O novo que cerca Marina pode ser o velho disfarçado, por Motta Araujo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Ref. ao post: Marina e o importador de pneus que bancou o Cessna

Vão aparecer muitas histórias de aventuras em projetos aventureiros, é só o começo.

O risco conhecido é mais seguro que o risco desconhecido, em política ou negócios.

Em política internacional a incompetência da diplomacia americana atual chefiada por um projeto aventureiro de grande magnitude (Obama) presidiu uma das grandes catástrofes que se desenrola a olha nu, a chamada PRIMAVERA ÁRABE, um enorme engano. Na Síria produziu a COMPLETA destruição do País, o nascimento de uma perigo infinitamente maior, o grupo ISIS, a desestabilização de toda a região.

Bashar al Assad era um risco conhecido e administrável, os rebeldes deram no ISIS que agora avança no Iraque.

A diplomacia da União Europeia e EUA acharam “politicamente incorreto” apoiar o ditador Assad e permitiram o surgimento dos rebeldes que supostamente democratizariam a Síria e deu numa coisa muito pior que o ocidentalizado Assad Junior.

Os estadistas do passado recente não caíam facilmente nessas armadilhas, nem sempre uma “democracia” é a solução, pode ser o desastre, para De Gaulle os maquis não eram somente heróis mas a ponta de lança do comunismo na França,

De Gaulle enxergava longe e sabia colocar riscos na balança.

O idealismo do politicamente correto é a matriz de grandes desastres porque impede a operação da “realpolitik” que não se leva por sonhos e sim por realidades.

Marina pode ser o ISIS da politica brasileira, embalada como o “novo”, pode ser o velho disfarçado..

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não creio que o povo brasileiro vá praticar esse arakiri

    Não creio que o povo brasileiro vá praticar esse arakiri, e parabéns ao AA pelo texto lúcido e,  como é o AA que escreveu isso, é uma prova de que essa farsa do novo é bem pior do que a gente possa imaginar

  2. Como sempre nosso André Araujo mostrando

    sua cultura politica e histórica, uma grande contribuição ao blog.

    Alias, na mídia corporativa desapareceram os conservadores desta estirpe. Só vingam pseudo-intelectuais ex-esquerdistas arrependidos por alguns $$$$$, com textos primários no fundo e boçais na forma.

    No caso, acrescentaria que o “velho” escondido atras da Marina é o que tem de pior do “velho”, os mais aventureiros, capazes de tudo para ganhar uns $$$$$ a mais.

    Nem tudo o que é “velho” é ruim, e nem tudo o que é “jovem” é bom.

  3. Marina é um galho que já está caindo de podre de tão velho

    O que Marina propõe de novo é que não sei, uma vez que seu programa de governo foi “extraviado” quando da queda do avião que vitimou Eduardo Campos. A politica eocnômica dela é o velho neoliberalismo, bem pior que Aécio Neves, basta ver o que pensa Eduardo Gianneti, Andre Lara Rezende e Neca do Itaú ou Itaú da Neca, tanto faz, cujas propostas faz-se dispensável expô-las neste momento. O que restaria de novo em Marina Silva? Ah sim, a participação popular através de Conselhos? Mas essa proposta é de Dilma, pq ela seria aceita pelo Congresso? Só agora, quem a propõe essa gente do conto do vigário chamada “nova política”. Melhor tratarmos do caixa 2 da Marina e cia, a ministra Carmém Lúcia já deu seu parecer

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=oMKyaPyHWDQ%5D

    Dias atrás tive a seguinte revelação de sonho: Marina sentada numa forquilha de onde saia um galho. O galho era velho. A árvore era nova mas o galho era velho, já caindo de podre, isso é bem Marina, o velho sendo vendido como novo. Que o Brasil não caia nesse conto do vigário, como bem demonstrou AA, mirem-se nas tais “primaveras” ou se não quiserem ir tão, deem uma olhada pelo menos na Espanha, Grécia, Itália, onde governos de austeridade levaram o pais ao caos.

    http://www.josecarloslima85.blogspot.com.br/

  4. “Bashar al Assad era um risco

    “Bashar al Assad era um risco conhecido e administrável”

    Assad não era absolutamente nenhum risco, a não ser para o projeto americano de dominação total do Oriente Médio (a bem da verdade, do mundo).

    E obviamente até uma criança de 5 anos sabe muito bem que nenhuma intervenção americana tem como interesse a restauração ou implantação da democracia, caso contrário não teriam como maior aliado no Oriente Médio  a pior ditadura do mundo: a Arábia Saudita. (Israel nem pode ser considerado o maior “aliado”, já que a relação entre Israel e EUA é a de metrópole-colônia, a única dúvida sendo quem é quem )

  5. Nas rodas de fazendeiros

    Nas rodas de fazendeiros (extremamente antipetista, como sabemos) já pude ouvir:

    – É! Entre o diabo e o capeta, melhor deixar como está.

  6. Não existe novo…

    …mesmo que existisse não há como saber sobre o impacto real positivo das supostas qualidades caso vitorioso. Porém isto não se aplica à Marina Selva. A candidata socialista é pré-ludita, no mundo real ela e os seguidores são a retaguarda do atraso.

     

  7. E por falar em “nova política”

    Acorda povo brasileiro, cai nessa não!! ———–

     

    O Globo diz que versões “não batem”. Não, porque o jato não foi “empréstimo”, foi crime eleitoral

     ———————— Por Fernando Britto, no Tijolaço

    novojato

    O jornal O Globo publica que as “explicações” de Marina Silva sobre a situação do jato que caiu com Eduardo Campos se contradizem com as dadas pelo PSB, em nota oficial.

    Não há nenhuma contradição: tudo, inclusive a escolha das palavras, é tortuosamente construído para não dizer a verdade: o avião foi comprado, através de depósitos fraudulentos, feitos através de empresas fantasmas, por um grupo de empresários encabeçado pelo senhor Apolo Santana Vieira, um homem acusado de contrabando.

    Nua e crua é esta a verdade e as tais “explicações” ão ser aqui desmontadas de forma muito clara.

    1. O “empréstimo”. 

    Em primeiro lugar, você empresta o que é seu. Se não é seu, não pode emprestar. O avião não era dos empresários, para que pudesse ser emprestado. Estava sendo adquirido não para o uso daqueles empresários ou de suas empresas, mas específicamente para Eduardo Campos fazer sua campanha presidencial. Tanto é que foi levado à sua aprovação, num voo de teste, em 8 de maio, de Congonhas a Uberaba.

    2- O “empréstimo” ia ser “ressarcido”

    Empréstimo não é “ressarcido” nem pago. Se é pago, é aluguel, não empréstimos. O seu senhorio não “empresta” o apartamento onde você mora nem você o “ressarce” todo mês. Ele o aluga e você paga o aluguel.

    3-Mas poderia haver “aluguel” do avião a Campos e ao PSB?

    Poderia, se a AF Andrade ou a Bandeirantes Companhia de Pneus fossem empresas de táxi aéreo, o que não são, Neste caso estariam exercendo uma atividade ilegal, para a qual não habilitadas. Empresas de táxi aéreo poderiam até doar horas de vôo ao candidato, desde que as declarassem assim, contabilizando pelo valor que têm. Mas uma empresa só pode doar serviço se este for um serviço que presta nas suas própria funções. Se for serviço de outra empresa, estará pagando e, então, não pode fazer, tem de doar o dinheiro ao candidato e ele que pague.

    4- Quem pagou três meses de despesas do avião?

    Um jato não voa centenas de horas sem custos significativos. São milhares de litros de querosene de aviação, salários, alimentação e diárias de hotel de dois pilotos, hangar, taxas aeroportuárias. Fazer cada uma estas despesas significa assumir o controle operacional do avião e, até agora, ninguem seque dignou-se a perguntar quem os pagou.

    Vejam que sequer entrei na questão das irregularidades da compra do avião, feita de maneira ardilosa e ilegal. Essa é a questão de legislação fiscal e penal.

    Trato apenas da questão sob o ponto de vista da lei eleitoral, que está sendo esbofeteada publicamente pelo PSB e por sua candidata.
    Se o Ministério Público e a Justiça Eleitoral permitirem que isso siga sem uma responsabilização, por medo “do que a mídia dirá”, porque boa parte “marinista”, será melhor revogar toda a legislação que trata de doações e de uso do poder econômico a candidatos. Qualquer um pode dar-lhes o que quiser, como quiser e deixar para passar recibo ou assinar contratos lá no final, muito depois de dados os votos do povo.

    Eu não estou sugerindo que a candidatura Marina seja cassada, que isso fique claro. Ela – e já se disse isso aqui – não tinha a obrigação de saber dos detalhes do avião conseguido por Campos e seria natural que aceitasse a sua versão. Marina é, e só depois que encampou esta farsa,cumplice na ocultação de um crime eleitoral.

    É isso o que precisa ficar claro: que há um crime eleitoral. E quem o encobre, acoberta e deixa de agir diante dele torna-se cúmplice deste embrulho que a fatalidade expôs ao Brasil

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=20571

     

  8. o novo que aparece disfarçado

    o novo que aparece disfarçado é a volta ao passado da política de desemprego, juros altos e financeirização da economia – propostas do círculo pensador da economia da candidata. marina.

    finalmente com ela teremos a santificação do dinheiro e a canonização dos financistas -o ceú dos juros será o limkte e as conequencias podem ser devastadoras  para o meu emprego e o meu salário e o inferno da exclusão social – pedintes nas ruas para que as igrejas façam as tais obras sociais que salvarão a todos eles, menos a população. .

  9. Primavera Árabe,

    Primavera Árabe, desestabilização na Venzuela, Ucrânia… Aqui no Brasil tá sendo mais fácil do que eles pensavam. Todo investimento que fizeram em décadas passadas na cooptação de parceiros (traíras) locais está dando frutos.

  10. Parabéns Araújo! Texto

    Parabéns Araújo! Texto simples e objetivo. Nós aqui no Blog estamaos batendo nesta tecja há cerca de 10 dias. Vai depender muito se a mídia corporativa vai abraçar a Marina e defenestrar Aecio ou deixar as coisas se seguirem para ver no que vai dar. No final das contas acredito que ela mesma, por si só, conseguirá morder a própria calda.

  11. Inception, ou A Origem, o que os sonhos tem de poder

    A Ivaniza colocou uma entrevista do Agabem que trás esclarecimentos sobre o poder e o efeito dos sonhos.

    Volto a lembrar que o que garante a sanidade do sonhador é o Token, sem ele, nada feito.

  12. Concordo com a analise sobre

    Concordo com a analise sobre a tragedia da politica  externa norte americana e mesmo interna baseada em fins ” politicamente corretos “

    Mas dai achar que a Marina represente um risco ao pais vai um distancia.

    No meu ver um risco as instituiçoes e aos interesses estrategicos brasileiros é a permanencia do PT no poder.

    Não defendem nossos interesses comerciais junto ao Mercosul, a Venezuela esta se desmanchando e esses imbecis sempre falaram que tava tudo bem la e o unico problema da venezuela era ter ” Excesso de Democracia “

    A Bolivia nos desrespeitou nao concendendo salvo conduto para saida do embaixador, transformando nossa embaixada em uma prisão com o aval criminoso do governo Brasileiro

    A Argentina nosso principal mercado ja tem a China como principal fornecedor deles, segundo informe recente.

    Um governo que da mostrar de flertar irresponsavelmente com uma tal de democracia direta que na verdade só serve para fins totalitarios.

    Para nao falar do financiamento do estado Cubano atraves dos + médicos.

    Oras depois de 8 anos de lula e 2 de Dilma é que descobriram que a saude estava tao ruim a ponto de necessitar trazer 10 000 médicos cubanos? rsrsrsr

    Não vejo risco nenhum na candidatura da Marina que seja maior que os riscos que este pais esta correndo nas maos de um governo que se mostra cada vez mais populista, alienado em relaçao aos interesses de fato do Brasil.

    O caminho trilhado pelos paises que esses tolos tanto elogiaram e elogiavam nos idos de 2008 é o caminho que todo pais que adotou a receita boçal da esquerda trilhou ou seja, ruina total.

    São os fatos , mas nao aprendem nunca…rs

  13. Real Politik é isso aí

    Uma das inferências do texto é que o PT, caso perca as eleições, deve dar um golpe de estado e manter-se no poder.

    E inúmeros comentaristas batendo palmas.

    Gostam da democracia quando ganham e apelam para a Real Politik quando perdem.

    Que Marina Silva é um risco, todos sabemos. Que Collor foi um risco que se converteu em desastre, também sabemos.

    Aliás, todos compramos esses riscos quando apoiamos as diretas em 84 e escolhemos o presidencialismo no plebiscito. No último caso,

    A democracia passa por isso, aceitarmos os riscos de sermos vencidos e respeitarmos o vencedor.

     

    1. Sério que você deduziu que o

      Sério que você deduziu que o A A está sugerindo que o PT execute um golpe de estado para se manter no poder?

      1. Extraído do Texto

        Como bom texto político, o texto não sugere, só deixa implícito que isto é uma saída possível:

        “Os estadistas do passado recente não caíam facilmente nessas armadilhas, nem sempre uma “democracia” é a solução, pode ser o desastre, …”

      1. Irresponsável????

        Vc sabe o que é inferência???

        Essa minha interpretação do que seria a ação mais adequada para o PT, SEGUNDO AS PREMISSAS DO TEXTO. Não é minha opinião, ou opinião do TP, pelo qual obviamente eu não falo, é simplesmente MINHA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

        “Os estadistas do passado recente não caíam facilmente nessas armadilhas, nem sempre uma “democracia” é a solução, pode ser o desastre, …”

        1.   Pelamor, Alvim, nesse

            Pelamor, Alvim, nesse trecho o AA estava claramente fazendo referência à Síria.

            Se for pra pinçar qualquer trecho para fazer “inferências” sem pé nem cabeça, escolho este aqui: “Bashar al Assad era um risco conhecido e administrável”

            INFERÊNCIA: nesse trecho pode-se entender claramente que o AA apoia Bashar al Assad para presidente do Brasil, por representar um risco conhecido.

  14. No dia que Marina tomar posse

    No dia que Marina tomar posse tem na mão todo congresso e inclusive diversos petistas.

    O país tem instituições fortes sobreviveu a 12 anos de petismo vai sobreviver a quatro anos de Marina.

    Lula era uma incógnita também, Dilma era da mesma forma, nunca tinha sido eleita para nada.

    Dificilmente Marina fará um governo pior que o do PT.

    1. Pode ser, só espero que não

      Pode ser, só espero que não chegue a ser pior do que o do FHC, porque se quebrar o país mais 3 vezes, vai ser muito difícil a recuperação depois quando o PT voltasse.

    2. Aliança Liberal revela-se um

      Aliança Liberal revela-se um tremendo “marinista”. Ou seria os “marinistas” revelam-se uns tremendos alianças liberais? Mas não porque esse comentarista da cota de trolls (do bem) do Nassif vá votar na Osmarina (sei que ele é fiel ao PSDB), mas porque o discurso de ambos é igualzinho.

      Quando o Aliança fala que dificilmente “vá fazer governo pior que o do PT’ é parecidíssimo com a Osmarina falando farei um governo ‘dos bons dos dois lados”.

      Não existe um “governo pior” sem o “pior, para quem?” Para os que ganham com a concentração de renda, com ou sem desenvolvimento, o governo do PT foi pior. Do que o do FHC, do Collor e etc. Ainda para estes, o governo do PT continuará sendo pior que o da Osmarina. Que evidentemente se eleita não fará um governo com “os bons dos dois lados”. Simplesmente porque não existe “o bom” sem o “bom para quem?” O bom para um Aliança é ruim para um Diogo e vice-versa

      1. Na falta de um partido de

        Na falta de um partido de direita a opção é pelo menos ruim, Aécio, Marina.

        O que importa é tirar o PT do poder da mesma forma que era derrotar o nazismo.

         

  15. Pode ser não, é o velho nem

    Pode ser não, é o velho nem tão disfarçado assim, só não ve quem não quer; candidato financiado por banqueiros não pode dar boa coisa, esses só querem saber de uma coisa: o bc independente, de quem? do povo e submisso aos financistas, alias mais submisso do que já é.

  16. Procura-se por um José Alencar

    Prezados,

    Lula, do PT, tinha José Alencar capitaneando o “PSD” de então, assim como o original, que era meio ambivalente, mas sempre apoiava o PTB de Getúlio e Jango, num papel semelhante ao que hoje o PMDB desempenha. Assim temos: na época de Gegê e Jango, PTB+PSD venciam UDN e nanicos. Com Lula, PT+Industriais brasileiros+pequenos partidos venciam a atual UDN (PSDB-DEM). Como estamos com Dilma? A perna PSDista está manca! Cadê a indústria brasileira apoiando Dilma?? M. Temer não representa o industrial! Até quando os empresários da economia de verdade (não a financista), tanto da Indústria como do Comércio, irão se omitir? Tem que ter um maior engajamento de lideranças como a Dona Luiza Trajano (Comércio) e alguém (quem???) do lado da Indústria, aliando-se à Dilma! Têm que aparecer, dar a “cara a tapa”, fazer manifesto de apoio à candidatura Dilma! Eles precisam ser convencidos a atuar, pois os outros dois candidatos, já está claro, apoiarão a economia financista, pois têm André Lara Resende e Gianetti (Marina) e Armínio Fraga (Aécio) à frente de suas equipes econômicas. Precisamos de um novo José Alencar, lutando por juros baixos (quase venceu no início do gov Dilma, mas o bombardeamento sobre inflação da mídia financista venceu), lutando pelo mercado interno e lutando contra os banqueiros das altas taxas de juros. Industriais, Uni-vos!!!

  17.   Em resumo: o “novo” de

      Em resumo: o “novo” de Marina é uma política Benjamin Button, já nasce velha.

      Mas depois não melhora.

  18. Um eventual governo Aécio é

    Um eventual governo Aécio é mais fácil para o PT e para a oposição pq é um risco mais administrável, por ter um programa de governo (privatizações, arrocho salarial, etc.) já bastante conhecido e a estratégia para se manter no poder (mídia e empresários) também já bem clara. Ou seja, um inimigo “atacável”. Já a Marina… o que passa pela cabeça dessa mulher?

  19. O conceito da “realpolitik” é

    O conceito da “realpolitik” é operacional e não moral,  pressupõe em cada questão uma analise de riscos e uma avaliação de custos e beneficios na ação. Seus praticantes, como Metternich e Talleyrand, raramente erraram ao operar dentro da realidade possivel no rearranjo da Europa em 1815, após o vendaval napoleonico. Amarraram tudo tão bem que a Europa conheceu um século de paz e prosperidade.

    Uma avaliação de Marina dentro desse conceito indica que:

    1.Seu grupo politico é de ultima hora, não é sedimentado pela experiencia e confiança mutua, alem de ser muito pequeno, é mais um ajuntamento de oportunistas do que nucleo politico sólido. O vice provavelmente ela nunca tinha vista antes, outros são macacos velhos da velha politica, não trazem ou fazem nada de novo na vida.

     

    2.Sua opção econommica é desconhecida ou inconsistente. Banco central independente faz parte de um conjunto completo de ideias, só faz sentido para atingir objetivos definidos, tais quais o Federal Reserve System que tem nos seus estatutos que a independencia visa à ESTABILIDADE MONETARIA e MAXIMO EMPREGO, a independencia é para conseguir um resultado, a prosperidade geral de uma economia que cresce e distribue renda. Marina quer isso?

    Máximo emprego exige crescimento, investimentos em infra estrutura, clima positivo para investir, Marina não fala nada sobre isso, só sobre banco central independente mas para que? Se for independente para garantir os banqueiros

    qual a vantagem para o Pais?

    3.A trajetoria politica de Marina é anti-crescimento, prioriza valores especiais, cujo conjunto é conhecido como SUSTENTABILIDADE, que no geral é uma filosofia anti-petroleo, anti-usina hidroeletrica, anti-agronegocio. No conjunto são ideias anti-establishment, desviacionistas em relação a um projeto desenvolvimentista que é aplicado hoje na Russia, na China e na India. A sistentabilidade serve a economias maduras e que atingiram niveis de plena satisfação social, como Noruega, Suecia, Holanda, Alemanha. Não serve nem aos EUA, cuja politica energetica hoje baseada no xisto é completamente anti-sustentabilidade e que tem ainda parte da população fora da zona de satisfação.

    Marina abdicou desse conjunto de ideias e agora é desenvolvimentista? Não pode ser as duas coisas ao mesmo tempo. Ou ela é pro-crescimento, mesmo que não consiga atingi-lo ou é pro-valores ecologicos no qual ele se fez.

    Se ele prega crescimento está negando seu credo anterior, são duas visões de mundo, dificeis de auto ajuste.

    Se ela prega anti-desenvolvimentismo não atende aos interesses da parte majoritaria da população brasileira que não esta satisfeita com seu nivel de vida e só pode melhora-lo se a economia crescer, a economia brasileira ainda não atingiu seu ponto de maturação, tem muito espaço para crescer e precisa crescer, tem 25 milhões de jovens que precisam urgente de emprego e isso só se cria com crescimento da economia.

    Algo me diz que ela NÃO vai se definir nesses ojetivos, então vai se vender como “serve para tudo”, uma geleia que toma qualquer formato que se queira. É a rota do desastre, não pode atender a todos simultaneamente, o seu grupo

    não precisa de crescimento, para Neca Setubal já está muito bom assim, crescer para que?

    1. Perfeito AA, com esse

      Perfeito AA, com esse complemento, seu post ficou melhor ainda. Uma coisa é discordar de voce ideologicamente, principlament em relação a política externa. Outra coisa é reconhecer sua seriedade de analise, com fundamento e lucidez. Nada de “sonhatismo”.

      Coisa que só velhos como nós (eu um pouco menos, acho) para ver quando o novo não passa de velho com maquiagem. Como diria Nelson Rodrigues quando pediram conselhos para a juventude: “Envelheçam”

    2. Araújo, Metternich não era

      Araújo, Metternich não era praticante da “realpolitik”, ele era um conservador ideológico, defensor da legitimidade monárquica, do direito divino, vide a Santa Aliança.

      Nos mais, concordo com suas ponderações sobre a Marina, só ressalto que de nada adianta definir metas de estabilidade do emprego para um Bacen independente, que será tocado pelos urubus do mercado financeiro, sem qualquer consideração pelos interesses do país.

      1. Me referi a Metternich como

        Me referi a Metternich como “praticante” da realpolitik, conceito que lhe é posterior mas a pratica sempre existiu.

        Exemplo classico foi no auge do poder napoleonico, algo que nada tinha de conservador e sim de contestação a antoga ordem monarquica, fazer o Imperador Napoleão, que para os conservadores era um monarca ilegitimo,  casar com  Marie Louise, filha do Imperador da Austria, nada mais “realpolitk” do que esse casamento de pura conveniencia pratica atravessando todas as barreiras do legitimismo, portanto Metternicj podia ser um conservador mas pratica o mais puro

        realismo politico que até hoje parece amoral, fazer o monarca austriaco ceder a filha para o aventureiro francês.

    3. Um reparo

      A amarração que o Metternich e o Talleyrand fizeram pode ter sido boa, mas não a ponto de impedir a guerra de 1870 entre França e Alemanha.

      Entre 1815 e 1914 houve mais de um conflito, talvez não tanto quanto antes, mas com certeza não se trata de um século de paz.

  20. Considerando que o Estado

    Considerando que o Estado Islâmico/ISIS/ISIL é atacado e visto como ameaça por EUA, Irã, Turquia, Curdos, Assad, Hezbollah e outros que dificilmente concordariam em diversos assuntos, faz sentido a comparação quando se percebe fenômeno parecido quanto à Marina, que atraí a crítica de Nassif, Paulo Moreira Leite, AA, Tio Rei, editoriais de grandes jornais, partidos tradicionais antagônicos entre si mas que não fingem não serem partidos, etc.

  21. o velho revestido de novo

    o velho revestido de novo agora certamente como farsa proposto por marina silva, que seria a nova sacerdotisa do sagrado,  é perigosíssímo para o aperfeiçoamento da democracia brasileira.

    a sacerdotisa travestida em secular se metamorfoseia no tecnocrata.

    e os tecnocratas consorciados a ela todos sabem são o que são.

    representantes da financeirização da economia, do desemprego e da baixa dos salários, entre outras possibilidades talvez menos evidentes que prjudicariam não só os trabalhadores mas todas  a soociedade brasileira.

    seria o retorno ao caos da quebra do país por tres vezes na era fernandenriquista.

    com marina, talvez os sindicatos e os movimentos sociais se distanciem das lutas tão renhidas dos últimos tempos de nossa história, impedidas se este governo marinês vencer as eleições, o que espero sinceramente que não ocorra, porque dilma tem mmuito de concreto para reverter o dito tsumani que, para mimm,  tb pode ser mais uma farsa da direita brasileira enfiada goela  abaixo para digerirmos o inconcebível racionalmente.

    marina pode acentuar a transferencia da noção de sagrado para as instituições mantendo o essencial do sagrado, como diria o filósofo giorgio agambem

    ela joga as coisas  da política e da economia do comum para a sagrada esfera do inatingível pelos comuns dos mortais.  

    e quem senão eles – os sacerdotres economicos e mercadológicos de marina – resolveriam tudo,

    agora com um acento sacrossanto impregnado com um rwealidade que eles inventarão e manipularão? 

    seria o aparato da sacralidade teológica impregnando o estado e distanciando-o  da realidade, impossibilitando a participação social.  

    essa sacralização do real é o fim da picada para a sociedade que quer participar e aprofundar concretamente a democracia.

    a participação é remetida ao celestial e que deus nos salve  todos.

    sacralizam-se o mercado  – deus é o dinheiro –,

    as leis- barbosão adoraria estar num governo marina, agora investido de leis próprias como domínios do fato e congeneres para deitar e rolar em suas aberrações jurídicas.

    e a democracia real vai pras cucuias, cumpadi? 

    weber já falou sobre a importancia puritana no “aperfeiçoamento do capitalismo” nos eua. ascese, eficiencia produtiva

    para a obtenção  de um máimoo de lucros.  

    é a sagração do tea party e de todas primaveras desencantadas e fundamentalistas que criam caos pelo mundo.

    é a tal da escatologia dominando o mundo.

    além  de significar de  fim do mundo significa  tb tratado sobre excrementos.  

    é a economia divina assumiondo o poder.

    é a teodiceia – justiça divina – baixando o meu salário e me deixando sem emprego.

    a teologia economica se encarregará de aumentr os juros estratosfericamente.

    alér de falar, o mercado vai rezar, mas não é uma oração divina, é uma reza ao neonlioberalismo agora sacralizado.

    como diria um linguista, marina deslocaria  o significanrte e o signo sem mudar o sginificado para mistificar  a coitada da patuleia, mas no  fim muitos significados mudarão, claro.

    derrida certamente suferiria deconstruir esse modelo sacralizante através da dialética. do real. 

    prefiro que o anjo benjaminiano, olhando o passado de ruínas fernandenriquista, voe ao futuro com a dilma e as mutações do governo trabalhista dos últimos doze anos, para que o pode possa permmanecer pelo menos um ppouco mais próximo do povo, tornando poder mais próximo da população, ao invés de remtê-lo ddefinitivamente aos céus.

    . o povo tem de agir e não esperar que tudo caia dos ceús.

    senão só a sacerdotisa (feminino homo sacer) e seus sacerdores – os burocratas neoliberalizantes –  manipularão como sempre manipularam o mercado agora sacralizado institucionalmente.

    e o povo cada vez mais distante disso tudo –

    pois os operadores de mercado operarão o velho golpe do tripé economico neonliberal, agora de forma consagrada nos espaços celestiais com juros siderais.

    como diz agambem, o tecnocrata é  a forma secular do  sacerdote(isa).o técnico enfim abençoado principalmente pela grande mídia golpista. somos comuns, não teremos acesso a quase nada, eles especiais, manipulando as estrutras de governo. 

    todos já sabem que isso está sendo feito  progressivamente na europa, onde o desemprego é extraordinariamente alto e cada vez mais o bem estar social conquistado a duras penas está sendo eliminado.

    os bancos centrais europeus são  blindados contra interferencias políticas da sociedade.

    decidem tecnicmente um problema que é essencilamewnte político.

    imagine os nossos tecnocratas neonliberais decidindo a noss vida num banco central que eles querem independentes – para eles manipularem tudo, claro.

    como já fazem o banco mundial, o fmi e a omc, onde predominam a força militar dos eua.

    é a transcendencia dos  mísseis fundamentalistas sobre nossas cabeças.

    a nós resta agir e lura, desconstuir  e retirar os mercadores dos templos – aliás, paradoxalmente até parece jesus cristo. o fez e foi criminalizado e crucificado.

    talvezx agora dissesse:

    DESMASCARAI OS TRECNOCRATAS FALSAMENTE CONSAGRADOS!. 

    eu digo:

    não ponham a mão

    no meu violão! 

     

     

    .  

     

     

     

     

     

     

     

     

  22. Filme recente. …
    O fenômeno Marina tá parecendo com a escolha do Felipao para técnico da seleção: Era o cara certo para conduzir os destinos da esquadra em nome da corrupta CBF. …Deu no que deu….Marina é a pessoa ideal para tirar “esta raça” do poder em prol dos ambidestros. ..Vai dar em m…….se não abortarem a brincadeira de roleta-russa…..Se vai!!

  23. O risco foi outro!

    Esse risco descrito pelo Motta no Brasil para mim foi a diplomacia terceiro-mundista do PT, que fez o Brasil se alinhar a parceiros errados e perder muito mercado, virando um anão comercial (embora não depender apenas dos States fosse um  bom motivo inicial). 

    O resto é orégano….

    1. Responda-me quando fazer

      Responda-me quando fazer parceria com as maiores economias do mundo é algo errado? A ideologia vem na frente primeiro né? O Brasil tem China e USA como maiores parceiros mas tem gente que prefere focar no Mercosul para dizer que está tudo errado.

  24. Até Motta

    Até Motta Araújo…

    …percebe que Marina é cavalo de tróia dos americanos. Isso mostra o quão reacionários e iurresponsáveis são figurinhas como Gunter.

  25. O Motta sempre coerente

    Tenho que dar as mãos à palmatória! Esse Motta Araújo, apesar de ser às vezes um chato, indigesto, tucano de carteirinha e um “direitona” assumido, pelo menos tem grandes predicados: é coerente, não é hipócrita e além disso é muito inteligente. Esse texto e o complemento em um dos posts seguintes, realmente são claríssimos e verdadeiros. Não sei a sua opinião Motta, mas cada dia que passa mais acredito que esse acidente do Eduardo Campos foi planejado pela CIA do Obama, aliás, do Obama não, do Governo Estadunidense das Sombras. Aliás, a grande maioria das coisas que a CIA faz, nem o presidente americano fica sabendo, mas o The Shadows’ Government com certeza sim.

  26. Muito lucida sua anláse Motta

    Muito lucida sua anláse Motta Araújo. Acho que já há material suficiente para criar uma coleção de textos com o título “Eu avsei!”. O que chama a atenção é como Marina quer “retomar o crescimento” já que o mundo não está importando no mesmo ritmo que antes? Ela vai chegar pro pessoal e dizer: “gente, paz e amor, é preciso que vocês voltem a comprar do Brasil no mesmo ritmo de antes”. Será que ela vem não só como presidente do Brasil, mas como especie de embaixadora mundial para os de boa vontade?

    Chega ser trágico escutar e ler pessoas dizendo que vão votar em MArina porque querem mais educação e ao mesmo tempo lerem que o Pograma dela é totalmente avesso aos gastos do Governo. A maior prova de que é preciso longo caminho para o Brasil. Definitivamente NÃO são apenas os “malvados” políticos o mal do Brasil…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador