O pobre petista e o pobre tucano, por Wagner Iglecias

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso prestou um enorme desserviço ao bom debate público neste 2º turno ao afirmar que quem vota no PT é menos informado, e coincidentemente, pobre. Essa declaração acabou dando munição para a onda de ataques preconceituosos, que partem sobretudo de São Paulo, fortaleza tucana, contra o Nordeste, onde Dilma amealhou cerca de 70% dos votos no último domingo. Ataques que se voltam também contra os beneficiários do Bolsa Família, ainda que São Paulo seja o segundo estado com maior número de famílias em todo o Brasil que dependem do programa. Mas quem se importa? A imagem que está consolidada no senso comum é de que o BF é coisa do Nordeste e dos grotões, para usar termo de Reinaldo Azevedo, intelectual orgânico da direita brasileira.

Como estratégia política o petardo de FHC é eficiente: tem o potencial de abalar o moral do eleitor nordestino, que talvez tema ficar identificado, no restante do país, como alguém que vota sem convicção ou sem informação, mas apenas por interesse. E interesse em algo que para muitos brasileiros é tido como uma esmola, uma chaga moral que diria respeito a gente “que não quer trabalhar”. Que não nos deixe mentir as inúmeras mensagens compartilhadas nas redes sociais aos milhares batendo nesta tecla desde a noite de domingo passado. No entanto a fala de FHC sobre o eleitorado de Dilma é, também, uma aposta de risco. Se o país for crescentemente dividido, nos próximos dias de campanha, entre Norte e Nordeste versus Sul e Sudeste, ou numa guerra retórica de ricos versus pobres, tende a se dar melhor aquela opção política mais identificada com as classes populares. O que não é o caso do PSDB.

A estratégia de FHC e de seus seguidores, além de tudo, é contraditória. Afinal, Aécio Neves teve voto também entre beneficiários do programa, e entre gente pobre em geral, e não só no Nordeste, mas sobretudo fora dele. O caso da vitória consagradora do PSDB em São Paulo, fazendo barba, cabelo e bigode com Alckmin, Aécio, Serra e a maioria dos candidatos a deputado, é emblemático. Apenas com os votos de Higienópolis, Jardins e Morumbi, ou da elite sertaneja de Ribeirão Preto, Rio Preto e Araçatuba, o PSDB não teria tido um resultado tão espetacular, que inclusive quase varreu o PT do mapa político paulista. Milhões de pobres que moram em SP sufragaram os nomes de Aécio, Alckmin e Serra nas urnas. Mas a lógica tucana é peculiar: pobre quando vota no PT é menos informado. Mas quando vota no PSDB aí a coisa é diferente.

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tenho nível superior, moro em

    Tenho nível superior, moro em SP, não recebo bolsa família e voto no PT. Não quero a volta do PSDB nem que a vaca tussa!

    1. Assino em baixo

      atualmente me sinto envergonhada de ser paulista pelo retrocesso intelectual que vejo em meu estado. Se só os brancos paulistas/sulistas devem votar no aecio, como tem sido pregado nas redes sociais, a partir de hoje me declaro azul e marciana. Como sou do meio acadêmico, já aprendi a muito tempo que diploma não é atestado de inteligência, muito menos de carácter, o FHC é prova cabaz disso.

    2. Moro em casa propria,tres

      Moro em casa propria,tres filhas com curso universitario,sessenta anos,aposentado,atualmente trabalhando e voto PT sempre.

  2. Fernando Henrique Cardoso

    Fernando Henrique Cardoso pelo menos foi sincero e expressou muito bem o sentimento dos tucanos: não gostam de pobres. Pobre bom pra eles só quando vota neles. 

  3. Quando eu leio essa notícia

    Quando eu leio essa notícia triste  não me abate nenhum pouquinho mais. Só porque um falastrão coxinhas pensa que é sociólogo, pelo fato eu ser um pobre petista desinformado.  Somos um pobre petista desinformado, por isso voto na Dilma. 

  4. Irresponsável.

         O pai fhc é o resumo do pai relapso,frívolo e vaidoso. Narciso é o nome. Enquanto víamos no jn ,o Alexandre Garcia , um dos filhos diletos( pai relapso escolhe os preferidos), dizer que fhc tinha ido em descanso para uma ilha ,e levado a tiracolo outro filho dileto,porque era um ¨bom papo¨,nas fila da Comlurb víamos outros 15 mil filhos seus pedindo empregos de garis. E na outra ponta 50 milhões de outros filhos seus na mais absoluta miséria. Pai de apenas 5%,em detrimento de 95%,este é o pai frívolo,cruel,relapso que os jogados a sorte não pode deixar voltar.Vendia as jóias da familia e curtir um sarau. Pai desnaturado.

  5. A mim não abala nem um pouco

    A mim, e a todos que conheço, aqui em Aracaju, não abala nem um pouco. Pelo contrario. Me deixa mais excitada, pois tenho nas mãos a prova cabal que a elite intelectual paulista se transformou na miseria de todas as ciencias humanas e sociais. Não é a primeira vez que FHC abre a boca pra falar merda. Há alguns anos atras, ele pregava abertamente o golpe. O homem, há muito tempo, deixou de ser referencia, e hoje só é ouvido pela escoria da direita mais abjeta.

  6. Ultimamente, tenho desligado

    Ultimamente, tenho desligado a TV, principalmente nos horários jornalistico. Busco a notícia pelos blogs e outros canais de notícias, evitando assim uma gastriste assistindo a um Bonner qualquer. Por outro lado, analiso o caso das pessoas mais simples tidas como pobres, que  trabalham duro, chegam em casa cansadas do laboro e não gastam o seu tempo na TV, pois precisam descançar para um novo dia. Tornaram-se puras das notícias desinformadas desses ultimos 12 anos, e por não serem alienados a essas midias manipuladoras. Essas pessoas tornaram-se testemunhas oculares das transformações que foram feitas pelo Brasil e daquilo que sentiram na pele há anos. Informados são, porém, testemunhas de uma vida melhor doravante sem rumo. Com anseios e sonhos de “mude mais” depositaram mais uma vez os seus votos de fidelidade. Pois só quem sofreu pode avaliar quem sofreu, pode se identificar como foi o caso de Dilma e Lula. É Dilma de novo.

  7. Como bem classificou o

    Como bem classificou o Nassif, FHC não passa de um troll com doutorado. Fosse um sujeito minimamente inteligente faria um debate das realizações e ideais do seu governo contra o de Lula. Porem, como sabe que a base eleitoral do tucanato é aquela alimentada pela SELIC de até 45%, por ingênuos úteis, separatistas, herdeiros e afins, o ex-presidente não cogita comparações e sim prefere o nível intelectual igual ao da Cantareira para aparecer aos seus eleitores. Ele fez a escolha dele. A história jamais vai esquecer disso. As urnas irão responder no dia 26.

  8. JUCA KFOURI FALA DE AÉCIO

    JUCA KFOURI FALA DE AÉCIO NEVES E SOBRE OS SEU DISCURSO DE COMBATE À CORRUPÇÃO.

     

    O candidato Aécio Neves, fala muito em combater corrupção. No entanto, quando teve a chance de colocar em pratica, engavetou a fala e jogou a corrupção para debaixo do tapete. Pelo menos é isso que explica o jornalista da Uol Juca Kfouri,  na matéria de titulo: “Dois contatos com Aécio” 

    “Duas vezes os destinos de Aécio Neves e o deste blogueiro se cruzaram no mundo do futebol”

     

    A primeira foi em 1985, quando o senador por Pernambuco, Marcos Freire, presidia a Caixa Econômica Federal e Aécio Neves, por indicação do seu parente Francisco Dornelles, então ministro da Fazenda do governo de José Sarney, foi nomeado diretor do setor de Jogos da Caixa.

    A revista “Placar”, três anos antes, havia denunciado um esquema de manipulação de resultados dos jogos da Loteria Esportiva e, durante todo o período final da gestão do ditador João Figueiredo, a Caixa não colaborou para sua elucidação.

    O caso ficou nacionalmente conhecido como o da “Máfia da Loteria”.

    Como a Loteca caiu em descrédito, era de interesse da Caixa tratar de limpar a imagem das apostas e Freire determinou a Aécio que colaborasse para tal.

    O jovem Aécio, aos 25 anos de idade, jamais deu um passo para cumprir a ordem.

    O cruzamento seguinte deu-se em 2001 quando Aécio era presidente da Câmara dos Deputados.

    Corria um processo de cassação do mandato do deputado Eurico Miranda, do mesmo partido de Francisco Dornelles, o PP.

    A cassação era dada como certa até que, no dia da decisão, sob a justificativa de comparecer ao enterro da mãe de Dornelles, Aécio se ausentou e o processo acabou arquivado pela mesa diretora da Câmara.

    O “Jornal Nacional” da Rede Globo noticiou o episódio:

    “O deputado Eurico Miranda se livrou hoje do processo de cassação de mandato. A mesa da Câmara considerou que não havia provas suficientes contra o presidente do Vasco – contrariando o parecer do relator. A manobra foi comandada pelo deputado Severino Cavalcanti. Amigo de Eurico Miranda, ele se empenhou para derrubar o relatório da corregedoria. A base da investigação foi o trabalho da CPI do Futebol, que apresentou provas contra o dirigente do Vasco da Gama. Ele é acusado de desviar dinheiro do clube, sonegação de impostos e apropriação indébita. O relatório do corregedor pediu a abertura de processo para perda de mandato.  Dos seis integrantes da mesa diretora só dois votaram a favor do relatório. O presidente da Câmara, Aécio Neves, que estava fora de Brasília por causa do enterro de um parente, não votou, mas deixou a posição dele por escrito pela abertura de processo contra o deputado Eurico Miranda. Quatro deputados votaram contra. Resultado: o pedido de investigação foi arquivado. “Nós mandamos o arquivamento porque não encontramos documento necessário.  Nós não estamos aqui para absolver a ou b, mas sim para não fazer injustiça com aquilo que nós não temos consciência”, justificou o deputado Severino Cavalcanti. “Eu estou convencido de que a corregedoria da casa apresentou provas materiais e testemunhais que possibilitariam o Conselho de Ética aprofundar num processo de punição contra o deputado Eurico Miranda”, criticou o deputado Barbosa Neto. Livre da investigação na Câmara, o deputado Eurico Miranda ainda vai ter muito o que explicar na Justiça Federal. Ele responde a inquéritos por crimes contra a ordem tributária, contra o sistema financeiro, sonegação fiscal, evasão de divisas e estelionato. O deputado Eurico Miranda não foi encontrado para comentar a decisão da mesa da Câmara”.

  9. ALIMENTANDO O GRÃO-TROLL FHC

    ALIMENTANDO O GRÃO-TROLL FHC

    Aponta-se como combater os trolls, e então… alimenta-se o maior e mais gorduroso dos trolls da direita, ele, FHC, o troll de todos os trolls, não por acaso, o capo de tutti capi da privataria, do apagão, do desemprego, do arrocho e da compra do Congresso para a própria reeleição.

    E cujo objetivo agora, ao desqualificar os nordestinos e nortistas, eleitores de Dilma, atua abjetamente como um criminoso xenófobo, racista e secessionista. Que a presidente Dilma, e não a candidata, denuncie esta tentativa criminosa de divisão dos brasileiros, sabe-se muito bem com que propósitos, e não caia na provocação deste energúmeno, que se diz tão bem informado, tão crente na Globo e na Veja, que chegou a acreditar durante 18 anos numa jornalista da Globo que lhe dera, na cocheira, a informação de que seria pai biológico de novo (Quá, quá, quá).

    Não seria preferível destacar “umas conversinhas” com Aécio Neves, como por exemplo:

    – Toda vez que falar em educação, lembrar ao Arrocho sua Lei 100, a sua lei dos 100 mil profissionais da educação desempregados, enganados para que ele fosse reeleito em Minas em 2006.

    – Toda vez que falar em saúde, lembrar ao Arrocho os 4 bilhões desviados para a COPASA, o antro e o cofre da corrupção tucana em Minas. E os 400 bilhões que o PSDB tirou da saúde nacional, derrubando a CPMF.

    – E tantas otras cositas más, como se ilustra na matéria abaixo.

    PERFIL DO ARROCHO: MAU E MACHISTA
    Ele “bate” em mulher e fala fino com o Eduardo Jorge e o Pastor Everaldo.

    Publicado em 07/10/2014, no Conversa Afiada,
    em http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/10/07/perfil-do-arrocho-mau-e-machista/

     De um amigo navegante:

    Acho que seria importante bater na tese de que o Arrocho tem um duplo discurso (como sofistas antigos): diz que vai fazer campanha de alto nível e enfia o dedo machista no nariz de Luciana Genro quando ela menciona um fato conhecido: ELE CONSTRUIU UM AEROPORTO ILEGAL em terras de parentes e lhes deu a administração.

    A CHAVE ficou com o Titio.

    Ele é machista.

    Traço de mineiros que conservam um mandonismo curtido em séculos de uma Escravidão feroz.

    (Muita gente esquece que o regime servil nas minas das Gerais foi tão cruel e perverso quanto nas plantações de cana. Só que é um mandonismo, dissimulado entre os morros, que não ganhou a Literatura.)

    Arrocho é da aristocracia mineira, da região das minas – e o pai foi da Arena.

    E Arrocho é mau.

    Perverso.

    E “bate” em mulher (metaforicamente, claro).

    Agrediu a Dilma, a Luciana e a Bláblá.

    E falou fino com o Pastor Everaldo e o Eduardo Jorge…

    Aquela lorota de que a perversa é a irmã dele, que controla o PiG de Minas como os tucanos o de São Paulo, é leréia, como se diz em Minas.

    Os dois são igualmente perversos e vingativos.

    Na frente, bela viola, o Anastasia, calmo, elegante, sereno, pontual.

    Por trás, o caldeirão ferve.

    Imprensa livre ?

    Quá, quá, quá !

    Repare bem, amigo navegante, como o semblante dele se fecha, o sorrisinho de aeromoço se esvai, os olhos faiscam, os lábios se apertam quando ele parte pra cima sem escrúpulos.

    (Ele mente com a mais completa desfaçatez: quando disse à Bláblá de que não provas da compra da reeleição … Estão todas lá no PRÍNCIPE DA PRIVATARIA, do Palmério Dória: quem comprou, quem se vendeu, por quanto, como recebeu a grana do Serjão !)

    O Cerra consegue ser mau com a mesma cara – um Apolo !

    O Arrocho, não: ele muda de cara.

    O Médico e o Monstro estão um dentro do outro e a parte que se sobressai predomina com a rapidez com que o William Bonner interrompe a Dilma: no ato !

    Você quase não percebe a transição, de tão súbita.

    A Dilma já deve ter sacado isso: poucos políticos carregam a maldade tão à superfície quanto Arrocho.

    Aquela roupa de playboy da Zona Sul do Rio, hedonista, que não quer nada, é leréia.

    Ele nunca trabalhou na vida – cadê a Carteira do Trabalho, senador ? -, mas ele quer.

    E vai lutar pelo poder com as armas do Cerra: todas.

    Os dois tucanos se odeiam porque sabem que são iguais.

    E servem aos mesmos patrões.

    Não se pode deixar esquecer como o PiG o protege e o PT engole.

    Toda vez que o Aécio falar a palavra “corrupção”, genérica, lembrar o aeroporto de Claudio, acusação concreta.

    Fala em aperfeiçoar os programas sociais, mas reduzir a participação do Estado: quem vai financiar os programas?

    O João Dória? O FHC? O Merval?

    Agressivo e deselegante, machista, diz que a Dilma é teleguiada do marqueteiro e agradece o apoio do Bornhausen.

    Os pés do Arrrocho tem mais barro do que os da Bláblá, que lhe IMPÔS RIDÍCULAS CONDIÇÕES.

    Só que a Bláblá é frágil, usa umas calças “o defunto era maior”, se vitimiza num teatro manjado.

    Ele, não.

    Terno azul-marinho, camisa branca, gravata Hermès, como um banqueiro.

    Ele é um mineiro elegante – e verdadeiramente macho.

    Muito diferente do Diadorim…

    Paulo Henrique Amorim, na companhia de leitor de Guimarães Rosa

  10. Aécio tem que cumprir sua

    Aécio tem que cumprir sua promessa e trazer o FHC para o núcleo da campanha, com direito a fala diária no programa de TV, fala mais FHC o povo quer te ouvir.

    1. Vamos melhor pensar no jovem e no desinformado

      Com o tempo, a tendência é de lembrar fatos mais relevantes das pessoas (principalmente aquelas ajudadas – ou não mais atacadas – pelo PIG) e, muitas delas, tomam caráter de herói. Assim, a população hoje aceita mais o Brizola que quando era vivo, lembrando da sua coerência e honestidade; Getúlio Vargas; Juscelino; o medíocre Tancredo Neves e assim por diante. FHC, com a ajuda do PIG, parece uma lembrança nebulosa de alguém simpático e bonachão. Acho um erro tentar levar a nossa discussão política nesta eleição apenas para o FHC e o seu Governo. O eleitor neutro e a juventude parecem não gostar desse tipo de comparação. Ofereçamos então garantia de mudanças e rumo definido para o Brasil. Do oponente, destacar apenas o fato (atual) de que foi barrido de Minas Gerais.

  11. Interesse eleitoral

    O Wagner, como sociólogo, deve saber que todos, sem exceção, votam, corretamente ou não, por um interesse maior que imagina afetar significativamente suas vidas.

    A mãe pobre, que passava fome com seus filhos, vota no PT porque os programas sociais implementados por esse Partido eliminaram a fome de sua família e de sobra colocaram seus filhos na escola.

    O rico vota no PSDB porque esse Partido jamais irá taxar fortemente as grandes fortunas.

    Os cidadãos da Europa Ocidental votam no Partido de Extrema-Direita porque esse Partido promete expulsar os imigrantes africanos, mulçumanos e da Europa Oriental que os incomodam tanto (na visão deles) no que se refere à concorrência no mercado de trabalho, quanto na convivência com outras culturas.

    Eu acredito que parte da população mais pobre de São Paulo passou a votar no PSDB pois o Governo de São Paulo deve ter associado ao Bolsa Família outros programas sociais ou, então, se apoderou do Bolsa Família que é financiado pelo Governo Federal.

    Quem já tem resolvido o problema do emprego, da renda de sobrevivência familiar e da escola pública, passa a ter novas demandas e passa a procurar novos atores políticos que as atendam.

    Eu acredito que o PT ainda não cumpriu totalmente o seu papel nesse alvorecer da sociedade brasileira. Mais um mandato seria o tempo necessário para o cumprimento de sua missão: fazer ascender as classes sociais mais desfavorecidas e dar um salto para o futuro com uma educação de qualidade financiada pelos recursos do pré-sal.

    A vitória do PSDB, agora, nesse clima de histeria em São Paulo contra o PT, obrigará o futuro governo neoliberal a desmontar quase tudo de positivo que foi feito pelo PT. Será um retrocesso nunca visto na história do país, com um prejuízo enorme para a sociedade brasileira.

    Eu, particurlamente, apesar de estar de bem com a vida em todos os sentidos, vou continuar a votar no PT, pois não admito o retorno que vivi no passado tucano, quando, bem qualificado profissionalmente, ou não conseguia emprego ou o conseguia em situação precária.

    Era a época em que o trabalhador corria atrás do patrão. Hoje, é o patrão que corre atrás do trabalhador.

    Já avisei minhas filhas: preparem´se, com a volta do modelo neoliberal as oportunidades de emprego vão ser reduzidas juntamente com os salários dos trabalhadores.O meu interesse em votar no PT é resguardar seus empregos, todos na iniciativa privada, diga-se de passagem.

    Os pobres e os trabalhadores ao, irrefletidamente, darem a vitória ao modelo neoliberal estarão dando um verdadeiro tiro no pé, infelizmente. 

  12. Quem paga a conta?

    O projeto petista é fazer o bolo crescer para todos. Para dar certo, todos juntos – ricos e pobres – pagam a conta. Ganha-se pouco, mas todos ganham.

    O projeto tucano é fazer o bolo crescer PRIMEIRO para os ricos (mercado). Mas para dar certo, PRIMEIRO os pobres pagam a conta, com recessão (desemprego) e medidas impopulares. Muitos perdem para que poucos ganhem. Ou seja: supimpa! Tô quase dentro!

    1. Tomate ou cheque mate ?

      Quando o tomate está escasso o preço sobe. Quando o tomate é abundante o preço cai.

      Quando há desemprego, ou seja. muita oferta de trabalho, o salário cai. Quando há pleno emprego (pouca oferta de mão-de-obra) o preço do trabalho (salário) sobe.

      Por isto que eles (Aécio, FHC, Alckmin e Serra – a quadrilha) querem provocar desemprego: O valor da folha de salários cai e aumentam os lucros das empresas. Por isto a bolsa sobe.

      Supimpa ! Enquanto os trouxas dos trabalhadores e pobres paulistas (parcela significativa) votam no Aécio, eu compro ações e vou aumentando o meu patrimônio.

      Vamos voltar à época dos governos tucanos, quando o trabalhador corria atrás do patrão (do emprego) e vamos sair da época Lula/Dilma quando o patrão corre atrás do trabalhador.

      Ah ! Como é bom viver nessa época de ignorância. As oportunidades vão caindo do céu dadas por aqueles que vão mais sofrer as consequências. E essa canalhice faz parte da “ética” do capitalismo. É totalmente “honesto” ficar rico assim. São as regras do mercado, como ensina o grande mestre George Soros..

      Neste momento, o fundo de investimento do Armínio Fraga e os tucanos bem informados estão todos comprados, só esperando a subida das ações até a posse de Aécio..

      Eles, também, já compraram ações da SABESP (e eu também) só esperando a escassez de água. O preço p’ra lavar a perereca e o fiofó vai deixar o rico de São Paulo com cheiro de francês e a classe média paulista com cheiro de bacalhau ou ovo podres.

      E vem por aí a especulação com a privatização da Petrobrás.com oportunidades pelos próximos 4 anos.

      Ah ! Como Deus é pai ! 

  13. FHC tem medo da comparação do

    FHC tem medo da comparação do seu (des)governo com o de Lula e Dilma, por isso de ante-mão jogou a discussão política pro nível da baixaria, pra ele quem vota no PT é ignorante e ponto, não importa os números que demonstram o grande avanço social do País nos ultimos 12 anos. 

    1. FHC tem medo

      Tem medo sim, pois quer proteger a sua biografia.

      Já o Aécio não tem medo de nada, pois nada fez. Esse é o perigo, pois tem mais chances de ganhar um debate quem tem menos a perder.

      O detalhe: O candidato é o Aécio

  14. Cuidado com a Armadilha

    Tenho a impressão que a mídia quer puxar o debate trazendo de volta ao FHC e o PT está caindo como cordeiro nessa armadilha. No meio da discussão o Aécio vai dizer para Dilma: o candidato aqui sou eu, e os problemas do Brasil são hoje a as soluções devem ser colocadas em prática já a partir de janeiro 2015. Como é que você (Dilma) vem aqui a falar de outro Governo de 15 anos atrás?

    Vai ser um mico do tamanho King-Kong

    Esqueçam FHC e foquem mesmo no Aécio e na possibilidade real de termos um futuro melhor com Dilma.

    1. Pode ser uma armadilha sim ,

      Pode ser uma armadilha sim , desconstruir Aécio é importante tanto quanto focar nas realizaçõesde Dilma.

  15. PSDB CONFIRMA POSTURA INDIGNA E DISCRIMINATÓRIA

    A postura indigna, elitista e discriminatória do PSDB, demonstrada pela enésima vez nas deploráveis declarações do comandante da privataria mencionadas no artigo em tela, evidenciam a importância de somar esforços para garantir o sucesso da reeleição.

    E um fato que pode ajudar muito este projeto petista de continuidade das políticas de promoção do desenvolvimento nacional com redução das desigualdades sociais é a divulgação mais ampla da recente condenação aplicada pelo STF ao governo do estado de Minas Gerais para reverter a contratação ilegal de 98 mil funcionários, que foram inseridos no serviço público sem haverem sido aprovados em concurso.

    Vale acrescentar que a contratação ilegal condenada pelo STF começou a ser realizada em 1997, no governo tucano de Eduardo Azeredo, e prosseguiu amplamente durante os governos de Aécio Never, ao longo de uma seqüência de mandatos do PSDB em Minas, cuja perpetuação no poder foi estancada somente nesta eleição de 2014.

    A contratação ilegal de funcionários do governo estadual sem a realização de concurso público mostra a face patrimonialista, fisiológica e antidemocrática do PSDB. Ademais, a gravidade do fato, já condenado pela justiça em última instância, fica ainda mais patente diante da evidência de que não se trata de quatro ou cinco casos isolados, mas sim de um contingente de quase 100 mil contratações ilegais.

    E a verdade é que esta importante condenação teve pouquíssima divulgação na grande imprensa, além de ter ocorrido uma demora de mais de três meses entre a data do julgamento da ação e a publicação do julgado, conforme noticiado pela imprensa alternativa e por este jornal eletrônico, em matéria datada de 03/07/2014.

    Certamente não é este o tipo de conduta que o eleitorado brasileiro quer ver adotada pelo governo federal, de modo que esta relevante informação precisa ser amplamente divulgada, para estimular os eleitores a somar esforços no sentido de evitar o retorno à presidência de um partido que despreza as instituições republicanas, que tripudia do direito popular a igualdade de condições para concorrer a emprego público, e que utiliza o poder de que dispõe para privilegiar práticas avessas à democracia.

  16. FHC não falou do nordeste.

    FHC não falou do nordeste. Desafio qualquer a um mostrar esse termo em sua fala. Quem fez essa associação foi o lulopetismo. Dilma ganhou no RS, por exemplo. Porém, se analisar os votos nesse rico Estado do sul, vai ver que Dilma perdeu na capital, e ganhou no interior. Em MG foi a mesma coisa. Dilma perdeu em Belo Horizonte, e ganhou no interior.

    É um fato: o PT nas décadas de 80 e 90 ganhava nas capitais, e perdia no interior. Hoje, é o contrário, perde nos centros urbanos, e ganha no interior.

    O que FHC disse foi o seguinte:

    “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”. “Essa caminhada do PT dos centros urbanos para os grotões é um sinal preocupante do ponto de vista do PT porque é um sinal de perda de seiva ele estar apoiado em setores da sociedade que são, sobretudo, menos informados”~.

    1. Não há base para afirmar que

      Não há base para afirmar que pelo fato de ser do interior, o cidadão é “menos informado” do que dos grandes centros urbanos. Principalmente com uma grande imprensa como temos no Brasil.

      O sujeito que se informa na base da percepção real sobre sua vida é menos informado do que aquele que “compra”, sem refletir, as manipulações da imprensa, vide “Manchetômetro”? 

      Quem é mais informado? O que vota em um candidato e partido que promovem uma seca em seu estado, ou quem vota naqueles que promovem o equilíbrio regional?

      Como pode ser “informado” alguém que não sabe que vai haver racionamento de água por culpa de má gestão? Que não sabe que não houve investimentos em Metrê, mas houve o “trensalão”? Para mim o eleitor de São Paulo é o mais desinformado do país.

    2. Quem lê menos PIG é mais informado

      Pois é, prove que os que votam no PT são menos informados – o que está na fala de FHC. Prove que os que votam no PT são pobres.

      E o que é ser menos informado? Defina. É não ler Veja, Folha, Estadão e Globo?, jornais desmascarados pela Academia, através, por exemplo, do Manchetômetro. Ser enganado e manipulado não é ser mais informado, ao contrário, é ser menos informado do que aquele que constrói seu modelo do mundo pela própria observação da realidade concreta, sem intermediários.

      1. O nível de educação é maior

        O nível de educação é maior nos centros urbanos, isso é fato. Quem inventou o termo “grotão” não foi FHC.

        Sabe quem falou isto: “Invadimos os grotões do PFL”? Resposta: Jacques Wagner, quando ganhou a eleição em 2006.

        Link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u84723.shtml

        É só vc fazer uma pesquisa na net e vai ver que o PT fazia exatamente esta “acusação” contra o PFL, de ser o partido dos grotões.

        Agora, é o PT. FHC fez uma análise real da conjuntura política.

        1. O grotão é melhor informado

          Ter mais anos de educação formal não significa necessariamente ser mais informado. No Brasil, estatisticamente, mais educação formal implica ser menos informado.

          Desde há muito, a educação formal brasileira, especialmente nos grandes centros urbanos, produz consumidores acríticos de notícias, ideologias e cultura. É uma gente treinada para se deixar manipular, preparada para entender as ordens e para se conformar em cumpri-las, sem questioná-las, sem ter mesmo capacidade de questioná-las, coisa de obediência cega, ou devida, irrestrita dos nazistas e militares argentinos, cegueira banalizadora do mal, pois impeditiva da apreciação, sob o crivo moral, da realidade.

          É uma gente preparada para ser mão de obra obediente e para reverenciar quem a explora, quando deveria ser preparada para a cidadania (aliás, quem tem de reproduzir mão de obra é o capital, não a escola geral). Uma gente incapaz de perceber sua posição na sociedade, sua classe social, seus interesses (!) e a importância da organização social e política (a escola e a mídia ensinam a essa gente que política é coisa feia, ou coisa que se faz exclusivamente para proveito próprio). Então, especialmente nos grandes centros, o que se tem é uma mão de obra que condena a política e, consequentemente, a democracia, mas que nada tem para substituí-la, nada oferece para pôr em seu lugar.

          O PT errou em não buscar consertar essa distorção vergonhosa, e teve doze anos para isso. Está pagando caro agora. Filosofia (lógica, ética, moral, os principais filósofos), organização do Estado, evolução histórica do Estado e de sua organização, cidadania, organização social e política do Brasil de hoje são temas que têm de ser contemplados na grade curricular do segundo e terceiro graus. Mas não são. Além de favorecer a ascensão econômica dos menos favorecidos, o PT deveria ter favorecido uma melhor preparação das pessoas para a cidadania.

          Junte-se a esta inconsciência social cuidadosamente inculcada na população o lixo informativo que contamina o sistema de comunicação social, lixo produzido por Vejas, Folhas, Globos e o resultado, mormente nas urbes, é gente crédula e ingênua manipulada por Malafaias, Reinaldos, Macedos Alckmins, Marinas, FHCs e outros espertalhões, e o monturo está feito.

          Uma das provas de que grande centro não produz gente bem informada é a reeleição de Alckmin, a votação em Tiririca, a votação em Marina e Aécio em São Paulo que, praticamente, não tem grotões. Se as pessoas desses grandes centros urbanos paulistas fossem bem informadas, não votariam contra si próprias.

          O pessoal da cidade é menos informado do que o dos grotões, que, aliás, não é expressão ofensiva, como você parece achar. Dados os resultados destas eleições, a turma dos grotões é muito melhor informada do que a turma da cidade.

    3. Não precisava falar

      Prezado, o PSDB foi fragorosamente derrotado no nordeste e esse fato fez com que os zumbis de “sumpalo” fizessem diversos comentários preconceituosos contra a região. FHC não falou do nordeste, não falou do sul e nem do norte, ele apenas disse mitigadamente que quem vota no PT é ignorante e desinformado, e quem vota no PSDB é intelectualizado e antenado, ou seja, surfou na onda e contribuiu com mais preconceito ainda… Eu repudio isto veementemente! 

      Quanto ao termo “lulopetismo”, o acho de uma pobreza intelectual acachapante…

  17. PUTIS! MEXERAM COM QUEM TAVA

    PUTIS! MEXERAM COM QUEM TAVA QUETO: O BRIO DO NORDESTINO. Isso é pior que “chamar mãe de careca e pai de cabeludo”. Aécio vai “achar voto” nordestino, no FUNDO DO VOLUME MORTO DO ALCKMIM! 

  18. Viva o nordeste!

    Conheço vários estados nordestinos, e o que vi foi uma gente trabalhadora e valente, talvez não tão “acelerada” quanto um paulistano típico, visto que lá há muito calor no meio do dia, mas que com criatividade acaba tocando as coisas produtivas como qualquer povo.

    Viva o Nordeste!

    https://fbcdn-video-k-a.akamaihd.net/hvideo-ak-xaf1/v/t42.1790-2/10699472_10203347066492472_1172817543_n.mp4?oh=67d3855de35edb8631185049d9859893&oe=5435615C&__gda__=1412785653_6e5b8f27b49e60e0a4cf6b519f3da9be

    1. Não sei por que…

      Não sei por que o vídeo que coloquei junto, não “cola” nesse blog complexo e cheio de bugs (e do qual não prescindo,rs)… Mas é interessante e esclarecedor… Vejam!

      1. Tem de gostar “muitxo”!

        Também não prescindo, mas que o site está ficando cada vez mais inamistoso, burocrático e impositivo, flagelando seus fiéis seguidores, lá isto é verdade (fora os bugs). Seria interessante buscar a correlação entre frequência ao blog (views) e comentários com as medidas de restrição de acesso e de uso de facilidades (que o blog, diga-se, ampliou bastante) que proliferaram nos últimos anos (sem se falar no tempo longuíssimo para que um comentário da “planície” seja publicado).

  19. FHC campeão da enganação

    Menos ruim ser menos informado do que mal informado, do que enganado. Quem sabe da vida do Pavão de Boca Torta é o Millôr, seu crítico. Os pobres de São Paulo, o túmulo da democracia, são enganados e violentados todo dia. Enganados pelos jornais, violentados pelo metrô, ônibus, Sabesp, motoristas assassinos e patrões. São Paulo e FHC se merecem.

  20. é claro que o tiro do fhc

    é claro que o tiro do fhc sairá pela culatra.

    quem de bom sendo aceitará esse tipo de canhestra provocação?

    sou muito mal informado porque votei na dilma?

    ou é ao contráio?

    os eleitores do psdb é que são manipulados por esse tipo de preconceito

    e pela grande mídia golpista que acelera essas conotações absurdas.

    depois vão culpar os petistas e os movimentos sociais de bolvarianistas…

    mas fica clara a divisão que fhc pretende criar.

    um perigo para união do país. 

    jacques rnanciére levanta esta bola no seu “O ódio à democracia”.

    a elite oligárquica pretende-se dona de todas as verdades,

    mas a democracia desde os gregos é aberta,

    os de baixo sempre lutaram

    para abrir caminhos para desbancar essa elite oligárquica. 

    a história o comprova.

    não será o fhc que a negará.

    apenas incentiva mais a luta de classes.

    ao contrário  do projeto de lula e dilma,

    que sempre tentaram estabilizar esses paradoxos

    e contradições

    e até agora o o conseguiram.

    espero que dilma  vença para manter oequilíbrio federativo.

     

     

  21. Sim, é ele!

    O que dizer de um moleque que em uma família de generais vai ser sociólogo? Que, no governo, surrupiou direitos dos militares de décadas, que rebaixou hierarquicamente as forças armadas, aviltou os soldos, desequipou as organizações militares e assinou um tratado de não proliferação para fazer bonito com Bill Clinton esculachando as FAs e alienando a soberania nacional? Safadeza, canalhice, vaidade exacerbada, irresponsabilidade do moleque, são algumas das respostas.

    Há contudo uma outra razão a mais. O entreguismo e o prejuízo que o moleque impôs às forças armadas, ao Brasil e, especialmente, aos trabalhadores é manifestação de complexo de Édipo brabo. O moleque queria ter matado o pai, tios, irmãos, todos militares, e casar com a mãe. Não matou o pai, presumivelmente, mas tentou matar o Brasil, especialmente o militar (eis que o pai da figura o era) e casar com a alta burguesia nacional e internacional. Que magnão!

  22. Deus é pai !

    Quando o tomate está escasso o preço sobe. Quando o tomate é abundante o preço cai. Quando há desemprego, ou seja. muita oferta de trabalho, o salário cai. Quando há pleno emprego (pouca oferta de mão-de-obra) o preço do trabalho (salário) sobe. Por isto que eles (Aécio, FHC, Alckmin e Serra – a quadrilha) querem provocar desemprego: O valor da folha de salários cai e aumentam os lucros das empresas. Por isto a bolsa sobe. Supimpa ! Enquanto os trouxas dos trabalhadores e pobres paulistas (parcela significativa) votam no Aécio, eu compro ações e vou aumentando o meu patrimônio. Vamos voltar à época dos governos tucanos, quando o trabalhador corria atrás do patrão (do emprego) e vamos sair da época Lula/Dilma quando o patrão corre atrás do trabalhador. Ah ! Como é bom viver nessa época de ignorância. As oportunidades vão caindo do céu dadas por aqueles que vão mais sofrer as consequências. E essa canalhice faz parte da “ética” do capitalismo. É totalmente “honesto” ficar rico assim. São as regras do mercado, como ensina o grande mestre George Soros.. Neste momento, o fundo de investimento do Armínio Fraga e os tucanos bem informados estão todos comprados, só esperando a subida das ações até a posse de Aécio.. Eles, também, já compraram ações da SABESP (e eu também) só esperando a escassez de água. O preço p’ra lavar a perereca e o fiofó vai deixar o rico de São Paulo com cheiro de francês e a classe média paulista com cheiro de bacalhau ou ovo podres. E vem por aí a especulação com a privatização da Petrobrás.com oportunidades pelos próximos 4 anos. Ah ! Como Deus é pai !

  23. Lógica
    Não estou entendendo

    Lógica

    Não estou entendendo como que os tachados de ignorantes pelo FHC elegem candidatos bem melhores do que eles (PSDB) para presidentes.

    1. Povo = Pobre
      Povo =

      Povo = Pobre

      Povo = Ignorante

      Povo = Maioria

      Povo = Fatia Majoritária do Universo dos Votos

      Povo = Decide Eleição

      Povo = Escolhe os membros do legislativo e executivo

      Daí

      Desinformados = Escolhem o Presidente

      Que lástima!

       

  24. Orgulho, inveja e rancor
    Com o passar dos anos, FHC fica mais orgulhoso, invejoso e rancoroso. Ou acham que está só ficando gagá?FHC é orgulhoso porque não aceita que outros governos tenham sido melhores que o dele em alguma coisa.FHC é invejoso porque o doutor não se conforma com o fato de não ter feito seu sucessor, enquanto Lula conseguiu eleger Dilma, que ainda pode ser reeleita.FHC tem rancor porque pouco a pouco vai sendo esquecido. FHC só consegue dar opinião porque a imprensa (nem toda) o procura; nem nos meios acadêmicos dão bola para ele. No Brasil já perdeu o crédito; só seus amiguinhos e uns gringos ainda querem entrevistá-lo (estrangeiros que conhecem mal o Brasil).Não acredito em Deus nem no Diabo. Mas se existem, FHC já têm encontro marcado com o Demo (com Deus será um pouco difícil, mesmo que tenha feito alguma coisa boa para o povo).Deus perdoa, mas o Capeta não.

  25. “e coincidentemente, pobre.”

    “e coincidentemente, pobre.” falácia Non sequitur.

    “Se estou gripado, tenho dor de garganta.

    Estou com dor de garganta.

    Portanto, estou gripado.”.

     

     

  26. PT X PSDB

    O que deve ser colocado nesta campanha não é FHC e sim, mostrar para o eleitor o que é um governo do PT e um governo do PSDB. O PT tem muito o que mostar. A comparação deve ser feita entre os partidos e não entre as pessoas que compõem os partidos. Tem-se que enfatizar os programas partidários. Mostrar que não adianta dizer que “vai fazer” pois quando o PSDB foi governo, não fez. O inferno está cheio de boas intenções. Simples assim.

  27. Duas formas de se tratar o Separatismo

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-pobre-petista-e-o-pobre-tucano-por-wagner-iglecias

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso prestou um enorme desserviço ao bom debate público neste 2º turno ao afirmar que quem vota no PT é menos informado, e coincidentemente, pobre. Essa declaração acabou dando munição para a onda de ataques preconceituosos, que partem sobretudo de São Paulo, fortaleza tucana, contra o Nordeste, onde Dilma amealhou cerca de 70% dos votos no último domingo.

    Apenas com os votos de Higienópolis, Jardins e Morumbi, ou da elite sertaneja de Ribeirão Preto, Rio Preto e Araçatuba, o PSDB não teria tido um resultado tão espetacular, que inclusive quase varreu o PT do mapa político paulista. Milhões de pobres que moram em SP sufragaram os nomes de Aécio, Alckmin e Serra nas urnas. Mas a lógica tucana é peculiar: pobre quando vota no PT é menos informado. Mas quando vota no PSDB aí a coisa é diferente.

     

    China dá dinheiro para novos casamentos entre pessoas de etnias mistas

    Edward WongEm Pequim (China) 04/09/2014 – 06h00

    http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/the-new-york-times/2014/09/04/china-da-dinheiro-para-novos-casamentos-entre-pessoas-de-etnias-mistas.htm?mobile

    As autoridades da região de Xinjiang, na China ocidental, estão oferecendo dinheiro e outros incentivos para estimular os casamentos entre a etnia Han dominante e as minorias, em um esforço para acalmar a crescente violência étnica na região.

    Os incentivos são parte de uma nova política do município de Cherchen, no sul de Xinjiang, onde a violência entre uigures –um povo de maioria muçulmana de língua turca– e hans piorou nos últimos anos.

    Na semana passada, as autoridades do município, conhecido como Qiemo, em mandarim, começaram a oferecer, por cinco anos, parcelas de 10 mil renminbi ao ano, ou US$ 1.600 (em torno de R$ 3.500), para casais recém-casados quando um dos membros é da etnia han e o outro é de uma das 55 minorias étnicas da China. As agências de notícias oficiais chinesas disseram nesta semana que os pagamentos eram destinados a ajudar os casais a investirem em pequenas empresas e a iniciarem suas famílias.

    Os casais também receberão atenção prioritária para moradias e empregos no governo, bem como outros benefícios. As famílias receberão até US$ 3.200  (R$ 7 mil) por ano em benefícios de saúde. Os filhos desses casamentos mistos terão educação gratuita do jardim de infância até o ensino médio. Jovens que frequentam escolas técnicas receberão quase US$ 500 (R$ 1.110) por ano em subsídios, e os que frequentam a universidade receberão um subsídio anual de US$ 800 (cerca de R$ 1.800).

    A política anunciada no site oficial do município é semelhante a de iniciativas adotadas no Tibete. No anúncio, o prefeito do município, Yasen Nasi’er, disse que os casamentos entre as etnias eram “um passo importante para a integração harmoniosa e o desenvolvimento de todas as etnias”.

    Ele disse que tais casamentos tinham “energia positiva” e eram um meio pelo qual Xinjiang poderia realizar o “sonho chinês”, um termo amorfo popularizado pelo presidente Xi Jinping.

    James A. Millward, um estudioso de Xinjiang na Universidade de Georgetown, disse que os uigures talvez tenham uma visão diferente da política de pagamentos. “Há um perigo”, disse ele, “que os esforços patrocinados pelo Estado para ‘misturar’ e ‘fundir’ sejam vistos pelos uigures na China ou pelos críticos da China em qualquer lugar como, na realidade, uma forma de assimilar os uigures na cultura han. Em outras palavras, como uma tentativa de sinizar os uigures.”

    “Isso está acontecendo em um momento em que muitos uigures veem políticas recentes, como a destruição da velha Kashgar em nome do desenvolvimento, a eliminação da educação em idioma uigur e a migração contínua de hans para terras tradicionais uigures em Xinjiang, como ameaças à preservação da uma cultura uigur distinta”, acrescentou.

    O município de Cherchen tem 10 mil habitantes, dos quais 73% são uigures e 27% são hans, de acordo com estatísticas do site do governo.

    Em Xinjiang, uma região de desertos e montanhas que compõe um sexto do território da China, mais de 43% das pessoas são uigures e mais de 40% são hans, de acordo com o censo mais recente disponível, de 2000. A população han na região cresceu desde a tomada comunista da China em 1949, alimentando a ansiedade entre os uigures. Os cazaques compõem 8% da população, e o restante são huis, quirguizes e mongóis, entre outros.

    Em uma reunião de alto escalão em Pequim, em maio, líderes do Partido Comunista discutiram a melhor forma de assimilar os uigures na sociedade chinesa e conter a violência em Xinjiang.

    Xi, o presidente chinês e líder do partido, disse na reunião que mais uigures deveriam ser transferidos para regiões dominadas pelos hans para receberem formação e emprego. Ele disse que o partido e o Estado devem estabelecer uma “visão correta sobre a pátria e a nação” entre todos os grupos étnicos da China, para que as pessoas de todas as origens reconheçam a “grande pátria” e “o caminho socialista com características chinesas”.

    A promoção de casamentos entre hans e uigures é uma das políticas que emergiram a partir desse encontro, disse James Leibold, um estudioso das políticas étnicas da China da Universidade La Trobe, em Melbourne, na Austrália. Ele observou que os dados disponíveis mais recentes mostraram que apenas 1% dos uigures estavam em uma família mista, em comparação com cerca de 8% dos tibetanos. A média entre todas as etnias era mais do que 3%, mas os hans também têm uma taxa baixa, de 1,5%.

    As autoridades comunistas há muito disseminam contos populares sobre casamentos mistos para arrefecer os conflitos étnicos, incluindo a história da Concubina Perfumada, uma mulher uigur que foi trazida no século 18 para a corte imperial em Pequim para ser a consorte do imperador Qianlong, de etnia manchu.

    Muitos hans contam como os manchus, das florestas do nordeste, que conquistaram a China para estabelecer a dinastia Qing, acabaram por adotar costumes hans e se casaram com outras etnias, citando este como um exemplo de como a civilização chinesa han inevitavelmente absorve e assimila as outras etnias.

    Em junho, o “Tibet Daily” publicou uma reportagem dizendo que Chen Qianguo, diretor do partido na Região Autônoma do Tibete, reuniu-se com 19 casais mistos e ouviu suas histórias de casamentos felizes. Chen disse que as “políticas favoráveis” a casamentos entre etnias resultou em um aumento de 666 casos em 2008 para 4.795 em 2013.

  28. Moro em casa própria, pior

    Moro em casa própria, pior ainda, moro no reduto dos reacionários, ou seja Higienópolis, não me informo pela Veja. Folha, Estado e Globo. e sempre votei e ainda voto no PT.

  29. como um homem deste pode falar que nós pobre vivemos nos grotões

    Nos temos de nos orgulhar de sermos pobres, mas nobres, não precisamos da riquerza deste Fernando Henrique Cardoso.

  30. O principe boquirroto

    Fernando Henrique foi leviano ao extremo. Ele não conseguiu se segurar, mas nada como um dia depois do outro. Ele pensa que vai deixar alguma coisa de sua obra ? Vai ficar na historia pelos roubos historicos em seu governo e sua privataria desvairada, pela vaidade, pela superficialidade, pelo mediocre sociologo que foi e, principalmente, por ter sido tão pequeno politicamente. Muito menos do que o Brasil merece. Pra mim, irremedialvelmente, foi para a lata do lixo da historia. 

  31.  
    Quem de fato é esse vadio

     

    Quem de fato é esse vadio do Aécio da Cunha ?  Isso, não passa de mais uma empulhação construida pelas oligarquias mais reacionárias da casa grande mineira. Ainda me vem o impostor do FHC, falar de desinformação. São muito cínicos esses herdeiros do baronato boçal.

    O play boy aécio da cunha, é filhote de deputado da Arena, base da máquina de apoio político aos criminosos golpistas de 64. Que merda esse cabra fez na vida? O sujeito é um mentiroso, nunca trabalhou. Por conta da fama do avó, constroi esse personagem farsante, baseado no nome de  Tancredo Neves, a velha raposa escorregadia que se manteve bordejando o poder em todos os governos sejam eleitos ou originados por quarteladas golpistas.

    O fato, é que o Tancredo Neves funcionou como mordomo quebra-galho dos poderosos, enquanto viveu. Pois, é dessa figura utilitária das elites dominantes que este rapaz usa o sobrenome como um reles alpinista político, buscando dar continuidade à rapinagem e travar o destino dos brasileiros. Eu diria, que estes oligarcas perpetram grande desaforo ao Povo Braileiro.

     

    Orlando

     

  32. O pobre petista e o pobre tucano.

    Que os beneficiários do Bolsa Família de São Paulo e dos demais estados dêem resposta à altura. Para nunca mais a tucanalha destenha dos pobres.

  33. Que os beneficiários do Bolsa

    Que os beneficiários do Bolsa Família de São Paulo e dos demais estados dêem resposta à altura. Para nunca mais a tucanalha destenhar dos pobres.

  34. Já era de se esperar

    De FHC, um presidente que disse “esqueçam o que eu disse”, já era de se esperar, não se pode levar muito a sério.

    É ão inacreditavelmente ridículo e triste que a gente até se esquece de se indignar.

    Ele fazia muito isto quando era presidente, quando alguém batia de frente com ele, xingava aposentado de vagabundo, dizia que os desempregados eram ininpregaveis, e muito mais. Acho que nunca o vi assumir a culpa por nada que deu errados em seu governo. Nada de estranho portanto.

    A resposta será dada nas urnas a FHC. o povo pode até ser dos grotões, mas está convicto em quem vai votar.

  35. Essa tática de separar o

    Essa tática de separar o Brasil em classes, em grupos, em “minorias” e jogar uns contra os outros, é típica da esquerda. 

    Somos todos brasileiros, sim, mas está na hora de rever os conceitos, pois o próprio Lulla afirma que bolsa família é forma de manipular os menos informados.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador