newsletter

Assinar

O espírito antidemocrático da mídia nos ataques aos advogados

 

A falta de informação jurídica mínima produziu um escândalo do nada, comprovando que, na atual luta política, o padrão dos jornais é o que mais se aproxima do conhecimento e das práticas das republiquetas bolivarianas. O desapego aos valores democráticos e aos direitos individuais é típico de uma pré-história latino-americana, um período que se pensava estar relegado ao lixo da história.

Provincianos, anacrônicos, despreparados, gostam de invocar os valores norte-americanos naquilo que têm de superficial, deixando de lado os princípios fundadores da democracia, além de exibir um desconhecimento gigantesco de regulamentos públicos.

O exercício profissional do advogado prevê um direito mínimo: poder despachar pessoalmente petições em defesa de clientes, junto à autoridade destinatária da petição. O regulamento do Estado brasileiro prevê que para conversar com um Ministro, antes o pedido precisa ser publicado no Diário Oficial e a conversa levada a efeito colocada em ata e protocolada.

São procedimentos burocratizantes que dificultam o exercício da advocacia mas que foram seguidos à risca por advogados que estiveram recentemente com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Daí a surpresa do advogado Pedro Serrano, pelo fato da audiência ter sido alvo de manifestações escandalosas por parte da mídia e do ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa.

"Fiquei surpreso ante as repercussões autoritárias quanto a um exercício corriqueiro na pratica forense e administrativa", diz ele. "Pedimos formalmente audiência ao ministro, levamos a ele petições por escrito e foi lavrada ata da reunião".

Os temas tratados eram claramente da alçada do Ministério. E as petições só poderiam ser endereçadas ao Ministro. Nada disso foi levado em conta pela mídia, que continua firmemente empenhada em se afastar cada vez mais da sua missão de bem informar.

Aliás, criticar Cardozo por ativismo é uma ficção que não engana nem o mais crédulo dos leitores. Cardozo foi incapaz sequer de cobrar celeridade nas investigações sobre os vazamentos da Lava Jato;

Quanto às manifestações de Joaquim Barbosa, elas não são neutras. Demonstram, de um lado, total ignorância de Barbosa quanto ao papel simbólico desempenhado por um ex-presidente do STF. Trata-se de um tosco emocional que jamais respeitou os poderes dos quais foi protagonista. O reino que Barbosa sempre perseguiu foi o das celebridades. Cada berro dele o transporta de volta ao mundo feérico das colunas sociais além de reanimar o mercado de palestras.

Média: 4.7 (36 votos)

Recomendamos para você

93 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de patinho medroso
patinho medroso

a fala do juiz moro

a fala do juiz moro criticando a atitude dos

advogados dos implicados na operção lava-jato

evidencia que há um conluio muito claro entre alguns setores da soceidade...

notem que o juiz repete o barbossáurico, que pretende ser o absolutista-mor....

quer dizer: pleo jeito o diálogo, o contraditório, não é com eles.

com eles só acusação e destruição, demolição, desconstução...

nem o genial adoniran barbosa nem o matogrosso e o joca,

conseguiriam lamentar  a destruição do sobrado!!!!!!!!!. 

Seu voto: Nenhum
imagem de Carl Oliveira
Carl Oliveira

Alô, STF, CNJ, vcs ainda

Alô, STF, CNJ, vcs ainda existem? Tá todo mundo com medo do Moro? Daqui a pouco ele vai estar mandando mais do que o Cunha. Esse processo da Lava Jato tá mais parecendo uma inquisição do que um processo penal de um estado democrático de direito, uma verdadeira caça às bruxas.

Seu voto: Nenhum
imagem de Calvin
Calvin

Eu explico.

Ninguém quer crucificar ninguém, Barbosa, como cidadão, e a opinião publicada em geral questiona é exatamente esses arranjos por baixo do pano envolvendo políticos e advogados, o flerte com a ilegalidade bem assessorada.

Por partir de um prócer do PT, você sabe, caldo de galinha e cautela é sempre bom!!!!

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Paulo Dantas
Paulo Dantas

Por não saber deste "detalhe"

Por não saber deste "detalhe" do DO escrevi muita batadada num e outro blog , agradeço a afirmação deste blog.

Seu voto: Nenhum
imagem de W Gusmão
W Gusmão

nós os brasileiros honestos...

Quando vi essa afirmação uma angústia me assolou a alma. Pensei: sou brasileiro, sou honesto, logo fui inserido nessa afirmação, preciso sair urgentemente desse grupo, mas, como? Sou brasileiro e não sou desonesto. Essa honestidade não me interessa, pois, ela é subjetiva. São honestos quando lhe é conveniente, como o sonegador que sonega, "só" porque o imposto é alto, e como é sempre alto ele sonega sempre. Também não são corruptos, como seus adversários, são corruptos como seis como seus pares. Decidi, não faço parte desses "nós brasileiros honestos". Não vou virar desonesto, mas, não quero ser igual a eles. Sou brasileiro não honesto como o Joaquim, honesto como os honestos, mesmos. Ah! Sou analfabeto... como mesmo?

Seu voto: Nenhum
imagem de mclane
mclane

Não tome a visão de Barbosa

Não tome a visão de Barbosa como regra, afinal de contas, ele detesta a advocacia e, principalmente, as relações entre advogados e funcionários públicos. Nesse último aspecto, até chego a concordar com o Ministro, visto que, para mim, existe uma linha tênue que separa a amizade da imparcialidade. Se hoje o impedimento se dá com a parte, acho estranho o impedimento não se dar com o amigo advogado, militando perante o tribunal, no caso de ministros e amigos íntimos que militam na corte. 

Porém, usar essa crítica como defesa do ridículo papel de Cardozo e seu encontro com Renault, travestindo a crítica de Barbosa como antidemocrática, convenhamos, não faz nenhum sentido lógico. Primeiro, pois os encontros devem ser públicos, anotados em ata, sujeitos a agendamento, o que não foi o caso. Depois, o breve 'esquecimento'/confusão de ambos não gera suspeitas e sim certezas de maracutaias durante a conversa. Ser amigo do rei e ter facilidades é antidemocrático, não o contrário. E se o assunto discutido visa a um conluio, a uma estratégia entre governo e investigados para se salvarem todos os corruptos e corruptores, ultrapassando qualquer legalidade possível, é, fatalmente, um caso passível de demissão, sem esquecer das repecurssões cíveis (improbidade administrativa) e penais (advocacia administrativa). 

No mais, a própria OAB se manifestou, através do seu presidente: “Não pode ser uma seleção deste ou daquele advogado. Tem que ser realmente uma questão aberta, impessoal, independente do caso que isso envolver”. Tivemos, no caso, uma seleção, uma questão fechada e pessoal. Defender esse ato é patético.

Seu voto: Nenhum
imagem de wilson maejima
wilson maejima

JOAQUIM BARBOSA

Ele este tal de GILMAR MENDES é especialista em soltar bandidos, contraventores,banqueiros e estupradores,ele e o JB , foram e são usados pela mídia golpista e canalhas para tentarem destruir o PT , e dar um golpe no governo da Presidenta Dilma, e ainda acobertar os verdadeiros bandidos e quadrilhas desta história, ele a mídia golpista e vários políticos do PSDB , estão envolvidos nos desvios de bilhões de reais do povo brasileiro, estamos jogando um jogo de XADREZ, mas o extermínio deste pessoal, será uma consequência dos seus atos ilícitos e mentirosos contra toda a população brasileira, estamos acompanhando...

A CASA CAIU...O deputado federal Ricardo Berzoini , ex funcionário do Banco do Brasil, fez uma denuncia na tribuna do Congresso, delatando que houve manipulação no Julgamento do Mensalão, defendeu com unhas e dentes , a corretividade e inocência do Pizzolato, e ainda se amparou , em duas auditorias feitas nas operações do cartão VISA NET - Ouro Card, cujos relatórios determinam que todas as operações foram corretas e sem desvios...Pior que o JB sabia disto , e encobertou os verdadeiros bandidos e envolvidos, e tentou junto com MIDIA GOLPISTA, destruir o PT e dar um golpe no governo da Presidenta Dilma ...se cuidem não se pode confiar um TIKITO , na esperteza do IMPERIALISMO AMERICANO !

O próximo passo – é ANULAR a AP 470 - que condenou os réus sem provas – JB utilizou de forma inédita- não uma LEI – mas apenas uma TEORIA ALEMÂ criada em 1939 – mas que nunca havia sido utilizada – nem para condenar os NAZISTAS a jurisprudência alemã permitiu – foi isso que JB utilizou uma TEORIA - que se o JUIZ , presume – pressente – acha – que os réus devem ser condenados mesmos não havendo sequer UMA PROVA – eu presumo – eu condeno a GUILHOTINA os réus !!! SIMPLESMENTE TERRÍVEL !!!

Hilmar Adams - : Colocar na cadeia o embusteiro Barbosa, que na condição de presidente do Supremo, se valeu dessa condição, para criar uma arapuca jurídica e incriminar, quem nada devia. Os verdadeiros corruptos continuam soltos.E merece cadeia também este lesa pátria , embusteiro GILMAR MENDES - cadeia neles já !!!

Seu voto: Nenhum
imagem de wilson maejima
wilson maejima

JOAQUIM BARBOSA

Todos os negros até 13 de maio de 1888, eram escravos , eram os da SENZALA, os escravizados pelos donos da Casa Grande, seus vassalos, parentes, puxa sacos , baba ovos e os burrinhos, passaram 126 anos, e já temos um Presidente NEGRO, no Supremo Tribunal Federal, que levou a prisão a nominada quadrilha do MENSALÃO , as criticas mundiais em cima dessa decisão se espalha pelo mundo inteiro, ou seja o Ministro Joaquim Barbosa , hoje ainda idolatrado por toda direita, muito mais pela extrema direita.
Utilizou para penalizar e condenar os MENSALEIROS ...SEM PROVAS
A TEORIA DO DOMINIO DO FATO, criticado por todos os estudiosos da teoria , do alemão HANS WELZEL, que à criou em 1939, (mas nunca tinha antes sido utilizada em lugar nenhum no mundo )...
nem para condenar os NAZISTAS a jurisprudência alemã permitiu.
Mario César Fonseca
A aplicação da famigerada "TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO", uma aberração jurídica que estuprou o direito pátrio, É A PROVA MAIS ROBUSTA DE QUE NÃO HÁ PROVAS contra Dirceu e Genoíno. Na verdade, estes estão presos tão somente pelo "crime" de ajudar a eleger o primeiro presidente operário do país, Luiz Inácio Lula da Silva! Os verdadeiros corruptos, bem como os corruptores, estão livres, leves e soltos.

“A teoria do ‘Domínio do fato’ foi adotada de forma inédita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para condená-lo. Sua adoção traz uma insegurança jurídica ‘monumental’: a partir de agora, mesmo um inocente pode ser condenado com base apenas em presunções e indícios”, afirmou o RENOMADO JURISTA IVES GANDRA MARTINS. Usada da forma como foi, para condenar Dirceu e Genoino, diante das provas a ser expostas por Pizzolato perante um tribunal italiano, a teoria servirá de motivo “para a exposição do Judiciário brasileiro ao ridículo”.
O ministro do STF Joaquim Barbosa, é SENZALA (do povo) ou da CASA GRANDE( burguesia) ?
Diante da mesma truculência, das mesmas arbitrariedades, que dessa vez encontraram voz na figura, trágica ironia, de um negro. Do primeiro negro que nós, o povo, nomeamos para o STF, mas que preferiu se unir aos poderosos de sempre, aos donos do dinheiro, aos barões da mídia, à turma do saguão do aeroporto… É positivamente curioso como os ministros da mídia demonstram autoconfiança, arrogância, desenvoltura. Gilmar Mendes, Barbosa, Marco Aurélio Mello, dão entrevistas como se fizessem parte de uma raça superior. São campeões de um STF triunfante, que prendeu os “mensaleiros”, terrível não?

Seu voto: Nenhum
imagem de wilson maejima
wilson maejima

JOAQUIM BARBOSA

Todos os negros até 13 de maio de 1888, eram escravos , eram os da SENZALA, os escravizados pelos donos da Casa Grande, seus vassalos, parentes, puxa sacos , baba ovos e os burrinhos, passaram 126 anos, e já temos um Presidente NEGRO, no Supremo Tribunal Federal, que levou a prisão a nominada quadrilha do MENSALÃO , as criticas mundiais em cima dessa decisão se espalha pelo mundo inteiro, ou seja o Ministro Joaquim Barbosa , hoje ainda idolatrado por toda direita, muito mais pela extrema direita.
Utilizou para penalizar e condenar os MENSALEIROS ...SEM PROVAS
A TEORIA DO DOMINIO DO FATO, criticado por todos os estudiosos da teoria , do alemão HANS WELZEL, que à criou em 1939, (mas nunca tinha antes sido utilizada em lugar nenhum no mundo )...
nem para condenar os NAZISTAS a jurisprudência alemã permitiu.
Mario César Fonseca
A aplicação da famigerada "TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO", uma aberração jurídica que estuprou o direito pátrio, É A PROVA MAIS ROBUSTA DE QUE NÃO HÁ PROVAS contra Dirceu e Genoíno. Na verdade, estes estão presos tão somente pelo "crime" de ajudar a eleger o primeiro presidente operário do país, Luiz Inácio Lula da Silva! Os verdadeiros corruptos, bem como os corruptores, estão livres, leves e soltos.

“A teoria do ‘Domínio do fato’ foi adotada de forma inédita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para condená-lo. Sua adoção traz uma insegurança jurídica ‘monumental’: a partir de agora, mesmo um inocente pode ser condenado com base apenas em presunções e indícios”, afirmou o RENOMADO JURISTA IVES GANDRA MARTINS. Usada da forma como foi, para condenar Dirceu e Genoino, diante das provas a ser expostas por Pizzolato perante um tribunal italiano, a teoria servirá de motivo “para a exposição do Judiciário brasileiro ao ridículo”.
O ministro do STF Joaquim Barbosa, é SENZALA (do povo) ou da CASA GRANDE( burguesia) ?
Diante da mesma truculência, das mesmas arbitrariedades, que dessa vez encontraram voz na figura, trágica ironia, de um negro. Do primeiro negro que nós, o povo, nomeamos para o STF, mas que preferiu se unir aos poderosos de sempre, aos donos do dinheiro, aos barões da mídia, à turma do saguão do aeroporto… É positivamente curioso como os ministros da mídia demonstram autoconfiança, arrogância, desenvoltura. Gilmar Mendes, Barbosa, Marco Aurélio Mello, dão entrevistas como se fizessem parte de uma raça superior. São campeões de um STF triunfante, que prendeu os “mensaleiros”, terrível não?

Seu voto: Nenhum
imagem de wilson maejima
wilson maejima

JOAQUIM BARBOSA

Todos os negros até 13 de maio de 1888, eram escravos , eram os da SENZALA, os escravizados pelos donos da Casa Grande, seus vassalos, parentes, puxa sacos , baba ovos e os burrinhos, passaram 126 anos, e já temos um Presidente NEGRO, no Supremo Tribunal Federal, que levou a prisão a nominada quadrilha do MENSALÃO , as criticas mundiais em cima dessa decisão se espalha pelo mundo inteiro, ou seja o Ministro Joaquim Barbosa , hoje ainda idolatrado por toda direita, muito mais pela extrema direita.
Utilizou para penalizar e condenar os MENSALEIROS ...SEM PROVAS
A TEORIA DO DOMINIO DO FATO, criticado por todos os estudiosos da teoria , do alemão HANS WELZEL, que à criou em 1939, (mas nunca tinha antes sido utilizada em lugar nenhum no mundo )...
nem para condenar os NAZISTAS a jurisprudência alemã permitiu.
Mario César Fonseca
A aplicação da famigerada "TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO", uma aberração jurídica que estuprou o direito pátrio, É A PROVA MAIS ROBUSTA DE QUE NÃO HÁ PROVAS contra Dirceu e Genoíno. Na verdade, estes estão presos tão somente pelo "crime" de ajudar a eleger o primeiro presidente operário do país, Luiz Inácio Lula da Silva! Os verdadeiros corruptos, bem como os corruptores, estão livres, leves e soltos.

“A teoria do ‘Domínio do fato’ foi adotada de forma inédita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para condená-lo. Sua adoção traz uma insegurança jurídica ‘monumental’: a partir de agora, mesmo um inocente pode ser condenado com base apenas em presunções e indícios”, afirmou o RENOMADO JURISTA IVES GANDRA MARTINS. Usada da forma como foi, para condenar Dirceu e Genoino, diante das provas a ser expostas por Pizzolato perante um tribunal italiano, a teoria servirá de motivo “para a exposição do Judiciário brasileiro ao ridículo”.
O ministro do STF Joaquim Barbosa, é SENZALA (do povo) ou da CASA GRANDE( burguesia) ?
Diante da mesma truculência, das mesmas arbitrariedades, que dessa vez encontraram voz na figura, trágica ironia, de um negro. Do primeiro negro que nós, o povo, nomeamos para o STF, mas que preferiu se unir aos poderosos de sempre, aos donos do dinheiro, aos barões da mídia, à turma do saguão do aeroporto… É positivamente curioso como os ministros da mídia demonstram autoconfiança, arrogância, desenvoltura. Gilmar Mendes, Barbosa, Marco Aurélio Mello, dão entrevistas como se fizessem parte de uma raça superior. São campeões de um STF triunfante, que prendeu os “mensaleiros”, terrível não?

Seu voto: Nenhum
imagem de Sene
Sene

Impropriedade

 

...se legalmente havia a possibilidade de tal encontro, ...se tudo foi feito como manda o figurino, com a devida publicação no DOU,...e o diabo a quatro, eu não sei,...o que sei é que um ministro de estado (ainda mais sendo da pasta da Justiça), reunir-se a essa altura, "às portas fechadas", com envolvidos  em um embrólio dessa envergadura num momento critico como esse, e estando o próprio partido (do ministro) envolvido até o pescoço, é mais do que incoveniente  e impróprio, é um "negócio" completamente esquisito, ...quer queiram, quer não, cheira, sim, a "maracutaia",...essa tal "reunião" deveria ter sido evitada, ...é o tal negócio:  ...não basta ser honesto, tem que parecer honesto...  /  ...outra coisa:  quem é condescedente com bandido é também bandido.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

ou os defensores do estado

ou os defensores do estado democrático de direito

( no qual vigora o tal do império da lei), se unem para defende-lo,

ou estaremos submissos aos que querem e 

pretendem viver acima desse estado,

como os grande s interesses economicos e políticos

(estes representados especialmente pelos tucanos e demais demos).

pois a grande mídia conluiada a esses interesses já mostrou

que já vive acima da lei faz tempo, uma vez que sequer cumpre a constituição.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Renato Ferreira Lima
Renato Ferreira Lima

Para separar o Joio do Trigo

Oi Nassif.

Por favor, aprofundando o assunto e até para passar um quadro mais abrangente, seria interessante um complemento ao seu artigo trazendo os seguintes fatos:

- Quantos advogados o Ministro da Justiça recebeu por meio dos instrumentos citados nos últimos 4 anos?

- Qual o tempo de espera médio? Se meu advogado fizer a mesma petição, sou recebido com a mesma preteza dos advogados das empreiteiras?

- Quem foram os advogados recebidos nos últimos anos e que assuntos trataram com o Ministro da Justiça?

São 4 perguntinhas simples que a) o Nassif poderia responder para mostrar todo o seu domínio a respeito do tema e b) dariam a medida do republicanismo do Sr Cardozo.

Termino com um "merchandising" bolivariano: "Supermercados Maduro - aqui você encontra de tudo, desde que não queira nada".

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Calem-se diante da nação os

Calem-se diante da nação os vendidos

Que eles se apresentem para se defender.

Que a nação renove as suas forças

Deixem encontrar-se para decidir a questão.

 

Vocês viraram as coisas pelo avesso,

nos perseguem e avançam com segurança.

Mas a glória do país será dada...

 

Quem os despertou para a corrupção que vem do norte

e os chamou em retidão ao serviço de entregar-lhes a nação,

subjugando nosso Estado diante deles?

 

Ai daqueles que descem as profundezas para esconder planos de poder.

Acaso o objeto pode dizer àquele o faz: onde está o meu valor?

Estúpidos pensaram o próprio país como um campo longe de si.

 

Ai de vocês destruidores

que ainda não foram destruídos.

Quando acabarem de destruir,

serão destruídos;

quando acabarem de trair.

serão traídos!

Seu voto: Nenhum

Uma ideia ou intuição dita de modo próprio pode servir de via de acesso em direção a percepção metafísica do ser e o quanto no universo ele é capaz de constituir por si mesmo para tal transcendência existencial.

imagem de Emmanuel Barros
Emmanuel Barros

advogados de suspeitos versus autoridades

Creio que se o encontro em foco tivesse acontecido entre um advogado de alguém do PSDB e uma autoridade ligada a um governo do PSDB o nosso nobre articulista estaria usando os mesmos argumentos para condenar o ato. É no mínimo suspeito esse encontro, seja a que título for. Acho que estamos no tempo de condenar quem comete desliszes, independentemente de partidos ou de causas, chega de manipulações. Lula e Dilma deveriam ir para a cadeia tanto quanto Maluf, FHC e quaisquer outros. chega de roubos, desvios e tanta coisa ruim neste país, onde todos poderiam viver bem sem depender de esmolas de quem quer que seja.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Manoel Bento Motta
Manoel Bento Motta

Mostre a publicação então.....

Mostre a publicação no Diário Oficial que o papo tá encerrado.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Marco a
Marco a

O nassif poderia apresentar

O nassif poderia apresentar então o D.O informando essa reunião?  E sendo assim porque não constava da agenda do ministro e por outra porque o ministro primeiro negou que houvesse tido a tal reunião? 

qual assunto, advogados dos petroloes e estamos no momento tratando apenas das empreiteiras e diretores tem com o ministro da justiça ? 

 

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Joaquim Barbosa, vítima da síndrome do esquecimento!

Fonte: http://noblat.oglobo.globo.com/meus-textos/noticia/2015/02/joaquim-barbo...

Joaquim Barbosa, vítima da síndrome do esquecimento!

 

18/02/2015 - 03h00

Ricardo Noblat

Flor do recesso é o não fato político tratado como se fosse fato político. Costuma brotar durante os recessos de meio e de fim de ano do Congresso.

É quando escasseiam as notícias. Os jornalistas ficam sem assunto e se desesperam. E os políticos mais espertos se aproveitam do vazio para se promover.

Com menos frequência, a flor do recesso também pode brotar em períodos mais curtos de recesso do Congresso. Como o do carnaval. Uma vez terminado o recesso, a flor murcha. Muda-se de assunto.

Dificilmente será diferente desta vez.

O ex-ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), postou no twitter críticas ao ministro José Eduardo Cardoso, da Justiça, por ele ter se reunido em seu gabinete com advogados de empreiteiros presos pela Operação Lava-Jato, que investiga a corrupção na Petrobras.

Barbosa escreveu:

- Nós, brasileiros honestos, temos o direito e o dever de exigir que a presidente Dilma Rousseff demita imediatamente o ministro da Justiça. Reflita: você defende alguém num processo judicial. Ao invés de usar argumentos e métodos jurídicos perante o juiz, você vai recorrer à Política?

Cardoso encontrou-se no dia 5 de fevereiro com representantes da empreiteira Odebrecht - um vice-presidente e dois advogados. O encontro constou da agenda oficial do ministério.

Deles recebeu representações denunciando supostas irregularidades em determinados procedimentos da Lava-Jato.

O ministro alegou “sigilo” para não dar detalhes das acusações feitas pelos representantes da Odebrecht.

O leigo pode enxergar comportamento suspeito onde ele não existe. Mas Barbosa, não.

Um ministro de Estado é um servidor público. A porta do seu gabinete deve estar sempre aberta para receber quem lhe pedir audiência. O assunto a ser tratado poderá ser sigiloso ou não.

O encontro poderá se tornar público ou não. É simples assim. É o que está em leis e regulamentos. É também o que dita o bom senso.

O ex-ministro Barbosa desconhece as leis? Não. Carece de bom senso? Isso fica a critério de cada um.

No STF, ele não recebia advogados das partes. Os demais ministros recebiam e recebem. Nem por isso se tornam automaticamente suspeitos de favorecer acusação ou defesa.

A oposição pegou carona com gosto na crítica do ex-ministro Barbosa e promete levar o ministro da Justiça a se explicar no Congresso.

Flor do recesso! Nada mais do que isso.

Oportunismo politico da parte do ex-ministro Barbosa, empenhado em não se deixar esquecer.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Raul Leão
Raul Leão

Barbosa é o cara !

A atitude do ministro Cardozo foi antiética e antidemocrática. Típica de um governo lobo querendo parecer ovelha.

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Nostradamus II
Nostradamus II

Conchavo!

Banais questões processuais e técnicas não são tratadas com Ministros. Com Ministros se faz política, e conchavos, e foi isso que aconteceu, e é eticamente condenável. O direito dos advogados é indiscutível, já a ética do Ministro... Tem também que parecer, não basta ser, todos conhecem o ditado popular. E no final o detido que o advogado defende mudou de ideia após a reunião. Explicação por favor, alguém se habilita?

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de JBzinho
JBzinho

Uma besta que não faz justiça

Uma besta que não faz justiça ao codinome. Como dizer que são pleitos banais, se não foram divulgados ,Nostroimbecil?

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Nostradamus II
Nostradamus II

Educação, por favor.

Não é necessário ser mal educado para defender o governo. Cordialmente.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

O Nassif cometeu um ato

O Nassif cometeu um ato falho, de tanto esse adjetivo "bolivariano" ter sido propagado em todas as mídias, com valores positivos nas mídias democráticas e valores preconceituosos negativos na mídia golpista desde que o Chavez começou a incrementar sua visão estratégica de libertação de seu pais do domínio do Tio Sam.
O que o Nassif quis escrever mesmo é "REPUBLIQUETA DAS BANANAS", sem qualquer demérito aos povos destes países e sim criticando as quase centenárias posições subalternas de suas classes dirigentes políticas às ordens e interesses dos EEUU comprovadas pelos estudos históricos.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de CLAUDIO PALMA DIAS
CLAUDIO PALMA DIAS

Ataques aos advogados e a OAB

Isso está acontecendo porque a direção nacional da OAB perdeu o equilíbrio e descambou para apoios nitidametne político partidários. Não temos mais um liderda democracia, como sempre foi o presidente da OAB, mas sim um "chefe" de uma Instituição, outrora respeitada, que deu viés político partidário à seus apoios e manifestações. O baluarte da democracia parece estar desmoronando.  Atacar uma instituição em tal situação fica fácil e rende pontos na mídia. E quem substituiu o telhado por vidro tem dificuldade de reagir.

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Marco Antonio Sendin
Marco Antonio Sendin

Credulidade

Caro Nassif, o seu viés petista é parcial é insofismável.

Pois lhe digo que a crítica a Cardozo não é ficção e fez uma enormidade de crédulos - não adianta vir com este factóide midiático. Também não procede a tentativa diuturna de desclassificar Barbosa, que é um herói num mundo de lama que é esse governo doPT, que tanto voçê defende com unhas e dentes.

O povo não se deixará mais enganar pelos falsos e menores jornalistas. Esse seu artigo revela claramente a sua pequenez. 

 

 

 

 

Seu voto: Nenhum (23 votos)

Vocês perderam...mais uma

Vocês perderam...mais uma vez.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Ques as forças maiores me livrem de linchar o devido processo legal

Seu comentário é digno disso aqui embaixo ó:

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de trower
trower

O Barbosa devia se espelhar

O Barbosa devia se espelhar no Lula que dá lição a todos nós de como um ex-presidente deve se portar.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de trower
trower

Acho que não me fiz entender

Acho que não me fiz entender no post acima. Não sou bom em ironias

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Se desqualificar outros paises vira moda aqui, to fora!

Sempre me incomodou o jeito que a imprensa se refere aos paises pequenos e subdesenvolvidos como republiquetas. Agora seu Nassif , imitando um Jabor, vem desqualificar Bolivia,Venezuela e Equador como republiquetas bolivarias. Por acaso vc pode afirmar peremptoriamente que nestes paises a Justiça nao tem qualificaçao e nao é levada a serio?  Por gentileza, reveja sua afirmaçao, respeite estes paises e povos!  Isto só reforça neles o sentimento de que o Brasil é um pais imperialista e que usa de sua influencia para agir como um Estados Unidos da America do Sul. O uso da palavra bolivariana pela imprensa-empresa nacional e internacional como fator de desqualificaçao é estupido e eu nao gostaria de me referir a uma pessoa que admiro muito com este adjetivo. Fica aqui meu protesto!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Emilia Silva
Emilia Silva

Não entendi sua crítica.

Não entendi sua crítica. Nassif faz comparação com as republiquetas bolivarianas da pré-história latino-americana. Isso fica muito claro quando ele finaliza o parágrafo dizendo “...um período que se pensava estar relegado ao lixo da história.”

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Alucinado
Alucinado

Como é que é ? Republiquetas

Como é que é ?

Republiquetas bolivarianas da pré-história ?

Seriam os Incas ,Aztecas,Chibchas,Maias ?Latinos ?

Defina isso por favor.Fiquei curioso.

Seu voto: Nenhum
imagem de José Deusdedith Maranhão
José Deusdedith Maranhão

Viés ...da mídia

Em adendo ao comentário de Emilia Silva e sem desmerecer sua análise, gostaria que o próprio Luis Nassif  pudesse esclarecer se falou do passado, como sugere a leitora (não me lembro dessa expressão ser anterior ao surgimento de Hugo Chaves) ou se se refere ao "desprezo" total que a mídia empresa  do país expõe em relação a nossos vizinhos Sul-americanos...  Eu, particularmente, acho que o leitor Ricardo Pereira apresenta o mesmo respeito que eu (e o coloca de público... parabéns Ricardo) em relação a nossos vizinhos que estão em processo de consolidação de suas afirmações nacionais. Devemos, no mínimo, respeitar essas nações que, ASSIM COMO NÓS, elegeram seus representantes máximos pelo voto popular e, apesar da crítica dessa mídia golpista ocidental, continuam a apresentar autonomia em suas decisões e seus destinos. Vida longa e feliz aos nossos vizinhos BOLIVARIANOS!!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Prezada Emilia

Do meu ponto de vista, qualquer referencia a outro pais como republiqueta é pejorativo e complementar com bolivariana remete aos paises da Alba, citados por mim.  Assim como chamar o Brasil de republica de bananas. Isto desqualifica os povos, que tiveram a infelicidade de terem sido vitimas de elites mediocres. Nao me consta que estes termos sejam usados em referencia ao Mexico, que possuia caracteristicas muito semelhantes em termos politicos com os paises citados.  Vou mais longe: se temos no nosso parlamento, gente que nos envergonha, se temos no judiciario, juizes que sao acusados de usarem jagunços por outro que se comporta como demente, acho que nossa moral pra criticar outros é nula, fui claro?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de JGuilhermeSP
JGuilhermeSP

O espírito antidemocrático da mídia .......

Simples assim ................ CÓPIAS do DOU e da Ata !!!!

"O regulamento do Estado brasileiro prevê que para conversar com um Ministro, antes o pedido precisa ser publicado no Diário Oficial e a conversa levada a efeito colocada em ata e protocolada."

O resto é "papo".

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Luiz Gonzaga da Silva
Luiz Gonzaga da Silva

 “S/ as reações aos meus

 “S/ as reações aos meus posts recentes sobre confusão entre Política e Justiça: meus críticos fingem não saber que hj sou um cidadão livre. "Cidadão livre": livre das amarras do cargo público. Cidadão na plenitude dos seus direitos, pronto p opinar sobre as questões da "Pólis". Às "Plumes-à-gage" furiosas com meus comentários: experimentem ser livres! Sei que isso seria extremamente penoso e "custoso" para vcs.”(Joaquim Barbosa).

(http://www.brasil247.com/pt/247/poder/170319/Ap%C3%B3s-ataques-Barbosa-s...)

Livres todos nós somos, mas um ex-presidente do Supremo tem que ter, no mínimo, conhecimento de leis e regulamentos que norteiam a vida política e jurídica do país. JB parece um elefante numa loja de louças, totalmente sem noção. Um caso quase psiquiátrico, isto, se não for de verdade.

Na tuwitada, acusa seus críticos de, digamos, "penas de aluguel". A crítica não se encaixa na ação de seus  críticos, mas cai como uma luva na de seus apoiadores da velha mídia. Dizer ,como Nassif ,que a mídia se afasta de sua missão de imformar é ser elegante. Na verdade, o cartel midiático vem praticando 24 horas por dia da mais pura desonestidade. Há nas redações gente capaz, com conhecimentos para fazer matérias informativas, mas há muito perderama a vergonha. Mentem com a naturalidade de  psicopatas.

Quanto ao penoso e custoso, ao que tudo indica, o ócio e a obscuridade têm sido extremamente torturosos para o ex-procurador da república. Se manter no proscênito a qualquer custo, após ser descartado, dá um trabalhão.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de gilmarok
gilmarok

JB Hipócrita

 

lei 8.908/94, a do estatuto da advocacia, que garante aos profissionais do ramo o direito de serem recebidos por servidores públicos.

Acho que não preciso falar mais nada né! Se um Ex juiz do STF não sabe, ai fica complicado.

Tenho certeza que ele sabe e grande parte da imprensa também, mas preferem deixar, para o povo que não sabe, ficar atacando o governo, criando idéias  anti-democraticas. Na verdade deste o inicio, esta é a real intenção deste sr, que sabemos tem lado e tem um propósito.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Eugenio Bellini
Eugenio Bellini

Despacho com Ministro

A OAB já se manifestou! Analisem a manifestação e entendam o aviltamento dos direitos do advogado. Só dão valor a ele, quando precisam.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de CB
CB

Será que agora, finalmente,

Será que agora, finalmente, vai cair a ficha, Ministro Cardozo? Tá na hora de começar a se mexer em defesa do governo do qual fazes parte, do seu partido e da democracia, porque se for conveniente para que eles atinjam seus objetivos golpistas, eles vão jogar vosso nome na lama também.

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Ciro Gemelli Junior
Ciro Gemelli Junior

Espírito Anidemocrático

Um sentimento que reprime a esperança: Impunidade

Caro Nassif, com o devido respeito também ao seu meio profissional, vale lembrar a liberdade de opinião e expressão. Contudo, mais que a liberdade de expressão e opinião, está em jogo o sentimento de impunidade que há anos impera em nosso país. Basta lembrar as brandíssimas penas impostas aos que destróem as liberdades ditas acima. Sim, pois um povo, e falo do povo desfavorecido no Brasil, que não tem acesso a conhecimento e civismo, não pode ter uma boa expressão ao tentar expor sua opinião sobre os desmandos do país. Até jornalistas escorregam, às vezes, no contexto. Salve o jornalismo, que se ajudou a acabar com uma ditadura, colocou outra(mascarada), fala em democracia, fala em corrupção, fala em futebol, carnaval, greves, manifestações, entre outras coisas e inclusive as possibilidades de mais uma vez, falar de PIZZA....ou você realmente desacredita totalmente a sua classe profissional ou está em outros ares.....Enfim, o futuro dirá, mesmo que tardiamente, se o que foi exposto deveria ou não ter sido defendido....Obrigado pela palavra.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de gilmarok
gilmarok

Para se pensar...

Amigo, bom dia!

Nossa imprensa "Grande" das seis familias é causa isso tudo. Deveriamos ter mais meios de comunicação e isso rapidamente seria cortado. A proposta da criação da lei de Regulação economica da Midia é isso! termos mais opnioes disponiveis para através destes chegarmos a formar a nossa opnião. Mas lógico que a grande mídia não quer nem sonhar com isso, porque eles iriam perder muito dinheiro. Precisamos nos informar melhor! Póde ter certeza que quando isto for colocado em debate, as grandes das 6 familias, já vão usar o mesmo argumento de sempre, que é a Liberdade de expressão. Quanto a reportagem do JB, eu concordo no o Nassif, porque se um ex juiz do STF não sabe que o encontro de advogados com agente públicos é legal, ai fica difícil né! Isso seria fascilmente desmentido pela imprensa na mesma hora, mas as 6 familias preferiram deixar continuar, para desgastar o ministro e o governo. Segue Nº da lei caso queira.

lei 8.908/94, a do estatuto da advocacia, que garante aos profissionais do ramo o direito de serem recebidos por servidores públicos.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Bom dia

Não sei se existe alguma tese ou um livro bem fundamentado sobre a historia da imprensa brasileira (precisamos de um bom livro a respeito, que daria muito mais de um tomo), mas a imprensa brasileira nunca foi democratica. Desde o Império, passando pelo baile Fiscal até a republica, ela sempre se pautou por interesses politicos-econômicos-ideologicos muito bem definidos. O tiro no peito de Getulio, a derrubada de João Goulart, o fim precoce de alguns lideres, o sempre massacre midiatico de Leonel Brizola, de Lula, o massacre moral de José Dirceu etc, tudo isso, claro tem um objetivo bem preciso. Quando leio a frase "imprensa antidemocratica" sempre vejo ai um pleonasmo. Ela é e sempre foi antidemocracia e antipovo.   

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Emilia Silva
Emilia Silva

É verdade Maria Luiza. Mas

É verdade Maria Luiza. Mas temos que aproveitar todas as oportunidades para tentar fazer o povo brasileiro perceber o desempenho desonesto da midia brasileira. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de sergio m pinto
sergio m pinto

Veja Beatriz Kuschnir - Os

Veja Beatriz Kuschnir - Os cães de guarda.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Selma G
Selma G

"...práticas das

"...práticas das republiquetas bolivarianas..."

É pracabá! Nem li o resto do texto.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Emilia Silva
Emilia Silva

Se tivesse lido o resto do

Se tivesse lido o resto do texto, teria lido também “republiquetas bolivarianas da pré-história latino-americana ... um período que se pensava estar relegado ao lixo da história.”

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Selma G
Selma G

"...o padrão dos jornais é o

"...o padrão dos jornais é o que mais se aproxima do conhecimento e das práticas das republiquetas bolivarianas. O desapego aos valores democráticos e aos direitos individuais é típico de uma pré-história latino-americana, um período que se pensava estar relegado ao lixo da história."

Republiquetas bolivarianas se refere ao padrão dos jornais, depois tem um ponto. A pré-história latino-americana se refere ao desapego aos valores democráticos e aos direitos individuais.

Ademais, a expressão republiqueta bolivariana é bem atual, não faz parte da
"pré-história latino-americana".

Se eu for uma analfabeta funcional, demonstre, por favor.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Nabor
Nabor

Pragmatismo: 05/07/2013 as

Pragmatismo: 05/07/2013 as 11h57

Filho de Joaquim Barbosa é contratado para trabalhar no ‘Caldeirão do Huck’. Presidente do STF e seu filho assistiram a jogo da seleção brasileira no camarote de apresentador globalFilho de Joaquim Barbosa é contratado para trabalhar no ‘Caldeirão do Huck’. Presidente do STF e seu filho assistiram a jogo da seleção brasileira no camarote de apresentador global.

Mais tarde, a emissora confirmou a contratação.

Segundo informações do Estadão, na agenda do ministro não havia nenhum compromisso oficial no Rio de Janeiro durante o final de semana do jogo no Maracanã.

No site, deste dia, da Pragmatismo, tem té foto.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Chuck norris
Chuck norris

Não entendi, ele nao poderia

Não entendi, ele nao poderia ter visto o jogo? Ou seu filho não pode trabalhar? Qual o seu argumento, você diz estas borrachas jogadas no ar e não se explica, por favor explique-nos.....

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Nabor
Nabor

JB, quando era ministro do

JB, quando era ministro do STF, seu filho não trabalhava na Globo? De qual honestidade ele está falando?

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.