O Golpe do Petróleo, por Paulo Pimenta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

no Viomundo

O Golpe do Petróleo

Por Paulo Pimenta*

A onda de golpes que ocorre na América do Sul e as tentativas de desestabilizar os governos de esquerda no continente, democraticamente eleitos, devem ser compreendidos não de forma isolada, mas, sim, dentro de uma percepção mais ampla dos interesses econômicos internacionais sobre a região.

Com descoberta do petróleo na camada do pré-sal na costa brasileira, estima-se que o Brasil possa se tornar a terceira maior reserva do mundo, atrás apenas de Venezuela — a maior reserva do planeta – e da Arábia Saudita.

Desde que a descoberta foi anunciada, ainda no governo Lula, essa riqueza despertou interesse das petroleiras norte-americanas. Documentos, de 2009, mas revelados pelo Wikileaks em 2011, comprovam isso: “Para a Exxon Mobil, o mercado brasileiro é atraente em especial considerando o acesso cada vez mais limitado às reservas no mundo todo”.

Ao mesmo tempo em que estavam “interessados”, aponta o Wikileaks, os norte-americanos demonstram insatisfação diante de uma legislação própria para exploração do pré-sal enviada pelo poder executivo ao Congresso brasileiro.

“Eles são os profissionais e nós somos os amadores”, teria dito Patrícia Padral, diretora da americana Chevron no Brasil, sobre a lei proposta pelo governo Lula.

De acordo com o Wikileaks, a diretora da Chveron detalha como funcionaria essa nova lei. “Para o pré-sal, o governo brasileiro mudou o sistema de exploração. As exploradoras não terão, como em outros locais, a concessão dos campos de petróleo, sendo “donas” do petróleo por um determinado tempo. No pré-sal elas terão que seguir um modelo de partilha, entregando pelo menos 30% ao governo brasileiro. Além disso, a Petrobras será a operadora exclusiva”.

Segundo estimativas, 93% das reservas de petróleo do planeta estão nas mãos de empresas estatais. Entre os maiores produtores mundiais, apenas o Kuwait e o Iraque privatizaram suas reservas. Coincidência?

Esses dois países foram invadidos pelos Estados Unidos, em uma guerra que alegava necessidade de intervenção sob o pretexto de “salvar a população local”, para esconder o real interesse dos norte-americanos nas reservas de petróleo dessas duas nações. Como pena de guerra, Kuwait e Iraque “concordaram” em ceder suas reservas às empresas norte-americanas.

Sem jamais ter como justificar uma guerra no Brasil, para se apropriarem do petróleo brasileiro as empresas norte-americanas utilizaram estratégias mais sutis, como a cooptação de políticos locais, e buscaram apoio do candidato à presidência do Brasil, em 2010, José Serra (PSDB), que prometeu, em caso de vitória, desestatizar as reservas do pré-sal, e orientou as empresas estrangeiras a não participarem das rodadas de licitação.

“Deixa esses caras (do PT) fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava (referindo-se a lei de 1997, aprovada pelo governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso, que quebrou o monopólio do Estado brasileiro de exploração e refino do petróleo). E nós mudaremos de volta”, orientou Serra.

Mas, José Serra foi derrotado por Dilma Rousseff (PT) em 2010, e não conseguiu — naquele momento — entregar o que havia prometido às empresas norte-americanas. Entretanto, José Serra retornou ao parlamento brasileiro, em 2015, eleito senador da república.

Imediatamente após tomar posse, Serra apresenta uma proposta legislativa para mudar as regras do pré-sal, acabando com a participação mínima da Petrobras em 30% do petróleo explorado e retirando a exclusividade da operação da estatal brasileira, como queriam, desde o início, Chevron e Exxon Mobil. O projeto foi aprovado no Senado no início de 2016 e está prestes a ser votado pela Câmara dos Deputados.

Em maio de 2016, um golpe jurídico-político-midiático-econômico afasta a Presidenta eleita Dilma Rousseff, e José Serra se torna ministro das Relações Exteriores. Chanceler, ele passa a liderar uma política de retaliações à Venezuela dentro do bloco do Mercosul. Como divulgado na imprensa, acompanhado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, seu companheiro de partido, José Serra foi até o presidente uruguaio, Tabaré Vazquez, implorar para que a Venezuela não assumisse a presidência do bloco. Qual o motivo?

Recentemente, a Exxon Mobil descobriu uma jazida de petróleo na Guiana. Ocorre que esse território é alvo de disputa entre a Venezuela e a Guiana, e há um tratado internacional que impede a exploração de recursos naturais até que haja uma definição para essa disputa.

Como essa decisão pode vir a ser discutida e arbitrada, em um primeiro momento, pelo Mercosul, o que José Serra buscava era impedir que a Venezuela assuma a presidência do bloco, o que certamente iria prejudicar os interesses da Exxon Mobil na região.

O continente sul-americano possui muitas riquezas, temos petróleo, água, gás e nossas fronteiras agrícolas são as únicas que ainda podem ser expandidas de maneira significativa, ao contrário do que há hoje nos Estados Unidos e Europa, totalmente esgotadas.

Assim, não é nada difícil compreender os motivos e objetivos das campanhas que se sucederam ao longo da última década até os dias de hoje, contra Lula, Dilma, Chávez, Maduro, Cristina Kirchner, Evo Morales, Rafael Correa e todos líderes da esquerda da América do Sul.

Portanto, é evidente que o que está por trás dos golpes e da desestabilização dos governos na América do Sul — dessa vez sem tanques nas ruas, mas com boicote econômico e uma guerra midiática permanente para enfraquecer companhias nacionais, como ocorre no Brasil com a Petrobras — são, mais uma vez, os interesses estrangeiros, e o petróleo é questão central.

E ontem, infelizmente, mais um capítulo do golpe, que possui várias faces, foi executado. A Câmara aprovou a entrega do pré-sal às multinacionais estrangeiras. O projeto de José Serra, porta-voz dos interesses dos americanos no Brasil, retira da Petrobras a obrigação de participar da exploração o pré-sal e foi colocado a “toque de caixa” na pauta pelo governo golpista de Michel Temer.

Com isso, o Temer, Serra e os golpistas transferem a garantia de futuro de milhões de brasileiros e brasileiras e um projeto de soberania nacional para países que historicamente se constituíram como “potencias econômicas” explorando e roubando riquezas das nações em desenvolvimento, e abalando suas democracias.

Paulo Pimenta, jornalista e deputado federal pelo PT.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que prazer: ler artigo do deputado mais próximo da militância!!

    >>Atenção: golpe no Pré-sal e na Petrobras avança, por Romulus<<
     

    ROMULUS
     DOM, 28/08/2016 – 10:32
     ATUALIZADO EM 28/08/2016 – 10:33

    Por Romulus

    Atenção: golpe no Pré-sal e na Petrobras avança

    Post “6 em 1”:

    – Deputado federal Wadih Damous alerta: “enquanto Dilma está sendo julgada pelo Senado, José Serra está no Itamaraty recebendo poderosos da Shell. (…) a venda o Pré-sal brasileiro é ponto central do golpe de Estado em curso em nosso país”.

    – Desnudando as estratégias dos golpistas: aspecto financeiro-fiscal e econômico-estratégico explicados com clareza. Petrobras não ser operadora enfraquece a empresa hoje e amanhã. Abre espaço ainda para estrangeiros superfaturarem a rodo – sem o olho do dono em cima – dilapidando a parte do petróleo que cabe à União pela partilha.

    – Eles dizem: “Pré-sal precisa de investimento estrangeiro!”. Ora, como a Petrobras, empresa cuja emissão de títulos tem mais procura do que aquilo que oferta, “está sufocada”? Caso a vontade não fosse dilapidar o patrimônio brasileiro, bastaria, como no passado, lançar mão de uma operação de cessão onerosa.

    – E não é tudo! A técnica para lesar o patrimônio do Brasil na ida e na volta: venda dos ativos do Estado em operações de leveraged buyout (aquisição alavancada).

    – Uma advertência aos abutres: o Direito não protege quem age de má-fé, sem diligência ou o enriquecimento sem causa. Desde a Roma antiga ninguém é premiado pela própria torpeza!

    – E o que os partidos de esquerda (PT, PCdoB, Rede, PSOL, PDT e PSB) podem fazer a respeito?

    – Bem… vem aí o 7 de setembro, não é mesmo?

    Continua em:

    >>Atenção: golpe no Pré-sal e na Petrobras avança, por Romulus<<

  2. Que paguemos todos nós…

    Nós que somos só “ativistas de teclado” e não nos manifestamos de fato, não indo às ruas protestar e “nós” (no caso, eles) que foram às ruas apoiar o fim da democracia, vestidos de palhaços verde amarelo, com camisas da corruptíssima CBF.

    Que paguemos TODOS, desde o mais rico, até o favelado das periferias paulistas que elegeram Doria e assemelhados em outras capiais brasileiras, igualmente cheia de pobres e esuecidos pelo poder público.

    Que paguemos TODOS, uns pela inércia e apatia e outros por apoiarem os golpistas.

    O BRASIL acabou.

    1. tristeza….

      Um país que não conhece sua história corre o risco de repetí-la. Como são rasas nossas discussões. A Petrobrás de hoje foi o ouro de Minas há 3 séulos. E não é apenas a Petrobras. É a Vale, a Embraer, a CSN, a Telesp, a Embratel? Um mercado fabuloso, dos maiores do planeta, dado de graça a interesses estrangeiros, sem proporcionar desenvolvimento, infraestrutura, qualificação, tecnologia, industrialização, empregos para nós brasileiros. Aves de rapina, tomarão de assalto todo país e desenvolverão o seu próprio país. É muito simples: é só ver o que é produzido e desenvolvido nas matrizes e o que é feito no Brasil. Discussão de limitados, é o que nos restou.

  3. A Marinha e o Pré-Sal

    Nassif, se essas reservas de petróleo são de interesse estratégico para o país são por conseguinte assunto de soberania nacional, tanto é que a marinha constrói um submarino nuclear cujas atribuições está também a defesa do pré-sal. A pergunta que não fica é a seguinte: Como a Marinha do Brasil se posiciona nesse assunto? Por que não falam nada? 

    1. Não somente a Marinha, mas toda a defesa do país.

      Como se posicionam diante desse golpe político com o claro fim de diminuir nossa soberania,

      e vender nossas riquezas.

       

      Tudo que que exista políticos que se vendam, se corrupem para os interesses dos americanos e 

      de grupos estrangeiros, mas as nossas forças armadas. Pensamos que não.

       

      Não há a menor possibilidade de trocar trilhões e mais trilhões de doláres, por um tríplex do guarujá.

       

      Será que as forças armadas vão aceitar que troquem um tríplex no guarujá e uma chacará com

      pedalinhos e um barco de aluminio por TRILHÕES DE DOLÁRES entregue aos americanos?

  4. É muito simples

    Todas as forças progressistas do país deveriam divulgar uma carta, um comunicado, ou coisa que o valha para a comunidade internacional, especialmente para as seis irmãs, deixando bem claro que a situação em vive o país, assaltado que foi pelas forças conservadoras, um Congresso poluído por mentecapto, PF, MPF e STF funcionando como apêndice dos interesses das seis irmãs, tudo que for decidido sem o amparo da imensa maioria do povo brasileiro, lesado pelo golpe que levou ao poder o indivíduo mais corrupto do país, estarão sujeitos a perderem tudo que for investido na área do pré-sal, retornando os direitos à Petrobrás.

    Que fique bem claro que essa gangue que assaltou o país não será eterna, e assim que um governante democrático e patriota assumir novament o poder, revogará todas as leis que de maneira ilegal vendeu o maior patrimônio nacional sem nenhuma legitimidade à petroleira internacional.

  5. Terceira reserva após a

    Terceira reserva após a Venezuela e Arabia Saudita?? Baseado em que? TODAS as agencias que mapeiam as reservas mundiais de petroleo, as PROVEN RESERVES e não chutes, a Agencia Internacional de Energia da ONU, a Energy Information Agency do Departamento de Energia dos EUA, a OPEP, a Cambridge Energy Research,  TODOS  os dados responsaveis, a começar do site da PETROBRAS, dão o pre-sal como uma reserva média de 16 bilhões de barris, o que

    jamais seria a 3ª reserva do mundo. Para que servem essas alucinações sobre o pre-sal?

    1. Ele fala em uma classificação

      Ele fala em uma classificação estimada. A reserva de 16  bilhões de barris é a reserva provada. Ainda há muitas áreas a serem exploradas e avaliadas no pré-sal.  Por analogia geologica se acredita que as reservas podem chegar a valores entre 50 a 100 bilhões de barris, pelo menos. Existem estudos que apontam a possibidade (otimista) de ter até 200 bilhões de barris. Recapitulando, 16 bilhões de barris é apenas a fração que já foi explorada, avaliada e cubada. A maior parte da área de ocorrência do pré-sal ainda está por ser explorado, e segundo geólogos e  geofísicos experientes, até agora descobrimos apenas uma pequena parcela e as reservas devem ser bem maiores.

      http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-08/estudo-do-inog-uerj-diz-que-pre-sal-pode-conter-pelo-menos-176-bilhoes-de

       

        1. Não estou contestando, o blog

          Não estou contestando, o blog é um espaço de debates e troca de informações, ninguem aqui é dono da verdade, nem eu.

      1. Reservas no conceito de

        Reservas no conceito de PROVEN RESERVES são as recuperaveis em nivel comercial , isto é, as que existem geologicamente e podem ser extraidas de forma economica, há no mundo muito mais petroleo do que as RESERVAS COMPROVADAS mas não tem condições comerciais de extração. O pre-sal é muito mais conhecido hoje do que as reservas da Franja do Orinoco e não hpa nenhuma comprovação de que sejam mais que 16 bilhões de barris, muitos poços perfurados deram secos, é uma reserva descontinua e de extração complexa, não é só furar que sai oleo, reservas sem esse nivel de certeza são OIL IN PLACE, 4º nivel de categoria de reservas, segundo a SOCIETY OF PETROLEUM ENGINEERS. e nem sequer nesse nivel há informação divulgada pela ANP-Agencia Nacional de Petroleo.

        As companhias de petroleo e as agencias reguladoras tem todo interesse em indicar reservas comprovadas porque esse dado melhora o credito do Pais e da empresa, alias petroliferas cotadas em bolsa fazem constar esse dado em seus balanços por exigencia das normas de auditoria internacional.

        O que se fala de volumes muito maiores do que 16 bilhões de barris é uma estimativa, um “guessing” tipo eu caho que tem,

        informação que não tem nenhum valor economico ou politico.

        1. Estamos falando de potencial.

          Estamos falando de potencial.  Potencial é uma medida estatística baseada em critérios geológicos bem definidos,   não é simplesmente falar “eu acho”. Podemos até aceitar que 16 bilhões de barris seja o número definitivo, mas isso teria uma probabilidade muito baixa de ser verdade. Não é verdade que muitos poços foram secos. Pelo contrário,  o índice de sucesso é altíssimo.  A verdade é que a Petrobras pouco revela sobre as potencialidades do pre-sal. Mas o potencial  é tão alto que a Exxon comprou todo o direito de exploração do pre-sal Angolano. Dizem que baseada em informações do pre sal brasileiro.

          1. Potencial não dá medida de

            Potencial não dá medida de certeza e não serve como colateral para emprestimos, é apenas uma possibilidade a conferir,

            ainda inferior ao nivel 4 OIL IN PLACE que é presença de oleo confirmada.

          2. O campo off shore de Angola

            O campo off shore de Angola não tem a mais remota relação com o pre-sal brasileiro, está a 6.000 quilometros de distancia

            do campo Libra e na latitude de Pernambuco entre os dois campos há o Oceano Atlantico em toda sua largura.

          3. Acho que geologicamente tem

            Acho que geologicamente tem sim. 

            A distância não quer dizer nada. É como dizer que as geleiras do polo norte não têm relação com as geleiras do polo sul porque existe um planeta de distância entre eles.

             

             

          4. Vc não desiste fácil. Nada a

            Vc não desiste fácil. Nada a ver, soa quase como uma blasfêmia pra ciência geológica.  As duas bacias tiveram a mesma evolução, pois eram adjacentes durante o processo de formação,  antes da separação dos continentes americano e africano.

            Procure conversar com alguém da área (como eu fiz). Vc vai entender do que estou falando.

             

             

  6. Tamanho das Reservas

    As reservas provadas do pré-dal. são de 16 bilhões. No entanto, as reservas potenciais apontadas por Instituições como a COPPE/UFRJ são de 57 bilhões de barris, o que realmente colocaria o Brasil em uma excelente posição a nível mundial.

  7. Volto a afirmar:
    Malditos

    Volto a afirmar:

    Malditos canalhas imundos vendilhões do futuro da nação! A pretexto de terminar com uma roubalheira de alguns bilhões de dólares, feitas por diretores colocados no poder por partidos aliados do PT, nos governos deste, começam a entregar um patrimônio de petróleo avaliado, por baixo, em U$ 5 trilhões. Quanta falsidade e mentira na argumentação fajuta que o PSDB inventou para justificar o estupro de tal monta a ser praticado contra esta nação brasileira!

    Como entender que um ladrão entre em nossa casa, sem ostentar uma arma sequer, e nós o deixemos levar tudo de valor, o convidamos para o jantar e depois perguntamos se ele desejaria experimentar nossa esposa…Será que somos um monte de vermes chafurdando no cocô dos outros? Até onde iremos suportar a humilhação e a gozação do planeta inteiro? Acham, realmente, que vai parar por aí? Que depois não virão navios carregados de lixo radioativo e tóxico descarregar aqui? As nações desenvolvidas estão desesperadas para descarregar seus resíduos nos países corruptos e idiotas o suficientes para recebê-lo.

    Ninguém pode afirmar, pelo menos no visível, que tenha havido alguma ameaça militar ao país. Não me consta que tenha havido alguma movimentação de tropas estrangeiras (como houve em 1964) nas imediações e nem o clima internacional atual o permitiria, sem um enorme escândalo. Se houveram ameaças de guerra bacteriológica (explosão da epidemia do zica?) ou climática, acho que o serviço de inteligência deveria jogar a “merda no ventilador”. Caso contrário, para que servem nossas forças armadas? Vão ficar acovardadas nos quartéis assistindo a desgraça da nação e sua transformação em polícia? Dá para confiar mesmo, botando a mão no fogo, nas promessas do atual ministro da defesa? Desconfiaram abertamente de governos trabalhistas que reconstruíram a indústria de defesa, que definhava a partir do fim dos governos militares. Cadê que tucanos investiram em nossa defesa? O Império do Norte não necessita de FAs por aqui, basta uma polícia antidrogas. As grandes nações se ergueram enfrentando problemas e não se acovardando perante as ameaças.

    Nada existe de argumento lógico que justifique a covardia que foi feita pelos ditos representantes (os tais picaretas que Lula dizia) do povo contra este mesmo povo. Os preços do petróleo estão subindo levemente (faixa de U$ 50 / barril), a chantagem do fracking norte-americano contra a Rússia dançou. Esta última passou pela tormenta e sua economia está crescendo de novo e os norte-americanos gastaram todas as suas balas do revólver (o fracking já era…). A OPEP se reuniu e de comum acordo com a Rússia, a Venezuela e o Irã resolveram cortar a produção para o preço subir. Logo quem estiver com o Pré- Sal vai lucrar mais no futuro. A Petrobrás gasta com o pagamento anual de sua dívida cerca de 8% de seu faturamento e sua dívida foi alongada ainda na gestão anterior. A BR Distribuidora é parte importante na geração de lucros para, inclusive, ajudar a pagar a dívida da empresa. Todas as grandes petroleiras são verticalizadas, e, portanto, a venda fatiada de empresas do grupo, escamoteia a real intenção que é destruir a empresa e de cambulhada o país junto. Além disso a Petrobrás é geradora de cerca de 10% do PIB brasileiro, gerando empregos e serviços altamente remunerados no país (inclusive de estrangeiros, quem conhece Macaé sabe disso). O pouco de indústria nacional que restou está atrelado aos investimentos da companhia e depende desta para prosperar, logo o atentado terrorista é mais sério do que parece…

    Pensam alguns incautos, que a iniciativa privada irá preencher o vácuo deixado pelo estado. Não há na história da nação período algum em que isto aconteceu, é por isso que desejam apagar a memória da História em nossas escolas. A iniciativa privada brasileira, com raras e honrosas exceções, é rentista, oportunista e vive de ordenhar a vaca pobre da nação brasileira. Quando surge alguém que empreende verdadeiramente, como Eike Batista, o Simonsen da PANAIR e outros mais torna-se urgente destruir o mau exemplo…O verdadeiro empreendedor, neste país, nunca ultrapassa a barreira da pequena empresa. Alguns dirão que Eike errou, mas quem não comete erros? É precisamente nos erros que aprendemos.

    O cenário que se descortina para a destruição da economia nacional é pavoroso, Que ninguém se iluda que empresas estrangeiras manterão suas fábricas no país, se este não dispuser de mercado para seus produtos. A destruição da classe média, que vinha crescendo no país, irá acarretar um desemprego muito maior que o atual, e muita gente já está advertindo sobre este fato. Com o desemprego e a miséria, cresce a violência e aí vai sobrar para o que restou da classe média, seja fardada ou não. Veremos surgir por aqui um paraíso para as drogas pesadas dos desesperados. Poluição, lixo, apagões, enchentes causadas palas catástrofes climáticas que nos esperam no futuro, certamente atingirão muito mais as nações desprovidas de recursos. Portanto, o chicote ao invés de estalar no lombo dos vendilhões, nos atingirá nas grandes cidades. Ao povo rico sempre restará a opção de usar seus helicópteros ou o green card…

    Finalmente, o que se configura como inocente, na realidade, traz um demônio na coleira. Em nações mais sérias e preocupadas com sua gente, crimes de alta traição como este, são punidos com prisão perpétua ou pena de morte.

     

  8. O Golpe de Mestre
    O modus operandi exercido pelos  Deuses do Dinheiro reeditado na América do Sul apresenta forma idêntica a revolução colorida aplicada na Líbia, Yemen e Egito, lá denominado Primavera Árabe, aqui impeachment. Primeiro, desconstroem qualquer projeto  de desenvolvimento nacional independente implodindo a credibilidade das  lideranças nacionais desenvolvimentistas. Posteriormente, conduzem ao poder um regime vassalo anti-nacional disposto a governar de costas para o país e para o povo,  empenhado liquidar qualquer possibilidade de soberania sobre o controle das as joias da Coroa do próprio país, tudo isso em troca  dinheiro.  Por hora, o estado brasileiro foi apartado dos  BRICS que realmente ameaçava a hegemonia global da elite financeira supranacional. Se a  recente história ensina alguma coisa, o sucesso não será duradouro.No vídeo abaixo o Ciro propõe-se a retomar o controle do PRÉSAL para o Brasil, mas isso deve ser feito associado a um grande pacto  com a população e forças armadas, pois ao tomar esta iniciativa poderá ser o próximo a ser deposto seja por um golpe suave ou pela força. 

    [video:https://www.facebook.com/CiroGomesBR/videos/1647981648827442/%5D

  9. O Golpe de Mestre
    O modus operandi exercido pelos  Deuses do Dinheiro reeditado na América do Sul apresenta forma idêntica a revolução colorida aplicada na Líbia, Yemen e Egito, lá denominado Primavera Árabe, aqui impeachment. Primeiro, desconstroem qualquer projeto  de desenvolvimento nacional independente implodindo a credibilidade das  lideranças nacionais desenvolvimentistas. Posteriormente, conduzem ao poder um regime vassalo anti-nacional disposto a governar de costas para o país e para o povo,  empenhado liquidar qualquer possibilidade de soberania sobre o controle das as joias da Coroa do próprio país, tudo isso em troca  dinheiro.  Por hora, o estado brasileiro foi apartado dos  BRICS que realmente ameaçava a hegemonia global da elite financeira supranacional. Se a  recente história ensina alguma coisa, o sucesso não será duradouro.No vídeo abaixo o Ciro propõe-se a retomar o controle do PRÉSAL para o Brasil, mas isso deve ser feito associado a um grande pacto  com a população e forças armadas, pois ao tomar esta iniciativa poderá ser o próximo a ser deposto seja por um golpe suave ou pela força.[video:http://www.brasil247.com/pt/247/ceara247/259475/Ciro-diz-que-se-eleito-toma-o-petr%C3%B3leo-de-volta-n%C3%A3o-tem-conversa.htm%5D

  10. Se não tirarem por bem…

    Fico aqui pensando, muitos culpam Lula por este caos , por este golpe, afinal, ele com seu “republicanismo” empoderou o Ministério Público que derrubou o PT dando livre entrada a Temer, que entregará o pré sal…

    Mas e se não fosse assim?

    Vamos supor que Lula tivesse acertado em tudo, que ele tivesse feito um Governo Perfeito, negado poder ao Ministério Público, enquadrado a mídia com uma lei de medios, que Dirceu não tivesse sido preso, e  até fosse o sucessor de Dilma hoje, enfim, que Lula tivesse acertado em tudo e o PT ainda estivesse no poder com força total….

    Eu vos garanto que se Lula negasse aos americanos a entrega do nosso pre sal, eles estacionariam a quarta frota aqui no nosso litoral, renderiam nossas forças armadas, e deporiam Lula  a pontapés, socos e coices se preciso fosse, igual fizeram no Iraque. E mesmo que Lula não fosse o presidente em exercício e fosse outro a negar o pre sal aos EUA, fariam o mesmo. E por fim tomariam o pre sal de qualquer maneira por bem ou por mal.

    A julgar do que eles fizeram no Iraque, destruiram tudo, e mataram 700 mil pessoas, e por fim tomaram o seu petróleo, até que podemos nos considerar com sorte. Aqui não derramaram sangue. Pelo menos por enquanto…

    No fundo também, os EUA só fazem o que todos os Impérios fizeram, destruir, sugar e explorar suas colônias. Roma o fez com Cartargo… A Babilônia fazia com Israel… A China faz com o Tibet…

    Somos apenas uma colônia a mais a ser espoliada por um Império.

  11. EUA e os bens da terra

    Imaginar que os EUA são os donos de todos os bens da terra é mais uma dessas ideologias neoliberais, Não são os Estados Unidos; são pessoas da área privada cujas empresas cresceram demais que acham poder tudo. Este é o risco que se corre ante Estados Mínimos e endividados. O Estado Jurídico (de Direito) existe para resolver isto. Ou não?

  12. SE PETROBRÁS ESTÁ FORA… ESTA FORA MESMO, INCLUSIVE DO RISCO

    Ufanismos e predileções políticas à parte, o Artigo escrito pelo brilhante Parlamentar Paulo Pimenta é bastante eloquente. Eu ainda não li o texto do PL 4567 / 2016 ( esse é do PSDB mesmo 45 ) que autoriza as empresas estrangeiras ( MAS SÓ DE SABER QUEM SÃO OS PARTÍCIPES COMO JOSÉ SERRA… O INTERESSE DO BRASIL FOI PRÁS PICAS) a explorarem as reservas do Pré-Sal, sendo que última – a do Campo de Libra, é um êxito isolado dos técnicos da ANP. Mas o quê cabe aqui ressaltar, é que negócios de petróleo diferentemente dos negócios de comunicação envolvem muito risco. Convém lembrar que quando o Governo FHC fez o desmonte do sistema telebrás e optou em privatizar todos os serviços de telefonia no Brasil, mesmo com as empresas italianas, portuguesas e espanholas praticipando dos consórcios fraudulentos organizados pelos Senhores Medonça de Barros, Daniel Dantas e Grupo Gereissati, dentre outros, a PRINCIPAL EXIGÊNCIA FEITA PELOS ” INVESTIDORES PARA LAVAREM OS SEUS RECURSOS REJEITADOS PELO SISTEMA FINACEIRO/TRIBUTÁRIO PARA CRIAÇÃO DO EURO, NA ORGANIZAÇÃO DOS “PROJECTS FINANCING” FOI A PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO EM QUALQUER UM DOS CONSÓRCIOS VENCENDORES, O QUÊ DE FATO ACONTECEU, COM A ENTRADA DO BNDES NO NEGÓCIO, QUE OFERECIA ENORME RISCO PARA O PAÍS.

    Serviço de comunicação não é uma commodity, ou seja, não depende das leis do mercado e sim da sua capacidade de inovação e de investimento constante em tecnologia. Já a cadeia produtiva do petróleo depende de tudo isso e mais ainda, uma gama de recursos para investimento em tecnologia. Na década de 70 no auge da crise do petróleo no governo ditatorial do presidente Geisel foram instituídos os tais CONTRATOS DE RISCOS – SEM A PARCERIA DA PETROBRÁS, e numa época em que o Brasil ainda estava engatinhando em matéria de prospecção em águas profundas ( e eu era um jovem secundarista que um dia viria a atuar neste promissor ramo da atividade econômica do petróleo off-shore) estes foram os resultados, cuja a fonte é a Associação dos Engenheiros de Petróleo:

    De 1975 – 1988 = 243 contratos de risco;

    MULTINACIONAIS ENVOLVIDAS: BP (Bristsh Petroleum, Chevron, Pecten e Marathon

    Área coberta : 80% das bacias sedimentares

    Investimento das gringas: US$ 1,1 Bilhão, sendo apenas US$ 350 milhões no Brasil;

    Poços Perfurados: 205 frentes –

    QUANTIDADE DE PETRÓLEO DESCOBERTO: ZERO – NIHIL

    ***************************************************************************************************************

    OS NÚMEROS DA PETROBRÁS NO MESMO PERÍODO:

    DE 1975 – 1988 = O RESTO QUE SOBROU COM RISCO TOTAL + INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA E LOGÍSTICA

    EMPRESAS ENVOLVIDAS : SÓ A PETROBRÁS E OS SEUS TÉCNICOS BRASILEIROS

    INVESTIMENTO DA PETROBRÁS: – US$ 26 BILHÕES ( QUASE 80 VEZES AS DAS GRINGAS) 

    POÇOS PERFURADOS: 9770 FRENTES CONCLUÍDAS, OU SEJA, TEMOS ÓLEO AQUI… 

    QUANTIDADE DE PETRÓLEO DESCOBERTO: SAIU DE 169MIL BARRIS /DIA PARA 700 MIL/DIA

     

    Já que os membros desse Congresso nacional golpista e entreguista foram tão VOLUPTUOSOS em entregar as nossas reservas para essas mesmas multinacionais e QUERER A PETROBRÁS DE FORA, eu particularmente, mesmo sendo contrário à ideia, eu acho que as gringas devem explorar o petróleo daqui… Mas, assumindo todos os riscos que o negócio exige, aí é que eu quero ver. Uma coisa eu tenho a certeza: MESMO COM TODO OS DESMONTE DA PETROBRÁS, E NOS ISOLANDO COMPLETAMENTE DESSE PROCESSO DE EXPLORAÇÃO, EU GARANTO: AS GRINGAS VÃO PEIDAR! E VÃO PEDIR ARREGO PARA OS NOSSOS EXPERTIZES. É NESSE MOMENTO É QUE MODESTAMENTE CONVOCO A AEPET, IBP, FUP, SINDICATOS DOS PETROLEIROS E SINDICATOS LIGADOS AO SETOR NAVAL E MARINHA MERCANTE a fiscalizarem  e se mobilizar para impedir que as gringas peidem e venham a pedir arrego para Petrobrás, e o mais importante: Quanto essas empresas vão investir para  retirar petróleo das nossas bacias? 

    AEPET: http://www.aepet.org.br/colunas/pagina/552/Contratos-de-risco;

    IBP: http://www.ibp.org.br

    FUP.: http://www.fup.org.br

    METALÚRGICOS: metalurgicosrj.org.br

    M.MERCANTE: http://www.sindmar.org.br&nbsp;

    O POVO BRASILEIRO DEVE EXIGIR DO CONGRESSO QUE SE ESTE ESSE  FAMIGERADO  PL 45 67 / 2016 ( MAIS PSDB IMPOSSÍVEL – 4567)  FOR VIRAR LEI E FOR REGULAMENTADO, QUE PETROBRÁS FIQUE FORA DE ABSOLUTAMENTE TUDO. PQ AS GRINGAS VÃO PEIDAR. 

     

    Jorge Dellás Olivas 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador