Marina e o importador de pneus que bancou o Cessna

O grande momento de Marina Silva, quando Ministra do Meio Ambiente, foi sua ida à OMC (Organização Mundial do Comércio) para defender o direito do Brasil de proibir a importação de pneus usados.

Convenceu a OMC e atuou firmemente para impedir o avanço de uma lei autorizando as importações.

Em seguida, Marina encaminhou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um ofício com seis linhas, solicitando divulgação da moção nº 82 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) contrária à importação de pneus.

Com a medida, Marina fechou a fábrica BS Colway, do Paraná, montada para reciclar pneus da Europa. E desempregou mais de mil funcionários

O caso do Cessna

Investigações da Polícia Federal apontam Apolo Santana Vieira, dono da empresa Bandeirantes Companhia de Pneus Ltda, como proprietário do avião Cessna que caiu com o candidato Eduardo Campos a bordo.

A empresa é importadora de pneus através do porto de Suape e responde por sonegação calculada em cerca de R$ 100 milhões.

Começou a operar em 2006, quando o então governador Mendonça Filho assinou um decreto autorizando a empresa a importar até 4 mil pneus para veículos e máquinas industriais, 4 mil unidades para máquinas agrícolas ou florestais e até 5 mil para veículos diversos.

Assumindo o governo, Eduardo Campos tirou os limites de importação permitindo a notável expansão da companhia. E o avião transportou a comitiva de Campos, incluindo Marina, até o dia da queda.

Protegida do então governador do Paraná Roberto Requião, a BS Colway importava pneus seminovos da Europa e Estados Unidos. Alegava que, por ter uma armação superior aos pneus fabricados no país, o pneu remodelado teria condições de competir com os novos. Era mais barato e, segundo a empresa, durava o dobro do tempo dos pneus nacionais. Também tinha garantia de fábrica maior.

Na época, repórteres que visitaram a fábrica em Piraquara na grande Curitiba, diziam-se impressionados com as máquinas e a tecnologia empregada.

Os funcionários eram treinados com cursos ate no exterior. Recebiam participação no lucro da empresa e tinham direito a moradia num bairro arborizado construído especialmente para as eles.

Há uma lei que obriga as fabricantes de pneus a darem uma destinação para os pneus usados. A lei é desrepeitada por todas as marcas. O próprio Ibama, na gestão Marina, aplicou multas pesadas às multinacionais de pneus instaladas no país, por desrespeito à lei.

A empresa tinha um acordo com o governo do Paraná, para retirar do mercado todos os pneus usados misturando a borracha com o asfalto utilizado nas estradas e ruas do estado.

Detinha na época 3% do mercado brasileiro de pneus do país, mas já incomodava as grandes multinacionais.  

Com o fechamento da BS Colway os trabalhadores perderam seus empregos.

Luis Nassif

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “A empresa tinha um acordo

    “A empresa tinha um acordo com o governo do Paraná, para retirar do mercado todos os pneus usados misturando a borracha com o asfalto utilizado nas estradas e ruas do estado.

    Detinha na época 3% do mercado brasileiro de pneus do país, mas já incomodava as grandes multinacionais”:

    Como eh que eu ja sabia logo dos primeiros paragrafos?

    COMO eh que eu ja sabia que essa compania era CEM POR CENTO BRASILEIRA?

    Viram como funciona a infiltracao, gente?

    Eh so aliciar os ignorantes pro seu lado. Depois, dominar o mercado inteiro.

  2. Marina vai vender a alma ao diabo. . .

    Marina vai vender a alma ao diabo para chegar à presidência da república. Já está dizendo que é a favor dos transgênicos. Defensora do meio ambiente, dos indígenas e dos ribeirinhos, agora ela quer o apoio dos maiores inimigos das florestas e desses povos, os grandes fazendeiros.

    1. Marina vai vender a alma ao

      Marina vai vender a alma ao diabo para chegar à presidência da república.

       

      Óbvio que vai. Mas o diabo já avisou que não pagará nem um centavo a mais do que pagou pela de Lula.

      1. O diabo te manda avisar que

        O diabo te manda avisar que nao tinha dinheiro o bastante pra comprar a alma de Lula.

        Eu trabalho na compania de credito do diabo e sei disso em primeira mao.

        1. kkkkkk. Muito boa. Eu também

          kkkkkk. Muito boa. Eu também conversei com o Diabo e ele sempre reclama do Sapo barbudo usando os mesmo argumentos de alguns como : bebum, apedeuta, etc. Coincidência?

  3. Viram como funciona o

    Viram como funciona o ambientalismo de shopping center no Brasil?

    Você utiliza um detalhe ou um argumento burocrático para destruir uma empresa ecologicamente responsável, bota todos os empregados na rua para beneficiar outra empresa.

    Ganha benefícios, espaćo na TV, se promove e vira candidato à presidência.

