Gilberto Maringoni
Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.
[email protected]

Nem tragédia e nem farsa: FHC e a operação Adenauer, por Gilberto Maringoni

Jornal GGN – Enquanto a cassação de Michel Temer via Tribunal Superior Eleitoral está em pauta, surgem notícias na grande mídia dando conta de que o Congresso discute as opções para uma eleição indireta. Há algumas semanas, os dois favoritos foram evidenciados: Nelson Jobim e Fernando Henrique Cardoso. Hoje, Xico Graziano, um dos fundadores do PSDB, diz na Folha que despido de qualquer “partidarismo, defende a volta de FHC. Para o internacionalista Gilberto Maringoni, o tucano está sendo colocado como um “pai da pátria” que, por já ter sido eleito, seria a alternativa mais fácil de ser empurrada para a população em caso da queda de Temer.

Por Gilberto Maringoni

NEM TRAGÉDIA E NEM FARSA: FHC E A OPERAÇÃO ADENAUER

No Facebook

O – ã? – artigo de Xico Graziano na Folha de S. Paulo desta quinta (3), pedindo a volta de FHC, é um balão de ensaio tucano, que expressa hesitações no interior do bloco dominante.

Graziano lança uma versão pós-moderna do Queremismo, possivelmente orientado pelo próprio interessado. Há sérias dúvidas se Michel Temer será duro e implacável o suficiente para dar respaldo à razão de ser do golpe, o congelamento do orçamento por vinte anos, em favor da alta finança.

A medida, como se sabe, pressupõe a anulação da política. Por duas décadas, nenhum postulante à presidência da República poderá ter programa algum. Será eleito o que melhor cortará na carne para fazer valer o rentismo em escala ampliada.

A classe dominante opta por uma espécie de “Operação Adenauer”. Temer seria impichado na esteira da chapa eleita em 2014 e o Legislativo teria que solucionar a vacância presidencial.

Konrad Adenauer (1876-1973), foi eleito primeiro ministro da recém criada Alemanha Ocidental, em 1949, aos 73 anos. Governou até 1963. Era a melhor solução para unir um país destroçado pela Guerra e pelo nazismo. Alguém para catar os cacos da nacionalidade e dar-lhes novo sentido.

A eleição era congressual, como se sabe. Adenauer foi um político de direita, homem de confiança de Washington e que teve a grande tarefa de bloquear o avanço soviético na Europa, no auge da Guerra Fria.

Credenciais não lhe faltavam. Democrata Cristão (CDU) e anticomunista, o velho dirigente fora prefeito de Colonia de 1917 a 1933 e preso duas vezes pelo regime nazista. Em síntese, era um líder proeminente da República de Weimar e moralmente inatacável. Uma espécie de reserva-moral da nação.

No caso atual, com a avalanche de denúncias – em especial as de Eduardo Cunha – que se avolumam contra Michel Temer e sua trupe, vem a calhar a tentativa de se buscar uma espécie de Adenauer nativo, um pai-da pátria, nem que seja de fachada.

FHC está muito longe de ser inatacável. Mas aí conta-se com a falta de memória nacional. Vale aqui a frase imortal de Ivan Lessa: “A cada 15 anos, o Brasil se esquece do que aconteceu nos últimos 15 anos”.

FHC seria, para os de cima, a figura ideal para uma escolha indireta, via Congresso. Em tese, ninguém poderia acusá-lo de não ter sido eleito. Ele o foi, por duas vezes. Ninguém mais se lembra como, mas isso não tem a menor importância.

Precisamos de um Adenauer para, como diz Michel Temer, “pacificar o país”.

Xico Graziano, por sua vez, é uma graça…

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cara de pau

    O Xico Graziano, que é tucano de quatro costados (foi um dos fundadores do PSDB) e sempre esteve ao lado do Fernando Henrique em tudo – inclusive nas querelas intrapartidárias – precisa ser muito cara de pau, para não dizer cínico, para se apresentar como “despido de qualquer partidarismo” ao sugerir a volta do FHC. É grotesco.    

  2. Entrar pela janela do Palácio do Planalto?

    Entrar pela janela do Palácio do Planalto não pega bem para um presidente da república, pois quem entra pela janela é ladrão e salteador.

    Jobim e FHC estão querendo embarcar no trem da alegria. Mas o trem pode descarrilhar antes de chegar à estação.

  3. Depois ficamos chocados com

    Depois ficamos chocados com doentio narcisismo dos nossos idiotas e arrogantes concurseiros de merda, tanto os do pgr, como os da pf, judiciário e o escambau.

    Claro que essas coisas decorrem do péssimo exemplo de velhotes que encarnam o espírito da casa-grande, tal como o corrupto e desassuntado do fhc. Chega a ser grosseiro o nível de oportunismo desse sujeito.

    Orlando

  4. Outra do Sensacionalista?

    O Nassif tá virando um blog de humor, linkando piadas do Sensacionalista?

    Primeiro a da Marcela Rosa Temer. Agora a volta do que não devia ter ido…

  5. pena

    Aquela turma de paneleiros que está sempre assistindo o plim plim vai adorar. Uma força mayor já os preparou: “Vale a Pena Ver de Novo”, sempre em cartaz no plimplim. Para quem assiste uma desgraça dessa diáriamente que mal tem se o preposto do north se chamar fegacê?

    Em 2017 fegacê vice ÇERRA45  e em 2038, ÇERRA45 vice fegacê…viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixe!

     

  6. Abram alas para o rei Sol passar!

    Fernando Henrique Cardoso puxando as cordas por tras das cortinas. Vaidoso como é, vai insuflar via imprensa sua “candidatura” ao Palacio do Planalto, ainda que entre para a historia como golpista… Que coisa, hein. E la vamos nos de volta aos anos 50 e 60, nas turbulências politicas do entra um, cai, colocam outro… O Brasil não podia se dar ao luxo de virar uma republiqueta de marionetes, mas… tem povo pra tudo neste mundo, inclusive para aplaudir essa balburdia politica que estamos vivenciando.

  7. O autor tem antiga reputação

    O autor tem antiga reputação de falar bobagens mas o surpreendente é a FOLHA acolher a bobagem, aliás em linha com

    o folclorico gosto da FOLHA em ter colunistas bizarros em seu portfolio, uma grande coleção de nulidades faladoras de

    idiotices mediaticas. Nesse ponto o ESTADÃO tem a categoria que só a tradição garante, pode-se discordar de muita coisa de seus colunistas mas não tem  “malucos beleza” ocupando seus espaços e desperdiçando papel e tinta.

  8. Nada a ver com o Queremismo

    Nada a ver com o Queremismo porque naquele episódio era para manter Getúlio na presidencia CONTRA a Constituição vigente.

    Já hoje não existe nenhum impedimento de ordem legal para FHC assumir, aliás, um grande nome para o momento do país.

    Sobre os defeitos de FHC, um que ele não tem é o de ser radical e de não ouvir as pesoas. Ao contrário ele é um homem conciliador por natureza.

    FHC é o pai da estabilização econômica e de certa forma, o Pai do Brasil do século 21.

    Uma pena que o governo Dilma tenha sido essa tragédia de proporções interplanetária.

    Eu rio muito quando vem alguém e fala que FHC quebrou o Brasil 3 vezes. Como se os problemas no balanço de pagamentos e do financiamento do FMI fossem alguma tragádia.

    Mas com a Dilma o brasileiro sentiu na pele o que quer dizer quebrar um país. Quebrou as contas pública, quebrou as estatais, quebrou as empresas, quebrou o comércio e quebrou as famílias.

    Precisamos de FHC pra botar ordem na casa novamente.

     

    1. Não existe um número

      Não existe um número importante em economia (PIB, emprego, inflação, comércio exterior etc) em que dezembro/2002 seja melhor que dezembro/2014. Se o país piorou (e piorou mesmo) com o governo Dilma, foi em relação aos governos Lula. E FHC não é pai nem de quem ele pensava que era.  

      1. Queria entender que Universo

        Queria entender que Universo Quantico é esse que vivem os petistas que ignoram a reeleição da Dilma e essa tragédia colossal que foi o seu governo, tanto 1 quanto 2.

        Já vi muitos falarem que FHC quebrou o Brasil 3 vezes, mas essa “quebra” era apenas um financiamento do FMI para se fechar as contas externas quando o financiamento externo se retraia. Nada a ver com a quebra monumental das finanças públicas, quebra das estatais, quebra da arrecadação de impostos, quebra do PIB, quebra do emprego, quebra das empresas privadas e quebra das famílias brasileiras.

        O que ao menos se espera de um presidente da república é que ele entregue o país ao seu sucessor melhor do que recebeu de seu antecessor.

        A Dilma em seus 5 anos e meio de mandato conseguiu o feito de entregar o país em muito, mas muito pior condições do que recebeu do Lula.

        Tanto o Lula bateu na tecla de Herança maldita, que ele, Lula, deixou a pior herança estouradamente: Dilma na presidencia.

        QUerem ver quais numeros de FHC foram melhores que as da Dilma?

        PIB – nunca foi negativo, a Dilma com seu Dilma II conseguiu o feito de crescimento 0 nos seus 5 anos e meio de governo.

        Deficit público – Monumental e bestial, de superávit primário para um deficit monstruoso.

        Maior empobrecimento da população como nuncaantesnahistoriadessepaiz. Milhões desceram na piramide social.

        Paro por aqui.

         

  9. Esqueçam que eu fui.

    De FHC para o Brasil, esqueçam o que escrevi, esqueçam como governei, esqueçam como fiz oposição, esqueçam como eu privatizei, esqueçam como sucatei a Petrobrás, esqueçam como sucateei as universidades publicas ,esqueçam como eu deixei o Brasil quando deixei Brasília,  esqueçam que eu vendi a Vale por preço de banana, para os competentes  da Sao Marcos, esqueçam meu filho e seus negócios, esqueçam tudo, esqueçam minha virulência, esqueçam meu entreguismo. E principalmente esqueçam o meu ego vingativo E depois de esquecerem bastante , por favor me tratem como se eu fosse o rei. que retorna do exílio.

    E como vi tem gente abaixo que já esqueceu.

     

  10. O Lula eles estão lutando pra

    O Lula eles estão lutando pra impedir que volte nos braços do povo; este traste eles estão tentando enfiar goela abaixo do povo da única maneira possível: eleição indireta, exatamente como no tempo da ditadura. Que bosta de país é este?!

  11. O Crime Compensa!

    “A história daquele tempo repete-se hoje não como farsa mas, certamente, de maneira menos heroica, mais medíocre e realista”.

     — Fernando Pedreira, “A Liberdade e a Ostra”. 

     

    Nassif: no tempo em que o Intelectual Tardio brincava de governar havia um tal de Xico “baba ovo” tão apegado que quando o ídolo dele entrava na banheira dona Rute chamava a atenção, para evitar morte por afogamento. Não sei se se trata da mesma pessoa, porque de Xico o mundo tá cheio.

    Seja ou não o mesmo, o pitoresco disso é a manifestação hipócrita do Intelectual Tardio, cujo arauto foi previamente contratado para o balão de ensaio.

    Bem lembrado, também o Jobim, amiguinho do Intelectual Tardio, aquele que conhecemos quando Lula o trouxe, sabe Deus por quais cargas dágua, para o governo. Lembra que ele detonou a Fadinha da Mata?

    Alias, nunca consegui entender as três importações no governo Lula/Dilma de serpentes do ninho tucanídio —-Delcídio, Jobim e Levy. Até arrisco palpite que a desgraça passa por eles, indistintamente.

    Mas, pegando o fio da meada, essa sua idéia da escolha indireta faz sentido. Lembra do jantar “intimo” lá no Jaburu, presidido pelo Carrasco de Diamantino? Acho que dali nasceu essa tramoia.

    Cunha iria para o xilindró como parte do jogo combinado com o próprio meliante. Dariam, através da Madre Superior, um chega prá lá no Renan. Lula não iria em cana, mais ficaria “sangrando” nas mãos do Savonarola dos Pinhais. E calado, por receio de ver sua mulher e seus filhos covardemente presos pela compra daquele “iate” de alumínio.

    O Exército, que já infiltrou espiões junto a população, receberia esse filho de general (aliás, grande general, um dos criadores da Petrobras) de braços abertos.

    Hillary eleita, o menino de recados do seu marido também receberia OK da Matriz.

    A Chevron e a Shell cuidarão a primeira da Petrobras (por recompensa) e a segunda do pre sal, como combinado com o Carcamano da Moóca.

    A Westinghouse controlaria as centrífugas de beneficiamento de urânio e o submarino atômico da marinha iria de água abaixo. Alias, a própria Marinha será desativada. Prá que tal gasto? A IV Armada, já em nossas águas territoriais, policiará, dentre outros, até da pesca do camarão. E Israel ficaria com o sistema de defesa nacional desenvolvido pela Odebrecht.

    A Farsa Jato terminaria, a Farsa Tarefa seria desfeita e aquela instituição policial criada pelo Intelectual Tardio seria ampliada, nos moldes da SS nazista.

    Ah, o Xico? Seu quinhão ainda não foi definido. Se o Ministério da Agricultura ou o Incra. Num ou noutro, os latifundiários estarão festejando.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador