MPF anuncia investigação sobre contas do HSBC

Jornal GGN – A Procuradoria Geral da República (PGR) anunciou que começou a investigar as contas de brasileiros no banco HSBC. Suspeita-se de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Segundo a PGR, a decisão foi tomada independentemente da solicitação do deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Pimenta oficiou o MPF, a Receita e o Ministério da Justiça. O Ministro José Eduardo Cardozo foi o mais dúbio ao se referir às investigações. Afirmou que o governo agirá, “desde que se configure a ser apurado no âmbito de nossa cobertura”.

Segundo o site RBA, Pimenta vem investigando o caso desde janeiro e apresentará suas primeiras conclusões à bancada o PT no Congresso. Anunciou também reunião com representantes da apuração internacional que está sendo feita na Suíça.

Além de Pimenta, o deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) protocolou requerimento na Mesa Diretora da Câmara visando formar uma Comissão Externa do Legislativo para investigar a lista.

Luis Nassif

76 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desse mato (PGR) não vai sair

    Desse mato (PGR) não vai sair coelho, digo, tucano, nunca. Esse pessoal pertence à casa grande.

    Quanto ao Zé Eduardo Vaidozo, o mesmo só pensa no seu umbigo, logo daí não sairá nada também.

    Vamos continuar com o multirão do Nassif. O Amaury Ribeiro poderia nos ajudar também, através de um projeto de crownfunding bancado por nós da blogosfera suja. 

  2. Desse mato (PGR) não vai sair

    Desse mato (PGR) não vai sair coelho, digo, tucano, nunca. Esse pessoal pertence à casa grande.

    Quanto ao Zé Eduardo Vaidozo, o mesmo só pensa no seu umbigo, logo daí não sairá nada também.

    Vamos continuar com o multirão do Nassif. O Amaury Ribeiro poderia nos ajudar também, através de um projeto de crownfunding bancado por nós da blogosfera suja. 

  3. Bom.
    Esperamos que essa

    Bom.

    Esperamos que essa investigação não seja ultra-secreta nem demore 347 anos para chegar a alguma conclusão.

    E a Receita Federal, o que tem feito?

    1. Em outras palavras, ele ja

      Em outras palavras, ele ja sabe e nao hesita em dar o sinal publicamente que quase todos sao excessao aas regras por serem TUCANOS.

  4. Pra ingles ver
    Esta investigaçao tem tudo pra terminar no famoso
    arquive-se. Exceto a linha cruzada entre a Lava Jato e o suiçalão, os rasto da grana roubada na Era FHC na Petrobras e Privataria nao serao de interesse da midia-Janot.

    O mesmo destino do trensalao tucano, banestado, mensalao tucano, sarthiagraha e tantos outros rolos da Casa Grande foi o Arquve-se.

    Arrumam qualquer desculpa para encerrar o caso isso quando a roubalheira tucana chega aos tribunais ou é investigada pois o periodo de FHC na Lava Jato ninguem viu e muito menos o mega escandalo da privataria tucana cujo rasto esta no suiçalão.
    Arquive-se.

    ..ah mas quem sabe agora vai o que duvidodo pois a Sarthiagraha que envolvia DD, um homem brilhante segundo FHC, foi anulada pq as provas foram encontradas no andar errado….hum…

    A fixaçáo de Janot é usar a Lavato pra quebrar a espinha dorsal do pais…Tomara que Janot peça que sejam repatriados os 20 bi do suiçalao…um valor varias vezes maior que o roubado da Petrobras…uma grana que seria bem vinda e que nao significaria o fim da Petrobras, da industria naval, das empreiteiras com seus empregados etc….

    Mas pra ir a fundo no suiçalao o Janot vai ter que pedir autorizacao a Globo….humm….Esquece…quer dizer ARQUIVE-SE..

    1. mas seguirei torcendo para que não aconteça…

      sei que já me fizeram desacreditar em tantas coisas, mas o simples fato de desconfiar que não vão fazer nada dessa vez, já me entristece muito, além da conta do suportável…………………………………..cedo ainda

      me recuso a desacreditar de imediato do nosso MPF

      vamos descansar um pouco

  5. amostragem

    Pelo que li lá no blog do Fefê da mamãe, Nandinho do papai, a Receita já se debruçou sobre algumas contas, de uma amostrqagem, e não encontrou problema nenhum.. tudo certo.

    Qual amostragem a Receita analisou?

    Quem selecionou a amostra?

    Já agora, o MPF vai investigar com base em quê mesmo? Noticias? Vai pedir dados bancários sigilosos à Suiça com base em noticias? Vai cobrá-los do UOL?

    Talvez seja ingenuidade mas parece um caminho juridico semelhante àquele de pedir cassação com base em comentários de facebook.

    Embromation total para dizer que fazem alguma coisa e ver se desmobilizam curiosos.

  6. esses tucanos honestos do suiçalao
    Eh luta pelo poder e nao luta anticorrupcao…ja nao eh a primeira vez na nossa historia essa luta pelo poder travestida de luta contra corrupcao…Getulio Vargas deve ta se revirando

  7. Já deveria era ter

    Já deveria era ter investigado  de todos os bancos e todos os brasileiros que nos úlitmos  60 anos compararm alguma coisa no exterior, abriu empresa , etc etc,

  8. Humm…
    O que a Procuradoria

    Humm…

    O que a Procuradoria vai fazer? /decretar segredo de justiça e abafar o nome dos tucanos, globais e banqueiros como fizeram desde sempre. Ou será que tem alguém da PF e do Judiciário na lista?

     

    1. que bela fonte!

      … que ‘bela’ fonte essa!!!!

      … “incluir tucanos nas delações”? …”pedido pelo governo”? …”dizem”?

      agora, conta outra!

      esse claudio tognoli está advogando fernando rodrigues no lugar certo: para os incautos que o leem no espaço dele.

      já vc …

      como o paulo nogueira (dcm), nesta plutocracia brasileira, paraíso da servidão voluntária, muitas pessoas com um mínimo de informação ou sagacidade disparam várias vezes ao dia: “quem acredita nisso, acredita em qualquer coisa”.

      ….

      é preciso sim organizar a marcha da legalidade contra o golpismo que se avizinha.

      onde está o pt?

      tal qual a “presidenta”, sumiu pelos corredores espelhados de versailles.

      partido de gente com a estatura moral de um josé mentor ou odair cunha …

      o pt acabou moralmente quando permitiu sem qualquer reação o linchamento criminoso do zé dirceu e genoíno.

      e junto com ele, o governo dilma que só venceu as últimas eleições porque enfrentou, no segundo turno, um poste risível.

      todavia, não se deve defender “o governo do pt”, mas o governo eleito democraticamente num processo eleitoral, cuja única falta de lisura identificada foi a conduta da mídia corporativa que tentou impor, por meio da desinformação, o candidato que representava seus interesses mercantis.

  9. Cade?

    Cade as denuncias sobre os politicos envolvidos na lava jato que o exmo sr procurador geral ia apresentar logo apos a abertura dos trabalhos legislativos?

  10. suiçalao

    Alguem poderia entrar em contato com o funcionario do banco que vazou a lista e tentar conseguir alguma coisa,no papo ou 

    pagando(fariamos uma vaquinha para pagar),que tal?

  11. investigação contas do HSBC

    Tendo uma lista que informa somente endereço das pessoas envolvidas, não seria possível identifica-las atraves da declaração de imposto de renda, afinal alguma coisa esse povo declarou.

    Lança no sistema da receita o endereço e se obtem o nome do envolvido.

  12. Agora o assunto morre, a

    Agora o assunto morre, a mídia já demonstrou que não tem o menor interesse em apurar qualquer coisa que atinja seus aliados, permitirá apenas que se levante informações que prejudiquem o governo federal, o PGR como outras instituições é pilotado pelas manchetes, logo vai seguir o script das redações.

  13. A investigação do MPF

    A investigação do MPF iniciará estabelecendo segredo de justiça para a investigação. E o segredo será obedecido por todos. A mídia nem perguntará sobre o assunto. O MPF irá ser tão eficiente quanto aquela investigação condizida pelo governo do estado de São Paulo sobre o trensalão. Está tudo dominado, desde 1500.

  14. espero que o mpf aja

    espero que o mpf aja republicamente – mesmo – nesse caso.

    esse é o tipo de caso que a grande mídia não irá

    desdobrar de jeito nenhum.

    simplesmente porque tem interesses publicitários poderosíssimos

    envolvidos, altíssimas verbas para esconder o verbo e as imagens sobre esse caso.

    é hora então de os blogs se unirem para sair na frente, como este blog saiu, para

    diminuir a hegemonia quase absoluta dessa grande mídia oligopolista.

  15. Em resumo, o que ele disse é

    Em resumo, o que ele disse é exatamente o que o Haddad disse na entrevista à Jovem Pan.

    Mas o Haddad é um gênio que vai salvar o PT, o Brasil, o mundo, a Via Láctea… e o Rosseto é um banana cujas palavras demonstram que o governo está acuado.

    aiaiai…

  16. Caro Nassif e demais
    Do jeito

    Caro Nassif e demais

    Do jeito que o STF age, eles mais do que investigando, devem estar desesperadoa para achar algum sinal de petista, nem que seja de Plutão, ou há 2000 anos,  para começar, seletivamente,  a vazar secretamente as informações.

    Não confio neles.

    Saudações

  17. Isso tudo é elocubração;
     

    Isso tudo é elocubração;

      Segundo os ”antemados”, semana que vem teremos fodos os suspeitos eleitos pelo povo.

              Irá ser divertido ler as desculpas deles.

                SÃO TODOS IMOCENTES E O DINHEIRO DEPOSITADO EM SUAS CONTAS, FOI UM ANJO QUE DEPOSITOU.

                   é surreal?

                   Mas os advogados deles não irão muito alem dissao.

                   COM A CONCORDÂNCIA DO MINISTRO CARDOZO, É EVIDENTE;

  18. Necessidade

    Estão precisando começar a trabalhar muito, republicanamente, para voltarem a ter algum crédito, que foram perdendo, pelo partidarismo explícito, ao longo dos últimos 20 anos.

  19. A SOLUÇÃO ESTÁ NO BRASIL

    Como alguém já faou, não me recordo quem, a solução é INTERVENÇÃO DO BANCO CENTRAL  NO HSBC. Esse dinheiro não foi prá lá de jegue. Ele foi encaminhado pelo HSBC brasileiro. Portanto, foiram remessas ilegais, sem pagamento dos tributos. Logo de saída percebemos dois crimes: Evasão de Divisas e Sonegação fiscal.  

    Esse é o caminho se o governo quizer mesmo saber quem mandou dinheiro para o HSBC suisso. 

    1. Completamente errado.Ninguem

      Completamente errado.Ninguem manda dinehrio para uma conta secreta a partir do seu banco no Brasil, nem o seu Manoel da padaria. Se mandou do seu banco aqui no Brasil é porque a conta é DECLARADA,  portanto legal.

      1. Fala sério AA

           Meu filho, ” conta secreta ” nominal , aberta com CPF, RG , passaporte, comprovante de endereço, tanto da off-shore, como do controlador da conta no Brasil, com origem e destino definido dos depósitos, retiradas e movimentações, é “secreta” aonde ?

            Só falta comentarem sobre os “conteiners ” de dinheiro enviados por traficantes em navios, ou, esta é ótima e antiga, tipo anos 80: “Trolleys” das galleys de aeronaves – aqueles carrinhos que as comissárias empurram, com latinhas de refrigerante ( sprite, 7 up ), recheadas com notas de US$ 100,00.

               Muito primitivo, muito passado, hj. dá para comprar um certificado de USTB – no “papel”, em um banco no sudeste asiático, ou Hk ou Macau – onde a China faz seus rolos – e pagando uma comissão de 5%, fazer dinheiro no Golfo ( dá para trocar os US nominais – laranjais – por titulos ao portador emitidos pelos sauditas e/ou emirados), ou aplica-lo como garantia de operação ( ele “dorme” em até 15/20%),  o swift só saberá da operação, se alguem do esquema resolver liquidar o papel, ou “desentesoura-lo”.

        1. sabe do movimento


          Por isso, nao trara novidade pesquisar pelos brasileiros. tem muito dinheiro rodando sem patria. O cara pode  usar esquema na China ? Entao, vamos esquecer. deixa isso pra PF e RFB.

          Tem que pegar a lista completa e cruzar com registro da pessoa no Brasil. Tem muita gente com 2 ou mais nacionalidades.

          Ex.: Sr(a) A B de C.

          Passa pelo cadastro da RFB e ve se vive no BR ou se ja passou aqui. Ponto de partida.

          Ah, deu preguica? Deu.!

          Jr, ja nao se usam os trolleis, as malas embarcam vazias e alguem poe dentro delas, ja no aviao.

        2. “Meu filho, ” conta secreta “

          “Meu filho, ” conta secreta ” nominal , aberta com CPF, RG , passaporte, comprovante de endereço, tanto da off-shore, como do controlador da conta no Brasil, com origem e destino definido dos depósitos, retiradas e movimentações, é “secreta” aonde ?”

          hmmmmm…

          Esses dados eram para ser secretos, o delator do esquema fugiu da Suíça com eles, por que na época a legislação suíça protegia esses criminosos. Se não houvesse o delator, não haveria relação entre os números das contas e as pessoas físicas e jurídicas que as mantinham. É esse o escândalo, ou você acha mesmo que a imprensa e a polícia e os governos do mundo todo estariam em polvorosa simplesmente por que alguém divulgou contas perfeitamente legais de cidadãos honestos?

          E depois há o imbroglio, ainda mais violento, das empresas off-shore que aparecem vinculadas a essas contas, as quais provavelmente eram, na maior parte dos casos, utilizadas em operações de evasão de divisas.

          Tanto são problemáticas essas contas que você ainda não viu um único dos nomes envolvidos naquelas que já conhecemos vir a público defendê-las. Ninguém ainda disse algo tão simples como “sim, eu tinha uma conta na Suíça, era uma conta legal e legítima, usada exclusivamente para finalidades legais e legítimas”. Por que será?

    2. A SOLUÇÃO ESTÁ NO BRASIL

      Disse tudo!  Deve ter ido em um jatinho executivo que partiu de Guarulhos ou do Galeão. Mala de banqueiro não é investigada. Imagino os policiais comentando, ” O doutor tem um Cesna, esse ai tem grana, vamos fazer vista grossa”. 

  20. E a força-tarefa montada pelo

    E a força-tarefa montada pelo Luis Nassif para investigar os leaks do HSBC em que pé está? Era só fogo em palha de milho? 

    Ou tudo se resumiu a uma planilha Excel com  trinta nomes e trinta endereços com duas ou três observações?

     

     

    1. Alguma sugestão sobre como

      Alguma sugestão sobre como ter acesso à lista completa de mais de 8.000 nomes? De preferência alguma que não envolva o cometimento de nenhuma ilegalidade?

      Eu não tenho nenhuma.

  21. Eu sabia que o blog tem em

    Eu sabia que o blog tem em torno de 100 especialistas em tudo, de plataforma de petróleo à física quântica, só não sabia que também tem 200 Sherlocks. 

  22. Lista do HSBC? R.I.P.
    Melhor passarmos ao próximo assunto!!

    Daí nada sairá, a menos que surja algum nome de “interesse público”, ou melhor, de interesse de um determinado público.

    Lacre e blindagem profissionais.

  23. Sao milhares de brasileiros.

    Sao milhares de brasileiros. Parece que mais de 5.000.

    Haja gaveta para tantos processos mas tenho confianca na incrivel capacidade,  criatividade e celeridade do MPF e do ministro Janot para resolverem esse problema. Ateh porque, se nao conseguirem as gavetas, basta sentarem em cima. Nao da nada. E se sair uma CPI, a relatoria e presidencia para o PT basta.

     

  24. Sao milhares de brasileiros.

    Sao milhares de brasileiros. Parece que mais de 5.000.

    Haja gaveta para tantos processos mas tenho confianca na incrivel capacidade,  criatividade e celeridade do MPF e do ministro Janot para resolverem esse problema. Ateh porque, se nao conseguirem as gavetas, basta sentarem em cima. Nao da nada. E se sair uma CPI, a relatoria e presidencia para o PT basta.

     

  25. FARSA

    Homens que não se respeitam.

    Podem fazer o que quiserem, vocês são poderosos.

    Só não têm o direito de imaginar que alguém acredita ou acha que são dignos.

    FARSA.

  26. Olha, a coisa é simples. Se

    Olha, a coisa é simples. Se decretarem o segredo de justiça já ppoderemos antecipar que vai ser conversa pra boi dormir. Neste caso da famosa lista a investigação é facílima. O Coaf, a Receita Ferderal e os outros orgãos de controle financeiro possuem todos os dados, todos os documentos, basta o simples cruzamento. Se começarem a intimar gente prá pretar depoimento, então a coisa é feia, saberemos que o objetivo será ocultar os peixes gordos e catarem os bagrinhos, se é quee tem bagrinhno na lista, além disso preguntarão pros depoentes se os bagrinhos conhecem arguém do pt. Logo de cara já veremos a coisa torta pronta pra derramar.

    1. Acho que o menor ‘peixinho’

      Acho que o menor ‘peixinho’ desta lista deve ser um TUBARÂO MARTELO de uns 500 Kg. Se é que vc me entende !?!

       

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  27. Me engana que finjo que

    Me engana que finjo que gosto.

    Não vai dá em nada.

    Não tem petista graúdo na lista, se tivesse o JN já teria feito uma materia de meia hora.

  28. Invetigar à luz de Holofotes

    Se for investigar da mesma forma que a Lava Jato, com vazamentos, muita mídia diariamente, com entrevistas coletivas, escândado, dando nomes aos bois, independentemente do resultado final do processo eu acho que haveria paridade de armas.

    *

    Mas desconfio que se não for arquivado ou esquecido três anos numa prateleira, vai ser investigado bem devagarzinho, silenciosamente, psssssssssssssssss, pra não incomodar ninguém, meio que pedindo até desculpas, Sinhozinho, porque nós tem di fazê alguma coisa, né, sinão o pessoá lá da senzala pode recramá cum a genti, né? Mas num si aveche não, pruque nun tem ninhum dos 4 P envorvido, e por isso ninguém vai preso não. É só pra tapeá esse pessoá chato, viu Sinhôzim? Vai descurpandoa gente e me dá licença. Bonita gravata, seu dotô. Como vai a cumadri? Já vô indo inté mais vê, Sinhozinho. Fui.

  29. ” reunião com representantes “

     Quais deles nobre deputado Pimenta ?

      A Procuradoria suiça não está atendendo ninguem, conte outra estória deputado.

  30. Ainda resta umpingo de

    Ainda resta umpingo de esperança, mas o PT não pode dar moleza, tem que ficar em cima e se possível fazer uma investigação paralela e pressionar o MPF a tomar as providências necessárias.

  31. o caminho começa a se abrir,

    o caminho começa a se abrir, apesar do ceticismo depois de

    tantas decepções com algumas atitudes de membros do mpf…

    mas agora é preciso pressionar para que o mpf avance, “doa a quem doer”.

    porque, para os da grande mídia e demais tucanos,

    o lema é “doa a quem mais doar”!!!

    além disso, como já sugeri noutro post,

    seria possível conversar como hervê falciani,

    o técnico em informática que vazou os dados?

    numa dessas, ele aceita….

  32. E segue mais uma grande farsa

    Podem jogar fora, no lixo ou doar, todas as cadeiras do MPF pois haverá um monte de pilhas de processos para os nobres procuradores sentarem en cima.

    E após 20 anos de investigação vão propor um refis em módicas prestações a perder de vista.

    Isso se algum dos envolvidos não for um “nobre parlamentar” (deve ter, claro) que proporá, of course, projeto de lei “clandestino de tramitação urgentíssima” por aquelas comissões obscuras do Congresso, e aprovado em 31/12 daquele ano, através de voto de consenso das lideranças, anistiando os “injustiçados perseguidos” para o bem geral da Nação…

    Farsa à brasiliana.

  33. San Pablo, Buenos Aires to London

       Deputados, Procuradores, amam aparecer, pedir investigações, CPIs, uns proferindo caudalosos e inuteis discursos, os outros se escondendo atrás dos códigos/procedimentos juridicos e a lenta liturgia dos processos, que para uns – os amigos funciona de uma forma, sem midia, já para os inimigos a condenação na midia vem antes do transito em julgado. São ambos farinha do mesmo saco, ou semelhantes, tipo um integral e outro enriquecido com acido fólico.

        Como acho até engraçado este suposto escandalo, originário de um crime, e o insigne “mutirão” levado a efeito; como academicamente entendo um pouco deste tipo de operação, creio que a ação ideal – caso fosse séria – deveria partir para um acordo de troca de informações e colaboração, entre a SRF brasileira e a AFIP argentina ( a maior “conta” descoberta é da Argentina – uma holding financeira sediada em Londres ), e meus caros amigos, o Mercosul não apenas transaciona bens e serviços, alem do que, da Rua Pedroso Alvarenga, para a City londrina, passando por Porto Madero, Calle Florida, San Martin x Paraguay, para dinheiro é bem pertinho.

  34. Eu tenho  conta no  HSBC,
     

    Eu tenho  conta no  HSBC,

      No Brasi e na  Suiça;

       Somando, dá mais ou menos uns 300  milhões de dólares.

         Aguardo ansiosamnte a receita federal.

         Nenhum centavo foi sonegado,mas todo o dinheiro é fruto de falcatruas políticas.

          Só há um detalhe:

          PROVEM.

          Eu  e 300 picaretas, como disse Dom Lulone, estamos aguardando.

             ps: Pelo meus cálculos os picaretas não são mais 300.Ultrapassaram 400 faz tempo.

  35. Relevante, porém, que eu me
    Relevante, porém, que eu me lembre antes desta lista uma outra, há muito prometida, deveria ser apresentada aos brasileiros: a lista dos de foro privilegiado da Lava Jato!

    Cadê ela? Esta não está sujeita à autoridade do Sr. Soros, não tem que traduzir, nem descriptografar. É arranjar um estagiário de Direito e botar o menino para digitar… Depois afixar num mural e chamar os cidadãos a tomarem conhecimento (quem seria o apresentador de telejornal a apresentá-la? Hum, essa acho que vai ficar para alguém do Judiciário…)

    Para mim o cheiro é de: vamos fazer um HSBJato ou um LavaSBC ou ainda vamos usar o Suíçalão para os incautos esquecerem a listinha VIP da LJ.

    Está ficando cansativo; não se tem mais sequer a preocupação em disfarçar a parcialidade…

    1. Olha, a sonegação fiscal é um

      Olha, a sonegação fiscal é um problema muitíssimo mais sério do que corrupção. Ou pelo menos envolve muitíssimo mais dinheiro. Então se alguma coisa é cortina-de-fumaça é a Lava Jato, não a lista do HSBC. Somente nesse banco, os depósitos já dão dois escândalos da Petrobrás – imagina o quanto ainda não tem nos outros bancos todos?

      E em matéria de número de pessoas – a Lava Jato envolve uma centena, dos quais certamente nem todos são realmente culpados. A lista do HSBC tem oito mil nomes. Se aberta, vai provavelment nos dar um retrato da nossa “zelite” – um “flagrante” como diziam antigamente…

      Fora que é um escândalo internacional. Aqui no Brasil as coisas estão mais ou menos dominadas, mas a Scotland Yard, a imprensa francesa, a procuradoria holandesa, o judiciário sueco, não compõem a panelinha do PIG e não estão submetidos à lógica nem às pressões dos todo-poderosos tupiniquins.

      É pressionar o MPF para que nos explique quais são os critérios e os procedimentos a serem seguidos nessa investigação.

      Por exemplo, eles pretendem ouvir o Falciani?

      Eles vão fazer reuniões com a Procuradoria Suíça? Quando, e onde? Aqui ou na Suíça?

      A PF vai estar à disposição para colaborar com as polícias de outros países? Por exemplo, se a polícia coreana ou chinesa tiver algum interesse nos cidadãos de nomes asiáticos, a PF vai ajudar a localizá-los?

      O “segredo de justiça” vai ser do mesmo tipo daquele da Lava Jato, no qual somente o Executivo Federal não pode saber de nada? Quando, e se, houver vazamento de informação, ou forem divulgadas mentiras sob o pretexto de vazamento de informação, haverá ou não haverá providências do judiciário, do parquet, da Polícia Federal, e por que não, ou por que sim neste caso, e não no da Lavajato? Se o tratamento for diferente em cada caso, isso nos autoriza a duvidar da integridade da Lavajato, ou da investigação sobre as contas do HSBC?

      Que providências serão tomadas em relação ao HSBC? Ele é “grande demais para quebrar”? Nesse caso, por que as empreiteiras do Lavajato não o são? Banco é concessão pública de serviço, vamos continuar a renovar a concessão de um banco que admite ter violado a lei brasileira no passado, ou ter ajudado cidadãos brasileiros a violá-la?

      Há muitas perguntas a serem feitas, e o MP ainda tem de respondê-las. Quando o fizer, ou deixar de fazê-lo, começaremos a entender melhor o que está acontecendo, e qual o papel do ministério público nesse processo.  Por isso mesmo, temos de exigir respostas – e respostas claras, sem embromação, e não meramente protocolares.

      1. HSBC

        Luís Henrique: assino embaixo do que você escreveu. Tenho 72 anos e desde os 11 ou 12 anos passei a ler jornais e manter-me informada. É uma longa história. Em anos recentes, a leitura de blogs sujos (porque denunciam sujeiras da “casa grande) e de Carta Capital fazem parte do meu cotidiano. Ao longo dos anos tenho acompanhado a triste história dessa nossa “pátria subtraída” ! Já passou da hora de exigir respostas – e respostas claras, como você assinala no final de seu comentário. Será que estarei viva quando as respostas claras vierem? Será que um dia isso acontecerá?

    2. Relevante, porém, que eu me

      Acham contas cladestinas. Acharam alguém para fazer a enrolação golpeada, digo, delação P.I.G aida, ops, Delação premiada. Quero ver se os nomes dos correntistas, ops digo, bandidos que tem conta no HSBC da Suica vão aparecer.
      A imprensa, ( Globo, Folha de São Paulo, Veja), agora são porta vozes da justiça Federal do Paraná.

      E tem mais essa.

      A mulher do juiz do Lava Jato, soube-se ontem, tem ligações com o PSDB no Paraná.

      Rosângela Moro é advogada, e presta serviços para o vice-governador Flávio Arns. São atividades meritórias, aliás: estão associadas a atividades em prol de pessoas com deficiência.

      Mas há um vínculo, e isto é notícia. Não, é claro, para as grandes empresas de mídia, interessadas em fazer de Moro um novo Joaquim Barbosa.

      Quanto a conexão pode configurar conflito de interesses? Os vazamentos seletivos que pouparam o PSDB poderiam ter sido influenciados por simpatias partidárias?

  36. Kkk. Acordou mas tudo , por

    Kkk. Acordou mas tudo , por certo, será feito   l e n t a m e n t e. Engaveta ali, arquiva errado acolá, aguarda providências que nunca serão providenciadas, etc, etc. Mas rapidamente apresentará denúncia lá pelos anos 2030.

  37. Não será investigado.
    Se for
    Não será investigado.
    Se for investigado, não será feita denúncia.
    Se for feita denúncia, será rejeitada pela justiça.
    Se for a denúncia acolhida, será arquivada por conter “maçãs podres”.
    Se não for arquivada, caminhará a passos de tartaruga até a prescrição.

  38. “Deixa pra lá”

    Dependendo dos envolvidos o MPF não diverge muito do Ministério Público Estadual de São Paulo e Minas.

    E nesse caso específico o MPF está tendo uma mãozinha da velha e carcomida imprensa brasileira e seus soldadinhos. 

    Ou seja, esse é um filme reprise para otários.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador