rs…
    “Faça como velho

    Rs…

    “Faça como velho navegante que durante o nevoeiro

    leva o barco devagar”.

    Como se observou tem muita gente já querendo por a faixa

    na “moça Marina”. Pode acontecer..claro, não necessariamente

    agora.

  13. Como diria aquele inglês:

    Como diria aquele inglês: muito barulho por nada, Pesquisa Ibope, dos 27 estados da federação o instituto pesquisou em 5. RJ, SP, MG, PE e DF. Norte e nordeste, onde Dilma dá lavada só pernambuco do Dudu Jatinho. Aí é brincadeira, né?

  14. Ontem fiquei um pouco mais
    Ontem fiquei um pouco mais esperançosa pois vi alguns esquerdinhas, anarco alguma coisa, dizendo que pra não dar Marina eles votarão na Dilma, mesmo que com o nariz tapado. Eles iriam votar nulo. São miltantes de vários movimentos sociais, inclusive do LGBT.

    Espero que o tino retorne a todos que sabem o que representaria uma vitória da Marina Silva.

  15. começou a desidratar

    eu sugiro à Marina que pelo ajude seu companheiro de Partido a ser Vice da Alckmin desidatre lá na Cantareira , o povo de SP agradece..rs

    Dilma no primeiro turno, esse sempre foi e continua sendo meu mantra..

  16. Tracking do Palácio

    E desde quando o Palácio tem interesse em promover tracking? Imagino que o tracking seja do PT, da coligação, mas não do Palácio.

    Claro que o PT tem por hábito tornar do partido a res publica (as estrelas plantadas nos jardins da Granja do Torto e do Palácio da Alvorada são símbolos marcantes dete costume), mas o Palácio ainda continua do sendo do Estado e não do PT.

  17. Coerência

    Quando mais novo, nas eleições de 94 e 98, me lembro que a cada pesquisa que mostrava que a eleição seria definida em 1º turno, em prejuízo ao PT, as pesquisas eram colocadas, pelo próprio PT, em dúvida. O discurso era de que as pesquisas eram manipuladas para desencorajar a população á votar no PT.

    Quando as pesquisas apontavam o contrário, nas últimas 3 eleições, o discurso não era repetido. Foi só uma tendência de mudança (já que a Dilma ainda é a líder consolidada em todas as pesquisas) que o discurso mudou.

    E, talvez, o mais interessante disso tudo é que as pesquisas quasem sempre terminam muito próximo da realidade das urnas.

    E, para aqueles que tem tempo e disposição, por que não fazer um manchetômetro no blog do Luis Nassif após a ascenssão da Marina Silva? Deve trazer um resultado bastante interessante para verificar o quão isento o blog realmente é.

     

  18. Usando o bom senso nos

    Usando o bom senso nos índices do Ibope e Datafolha, bem simpes e objetivo. A LÓGICA: Duas pesquisas divulgadas semana passada e ontem sobre a avaliação do governo da Presidenta Dilma: 
    Ontem , no Ibope, mostra que 36% avaliam como ótimo/bom o governo e 36% como regular.
    Considerando, pelo bom senso, que quem considera ótimo/bom vota na Dilma e considerando que apenas 30%(índice ponderado) dos 36% que consideram regular votariam em Dilma, poderemos considerar então, que o índice de votos para Dilma seria algo em torno de 45%.
    Na pesquisa Datafolha da semana passada, mostrou que 38% consideram o governo de Dilma ótimo/bom e 38% consideram regular.
    Fazendo o mesmo procedimento anterior, com a pesquisa do Ibope, a Dilma teria de votos os 38%(ótimo/bom) e mais 10% dos que consideram o governo regular, totalizando um índice de votos em 48%.
    Isso seria o mínimo da lógica.

  19. Os 500 ouvidos foram titulares de cargos comissionados do PT

    kkkkkkkkkkkk

    Tem gente votando em Marina mesmo entre os comissionados indicados pelo PT rsrs

    Quando o negócio vai mal, a tendência é debandada.

     

    1. Arrogância e soberba…

      Dá para perceber a arrogância e a soberba extrema, só por alguns resultados positivos. Parece que já ganhou no primeiro turno.

      Dizer “votando” (no gerúndio) sendo que ainda falta um mês para o primeiro turno é sintomático. Mostra onde está a exasperação.

       

  20. tracking

     outros tracking que voces conhecem?

    to achando muito rapido.

    Atualizado: 28/08/2014 01:07 | Por Sonia Racy, estadao.com.brAntes do confronto no Morumbi, Rui Falcão foi indagado sobre o Ibope. Sem mostrar apreensão, ponderou que o crescimento…

    Antes do confronto no Morumbi, Rui Falcão foi indagado sobre o Ibope. Sem mostrar apreensão, ponderou que o crescimento da ex-senadora já era esperado. E será revertido antes das eleições.

    Entretanto, discordou de parte da pesquisa.”No nosso tracking, a diferença entre Marina e Aécio é muito maior.”

    http://estadao.br.msn.com/cultura/repercute

  21. Manchete do Jornal O Globo online
    Explicação de Marina sobre avião contradiz nota do PSB divulgada um dia antes pelo partido – João Cotta / Divulgação/TV Globo

    BRASÍLIA — A explicação da candidata Marina Silva (PSB) nesta quarta-feira no Jornal Nacional sobre o uso do avião na campanha de Eduardo Campos revelou uma contradição nas versões apresentadas até agora sobre o negócio. Enquanto a candidata diz que haveria um pagamento pelo uso da aeronave, o PSB informou, em nota divulgada na véspera, que os empresários autorizaram o uso do avião e que as horas de voo seriam contabilizadas ao fim da campanha, com a emissão de um recibo eleitoral. Esse tipo de recibo é utilizado apenas para registrar doações. O GLOBO questionou o PSB sobre a contradição, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.

    Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/explicacao-de-marina-sobre-aviao-contradiz-nota-do-psb-13758561#ixzz3BG9nud8Y

  22. Passada a fase da Negação e

    Passada a fase da Negação e da Fúria, entramos agora na fase da Barganha, onde qualquer notícia positiva é importante para se manter com esperança.

    Próximas fases? Depressão e finalmente Aceitação…

    1. DEPRESSÃO?!

      Zanchetta, depressão?!

      Ora, é a fase certamente que está passando o PSDB, com FHC e cia Ltda.

      Logo eles aceitarão.

      Dilma, irá vencer, com certeza.

      O Brasil merece continuar com as conquistas sociais e melhoria a todo o povo.

       

  23. Desejo e notícia

    Desejo e notícia são coisas diferentes. Vamos esperar pelos próximos levantamentos. Se na próxima Marina estiver como está, ou melhor…

    1. Medo que o PSDB acabe.
      O que

      Medo que o PSDB acabe.

      O que seria do palmeiras  sem o corinthians, grêmio sem inter

      flamengo sem “São Paulo…ops..quis dizer flamengo sem S.paulo.

  24. O que é mais grave: o voo de Vargas ou o jato do PSB?

    O que é mais grave: o voo de Vargas ou o jato do PSB?

    :

    O deputado André Vargas (sem partido-PR) teve sua cassação pedida pelo colega Júlio Delgado (PSB-MG), em razão de uma carona no avião do doleiro Alberto Youssef; no entanto, o PSB, partido de seu algoz, usava um jato comprado com recursos de caixa dois; uma das empresas que assumiu a compra do avião, a Bandeirantes Pneus, importava pneus chineses, causava danos ambientais e foi favorecida por benefícios fiscais do governo Eduardo Campos; diante da hipocrisia, Vargas protestou: “Júlio Delgado pediu minha cassação por um voo. Agora podia explicar por que seu partido usava um avião de empresas fantasmas”

    28 de Agosto de 2014 às 10:30

    247 – Dois pesos e duas medidas. É assim que o     deputado federal André Vargas (sem partido-PR) enxerga seu processo, quando o compara a outras atividades irregulares na política. Desta vez, o parlamentar, que teve sua cassação pedida pelo colega Júlio Delgado (PSB-MG) no Conselho de Ética da Câmara por ter tomado emprestado o avião do doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato, vê diferença de tratamento entre o episódio vivenciado por ele e o do jato do PSB.

    O partido de Delgado, relator de seu processo de cassação na Câmara, usava desde maio um avião adquirido por recursos de caixa dois, pago por empresas fantasmas. Uma delas era uma peixaria falsa. Outra, que assumiu a compra da aeronave, a Bandeirantes Pneus, importava pneus chineses, causava danos ambientais e chegou a ser favorecida por benefícios fiscais pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB).

    O Cessna Citation levava Campos ao litoral paulista no último dia 13, quando caiu e causou a morte do então candidato e mais seis pessoas, trazendo também o escândalo à tona. O uso do avião pelo partido, que fala em empréstimo de empresários amigos de Campos, não era declarado à Justiça Eleitoral. A nova candidata do PSB, Marina Silva, defensora da “nova política”, também usou a aeronave irregular durante a campanha.

    Diante da hipocrisia, Vargas protestou: “Júlio Delgado pediu minha cassação por um voo. Agora podia explicar por que seu partido usava um avião de empresas fantasmas”. Em entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo no início de agosto, ele lembrou de outro caso: a construção de um aeroporto pelo presidenciável Aécio Neves em terras que pertenciam a sua família quando era governador de Minas Gerais. E constatou: “se Aécio fosse do PT, já teriam pedido cassação”.

  25. Rodrigo Vianna: Os dilemas do PT: esquerda, vou ver?

    Os dilemas do PT: esquerda, vou ver?

    publicada quinta-feira, 28/08/2014 às 18:44 e atualizada quinta-feira, 28/08/2014 às 18:35

     

    “Parte do PT torce para que a elite – apavorada com a inconsistência marineira – apóie Dilma. Isso significaria aceitar que Dilma vá mais para a direita para ganhar. Outra parte do PT imagina que a melhor forma de enfrentar Marina é aprofundar um programa trabalhista: Dilma teria que defender o fim fator previdenciário, redução da jornada de trabalho, mais direitos sociais, combate ao rentismo.”

    por Rodrigo Vianna

    Lula vai empunhar a mão esquerda de Dilma?

    Nunca acreditei que essa eleição seria decidida num turno único. O grau de insatisfação e a onda anti-petista no Brasil deixavam claro que – mesmo com Aécio e Eduardo no páreo, dois candidatos que tinham dificuldade evidente para representar a “mudança” – Dilma teria que enfrentar um turno final para conseguir o segundo mandato.

    Aécio (com apoios fortes em Minas, São Paulo, Bahia e Paraná) deveria bater em 25% até o começo de outubro. Eduardo talvez chegasse a 15%. Dilma, com cerca de 37% ou 40%, teria que enfrentar os tucanos no segundo turno.

    O PT se preparou pra isso. Para esse cenário. Era a velha estratégia de fazer pouca política, acreditando que mais uma vez bastaria dizer: “o governo deles é o de FHC, com desemprego e quebradeira; o nosso é o governo do povão e da inclusão social”. Agora, a campanha de Dilma parece desorientada para lidar com a nova realidade pós 13 de agosto (dia do acidente que matou Eduardo Campos), que não é propriamente nova.

    Por uma questão operacional e jurídica, Marina não conseguiu legalizar a Rede ano passado. Por isso, e só por isso, o difuso mal-estar de junho de 2013 seguia ausente da campanha de 2014. Por isso, e só por isso, o número de brancos/nulos e de “não votos” era tão grande. A queda do avião mudou tudo. Marina virou a cara de junho na eleição -como escrevi aqui.

    A força de Marina (com o perdão do péssimo trocadilho, nesse agosto fatídico) não caiu do céu. Ok, Marina é candidata da Neca Setúbal. Ok, esse papo de “nova política” é falso, além de perigoso e despolitizante. Mas acontece que o eleitorado que vai com a Marina não é a velha classe média anti-petista e tucana. É mais que isso. É a turma dos “celulares na mão”: Luiz Carlos Azenha foi quem melhor traduziu essa nova conjuntura aberta com junho de 2013.

    Parte do PT (setor que parece ser majoritário) torce para que os tucanos desonstruam Marina – na base de escândalos e pauladas midiáticas. Mais uma vez, sem política de verdade. Ou então, para que a elite – apavorada com a inconsistência marineira – apóie Dilma num segundo turno. Isso significaria aceitar que Dilma poderia enfrentar Marina como opção pela direita. Seria desastroso para o PT, para os movimentos sociais e sindicatos.

    Outra parte do PT e da militância de esquerda não se ilude com essa ideia, e imagina que a melhor (talvez a única) forma de enfrentar Marina é aprofundar um programa de esquerda. Dilma terá que caracterizar Marina como a candidata do grande capital, dos banqueiros. Ela, Dilma, terá que assumir as bandeiras da classe trabalhadora: fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho, mais direitos sociais, combate ao rentismo.

    A mim, parece que a primeira das escolhas é – além de tudo – uma ilusão. Acreditar que Dilma pode virar a opção “confiável” da direita seria desconhecer o ódio que leva empresários, banqueiros e donos da mídia a preferirem “qualquer coisa menos o PT” (como se ouve nas ruas dos bairros nobres de São Paulo, Rio e Brasília).

    Mais que isso: quem acompanha os bastidores da eleição diz que jamais os candidatos petistas enfrentaram tamanha seca de recursos. Empresários decidiram que o PT já cumpriu seu papel, e gostariam de virar essa página.

    A direção petista pode apostar na saída pela direita. E, numa conjuntura especialíssima, pode até colher uma vitória eleitoral com isso. Mas essa escolha, mesmo que traga vitória eleitoral (pouco provável), seria acompanhada de uma tripla e estrondosa derrota: política, ideológica e simbólica. Se o PT escolher esse caminho, selará seu destino ao lado do PS francês e do SPD alemão…

    A outra alternativa é virar alguns graus à esquerda. Essa segunda alternativa pode levar a uma vitória apertada, num clima de grande confrontaçã política e ideológica no segundo turno. Ou pode levar a uma derrota eleitoral (com Marina ganhando apoiada pelos liberais e tucanos), mas que prepare o PT e o bloco de esquerda para uma reorganização: mais próximo dos movimentos sociais e dos sindicatos, esse bloco político pode ser decisivo no enfrentamento de uma agenda liberal que (com Marina ou com Aécio) será imposta ao Brasil. 

    Trata-se, portanto, de uma eleição decisiva para os rumos do Brasil, da América Latina e também para o futuro do PT como força (ainda) capaz de comandar um processo de reformas e democratização.

  26. Putz ! 
    A que ponto chegou o

    Putz ! 

    A que ponto chegou o governo.

    Comemora queda de 3 pp de uma canditada.

    Se soubesse falar com o povo, e divulgar melhor o que foi feito em prol dos mais necessitados,não estaria nessa situação.

    Aqui na base está havendo um pequeno mover em direção a Marina.

    Uma galera de movimento negros que conversei, está gostando da “cor da Marina.”

    Pessoas de comunidade que foram beneficiados diretamente pelo governo, estão achando a Marina simpática.

    Hummmm !!! sei não !

    O PT tem que abrir os olhos

  27. Marina é Baliza

    Antes de fazer ginastica com a matematica, lembrem-se que o fato novo Marina só esta ativado na midia, porque pode conceder um segundo turno.

     

    Não significa que será com ela, a Midia vai bombardea-la até chegar no vivel bem seguro.

     

    A midia quer Aécio Snow.

     

    Foi assim com Ciro Gomes e Roseana Sarney.

     

    Se entendermos o jogo, gastaremos energia na medida certa.

     

    Brasil um pais que precisa crescer sem as zelites.

  28. Osmarina Russomano. Fazer os

    Osmarina Russomano. Fazer os votos da Dilma voltar para ela é fácil. Difícil, para não dizer impossível, são os ex-votos do Aécio voltarem novamente para ele.

  29. Sobre a última pesquisa do

    Sobre a última pesquisa do Ipope.

    Não sou muito de propagar essas teorias de manipulação em pesquisas, mas que o método de escolha dos municípios a serem sondados pelo Ibope gera sim uma tremenda desconfiança, pelo menos isso está quase explícito nos dados dessa última pesquisa onde 2506 eleitores foram consultados; analisando os estados do RN (72 eleitores consultados em 3 cidades) e PB(100 eleitores consultados em 4 cidades).

    Apodi – RN, um dos 3 municípios escolhidos tem um universo de cerca de 28000 votantes, e o 11º município do estado em número de eleitores segundo o TSE/TER… ou seja, ao invés de o instituto escolher Natal, Mossoró e Parnamirim eles escolheram Apodi no lugar de Mossoró (2º maior colégio eleitoral do estado)… atiça minha curiosidade saber como projetar num universo de mais de 2,1 milhões de eleitores a vontade de 24 eleitores de uma cidade que nem está entre os 3 primeiros em total de eleitores.

    Classificação por Nº de eleitores – RN:

    1º. Natal – 528.364,  2º. Mossoró – 164.964,  3º. Parnamirim – 104.306,  11º. Apodi – 27.965.

    Não fiz o mesmo aprofundamento no Estado da Paraíba, só apurei que os 4 maiores municípios em número de eleitores são João Pessoa com 464.139 eleitores, seguido por Campina Grande com 263.489 votantes, Santa Rita na terceira colocação com 90.588 eleitores e Bayeux com 70.589; Montada, o 4º município escolhido pelo Ipope (juntamente com João Pessoa, Baieux e Guarabira) não está nem entre os 10 primeiros municípios.

    E mais um dado interessante: sabiam que o estado de Pernambuco (terra natal de Eduardo Campos, cerca de 6,5 milhões de votantes) foi premiado com 10 cidades a serem consultadas (260 eleitores), quase o mesmo montante da Bahia (mais que 10 milhões) que ficou com 11 municípios (319 eleitores).

    Mais duas cositas muito interessantes: o Distrito Federal só teve um município (com 53 eleitores ) consultado e o Estado do Acre não teve nenhuma cidade consultada.

    Pode ser até que seja uma desconfiança sem bases matemáticas e sociológicas de um eleitor confesso do PT e de Dilma, meu caso, mas isso tudo é muito, muito, muito estranho.

    Na página do TSE, os dados dessa pesquisa, referentes ao municípios estão aqui:

    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoMunicipio.abrir?id=24148

    O formulário utilizado:

    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoQuestionario.abrir?id=24148

    1. Pesquisa IBOPE

      João Maria, pelo que eu entendi ao ler a pesquisa no TSE é que as cidades foram escolhidas aleatoriamente, mas depois os dados coletatos foram ponderados pelo peso do eleitorado que o Estodo em questão tinha. Assim não importa o número de entrevistados que o peso vai ser sempre o peso que o estado tem frente ao número de eleitores que tem. Desse modo, se o estado tiver 3% do eleitorado nacional, a estatística vai colocar todos os eleitores entrevistados com peso total de 3%, portanto não importa o número de entrevistados.

  30. Bom, para menos de uma

    Bom, para menos de uma semana.

    Dilma está dando importância muito grande ao “governar com os bons” de Marina.

    Marina nem sabe o que é bom ou ruim, pois ela  até confunde seringueiro com elite!

    Mas Dilma tem alguns “agregados” que não podem ser chamados de bons em nenhuma hipótese.

  31. Marina NÃO!

    Aqui na universidade que sou professor já conseguimos que mais de 200 pessoas comecem a olhar a política como meio de transformação social, de melhorias, de elevação social, não de retrocesso, ou de mentiras midiáticas. Foram LULA e DILMA que contrataram Professores nas universidades públicas Federais, melhoraram salários dos professores e incluíram jovens, antes excluídos, no sistema universitário. Somente aqui, mais de 200 alunos passaram a ecoar a voz de DILMA, somente nos 2 últimos dias, para espantar o fantasma de Marina à frente da Nação. E esperamos que, em poucos dias, professores e reitores de universidades Federais manifestem seus apoios a DILMA.

  32. Marina NÃO!

    Aqui na universidade que sou professor já conseguimos que mais de 200 pessoas comecem a olhar a política como meio de transformação social, de melhorias, de elevação social, não de retrocesso, ou de mentiras midiáticas. Foram LULA e DILMA que contrataram Professores nas universidades públicas Federais, melhoraram salários dos professores e incluíram jovens, antes excluídos, no sistema universitário. Somente aqui, mais de 200 alunos passaram a ecoar a voz de DILMA, somente nos 2 últimos dias, para espantar o fantasma de Marina à frente da Nação. E esperamos que, em poucos dias, professores e reitores de universidades Federais manifestem seus apoios a DILMA.

    1. VANDER, PARABÉNS!

      Parabéns por sua atitude.

      Pessoas como você nos traz alento muito forte.

      Temos, sim, que buscar nossos amigos, vizinhos,  parentes, colegas de trabalho, para levar-lhes mensagens como a sua, pois esta eleição é uma das mais importantes de nossa história. Tenho 71 anos de idade e sei, com certeza, como isto é verdade.

      1. Creio que, uma pessoa que
        Creio que, uma pessoa que cada um consiga convencer já faz muita diferença.

        Entretanto, de nada adiantatentar convencer os fanáticos “anti-PT”, esses são irremediáveis. Mirem os neutros e indecisos.

    2. Professor está na universidade para ensinar, pesquisar etc

      Não está para fazer política partidária nem para se sentir comprometido com um político que momentaneamente está no poder apenas porque acha que ele “deu” a você um cargo de professor. O cargo não é do político. É da unversidade, pertence à universidade, atende a um interesse público, impessoal. Esse discurso pessoal é um absurdo quando vindo de um professor universitário. Sumamente atrasado, desculpe a franqueza.  Você se acha agradecido, ao ponto de se sentir obrigado a votar na Dilma. Colega, me desculpe, mas é decepcionante esse nível rasteiro de discurso quando vindo de um professor universitário. É o mesmo que dizer que, se não fosse o cargo, não votaria. Ou seja, você só vota porque acha que foi beneficiado pessoalmente e não porque o político é bom para o conjunto da sociedade. Absurdo.

      Isso é pior do que gente que recebe Bolsa Família achar que, por isso, deve votar na Dilma. Ou estudante do PROUNI. Ou do PRONATEC. Nada a ver. Não existe essa obrigação.

      1. Filho, a Universidade é para ensinar e ensinar é fazer política.

        Só para deixar claro, a Universidade é uma das formas mais importantes de se fazer política. E para deixar claro, não estou comprometido com um político, mas com um País e com mais de 5.000 alunos que já passaram por minha sala de aula desde que Lula entrou no poder. E não ganhei cargo de Professor de Universidade. Fiz graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e Livre docência. Publiquei mais de 1 centena de artigos científicos nacionais e internacionais e mais de 2 dezenas de livros no Brasil e no exterior. Filho, aprenda que política é a arte e o princípio de amizade e cooperação para a solução de certos problemas sociais. Política não é o que você pensa, não é segregação, é uma designação do que é público e, para que você melhor saiba, um professor deve ser, obrigatoriamente, um político comprometido com o País e não com meia dúzia de acha não ser obrigação a inclusão social. Se você acha que sou atrasado, digo que você tem razão, já que perco meu tempo em te responder, mas digo que você precisa, para chegar, se algum dia tiver capacidade para isso, no lugar que cheguei, estudar pelo menos 30 anos de sua vida, após uma graduação em universidade pública, gratuita e de qualidade. E ainda, falar pelo menos 3 idiomas. Falo fluentemente 6 idiomas, ok? Voto em DILMA  e continuarei a ensinar política dentro da universidade, que muito bem sei o que é. Não preciso de lições de alguém que nada sabe sobre política, universidade e, muito menos, de Brasil. Aprenda filho. Estude e seja um ser humano razoavelmente interessante, mas não perca seu tempo se voltando para o pequeno mundo em que você vive. E mais, você realmente não suporta a justiça, principalmente a social.

         

      2. Filho, a Universidade é para ensinar e ensinar é fazer política.

        Só para deixar claro, a Universidade é uma das formas mais importantes de se fazer política. E para deixar claro, não estou comprometido com um político, mas com um País e com mais de 5.000 alunos que já passaram por minha sala de aula desde que Lula entrou no poder. E não ganhei cargo de Professor de Universidade. Fiz graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e Livre docência. Publiquei mais de 1 centena de artigos científicos nacionais e internacionais e mais de 2 dezenas de livros no Brasil e no exterior. Filho, aprenda que política é a arte e o princípio de amizade e cooperação para a solução de certos problemas sociais. Política não é o que você pensa, não é segregação, é uma designação do que é público e, para que você melhor saiba, um professor deve ser, obrigatoriamente, um político comprometido com o País e não com meia dúzia de acha não ser obrigação a inclusão social. Se você acha que sou atrasado, digo que você tem razão, já que perco meu tempo em te responder, mas digo que você precisa, para chegar, se algum dia tiver capacidade para isso, no lugar que cheguei, estudar pelo menos 30 anos de sua vida, após uma graduação em universidade pública, gratuita e de qualidade. E ainda, falar pelo menos 3 idiomas. Falo fluentemente 6 idiomas, ok? Voto em DILMA  e continuarei a ensinar política dentro da universidade, que muito bem sei o que é. Não preciso de lições de alguém que nada sabe sobre política, universidade e, muito menos, de Brasil. Aprenda filho. Estude e seja um ser humano razoavelmente interessante, mas não perca seu tempo se voltando para o pequeno mundo em que você vive. E mais, você realmente não suporta a justiça, principalmente a social.

         

        1. Professor que tenta doutrinar

          Professor que tenta doutrinar aluno é a pior coisa que pode existir. Em 2002, durante a faculdade, um professor de filosofia ligava seu notebook e o virava para os alunos passarem a aula inteira observando a estrela do pt (fundo de tela) enquanto ele ministrava a aula.

          Mais da metade de classe levantou e foi embora.

          Professor que se utiliza da aula para fazer propaganda politico partidária tem atitude canalha, isso sim.

           

           

           

        2. Recomendo, no alto de sua

          Recomendo, no alto de sua soberba, que dedique parte de seu precioso tempo para estudar o Estatuto do Servidor Público Federal (Lei Federal nº 8.112/90), em especial às proibições insculpidas no Art. 117 da referida norma jurídica. Aproveite e conheça a Lei Federal nº 9.504/97 e, principalmente, a Resolução TSE nº 22.718/2008. Na conduta CONFESSADA por você identifico, no mínimo, uma infração administrativa passível de punição.

          Agora, se você acredita que praticar infração administrativa ou um crime eleitoral seria tolerado, desde que em apoio a uma causa maior, continue com tal comportamento. Tolere também o Caixa 2 (caixa 2 não, recebimento de recursos não contabilizados de campanha), alianças com o que há de mais atrasado na política desse pais, etc…

  33. Tenho dois adolescentes que

    Tenho dois adolescentes que estavam empolgados com Marina. Chamei os dois pra uma conversa, que dizer, um papo reto rsrs, resultado: os dois tão convencidos que a melhor opção agora é Dilma. Gente é só relatar a história recente do país, pelo que fez até agora  o PT é o partido que melhor representa os anseios da sociedade.

      1. Pelo que li ele não contou

        Pelo que li ele não contou mentira alguma, contou apenas o que vivenciou.

        Você certamente esteve fora do País por 12 anos ou é antipetista ou está levando uma grana para escrever contra o PT.

        1. A mentira estaria no que ele disse diretamente aos adolescentes

          Não estaria no comentário, é claro. Todo mentiroso mente também com relação ao relato onde as mentiras foram contadas, em casos assim. Se mentiu antes, você acha que ele registraria as mentiras no comentário? Pela madrugada…

          Não estive fora do país por 12 anos, não sou antipetista e nem estou levando uma grana para escrever contra o PT. Aliás, essa última acusação só mostra o nível de sujeitos como você. Quem ganha dinheiro para fazer o que fazem na Internet são os cachorros-loucos lulodilmistas que integram o que Marina Silva e Aécio Neves chamaram de “mensalão da Internet”, o “mensalet”, caracterizado por organização criminosa que profere calúnias subterrâneas sistemáticas contra certos adversários/inimigos políticos mediante prévio pagamento de seus patrões. E quem pagaria seria o partido do mensalão original, aquele esquema de corrupção que foi assim denominado por Roberto Jefferson. É o que leva a crer o uso do termo “mensalão” também para se referir a este novo esquema criminoso, isso segundo Marina e Aécio.

          Marina, em artigo publicado na Folha de São Paulo em maio deste ano, pediu uma investigação detalhada para desbaratar o esquema do mensalão da Internet. Concordo com ela. Existe inegavelmente um mensalet na Internet brasileira pago com dinheiro público. Mais um esquema criminoso.

          Torço que essa investigação venha à tona, o mais rápido possível. E se Marina vencer, provavelmente será uma das primeiras providências de seu Ministro da Justiça, qual seja, determinar a imediata abertura de inquérito policial para apurar quem eram os operadores e os agentes criminosos do mensalão da Internet.

          1. Com certeza Marina e Aécio
            Com certeza Marina e Aécio são fontes confiáveis, sendo este último de um partido que surfa nas ondas da grande mídia.

            Aliás, o que tem a dizer sobre o QG da Savassi, do guru indiano e das “derrubadas” de páginas criticas a Aécio nas redes sociais?????

          2. Não existe mentira, existe sim diversas verdades.

            Olá colega,

            Se você ler atentamente o que escreveu e da forma com que escreveu verá que é antipetista ou que está levando por fora para falar mal do PT, não lhe restará duvida alguma.

            Olhe a terminologia empregada:

            Cachorros-loucos;

            lulodilmista;

            mensalão;

            e por último um que é novidade para mim, “mensalet”

            Você não está ocupando o espaço que nos foi cedido gentilmente para debater ideias (ideologia), definitivamente não esta!

            Cuidado colega, quem pega esse avião corre dois risco, o primeiro é do avião comprado com caixa dois e o segundo de pousar em um aeroporto familiar com a porteira trancada.

            Permita-me fazer uma observação sobre sua frase de rodapé, pois ela me fez lembrar a tão querida Ministra do Supremo Tribunal Federal quando proferiu seu voto condenatório contra José Dirceu:

            “Não tenho provas contra Dirceu, mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”

            Se o jornalista Henry Louis Mencken lesse essa frase ele fatalmente daria piruetas em seu túmulo, não acha?

      2. O advogado da floresta

         

        Argolo, larga de ser chato, pra vocês marinistas a única alternativa é Marina Marina Marina Marina

        Marina Marina  Marina Marina  Marina Marina!!!

        Lula e Dilma: Popuplistas

        Bolsa Família: bolsa-esmola

        Prouni, Fies, Enem, Ciência Sem Fronteira, Luz Para Todos, Rede Cegonha, Brasil Sorridente, Minha Casa Minha Vida, Distribuição de Cisternas no Nordeste Brasileiro, Apoio a Agricultura Familiar, Apoio aos Quilombolas: políticas de merda que não incluem ninguém… talvez, já sei, a saída seja a tal “flexibilização” do ensino universitário público… ou aquilo que vocês não tem coragem de dizer: a sua privatização.

        Belo Monte: uma merda, um acinte ambiental, vai matar mais pirarucus e piranhas do que gerar energia limpa.

        Ontem foi Mensalão!!! Mensalão!!! Mensalão!!! Mensalão!!! Mensalão!!! Mensalão!!! Mensalão!!!

        Pra você conversar com adolescentes (que não sonham nem de longe o que um governo de uma aventureira como Marina Silva) é desleal, é politicamente incorreto…

        Te digo: vou conversar sim com meu filho adolescente, que vota em Dilma, com ele vai ser um reforço, e com todos os amigos e amigas dele, no facebook ou ao vivo, e entre eles os que estiverem com essa tonta maluquice de votar numa fada encantada de araque, vou tentar remove-los dessa ideia estúpida.

        Mas usar caixa-dois em campanha e ter em José Serra a figura arquetípica de um Homem Honesto, um dos “melhores” do país, ai sim, isso significa a “nova política”.

        Estão se reversando você dois, você e Gunter, um, quando as contradições de Marina vêm a tona, se esconde como tatu com medo do bacamarte, o outro, você, sempre vem com esse papo de advogado “maceteado” e catedrático em contratos de leasings (de aeronaves que não têm dono e que tiveram os documentos incinerados no porta luvas da cabine do piloto).

        Tem uma coisas que admiro em vocês “sonháticos”:

        Uns tem a soberba de estar propagando o discurso mais avançado do Brasil… a “nova política” e que nessa nova forma de encarar o desafio de governar o Brasil “Marina só quer os bons e os honestos” pois ela é a própria representação terrena da hombridade e da honestidade. Um exemplo clássico de hombridade: Neca Setúbal (a que realmente manda na campanha, na candidata e no PSB); um exemplo clássico de honestidade: Beto Albuquerque (o seu candidato a vice).Outros já estão comemorando desde a queda do avião (que não tinha dono, fiquemos claros disso) a eleição da Marina Silva.

  34. Assistam agora no Eurochannel

    Assistam agora no Eurochannel : O Peso das Correntes – a história do esquartejamento da Iugoslávia pela OTAN e os EUA. Vejam como se destruiu uma nacão próspera criando o ódio fraticidade através da manipulação de informações. Dá para se entender o que está acontecendo na Ucrânia. Agora às 23:00 hs

  35. osmarina eleita?

    Sera que depois do carnaval de 2015 o alcool combustivel vai para 5,00 reais e a gasolina a

    7,50 , os juros a 22 ao mes e milhoes de pessoas  vao estar desempregados. todos alegres pela

    mer..cadoria que fizeram Alelua to fora

  36. Não vamos cair de nessa de

    Não vamos cair de nessa de “já era”, Marina já levou essa… vamos adesivar nossos carros, vestir as camisas da campanha de Dilma, não ter vergonha de declarar voto pra ela, conversar com amigos, familiares, alunos, professores, caixas no supermercado… clarear para as pessoas o que de fato significa esse risco com eleição de Marina ou Aécio (os dois principais oponentes do PT-Dilma). Eleição se ganha na ruas, no contato com os humanos; no mundo virtual a maioria (principalmente em blogs) já tem consolidada a sua intenção de voto, não adianta muito argumentar pra tentar mudar a opinião mas as pessoas que não têm muito tempo pra internetiar, essas sim, precisam ser esclarecidas daquilo que está em jogo em 2014.

    1. marina nao ganha

      COLOQUE AS CAMISAS E VAO PARA AS  RUAS, MAS NAO ESQUECAM DE COLOCAR NELAS, UM, DOIS AVIOES BEM GRANDES E UM CAIXA 2 NAS COSTAS. QUEM FINANCIA MARINA E O BANCO ITAU E OUTRAS EMPRESAS LIGADAS AO AGRONECOCIO SABE PORQUE, ELA PERTENCE A VELHA POLITICA . DE NOVA ELA SO TEM A ESPERTESA E O OPORTUNISMO. QUE VER ELA E A CAMBADA DO PSB EXPLICAR O CAIXA DOIS E OS AVIOES QUE NAO TEM DONO. ELA E CANDIDATA E JA TEM CORRUPCAO EM SUA CAMPANHA . QUEM NAO DEVE NAO TEME.QUEM TEME AFASTA DA VERDADE. MARINA INICIOU SUA VIDA POLITICA NO PT, FOI PARA O PV , TENTOU FUNDAR O PARTIDO REDE SUSTENTEBILIDADE, NAO FOI APROVADO PELO STF E NA ULTIMA CARTADA FOI VICE DO EDUARDO CAMPOS, QUE DIGA DE PASSAGEM ESTAVA ENRROLADO ATE O PESCOCO COM NEPOTISMO E CAIXA DOIS. MESMO ASSIM MARINA IGNOROU E FOI ENFRENTE. AGORA RACIOCINE PT, PV, PSB SAO PAETIDOS DIFERENTES ENTRE IDEOLOGIA POLITICA. PERGUNTO, QUAL A IDEOLOGIA POLITICA DE MARINA, SENDO QUE MUDOU DE PARTIDO MAIS QUE MACACO QUE PULA DE GALHO EM GALHO. JAMAIS VOTARIA NESSA PRAGUIMATA. ELEICAO PREIDENCIAL E COISA SERIA ELEITOR. MARINA DISSE QUE VAI GOVERNAR SOMENTE POR UM MANDATO, MAS ELA ESQUECEU DE FALAR QUE UM MANDATO NAO MUDA NADA EM TERMOS DE BRASIL. VVIVEMOS NUM PAIS ONDE TEMOS CONGRESSO NACIONAL E SENADO NINGUEM GOVERNA SOZINHO A NAO SER HITLER.

  37. MARINA CAI TRES PONTOS NO PLANALTO

    O forte do PT sempre foi sua militância, forte, coesa, unida, mesmo quando não havia nenhuma esperança de chegarmos ao poder.  Foram tres eleições perdidas, por manobras espúrias, poder econômico batendo forte contra o partido, sem contar a mídia (digo TV Globo e seus parceiros).

    É hora dessa militãncia ignorar os numeros de pesquisa e ir para as ruas, fazer a estratégia de convencimento, mostrar que não existe petista arrependido, por conta do mensalão. Existe, sim, petistas tristes, pois nunca poderíamos ser vidraças para pedras do quilate de um Jarbas Vaasconcelos, Artur Virgilio e outros desclassificados. É hora de mostrar que podemos dar a volta por cima, que existem dados concretos acerca do sucesso dos projetos sociais, criados pelo PT,  que podem fazer com que alguns brasileiros, ainda reticentes, repensem suas posições, de mostrarmos que o que eles chamam de “mudança” pode ser um retrocesso, pois as mudanças podem ser para a frente e para a trás.  No caso dos candidatos que aí estão, seria uma grande perda para tudo que o Brasil conseguiu até agora, à duras penas, debaixo de muita pancada, apesar dos amantes de holofotes, 

    Força, PT e petistas.  Precisaremos muito dela.

  38. Ah, essa Marina…

    Ainda acaba comigo… Com você, e com todo o Brasil!

    Já peço desculpas pelo longo texto.

    E logo aviso: voto em Dilma, mas não sou filiado ao PT.

    O que me deixa ultrajado, enquanto cidadão brasileiro, é que Marina Silva ainda se comporte como vice, numa temerária e proposital espécie de autismo que não se permite discutir nada a fundo sobre questões cruciais como Emprego, Saúde, Educação e Energia. Quando muito, papagaia o tal mantra do “tripé macroeconômico”: metas de inflação + câmbio flutuante + responsabilidade fiscal (para mim = arrocho salarial, redução de fomento/linhas de crédito e rapinagem do BC) com cara de quem não sabe de onde veio isso, nem no que isso resultará. Não para por ai: renega os avanços obtidos sobre Educação, o “pleno emprego”, o investimento em Energia e na Saúde. Desconhece, por exemplo, todo o percurso estratégico do projeto “Mais Médicos”; assim como não reconhece a grandeza dos programas para o ensino superior e tampouco a aprovação dos 75% dos royalties do petróleo (Pré-Sal) para investimento na área nos próximos anos.

    Toda a sua fala é permeada de lugares comuns e atos falhos, e qualquer cidadão atento à sua trajetória e circunstância pode perceber o quão são reveladores de uma arrogância e ressentimento incontidos. Por exemplo, ao dizer que a Rede vai estender a mão ao PSB, ela se “esquece” que a candidatura é do PSB, e que não existe Rede nenhuma, que não é mais do que um projeto. Da mesma forma, Marina não só se vitimiza como mente ao dizer que foi impedida de criar seu partido – disse isso no debate. O que é gravíssimo, e deveria ser cobrada publicamente pelo TSE a dizer que não houve impedimento algum, mas sim a falta de assinaturas/apoio suficientes. Que não precisa ser gerente (puro recalque com Dilma), pois promoverá/agregará um “estado mobilizador” (wtf is this?) que governará com os melhores… Sei, então passará por cima do Congresso Nacional? Vai “terceirizar” as soluções brasileiras contratando a Mulheres e Homens Bons S.A. ou a Só os Melhores Ltda.? Dilemas do desenvolvimento sustentável? Para ela é fácil na sua equação simplista: entre pecuária X emissão de gás carbono = não coma carne; construção de hidrelétrica X subespécie de bagre = acenda uma vela; ambientalismo X agronegócio = transgênicos; metas de inflação X poder aquisitivo = arrocho salarial com direito a empréstimos de instituições financeiras (e bicicletas cor de abóbora pra todo mundo).

    Marina simplesmente não se vê na obrigação de aprofundar quaisquer questões sobre as complicadas engrenagens do governo. E ao que me parece, o faz por dois motivos – que transitam entre a arrogância e a esperteza. Primeiro porque não quer sair da sua zona de conforto, descer do pedestal de uma imagem de quase santa que criou para si mesma (embora seja evangélica), sempre acima das minúcias operacionais – ela sempre fala do “macro”. Segundo porque se nutre de uma superficial cultura do “jogar pra galera”, da memória rasa, da mistificação da lei do menor esforço e do pouco raciocínio. Algo do tipo: para dar um jeito no Brasil, basta fazermos uma nova política e sermos os melhores… Ueeee!!!!

    Esse é exatamente o nó estrangulado que Dilma terá que desatar – que eu acredito e espero ela consiga. Mas tem que começar entendendo que o “problema” é contraparte da melhoria material de boa parcela da sociedade brasileira nos últimos 12 anos. Uma contraparte que o PT simplesmente não viu… Ou não quis ver. Se Lula/Dilma elevaram o padrão do everyday life com seu desenvolvimento social – para mim, a principal justificativa de mais 4 anos de um governo Dilma – não foram capazes de lidar com uma contrapartida necessária a esse processo: o “comunicar-se”. O PT não fez uma divulgação decente de seu governo, talvez por receio de confundi-la com propaganda partidária, talvez por interesses que não sabemos – e seria bom que viesse à tona. Com isso acomodou-se em acreditar que as realizações falariam por si, ao mesmo tempo em que negou à sociedade uma necessária prestação de contas, que no final foi dada de mãos beijadas à grande mídia inimiga.

    Contudo, ainda voto em Dilma porque é o único projeto que vai contra a lógica de exploração e segregação dos primeiros 500 anos de Brasil.

    Mas passou da hora de reconhecer, e nunca é tarde, que o governo Dilma prenunciou erros logo na largada (obviamente, hoje muito mais evidentes) com a escolha de ministros incompetentes e preocupados com o colunismo social, político e econômico. Podemos citar, sem erro, Ministérios fundamentais como o da Justiça (quem se lembrar de uma só ação do Zé Cardoso ganha um doce) e o da Comunicação (do “bom petista” Paulo Bernardo das páginas amarelas da Veja), que mesmo no epicentro de questões recentes, foram de uma letargia sem igual – isso sem contar, por exemplo, a área da Cultura, mas daí já é pedir demais a um governo que descuida da memória imediata de suas realizações, que cuide da memória histórica e nacional que se esvai em instituições federais cada vez mais desamparadas, como a Funarte, a Cinemateca Brasileira, o CTAv, a Biblioteca Nacional…

    Será uma vitória difícil, a ser alcançada com uma perspicácia não mostrada até aqui. Terá de fazer a sociedade entender, de forma beeeem clara, o que está em jogo. Não adianta dizer que se trata da “mentira contra a verdade”, tem de explicar a verdade: por exemplo, deixar claro que o acesso à banda larga na internet é uma bandeira e uma luta deste Governo… Retomem Gilberto Gil, falem do Marco Civil da Internet (que Aécio não queria votar no Senado – tem até imagens disso); dizer aos jovens que “Inclusão Digital” não só é uma das bandeiras da Dilma, mas um dos pilares do próximo ciclo de desenvolvimento que ela propõe. Ciclo este seriamente ameaçado diante da queda do poder aquisitivo, que virá anunciado em doses cavalares de conservadorismo e reacionarismo pelo Ministro da Fazenda Armínio Fraga (o pet do FMI e dos especuladores estrangeiros); ou sustentáveis, mistificadoras e oportunistas, num confuso involucro ambientalista (não vejo outro lastro que harmonize a chapa de Marina Silva que não seja o “oba-oba, chegou a nossa vez!”, pois projeto mesmo não há).

    Nesta altura da disputa, é seguir sem canseira ou derrotismo (mesmo porque, neste momento, são o governo e o Brasil que ainda estão ganhando). Mas um bom começo seria, num próximo debate, Dilma jogar no colo de Marina e Aécio questões bem claras para o jovem. Como, por exemplo, a Educação. Não falar só números do que já foi feito, mas perguntar aos seus opositores o que eles acham do recurso do Pré-Sal para o investimento na Educação das próximas gerações, se vão privatizar Universidades ou construir mais unidades Federais, quais os incrementos para o intercâmbio, inclusão digital, popularização da banda larga, etc..

    Para isso, é preciso galvanizar um discurso da bola de cristal inversa, que aponte possíveis futuros olhando o passado remoto e imediato de cada postulante à Presidência da República. 

  39. MARINA SIM! PTistas arrogantes…
    Nassif está corretissimo…
    E por que não MARINA??? MARINA SIM.
    O problema é que os PTistas arrogantes acham que são os donos da verdade. Se Marina ainda estivesse com eles seria a melhor opção do mundo. Sempre acontece isso. Saibam valorizar o trabalho dos outros e deixar de achar que são o centro do mundo…

    1. marina sim


      Marina foi formatada/construida/estruturada pelo PT.Feia,ex-pobre,nascida no mato,fica lindo em filmes de superaçao e desenhos animados para anlfabetos politicos.A joia rara do seringal ,vai enfeitar lapelas nao recomendadas e transformada em amuletos de superticios.Tera que fazer curso de compra da base aliada com o PSDB,cois que o Pt sofreu para conseguir mestrado e doutorado.Tera que inventar a roda rodando um quadrado quadrilatero no triagiulo das bermudas.

  40. Está ficando claro que essa

    Está ficando claro que essa pesuisa do Ibope não é confiável. Realmente pesquisar RJ, MG, SP, DF e PE diz tudo sobre a intenção deles, não é mesmo? Tudo leva a crer que os números reais são que a Dilma tem entorno de 37, Marina 25 e Aécio 16. 

    Meu palpite é que na próxima a Marina aparece menor. Caiu a ficha da direita, após a euforia com uma projeção de derrota para a Dilma (para qualquer um). A Marina não é confiável. O melhor é recuperar o Aécio, para botá-lo no segundo turno. A aposta em Marina é muito ariscada.

  41. Divulgação de pesquisa eleitoral não registrada

    Divulgação de pesquisa eleitoral não registrada pode ensejar multa de até 106 mil Reais

     

    Desde 1º de janeiro de 2014, as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições 2014 ou aos candidatos, para conhecimento público, estão obrigadas de efetuar o respectivo registro no Tribunal Eleitoral. A divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações exigidas sujeita os responsáveis à multa no valor de cerca de R$ 53 mil a R$ 106 mil.

     

    1. pesquisa eleitora – urgente

      Pesquisa eleitoral realizada pelo Rinoceronte kakareko, junto aos sabiás laranjeiras indica: Raposa recua 3 pontos percentuais no próximo escrutínio para eleger o Rei leão da montanha! kkkkkkkkkkk

    2. pesquisa eleitora – urgente

      Pesquisa eleitoral realizada pelo Rinoceronte kakareko, junto aos sabiás laranjeiras indica: Raposa recua 3 pontos percentuais no próximo escrutínio para eleger o Rei leão da montanha! kkkkkkkkkkk

    3. pesquisa eleitora – urgente

      Pesquisa eleitoral realizada pelo Rinoceronte kakareko, junto aos sabiás laranjeiras indica: Raposa recua 3 pontos percentuais no próximo escrutínio para eleger o Rei leão da montanha! kkkkkkkkkkk

  42. Os três pontos do Tracking

    Bem… eu não acredito que A REPÚBLICA DO ITAÚ ganhe; mas que vai dar trabalho, vai. O PT foi incompetentíssimo em lidar com os formadores de opinião, ou seja a mídia. Os petistas acharam que poderiam ter o velho senhorio da Casa Grande, agora donos de redes de rádios, TV, e de revistas e jornais como aliados. E não se põe vinho novo em odres velhos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador