Revista GGN

Assine

O linchamento de José Dirceu, por Ricardo Melo

Da Folha

O linchamento de José Dirceu

Ricardo Melo

É difícil encarar com naturalidade a cobertura dispensada a presos do chamado mensalão

Irritados com o que consideram manipulação da mídia, vários interlocutores afirmam ter deixado de ler a publicação x ou y. Trata-se de um luxo vedado a jornalistas. Concordando ou discordando, somos permanentemente obrigados a passar os olhos, que seja, pelo maior número possível de publicações. Até para poder comentar, criticar, elogiar ou simplesmente nos informar.

Ainda assim, é difícil encarar com naturalidade a cobertura dispensada a presos do chamado mensalão. Sim, é dela mesma que eu falo: da reportagem de capa da revista de maior circulação nacional sobre a vida na cadeia do ex-ministro José Dirceu e outros condenados.

Com um tom acusatório, a revista brinda os seus leitores com frases do tipo: "Lá ele [José Dirceu] gasta o tempo em animadas conversas, especialmente com seus companheiros do mensalão [....] só interrompe as sessões de leitura para receber visitas, muitas delas fora do horário regulamentar e sem registro oficial algum, e para fazer suas refeições, especialmente preparadas para ele e os comparsas. "O cardápio? Aqui já teve até picanha e peixada feitas exclusivamente para eles', conta um servidor".

A lista de pretensas mordomias não tem fim, bem como o ridículo da reportagem. "Como o lugar fica longe dos olhos dos presos comuns, os mensaleiros podem desfrutar o tratamento especial sem que seus colegas de prisão reclamem. Dentro da cela, já foram recolhidos restos de lanche do McDonald's". Não, não escrevi errado. A transcrição está exata. Prova do tratamento diferenciado, especial, transgressor, ilegal dos presos estão "restos de lanche do McDonald's"!

A coisa não fica por aí. "No banheiro, em vez da latrina encravada no chão, que os detentos chamam de boi', há um civilizado vaso sanitário." A reportagem não esclarece se entre os privilégios está o uso de papel higiênico. Mas Dirceu não é o único alvo. Sobra também para o ex-deputado petista José Genoino. "Numa conversa entreouvida por um servidor, um médico que atendia Genoino revelou ter escutado do próprio petista a admissão de que deixara de tomar alguns remédios para provocar uma arritmia cardíaca e, assim, poder pleitear a prisão domiciliar."

O sigilo de fontes é salvaguarda crucial para o trabalho dos jornalistas e geralmente é usado como ponto de partida de uma investigação. Deve ser defendido incondicionalmente. Isso não isenta o autor de medir a gravidade do que escreve. O malabarismo verbal costuma ser uma defesa antecipada de quem faz denúncias impactantes sem ter como prová-las. Exemplo: "Uma conversa entreouvida por um servidor" serve de base para acusar um preso de arriscar a própria vida para ter acesso a benefícios aos quais, por sua vez, já teria direito.

Tão espantoso quanto tudo isso é o fato de, em nenhum momento, a reportagem lembrar ao distinto público que José Dirceu está preso ilegalmente. Mérito do julgamento à parte, queira-se ou não, concorde-se ou não, o ex-ministro foi condenado ao regime semiaberto. Pois bem: desde que a sentença foi promulgada, Dirceu vive em regime fechado ao arrepio da lei. "Ah, mas ele come McDonald's"...

Cinquenta anos depois do golpe de 1º de abril de 1964, paralelos surgem de todos os lados. Um governo com rótulo de popular, lideranças conservadoras insatisfeitas com tanto tempo longe do Planalto, uma nova derrota eleitoral se desenhando no horizonte. Há diferenças importantes, contudo. Algumas: no momento presente, não se fala da estatização de empresas, reforma agrária radical e ampliação de mecanismos de poder da população. Os donos do dinheiro não têm muito do que reclamar. Agora, ficar esperto não atrapalha ninguém. Nunca é bom dar sopa para o azar.

Média: 5 (20 votos)
29 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de José X.
José X.

A Veja pode cometer esses

A Veja pode cometer esses crimes por causa disso aqui:

"Há muita dificuldade conceitual, especialmente no Judiciário, para entender o  papel dos grupos de mídia e de conceitos como liberdade de imprensa, liberdade de opinião e direito à informação."

 

Alguém reconhece ? Alguém acredita ?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Carloshm
Carloshm

A reportagem teria sido

A reportagem teria sido escrita pelo "Caneta" amigo do Cachoeira?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

A liberdade da Veja é

A liberdade da Veja é garantia de fundamentação para atos Judiciário. QQ coisa é só anexar a revista e tascar lá, vide doc. anexo pág. 15.

É o fim do mundo, mesmo... Seis servidoras do MP que não tem, absolutamente nada para fazer, destacadas para integrar a Força-tarefa comandada por JB e seus juiz alugado para ficar na cola de 3 PRESOS!!!! Oito servidores,absurdamente bem pagos; a princípio, com boa formação... e o retorno que dão ao contribuinte? Ahá, comendo Bic Mac, hein!? Te peguei!!!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Dulce (Madame X)
Dulce (Madame X)

Pegaram...comer "Big Mac" É

Pegaram...comer "Big Mac" É UM CRIME MESMO, DENTRO OU FORA DA PAPUDA! :)

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Alguns falam aqui que não

Alguns falam aqui que não vale a pena refutar a Veja, que todos sabem o que é. Acontece que baseado nela e no restante do pig que repercute o esgoto, quando não cria um de sua prórpria lavra, é que os procuradores e o juiz ligado ao PSDB e ao Barbosão, impedem o Dirceu de trabalhar.

Sem contar que os coxinhas ficam repercutindo no Faceburro que apesar dos "mensaleiros" terem sido presos pelo herói Barbosão, o governo petista de Brasília concede mordomias a eles. O que "prova" que são políticos "poderosíssimos" que o Barbosão ousou botar na cadeia. 

Enquanto isso, Arruda que teve o "domíno do fato (botar grana na meia)" filmado e transmitido em cadeia nacional, se prepara para se eleger de novo

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Juliano Santos

Reescrevo o já escrito aqui

Reescrevo o já escrito aqui muitas vezes: nunca tive nenhuma simpatia PESSOAL para com o José Dirceu.O que isso significa? Nada! Questão subjetivas não podem se sobrepor às substantivas. Apesar de que depois dessa condenação injusta suavizar um pouco meu ponto de vista e até me compadecer pelas suas agruras.

E é raso que Jose´Dirceu já fez história. Poucos no país tem uma biografia como a dele. Junte a do seus algozes, incluindo Joaquim Barbosa, que não chega nem nos pés da dele. 

Tenho minhas sinceras dúvidas se Lula chegaria onde chegou sem a assessoria do seu ex-ministro, decerto um homem super inteligente, perspicaz, tinhoso e corajoso. 

José Dirceu virou um símbolo, um emblema. Por isso essa sanha toda para destruí-lo moralmente e, quem saberá?, até fisicamente.

Quanto a revista VEJA.......deixa para lá. Todos os adjetivos pejorativos do "Aurélio" seriam poucos definir o que acho desse estrupício.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Dulce (Madame X)
Dulce (Madame X)

Está na hora, MAIS QUE NA

Está na hora, MAIS QUE NA HORA, de fazer o CONGRESSO NACIONAL...PRINCIPALMENTE O SENADO FEDERAL, assumir A SUA RESPONSABILIDADE por MORTE OU TORTURA -CUMPRIMENTO DE SENTENÇA INDEVIDA- AOS RÉUS DA AP470.

O SENADO ??

Sim...o SENADO FEDERAL é o ÚNICO INSTRUMENTO CONSTITUCIONAL QUE PODE BARRAR AS INSANIDADES DE UM JOAQUIM BARBOSA DIANTE DE UM COLEGIADO "TÃO CHEIO DE VESTAIS" COMO O STF..

Os senadores vivem de VOTOS...MUITOS, POR ESTA OMISSÃO, NÃO VOLTARÃO.

OS SENADORES DEVERIAM SER DENUNCIADOS POR OMISSÃO, EM CORTES INTERNACIONAIS, também.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Porta-voz do senhorio pra lá de "ético" e "sem privilégios"..rss

A Veja não vê nenhum privilégio a liberdade do José Roberto Arruda, que vai até ser candidato em dobradinha com o poço de ética chamado "Joaquim Roriz", ah também pudera, o Bruno Ribeiro, juiz da VEP, garoto de recado de Barbosa, é filho de um ex-secretário dessa honestíssima turma de Brasilia

Seu voto: Nenhum (7 votos)

 

...spin

 

 

Esse clima persecutório

Esse clima persecutório patrocinado pela Veja anda fazendo mais mal à revista e à sua imagem que aos perseguidos. Que logo estarão em liberdade, sendo saudados como heróis injustiçados (se foram injustiçados ou não, é o de menos; o que fica é sempre o mito, e esse foi bem construído pelo PT ao longo dos últimos anos). Já o modo como a revista conduz essas reportagens começa a causar desconforto até mesmo entre aqueles que compartilham da sua opinião sobre os crimes do mensalão, já que é perceptível que a revista é seletiva, carregando nas tintas dos escândalos que envolvem o PT. Ou não é lícito perguntar por que não uma reportagem de capa sobre Demóstenes Torres e Carlinhos Cachoeira, por exemplo? Estão na cadeia? O que andam fazendo?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de VICENTE FELIPE PEREIRA
VICENTE FELIPE PEREIRA

VEJA

Vejam o que a revista VEJA fez com o Gushiken. Eles vomitam aos seus seguidores um monte de asneiras, jogam a merda no ventilador para ver o que vai dar... Igual ao Joaquim Barbosa, a revista não se contenta com a condenação, quer mais, mais e mais. Vejam que, além de estipular a multa querem estabelecer que os réus paguem vendendo seus órgãos, ou o corpinho... Estas fantasias do presído são muito ranço...Agora, que eles, da VEJA, tem poder, isso tem. conseguem tudo que querem. Desconheço os métodos.Achei que com a morte do Civita as coisas iam se arrefecer um pouco, que tornaria um jornalismo mais decente, menos marron. Pelo visto, ele continua coordenando, lá de baixo...

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Pergunto novamente???

Quanto o Governo Federal gastou com publicidade neste jornaleco, nos anos 2012 e 2013?

Alguém sabe, alguém...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Cunha
Cunha

  De um lado Lula, Dilma, o

 


De um lado Lula, Dilma, o povo, o país crescendo, desemprego mais baixo da história, diminuição da desigualdade social como nunca antes.


Do outro a oposição, a mídia, os rentistas, os analfas políticos manipulados.


Em outubro veremos qual lado tem mais força.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Carlos Lima
Carlos Lima

PARA QUEM GOSTA DE FÁBULA, VEJA A VONTADE

Há muito tempo a VEJA se tornou uma publicação de fábulas e invencionice, no comando de fabulistas como Policarpo e a super relação com o homem das águas o CACHOEIRA  a coisa não anda boa para o Mês de ABRIL que tornou o dia 1º como o seu dia maior, o dia da mentira. Sem nenhuma comparação ou referência, esse informativo faz inveja ao propagandista nazista. Já ouvi falar de jornalismo esportivo, jornalismo político, jornalismo econômico e etc.. Mas esse pasquim é diferente, é uma mescla de Jornalismo de mentira com uma grande pitada de jornalismo  de perseguição. Mas tem um ponto positivo nessa besteira ideológica do pasquim semanal em forma de revista. O Crime não compensa, aliás não esta compensado, vai quebrar é só uma questão de tempo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

A bandidagem encadeada. Ou seria quadrilha?

Folha, O Globo, Veja. Faltam Estadão e Época.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Edney Resmer Vieira
Edney Resmer Vieira

Penso que não se deve

Penso que não se deve preocupar com essa matéria e outras tanta contra o PT, pois essa revistinha não possui mais tiragens como antigamente, pouca gente lê essa porcaria, tanto que o Governo do Estado de São Paulo desde a administração do SERRA adquiri para as bibliotecas escolares desse Estado com o fim de dar uma ajudazinha ao CIVITA.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

O maior factóide dos últimos tempos.

Todos sabemos, que esta reportagem foi "totalmente" montada, a mando de uma redação inescrupulosa, contra alguem que mesmo estando cumprindo silenciosa e civilizadamente, uma pena política e estando cumprindo esta prisão de modo ilegal, pois ela teria que ser em regime semi-aberto e não fechado, como ocorre, nada do que está escrito na reportagem, procede, e nenhuma fonte pederia ser citada, por não ter sido consultada. Tudo foi orquestrado, para tentar mais uma vez, jogar a opinião pública, contra este líder petista preso, e tantar assassinar mais uma reputação, com este factóide.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Os poderosos  vieram na escuridão, e destruiram a única rosa do meu jardim; Depois vieram novamente às escondidas, e destruiram todas as minhas roseiras, porem jamais conseguirão impedir, a chegada da primavera.

A VEJA é uma excreçência

A VEJA é uma excreçência fascista, não existe jornalismo na VEJA . Há muito tempo,  é um folhetim maldoso a serviço da direita golpista , udenista e fascista.

O ódio que eles tem de Lula eles canalizam para José Dirceu, são oito anos  de um guerra´para aniquilar, destruir José Dirceu, ainda mais quando no Julgamento da AP 470 , não se conseguiu qualquer prova  que incriminasse Dirceu, e tiveram de condena-lo sem prova usando , de forma incorreta a "teoria domínio do fato".

Dirceu esta sendo vítima de um dos piores linchamentos da história brasileira algo medieval, obscuro de uma maldade imensurável.

Esta na hora de reagir, a esta injustiça.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

ENXUGANDO GELO

Esperneiam, relincham e trotam, furiosamente, pois percebem o que já se sabia, não conseguem prender Dirceu, pois Dirceu é sonho sonhado por muitos e sonho sonhado por muitos sempre os apavora. Assusta-os ainda mais as evidências acumuladas que o "Mentirão dificilmente se sustenta até o segundo semestre 2015 e só não desmorona antes por questões estratégicas em função da eleição de outubro.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

A VEJA é uma excreçência

A VEJA é uma excreçência fascista, não existe jornalismo na VEJA  a muito tempo,  é um folhetim maldoso a serviço da direita golpista , udenista e fascista.

O ódio que eles tem de Lula eles canalizam para José Dirceu, são oito anos  de um guerra´para aniquilar, destruir José Dirceu, ainda mais quando no Julgamento da AP 470 , não se conseguiu qualquer prova  que incriminasse Dirceu, e tiveram de condena-lo sem prova usando , de forma incorreta a "teoria domínio do fato".

Dirceu esta sendo vítima de um dos piores linchamentos da história brasileira algo medieval, obscuro de uma maldade imensurável

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Adamastor Xexéu
Adamastor Xexéu

A mídia criminosa...O perigo

A mídia criminosa...O perigo que ela representa, hoje, está sendo latgamente ignorado...

Depois da terra arrasada, não há muito o que fazer...

Em 2003 tivemos Lula, um cenário mundial favorável e muita sorte...E agora?

O que estes escroques não conseguem ou não querem entender é que as pessoas que nada tinham e que hoje fazem churraco nos finaisd de semana, andam de carro e moram em casas de alveraria, não vão voltar para a sarjeta obedientemente e de cabeça baixa como carneiros...Não vão!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de H Menon Jr.
H Menon Jr.

Considero ato de grande

Considero ato de grande incoerência reclamar de qualquer assunto abordado por Veja... Total e completa perda de tempo.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Maria Rita
Maria Rita

Mais do que nunca, cabe aqui

Mais do que nunca, cabe aqui um habeas corpus pela exposição desvairada e perseguição desequilibrada de um juiz ligado ao PSDB e de um ministro que deixou escapar publicamente seu plano de atacar um partido e suas lideranças. Enquanto não houver uma definição clara do que vai ser feito, esses homens devem ser protegidos pelo estado de direito. Devem aguardar em liberdade, não representam perigo para a sociedade como um Cachoeira, já condenado e flanando por aí. Ou como um Maluf, já condenado e flanando por aí. Ou como um Demóstenes que flana até pela Europa. É muita desfaçatez para tanta infâmia. 

Seu voto: Nenhum (12 votos)

Eu não sei o que esse

Eu não sei o que esse advogado (muito bem pago, presume-se) de José Dirceu faz da vida. Deus me livre de ser "defendida" por um profissional desses.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma".  Joseph Pulitzer

imagem de nilo
nilo

Concordo plenamente. A

Concordo plenamente. A passividade dos defensores - às ilegalidades e truculências desde o início do julgamento - é de espantar... Do que têm medo??? ... que estrategia é essa???... 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de maria rodrigues
maria rodrigues

Há quem ache que toda essa

Há quem ache que toda essa onda de reportagem centrando a pessoa de José dirceu, em primeiro lugar, seguindo Genoíno e Delúbio, abraça os desejos de Joaquim Barbosa em enviar Dirceu para uma penitenciária de segurança máxima. Todavia, pelo andar da carroagem, tudo pode acontecer de mal a esse senhor, inclusive ser exposto a bandidos assassinos para que aumentem na Papuda a sua angústia, levando-o ao desespero.

O que não bate é vermos que o STF condenou José Dirceu em regime semiaberto e ele prossegue em regime fechado, sempre sendo motivo de mentiras de todos os lados, sem que outros ministros façam valer seus votos, suas convicções de que José Dirceu já poderia estar em casa, trabalhando, e cumprindo sua pena como todo condenado no regime semiaberto. 

Essa perseguição terá que ter um fim, só não sabemos quando, nem como, mas a gente pode até imaginar Genoíno e Dirceu morrendo na Papuda: o primeiro, de infarto, e Dirceu, assassinado.

Seu voto: Nenhum
imagem de DUDE
DUDE

antes era o jornal!

Telefonou-me uma vendedora de revista, oferecendo-me a veja.

Há muito tempo, lá na minha infância, lembro que era comum jornais, depois de lidos, fazerem o papel de papel higiênico. Coisa daquele tempo.Sei disto, embora nunca o tenha feito, porque tinha nojo e bons hábitos higiênicos.

Se voltássemos para aquele tempo, foi o que falei à vendedora, a Veja não serveria nem para isto.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de Margonzague Sampaio
Margonzague Sampaio

Ora, a prisão de Zé Dirdeu é

Ora, a prisão de Zé Dirdeu é totalmente ilgal. Será que o seu advogado não vai impetrar um

Habeas Corpus?

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Eh,quem banca tudo isso!?:Sim,o governo "popular"!

Cruzes!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

chico da dilma

É isso aí!!

Hoje devem publicar quanto $$$ o Governo Federal gastou com publicidade neste jornaleco de 5 categoria voltado para não eleitores do PT.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Os leitores da Inveja nem

Os leitores da Inveja nem leem as páginas de propaganda do governo federal. Dinheiro jogado no lixo.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma".  Joseph Pulitzer

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.