    E depois ainda acusa o PT de aparelhamento da máquina publica (claro, qualquer acusaćão verdadeira ou falsa contra o PT encontra eco estrondoso na midia). Enquanto isso ninguém pergunta de aeroporto, cocaína, fraude na compra de jatinho, sonegador de impostos financiando candidato…

    1. Isso que venho percebendo nos

      Isso que venho percebendo nos defensores de Marina. Eles sempre criticam os petistas de relativizarem e tentarem defender o impossive. Ora, não fazem outra coisa senão defnderem os seus também, o que não é errado pois cada um apoia quem bem entender. Mas ficar achando que pode ser pedra e jamais vidraça é demais.

  4. Em uma assembleia qualquer no

    Em uma assembleia qualquer no Brasil, para eleger:

    UM REPRESENTANTE DE TURMA:

    – Qual é a sua proposta para a nossa turma?

    – Uma nova representatividade.

    – Mas e o álbum de fotos, as feiras de ciências, as festas, excursões, viagens?

    – A nova representatividade é uma alternativa à velha polarização.

    UM CURADOR DE FESTIVAL LITERÁRIO:

    – Qual é a sua proposta para o nosso festival?

    – Uma nova curadoria.

    – Mas e os escritores convidados, as tendas temáticas, as mesas de debate, os patrocinadores?

    – A nova curadoria é uma alternativa à velha polarização.

    UM SÍNDICO DE PRÉDIO:

    – Qual é a sua proposta para o nosso prédio?

    – Um novo “sindiquismo”.

    – Mas e o vazamento de água, as despesas do condomínio, os porteiros, as vagas de garagem?

    – O novo “sindiquismo” é uma alternativa à velha polarização.

    UM LÍDER DE TORCIDA ORGANIZADA:

    – Qual é a sua proposta para a nossa torcida?

    – Uma nova liderança.

    – Mas e as bandeiras, os gritos de guerra, os ingressos gratuitos, as passagens para os jogos fora de casa?

    – A nova liderança é uma alternativa à velha polarização.

    UM(A) PRESIDENTE DA REPÚBLICA:

    – Qual é a sua proposta para o nosso país?

    – Uma nova política.

    – Mas e a segurança pública, a educação, a saúde, o transporte, a pobreza, os impostos?

    – A nova política é uma alternativa à velha polarização.

    *****

    Parece caricato, mas… é Marina Silva. A caricatura em pessoa da Messias brasileira.

    (Felipe M. Brasil)

  5. 25/06/2009
     
     
    Na noite de
    25/06/2009

     

     

    Na noite de ontem, o STF concluiu o julgamento da argüição de descumprimento de preceito fundamental 101 (ADPF 101) que versava sobre a importação de pneus usados. Por oito votos a um, o plenário declarou a constitucionalidade das normas em vigor no país que proíbem essa importação, acompanhando o voto da Ministra Relatora, Carmen Lúcia.

    A ação em questão foi proposta pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com dois objetivos principais: declarar a validade das Portarias da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que já proíbem a importação de pneus usados; e caçar decisões judiciais esparsas dos tribunais inferiores que permitiam a importação de pneus usados. A ADPF foi julgada parcialmente procedente para declarar válidas as portarias SECEX e CONAMA e afastar as decisões contrárias, excluindo, no entanto, as decisões com trânsito em julgado que não estejam sendo objeto de questionamento.

    O caso ganhou relevância depois que o Brasil foi chamado a um painel na Organização Mundial de Comércio (OMC) pela Comunidade Européia, questionando a proibição de importação de pneus usados. A decisão do painel foi favorável ao Brasil, considerando justo o país proibir atividade econômica lesiva ao meio ambiente, desde que, no entanto, tal proibição fosse mantida por todas as instâncias do país. Para atender a esta decisão, o Presidente ingressou com a ADPF, a fim de afastar decisões judiciais permitindo a importação de pneus usados.A decisão do STF proíbe a importação de qualquer pneu, inclusive aqueles vindos de países da América do Sul.

    Em março, na sessão que deu início ao julgamento, em nome de Conectas Direitos Humanos, Justiça Global e Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte – APROMAC, admitidas como amici curiae (clique aqui para ver o parecer das organizações), sustentou o Prof. Dr. Oscar Vilhena Vieira, Diretor Jurídico da Conectas. 

     

    Em sua fala em defesa da ação, Oscar ressaltou que o ônus pelo modelo desenvolvimentista europeu, predatório do meio ambiente por séculos, não pode recair sobre os países ainda em desenvolvimento, como o Brasil.Afirmou ainda que a Constituição é clara ao dispor sobre a prevalência do meio ambiente à atividade econômica, sendo ainda “inovadora ao dispor sobre a essencialidade da proteção ao meio ambiente, enquanto um pacto intergeracional, para que as futuras gerações no Brasil possam usufruir dos mesmos direitos que hoje nos são garantidos”. Clique aqui para ver o vídeo da sustentação oral e mais informações sobre a ação

    1.  Agora entendi alguns

       Agora entendi alguns pontos.

       Existiam resoluções que proibiam a importação e decisões de tribunais que liberavam. O STF manteve as proibições, caçoi decisões em contrário, exceto as que, com trânsito julgado, não estavam sendo questionadas.

       Onde se encaixa nesse enrosco a empresa pernambucana que, tudo indica, não encerrou suas atividades?

      1. Parece que essa

        Parece que essa tal Bandeirantes merece uma atenção especial. Segundo o Tijolaço, a empresa, agora com sede na Paraíba, foi beneficiária de incentivos fiscais no governo Campos e era proprietáriia do outro avião (um Learjet) utilizado por ele antes da aquisição do Cesna.

        Apesar das resoluções que proibiam a importação de pneus, definitivamente sacramentadas pelo STF em 2009, ela continuava (e continua) operando livremente nesse ramo.

      2. Pelo que entendi a

        Pelo que entendi a pernambucan não exportava pneus usados, mas novos. A questão era que a filial en mandava era do mesmo que recebia aqui e lá se declarava preços muitos abaixo do mercado internacional, quando tal prática visa fraudar o fisco nacional.

    1. Tem uma pequena grande

      Tem uma pequena grande diferença. Dilma pede para que não se demonize a política, marina surfa nessa onda de vestal como se pairasse acima do bem e do mal. É bem pior para as expectativas.

    1. Só país de 3° mundo vende

      Só país de 3° mundo vende pneu recauchutagem como novo.

      Eles compram o lixo europeu e japonês e revendem o lixo para os brasileiros desgraçados como algo novo e maravilhoso.

    1. Em outras palavras, tem

      Em outras palavras, tem dinheiro “estrangeiro” laranja nela.

      Caiu no lugar agora?

      Brasileiros exportadores de dinheiro estao atraz dessa “compania”.

      O Brasil legalizou todas elas, sabe como eh…  eh so gigolar politicos de direita.  Facil, ne?

    2. Pneus usados

      Nassif ta defendendo a recauchutagem de pneus? Trabalhei no setor automobilístico por 10 anos e nunca vi nada de pior qualidade do que os referidos pneus Bs. Os jornalistas que foram visitar a fábrica teve as despesas custeadas por quem? Tráfico de drogas também gera empregos. 

  6. Dúvidas:.
    Uma moção desse

    Dúvidas:.

    Uma moção desse conselho, mesmo que divulgada pelo Senado Federal, pode determinar o fechamento de uma empresa?  Em caso positivo, pq a medida (resokução do Senado?) não atingiu a empresa pernambucana, aberta no mesmo ano da moção 82 e que teve no governo Campos os limites de importação retirados? A empresa paranaense foi a única atingida?

      

  7. Não entendo porque tem tanto

    Não entendo porque tem tanto petista incomodado com a Marina.

    Ela foi a “Providência Divina” na atual campanha eleitoral.

    O efeito Marina ajudará a Dilma vencer já no primeiro turno e transformará o PSDB em um DEM-2.

    Quem tem “bons ouvidos” já deve ter percebido que essa história da Marina vencer as eleições é algo simplesmente impensável.

    Conversando hoje com amigos que moram em uma rica cidade do interior do Paraná, reduto 99% tucano e conservador, os relatos são de que o “povo”  de lá , (maior parte formada por produtores rurais), considera a Marina mais “comunista e perigosa” do que a Dilma . 

    Quem tiver dúvida é só ler os blogueiros da bíblia dos reaças (a Veja). Estão com medo.

    Fora ainda essa história escabrosa do avião sem dono e da entrevista ao JN.

    Na minha opinião, bom mesmo é torcer para Marina continuar se segurando nos 20% até bem próximo das eleições (o que vai ser bastante difícil), pois assim ela ajudaria a minguar os votos dos tucanos.

    O melhor que o PT tem a fazer agora é não fazer nada. Deixa rolar.

    O PIG (Via Josias de Souza, do UOL) já tenta colocar a Dilma fazendo “terrorismo” contra a Marina. Isso é que o PIG deseja, criar um atrito entre Dilma e Marina para tentar salvar o Aécio.

    Que o PT entenda o momento. Agora é hora de fazer sangrar a candidatura do PSDB. Nada mais.

     

    1. nao entendo porque tem tanto.

      Marco.Vai dizer tanto com tao poucas letras,somente silencio de mineiro é mais eloquente  aqui em minas onde sofremos de pre-cautela.Decoraram todas as respostas e de repente mudaram todas as perguntas.Por exemplo,voce sabia que Deus é brasileiro e vota no PT? torce e vibra com o LULA.

  8. Datas, e uma pergunta

    Datas: Marina esteve na OMC em julho de 2006. Seu “discurso dos pneus” foi na abertura da reunião do órgão, no dia 5 desse mês. A moção 82 do CONAMA foi de 9 de outubro, 3 meses e 4 dias depois. Mesmo ano portanto em que começa a operar a importadora dona do Cessna.

    Pergunta: como é que a fábrica do Paraná é fechada e a importadoda de PE prospera? Mistérios brasileiros?

    1. Amigo, a Bandeirantes importa

      Amigo, a Bandeirantes importa pneus novos, como outras dezenas de empresas. A BS-Colway importava pneu usado, lixo que os europeus não queriam mais. Remoldava e vendia como novos no Brasil

      Importar pneus usados é proíbido no Brasil desde 1991, a BS-Colway e outras o faziam usando liminares judiciais.

      1. Eu não entendo do assunto,

        Eu não entendo do assunto, mas o texto do Nassif diz o contrário do seu.

        Agora fiquei na dúvida. O material da Colway era bom ou ruim?

  9. Marina queria um partido novo

    Marina queria um partido novo para uma nova forma de fazer politica,  seria o modo sonhático de ser, não conseguiu a legenda e fez o pacto com o Eduardo Campos para continuar no páreo ao abrigo do PSB até conseguir tranfomar o sonhático em realidadinhático, agora que alçou vôo sozinha vemos que existem muitos pactos não revelados no caminho para transformar o sonhático em realidadinhático, e a cada pacto que vem a tona vamos verificando que a “nova maneira de fazer politica” fica mais parecida com a velha, e assim a rede vai envelhecendo politicamente antes mesmo de se tornar um partido de fato, quando finalmente nascer já vai ser um partido tão velho quanto os que idealisticamente prometia substituir mostrando que na verdade nunca passou de um projeto de poder tão vazio quanto a sua mentora.

    1. Joaquim Barbosa tambem foi um

      Joaquim Barbosa tambem foi um Ministro do Supremo fora do padrão antigo, inovador, tem com Marina o mesmo ninho, são frutos do PT.

      1. Monumento , monumento…

        Monumento , monumento… Deus, para quem acredita,  sabe que o PT tem suas culpas mas fazer essa ilação é o tipo de sofisma que vossa monumência tipicamente execita nesse blog, em primeiro lugar Marina tem tanto a ver com o Joaquim quanto você com o Risadinha (rs rs), os dois são “frutos” desse blog mas as afinidades param por aí, e ninguem pode culpar a internet ou mesmo o Nassif pelos dois serem o que são, Joaquim foi uma escolha do Lula, “culpa dele”, porém, apesar do que alguns cabeças de bagre defendem, o presidente esta longe de ser um ditador, portanto o Joaquim teve alguem para soprar seu nome no ouvido do Lula que certamente submeteu seu nome a aprovação de seus conselheiros, aí a “culpa” se dilui na cupula, mas temos que levar em consideração a sabatina no senado, então “culpa” se torna supra partidária, mas quem imaginaria que o Joaquim era, este sim, um projeto incubado de ditador? Nesse caso a “culpa” passa a ser do imponderavel ou então daquele bichinho que segundo reza a lenda habita as cercanias do planalto central e é chamado de mosca azul, quando ele pica a pessoa ela fica totalmente transtornada e passa a agir de forma tresloucada, e por falar de mosca azul temos a Marina Silva, politica acreana que teve sua ascenção vinculada as lutas dos povos da floresta contra a destruição de seu modo de vida e que tem como maior expoente o sindicalista Chico Mendes barbaramente assassinado pelo tipo de pessoas que você admira, mas isso é outra história. De combatente da floresta nossa heroína utilizando-se e sendo utilizada pelo PT alçou vôo federal e se tornou senadora, estava muito confortavel com a situação e gozou de todas as benesses de ser do partido que controla o governo federal chegando até a ocupar o cargo de ministra de estado, mas quando chega o último ano do governo do Lula, surpresa, Marina Silva cuja trajetória como senadora ou como ministra esta longe de ser definida como brilhante, quer por que quer concorrer a presidência, sendo uma politica de um estado literalmente periférico normalmente essa pretenção não passaria de um delírio mas aí entra em ação a principal e maior maquina partidaria já criada nessa país, o Partido da Imprensa, que tem uma carencia permanente de figuras que viabilizem um segundo turno para aí  tentar emplacar o candidato de sua coligação permanente com o PSDB, Marina é a figura perfeita para isso e tem seu nome turbinado nos levando ao quadro que hoje contemplamos.

  10. Até filha de Chico Mendes vai de Dilma

    Angela, filha de Chico Mendes: Marina é “enorme ponto de interrogação”

    publicado em 28 de agosto de 2014 às 20:30

    Angela Mendes 1

    Ângela Mendes (ambientalista), no Facebook, sugerido por Luís Carlos da Silva

    Ok… alguns amigos me pediram uma posição sobre a candidatura da Marina e a menção que ela fez ao meu pai como sendo ele da “elite”.

    Vamos lá: eu respeito e admiro muito a Marina pela sua trajetória de vida, pelo esforço pessoal com que venceu todas as dificuldades impostas a ela, como o analfabetismo, doenças e toda espécie de discriminação; até pelo modo com que consegue envolver a todos com seu discurso ecologicamente correto e bem acabado.

    Mas, pra mim isso não basta pra governar um Brasil como o de hoje; tenho muitas dúvidas, e de todos os tipos. Marina pra mim ainda é um enorme ponto de interrogação. Pra começar: desistiu do PT (segundo ela, utopia do passado) quando poderia ter resistido como fazem hoje tantos PTistas históricos mesmo não tendo o mesmo espaço que a “elite” que tenta dominar o partido; não resistiu à pressão enquanto ministra; quem me garante que vai resistir às pressões ainda mais fortes se eleita presidente?

    Com tantas concessões feitas pela cúpula do PSB (aliás, todas as concessões possíveis) penso eu: o que será que tramam as cabeças pensantes desse partido caso consigam eleger Marina? Terá ela realmente liberdade pra governar? Não sei…  como será esse mandato em “rede”, apenas com os melhores? Quem são esses “melhores”; e quais os critérios serão utilizados pra escolha desses “melhores”? Minhas dúvidas são pra Marina; mas minhas esperanças são pra companheira Dilma. Que ela consiga, se eleita, continuar melhorando o Brasil, com uma política que tem, de fato, problemas, mas que não admite dúvidas.

    Ah, quanto ao fato do Chico ser da “elite”, considero que foi apenas uma infeliz comparação, nem precisa de todo esse mimimi.

     

    http://www.viomundo.com.br/politica/angela-filha-de-chico-mendes-marina-silva-e-um-enorme-ponto-de-interrogacao.html

     

  11. AvIão fantasma

    Nassif,

    Depois que Marina Silva resolveu ( ou foi aconselhada) a fazer o jogo da farsa montada por Marcio França, passou a ser aquilo que não era até então, parceira na trampolinagem que cerca a propriedade do avião e que se traduz em crime eleitoral.

    O PT, como sempre, faz cara de paisagem para este fato. Na hora de pegar o seu parlamentar Andre Vargas por ter andado no avião do doleiro, não pensou duas vezes, e quando aparece um avião inteiramente complicado como este utilizado pelo PSB, o partido se cala, é posição tão inacreditável quanto a do MP e PF, que devem estar entendendo este avião inteiramente “nó cego” como algo perfeitamente normal.

    Pelo lado do PT, o seu presidente ficou preocupado com um vídeo fake, fraude rocambolesca, mas quanto ao avião diretamente ligado ao PSB, zero palavra. Lula e DRousseff devem ser muito bons, porque ganhar eleição com um time destes no apoio é tarefa prá poucos.

    Pelo lado do PSN, alguém emprestou o que não era seu, e o empréstimo seria ressarcido. Ressarcir empréstimo é demais, de uma estupidez ímpar.

    Um fato é absolutamente certo, se o tal avião das arábias estivesse sendo utilizado pelo PT, DRousseff há estaria a caminho da inelegibilidade, pois a oposição, que não é burra ,já teria feito o beabá desde o primeiro dia da notícia.

     

    1. do tráfico

      pois eu não tenho dúvidas: os donos desse avião usado pelo psb são narcotraficantes.

      quem puder, que desminta e prove a mentira.

      o ministério público federal também sabe disso mas recebeu um cala-boca dos narcotraficantes.

      exceção da verdade contra aparelho do narcotráfico dentro do estado: o ministério público federal.

      querem encarar?

      ou farão como aquele vigarista, dezenas de vezes acusado de prevaricador e chantagista da tribuna do senado, e fez cara de paisagem a cada acusação, o ex-procurador geral da república, roberto gusmão?

      por que o irmão do ‘santo’ foi dar um “cala-boca” nos atingidos pela queda do helicoptero do pó, isto é, do jatinho sem dono aqui em santos?

      sabicomé …

      sem denuncia, uma AÇÃO PENAL PRIVADA não vinga em processo penal.

      certo está o andré vargas: “e aí vigaristas do psb: vcs fazem campanha em jatinho do narcotráfico e fica por isso mesmo”? 

      1. Quem acusa é quem tem que provar.

        Desculpe, mauro silva 1, mas quem acusa é quem tem que provar.

        Não voto em Marina de jeito nenhum, mas o que você falou não cabe no Estado de Direito.

        1. quem tem que provar???

          desculpa II, Ijunior……………de acordo com alguns ministros do STF, que trabalharam arduamente durante a AP470, cabia ao acusado provar sua inocência.

          1. Mas foi um caso “especial”.

            Mas foi um caso “especial”. Uma “excessão”. 

            Tanto que o responsável, cumprida a missão, aposentou-se.

        2. mérito

          nem preciso entrar no mérito porque já dei o caminho.

          curioso é saber que um avião SEM DONO ia pousar numa base aérea da aeronautica junto ao maior porto do hemisfério.

          aproveitemos esse ‘incidente’ e comparemos os ‘noticiários’ em torno  desse ‘avião sem dono’, um jatinho, a servir um partido político, com o carnaval noticioso que se fez contra um então deputado do “partido do mal” porque este pegou carona num jatinho  de doleiro.

          em tempo: quem tem algo a provar é o mpf: provar que não está a prevaricar, afinal, investigar “jatinho sem dono” não precisa de queixa.

          em tempo 2: quantos aviões o fernandinho beira-mar teve em seu nome?

  12. Vão aparecer muitas historias

    Vão aparecer muitas historias de aventuras em projetos aventureiros, é só o começo;

    O risco conhecido é mais seguro que o risco desconhecido, em politica ou negocios.

    Em politica internacional a incompetencia da diplomacia americana atual chefiada por um projeto aventureiro de grande magnitude (Obama) presidu uma das grandes catastrofes que se desenrola a olha nu, a chamada PRIMAVERA ARABE,

    um enorme engano. Na Siria produziu a COMPLETA destruição do Pais, o nascimento de uma perigo infinitamente maior, o grupo ISIS, a desetabilização de toda a região.

    Bashar al Assad era um risco conhecido e administravel, os rebeldes deram no ISIS que agora avançam no Iraque.

    A diplomacia da União Europeia e EUA acharam “politicamente incorreto” apoiar o ditador Assad e permitiram o surgimento dos rebeldes que supostamente democratizariam a Siria e deu numa coisa muito pior que o ocidentalizado Assad Junior.

    Os estadistas do passado recente não caiam facilmente nessas armadilhas, nem sempre uma “democracia” é a solução, pode ser o desastre, para De Gaulle os maquis não eram somente herois mas a ponta de lança do comunismo na França,

    De Gaulle enxergava longe e sabia colocar riscos na balança.

    O idealismo do politicamente correto é a matriz de grandes desastres porque impede a operação da “realpolitik” que não se leva por sonhos e sim por realidades.

    Marina pode ser o ISIS da politica brasileira, embalada como o “novo”, pode ser o velho disfarçado..

     

  13. Esses pneus remodelados sao

    Esses pneus remodelados sao uma vergonha. Eu, pai de familia nao coloco esses pneus no meu carro de maneira nenhuma e como engenheiro tenho la as minhas duvidas em relacao a seguranca. Tem mais eh que fechar a fabrica mesmo e para de vender porcaria pro mercado interno. De porcaria ja basta as carrocas que se vendem aqui e que nao passariam pelas leis de seguranca dos EUA ou Europa.

    Se a justificativa ė que 1000 funcionarios perderam emprego, o trafico de drogas, armas, prostituicao e jogos de azar tambem tem que ser liberados já que podem empregar milhares de pessoas.

    só me faltav essa. Que se faça uma critica descente, por que no desespero as criticas estao beirando a piada.

    1. Marcelo,
      não vi o artigo como

      Marcelo,

      não vi o artigo como uma defesa dos empregos mas a demostração da contradição do falso moralismo da Marina: foi contra a importação de pneus usados e, agora, se une a importadores de pneus usados. E não só isso: o vice é ligado a Monsanto, que produz sementes trangênicas, as mesmas que a Marina combateu quando ministra.

  14.  
    É preciso que o povo tenha

     

    É preciso que o povo tenha consciência da importância dessa eleição. Trata-se de um País de mais de 200 milhões de habitantes, com riquezas imensuráveis – com descobertas de imensos poços de petróleo – com fortes empresas como a Petrobras, com avanços nas áreas sociais, com geração de empregos e renda, com estaleiros, com aparelhamento das forças de segurança nacional, com importantes obras em andamento, as quais depois de prontas vão possibilitar outro salto de desenvolvimento para o Brasil. Não podemos voltar a viver na incerteza, controlados pela voracidade do mercado financeiro. Hoje, tenho meu apartamento e minhas prestações, à medida que vou pagando, vão diminuindo o valor de cada parcela; comprei um carro e sei quanto vou pagar a cada final do mês; minha filha estuda com financiamento do FIES, e queremos avançar mais e mais, com segurança. Por isso voto na Dilma 13.   

  15. Nassif não deveriaser leviano

    Nassif não deveria ser leviano a esse ponto. Manchar a imagem da virgem imaculada é algo que só deve ser feito caso

    o objeto seja integrante da estrela vermelha. Não Nassif, vc está errado ao fazer esse tipo de ilação. Marina não é mais

    petista, logo, não precisa apanhar ou ser difamada.

  16. Esse é um dos aspectos que

    Esse é um dos aspectos que mais me incomodam em Marina e na maioria dos seus eleitores: o falso moralismo. A origem desse falso moralismo é o evangelicalismo. E antes que me acusem de preconceituosa, vou logo avisando que não é preconceito contra os evangélicos, mas conceito mesmo, pois fui do meio durante muito tempo. Essas pessoas criam uma régua moral impossível de ser praticada por qualquer humano, mas de fato ela só é aplicada para  condenar os outros, entendem? Como nesse caso gritante dos pneus, dos aviões, do caixa 2. Marina condenou o PT e absolve o PSB e a si mesma. Já vi esse filme antes tantas vezes que enjoei.

    Por isso toda vez que Nassif vem com essa conversa de que Marina captou o sentimento das mobilizações da 2013, vejo como as pessoas ainda se enganam com as fachadas. Tá lá no Estadão de hoje: é o voto evangélico que tá arrastando Marina, da mesma forma que foi em 2010.  No caso de Marina, me chama a atenção em sua história que tenha sido católica, das Comunidades Eclesiais de Base e da Teologia da Libertação. Fazer a mudança desse contexto religioso para a Assembléia de Deus é uma guinada difícil de explicar, a não ser pelo argumento da fé, que não me serve porque não é racional. Para dar uma ideia, evangélicos em geral inclusive os da Assembléia de Deus, católicos são pessoas que precisam ser evangelizadas e convertidas pra Jesus; ou seja, não são salvos e vão para o inferno se permanecerem católicos. Sabem qual é o termo que evangélicos utilizam para expulsar membros pecadores da igreja: eliminação. 

    Com isso não estou afirmando que todos os evangélicos são iguais, ainda tem alguns remanescentes de igrejas progressistas com posturas bem diferentes desse falso moralismo. Estou apenas dizendo que a aposta evangélica em Marina é resultado direto do julgamento moral impetrado pela mídia ao PT desde que este partido assumiu o governo em 2003. Creio que os analistas políticos deixam escapar isso porque quis a providência divina que Marina não conseguisse registrar seu partido e sair candidata, daí todo mundo esqueceu dela. Mas eis que ela ressuge na última hora e fico só imaginando o discurso dentros das igrejas: estão vendo? É a vontade de Deus. Fico impressionada como Marina se tornou unânimidade entre os evangélicos de todas as denominações, e de todas as classes sociais e níveis educacionais. A diversidade é tanta que a unânimidade só pode ser explicada pelo fator fé. E isso também é o que dá o grande número de votos porque não são apenas os neopentecostais do tipo Malafaia que votam em Marina, mas também os evangélicos tradicionais tipo Batistas.

    Nassif e outros analistas podem até ter razão em relacionar Marina às manifestações, mas só aos que estiveram nas ruas com o discurso moralista criado e alimentado pela mídia. Serra, em 2010, tentou personalizar esse discurso, mas teve que dividir os votos desse discurso com Marina. Como Aécio não adere totalmente a esse discurso porque é chegado aos pecados da carne, Marina é a única candidata no páreo com chance de realizar um sonho antigo dos evangélicos de terem um presidente temente a Deus. Eu ouvia isso na igreja desde os tempos da ditadura; Ttnha umas campanhas evagelísticas entre os Batistas com o slogan: O Brasil para Cristo.

    Nunca fui muito estudiosa da Bíblia nos meus tempos de evangélica, mas tem uma passagem nela que deve ter sido a inspiração do discurso de Marina. Acho que é em Coríntios que diz: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; eis que tudo se fez novo, as coisas velhas já passaram. Mas todas as coisas vêm de Deus que nos reconciliou consigo mesmo e nos outorgou o ministério da reconciliação” (essa é a versão da bíblia que se utilizava no meu tempo, não sei como é a redação hoje). Mas percebem de onde vem a ênfase no novo e na reconciliação do país, o fim da polarização? E disso advém a credibilidade dela porque ela acredita mesmo no que fala, ainda que não viva de acordo. Aí alguns podem perguntar: mas qual o problema com isso? O problema é que a Bíblia e o mundo evangélico não se resumem a essa passagem, tem coisas muito mais graves. O outro problema é o que apontei no início: é falso. E a atitude de Marina quanto ao avião fantasma só comprova isso. O terceiro e maior problema é que fé e política podem até andar juntas, mas quando objetivam a libertação das pessoas e das sociedades, e não seu aprisionamento.

    1. O esquerdismo é uma religião

      O esquerdismo é uma religião também, religião politica humanista neoateista.

      Vence a guerra quem deseja mais a vitória, quem deseja mais a vitória e quem tem a moral mais “forte”.

    2. A hipocrisia, infelizmente, é

      A hipocrisia, infelizmente, é um traço característico dos “evangélicos”, não dos protesantes em geral. Vem do calvinismo, que entre suas máximas tem o “puritanismo”, ou seja, a idéia de que o crente é um “puro”, o que evidentemente não está de acordo com a natureza humana. Católicos, luteranos, anglicanos e outros cristãos mais antigos sempre conviveram em alguma medida com a idéia de que, sim, somos “pecadores” – e inventaram a confissão, a penitência, e outros que tais.

      Em matéria de hipocrisia os EUA são os campões – basta ver a postura deles com álcool, drogas, sexo – tudo é proibido – só na teoria.

      A “polícia da religião” não foi inventada pelos bárbaros muçulmanos no distante e atrasado Afganistão, mas na civilizada Genebra, por Calvino…

      Ou estou dizendo bobagem?

  17. Marina quando

    Marina quando abre a boca joga contra a sua própria campanha. Mas  por outra lado, Dilma é o seu maior cabo eleitoral. Explico: Agasalhou o jatinho e não é capaz de polemizar as contradições da Marina. Está ficando fácil pra Marina.

  18. ,Marina Silva

    Marina Silva é um “CAVALO DE TROIA”que os banqueiros querem dar ao povo brasileiro,explico abaixo:

    -Podem falar que quem elaborou o programa de governo foi uma pedagoga,que se dedica ao ensino,mas no seu DNA,esta que socia do maior banco privado brasileiro,o mesmo que coloca o povo e o governo de joelhos,e a Marina segue a risca o que ela manda,podem duvidar,no debate esta senhora pediu para que a Marina não usar o oculos vermelho,esta prontamente tirou,com ar de medo.

    -Grupos de direita alugaram os fundamentos da Marina,considerada pura para o povo,com bons principios e como se uma mãe carinhosa e que esta sempre pronta para dar amor,ideal para enganar o povo.

    -Financiadores de campanha estão,ONGS externas,que com a bandeira ecologica,querem na realidade brecar o desenvolvimento do Brasil.

    -Todos os que estão a sua volta não pensam com ela.

    -Estamos voltando aos anos 60.

  19. Bandeirante chinês pernambucano

    Bandeirante chinês em Pernambuco só podia causar devastação.

    Pergunte pros gaúchos da fronteira…

    Getúlio Vargas não é de São Borja por acaso…

  20. Marina maior

    Pelo andar da carruagem e das pesquisas, Marina vai ganhar esta eleição. Suas contradições imensas, suas hipocritas posições sonhaticas e populistas sem projeto sem sustentação politica vai levar o pais para um destino nebuloso, sombrio e triste.  Marina vai ganhar esta eleição porque o projeto petista fracassou pois não teve a coragem de fazer as reformas exigidas pela sociedade, reformas estas prometidas pelo proprio Pt. A mentira, a enrolação e os desmandos se sobrepujaram, tornaram-se moralmente iguais aos que combatiam, a ética sua bandeira, foi para o ralo, junto com o mensalão. ..

    .A casa grande,classe media elitista, não quer fazer mais  sacrificios e compartilhar o bolo, bolo este que ela ve somente ir para os mais pobres, excluidos de tudo, a classe media não acha justo projetos compensatorios, cansou de pagar os custos e não receber nada. Estruturas no cotidiano da vida abandonadas, sem segurança, sem transporte de qualidade, sem saude decente… enfim basta! prefere perder tudo numa jogada desesperada por mudanças que com Marina não acontecerão, mas será uma boa lição.

    Se as reformas não forem feitas, os corruptos politicos continuarão dando as cartas, os carteis e os lobbys continuarão vampirizando o pais,é preciso desmontar este arcabouço corrompido, apodrecido da politica brasileira, limpar o congresso, acabar com os privilegios e canais de roubalheira… isto marina não fará,pois  se quiser continuar no poder, vai ter que compactuar como lula fez, vai ter que sujar suas maos, ou então como saida fechar o congresso para poder governar…com mão de ferro. 

    Bem feito, se não for pelo amor, será pela dor… que doa, que venha marina a sonhatica e seus pesadelos, assim os coxinhas aprenderão que nada é dado de graça.. vão ter que penar , como canta a musica de Chico mais uma vez nossa povo, sacrifica a patria mãe, fazendo enganosas transações..

  21. Numa política capitalista

    Numa política capitalista onde as industrias são imparciais à maneira de pensar e agir do governo por si mesmo e – em casos dados à realização de dívidas da economia – assume o valor de fenômenos exteriores como sendo dos produtos nacionals, não há de se exigir que pneus estrangeiros, que já foram usados, sejam válidos como de domínio público – queira ou não a justiça.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador