22 de junho de 2026

Ministro da Transparência recua e pede exoneração

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

do Jornal do Brasil

Após pressão, Fabiano Silveira renuncia ao Ministério da Transparência

Eduardo Miranda

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, entregou ao presidente interino Michel Temer, na noite desta segunda-feira (30), sua carta de renúncia ao cargo.

Desde a noite deste domingo (29), após a divulgação do áudio de uma conversa em que Silveira criticava a Operação Lava Jato e orientava investigados quando era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que fiscaliza o Poder Judiciário, entidades e servidores vinham pressionando pela renúncia do titular da pasta.

Mais cedo, o presidente interino Michel Temer ligou para Silveira, pedindo que o ministro permanecesse no governo, apesar das pressões contrárias após o vazamento do áudio. Silveira não deu uma resposta definitiva e afirmou que pretendia ouvir alguns assessores para decidir. Como o Jornal do Brasil informou mais cedo, Silveira estaria inclinado a renunciar ao cargo. O ministro vinha temendo pelo “embaraço” que causaria, sobretudo com o aumento de pedidos dentro do próprio governo e do PMDB, da oposição e dos servidores.

No áudio da conversa gravada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e divulgada neste domingo (29), Silveira diz, logo após ouvir críticas de Machado ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que “eles estão perdidos nessa questão [da Lava Jato]”. Os áudios foram exibidos pelo programa Fantástico, da TV Globo.

De acordo com a reportagem, a gravação foi feita no final de fevereiro, na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros. Foi Renan quem indicou Fabiano, que era servidor do Senado, ao CNJ.

Machado informou que foi à casa de Renan para conversar sobre providência a tomar em relação à Operação Lava Jato. Ele disse aos procuradores ainda que um outro advogado, Bruno Mendes, esteve no encontro.

A reportagem indica que o agora ministro Fabiano Silveira e o advogado Bruno Mendes orientaram os investigados sobre como lidar com a Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro também teria procurado integrantes da força-tarefa da Lava Jato para pedir dados de inquéritos sobre Renan Calheiros.

O ministro também recomendou que Renan não adotasse argumentos específicos. “Está entregando já a sua versão pros caras da… PGR, né. Entendeu? (…) Quando você coloca aqui, eles vão querer rebater os detalhes que colocou”, afirmou.

Fabiano recomendou ainda que Sérgio Machado procurasse o relator de um dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), sem citar nomes.

Em outro trecho, Renan manifesta preocupação com um processo específico da Lava Jato, a denúncia de que sua campanha teria recebido R$ 800 mil como propina numa licitação de frota na Transpetro. “Cuidado, Fabiano! Esse negócio do recibo… Isso me preocupa pra caralho”, disse o presidente do Senado.

Em nota enviada à imprensa na manhã desta segunda-feira (30), Silveira disse ter comparecido “de passagem” à residência do presidente do Senado, sem saber da presença de Sérgio Machado, com quem não tem nenhuma relação pessoal ou profissional. Ele negou ter feito qualquer intervenção em órgãos públicos a favor de terceiros. “Chega a ser um despropósito sugerir que o Ministério Público […] possa sofrer interferências”, diz a nota.

Segundo a assessoria do ministro, após ter sido procurado pela produção do Fantástico, o ministro entrou em contato com o presidente interino Michel Temer e seguiu para assistir a reportagem ao lado de Temer, que teria dito não haver enxergado críticas à Lava Jato nas declarações de Silveira. Ainda segundo a assessoria, Silveira não poderia, à época das gravações, “sequer imaginar que se tornaria ministro”.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

28 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. W K

    30 de maio de 2016 11:03 pm

    Como é mesmo aquele samba?

    “Se gritar Pega Ladrão, não fica um mermão!”

  2. Claudio Melo

    30 de maio de 2016 11:11 pm

    O pgr e o supremo continuam
    O pgr e o supremo continuam mudo, não se explicam após o escandalo da semana passada -o JucagueiTe-, e, o que é pior, não renunciam.

  3. Ivan de Union

    30 de maio de 2016 11:13 pm

    Que bom saber que a rede

    Que bom saber que a rede golpe esta envolvida na LavaBunda ate o pescoco…

  4. CarloB

    30 de maio de 2016 11:19 pm

    A Globo está mandando e desmandando

    no Brasil do Temer.

    Impressionante a força desse grupo.

     

  5. Luciano Lira

    30 de maio de 2016 11:19 pm

    Eita STF acorda que governo

    Eita STF acorda que governo golpista é uma praga danosa a todos os poderes. Deus, nos salve Deus. Deus salve o Brasil onde mora Deus. Deus, nos salve Deus. Deus, nos livre dos golpistas que desmontam todo bem do governo eleito…. nos salve Deus…

  6. jns

    30 de maio de 2016 11:21 pm

    Remando contra a maré

    Projeto de lei para restringir as delações premiadas e reverter decisões do Supremo Tribunal Federal, que permitem a prisão de condenado em segunda instância.

    As propostas foram iniciativas de Wadih Damous (PT-RJ), ex-presidente da seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

  7. Frederico69

    30 de maio de 2016 11:35 pm

    em menos de 20 dias já é o segundo,

    se continuar assim bate o recorde da dilma!

  8. Genaro

    30 de maio de 2016 11:44 pm

    Nassif;
    Ainda ninguém

    Nassif;

    Ainda ninguém analisou que este cidadão é conselheiro do Conselho Nacional de Justiça. 

    Quando a gente chega a conclusão que o Supremo está podre sem conhecer os meandros do CNJ aí se conclui que não tem mais jeito.

    Refundação do Judiciário JÁÁÁ!!!!! Ainda resta alguma dúvida?

    Genaro

  9. Murdok

    30 de maio de 2016 11:47 pm

    Golpe.

    Vamo que vamo. A globo no comando.

  10. Luciano Lira

    30 de maio de 2016 11:47 pm

    Eita golpista Temer ninguém

    Eita golpista Temer ninguém te quer, nem a ti e nem a tua turma. E quando a gente pensa que articulasse um golpe apoiado pelo Eduardo Cunha, até as pedras clamam. Tu sabes Temer que o povo não te ama e não gosta de golpista

  11. Cidadão

    30 de maio de 2016 11:49 pm

    Não tem jeito

    Esse governo Plano B não se sustenta, assim como o Plano A.

    Vamos ter que ir pro bate-chapa e aí ou aparece um novo messias ou será a batalha eleitoral mais violenta da história da qual todos sairão perdedores. Inclusive quem ganhar.

    1. Marcos Antônio

      31 de maio de 2016 12:11 am

      Deixa sangrar, diria o Caetano…

      Ai Cidadão!

      Finalmente voce disse uma coisa sensata…

      A Dilma sangrou mais de um ANO!

      O Temer ainda não chegou a 30 dias!

      Vamos descobrir até onde vai isso…

      Quem sabe não acabam os politicos?

      1. Roxane

        31 de maio de 2016 12:32 am

        Você quer dizer que está

        Você quer dizer que está pensando em mais um golpe? Com uma  ditadura ferrenha  que acabe com a política e portanto os políticos ? Penso que  a democracia da forma como é praticada no Brasil realmente não é lá   essas coisas. Porém tem sido uma luta de gerações mante-la . Não despreze tanto sangue derramado, literalmente. O sistema democrático exige política, políticos, participação, para que funcione efetiva e eticamente ( ética aqui considerada , a grosso modo,  a procura pelo bem de todos) , com a ressalva de que  somos humanos,logo imperfeitos ,mas porém há enormes diferenças entre diversos projetos políticos. Somos animais políticos. Negar isto é o caminho para ditaduras .

        Precisamos sim de uma constituinte exclusiva para que possamos reformular nosso sistema político.

         E  citando a epígrafe do blog O Tijolaço : “A política sem polêmica é a arma das elites.”

      2. Cidadão

        31 de maio de 2016 12:38 am

        Aparentemente

        Vão tentar levar para a eleição indireta, a partir de 01/01/2017.

        O Problema aí é o seguinte, a Constituição no Art 81 diz que essas eleições indiretas se darão “na forma da lei”, só que tal lei inexiste.

        Estive lendo um estudo feito no início do século de um assessor parlamentar dizendo que essa questão deveria ser logo legislada pois, se algum dia ocorresse tal previsão constitucional, seria num quadro delicado da vida nacional.

        Dito e feito.

        O trabalho do assesor dá diversas soluções possíveis e levanta vários problemas.

        Se houver um colégio eleitoral, unido Senado e Câmara, a desproporcionalidade representativa será uma aberração, pois estados com poucos eleitores tem 3 senadores como os outros.

        Se houver eleições separadas, poderia o Senado eleger um e a Câmara outro.

        E por aí vai. São n variáveis que deveriam estar “na forma da lei” que não existe.

        Quanto a falta de políticos, isso é apenas uma generalização para confundir e pregar a idéia que não sobra ninguém.

        Quantos políticos do PDT, que era base do governo, foram denunciados na Lava-Jato ? Zero. Nenhum. O Partido recebeu míseros 3 milhões somando todas as empresas envolvidas.

        Será que nesse quadro conspiratório que pregam por aí não tem um delatorzinho sequer que teva a idéia de enfiar um pedetista no rolo ?

  12. Chris

    30 de maio de 2016 11:49 pm

    Praga é um negócio que bate e volta

    Pois é… alguém lá do outro lado havia dito que queria “ver Dilma sangrar até o fim”. Que coisa!

  13. Marcos Antônio

    30 de maio de 2016 11:50 pm

    Legal

    O que voces fizeram foi fantástico!

    Eles deram o GOLPE, MAS NO PACOTE NÃO ESTÁ ESCRITO QUE A DIGNIDADE DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS TAMBÉM VÁ JUNTO!

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=3_8ZaEQvqGU%5D

     

    [VIDEO: https://www.facebook.com/midiaNINJA/videos/658849090939906/%5D

     

  14. Avelino de Oliveira

    30 de maio de 2016 11:59 pm

    Caro Nassif
    A tropa de

    Caro Nassif

    A tropa de bandidos que deram o golpe, tem mandar prender.

    Aproveitem também os 367 deputados, os 55 senadores, os 11 golpista do STF e muito mais.

    Saudações

  15. Fulvia

    31 de maio de 2016 12:00 am

    (Sem título)

    Thau-Querido-Fabiano-Silveira

  16. Toscano

    31 de maio de 2016 12:19 am

    Alguém precisa escrever sobre
    Alguém precisa escrever sobre a “agenda positiva” que estou vendo na TV a alguns dias. Hoje alcançou o ponto máximo, ao meu ver. Falta só eles dizerem que não há crise nenhuma, eh tudo coisa da sua cabeça.
    Na parte da manhã mostraram que comerciantes de roupa de frio bateram recordes de vendas. Quem contratou uma pessoa ano passado, este ano contratou 4. (Lógico cara pálida , ano passado nem teve frio). Isso foi no vom dia Brasil.
    No JN fizeram algumas analogias entre infraestrutura e a camisa amarelinha (chamando atenção para os jogos da seleção e para a cor favorita dos manifestantes). Disseram que o nível de investimento eh bom. Super alto astral a matéria. Me senti até em outro pais

  17. Messias Franca deMacedo

    31 de maio de 2016 12:22 am

     
    … E por falar em homens

     

    … E por falar em homens “probos”! [Risos]

     

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$

     

    Vídeo de chorar!

    Aecím elogia Narcio, encanado
    “Um dos mais completos homens públicos do seu tempo”
    https://twitter.com/janbrasileiro_/status/737415611727392768/video/1

  18. Alan Souza

    31 de maio de 2016 12:39 am

    É o governo Big Brother Brasil…

    Toda semana tem um eliminado…

    1. Cidadão

      31 de maio de 2016 12:42 am

      É verdade

      O plano B do Lula virou BBB.

      Cadê ele prá comentar ? KKKK

    2. Vânia

      31 de maio de 2016 2:11 am

      BBB edição extra

  19. jofre

    31 de maio de 2016 12:58 am

    mutatis mutandis

    Esse tal de Fabiano passou, num dia da opacidade à transparência: tornou-se ministro!!!

    Depois, passou pela Transparência, transpareceu e voltará à opacidade….

  20. O JUIZ

    31 de maio de 2016 1:09 am

    Essa Câmara dos Deputados é

    Essa Câmara dos Deputados é uma comédia, né Cunha??!!

    Dilma falou que ocunha continua mandando no Braisl, e ele ficou nervosinho.

    Temos então o Alibá Cunha e seus 367 ladrões.

    A essas alturas Ali Babá já ficou para trás.

    O amigo da onça, aqui chamado Temer que se cuide, o castelo está desabando.

    Mais algum corajoso que se apresente, destróia a república pilantra do PMDB.

    É claro que vão parar a Lava Jato.

    A Globo não vai deixar que atinjam seu marionete Temer e o Golpe caia por terra.

    Afinal, ela transformou o Moro em ator sem mesmo ter o curso para isso.

    Hoje ele é famoso na novela global Vaza Jato.

    Já já, o Coronel de Diamantino e seus 10 Jagunços vão mandar prender DILMA e LULA.

  21. Genaro

    31 de maio de 2016 1:28 am

    Nassif;
    Temos que parabenizar

    Nassif;

    Temos que parabenizar e enaltecer todos os funcionários da CGU que deram um exemplo civico de resistência.

    Mesmo com o risco de perderem seus empregos resistiram bravamente sem titubear.

    Muito obrigado pelo magnífico exemplo. Espero que os membros de outros órgãos do governo federal que foram usurpados tenham a mesma postura.

    Poeríamos começar pela Petrobras.

    Genaro 

  22. rdmaestri

    31 de maio de 2016 3:53 am

    Plano de resgate do Brasil.

    1º) Reassume Dilma com a condição de criar um ministério sem políticos exceto na casa civil (sem Lula), afinal se ela é reconhecida por todos como uma boa gerente, fica gerente da massa falida.

    2º) Limita-se os poderes do Legislativo, Executivo e Judiciário por um período até a nova constituição.

    3º) Convoca-se uma contituinte EXCLUSIVA, ninguém pode ter ocupado cargo público nos últimos dez anos nem poderá ocupar nos próximos 10 anos (também não poderá perticipar de licitações públicas nos próximos 5 anos).

    4º) A constituinte faz uma série de reformas: Política, Fiscal, Judiciária, Meios de Comunicação, FISCAL, ….

    5º) Com as normas da contituinte promove-se eleições diretas para todos os cargos federais e estaduais.

    6º) Põe a bola no meio e recomeça o jogo em zero a zero (se com regras eleitorais novas ainda persistirem os roubos, é porque merecemos).

     

  23. trovinho

    31 de maio de 2016 4:55 am

    Farinha poca, minha narina é primeiro!

    A mídia está demarcando território, demonstrando a capacidade de colocar uma faca no pescoço de quem bem entende; portanto, deixem a direção do espetáculo e o cast dos atores para quem é do ramo! Viu, supreminho?

Recomendados para você

Recomendados